3 de novembro de 2012

É PRECISO AMAR AS PESSOAS COMO SE NÃO HOUVESSE AMANHÃ


"ESTÁ NOITE NUNCA VAI ACABAR" :PAPAI DOENTE, kARROLA INCHADA, MAMÃE PUXANDO

O grupo Sarney está caduco, adoecido por culpa do próprio chefe do clã. Sarney não permitiu o surgimento de lideranças naturais. Quem ameaçava o poder político era banido e condenado ao ostratacismo.

Sarney nomeou e elegeu todos os governadores nestes 46 anos, excetuando-se Jackson Lago. Na galeria  Pedro Neiva, Nunes Freire, João Castelo, Luís Rocha, Edson Lobão, Roseana Sarney e José Reinaldo.

José Sarney na maioria das vezes dividia seu estratagema, dando dois anos de paz ao nomeado ou eleito, para nos dois últimos anos de governo denegrir de maneira fulminante os "aminimigos"(ex- amigos inimigos).

Do legado de Pedro Neiva, Jaime Santana, filho único elegeu-se sucessivas vezes deputado federal. Nunes Freire governou de forma séria e austera, mandou prender o Secretário de Fazenda por improbidade.

João Castelo emparedou Sarney no início da década de 80. A luta política de forma pragmática dura 32 anos. A administração castelista foi marcada por técnicos experientes e experimentados políticos.

Luís Rocha o mais corrupto dos governadores desta 5 décadas fez fortuna dentro e fora do Maranhão. As fazendas em Uberaba tem tanto gado, que uma cabeça de boi de cor negra se perde no meio das brancas.

Edson Lobão é exceção em relação a ruptura política. Lobão é o único dos eleitos, que não rompeu com a família Sarney. Edinho, filho e senador suplente de Lobão resume: "somos todos uma grande família".

Caducos, adoecidos, tuxaua(Sarney) e murumuxaua(Lobão) tentam renovar o grupo político, derrotando a nova liderança( Flávio Dino) no nascedouro. Sarney habilidoso e Lobão resignado apóiam Fernando Silva.

Luís Fernando Silva não pode ser considerado liderança artificial, da mesma forma Flávio Dino tão natural. O parto político de Dino foi público, pela mãos de "Zé Reinaldo" e bolso de Humberto Coutinho.  

Dino cunhou uma frase lapidar durante o penoso luto do filho- "Esta noite nunca vai acabar". Não sei se a noite amanheceu e virou dia, mas neste e feriado tive a mesma impressão com mãe e filho adoentados.

Divido o dia, as madrugadas entre a UDI e a rua do Sol. Minha mãe está acometida de virose, Augusto(filho), sofre da mesma doença. Lembrei-me do dilema de um  deputado para espantar a morbidez.

Excelência nos primeiros anos de Capital dedicava-se ao Curso de Medicina. A comunicação com a família era feita de forma precária, através do Programa Radiofônico "Alegria na Taba" com Raimundo Coutinho.

Certo dia, uma inusitada missiva endereçada ao atual deputado chegou pelo "Alegria na Taba". "Fulano, pai doente, Karrola inchada, mamãe puxando". O então estudante de medicina rumou apressado para o interior

"Em lá chegando" encontrou o pai gripado, a irmã de nome Karrola inchada de verminose e a mãe asmática, "puxando", "piando" ou melhor com dificuldades de respirar. "Essa noite nunca vai acabar".

Desculpem a baixa produtividade.

2 de novembro de 2012

IMAGEM DO DIA DOS FINADOS

CRUZ CREDO : COM MEDO DE PERDER O MINISTÉRIO LOBÃO DEIXA HOSPITAL NO DIA DOS FINADOS

O ainda Ministro da Minas Energias, Edson Lobão deixou o "Hospital dos Ricos e Poderosos", Albert Einstein em São Paulo. Lobão estava internado a duas semanas, por causa de uma infecção bacteriana.

Edson Lobão nunca gozou de boa saúde, beirando os 80 anos está mais para vovozinha do que lobão.Quando ele está de frente a impressão é que está de lado. Postando-se de lado é difícil vê-lo.

Lobão retorna  ao Ministério das Minas e Energia quarta-feira(7). Falta energia vital para o velho senador pelo Maranhão.  Lobão a frente do Ministério de Energias é contradição em todos os sentidos.

Imagina Lobão no Socorrão. O medo de perder o Ministério fez Lobão deixar o hospital no dia dos finados. Olha quem foi tirar o "defunto" da cova. Ele, o primeiro e único "José Bandalha". Lobão "tá só cabeça e dente".

AQUI FINADO, AQUI FINADO : VIÚVA DE EX-GOVERNADOR "EMBALSAMA" E BOTA MOLA NO "BINLAU" DO FINADO

O Tribunal de Contas do Estado(TCE) reagiu de forma correta, vetando a presença do nome do Auditor Bernardo Pires Leal na Comissão de Transição do prefeito Edvaldo Holanda Junior, o Holandinha.

O "Prefeito-Mirim"(Edvaldo Holanda Junior) está entre o eixo Brasília-Rio-São Paulo. Ele curte cidades e paisagens na companhia do Presidente da Empresa Brasileira de Turismo,  Flávio Dino de Castro e Costa.

Enquanto Holandinha e Flávio Dino deambulam em "dolce far niente"(doce fazer nada), Roberto Rocha corre atrás das cópias dos cofres municipais, "nomeando" auditores para intimidar João Castelo.

O Presidente do TCE, Edmar Cutrim "enterrou" a pretensão na véspera de finados : "não existe impedimento legal, mas não seria de bom tom funcionário de controle externo atuar em equipe política".

Resta saber o posicionamento do Tribunal de Contas da União, que tem o auditor Wellington Resende na transição. Rocha quer membros dos órgão de controle externo para manipular contas no presente e futuro. 

Tudo isso lembra a história de uma fogosa viúva de ex-governador. "Madame" sentido-se nova mandou "embalsamar" e botar mola no "binlau" do saudoso finado.

Certa feita no dia dos finados, "madame" embriagou-se e deixou o "bruto" cair do púcaro(pequeno vaso). O "binlau" ficou pulando pela antiga e pervertida alcova do casal. 

Madame com medo de perder o "bruto" levantou a saia, abriu as pernas, pulou em cima do "binlau" e danou-se a gritar enlouquecida : "aqui finado, aqui finado!". 

Roberto Rocha está com saudades da viúva(governo). O pai dele, Luís Rocha fez um dos governos mais corruptos dos últimos 50 anos no Maranhão.

Fazendas em Balsas, Minas Gerais, imóveis carríssimos no eixo Brasília, São Paulo-Rio de Janeiro foram adquiridos na época em que Luís Rocha estava no governo.

Aqui finado, aqui finado!  

 


1 de novembro de 2012

SALDO A CAMPANHA EM SÃO LUÍS : JOÃO ALBERTO DEIXA O GOVERNO DE ROSEANA SARNEY

João Alberto é dos poucos governista cujo estilo é franco, aberto e objetivo. Roseana Sarney por pior que seja tem alguma destas mesmas qualidades. 

Os atritos entre as duas lideranças(Roseana e João Alberto) com forte personalidade teria resultado em uns "tabefes". O relato é do finado Walter Rodrigues, os motivos foram para o túmulo.

Certo é que o "Carcará" botou o pé no jato com o objetivo de reassumir o mandato de Senador. João Alberto não teria ficado satisfeito com o "ultima forma" de Roseana Sarney durante as eleições de São Luís.

Roseana Sarney puxou as orelhas de Roberto Costa, proibindo-lhe apoiar Holandinha. O motivo não era o apoio político a Holandinha, mas o acordo entre Roberto Costa e Weverton Rocha.

Costa prometera a Rocha "limpar" sua prestação de contas quando da aplicação dos recursos no Programa PROJOVEM. Roseana Sarney vetou a participação do governo no espúrio acordo, consequentemente o apoio de Costa a Holandinha.

João Alberto ameaçou deixar a "desimportante" Secretaria de Programas Especiais durante a última semana da eleição em São Luís. José Sarney pediu calma e concordou com o retorno de João Alberto ao Senado.

João Alberto pode até voltar ao governo de Roseana Sarney, mas com o aval de José Sarney para articular com carta branca e de porteira aberta. Roseana Sarney considera João Alberto ultrapassado. 


LOBÃO : O AMIGO DA ONÇA

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...