5 de fevereiro de 2013

RESUMO DO RESUMO : "TODO PODER EMANA DE SARNEY E EM NOME DOS SEUS TRÊS FILHOS SERÁ EXERCIDO"


Alguém muito inteligente inventou que antes, durante e depois das ocasiões especiais deve haver um discurso. Surgiu a retórica, os grandes oradores, entre eles Cícero das "Catilinárias".

Cícero enfrentou a conjuração de Catilina que pretendia tomar à força o poder. Foi essa a famosa origem das "Catilinárias". "Até quando, Catilina, abusarás de nossa paciência?".

Imaginem um discurso cheio de preciosismo(emprego desnecessário de vocábulos) citando o milenar Cícero em latim. "Quousque tandem abutere Catilina patientia nostra?"

Os longos discursos com extensos prolegômenos(coisas que são ditas antes) perdem o sentido a cada solenidade. Discursos velhos, enfadonhos, carrancudos, detalhistas tornaram-se insuportáveis.

O discurso moderno pauta-se na clareza, objetividade e concissão. Entre todas as característica do bom discurso destaca-se a concissão, o resumo como preferem os atuais oradores.

No Maranhão um bom exemplo de discurso claro, objetivo, concisso, resumido seria : "Todo poder emana de Sarney e em nome dos seus três filhos será exercido", ou "Sarney é Sarney".  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...