17 de fevereiro de 2013

CHEGA DE TANTO ENGANAR : DEPOIS DE GOLPE DO POLO DE CONFECÇÕES EM ROSÁRIO ROSEANA SARNEY MANDA LUIS FERNANDO INAUGURAR OBRAS DA FIEMA E DO SEBRAE

O Polo de Confecção de Rosário foi implantado, em 1995, no primeiro governo de Roseana Sarney, tinha como empresa âncora a Yamacon Nordeste S.A.  Cada operário receberia 1,5 salário por mês, quando a renda por pessoa de Rosário era 40 reais.

A Yamacon Nordeste S.A de propriedade do empresário chinês Chhai Kwo Chhengs tinha como meta produzir 14,4 milhões de unidades de camisa por ano, empregar 4.500 pessoas em regime de cooperativa em Rosário.


Foram organizados 90 grupos de trabalhadores, cada grupo com 40 pessoas. Os recursos iniciais no valor de R$ 4,05 milhões, provenientes do BIRD, a fundo perdido, não foram suficientes para comprar os equipamentos e montar os galpões.

Recorreram então ao Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Os empréstimos foram assinados com os grupos de trabalhadores. A cada grupo correspondeu a liberação de R$ 34.954,00. Nenhum operário recebeu um centavo, os envolvidos ficaram endividados.

Agora em fevereiro de 2013, Roseana Sarney foi convidada a voltar a Rosário para inaugurações das obras da FIEMA(Unidade Indústria do Conhecimento) e do SEBRAE( Escritório de Apoio e Micro e Pequenas Empresas.

Consciente do maior erro da sua vida pública, Roseana Sarney mandou Luís Fernando Silva representá-la em Rosário nas inagurações da FIEMA e do SEBRAE, que conta com a parceria do governo do Estado.

A recente demissão de mil e quinhentos trabalhadores dos canteiros de obras da prometida e quase esquecida Refinaria Premium, em Bacabeira reacende a memória do povo sofrido e espoliado da Região do Munin.

Enganados no "conto" do Polo de Confecções(Rosário) e no "canto" da Refinaria Premium(Bacabeira) os moradores das duas prósperas cidades não acreditam em mais nada. Bacabeira ainda tem o "Ficha Suja" Alan Linhares. 

 

 

16 de fevereiro de 2013

EQUAÇÃO DOS 45 DIAS DA GESTÃO HOLANDINHA : A SOMA DAS PARTES POLÍTICAS É MAIOR QUE O POVO

Bertrand Russel em Ensaios Céticos(Editora L&PM POCKET, página 123) alerta para a existência de dois tipos de especialistas em questões políticas- os práticos e os peritos.

Os práticos norteiam suas atividades pelo empirismo(observação) do dia à dia. São os chamados "do ramo". Geralmente trabalham no "rumo da venta", repetindo a "praxe" comum a todos.

Os peritos(técnicos) pelo conhecimento tem aptidões acima do normal, agem pautados pela técnica e experiência, que se somadas ao talento são de grande utilidade aos executivos.

A habilidade dos políticos(presidentes, governadores e prefeitos) consiste em mesclar as equipe de governos, com práticos e peritos(técnicos)  conhecedores da realidade à ser administrada.

A habilidade dos especialista em questões políticas consiste em calcular previamente ação/reação/prevenção a toda problemática dos assistidos. Portanto a soma do todo é maior que a parte(o prefeito).

Em 45 dias de gestão do prefeito Edvaldo Holanda Junior, o Holandinha as partes (Holandão, Flávio Dino, Roberto Rocha) são maiores que o todo(secretariado de governo).

Por outro lado, o secretariado de governo "Dinoholandio" nasceu fatiado entre as partes políticas e o empresariado financiador da campanha do atual prefeito de São Luís, Edvaldo Jr., o Holandinha.

Em resumo: na equação destes 45 dias da gestão de Holandinha, a soma das partes é maior do que o povo. Matematicamente é improvável a possibilidade de sucesso da "Dinoholandia".

  

15 de fevereiro de 2013

PODE? SÉRGIO TAMER QUER SER SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO PENITENCIARIA CURSANDO MESTRADO NA ESPANHA

O Maranhão tem coisas que até o Diabo duvida, mas termina se acostumando com as diaburas que nem mesmo o próprio Lucifer ousaria a fazê-las.

O Demônio largaria a administração do Inferno para dedicar-se aos estudos bíblicos no Vaticano?  O Diabo deixaria as chaves dos Portais do Inferno nas mãos de "Virgílio"? 

É claro que não, mas no Maranhão o Secretário de Administração Penitenciária, Sérgio Tamer largou o "Caldeirão Penitenciário" fervendo no carnaval, para dedicar-se a mais um ciclo do doutorado na Espanha. 

Na Divina Comédia de Dante Alighieri, o Inferno tem nove ciclos, o Purgatório tem dois níveis e sete terraços, o Paraíso tem dois níveis(material e espiritual, ambos com nove ciclos). Mas nada se compara ao Maranhão.  

Sérgio Tamer presidiu dois partidos (PL e PR) no Maranhão, dirigidos nacionalmente por Álvaro Vale e Valdemar Costa Neto. Dois níveis diabólicos e semelhante tendência a corrupção.

Tamer durante 7 ciclos de governadores alugou o tempo de televisão das siglas(PL e PR) que presidia em troca de cargos. Sérgio Tamer sempre se "deu de bem" em cargos e encargos nos governos.

Na passagem do Purgatório ao Paraíso , Tamer não  consegue enganar a mais ninguém com seu jeitão de padre capuchinho. Sérgio Tamer gosta mesmo é de "pão, vinho, sombra, Espanha e água fresca".

Tamer nunca havia pisado em uma penitenciária antes de chefiar a Adminstração de Penitenciárias no Maranhão. No cargo de Secretário da SEJAP vive entre o eixo São Luís- Espanha, concluindo mestrado. 

Nem o diabo pode admitir uma coisa destas, mas é Maranhão. O padre Vieira perguntava : "Mas o que se pode fazer em uma terra em que o sal não salga e a terra não se deixa salgar?

Passa o sal Roseana Sarney. 

HOLANDINHA, HOLANDÃO, JOSÉ SILVEIRA E A BURAQUEIRA

O prefeito Edvaldo Holanda Junior, o Holandinha demorou para escolher o Secretário de Obras de São Luís. As negociações acarretaram demora no planejamento/programação do calendário de ações da SEMOSP.

As fortes chuvas que cairam nas últimas 72 horas, provocaram o aumento do índice pluviométrico("águas caidas sobre o solo"), consequentemente o aparecimento dos buracos nas ruas e avenidas sem a devida previsão.

Alguns buracos são históricos no centro e periferia da Capital. Do final da praça Deodoro ao início da Praça João Lisboa dois se destacam pela reicidência. O da Deodoro com Santaninha foi batizado de Holandinha, o da Rua do Sol com Ribeirão de Holandão. 

O Secretário de Obras do Município, o engenheiro José Silveira tem fama de "peão de obras" entre empreiteiros. Silveira é escolha pessoal do prefeito de fato, o ex-deputado Edvaldo Holanda Braga, o Holandão que controla o torniqute e a torneira dos pagamentos.

Holandão é quem manda pagar ou deixar de pagar obras na Prefeitura de São Luís. Portanto é o centro das atenções financeiras e ultimamente descarta qualquer participação no mundo político ludovicense.

Holandinha, Holandão, José Silveira e a buraqueira são consequências da péssima escolha do eleitorado de São Luís. Mas as justificativas para a falta de planejamento e os previsíveis locais  de alagamentos devem cair sobre os ombros de João Castelo.


BUMBA-MEU-BESTA E SÃO JOÃO FORA DE ÉPOCA : DEPOIS DE ENTREGAR O CARNAVAL PARA ROSEANA SARNEY, HOLANDINHA COLOCA CHICO GONÇALVES COMO CAPATAZ DO BUMBA-MEU BOI

Durante o carnaval 2013, Flávio Dino sentiu a pancada das luvas de oito onças de Roseana Sarney. A ojeriza que Holandinha nutre pela cultura popular atingiu a candidatura de Dino ao governo em 2014.

O tabefe foi tão forte que obrigou o prefeito Edvaldo Holanda Junior, o Holandinha a transformar de imediato o Secretário de Cultura, Chico "Gonçalves Dias" em capataz do bumba-meu-boi.

Explico : no encerramento do carnaval em solenidade símbolica o Rei Momo passou as chaves da cidade para Pai Francisco e Mãe Catirina. Com este ato ficou aberto o ciclo junino na Capital.

Flávio Dino percebeu tarde as consequências da perda de espaço político na esfera cultural em São Luís, como decorrência da  postura religiosa de Holandinha avessa as manifestações culturais.  

Flávio Dino reuniu-se com o prefeito plantonista, o comunista Márcio Jerry em busca do espaço perdido. Chico "Gonçalves Dias" também participou da reunião que definiu pelo "São João Fora de Época". 


14 de fevereiro de 2013

PARTIDO PROGRESSISTA(PP) FORMULA CONVITE A HILTON GONÇALO PARA CANDIDATURA AO GOVERNO DO MARANHÃO

O Presidente do Partido Progressista no Maranhão, o deputado federal Waldir Maranhão confirmou o convite feito ao ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo para concorrer pela sigla(PP) ao governo do estado em 2014.

"O PP formulou convite ao ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo pelo seu histórico de gestão realizadora, transparente e bem sucedida. Hilton Gonçalo é o melhor exemplo de gestão municipalista no Maranhão" disse Waldir Maranhão.

Conhecemos as ações desenvolvidas por Hilton Gonçalo na cidade de Santa, acreditamos na valorização dos municípios com ele no governo a partir de 2014. Santa Rita é a melhor vitrine oposicionista para uma proposta da discussão do governo estadual" declarou Waldir Maranhão.

"O Maranhão precisa sair do binônimo Sarney e anti-Sarney. O povo clama por ações e bons resultados de gestões. Hilton Gonçalo é o melhor quadro com este perfil. Como médico veterinário e cidadão não posso admitir o povo como cobaia em administrações públicas", alfinetou Waldir Maranhão.

Em contato com o ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo este informou que sente-se lisongeado pelo convite do Partido Progressistas e deve aceitá-lo como uma convocação coletiva de um partido político. " Ninguém pode querer ser candidato sem partidos políticos, nem tão pouco querer dominá-los sozinho", cutucou Hilton Gonçalo.     

"O homem é Hilton Gonçalo, tem realizações em todos os campos da gestão pública em Santa Rita. Educação, Saúde e Habitação são os melhores exemplos da correta e eficiente aplicação do dinheiro público  no municípios maranhenses. Se alguém fez mais do que Hilton Gonçalo que fale de suas obras", desafiou Waldir Maranhão. 

SECRETÁRIO DE MINAS E ENERGIAS LEVA CATIRIPAPOS NA FEIJOADA DE RICARDO AMARAL

O Secretário de Minas e Energias do Estado do Maranhão, Ricardo Guterres teria levado uns catiripapos na concorrida Feijoada de Ricardo Amaral, no Rio de Janeiro.

Ricardo Guterres estava na companhia do deputado federal Sarney Filho e outros amigos. Todas as mulheres gostosas que passam diante do grupo, Guterres dizia : "essa já morreu".

Um loura estonteante e reboculosa passou pelos foliões maranhenses. Guterres repetiu: "essa também já morreu". Um brutamontes que estava na roda  reclamou : "essa é minha mulher".

Guterres ainda tentou consertar, desconversando- "desculpe, eu me enganei essa loura está viva" . O "dono" da loura aplicou "dois bogue" na fuselagem de Ricardo Guterres que caiu "quase morto".

Guterres ficou com os dois olhos roxos e muito parecido com um gambá. Quando chegou em casa argumentou que as agressões faziam parte da fantasia. Agora qual fantasia? 

Zequinha Sarney corria tão rápido que o calcanhar batia na bunda. A loura é maranhense, frequenta a Academia Viva Água. O "dono" da loura é um argentino proprietário de lojas no Shoping São Luís.

CHEGA DE TANTO ABANDONO, CHEGA DE TANTO PLANO : SÃO LUÍS QUER AÇÃO, SÃO LUÍS NÃO QUER LAMENTAÇÃO

São Luís elegeu Edvaldo Holanda Junior, o Holandinha para o cargo de prefeito. Qual a primordial função de um prefeito em uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes?

A execução do conjunto de intenções preliminarmente elaboradas em equipe. O prefeito é quem de fato coloca em prática as ações planejadas de forma prévia pelo secretariado de governo.

O atual prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Junior, o Holandinha por interesses financeiros do vice-prefeito Roberto Rocha, O "Bob Esponja" contratou a empresa mineira Macroplan para elaborar "Choque Gestão".

A Macroplan desconhece os históricos problemas da cidade de São Luís. A falta  de conhecimento e vivência implica na perda de tempo. De forma que a prevenção está a reboque da reparação.

Alagamentos, desabamentos, entupimentos são rotineiros nos períodos de chuva em São Luís. Tais fatos poderiam ser previamente observados pela atual administração.

Holandinha preferiu a lamentação, o choro da carpideiras, o anúncio da "terra arrasada", as justificativas dos "débitos criminosos", a formação dos inquéritos e a formatação da culpa.  

Edvaldo Holanda Junior, o Holandinha lancará mais um "Plano". Desta feita contra contra alagamentos, desabamentos e desastres. Como sempre em atraso e jogando a culpa no ex-prefeito Castelo.

Chega de tanto abandono, chega de tanto plano. São Luís quer ação, chega de tanta lamentação. Quando é mesmo que Edvaldo Holanda Junior, o Holandinha vai trabalhar?

É pra mudar/é pra renovar/ olhar pra frente só depende de você. 


13 de fevereiro de 2013

"ASFALTO HOLANDÊS- AQUELE PARA HOLANDINHA FAZER CAIXA DE CAMPANHA PARA DINO EM 2014" : CHUVA REABRE BURACO EM FRENTE AO TEATRO ARTHUR AZEVEDO

Para chegar a Prefeitura de São Luís, Holandinha prometeu que teria fim o recapeamento com o conhecido "asfalto sonrisal"- aquele que desmacha com chuva.

Eleito a história é bem diferente. No Centro da Capital, precisamente em frente ao Teatro Arthur Azevedo a chuva reabriu um buraco no asfalto.

O mesmo buraco foi "tampado e asfaltado" na primeira quinzena de janeiro de 2013. Portanto com asfalto holandês- aquele só para Holandinha fazer caixa para Dino em 2014.

Fala José Silveira ou escondes a bufunfa no "Jardim das Oliveira$"?

ACORDA MIRIAM AGUIAR : SEMÁFOROS DA AVENIDA CASTELO EM PANE

Os semáforos da Avenida Castelo Branco estão mais uma vez "derrubados". Basta chover para a sinalização adoecer em São Luís.

Será que a Secretária de Trânsito e Transportes, Miriam Aguiar ainda não mapeou os pontos de reincidência das falhas na sinalização?

Será que os semáforos do bairro do São Francisco são de açucar? Dona Míriam  Aguiar por onde anda? Em Minas Gerais matando a saudade da família?

Essa é a famosa gestão "marca peido". 


CHUVA, ESPERA E SOFRIMENTO : USUÁRIOS DE TRANSPORTES COLETIVOS EM SÃO LUÍS SOFREM ANTES, DURANTE E DEPOIS DO CARNAVAL

Não é da desgraçada gestão "Holandinha" que a população sofre com o grave problema da mobilidade. O "novo" foi colocar os empresários na direção da Secretaria de Trânsito e Transportes.

A Secretária de Trânsito e Transportes de São Luís(SMTT), Miriam Aguiar foi retirada do Serviço Social da Empreas de Transportes Coletivos para chefiar o trânsito e transportes em São Luís.

Falam da sua ligação matrimonial com um empresário que foi durante anos Superintendente do Sindicato das Empresas. A escolha é contrapartida ao financiamento da campanha do eleito.

O compromisso do prefeito Edvaldo Holanda Junior, o Holandinha  com os empresários que lhe financiaram o mandato, piorou em cem por cento o dia à dia dos usuários dos transportes coletivos.

Antes da posse de Holandinha, o vice-prefeito Roberto Rocha fazia loby para o aumento das tarifas de transportes coletivos. Rocha argumentava que "sem aumento o serviço não tem qualidade".

Depois da posse de Holandinha, empossada Miriam Aguiar na SMTT desenha-se o pior para o que estava ruim e multiplicam-se as queixas dos usuários dos transportes coletivos na Capital.

No Carnaval a SMTT anunciou ônibus  nas madrugadas.  Amanda Lopes Barcelos e Johnatan Lima Oliveira esperaram ônibus de 11 da noite até as 5 da manhã sujeitando-se a roubo e estupro.

Míriam Aguiar: da Assistência Social do patronato para a direção do Trânsito e Transporte de São Luís? Essa senhora não sabe a diferença entre Karmanguia e o carro que a mãe dela guia.

Pagar dívida de campanha com o sofrimento da população é mudança Flávio Dino? A "Dinoholândia" pensa que pode enganar todos o tempo todo.    

Melô do usuário de ônibus em São Luís : Chega de tanto esperar// chega de tanto abandono// é prá mudar// é prá crescer// é R$ 3,060 o preço da passagem// é Edvaldo// é Flávio Dino.

     

12 de fevereiro de 2013

MIRIAM AGUIAR E SUAS LIGAÇÕES PERIGOSAS : EMPRESÁRIOS RETIRAM OS ÔNIBUS DE CIRCULAÇÃO DURANTE AS MADRUGADAS NO CARNAVAL

Não se sabe o paradeiro do prefeito de São Luís. A Capital do Maranhão é governada pelo Facebook. O "prefeito de plantão" é o Secretário de Comunicação, Márcio Jerry, o "Rato Jerry".

O vice-prefeito, Roberto Rocha, "o Bob Esponja" foi desautorizado a dar declaração sobre qualquer  assunto. Márcio Jerry é quem tem as chaves da palavra. Entre dez, nove são mentiras.

Márcio Jerry é especialista em destruir imagens públicas. Jerry detonou o ex-Prefeito de Imperatriz , Jomar Fernandez e a mulher. Jomar e Terezinha não se elegem nem para "Chacrinha".

A última mentira de Márcio Jerry diz respeito ao transporte coletivo no carnaval. Em Nota Sobre Serviços Essenciais a Comunicação da Prefeitura mente descaradamente, prometendo que tudo iria funcionar.

"Com o intuito de gerar maior conforto aos usuários do Sistema de Transporte Coletivo de São Luís durante o período de carnaval, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT), determinou a disponibilização da frota total para os dias úteis e frota normal para o dia de sábado, 9, e este domingo (10)".

"Até a próxima quarta-feira (13), estarão em operação 13 linhas de ônibus no sistema corujão, de 0h às 5h. Serão 38 viagens diárias que partirão das principais áreas de São Luís com destino ao Centro da cidade".

"Também ficará à disposição, nos cinco Terminais de Integração, a frota total operante dos ônibus reserva que farão o serviço de apoio durante as festividades de carnaval".  

A realidade é bem outra. Não funciona nada e durante as madrugadas dos dias de carnaval os empresários retiram os ônibus de circulação. A SMTT recebeu ordens para não fiscalizar?

Também pudera, os empresários de onibus e transportes coletivos financiaram a campanha de Holandinha. Na contrapartida exigiram Miriam Aguiar na SMTT, para se fazer de cega durante os dias, noites e madrugadas.

Que dane os usuários de transportes coletivos, a diversão do povo sofrido de São Luís. Agora com um crente na Prefeitura e um comunista plantonista, é lembrar que "quando o diabo não está, manda(do verbo mandar) o secretário.  

Dona Miriam ou Angélica. Vou de Taxi.

  
  

SE BEBEU NÃO DIRIJA, MAS SE VOTOU EM HOLANDINHA RECLAME PARA FLÁVIO DINO EM 2014

Surgiu durante o carnaval o adágio popular :  "Se bebeu não dirija, mas se votou em Holandinha reclame para Flávio Dino em 2014".

A frase expressa a desilusão dos amantes e brincantes da cultura popular em relação a gestão do prefeito Edvaldo Holanda Junior.

Holandinha é evangélico e merece respeito ao professar seu credo. Mas, Holandinha é o prefeito de São Luís e não só dos crentes.

Holandinha mostrou desprezo pelo carnaval. Deverá acontecer o mesmo no São João e outras manifestações da cultura popular.

Existe o temor de que o delegado Breno Galdino- Secretário de Segurança e Cidadania de São Luís decrete a Lei Seca no São João.

O Secretário de Cultura da Capital, Chico "Gonçalves Dias" quer "formatar o carnaval em família" e a exemplo do poeta cantar o "exílio":

"Minha gestão será só besteira e canto do sabiá// Não permita Holandinha logo cêdo me dispensá//Minha gestão será só besteira e canto do sabiá// Não permita Holandinha me dispensá logo depois do carnavá."

Flávio Dino em artigo no Jornal Pequeno pregou "o carnaval perto de casa, gerando trabalho em toda cidade, diversificando o lazer e também de negocios para microemprendedores".

Dino pede prudência, um carnaval sem alcool na direção. Dino descobriu a possibilidade de "micoemprendedores", a partir da venda de cachaça, milho verde , churrasquinho e batata frita.

Diante do exposto ou "ex-positi" como prefere o doutor da lei : "Se beber não dirija, mas se votou em Holandinha reclame para Flávio Dino em 2014".  

 

11 de fevereiro de 2013

POLÍTICA E RELIGIÃO : INCOERÊNCIA E COERÊNCIA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

O uso das religiões como trampolim eleitoral é fato entre católicos, evangélicos e umbandistas. Poucos e honnrados salvam-se neste cipoal onde prevalece o interesse acima da fé.

Para que os leitores tenham idéia do que corre entre os bastidores políticos, igrejas e tendas de umbanda faço a relação dos requerimentos e projetos recentes dentro da Assembleia Legislativa:

Requerimento N° 467/2012 de autoria do deputado comunista Rubens Junior, líder da oposição na Assembleia Legislativa pede depois de ouvido o plenário, "mensagem de congratulações  ao Babalaorixá Ribamar Castro por 50 anos de atividades umbandistas da prática do bem, caridade e fraternidade".

Projeto de Resolução 043/2012 de autoria do deputado Marcos Caldas, o Play, líder de um dos blocos governista concede Medalha Manoel Bequimão ao Bispo da Igreja Universal Edir Macedo.

Requerimento 002/2013 de autoria do deputadp Afonso Manoel, que requer sessão solene no dia 21 de fevereiro com o fito de discutir  o lançamento da Campanha da Fraternidade em 2013.

Sobra coerência na proposição do deputado Afonso Manoel, posto que o tema da Campanha da Fraternidade é "Juventude", em momento que o Sumo pontifice renuncia em razão da idade avançada .

Afonso Manoel quer mobilizar a Igreja Católica, os segmentos da sociedade, a fim de solidarizarem-se com os jovens nos seus sofrimentos, angústias, especialmente junto aos que mais sofrem com os desafios da mudança de época e a exclusão social. 

Quanto a Rubens Junior e Marcos Caldas fica a impressão da exploração da fé com objetivos eleitoreiros. Rubinho e Play juram de "pés juntos" que frequentam tendas e templos. Do contrário como justificar o requerimento e a proposição?