4 de março de 2013

A ENCRUZILHADA POLÍTICA : PARA ONDE VAMOS (QUO VADES)?

Fundador da sociologia, Durkheim combinou pesquisa empírica(observação) com a teoria sociológica. Entre os ramos da sociologia surgiu aquela que procura analisar a distribuição do poder na sociedade e suas consequências.

É com base nas regras do Método Sociológico e fundamentos das Teorias Sociológicas que devemos analisar o momento(distribuição de poder, comportamento político e políticas públicas)que vivenciamos no Maranhão.

A primeira das regras é a fase ideológica que apresenta uma outra ordem(na anterior apenas o grupo Sarney tinha chances reais). Neste novo cenário duas elites(Sarney/Dino) destacam-se na disputa pelo controle político do Maranhão.

Sarney/Dino igualam-se nos métodos políticos patrimonialista, fisológicos e clientelistas. Isto é fato com todas as características da maneira do fazer político ultrapassado, anacrônico que tem pautado as duas elites(Sarney/Dino) na disputa pelo governo em 2014.

A comprovação nasce da observação(empirismo)pelo exercício das gestões no âmbito de todo o estado(Sarney), bem como na Capital(Holanda=Dino). Formação fisiológica dos secretariados e condução eleitoreira das políticas públicas resumem as semelhanças.

O que fazer? Para onde vamos? 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...