20 de fevereiro de 2013

O POMO DA DISCÓRDIA : ROBERTO ROCHA A SERVIÇO DE SARNEY CHAMA ELIZIANE PARA MATAR DE FACA A CANDIDATURA DE JOSÉ REINALDO AO SENADO

Em postagem anterior anunciei que José Sarney  pediria licença do Senado. O fato confirmou-se durante o início desta semana. Sarney vai se dedicar integralmente as eleições de 2014, no Maranhão.

No mesmo passo de Sarney, Roberto Rocha movimenta-se dentro do "Cavalo de Troia", repetindo o pai, Luís Rocha que dizia "Sarney é minha régua e meu compasso".

Roberto Rocha tem a função de "pomo da discórida" no campo majoritário e impedir qualquer projeto político de José Reinaldo ao Senado. Foi assim em 2010 e será em 2014.

Roberto Rocha comporta-se como Eris a deusa da discórdia, que por não ter sido convidada para a festa dos deuses no Olimpo, resolveu acabar com a alegria reinante.

Eris entregou anonimamente aos olímpicos uma maçã de ouro com a inscrição "Para a mais bela". A confusão estava armada. Assim começou a Guerra de Tróia.

Roberto Rocha não foi convidado por nenhum partido político para disputar o Senado. Por estratégia de Sarney ofereceu a "maçã da árvore envenenada" para Eliziane Gama.

Rocha armou a confusão no "Olimpo Político do Maranhão". Na reunião de ontem(19) com a "deusa alternativa", Eliziane Gama, Rocha ofereceu a "maçã de ouro" em troca do Senado.

Rocha age como "pau-mandado" em busca do Senado. Sarney comporta-se como Zeus, o rei do Olimpo. Na Guerra de Tróia, Zeus passou a Paris, um mortal o fardo de julgar "a mais bela".  



19 de fevereiro de 2013

HOLANDINHA AUTORIZA DEMISSÕES E RETALIAÇÕES NA SURDINA : DIRETORES DE ESCOLAS SÃO EXONERADOS SEM CRITÉRIOS TÉCNICOS

Vereador Francisco Chaguinhas
O líder do PRP na Câmara de São Luís, vereador Francisco Chaguinhas, denunciou na sessão desta terça-feira (19) que estaria havendo exonerações de diretores de escolas da rede municipal sem critérios técnicos. Segundo ele, alguns diretores estão sendo colocados no "olho da rua", sem que haja uma simples conversa prévia.

"São diretores que já passaram até várias legislaturas no cargo, vindo desde a gestão do então prefeito Jackson Lago (PDT) até o ex-prefeito João Castelo (PSDB). Eles nunca foram mexidos e de repente há esse grande impacto de serem exonerados, sem antes ter uma conversa antecipada. Ficar desempregado, nesse momento, sem haver pelo menos uma conversa prévia, gera além de um impacto emocional o desgaste de não ter havido um diálogo franco e aberto", declarou.

Chaguinhas disse não ser contrário à gestão do prefeito Edivaldo Holanda Jr (PTC), mas sim a forma como as coisas estão sendo conduzidas. "O que eu não concordo é estar sendo feito este tipo de gestão junto aos diretores das escolas da rede municipal de ensino", justificou.
 
Holandinha estaria recebendo orientação política de Flávio Dino. Com base em um dos enunciados de Maquiável- "O mal se faz de uma vez, o bem aos poucos", Dino teria recomendado a "foice", o "martelo" e o "cutelo".
 
Holandão ponderou, aconselhando o filho a demitir com base nos princípios de Antônio Carlos Magalhães, o finado "Toninho Malvadeza" que ensinava : " devagar, com cuspe, com jeito você mete o p. no c. do sujeito". 
 
  

OLÍMPIADAS DA CORRUPÇÃO EM COROATÁ : TERESA MURAD CONTRATA POR DISPENSA DE LICITAÇÃO FIRMA DE "CHEGADO" DE RICARDO MURAD

Tem umas figuras públicas sinônimos de malversação, estelionatos, improbidades, desvios e dispensas de licitações. Onde Ricardo Murad bota as mãos brota corrupção.

Quando em uma das mãos da parceria tem uma grossa aliança, simbolizando laços matrimonias? Nesse caso a investigação tem de ser conjunta(delegado e promotor).

Quando delegado e promotor não dizem nem "pec", para dispensa de licitação em Coroatá, a preços exorbitantes em auditoria de contas públicas(período 2008-2012)?

Quando o dono da empresa contratada(IBGTC-Instituto Brasileiro de Gestão, Transparência e Controle) é "chegado" do Secretário de Saúde, Ricardo Murad?

Sabem quem é o "atleta" que chegou ao "podium" nesta "Olímpida da Corrupção em Coroatá" ? Flávio Olímpio Neves. Flávio Neves é ainda Consultor de Orçamento da Assembleia.

Flávio Neves como funcionário público poderia assinar contrato com prefeituras? Questionado ele teria respondido "a tudo e a todos" : "não me preocupo com nada, Ricardo vai me Murad".


Será que Ricardo Murad consegue "Murad" a vaga de Conselheiro no TCE? Flávio Olímpio concorre a vaga na qualidade de funcionário público.

Imagina este "triatleta" no TCE, na cadeira de Edmar Cutrim. É demais, é demais como chora esse rapaz. Chora Coroatá "véia" de péia!

SEM PARELHA : ELIZIANE GAMA DÁ O PÉ ROBERTO ROCHA QUER O SENADO

Roberto Rocha, o "Bob Esponja" não tem jeito. Basta oportunidade para o emérito manipulador plantar factoides nos blogs de aluguel.

Rocha aproveita-se de visita programada pelo PPS à todos os partidos campo democrático para  ungir-se escolhido ao Senado.

Roberto Rocha plantou no Blog de "Bob Lobato" que: " o Partido Popular Socialista (PPS) manifestará apoio oficial à pré-candidatura do vice-prefeito de São Luis, Roberto Rocha (PSB) ao cargo de senador nas eleições de 2014"

O ato de apoio seria as 16 horas, no escitório de Rocha, no Marcos Center e aberto a imprensa. Eliziane Gama desmente o apoio e esclarece que "a visita faz parte da programção do PPS a todos os partidos do campo democrático".

Em conversa com o titular desta coluna eletrônica, Eliziane Gama desmente a informação de Lobato. "Na visita aos partidos(PSB, PSDB, PC do B, PTC e outros) não entra na pauta candidaturas majoritárias ou proporcionais", afirmou Gama.

Roberto Rocha enfrenta dificuldades na composição da chapa majoritária com Flávio Dino. Rocha aproveitou a oportunidade para alfinetar Flávio Dino e "companhias" por meio da postagem no blog do fiel escudeiro "Bob Lobato" :

"O curioso, porém, é que partidos como o PCdoB (Flávio Dino), PDT (Weverton Rocha) e o próprio PTC do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, que ao menos em tese deveriam ser os primeiros a dizer “somos todos Roberto Rocha senador”, já que estavam juntos nas eleições de 2012 que elegeu o prefeito da capital, parecem que não estão lá muitos convencidos do projeto do socialista. Coisas da política (do Maranhão)" postou "Bob Lobato".

Roberto Rocha surfa nas ondas do poder desde o tempo do governo do pai, Luís Rocha que afirmava: "Sarney é minha régua e meu compasso". Parece que "Bob Esponja" está só nesta candidatura ao Senado. 


 
 

LA BAMBA : GASTÃO NA CORDA BAMBA


Na corda bamba

Sem garantia de permanência

Para manter-se no Ministério do Turismo, a Gastão Veira só resta torcer pela força do seu prestígio com Dilma Rousseff, já que na bancada do PMDB da Câmara o descontentamento é patente.

Para piorar, como se sabe, Henrique Eduardo Alves adoraria vê-lo fora da Esplanada. Desde que assumiu, Gastão tem torcido o nariz para emendas assinadas dos seus correligionários – em geral, nada republicanas.

Por Lauro Jardim

SALVE OS DINOS : SARNEY APAVORADO COM AS VIAS ALTERNATIVAS AUTORIZOU ARNALDO MELO MONTAR PALCO PARA FLÁVIO DINO?

O Maranhão tem coisas que fazem frade de pedra enrubescer. Rubens Junior filho de uma das maiores oligarquias rurais maranhense(Matões) é comunista, líder da oposição na Assembleia Legislativa.

A Assembleia Legislativa do Maranhão na sua décima sétima legislatura tem seus piores quadros. Relembrar a coerência de Gervásio Protássio do Santos(PMDB-1978) como líder da oposição é lenitivo.

José Bento Nogueira Neves(PDS) era o líder do governo no período de 1978-1982. Na vice-liderança o deputado Sálvio Dino(PDS) defendia o governo militar do Presidente João Figueredo. José Sarney presidia o PDS.

Ontem(18) a Assembleia devolveu ao ao ex-deputado estadual Sálvio Dino o mandato que a ditadura lhe havia tirado em 1964. O contraditório  é que 10 anos depois(1974), José Sarney já havia devolvido a Sálvio Dino o mandato usurpado pela "dura".

A "dita" de Sarney perdura até hoje e não permite a ascensão de lideranças autênticas.  É bem mais fácil enfrentar um líder como Flávio Dino, subproduto da copa e cozinha de José Sarney

A burguesia é situação e oposição no Maranhão. A Assembleia virou teatro. Sarney teria autorizado Arnaldo Melo a montar o palco político para Flávio Dino? As "Vias Alternativas" começam a incomodar o processo de perpetuação da burguesia no poder?

"Ser ou não ser - eis a questão; será maior nobreza da alma sofrer a funda e as flechas da fortuna ultrajante ou pegar em armas contra um mar de infortúnios opondo-lhes um fim?"

" Morrer, dormir... nada mais... É belo como dizer que pomos fim ao desgosto e aos mil males naturais que são a herança da carne. É esse um fim a desejar ardentemente."

" Morrer, dormir... dormir... e talvez sonhar. Sim, eis o espinho! Pois que sonhos podem vir desse sono da morte, depois de libertos do tumulto da vida?"(Hamelet de Willian Shakespeare)

 

18 de fevereiro de 2013

18 BRUMÁRIO NA FRANÇA E O 18 DE FEVEREIRO NO MARANHÃO : DE COMO OS COMUNISTAS SÁLVIO DINO E BENEDITO BUZAR SE TRANSFORMARAM EM SARNEIZISTAS

A Assembleia Legislativa do Maranhão realiza sessão solene em comemoração aos 178 de instalação e o Dia do Poder Legislativo

As duas datas servem de pano de fundo  para homenagear aos ex- deputados estaduais comunistas Sálvio Dino e Benedito Buzar.

Na realidade as homenagens não são pelo passado comunista de  Dino e  Buzar, mas pelo presente sarneizistas de ambos.

De como os comunistas Benedito Buzar e Sávio Dino se transformaram em sarneizistas é necessário estudo pouco apurado.

Por enquanto o suficiente é entendê-los cooptados pelo sarneismo, obedecendo duas vertentes lógicas: o fisiologismo e as vaidades.

Buzar e Dino deixaram as privações do comunismo, para as benesses de cargos ou mandatos proporcionados pelo sarneismo.

De quebra Dino e Buzar fazem parte do "Clubinho de Sarney", também conhecida como Academia Maranhense de Letras.

Durante 50 anos cargos, mandatos, bons salários, reconhecimento fizeram das vidas dos ex-deputados um paraíso sarno-comunista.  

Flávio Dino é filho de Sálvio Dino e foi criado dentro das condições materias proporcionadas pelo paraíso sarno-comunista.

São Luís, 18 de fevereiro de 2013  e a lembrança do 18 Brumário  na França. Louis Bonaparte ascende ao poder e consolida os interesses da burguesia.    

"A história se repete como farsa ou como tragédia". Sálvio Dino representa uma farsa e Flávio Dino a promessa de tragédia. Que a terra nos seja leve. 

ZÉ SILVEIRA E A BURAQUEIRA : BURACO NA CONFLUÊNCIA DEODORO/SANTANINHA/SOL INFERNIZA O TRÂNSITO DO CENTRO DA CIDADE

O Blog do Cesar Bello denuncia há 7 dias, buraco no asfalto na confluência da Praça Deodoro com as ruas de Santaninha e Sol.

A Secretaria de Obras de São Luís não tem planejamento/divisão de equipes para obras de pequeno, médio e grande porte.

Pegaram um "peão de obras"(José Silveira) em um destes rincões maranhense e colocaram como Secretário de Obras da Capital.

Silveira parece uma "topeira " diante da buraqueira. Sem a necessária experiência, Silveira serve aos capricho$ de Holandão.

Resta aos ludovicences a leitura de parte do Poema Sujo de Ferreira Gullar, espécie de levantamento lírico topográfico de São Luís:

Me extravio
na Rua da estrela, escorrego
no Beco do Precipício.
Me lavo no Ribeirão.
Mijo na Fonte do Bispo.
Na rua do Sol me cego
na rua da Paz me revolto
na do Comércio me nego
na rua das Hortas floresço;
na dos Prazeres soluço
na da Palma me conheço
na Alecrim me Perfumo
na da Saúde adoeço
na do Desterro me encontro
na da Alegria me perco
na Rua do Carmo Berro
na Rua Direita erro
e na Aurora adormeço

Gullar esqueceu o Beco da Bosta, onde deveriam estar "silveiras", "topeiras" e todos os que ganham muito dinheiro com a buraqueira.    

 
    

17 de fevereiro de 2013

CHEGA DE TANTO ENGANAR : DEPOIS DE GOLPE DO POLO DE CONFECÇÕES EM ROSÁRIO ROSEANA SARNEY MANDA LUIS FERNANDO INAUGURAR OBRAS DA FIEMA E DO SEBRAE

O Polo de Confecção de Rosário foi implantado, em 1995, no primeiro governo de Roseana Sarney, tinha como empresa âncora a Yamacon Nordeste S.A.  Cada operário receberia 1,5 salário por mês, quando a renda por pessoa de Rosário era 40 reais.

A Yamacon Nordeste S.A de propriedade do empresário chinês Chhai Kwo Chhengs tinha como meta produzir 14,4 milhões de unidades de camisa por ano, empregar 4.500 pessoas em regime de cooperativa em Rosário.


Foram organizados 90 grupos de trabalhadores, cada grupo com 40 pessoas. Os recursos iniciais no valor de R$ 4,05 milhões, provenientes do BIRD, a fundo perdido, não foram suficientes para comprar os equipamentos e montar os galpões.

Recorreram então ao Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Os empréstimos foram assinados com os grupos de trabalhadores. A cada grupo correspondeu a liberação de R$ 34.954,00. Nenhum operário recebeu um centavo, os envolvidos ficaram endividados.

Agora em fevereiro de 2013, Roseana Sarney foi convidada a voltar a Rosário para inaugurações das obras da FIEMA(Unidade Indústria do Conhecimento) e do SEBRAE( Escritório de Apoio e Micro e Pequenas Empresas.

Consciente do maior erro da sua vida pública, Roseana Sarney mandou Luís Fernando Silva representá-la em Rosário nas inagurações da FIEMA e do SEBRAE, que conta com a parceria do governo do Estado.

A recente demissão de mil e quinhentos trabalhadores dos canteiros de obras da prometida e quase esquecida Refinaria Premium, em Bacabeira reacende a memória do povo sofrido e espoliado da Região do Munin.

Enganados no "conto" do Polo de Confecções(Rosário) e no "canto" da Refinaria Premium(Bacabeira) os moradores das duas prósperas cidades não acreditam em mais nada. Bacabeira ainda tem o "Ficha Suja" Alan Linhares. 

 

 

16 de fevereiro de 2013

EQUAÇÃO DOS 45 DIAS DA GESTÃO HOLANDINHA : A SOMA DAS PARTES POLÍTICAS É MAIOR QUE O POVO

Bertrand Russel em Ensaios Céticos(Editora L&PM POCKET, página 123) alerta para a existência de dois tipos de especialistas em questões políticas- os práticos e os peritos.

Os práticos norteiam suas atividades pelo empirismo(observação) do dia à dia. São os chamados "do ramo". Geralmente trabalham no "rumo da venta", repetindo a "praxe" comum a todos.

Os peritos(técnicos) pelo conhecimento tem aptidões acima do normal, agem pautados pela técnica e experiência, que se somadas ao talento são de grande utilidade aos executivos.

A habilidade dos políticos(presidentes, governadores e prefeitos) consiste em mesclar as equipe de governos, com práticos e peritos(técnicos)  conhecedores da realidade à ser administrada.

A habilidade dos especialista em questões políticas consiste em calcular previamente ação/reação/prevenção a toda problemática dos assistidos. Portanto a soma do todo é maior que a parte(o prefeito).

Em 45 dias de gestão do prefeito Edvaldo Holanda Junior, o Holandinha as partes (Holandão, Flávio Dino, Roberto Rocha) são maiores que o todo(secretariado de governo).

Por outro lado, o secretariado de governo "Dinoholandio" nasceu fatiado entre as partes políticas e o empresariado financiador da campanha do atual prefeito de São Luís, Edvaldo Jr., o Holandinha.

Em resumo: na equação destes 45 dias da gestão de Holandinha, a soma das partes é maior do que o povo. Matematicamente é improvável a possibilidade de sucesso da "Dinoholandia".

  

ZIULKOSKI PARTICIPA DO CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO NO MARANHÃO

  Com o objetivo de reunir todos os gestores municipais do Estado, o segundo Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense, promovido pela ...