19 de março de 2013

O PLATONISMO DE FLÁVIO DINO E O PRAGMATISMO DE ROSEANA SARNEY

Em boa hora o Presidente da Embratur, Flávio Dino buscou inspiração na transcendente obra de Platão. Dino "bebeu" em Protágoras e Górgias a idéia dos "Diálogos pelo Maranhão".

Protágoras não está só quando conversa com Sócrates sobre a arte política, como aquela que se destina a formar bons cidadãos. Rodeia-no outros sofistas, tais como Hípias e Pródicos.

Já no Diálogo Górgias discute-se a natureza e função da retórica. Política e retórica: nessas duas palavras Platão resume o interesse dissimulado dos sofistas "daqueles tempos de antão".

Nos textos a contenda sobre o saber prático da cidade e o teórico ou filosófico. O que interessa? Soluções concretas ou discussões teóricas? As duas, mas prioritário em qualquer tempo as soluções.

Roseana  de "Diálogos" entende os descritos nas colunas de Pergentino Holanda,  o "Pergera". A Sarney prefere dialogar com o Senador "Incitatus" João Alberto sobre o I Encontro do PMDB.

O pior é que no "fim das contas" prevalece os sofismas, independente do tempo, das calendas gregas, do calendário político eleitoral em qualquer era no Maranhão.

"Aptiribus et latronibus capit libere permanente". Decifrem.  

 

 

18 de março de 2013

ENCONTRO DO PMDB PARA SILENCIAR OS DIÁLOGOS DA OPOSIÇÃO

O PMDB realiza o I Encontro do Partido em 2013, na próxima sexta-feira(22).  A estratégia é mostrar profissionalismo no evento, em contraposição ao "Monólogo pelo Maranhão" promovido por Flávio Dino na sexta-feira(15).

A escolha de São Luís como "tambor" serve para mostrar ao Maranhão inteiro, que Roseana Sarney e o PMDB tem Luís Fernando Silva como candidato ao governo em 2014. O Ministro Lobão participará do evento? 

Certo é que vereadores serão arregimentados pelos Presidentes de Câmaras, que participaram do I Encontro dos Presidentes de Câmaras Municipais na última sexta-feira(15). A ordem é ter número e qualidade no "Encontro para Abafar Dino".

O Presidente da Famem, Gil Cutrim deve disparar telefonemas, emails convocando todos os Prefeitos do PMDB no Maranhão, para demonstração prévia do poder financeiro-eleitoral do grupo Sarney, dentro do maior partido situacionista(PMDB).

Deputados estaduais, federais e o Senador João Alberto trabalham com afinco para que o mega-evento consiga silenciar os "Diálogos pelo Maranhão". Estrutura, organização, profissionalismo, fidelidade canina são características do PMDB-MA. 

Mesmo assim o desejo de mudança verbalizado pelo inconsciente coletivo pertuba o grupo Sarney. Eles ainda não conseguiram provocar o "insigth"(se dar conta, entendimento) nas massas e no eleitorado ativo(que participa)/passivo(que é induzido). 

Falta colocar "na idéia" do povo, que Luís Fernando oxigena, modifica, muda, transforma o modelo patrimonialista-fisológico e clientelista usado pelo grupo dominante nos últimos 50 anos pelas práticas da transparência, probidade e igualdade de tratamento.

Será se conseguem? Coesão do grupo político dominante para evitar a "autofagia", trabalho profissional dos operadores e atores das diversas correntes do sarneismo no estado, resultados concretos na gestão de Roseana Sarney são tarefas básicas.

 

O CREPÚSCULO DO DEUS(FLÁVIO DINO) : IMATURIDADE NAS POSTURAS E PRONUNCIAMENTOS

O futuro promissor do candidato a governador do Maranhão, em 2014, melhor avaliado nas intenções de votos está comprometido pela imaturidade nas posturas e pronunciamentos. O choro em desespero e o riso na abundância atestam o quadro.


A vontade de Dino em governar o estado parece desejo juvenil. Prefiro a análise que foca na função do pai, no trauma do abandono na infância, na superação deste trauma, onde  Flávio Dino busca assumir o lugar do pai(Sarney) do verdadeiro pai(Sálvio Dino).

Falta à Dino no momento saúde mental. O fato é comum nas hordas dos políticos brasileiros. A correção é possível pela psicanálise, que no fundo é "auto-análise".  A dificuldade em aceitar o processo advém do receio do povo. Querem só o messiânico e virtuoso.

Fica aqui minha contribuição à um dos políticos mais inteligente da "Geração 2000". Sanidade mental "é a capacidade de adaptar-se a novas situações sem perder o contrôle". Como a dinâmica política é rápida e sem lógica, é preciso "olhar para dentro".

Governar não é dar sentenças, onde as partes não discutem o conteúdo imposto. Governar é dialogar com inteligência aliada a sabedoria, repugnando a intolerância, cuidando dia à dia dos erros tão comuns as almas humanas.

É preciso "filosofar com o martelo", como ensina Nietzsche no Crepúsculo(fim) dos Ídolos. Quem sabe os "ídolos" sintam quanto é oco o interior dos homens. No entanto não vai adiantar de nada a "marreta", se o Crespúsculo for dos Deuses(Ópera de Wagner).

        

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...