9 de outubro de 2012

TEATRO NA RUA GRANDE : HOLANDINHA LEVA CLAQUE PARA FINGIR ASSÉDIO

Holandinha armou teatro na Rua Grande e fingiu assédio popular. Nas fotos é possível identificar a popular Gracinha moradora da 13 de maio, no Centro da Capital. Ela é prima de Edvaldo Holanda(pai) e sempre participou das campanhas de Edvaldo Holanda Junior.

As outras "assediantes" são "holandetes" engajadas na campanha de 2012, que podiam ser vistas portando bandeiras próximo ao Posto de Fernando Casal na Beira-Mar. A jogada de marketing foi bolada e acompanhada pelo manipulador eleitoral Roberto Rocha.

Porque "Camilinha" a esposa de "Holandinha" não participa das passsetas? "Camilinha" não gosta de povo e durante a campanha só apareceu no dia da votação. Essas fotos fazem lembrar a história de Toinha, moradora do Recanto do Vinhais que acompanhava Holandão nos seus comícios. 

Holandão cadê Toinha? Holandinha cadê Camilinha? 

BARRA DO CORDA : SAI CARLOS ALBERTO MILHOMEM( TATÁ ) ENTRA ARISTIDES MILHOMEM( TITI ) E TUDO CONTINUA NO MESMO TITITÍ

Já não era sem tempo o anúncio de aposentadoria feito pelo próprio deputado Carlos Alberto Milhomem, o Tatá. Tatá se arrasta pesadamente no Plenário da Assembleia Legislativa como um "Elefante Branco".

Tatá Milhomem exerce mandatos desde 1990. Afora os mandatos parlamentares, Tatá Milhomem fez historia na Casa Civil do governo de Edson Lobão. Foi ele quem ensinou Edinho Lobão a ser Edinho 30%.

Tatá quer dar lugar para os mais jovens, no caso o irmão Aristides Milhomem, o Titi. Titi  mais novo que Tatá em apenas dois anos exerce o cargo de vice-prefeito " a distância" na administração de Nenzin.

Aristides Milhomem, o Titi deve chegar a Assembleia Legislativa sob os auspícios de Eric Costa e Leandro Avelar. A "mudança" na política de Barra do Corda é espelho de todo o Estado do Maranhão.

Sai Tatá entra Titi e Barra do Corda continua no mesmo Tititi.

  

ANALISTAS DO IMEDIATO BEATIFICAM ELISIANE GAMA E ESQUECEM O FENÔMENO BIRA DO PINDARÉ

É hilário o deslumbramento de alguns blogueiros com a performance de Elisiane Gama(70 mil votos) no primeiro turno em São Luís. Tais postagens servem de alimento ao ego de Gama, que não consegui chegar ao segundo turno, conforme afirmava com convicção evangélica em todas as reuniões públicas. 

Elisiane Gama tem de se vacinar contra a tola babação. Do contrário vai para a galeria das lideranças meteóricas, como dezenas dos(as) que a antecederam ou a sucederão. Na beatificação promovida fica o propositado esquecimento de Bira do Pindaré em 2006(500 mil votos para o Senado).

Gama tem de ser política na essência da palavra e ter o faro apurado para "dar de beber a quem tem sede e de comer a quem tem fome". Ficar na muda ou precipitadamente assumir qualquer um dos lados, é deixar que seus votos escapem por entre os dedos nos próximos dois anos.

A "irmãzinha" Elisiane Gama não existe mais, agora é a deputada estadual Eliziane Gama pavimentando o caminho à Câmara Federal. Em Brasília existe espaço para mostrar todo seu potencial político. O resto é consequência que preocupa a muitos messias. 

Para isso é preciso ser política acima de oposicionista. Não existe essa conversa de político "sozinho, sem apoios, sem estrutura". Além de grupo, apoio e liderança  é preciso ser articulada para não deixar a oportunidade de influenciar inteligentemente o 2° turno. Essa é a regra geral.


CHAPADINHA SOB SUSPEITA DE FRAUDE ELEITORAL : BELEZINHA ESTÁ NA MÃO DE JOANA BACURAU

O processo eleitoral no município de Chapadinha está sob suspeita. Segundo deputado Magno Bacelar a compra de votos foi denunciada durante todo o dia da votação. Existe ainda a informação da "indústria de votos" patrocinada pelos títulos falsos.

O destacamento da Polícia Militar em Chapadinha foi acionado em diversas ocasiões. Uma sacola de dinheiro teria sido vista em poder  dos correligionários de Belezinha na localidade Baturité. Apesar das denúncias não foi possível a consumação do flagrante.

Magno Bacelar diz que a votação em Chapadinha está "abaixo de qualquer suspeita". Para que se tenha ideia da possibilidade de desvios no processo eleitoral, a candidata Belezinha consegui a unanimidade de ganhar em todas as seções eleitorais do município de Chapadinha.

"Jorrou dinheiro nas eleições em Chapadinha. Belezinha está devendo deus, todo mundo e um pedaço da lua. Só para a comerciante conhecida como Joana Bacurau ela deve 400 mil pau. E agora Chapadinha? Os agiotas vão sair da toca". São as declarações de um eleitor de Chapadinha.    

Imagina uma administração sob o controle de Joana Bacurau? Na foto abaixo o casal Bacurau. Fortes com Isaías e com a vice-prefeita, Raimunda Maria esposa de Isaías Fortes. Aguenta Chapadinha.

LABIRINTITE DE ROSEANA SARNEY : GOVERNO ELEGE 80% DOS PREFEITOS, MAS TEM O CONTROLE DE APENAS 25%

Está justificada a suposta crise de labirintite(desordem no equilíbrio do corpo) da governadora Roseana Sarney. A base aliada do governo elegeu 80% dos prefeitos, mas tem o controle de apenas 25%. Explico: nos 217 municípios só 53 prefeitos se reelegeram.

Uma novo processo de engenharia política deve se iniciar a partir de janeiro de 2013. O desmantelo nos labirintos do grupo Sarney  foi atenuado pela articulação durante as eleições municipais de 2012. Roseana  buscou apoio de diversas as alas políticas municipais.

O resultado das eleições mostra o esgotamento do modelo fisiológico do grupo Sarney. A derrota nas bases políticas de um dos principais articuladores do governo- Hildon Rocha em Cantanhede atesta a caducidade dos operadores que falam em nome dos Sarneis.

Roseana Sarney deixou para depois da eleição a cobrança dos juros eleitorais. O número de prefeitos eleitos envolvidos em agiotagem caiu para 2/3. A nova safra de prefeitos tem carcarteírsticas bem diferente das amilhadas que precederam as eleições de 2012.

Resumo da ópera: "mutatis mutandis" ou mudar o que deve ser mudado. Para melhorar seria importante o surgimento de outras opções ou mais precisamente de uma terceira via no cenário estadual. Isto poderá acontecer de forma natural ou até artificial.     

FILHA DE PEIXE SEREIA É : ROSEANA SARNEY AFASTA O PT DAS NEGOCIAÇÕES EM SÃO LUÍS

Roseana Sarney mostra que filha de peixe sereia é. Seguindo a orientação do mestre afastou o PT das negociações do 2° turno em São Luís. Em Nota à Sociedade de São Luís os "macaxeira" dizem que o partido não apoiará  nenhum candidato de 28 de outubro.

Os sarno-petistas foram banidos das articulações do 2° turno. Roseana Sarney não quer a intromissão de "Xetrepa" e outros "Bucê...". "Deixei essa turma longe do 2° turno, eles articulam de olho em dinheiro e vantagens, portanto foi melhor esvaziá-los logo de início".

Em Nota à Sociedade de São Luís o PT tenta de justificar o "pé-na-bunda  : “as duas candidaturas postas para a disputa do 2º turno da eleição não atendem ao projeto político e de sociedade apresentado pelo Partido dos Trabalhadores na campanha e, em total consonância com a Direção Nacional do partido, não apoiará nenhum candidato no pleito do dia 28.   

Roseana Sarney é jogadora habilidosa, mas agora está de "croupier"(aquele que distribui as fichas e cartas no pôquer). É blefe amador pensar em 2° turno em São Luís sem a família Sarney. Qualquer um dos candidatos aceitará por baixo dos panos verdes o apoio que decide de Roseana Sarney.

8 de outubro de 2012

ALIANÇAS, CASAMENTOS, TRAIÇÕES E PULADAS DE CERCA NESTE 2° TURNO EM SÃO LUÍS

Somente os tolos podem acreditar em neutralidade dos candidatos derrotados no primeiro turno. Alianças e casamentos podem concretizarem-se nas próximas semanas. Já as traições e "puladas de cerca" começaram mesmo antes da votação de domingo(7).

Wasginhton Oliveira antecipa que vai consultar aqueles que o apoiaram. Oliveira ainda não definiu posição no 2° turno, mas a julgar pela "crise de labirintite" de Roseana Sarney, a saída do labirinto eleitoral(2012/2014) é dividir o apoio em 50% para cada orelha.

Eliziane Gama sai robustecida da eleição ao cargo de prefeita com 70 mil votos. Gama não é tola de iludir-se com a perenidade de votos dados em uma eleição majoritária, quando a próxima disputa a envolverá nas eleições proporcionais(deputada estadual ou federal).

Eliziane Gama à exemplo de  Roseana Sarney deve como boa samaritana dar de comer a quem tem fome( Edvaldo Holanda) e de beber a quem tem sede(Castelo). Da Gama tem interlocutores habilitados nas duas alas e não deve continuar articulando sob as amarras do patrulhamento.

Entre os derrotados no primeiro turno, Tadeu Palácio pelo destemido comportamento poderá ser o único a assumir publicamente posição no segundo turno. Existe dissabores com Castelo e com Flávio Dino, mas nada que a quitação dos prejuízos de campanha não resolva .

Ninguém espere adesões rápidas e com apelo emocional. As articulações tem como prioridade a vitória no segundo em São Luís. As posições dos principais atores não permite publicidade. Não se deve esquecer a nova e a velha composição dos vereadores de São Luís, eles decidiram na eleição para o governo em 2010.

  

SIMPLESMENTE LARANJA : EDNALDO NEVES ADMITE TER VOTADO EM HOLANDINHA NO 1° TURNO

Ainda na noite de domingo(7) o candidato Ednaldo Neves admitia ter votado em Holandinha no 1° turno. O fato é a cabal demonstração de que Ednaldo Neves tinha a exclusiva função de laranja na disputa.

Ednaldo Neves acompanhaou a apuração no Comitê Edvaldo Holanda. Tirou votos de "36" no peito. O fato é de um cinismo sem precedentes. Duranate a campanha ele negou veementemente a odiada função.

Quem iria pagar a fatura "Ednaldo Neves" caso Edvaldo Holanda Junior vencesse. O povo saberá nas próximas semanas avaliar posturas e comportamentos. Do lado de Castelo tem grupo políticos, do lado de Holandinha é gangue.


MÃE NAGIBA RECONHECE ERROS, MAS SERÁ QUE "ELA" SABE QUEM VENCERÁ O 2° TURNO?

O imortal, ex-deputado federal, estadual, municipal  etecetera e tal, Joaquim Haickel reconhece publicamente os erros nas sua previsões eleitorais. Por outro lado, "Mãe Nagiba" considera o óbvio como acerto. "Ela" só não fala da tentativa de esvaziar o quociente eleitoral.

As previsões que "Mãe Nagiba" considera como acertos são aquelas que toda a cidade já sabia. O comportamento de Joaquim Haickel é semelhante aos das cartomantes que tomam informações antecipadas dos mais próximos aos clientes.

 "Mãe Nagiba" não consegui prever a eleição de Ricardo Diniz que tem por base os terceirizados da Cooperativa Multicooper, nem a de Marquinhos da Divinéia "ungido" pela força das comunidades dos bairros de São Luís.

Quanto aos dados objetivos como abstenção eleitoral(19%), "Mãe Nagiba"(previa 25%) não se pronunciou.  O titular desta coluna alertava em postagem anterior o principal erro de "Mãe Nagiba" e no dia da votação o atípico fluxo nas seções eleitorais.

Em postagem com data de 2 de outubro(Principal erro de Mãe Nagiba é estimar em 520 mil o número de votantes) denunciamos a armação em cima do quociente eleitoral. A estratégia era inflar as vagas dos vereadores-Sarney na Câmara Municipal de São Luís. 

Não deu certo, Kátia Lobão virou Chapeuzinho Vermelho; Clara Moreira, omelete; Bulcão, Bocão; Carioca, agiota, mas  Marquinhos da Divinéia é vereador pela força e mobilização das comunidades dos bairros de São Luís..

O eleitorado ludovicense surpreendeu a todos e  tudo com a redução dos índices de abstenção(19%), votos brancos(2,52%); nulos(4,04%) . As urnas ainda continuam como as mulheres grávidas que não recorrem as radiografias eletrônicas.


7 de outubro de 2012

NASCE UMA PODEROSA OLIGARGUIA : FAMÍLIA ROCHA ELEGE FILHOS, NETOS E QUER DOMINAR SÃO LUÍS

Quem pensa que o Maranhão está  perto de livra-se das oligarquias está enganado. Filhos e netos do ex-governador Luís Rocha- aquele que dizia que "Sarney é minha régua e compasso" foram eleito$ em 2012.

Luís Rocha Filho, o Rochinha é o novo prefeito de Balsas. Roberto Rocha Junior, o "Juninho" foi guindado a Câmara dos Vereadores de São Luís com os votos do reduto de Edvaldo Holanda Junior. Roberto Rocha é o vice-prefeito de Holandinha.

Nasce assim uma nova oligarquia nas algibeiras do falado processo de mudança. Tudo isso me parece patrocinado por um vistoso bigode, que deve voltar a disputar o mandato de Senador pelo Maranhão em 2014.

Tal mudança tem o cheiro de naftalina e o "môfo" próprio das estruturas carcomidas. Sarney consegue "mudar o que deve ser mudado", usando da sua indiscutível habilidade política. As vitória dos Rochas são traçadas pelo compasso e régua de José Sarney.

São Luís no 2° turno tem a responsabilidade de abortar o nascimento desta nova oligarquia com origen rural. É preciso evitar a transferência da oligarquia urbana representada por José Sarney à  família de Roberto Rocha .

RELAÇÃO DOS VEREADORES ELEITOS EM SÃO LUÍS

Ivaldo Rodrigues, Pavão Filho, Edmilson Jansen, Barbosa Lages e Roberto Rocha Jr.

Astro de Ogum, Barbara Soeiro, Gutemberg Araújo, Sergio Frota, José Joaquim

Marlon Garcia, Manoel Rego, Luciana Mendes e Ricardo Diniz

Helena Dualibe, Sebastião Albuquerque e Fábio Câmara

Pedro Lucas Fernandes e Honorato

Pereirinha e Chico Carvalho

Rose Sales e Prof. Lisboa

Paulo Luiz e Marquinho da Divinéia

Chaguinhas e Nato

Josué Pinheiro e Armando Costa

Estevão Aragão

Beto Castro

RESULTADO DAS ELEIÇÕES EM SÃO LUÍS NÃO GARANTE VITÓRIA NO 2° TURNO

Considero normal a pequena vantagem de Holandinha(36%) sobre João Castelo(31%). Afinal no primeiro turno 5 entre os 6 candidatos criticavam sistematicamente a administração do atual prefeito João Castelo.

A mudança dos poucos pontos percentuais favoráveis a Holandinha não garante a vitória no 2° turno. Agora o tempo de televisão é igual entre os candidatos, os debates não correm o risco da participação estudada.

A reunião acontecida na segunda feira(01) que precedia os debates foi fundamental para a mudança dos números. Eliziane Gama(13%) foi previamente preparada para roubar a cena. Seus próximos passos são previsíveis.

A grande dificuldade de Holandinha será no mano à mano, ou como ele mesmo diz no "olho no olho". O 2° turno é uma nova eleição, um novo cenário. Castelo a exemplo  última eleição, deverá superar os problemas do 1° turno.

Castelo é político que cresce  nos momentos de adversidade. Foi assim com Sarney e será com estrutura que pretende sucedê-lo. Castelo tem a seu favor um grupo político, Holandinha tem uma gangue sequiosa pelas chaves do cofre.


ELEIÇÕES E PRISÕES : CARIOCA É OUTRO QUE ESTARIA VENDO A JIRIPOCA CANTAR NO NINHO

O candidato a vereador  conhecido como "Carioca" seria outro a ver a "jiripoca cantar no ninho".  As informações ainda não se confirmaram, mas as supostas prisões seriam o "re$caldo" do final da concorrida eleição em São Luís.

Os prováveis monitoramentos podem ter alcançado o candidato Carioca. Ele prometia gastar muito dinheiro para eleger-se vereador por São Luís. "A boca miúda" falava-se em mais de 2 milhões de reais na "boca de urna". 

Os órgãos de ficalização fizeram levantamento prévio de forma a identificar a possibilidade de crimes eleitorais. As ações preventivas dos Serviços de Inteligência facilitaram as investigações e prisões  dos possíveis envolvidos .

Alguns candidatos faziam questão de vazar os grandes gastos de campanha. Carioca não escondia de ninguém que seu principal cabo eleitoral era um tal de real. Resta saber se a informação procede ou é só "intriga da oposição".

Não vote em agiota, vote em Carioca. Será que ele está ouvindo a "jiripoca cantar no ninho"? Aguardem que vou pessoalmente verificar as notícias de prisões.


ELEIÇÕES, MILHÕES E PRISÕES : VEREADOR SEVERINO SALES ESTARIA FORAGIDO OU DE OLHO NA "BUTIQUE"(VOTOS)?

O ano eleitoral de 2012, apresenta p maior número de prisões no dia da votação. Prefeitos, vereadores, cabos eleitorais e eleitores formam uma extensa lista de autuados pelas prática de crimes contra o sufrágio universal.

Segundo fontes das forças públicas que fiscalizam o processo, o número só não é maior pelo reduzido contingente que executa a hercúlea tarefa. " Com um número maior de Agentes e Delegados na fiscalização o número de envolvidos seria maior.

Circularam boatos ao fim da votação da existência de pedido de prisão do vereador de São Luís, Severino Sales. Não há confirmação de decisão judicial ou medida policial neste sentido. Sales estaria em solo alencarino(Ceará).

Tentamos o contato sem sucesso com o vereador Severino Sales. A família do vereador teria orientado os funcionários de Sales a não prestar nenhuma declaração à imprensa. Sales poderá perder o mandado caso eleito, pela comprovação da compra de votos.

Com quantos milhões se faz um vereador? Só "Severina Xique-Xique" ou "Pedro Caroço" para responder. Vamos de Genival Lacerda com o grande sucesso. Severino esta foragido ou de está de olho na "Butique"(votos).

Agora é aguardar as urnas cantarem ou caso se confirme o vereador na "Juquira".


BAIXA ABSTENÇÃO E RESSACA DE ROSEANA SARNEY MARCAM A MANHÃ DE VOTAÇÃO

O grande fluxo nas seções eleitorais de São Luís sugerem baixa abstenção. Contrariando a todas pesquisas e previsões analiticas o eleitorado ludovicense resolveu comparecer em massa as urnas.

A reação inesperada pode ser resposta as pesquisas de intenções de votos. Eleitores indecisos e os que ainda não haviam optado por algum candidato são outros nichos responsáveis pelo aumento dos votantes.

Foi intensa a movimentação nos locais de votação até o final da manhã. O fato pode produzir dados inesperados nas campanhas majoritárias e proporcionais. Cada candidato aposta em si até o final da apuração.

Roseana Sarney adiou para 3 horas da tarde o comparecimento ao Colégio Santa Teresa. É no "Santa" que a "Abençoada" vota. Roseana Sarney ainda se recupera de noite entre "damas de copas" e "reis de espada".   

A provável diminuição da abstenção e a ressaca de Roseana Sarney marcam a manhã eleitoral em São Luís.


CASTELO : A ORIENTAÇÃO É MANTER A GARRA E A VONTADE DE VENCER ATÉ O ÚLTIMO MINUTO


O prefeito João Castelo disse, neste domingo, que embora todas as pesquisas de intenção de voto apontem sua liderança nas eleições de hoje, a militância e demais apoiadores de sua candidatura estão orientados a manter a garra e a vontade de vencer até o último minuto.

Castelo analisa que a reeleição, o que está em jogo é o futuro de milhares de maranhenses que vão optar pela a continuidade de uma gestão inovadora e preocupada com um futuro melhor para a cidade. 

Castelo fez a declaração durante a última caminhada de campanha, na Vila Conceição, Alto do Calhau e bairros vizinhos. Centenas de militantes, amigos e comunitários participaram da grande maratona. 

Segundo cálculos da coordenação, mais de 120 quilômetros de ruas e avenidas foram percorridos por Castelo em caminhadas. O contato direto com o povo permite ao candidato ter a convicção da vitória.

Hoje, às 10h, o candidato a reeleição pela coligação “Pra Fazer Muito Mais” vota no Colégio Divina Pastora, no Anil. Ele estará acompanhado do candidato a vice-prefeito, deputado Neto Evangelista, que vota às 11h, no Colégio Dom Bosco, no Renascença. 

Castelo e Neto acompanharão a apuração na quadra de esportes do Colégio Upaon-Açu ao lado de militantes e convidados. Castelo disse que está tranquilo e a sua vitória virá porque suas propostas apresentadas ao longo da campanha estão em sintonia com os objetivos do povo de São Luís.

6 de outubro de 2012

PROMESSA ? ELIZIANE ENDURECE O JOGO E DISSE QUE NÃO DARÁ A OUTRA FACE PARA FLÁVIO DINO ESPANCAR

A candidata Eliziane Gama endureceu o jogo com Flávio Dino. Após o destaque no debate da televisão, Eliziane disse à Flávio Dino que tem uma "Gama" de motivos para não aderir a campanha de Holandinha no 2° turno.

Eliziane Gama foi preterida na escolha do candidato do "consórcio". Eliziane, Rocha, Tadeu Palácio e Holandinha disputavam a indicação. Roberto Rocha como sempre servindo de arroz, só para acompanhar.

Roberto Rocha inventou uma tal de pesquisa qualitativa, as "quali". A qualiragem era desculpa para mostrar Holandinha como o mais qualificado. O debate na TV mostrou que as "quali" não merecem credibilidade.

Rocha para variar renunciou a candidatura, provando que servia apenas como  como "boi de piranha" para Holandinha. Tadeu e Eliziane lançaram candidaturas independentes e Roberto foi gratificado como vice.

Durante a campanha restou provado que Holandinha é um boneco eleitoral. Entre os cordões que o manipulam estão Edvaldo Holanda(pai), Flávio Dino, Roberto Rocha, Weverton Rocha e Aziz Santos.

Eliziane Gama ao longo da campanha percebeu que não podia continuar como "inocente útil". A "irmãzinha" saiu da "igrejinha", começou a orar sem seguir necessariamente a paradoxal homilia "cristã-comunista" e "se deu de bem".

Flávio Dino faz a preleção exortando a si mesmo, para explicar a escolha de Holandinha."Tomai e bebei todos vocês, Holandinha é o meu sangue, o sangue da nova aliança que é derramado para minha eleição de governador em 2014".

Eliziane Gama tem respondido aos interlocutores de Flávio Dino  com Romanos 6:23: "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna". Vamos aguarda para ver se é só promessa de campanha eleitoral. 

5 de outubro de 2012

IBOPE : CASTELO MANTÉM A DIANTEIRA(31) E HOLANDINHA CAI(27%)

Os números do IBOPE mostram a tendência do eleitorado de São Luís. Castelo mantém a dianteira com 31% dos votos. Holandinha fica em segundo, mas perdeu 4 pontos percentuais(31 par 27%).

A pesquisa foi realizada entre 3 e 5 de outubro, portanto mostra o desmantelo provocado pelo debate na Mirante na noite de quinta(4). Holandinha foi o principal beneficiado no "5 contra 1" no 1° turno.

Castelo foi duramente criticado por todos no 1° turno, mas manteve a liderança do princípio ao presente momento eleitoral. No 2° turno o tempo de televisão será o mesmo para Castelo e Holandinha.

Edvaldo Holanda Junior  não terá o auxílio de Ednaldo Neves como laranja. Edvaldo mandava Ednaldo espancar impiedosamente João Castelo na TV, aparecendo como candidato com postura propositiva.

A estratégia de usar Ednaldo Neves como laranja foi denunciada nos blogs e jornais. Ednaldo recebeu castigo do povo de São Luís.  Ednaldo Neves sai da eleição sem pontuar nas pesquisas e como laranja.

Elisiane Gama traída na disputa interna do "consórcio" por Flávio Dino manteve o tom de críticas ao prefeito João Castelo. Gama só aliviou quando percebeu que era usada como "inocente útil".

Elisiane Gama  deve dar a outra face para Flávio Dino esbofetear no 2° turno? Infelizmente algumas pessoas nasceram para mesmo traídas continuarem apanhando dos seus algozes.

Tadeu traído a direita por Roseana Sarney e a esquerda por  Flávio Dino não serviu de "bucha" durante o Horário Eleitoral Gratuito. Palácio pela maduridade deverá procurar o centro com Castelo.

Washington não é o dono dos 10% nas intenções de voto. Roseana vai abanar a brasa do vencedor e assoprar as cinzas no olho do perdedor. Como? Dividindo em 50% os apoios para Castelo e Holandinha.


O "bebezinho" não terá o "anda já" do tempo dos outros candidatos, tão pouco poderá usar o "laranja Neves" para atacar João Castelo. Não tem mais "gu gu dá dá" ou "eu quelo" "eu quelo".

Agora é de homem para homem, tem que olhar "olho no olho". 

EFEITOS DO DEBATE : ROSEANA SARNEY E FLAVIO DINO SE ARREPENDEM DAS ESCOLHAS

A pífia participação de Washington Oliveira no debate da Mirante deixou Roseana Sarney profundamente arrependida. Confrontando a performance de Tadeu Palácio à de Washington Oliveira os inquilinos dos Leões admitiram o erro na escolha do candidato.

A rebordosa foi maior para Holandinha. Flávio Dino teria dito aos comunistas do "politburo", que o nome o nome do "homem" era Elisiane Gama. Desenrolada diante das câmaras,  da Gama, tá na boca do povo desde as primeiras horas da madrugada.

Palácio e Gama tiraram fotos de rosto colado. Ninguém sabe o comportamento de ambos no 2° turno. Nas discussões entrarão as dívidas de campanha, o desgaste no apoiamento e etc etera e tal. 

Da Gama estava "vestida de vermelho" na noite do debate.Tudo indica que ela vai dar a outra face para o tabefe de Dino no 2° turno. Elisiane fala bem, no entanto articula com medo e patrulhada.

Tadeu não deu pistas concretas, mas no caminho de volta ninguém se perde. Palácio tem mágoas a esquerda com Flávio Dino, a direita com Roseana Sarney. O caminho natural é Castelo

As cores das roupas que vestimos mostram os nossos desejos inconscientes. Elisiane de vermelho e Tadeu de amarelo dão sobejas provas da cromoterapia.


  




AVENIDA ELEIÇÃO : HAROLDO SABÓIA ENCARNA O "MAX" E MOSTRA OS PODRES DE HOLANDINHA

Durante o debate promovido pela TV Mirante na noite de quinta(4), Haroldo Sabóia encarnou o personagen "Max" da novela Avenida Brasil. Sabóia a semelhança de Max mostrou os podres de Holandinha.

Holandinha como "Carminha" esconde muita maldade por detrás da carinha de anjo. Holandinha como Carminha é um artista em seus disfarces. Holandinha como Carminha tem um "gigolô" a espera das chaves dos cofres da Prefeitura.

Haroldo Sabóia "deu uma do" personagem Max, mostrando os podres de Holandinha. As articulações com Weverton Rocha levam a Carlos Lupi e a Carlinhos Cachoeira nas votações do aumento do salário e CPI na Câmara dos Deputados.

Holandinha como Carminha escutou tudo caladinho e não passou recibo de culpa. Holandinha como Carminha ainda vai ser desmascarado em outras articulações "nada republicanas". Aguardem os próximos capítulos da novela Avenida Eleição.

Como diz o ditado "você engana alguém por algum tempo, mas não engana todos o tempo todo". Holandinha como Carminha quer Tchun, Tchun, Tchá, Tchá, Tchá.


DEBATE NA MIRANTE NÃO DEIXOU DÚVIDAS : EDVALDO HOLANDA NÃO TEM CONDIÇÕES DE ADMINISTRAR SÃO LUÍS

Considerações Iniciais

O horário do debate(11 horas) tirou a grande massa da audiência. As regras facilitaram o engessamento, o direcionamento, a triangulação e a orquestração previstas em postagem anterior. O mediador Tônico Ferreira errou na condução nos três primeiros blocos , prejudicando ao candidato João Castelo.


Bloco I- Temas Previamente Escolhidos


Eliziane Gama ligou para o titular desta coluna eletrônica para negar que tivesse participado de ensaio com o objetivo de isolar Castelo, mas mostrou  justamente o denunciado.

Eliziane Gama não confrontou com João Castelo por sua livre iniciativa em nenhum momento. No último bloco por força das regras do debate, Eliziane Gama fez uma única pergunta à João Castelo. 

Da mesma forma procederam Tadeu e Edvaldo Junior, comprovando a orquestração adredemente ensaida na segunda-feira(01) na mansão de Roberto Rocha no bairro da Cohama.

No primeiro bloco, Eliziane perguntou para Tadeu, Palácio questionou Washington. Oliveira desviou para Castelo, que de "bate-pronto" direciounou a o confronto à Holanda Junior.

No giro Castelo foi o destaque, respondendo a Washington mostrou obras na reviatalização do centro histórico como e Cine Rox  e desconsertou Edvaldo Junior com o tema saneamento.

Obras como drenagens de canais mostraram as realizações da administração de João Castelo. Holandinha na réplica limitou-se a fazer duvidosas críticas quanto ao percentual da execução do orçamento.  

Edvaldo Junior buscou Haroldo Saboia, que finalizou com Eliziane Gama. Na réplica a Gama,Saboia falou de Weverton Rocha e dos devios no Ginásio Costa Rodrigues. Eliziane Gama proposidatamente desconversou, mostrando alinhamento prévio com Holandinha.

BLOCO II- Tema Livre.

Holandinha era o dono da bola, evitou Castelo e triangulou com Eliziane Gama com o tema Educação. Eliziane voltou a evitar Castelo, buscou Washington e requentou a discussão com o Centro Histórico.

Washington também fugiu de Castelo e fez tabelinha com Holanda Junior, usando novamente as questões do Centro Histórico. O tema parece que foi proposto pela Embratur.

Edvaldo Holanda também driblou Castelo, Holandinha partiu para "trocar figurinhas" com Haroldo. Sabóia acabou com a "pelada", desmontou Holanda Junior, denunciando  o apoio a Castelo em 2008 e apoiamento atual de Weverton Rocha.

Neste bloco ficou caracterizado o despreparo de Edvaldo Holanda Junior, que mesmo ensaiado não consegui esconder estar inabilitado para o cargo de prefeito.

Holandinha ensaiou tudo, mas não consegui esconder que tem entre os apoidaores/coordenadores de campanha o Ficha-Suja Weverton Rocha, que responde pelos desvios de recursos no Ginásio Costa Rodrigues. 

BLOCO III- TEMAS LIVRES.

Castelo invadiu a área do principal adversário, questionando a Edvaldo Holanda se eleito daria continuidade ao VLT. Holandinha em raro momento de lucidez admitiu que não era contra o projeto, que estudaria a sua exucução.

 Como a tema era de proposição do candidato, Edvaldo Holanda Junior consegui dar ênfase as sua fala, repentindo o refrão de que vai "olhar nos olhos" e parari parará.

Eliziane Gama que participou do ensaio na mansão de Roberto Rocha, consegui pelos anos do exercício de jornalismo passar a mensagem com objetividade, devendo subir nas pesquisas de boca de urna e talvez ultrapassar a Uówashington.

Tadeu Palácio foi o "princípe" dos debates, deixando os inquilinos do Palácio dos Leões arrependidos. Este é outro que deve abiscoitar votos dos indecisos.

Haroldo Sabóia estava tão tranquilo que conseguiu falar do seu principal defeito(a gagueira). Sabóia foi o único a usar da fina ironia com o tempero necessário para apimentar o debate.

Washinton Oliveira mostrou que quando o "cabra" tem o nome da distante Capital Administrativa dos Estados Unidos(Washington) e o apelido de Macaxeira, a campanha fica longe do povo e enterrada apenas na vontade do candidato.

Considerações Finais.

Castelo voltou ao destaque mostrando suas realizações, que nunca foi processado e sentenciado durante a vida pública e que não tem como apoiador ou coordenador de campanha políticos enrolados em processos judiciais.

Edvaldo Holanda Junior de forma melancólica repetiu as frases ensaiadas durante toda a campanha, atestando que é um candidato de proveta sem a menor condições de adminsitar São Luís.

Eliziane Gama mesmo negando peremptoriamente participação em ensaios para isolar o candidato João Castelo, fez seu papel com maestria e "vestida de vermelho" mandou recado para o segundo turno.

Tadeu Palácio esteve muito bem durante os debates. Mostrou que conhece a máquina administrativa de São Luís, não "espicaçou" nenhum candidato. Tadeu fechou os comitês de campanha, mas deixou as portas do Palácio aberta para todos no 2° turno.

Haroldo Sabóia esteve muito a vontade, não girou a metralhadora para todos, mas acertou de forma mortal Holandinha com as revelações sobre Weverton Rocha e o passado recente de apoio a João Castelo.


Washington Oliveira foi o pior entre os debatedores. A voz, a dicção, o raciocínio não ajudaram. A denúncia de Haroldo Sabóia sobre a "fome"com gastos em compras de gêneros alimentícios do governo e da vice-governança(700 milhões) enterraram a Macaxeira.

4 de outubro de 2012

RAIMUNDO FILHO ENTREGA CERTIFICADO A MARISQUEIROS E KIT'S DE PESCA EM PAÇO DO LUMIAR


“Estou feliz com este momento, além de ser a realização de um sonho, agora sim, nós teremos a possibilidade de colocarmos em prática o que aprendemos e aumentar a nossa renda”, falou Francisco das Chagas, 64 anos, morador do Mocajutuba. Ele que se aposentou há pouco tempo e viu no trabalho como marisqueiro, uma forma de ter uma renda e de continuar trabalhando de forma digna.

Seu Francisco, como é conhecido pelos amigos integra o grupo de Marisqueiros que foram capacitados numa parceria entre a Prefeitura de Paço do Lumiar, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE e que receberam seus certificados, na manhã desta quinta-feira, dia 04, no Auditório da Secretaria de Produção e Abastecimento. 

Estão entre os concludentes da capacitação marisqueiros das comunidades de Pau Deitado, Timbuba, Mocajituba, Pindoba, Mojó, além de universitários do Instituto de Ensino Superior Franciscano – IESF. 

Segundo Raimundo Filho, essa é uma oportunidade única para os moradores do município, que integram o ramo da pesca e da colheita de mariscos. “Fortalecer o trabalhador e a obtenção da sua renda é uma das minhas grandes inquietações, por mais que tenhamos pouco tempo para administrar o município, por isso, eu acho importantíssimo esse momento aqui hoje, pois demonstramos nossa seriedade em atender o trabalhador e ajudá-lo através das parcerias a aumentar a sua renda”, afirmou.  

“Assumimos com a tarefa árdua de administrar a Secretaria de Produção e Abastecimento e colocar para andar muitos projetos. Temos uma área rural muito forte em Paço do Lumiar e nosso maior interesse é que o trabalhador dessa área seja valorizado e haja investimentos que o auxiliem na produção sustentável e na obtenção de renda de forma digna”, frisou Ronald Abreu, Secretário de Produção e Abastecimento.

KIT FEIRA DO PEIXE
Na oportunidade também foram entregues à Associação Beneficente de Pescadores e Marisqueiros do Povoado de Pau Deitado e à União de Moradores de Pau Deitado 03 kit’s da Feira do Peixe.

Constam nos kits uma estrutura metálica desmontável, balcão para manuseio de pescados, recipientes com tampa para resíduos, balança eletrônica, caixa isotérmica para acondicionamento de peixe, bem como, avental, luvas e facas , filetagens e um tanque desmontável com capacidade para dois mil peixes vivos com puçá para coleta e soprador para manutenção da água.

Para Josué Pereira, presidente da Associação Beneficente de Pescadores e Marisqueiros, esta é a concretização de um sonho dos trabalhadores. “Estamos felizes por fazer parte desse momento e tenho certeza que estes kit’s melhoram ainda mais a vida do pescador”, ressaltou.

Raimundo Filho entregou os kit’s e ressaltou a importância da entrega deste material para os trabalhadores. “Estamos aqui buscando parcerias para melhorar ainda mais a vida da população e principalmente para ajudar os nossos munícipes a obterem renda de forma independente e de forma sustentável”, disse.

Também participaram da solenidade Isabela Castro, Coordenadora de Pesca da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento; Isabel Lopes, Presidente da União de Moradores de Pau Deitado; Fábio Jorge, representante da Secretaria Estadual de Pesca e Silvana Diniz, representante do SEBRAE-MA. 

 

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...