26 de fevereiro de 2013

PODE "FROID" ? DINO DIZ QUE VAI ACABAR AS OLIGARQUIAS, O CORONELISMO, A CORRUPÇÃO COM ROBERTO E WEVERTON ROCHA A TIRA-COLO

Flávio Dino adaptou-se rapidamente ao comportamento do mundo político. Dino em discurso no Encontro Regional do PDT em Imperatriz disse : 

"Não sou candidato a substituir Sarney, sou candidato para acabar com as oligarquias, o coronelismo e a corrupção".

Sentado na mesa comandando a reunião o deputado federal Weverton Rocha(PDT). Rocha respode a vários processo por improbidades.

Weverton Rocha conta com a proteção judicial de Flávio Dino. Os processos em que Rocha figura como réu, ganharam foro previligiado.

Em Balsas a base aliada a Flávio Dino são os Rocha que compõe a mais corrupta oligarquia rural do Maranhão. 

A oligarquia rural dos  Pereira em Matões transformou-se em comunista no mesmo passo da adaptação de Flávio Dino.

Como Dino vai acabar com oligarquias, coronelismo e a corrupção com Weverton Rocha, Roberto Rocha e Rubens Pereira a tira-colo?  

Flávio Dino se diz vacinado contra as oligarquias, a corrupção e o coronelismo. Mas como explicar estas desditosas companhias? 



PORQUE DINO METEU A RIPA NO TRE ? FROZ SOBRINHO QUE PRESIDIRÁ AS ELEIÇÕES EM 2014 É SOBRINHO DO DESEMBARGADOR RAIMUNDO CUTRIM QUE PRESIDIU O PLEITO EM QUE DINO FOI DERROTADO NO ANO DE 2010

No Encontro Regional do PDT em Imperatriz, Flávio Dino disparou a metralhadora contra o TRE, acusando a Corte de Justiça de "jogo de cartas marcadas" e que a vitória de Roseana Sarney em 2010, ainda no 1° turno foi "decretada na calada da noite".

Poucos entederam a razão do estrilo de Flávio Dino, candidato a governador em 2014. Mas os que possuem acima de dois neurônios fazem relação com os desdobramentos da nova composição na direção do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.

O desembargador José Bernardo aclamado Presidente ficará no cargo até dezembro de 2013. O Vice-presidente Fróz Sobrinho assume a presidência do TRE em 2014. Fróz Sobrinho é sobrinho de Raimundo Cutrim- aquele mesmo que presidiu o pleito em Dino foi derrotado "nas caladas da noite" em 2010.

Como Flávio Dino não tem barba  meio estrilo basta. O difícil para os blogueiros governistas é enxerga "meio palmo" além das orelhas. Novos e orelhudos eles terão ainda muito tempo para fazerem as análises lincadas aos movimentos de atores e operadores políticos.

 

  


SALVE JORGE : JOÃO "DAS BURRAS"(ABREU) VOLTA A CASA CIVIL E MURAD FECHA O CERCO

Dizem os da sala, copa e cozinha do Palácio dos Leões que Jorge Murad casou foi com Sarney. Jorge Murad aprendeu como poucos a arte da dissimulação(disfarce).

Tâncredo Neves dizia ser a dissumulação um atributo divino : "Se Deus não lhe deu a graça da humildade, peça a Ele a da dissumulação e finja que é modesto".

Sarney mestre na ocultação ensinou a Jorge Murad mexer os cordões sem ser percebido, mas  sendo a empáfia maior que dissimulação é preciso agir por terceiros.

Com a volta do bem dotadao João "das Burras"(Abreu)Jorge Murad fecha o cerco do poder. Murad sabe da importância da Casa Civil para a oxigenação da candidatura do pupilo Luís Fernando.

A família Sarney percebeu que era preciso dar agilidade e padrinho as obras do governo, Luís Fernando Silva na Infraestrutura  oficializa sua candidatura ao governo do estado em 2014.

Por outro lado João "das Burras"(Abreu) na Casa Civil permite o contrôle político mais rígido sobre a base parlamentar dispersa, dividida que não se entende da divisão de comissões as votações.

Ontem(25) o governo não consegui aprovar mais um pedido de empréstimo no valor de R$ 1,5 bilhão. O descôntrole da base aliada levou a falta de quorum para aprovação na Sessão Extraordinária.

Alguns deputados governistas que deram quorum para a abertura dos trabalhos deixaram o Plenário.  A "debandada" é uma nítida manifestação de insatisfação dos deputados governista.   

Como diria Tâncredo Neves : "Não se faz política sem vítimas".

"Eu voltei// agora para ficar// por que aqui é meu lugar// eu voltei para as coisas que eu deixei"(Roberto Carlos).


25 de fevereiro de 2013

TOPA-TUDO POR DINHEIRO : YGLESIOS MOISÉS E A VERSÃO PETISTA DE WEVERTON ROCHA DO PDT

O Diretor do Socorrão I, o "médico-mendigo" Yglesios Moisés é a versão petista de Weverton Rocha do PDT. Ambos são corajosos e arrojados nos seu projetos políticos.

Rocha espelhou-se nos desvios de conduta do  ex-deputado federal Paulo Marinho.  Com auxílio do grupo Sarney, Marinho livrou-se da cadeia, exercendo dois  mandatos de deputado federal.

Weverton Rocha espera contar com a influência "jus-política" de Flávio Dino, tal qual Paulo Marinho contou com a de José Sarney para livrar-se solto das acusações de desvios e improbidades.

Yglesios Moisés meteu "o bicho" na Franere e Associação dos Supermecados, tudo em nome da solidariedade. Ele tem autorização para fazer caixa de campanha e pronto.

 

 

RECADO DA BLOGUEIRA YONANI SÁNCHEZ PARA FLÁVIO DINO : "O PROBLEMA FOI QUANDO A REVOLUÇÃO DEVOROU A SI MESMA E DEIXOU DE SER REVOLUÇÃO"

A blogueira Yoani Sánchez é sucesso pelo enfrentamento a Fidel Castro, Raul Castro e Mariela Castro, filha de Fidel e escolhida como sua sucessora.

Assim como Sarney tem seu similar em Cuba, Fidel Castro tem seguidores no Maranhão, ante a possibilidade das mudanças apenas das coleiras e dos cachorros.

As ideologias morreram como o "evangelho morreu na cruz". Para Sánchez a revolução cubana morreu quando devorou a si mesmo e deixou de ser uma revolução.

O recado serve como luva de "oito onças" para Flávio Dino. Dia à dia Flávio Dino devora a si mesmo, praticando os mesmos métodos fisiológicos e patrimonialistas de Sarney.

É só observar as pegadas no mesmo sentido no xadrez político. A semelhança faz acender a luz amarela  que indica atenção. Vejam a similitude do "modus operandi":

a) poder originado na força da na Presidência da República;
b) efeito dominó para evitar as digitais nas decisões dos liderados;
c) alianças pelo interesse dos fins sem observar os meios;
d) mimetismo oportunista face aos acontecimentos políticos;
e) culto ao personalismo pelos liderados e fritura dos adversários;
f) discurso circulares, vazios, messianicos anunciado a "boa nova";
g) tom professoral e "divino" na condução das discussões;
h) idéia fixa de que o "destino" o preparou para governar.

Ainda tem tempo para corrigir muitos destes defeitos. As personaliddes políticas não tem tempo ou interesse em observarem-se.

Os blogueiros e blogueiras tem esta importante função. Independentes, sem vinculação a partidos, ideologias, revoluções e mudanças mortas devemos opinar criticamente.   

   

 

SOCORRÃO I VIRA CAIXA 2 : IMPUNEMENTE IGLESYOS MOISES FAZ PARCERIAS COM EMPRESÁRIOS

Depois da "parceria do público-privado" com os Regadas(Franere) o diretor do Socorrão I, o "médico-mendigo" Iglesyos Moisés não tem a menor condição de continuar diretor do Socorrão I.

A reincidência e impunidade do diretor Iglesyos Moisés nos pedidos de doações à empresários sugere a transformação do deprimente quadro da saúde no Socorrão I, em Caixa 2.

O prefeito Edvaldo Holanda Junior, o Holandinha estaria de acordos com as atitudes do diretor do Socorrão I? Qual o real motivo do desfile de empresários nos corredores do Socorrão I?

Primeiro foram as doações de gêneros alimentícios dos empresários donos de Super-Mercados. Neste final de semana a "patricinha" Caroline Regadas, filha de Marcos Regadas(Franere) é a filântropa.

A atitude de Caroline Regadas de patrocinar a reforma do Socorrão I, tem o sutil objetivo de aproximar a construtora Franere do gabinete prefeito Edvaldo Holanda Junior, o Holandinha.

A permanência de Moisés na direção do Socorrão I sugere que Holandinha aceitou a aproximação com o grupo Franere de Marcos Regadas, o "Marcão" e "Marquinhos" casado com a neta de Lobão.

Dizem os financiadores de campanhas no Maranhão, que as eleições de governador "tem tudo haver" com as doações no Socorrão I. As doações serveriam para "quebrar o gêlo".

O vêneno nas doações no Socorrão origina-se do fato da Regadas ser concunhada  de Edinho Lobão. Edinho teria aproximado Caroline Regadas de Iglesyos Moisés? Seria um aceno dos Lobão para Dino?

Edinho Lobão quer mudar o nome para "Edinho Tubarão". "Se Edinho não comer nada do governo em 2014, ele estraga a candidatura de Luís Fernando ", disse uma destas "marrocas" de porta de empreiteros.

24 de fevereiro de 2013

COMENDO PELAS REGADAS : SOCORRÃO VAI SER REFORMADO PELA FRANERE

A Construtora Franere de Marcos Regadas transformou-se em entidade filantrópica? Os Regadas resolveram patrocinar a reforma do Socorrão I.

Marcos Regadas é empresário do ramo da construção civil. Regadas chegou em São Luís no início dos anos 80 e fez fortuna com as construções verticais de moradias(prédios).

Regadas é o maior construtor nas áreas urbanas valorizadas na Capital. São Francisco, Renascença I, II, III, Ponta D'Areia, Penísula da Ponta D'Areia, Calhau, Altos do Calhau tem sua marca.

"Marcão" como é conhecido por grandes e "pequenos" faz farras homéricas regadas com 12 anos e Moet Chandon. "Marcão" surfa em todos os governos desde a administração de Mauro Fecury.

"Marcão" começa comendo pelas "regadas", depois instala-se como "habite-se" na SEMHUR . A filha, a socialaite "Carolaine" Regadas patrocina pintura e recuperação do Socorrão I.

A  doação via Facebook da Franere tem novamente a participação público-privada do Diretor do Socorrão, o médico e "mendigo" Iglésio Moisés que transformou o Socorrão I em Caixa 2. 

Tem procedimento pouco ortodoxo ou republicanos bem no início da gestão de Holandinha na Secretaria de Urbanismo. Durante a semana faço postagem lincando filântropia à pilântropia da Franere.

Esse Iglesios e mais envolvente que o Igleisas.

 

NA CASA DO FERREIRO EXISTE UM SATANÁS : PAI DO FICHA LIMPA TEM CUNHADO MAIS SUJO DO QUE "PAU DE GALINHEIRO"

O deputado estadual José Carlos é indubitavelmente e um dos melhores quadros do PT no Maranhão. Honesto, competente, diligente atua muito bem dentro ou fora da Assembleia Legislativa.

José Carlos(PT) é autor do Projeto de Lei da Ficha Limpa no Maranhão. A proposição legislativa proibe o ingresso no serviço público de pessoas condenadas por órgão judiciais colegiados.

Ocorre que o "Pai da Ficha Limpa" no Maranhão, o deputado José Carlos(PT) tem um cuhado mais sujo do que "pau de galinheiro". O nome dele é Uthan Avelino de Carvalho que "opera" em Santa Rita.

Uthan Avelino de Carvalho teve as contas como Presidente da Câmara de Vereadores de Santa Rita(2005) rejeitas pelo TCE, mas recetemente assumiu a Secretaria de Saúde em Santa Rita.

O convite foi feito pelo atual prefeito Antônio Cândido Santos Ribeiro, o "TIM". Tim em menos de 60 dias de gestão é chamado de "TIMenganei",em decorrências da falta de compromisso político.

O deputado José Carlos respondeu de maneira fulminante ao saber da infeliz nomeação : "A Lei tem o caráter "erga omnes"(para todos) inclusive para parentes e aderentes".


 

23 de fevereiro de 2013

HOLANDINHA É DEZ OU "DEZUMANO" ? SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO FARÁ REVISÃO DE EXONERAÇÃO DE PACIENTE TERMINAL

A Secretaria de Educação do Município de São Luís(SEMED) promoveu demissão sem comunicação antecipada de 90 diretores de escolas

A canetada gerou revolta em várias comunidades, posto que o trabalho dos diretores demitidos agradava na maioria dos bairros alunos e pais

A justificativa é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica(IDEB-2011) que informa 2010/2011, em  cada 100 alunos, 8 não foram aprovados.

O IDEB das escolas municipais(2010/2011) ficou 5% abaixo da meta pretendida. Mas acima das escolas estaduais, que ficaram 7% abaixo da meta projetada.

O IDEB busca a qualidade da educação a partir do fluxo(progressão ao longo dos anos) multiplicado pelas notas em português e matemática(aprendizado).

O IDEB foi criado em 2007. A curva ascendente em São Luís perdurou até 2009. Portanto não é razoável culpar as gestões dos diretores demitidos pela queda de 2%, em 2010/2011.

O Secretário de Educação de São Luís, Alan Kardec Duailibe quer formatar modelo educacional com base na meritocracia e capacidade de gestão.

A concepção "bancária"(falta de diálogo e desprezo dos talentos) na atual gestão faz relembrar a "Pedagogia do Oprimido" de Paulo Freire e as abordagens do "Fracasso Escolar".

Mas uma coisa ouvi da boca do Secretário de Educação da Capital, Alan Kardec Duailibe : "foi um erro a demissão de uma diretora em estado terminal, vamos tornar sem efeito esta exoneração".

Holandinha "dez" ou "dezumano"? Digo que é humano. "Ainda que eu falasse a língua dos anjos e a língua dos homens //eu nada seria sem amor//É só o amor que conhece o que é verdade"

 

 

AINDA É CÊDO PARA CHAMAR O PT NA "XINXA' : ROSEANA SARNEY ESPERA O MOMENTO CERTO PARA DAR O BOTE

A indicação do vereador Hono rato(PT) como líder do governo de Holandinha  repercutiu como aceno do Partido dos Trabalhadores para a candidatura de Flávio Dino ao governo em 2014.

Roseana Sarney entendeu o recado e chamou o vice Washington Oliveira, que preside o PT no Maranhão para uma "amistosa". Oliveira reclamou da falta de "adubo" no Jardim dos Oliveira.

Roseana Sarney ofereceu a Administração das Penitenciárias. Oliveira e um "munteiro" de petistas que tem mêdo até de passar perto de "juquira"(cadeia) não aceitaram.

A"guerra" é porque Oliveira e um "munteiro" de petistas querem o lugar de Rosane Guerra na Ciência e Tecnologia, para fazerem tetras e xetrepas com bolsas, bolsinhas e bol cetas.

No momento Roseana Sarney deixa a história de Hono rato correr "frouxa". A hora "H" de "arrochar o buriti" é em 2014, quando esquenta a sucessão estadual e presidencial.

Por enquanto ela canta "A Vida é um Moinho". Na hora certa Sarney tira Dilma da "cartola" e arrasta Hono rato e Holandinha. Prestem atenção queridos de "cada amor só restara o cinismo".

      

22 de fevereiro de 2013

COM TANTA REDE EU CONTINUO DORMINDO NO CORREDOR

Uma rede de intrigas marca a primeira fase da reunião do Partido Rede no Maranhão"São muitos caciques para poucos índios na Rede.

Eliziane Gama sentiu que caiu na Rede é peixe. Sereia, Gama prefere imitar o periquito, segurando o PPS com o pé e levando a Rede no bico.

Domingos Dutra cansado de tanta perseguição do "futi"(Sarney) quer um partido para garantir a possibilidade de candidatar-se a Senador.

Simplício da Simplicidade Simples  quer levar a Rede para Flávio Dino, enquanto Othelino Neto, com o mesmo objetivo fica de campana no PPS.

Cândido Lima quer a presidência da Rede para candidatar-se ao governo do Maranhão, como herdeiro político do finado ex-governador Jackson Lago.

Marina Silva esperta, prometeu a direção provisória da Rede para aquele que conseguir o maior número de assinaturas no Maranhão, com o objetivo de legalizar o partido(Rede) no TSE.

Com tanta "Rede" eu dormindo no corredor. 



 


LÍDER DE "H" : HONO RATO(PT) REPRESENTA O 1° MOVIMENTO DO PT NA DIREÇÃO DE FLÁVIO DINO, O 2° MOVIMENTO DEVE SER NA DIREÇÃO DE ROSEANA SARNEY

A escolha do vereador Hono rato(PT) é equação política aparentemente de fácil entendimento. Holandinha abre espaços para o PT, visando aliança em 2014 em torno de Flávio Dino.

Ocorre que a maioria dos analistas tupiniquins não lincaram as eleições de governador no Maranhão, as de presidente da república na mesma data. Essa condicionante mudará o resultado da equação.

Dona Dilma  repetirá as alianças com todos, priorizando o grupo Sarney. O PT local deve acatar as diretrizes do Diretório Nacional e fechar com o PMDB, que terá Luís Fernando candidato ao governo.

Hono rato(PT) será líder de "H", auxiliado indistintamente pelos vereadores mais experientes nas matérias de interesse de Edvaldo Holanda Jr. O "H" de Honorato deve se misturar ao de Holandinha.

Não será surpresa Hono rato(PT) e Holandinha fazerem o 2° movimento na direção de Roseana Sarney em 2014. Márcio Jerry, o "Rato Jerry" diferentemente do publicado gostou da escolha do "colega".

A "Dança dos Ratos" mostra o PC do B de Márcio Jerry e Flávio Dino, com o PT de Hono rato, com PDT do "Rato Abrantes", da "ratazana" Weverton Rocha, com o PPS de Othelino Neto, o "Rato Branco".


BURITI DE INÁCIA VAZ : CAIU O MOURÃO E O EX- PREFEITO NENÉM FICOU SEM FRALDA

Desde o final da tarde de quinta-feira(21) acompanho anônimo a ação da Polícia Civil no município de Buriti de Inácia Vaz, que apura tentativa de homícidio perpetrada contra  Gilbert Sousa.

Gilbert Sousa é testemunha em processo eleitoral, movido contra o atual prefeito Rafael Mesquita por compra de votos. Além disto Gilbert Sousa é conhecido como "Homem-Bomba".

O apelido de "Homem-Bomba" é em decorrência de Gilbert Sousa conhecer os supostos esquemas de irregularidades do ex-prefeito Francisco Evandro da Costa Mourão, o "Neném Mourão".

Em 17 de janeiro de 2013, o Blog do Cesar Bello fez postagem com o título "Homem-Bomba que abalou com depoimentos a República dos Mourão sofre atentado". 

Na manhã desta sexta-feira(22) a Superintedência de Polícia do Interior elucidou praticamente toda a trama. A arma da tentativa foi encontrda em uma "Lan-House" em Buriti de Inácia Vaz.

Com a arma da tentativa teria sido encontrado um bilhete assinado pela ex-primeira-dama Ivonice Mourão, autorizando a retirada da  arma de um açude de uma das várias fazendas dos "Mourão".

Caiu o "mourão"(parte superior que segura a casa) também conhecida como "cumieira". "Nenem Mourão" ficou sem fralda. Vai ficar "nuzinho" até o final do inquérito que apura a covarde tentativa de homicídio contra Gilbet Sousa, o "Homem-Bomba".

Armas, investigados e testemunhas devem ser transferidos e apresentados nas próximas horas na Capital. A Secretaria de Segurança Pública marca um gol na prevenção contra crimes de encomenda.

Ivonice Mourão pagou fiança e foi liberada. Ivonice Mourão já descansa na mansão dos Moura em São Luís, mas será ouvida e processada na forma da lei.

Falta investigar o resto da "cambada" envolvida na tentativa de homicídio perpetrada contra Gilbert Sousa, o "Homem-Bomba". Quantas situações parecidas com esta não existem nos rincões do Maranhão?

 

21 de fevereiro de 2013

REUNIÃO DO SECRETARIADO DE HOLANDINHA COM VEREADORES TERMINA EM FARRA DE CACHORRO-QUENTE NO PLENÁRIO DA CÂMARA DE SÃO LUÍS

SIGILO?
A reunião sigilosa entre o secretários municipais e os Vereadores nesta quarta-feira(20), terminou em farra de "cachorro-quente" dentro do Plenário da Câmara de Vereadores de São Luís.

O "RATO JERRY" VIGIA
O pedido de sigilo partiu do prefeito Holandinha. Márcio Jerry, o "Rato Jerry" único a ter acesso a reunião, deixou o local após certificar-se da clausura de secretários e vereadores.

SECRETÁRIOS DA CASA
Dos secretários de Holandinha pronunciram-se Sueli Bedê(Fazenda), José Cursino Raposo(Planejamento), Carolina Estrela(IPAM) e Rodrigo Marques (Secretário-Chefe).

BEDÊ NA EXPECTATIVA
Bedê quis saber dos vereadores se existiu a votação do Projeto de Lei que reduziu de 5% para 1% os tributos sobre os serviços de transportes coletivos.  Os vereadores afirmaram e provaram que sim.

MAIS UM FACTOIDE
A Procuradoria Geral do Município em conjunto com a Secretaria de Fazenda anunciaram que iriam investigar o ex-prefeito João Castelo, por suposta inserção no Diário Oficial de matéria não discutida e aprovada pelos vereadores.

BEDÊ COM CARA DE BIDÉ
Diante da comprovação por ata de votação e aprovação, Sueli ficou com cara de bidé. O factoide do suposto ato de improbidade praticado por Castelo, caiu por absoluta falta de fundamentação. Da mesma forma cairão as outras infundadas denúncias.
 
CAIU O PRIMEIRO FACTOIDE CONTRA CASTELO
O fato epigrafado serviu como uma "ducha de água fria", nas pretensões dos holandinos de fazerem da reunião sigilosa, mais um momento de espancamento moral da gestão de João Castelo. Daí para frente a questão previdenciária tomou conta dos debates.

CAROLINA TODA ESTRELA
Carolina toda Estrela falou de supostas irregularidades existentes no Sistema Previdenciário de São Luís, mas não foi possível ouvir sua fundamentação, haja vista que o titular do blog escutava e fotografava pelas portas de vidro. 

LEGALIZAR PARA RECEBER REPASSES
A Prefeitura de São Luís quer legalizar a unificação da Previdência. Isto  já acontece na prática, posto que qualquer servidor(municipal ou da Câmara Municipal) aposentado é pago pela administração central. 
 
PENDÊNCIAS E BARGANHAS
Ocorre que existem pendências legais(decretos) que só podem ser regularizadas por votação e aprovação do Plenário da Câmara de Vereadores.  Aí começa a "valorização" dos edis.  "Só voto se os meus forem preservados antes dos de mateus"

PRAZO DE "IMUNIDADES" VENCIDOS
Por outro lado, 90 dias após as eleições são permitidas as exonerações, que já começam a espocar na educação. A forma lenta e progressiva serve de alerta aos que não estão alinhados. "Irmão, quem come do meu pão, vota pela aprovação", Holandinos I: 171-171.
 
HOLANDINHA FOGE DO TOMA LÁ, DÁ CÁ
Por esta razão Holandinha não compareceu a reunião de portas fechada, bem ao estilo do Secretário Chefe, Rodrigo Marques que não dispensou a clausura nem reunido com Roseana Sarney. A reunião terminou com uma farra de cachorro-quente no Plenário da Câmara.

FARRA DE CACHORRO-QUENTE E O DECÔRO
Lembrando que há trinta anos passados o vereador Brito, o "Britão" goleiro do Maranhão Atlético Clube quase perde o mandato por comer um cachorro-quente, em plena sessão da Câmara de Vereadores de São Luís. Se fosse sessão poucos não perderiam o mandato.

ROCHA JUNIOR SÓ ABRIU A BOCA PARA COMER CACHORO QUENTE.
O vereador Roberto Rocha Junior, filho do vice-prefeito Roberto Rocha só abriu a boca para comer cachorro-quente. Roberto Rocha, o pai abre a bôca constantemente para falar de mudanças e renovação, mas não perdeu a oportunidade de dar ao filho um salário de 50 mil.  

Dizem que eu sou louco.

  
   

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...