26 de novembro de 2012

SOBRE AS DINOPESQUISAS E O FATOR PALÁCIO DOS LEÕES

As pesquisas do Instituto Amostragem mostram Flávio Dino eleito com 62% das intenções de votos, 19 meses antes das eleições para o governo do Maranhão. As pesquisas em 2004, dois anos antes das eleições de 2006 mostravam Roseana Sarney com 75% das intenções de votos. O tempo de dois anos produziu o efeito "carne de porco", reduzindo drasticamente o percentual favorável à Sarney.

Roseana Sarney(48,18%) virou picolé, perdeu no segundo turno para Jackson Lago(51,82%). O fator "Palácio dos Leões(José Reinaldo)" foi preponderante para eleição de Jackson Lago.  Convênios, emendas, sonetos, empregos, benefícios e toda sorte de articulação foram instrumentos para a vitória de Jackson Lago. José Reinaldo não tinha força na esfera federal dominada por José Sarney.

Roseana Sarney foi reeleita em 2010 no primeiro turno com 50,08%, Flávio Dino ficou em segundo com 29,48%. Novamente o fator "Palácio dos Leões(a própria Roseana sentada na cadeira de governadora)foi decisivo. Roseana Sarney usou dos mesmos artifícios que elegeram e cassaram o mandato de Jackson Lago. A diferença é a força de Roseana Sarney(leia-se José Sarney) no plano federal.

Roseana Sarney poderá ter a mesma "sorte" de Jackson Lago. Perdendo o mandato em 2013, o fator Palácio dos Leões(Arnaldo Melo ou Ricardo Murad) pode mudar todo os percentuais apresentados até o momento. Isto sem falar na possibilidade de Arnaldo Melo sentir-se He-man e gritar "eu tenho a força".

Por outro lado Flávio Dino tem prefeitos de grandes, médias e pequenas cidades cidades no mais irrestrito apóio(São Luís, Caxias, Timon, Matões entre outras). O grupo é reduzido frente quase duas centenas de prefeituras perfiladas ao Palácio dos Leões, mas enquanto os sub-grupos municipais sarneista se engalfinham em torno de Roseana Sarney, os flavistas mantém a unidade em torno do líder.

Somente o fator povo para superar o "Palácio dos Leões". Que ninguém se engane ou esqueça os fatores "Carne de Porco, que depois de frita fica reduzidíssima", o efeito picolé( o candidato(a) desmancha-se no momento das eleições) ou o fortíssimo fator "Palácio dos Leões". Dizem os entendidos que assim como cavalo não desce escada, o Palácio dos Leões não perde eleição.   

Só vivendo para ver.


 

VEREADORA BÁRBARA SOEIRO PODE "MORRER" COMO PERU NA VÉSPÉRA DO NATAL

A vereadora eleita Bárbara Soeiro pode perder o mandato antes da diplomação em dezembro. Recurso neste sentido deve ser interposto nas próximas horas pela primeira suplente Edna Gomes, que atualmente exerce a vereança em São Luís.

Edna Gomes alega que  Bárbara Soeiro não pediu demissão de cargo comissionado(Assessora do marido o vereador Albino Soeiro na Câmara de Vereadores de São Luís) conforme determina a legislação eleitoral em vigor :

"Comissionados, devem ser exonerados (03) meses antes da eleição(07 de junho de 2012), sem direito a remuneração". 

Bárbara Soeiro confirma que pediu afastamento, mas não falou em demissão. Por outro lado, Bárbara Soeiro confimou ao titular do blog que recebeu dois meses de vencimentos. Soeiro alega está respaldada na mesma legislação que garante : 

"Servidor Público Estatutário ou não, da Administração direta ou indireta, inclusive das Fundações mantidas pelo Poder Público, devem afastar-se 3 (três) meses antes do pleito, ou seja, (07 de Julho de 2012), com percepção dos vencimentos integrais".

O Ministério Público Eleitoral deve manisfestar-se ou ser provocado sobre a "quizumba eleitoral" nos próximos dias. Para quem sonhava com a Presidência da Câmara Municipal é uma bruta surpresa morrer como peru, na véspera do natal.

ENTÃO É NATAL NA REPÚBLICA DOS HOLANDAS : EMPRESA MINEIRA FECHA COM HOLANDINHA ANTES DA POSSE SEM LICITAÇÃO

Até o presente momento não existe nenhum desmentido da "contratação" da empresa mineira Macroplan, especializada em "Choque de Gestão". A informação foi veiculada nos blogs oficiais, oficiosos e no jornal "O Imparcial".

A Macroplan teria "fechado" com Holandinha há duas semanas. O "choque inicial" teria como alvo a limpeza pública, operação tapa-buracos, regularização da alimentação nos hospitais municipais e do transporte escolar. 

Uma simples pergunta para os doutores da República dos Holandas : é necessário licitar na proveta(antes do edital já tem a firma escolhida) para solucionar emergências e urgências? Em Paço do Lumiar não foi preciso Macroplan.

É Natal antecipado na República dos Holandas. Os "mineiros" vão comendo calados. Mano Borges, São Luís vai virar Belo Horizonte(BH). Quem sabe fresco não passe a grafia de bhesco e pharmárcia escreva-se bharmácia. PH vai para BH.

É a tal mudança. Então é Natal.


25 de novembro de 2012

NEM DOIDO SE TRATA MAIS COM CHOQUE : IMAGINA CHOQUE DE GE$TÃO COM DISPENSA DE LICITAÇÃO

Em determinado tempo acreditou-se no uso do choque eletroconvulsivo para curar pacientes psiquiátricos. Na década de 70 o que parecia milagroso é denunciado como crime. Abolida a prática repulsiva foi substituída por antidepressivos e antipsicóticos.

Choque de Gestão é política de governo que visa a promoção do desenvolvimento mediante a reversão de déficit orçamentário pela redução de despesas. O modelo só dá certo se a médio e longo prazo melhorar a qualidade e produtividade.

Não me parece acertada a importação de um modelo que serviu para o Estado de Minas Gerais. A opção é antes de tudo antimunicipalista, pela cópia pautada em experiência de um Estado(MG).  A estrutura municipal é totalmente diferente, principalmente  São Luís, no tocante a produtividade.

A justificativa é o prenúncio do "ralo",  por onde Roberto Rocha quer escoar o dinheiro de São Luís. Roberto Rocha e família aplicaram boa parte do dinheiro do governo do pai, Luís Rocha em Minas Gerais. Rocha quer como Secretários de Fazenda e Planejamento os "mineiros".

A segunda "cagada" da República dos Holandas é essa contratação, "fechamento", "acerto" ou seja o que for com essa tal Macroplan especializada em "Choque de Gestão". Como é que Holandinha pode fechar com a Macroplan sem que esteja empossado no cargo de prefeito? Como é esse "fechamento" sem  licitação?  

É a primeira "licitação de proveta" no Brasil. Holandinha nem doido se trata mais com choque. Imagina "Choque de Ge$tão" sem licitação. Quem vai desmentir a cagada? Além dos blogs oficiais e oficiosos, o Jornal o Imparcial noticiou o "fechamento" com a Macroplan.

LICITAÇÃO DE PROVETA : HOLANDINHA FECHA COM MACROPLAN ANTES DE EMPOSSADO NO CARGO DE PREFEITO

Blogueiros oficias e oficiosos esmeram-se em matérias que anunciam "Choque de Gestão" para São Luís. A medida visa causar sensação nos 100 primeiros dias da República dos Holandas.

A empresa escolhida é uma tal Macroplan. Não se fala em licitação, o que permite entender a contratatação com a famosa dispensa de licitação. Holandinha fechou com a Macroplan aconselhado por Roberto Rocha, antes mesmo de ser empossado no cargo.

Seria a anomalia administrativa a primeira licitação de proveta- aquela que antes de ser já aconteceu, que se tem notícia no Brasil. Mas com Roberto Rocha na Presidência da Transição tudo é possivel.

Nessa tal mudança proposta por Dino, Holanda e C&A tem cachorro que não sabe nem os primários princípios de administração pública. Isto para não falar no filhote de "pastor holandês".

Aguenta São Luís. São quatro anos de pilhagens, improbidades e desvios nos cofres municipais. Anunciar uma firma como escolhida sem licitação é desafiar o Ministério Público, mas quem Dino não tem medo.

Psiu, silêncio o futuro prefeito dorme.

QUEM É PEDRA QUEM É GARRAFA NA REPÚBLICA DOS HOLANDAS

Tome-se como recado de Roberto Rocha  ilações, conjecturas sobre a possibilidade do mesmo disputar o governo em 2014 pelo PSB. Rocha mandou o ex-carregador de pastas, Robert Lobato, o "Mala" postar matéria para assustar Dino. Eles disputam o naco maior e melhor na República dos Holandas. As negociações estão congeladas. As tratativas em Brasília longe de todos.

Dino "paga geral" com camburão de sena, usando Márcio Jerry, o "Rato Jerry"(Secretaria de Governo) para frear o ímpeto de Roberto Rocha, que além da Secretaria de Governo quer indicar dois mineiros para Fazenda e Planejamento, um paulista para Trânsito, Gustavo Marques para Urbanismo, Almir Coelho na Procuradoria e um preposto do "Homem do Botox"(Edmundo Gomes) para a Saúde.

Rocha tenta dar passe com pedra de duas pontas e aponta para a Comunicação o ex-funcionário Machadinho, ao mesmo tempo que manda Jorge Vieira correr por fora com o apoio de do PSB de Marcelo Tavares. Dino mexe lento nessa pasta pela certeza do naco e aciona "Rubinho Pereira" na indicação do competentíssimo jornalista Itevaldo, sem atritos e respeitado pela sua história de vida profissional.

Os lances são espetaculares com pedras "boi de piranha", que abrem passagem aos dignos e limpos. Gustavo Marques já fala, anda como Secretário de Urbanismo. Ele não tem o apóio da categoria, tendo Hermes Fonseca como inimigo ferrenho. Na "academia" onde leciona(UEMA) também lhe falta simpatia. Ademais como arquiteto da Mota Machado ele "queimaria" o filme de Holandinha. A não ser que....

Vamos curtir uma pedra(Melô de Priscila), depois eu volto ao assunto. É vapt, vupt ou Dino e Rocha. E o salário ô.




24 de novembro de 2012

EM BRIGA DE PEDRA GARRAFA NÃO SE METE : FLÁVIO DINO X ROBERTO ROCHA PELAS SECRETARIAS


Flávio Dino é atualmente uma das mais felpudas raposas da política maranhense. Sabe antecipar-se aos fatos usando terceiros. É o famoso efeito dominó(uma pedra impede o movimento das restante).

Dino paga "geral" com camburão de sena(doze furos) na composição do secretariado de Holandinha. Márcio Jerry é a pedra, amando-se ou odiando-se, o "Rato Jerry" tem grande valor no quadro pensante das oposições.

Ocorre que no jogo do domino PTC, PSB e PDT não "acunha" com as pretensões do PC do B.  Roberto Rocha conhecido manipulador encontrou terreno fértil na vitória de Holandinha e quer como Dino as melhores secretarias.

Dino como sempre tem ao seu lado o PC do B, agora sem "Moinhos de Ventos" ou Sancho Pança. As Secretária de Governo, Educação, Urbanismo, Esporte, Auditoria e Procuradoria são as seis inegociáveis.

Rocha usa o PDT, PSB, PTC para em declaração recente desobrigarem Holandinha de compromissos com cotas partidárias.  Assim ele mede força com Dino com o apoio da maioria da Coligação Muda São Luís.

Roberto Rocha além de contemplado com a Secretaria de Governo quer indicar os Secretários de Fazenda, Planejamento, Saúde, Transporte, Urbanismo, Comunicação, Articulação Política, Auditoria, Procuradoria, Abastecimento.

É briga de pedra, portanto garrafa não se mete. Estou colhendo informações para saber quem são as pedras e quem é garrafa. Por enquanto vamos curtir a belíssima pedra cognominada melô de Cinderela.


 

NOTA CURTA, DIRETA E OBJETIVA

OS DINO-PEDETISTAS E A REPÚBLICA DOS HOLANDAS


Ingenuidade não seria a palavra adequada para aqueles que acreditam em altruísmo político dos pedetistas. Dizem os dino-pedetista que não vão indicar nomes para o secretariado de Holandinha. Mas para que mais do que o mandato de deputado federal que livra Weverton Rocha da cadeia mais rápido.

Nesta semana o Ministério Público Federal deu andamento a denúncia contra Weverton Rocha, por gravíssimas irregularidades na aplicação de 6 milhões de reais, que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação transferiu para Secretaria de Juventude sob a direção de Weverton Rocha.

Os recursos eram destinados ao Programa Projovem Urbano, para a formação de mão de obra profissional no Estado do Maranhão. O dinheiro escafedeu-se. Por meio do artifício de inexigibilidade de licitação, Rocha beneficiou as empresas FUNDAR e o IMAM. Todas do "peitinho" do então Secretário da SEJUG-MA.

Holandinha mais do que depressa resolveu afastar-se do mandato de deputado federal que exerceria até 30 de dezembro de 2012, para evitar as medidas jurídicas contra Weverton Rocha sem os privilégios do mandato de deputado federal.

Essa é a mudança que eles querem nos fazer acreditar. Tipos como Weverton Rocha, Roberto Rocha, Renato Dionísio, Aziz Santos bancaram a campanha de Holandinha. Como é que não vão ter um naco do poder? Por dentro ou por fora eles vão morder e muito.

Mudam os cachorros, mas as coleiras continuam as mesmas. Um leva o outro. Um livra o outro, mas como dizia o babalaorixá José Negreiro "cachorro não cheira cachorro". Uma hora eles brigam,vai ser latido para todos os lados.

 

NOTAS LENTAS E CURTAS

O CRIME NÃO COMPENSA : PREFEITOS(AS) FUNCIONÁRIOS(AS) DO ALTO ESCALÃO NA JUQUIRA


Mesmo depois de décadas da consumação de crimes de desvios e improbidades, três ex-prefeitos foram paara na cadeia nesta semana. Edson Costa de Cândido Mendes(1993 à 1996), Antônio Soares Pedrosa de Bom Jardim(1989 à 1992) e Alzira Barros Melo de Santo Antônio dos Lopes(1989 à 1992).

Maria Bernadete Carmo Lima e seu assistente Antônio Fernandes Rites do Sacramento tiveram as penas sacramentadas em 12 e 4 anos de reclusão por peculato nas modalidades desvio e apropriação. Ambos funcionários do Tribunal de Justiça coordenavam a Folha de Pagamento de 1995 à 2005.

Bernadete  e assistente desviaram durante 10 anos sem serem notados? A cidade inteira sabia que Bernadete tinha lojas em todos os Shopings de São Luís e Imperatriz. Dona Bernadete se "fiava" no "dando que se recebe". Pegou 12 anos de juquira para curtir sozinha.

MAIS CEDO OU MAIS TARDE DEDÉ APARECE NO CHOQUE DE GE$TÃO DE HOLANDINHA 

Mais cedo ou mais tarde o nome do empresário Dedé Macedo deve aparecer no choque de ge$tão de Holandinha. Macedo e Lourival Parete teriam colocado 40 milhões na campanha do "garoto". Devem livrar uma média de 10 milhões ao mês. O caixa engorda para a campanha de Dino em 2014. O esquema é assim, como andar de bicicleta. Se parar cai.

CALOTE NOS PROFESSORES DE RIBAMAR(14° SALÁRIO)  


O calote no 14° pagamento dos salários dos professores de Ribamar quebrou a vitrine da cidade como referência político-administrativa para 2014. Muitas reclamações estão aparecendo após a reeleição de Gil Cutrim. Prestadores de serviços, fornecedores juntam-se aos professores que desconfiam da aplicação do dinheiro na campanha eleitoral.

É por isso que Flávio Dino antecipa robusto e bem azeitado caixa com a dupla Dedé Macedo/Lourival Parente. O negócio é "poupar" desde os primeiros dias da adminsitração municipal com "Choque de ge$tão e coisa e tal". Em terra de sapos de cócoras com eles.

Na foto Flávio, Dedé, Edidi, Muçum e Zacarias. São os be$ta$!

 


23 de novembro de 2012

VITORINO FREIRE : LÁGRIMAS DO JACARÉ HOME CENTER(LEANDRO MACIEL) PODE NÃO SER DIPLOMADO

Estive durante todo o dia no município de Vitorino Freire. O prefeito eleito José Leandro Maciel  corre o sério risco de não ser diplomado, consequentemente não tomar posse no cargo. Foi impetrada Ação na Justiça Pública Estadual que pede a perda do mandato por compra de votos.

Contra Maciel gravíssimas acusações de crimes eleitorais. No elenco criminoso : I) compra de títulos de eleitores com retenção para impedir o voto; II) compra de votos tendo por objeto material de construção(Jacaré Home Center); III) compra de votos  com a construção de poços artesianos; IV) compra de votos  com dinheiro atestado por 11 eleitores declarantes.

José Leandro Maciel foi indicado pelo à prefeito por "Seu Riba", que ainda exerce o cargo graças as manobras jurídicas. Maciel é o franqueado da Jacaré Home Center em Vitorino Freire e nem esperou o diploma para brigar, protestando 14 títulos de "Seu Riba" e da filha Claudimar Rodrigues no Cartório do Vitorino Freire.

Atualmente nem mesmo "Seu Riba" bota fé na diplomação de José Leandro Maciel. O eleito diz que não teme  nada e que o choro dos adversários são lágrimas  de crocodilos. Ele é franqueado da Jacaré Home Center não vendeu nada durante seis meses, a não ser para os eleitores.

Esse "jacaré" nada no sêço ou no seu no seu c anda? Com certeza José Leandro Maciel tem muito a explicar para a Justiça Pública. Como pode-se observar pelas denúncias recentes tem um time composto por Alan Linhares de Bacabeira, "Dr Tema" de Tuntun e José Leandro Maciel sem as menores condições de exercícios dos cargos.

SANTO DE CASA NÃO FAZ MILAGRES : PREFEITO DE RIBAMAR NÃO PAGA PROFESSORES

São José de Ribamar é município vitrine para as eleições em 2014. Luís Fernando Silva, ex-prefeito sempre usa a cidade como referência política e administrativa.

Ocorre que o conto de fadas acabou, com o fim da eleição e reeleição de Gil Cutrim a "carruagem virou abóbora". A chiadeira está grande pela falta de pagamentos.

Os professores da rede pública municipal reclamam : "cutrizaram o 14° salário", que era religiosamente pago no mês de novembro ou início de dezembro.

Gil Cutrim reuniu com os professores para explicar a dificuldade financeira do município. Cutrim alega sangria de mais de 15 milhões em perdas  e repasses do FPM.

Os professores alertavam sobre a possibilidade do corte salarial durante o período eleitoral, exigindo do alcaide prévias medidas para garantir o pagamento do 14°, que tornou-se mais do que uma promessa de santo, mas prática prevista na lei 939 de 2011.

Antes da reeleição de Gil Cutrim até maracujá era grande, pontudo, bruto e apontava para o céu. Agora  o "santo padroeiro" anda de bengala quebrada.

Ora que melhora Gil Cutrim. São José de Ribamar antes e depois da reeleição de Gil Cutrim. Cuidado para não quebrar a vitrine senão espelha na eleição de 2014.


22 de novembro de 2012

A BRUTA DA NOITE NO PAREDÃO

NOTAS LENTAS

PERIGA RESPONSABILIZAREM CASTELO PELAS NOTAS DO ENEM

O Maranhão tem três entre as cinco piores escolas do Brasil. Localizadas em São Domingos do Azeitão, Nova Olinda do Maranhão e Centro Novo do Maranhão.

Periga os blogueiros oficiais e oficiosos culparem João Castelo pelo resultado do ENEM. Duvida que eles encontram argumentos, do tempo em que Castelo governou o Maranhão.

SEMINÁRIOS ENSINAM A FAZER O DITO, MAS NÃO REPETIR O FEITO 

Repercutiu forte as declarações de um prefeito eleito no Seminário Eletrônico do TCE-MA : "Eles ensinam de forma perfeita como usar os recursos públicos e a respectiva aplicação, mas na hora de julgar os corruptos, os pedidos de vistas prorrogam os mandatos dos malversadores".

MINISTRO(A) É COMO CRISTO REDENTOR : ESTÁ TODO TEMPO DE BRAÇOS ABERTOS

Holandinha pensa que a catinga do suvaco de Flávio Dino é garantia de recursos público. Ele esquece que como São Luís tem 5.564 municípios de pires na mão.

Tá na hora de pensar em gerar receitas próprias, atrair investimentos para garantir a empregabilidade. Ministro é como Cristo Redentor - está todo tempo de braços abertos, nunca fecha.

EXPECTATIVA DE SECRETARIADO DE HOLANDINHA É IGUAL AO OCORRIDO COM ROSEANA SARNEY NESTE MANDATO

A expectativa do Secretariado de Edvaldo Holanda Junior, o Holandinha é igual a do último Secretariado de Roseana Sarney. Políticos, técnicos, técnicos-políticos, políticos-técnicos?

Pega tudo joga no côfo e "vamo" curtir o "melô do carangueijo".

    
 

PRIMEIRO DIA DO QUALIFICA MARANHÃO