1 de março de 2013

SUCESSÃO 2014 : ESPAÇOS, MOVIMENTAÇÕES, ARTICULAÇÕES, ATORES E OPERADOES

O Maranhão respira clima de amadurecimento democrático. Governo e oposições tem candidatos com possibilidades reais de vitória. Os espaços políticos tem movimentações dos principais atores e operadores.
 
Flávio Dino domina o metro quadrado na Esplanada dos Ministérios em Brasília. Roseana Sarney percebeu o vácuo e abriu agenda para o seu candidato(Luís Fernando Silva) junto ao poder central.
 
No estado as rotas se inverteram, com Dino no "mato"(municípios)e o governo na Capital, promovendo seminários(Educação e Cidades) até que Luís Fernando ganhe consistência eleitoral.
 
Flávio Dino entendeu que precisa usar o seu prestígio no poder central aliado a força centrifuga, saindo do centro para a periferia dos municípios sob a justificativa de reuniões temáticas.
 
O governo faz o contrário atraindo para o centro(força centrípeta) os operadores da periferia do poder(prefeitos e vereadores), com o objetivo didático e pedagógico de promover a candidatura de Luís Fernando Silva.
 
Flávio Dino tem contra si os  arroubos da conhecida personalidade autoritária, fruto de 18 anos de exercício da magistratura de forma hermética, sem trocar "energia" com o meio em que habitava.
 
Luís Fernando Silva tem a desfavorável e necessária origem no grupo Sarney, responsabilizado por toda a miséria do povo do Maranhão nesta e em outras encarnações que a existência produzir.
 
As "Vias em Ascensão"(Hilton Gonçalo e Eliziane Gama) restringem suas movimentações aos municípios, haja vista não poderem lincarem-se ao poder central de forma decisória.
 
Gama pela movimentação idêntica nas eleições proporcionais anteriores, passa idéia de que bate acima da cabeça(candidatura ao governo) para receber abaixo do joelho(mandato de deputada federal).
 
Gonçalo pelo profícuo mandato de prefeito em Santa Rita tornou-se referência no campo das oposições que foge da dicotomia Sarney-anti Sarney. A candidatura de Hilton Gonçalo tem pretensões genuína ao governo do estado.
 
 

5 comentários:

  1. Anônimo10:57

    Cesar a confusão na Prefeitura de São Luís tá armada.Muitos funcionários não conseguiram fazer o recadastramento ontem e foram informados que a pessoa que recebe os documentos não trabalha às sextas-feiras.
    Muitas pessoas revoltadas, pois o prazo é até o dia 02/03/2013, ou seja, amanhã e o cidadão não trabalha na sexta-feira, mas não foi o Prefeito que disse que as coisas iriam mudar? como pode o funcionário não trabalhar na sexta?Essa é a novidade?Talvez sexa a sexta santa.
    Alguns dos indignados falaram em entrar na Justiça.
    Não sei se vão prorrogar, mas assim não pode ficar.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12:48

    Meu amigo Flávio dino só perde si ele morrer o Maranhão quer família sarneys e aliado fora do Maranhão o Flávio vai ganhar no primeiro turno.aqui em imperatriz e régio vidinha só dar dino.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo15:50

    César:

    Dificilmente o Flávio Dino perderá essas eleiçoes de 2014, é só esperar. Cada dia que a mídia sarneisista bate no homem e ele cresce é mais, impressionante!! Observa-se, também, que foi só o grupo Sarney centrar suas atenções ao Luís Fernando Silva que o eleitorado maranhense no interior do estado debandou e só fala no cara. Se formos comparar quem é mais prepotente e vaidoso dos dois, o Luluca deixa é longe o ex-juiz federal. César você tem razão quando afirma que houve um amadurecimento democrático, sim, no Maranhão. Verdade acertaste na mosca. E parabens pelo belo texto.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo18:21

    É? Seu Flávio que vá contando com vitória antecipada que pode entrar pelo cano. Ninguem ganha eleição de véspera. Com um bilhão para gastar Luís Fernando Silva pode fazer estragos. Mas alguem pode querer saber qual a razão de ele colocar o Gil Cutrim como seu vice em São José de Ribamar e aí muita coisa vem a tona. Não foi por que ele quis. Seu Edmar Cutrim, presidente vitalício do TCE pode contar muito mais. E aquelas falcatruas da Secretaria de Saúde que seu Edmar aprontou nos tempos em que vendia equipamentos hospitalares, como ficou? Ficou assim mesmo. É Maranhão é o estado da impunidade. Luís Fernando Silva não é esse santo que tentam pintar.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo23:18

    O Flávio Dino pode ser arrogante e tudo mais, mas não é louco... Só de cogitar esta hipótese, jábalancei no meu voto...

    ResponderExcluir

GRUPO MATEUS INAUGURA 47ª LOJA EM SÃO LUÍS : O SUPERMERCADO ESTÁ LOCALIZADO NO BAIRRO DA ALEMANHA

  Nesta quinta-feira, 25, o Grupo Mateus abre as portas de mais uma loja na capital do Maranhão. A companhia vai inaugurar um supermercado n...