20 de março de 2013

CHAPEUZINHO MAU TIRA FÉRIAS PARA NÃO ENCARAR O LOBO QUASE VERMELHO(PRÓ-DINO)): ROSEANA VAI PARA OS EUA E DEIXA MACAXEIRA PLANTADA PARA RECEPCIONAR LOBÃO

Inegavelemente o inusitado licenciamento da governadora Roseana Sarney tem haver com as eleições em 2014. A governadora alega um injustificável período de férias durante as águas de março.

Se é esbórnia, saudades das roletas de Las Vegas porque a descortesia de não recepcionar o Ministro Edson Lobão? Lobão será recepcionado na quinta(21) pelo vice Washington Oliveira.
  
Roseana participaria na sexta(22), do I Encontro do PMDB em 2013, de "mãos dadas" com Lobão. Ocorre que Lobão negou-se a definir Luís Fernando como candidato ao governo em 2014.

As rusgas entre os Lobão e os Sarney arrastam-se desde o suposto factoide da Refinaria Premium, articulado no Palácio dos Leões e trombeteado na Assembleia Legislativa pelo líder César Pires.

Na terça(19) outra provocação da "Chapeuzinho Mau", na convocação do apadrinhado do casal "Lobos quase Vermelhos", Arnaldo Marinho, diretor da Fundação Nice Lobão, com a ajuda dos deputados governistas.

Flávio Dino aguarda para jantar no sábado com Lobão, em Caxias na residência dos Coutinho? Isto é sonho, pesadelo ou realidade? Em 1964 começou assim a ascenção de Sarney. De um lado Newton Bello, o "Cara de Onça", do outro Vitorino Freire, o "Bala na Agulha".

"A história se repete com farsa ou como tragédia" (Karl Marx no Dezoito Brumário). Seria isto tudo uma grande comédia? A Divina Comédia com Céu, Inferno e Purgatório ? Ou a Comédia Humana no estilo(Gabinete de Antiguidades) do genial Honroé de Balzac?     


LOBÃO VIROU GENI : APANHA DA DIREITA E DA "ESQUERDA"

Bismarck unificou a Alemanha, morreu pobre na miséria. Questionado pela esposa sobre a condição final respondeu :"Os homens são como os cães, fazem festa somente para quem lhes joga um pedaço de osso".

O Ministro Edson Lobão é "só carne e osso". Longe da condição ideológica e material de Bismarckc, Lobão recebe críticas a direita e esquerda. O motivo? A "desaceleração" na construção da Refinaria Premium no Maranhão.

O anúncio da "desaceleração" foi feito pelo líder do governo de Roseana Sarney, o inteligente deputado César Pires. O líder da oposição, o deputado Rubens Pereira deu "bucha". A deputada Elisiane Gama pediu CPI.

Na terça(19), governistas e oposicionistas cuspiram outra vez no Ministro Edson Lobão e na esposa, a deputada Nice Lobão. Não é que a Assembleia Legislativa convocou o diretor do Complexo Educacional Edson Lobão, Arnaldo de Tal apadrinhado do casal.

O requerimento é do bem intecionado deputado Bira do Pindaré. Pindaré quer saber porque o processo didático, pedagógico no Cintra anda como "pangaré". Além do epigrafado reclamam desde a estrutura física ao fardamento escolar. É taca para todo lado.

Lobão virou "Geni". "Joga pedra na Geni// ela é boa de cuspir".

19 de março de 2013

O PLATONISMO DE FLÁVIO DINO E O PRAGMATISMO DE ROSEANA SARNEY

Em boa hora o Presidente da Embratur, Flávio Dino buscou inspiração na transcendente obra de Platão. Dino "bebeu" em Protágoras e Górgias a idéia dos "Diálogos pelo Maranhão".

Protágoras não está só quando conversa com Sócrates sobre a arte política, como aquela que se destina a formar bons cidadãos. Rodeia-no outros sofistas, tais como Hípias e Pródicos.

Já no Diálogo Górgias discute-se a natureza e função da retórica. Política e retórica: nessas duas palavras Platão resume o interesse dissimulado dos sofistas "daqueles tempos de antão".

Nos textos a contenda sobre o saber prático da cidade e o teórico ou filosófico. O que interessa? Soluções concretas ou discussões teóricas? As duas, mas prioritário em qualquer tempo as soluções.

Roseana  de "Diálogos" entende os descritos nas colunas de Pergentino Holanda,  o "Pergera". A Sarney prefere dialogar com o Senador "Incitatus" João Alberto sobre o I Encontro do PMDB.

O pior é que no "fim das contas" prevalece os sofismas, independente do tempo, das calendas gregas, do calendário político eleitoral em qualquer era no Maranhão.

"Aptiribus et latronibus capit libere permanente". Decifrem.  

 

 

18 de março de 2013

ENCONTRO DO PMDB PARA SILENCIAR OS DIÁLOGOS DA OPOSIÇÃO

O PMDB realiza o I Encontro do Partido em 2013, na próxima sexta-feira(22).  A estratégia é mostrar profissionalismo no evento, em contraposição ao "Monólogo pelo Maranhão" promovido por Flávio Dino na sexta-feira(15).

A escolha de São Luís como "tambor" serve para mostrar ao Maranhão inteiro, que Roseana Sarney e o PMDB tem Luís Fernando Silva como candidato ao governo em 2014. O Ministro Lobão participará do evento? 

Certo é que vereadores serão arregimentados pelos Presidentes de Câmaras, que participaram do I Encontro dos Presidentes de Câmaras Municipais na última sexta-feira(15). A ordem é ter número e qualidade no "Encontro para Abafar Dino".

O Presidente da Famem, Gil Cutrim deve disparar telefonemas, emails convocando todos os Prefeitos do PMDB no Maranhão, para demonstração prévia do poder financeiro-eleitoral do grupo Sarney, dentro do maior partido situacionista(PMDB).

Deputados estaduais, federais e o Senador João Alberto trabalham com afinco para que o mega-evento consiga silenciar os "Diálogos pelo Maranhão". Estrutura, organização, profissionalismo, fidelidade canina são características do PMDB-MA. 

Mesmo assim o desejo de mudança verbalizado pelo inconsciente coletivo pertuba o grupo Sarney. Eles ainda não conseguiram provocar o "insigth"(se dar conta, entendimento) nas massas e no eleitorado ativo(que participa)/passivo(que é induzido). 

Falta colocar "na idéia" do povo, que Luís Fernando oxigena, modifica, muda, transforma o modelo patrimonialista-fisológico e clientelista usado pelo grupo dominante nos últimos 50 anos pelas práticas da transparência, probidade e igualdade de tratamento.

Será se conseguem? Coesão do grupo político dominante para evitar a "autofagia", trabalho profissional dos operadores e atores das diversas correntes do sarneismo no estado, resultados concretos na gestão de Roseana Sarney são tarefas básicas.

 

O CREPÚSCULO DO DEUS(FLÁVIO DINO) : IMATURIDADE NAS POSTURAS E PRONUNCIAMENTOS

O futuro promissor do candidato a governador do Maranhão, em 2014, melhor avaliado nas intenções de votos está comprometido pela imaturidade nas posturas e pronunciamentos. O choro em desespero e o riso na abundância atestam o quadro.


A vontade de Dino em governar o estado parece desejo juvenil. Prefiro a análise que foca na função do pai, no trauma do abandono na infância, na superação deste trauma, onde  Flávio Dino busca assumir o lugar do pai(Sarney) do verdadeiro pai(Sálvio Dino).

Falta à Dino no momento saúde mental. O fato é comum nas hordas dos políticos brasileiros. A correção é possível pela psicanálise, que no fundo é "auto-análise".  A dificuldade em aceitar o processo advém do receio do povo. Querem só o messiânico e virtuoso.

Fica aqui minha contribuição à um dos políticos mais inteligente da "Geração 2000". Sanidade mental "é a capacidade de adaptar-se a novas situações sem perder o contrôle". Como a dinâmica política é rápida e sem lógica, é preciso "olhar para dentro".

Governar não é dar sentenças, onde as partes não discutem o conteúdo imposto. Governar é dialogar com inteligência aliada a sabedoria, repugnando a intolerância, cuidando dia à dia dos erros tão comuns as almas humanas.

É preciso "filosofar com o martelo", como ensina Nietzsche no Crepúsculo(fim) dos Ídolos. Quem sabe os "ídolos" sintam quanto é oco o interior dos homens. No entanto não vai adiantar de nada a "marreta", se o Crespúsculo for dos Deuses(Ópera de Wagner).