5 de outubro de 2012

IBOPE : CASTELO MANTÉM A DIANTEIRA(31) E HOLANDINHA CAI(27%)

Os números do IBOPE mostram a tendência do eleitorado de São Luís. Castelo mantém a dianteira com 31% dos votos. Holandinha fica em segundo, mas perdeu 4 pontos percentuais(31 par 27%).

A pesquisa foi realizada entre 3 e 5 de outubro, portanto mostra o desmantelo provocado pelo debate na Mirante na noite de quinta(4). Holandinha foi o principal beneficiado no "5 contra 1" no 1° turno.

Castelo foi duramente criticado por todos no 1° turno, mas manteve a liderança do princípio ao presente momento eleitoral. No 2° turno o tempo de televisão será o mesmo para Castelo e Holandinha.

Edvaldo Holanda Junior  não terá o auxílio de Ednaldo Neves como laranja. Edvaldo mandava Ednaldo espancar impiedosamente João Castelo na TV, aparecendo como candidato com postura propositiva.

A estratégia de usar Ednaldo Neves como laranja foi denunciada nos blogs e jornais. Ednaldo recebeu castigo do povo de São Luís.  Ednaldo Neves sai da eleição sem pontuar nas pesquisas e como laranja.

Elisiane Gama traída na disputa interna do "consórcio" por Flávio Dino manteve o tom de críticas ao prefeito João Castelo. Gama só aliviou quando percebeu que era usada como "inocente útil".

Elisiane Gama  deve dar a outra face para Flávio Dino esbofetear no 2° turno? Infelizmente algumas pessoas nasceram para mesmo traídas continuarem apanhando dos seus algozes.

Tadeu traído a direita por Roseana Sarney e a esquerda por  Flávio Dino não serviu de "bucha" durante o Horário Eleitoral Gratuito. Palácio pela maduridade deverá procurar o centro com Castelo.

Washington não é o dono dos 10% nas intenções de voto. Roseana vai abanar a brasa do vencedor e assoprar as cinzas no olho do perdedor. Como? Dividindo em 50% os apoios para Castelo e Holandinha.


O "bebezinho" não terá o "anda já" do tempo dos outros candidatos, tão pouco poderá usar o "laranja Neves" para atacar João Castelo. Não tem mais "gu gu dá dá" ou "eu quelo" "eu quelo".

Agora é de homem para homem, tem que olhar "olho no olho". 

EFEITOS DO DEBATE : ROSEANA SARNEY E FLAVIO DINO SE ARREPENDEM DAS ESCOLHAS

A pífia participação de Washington Oliveira no debate da Mirante deixou Roseana Sarney profundamente arrependida. Confrontando a performance de Tadeu Palácio à de Washington Oliveira os inquilinos dos Leões admitiram o erro na escolha do candidato.

A rebordosa foi maior para Holandinha. Flávio Dino teria dito aos comunistas do "politburo", que o nome o nome do "homem" era Elisiane Gama. Desenrolada diante das câmaras,  da Gama, tá na boca do povo desde as primeiras horas da madrugada.

Palácio e Gama tiraram fotos de rosto colado. Ninguém sabe o comportamento de ambos no 2° turno. Nas discussões entrarão as dívidas de campanha, o desgaste no apoiamento e etc etera e tal. 

Da Gama estava "vestida de vermelho" na noite do debate.Tudo indica que ela vai dar a outra face para o tabefe de Dino no 2° turno. Elisiane fala bem, no entanto articula com medo e patrulhada.

Tadeu não deu pistas concretas, mas no caminho de volta ninguém se perde. Palácio tem mágoas a esquerda com Flávio Dino, a direita com Roseana Sarney. O caminho natural é Castelo

As cores das roupas que vestimos mostram os nossos desejos inconscientes. Elisiane de vermelho e Tadeu de amarelo dão sobejas provas da cromoterapia.


  




AVENIDA ELEIÇÃO : HAROLDO SABÓIA ENCARNA O "MAX" E MOSTRA OS PODRES DE HOLANDINHA

Durante o debate promovido pela TV Mirante na noite de quinta(4), Haroldo Sabóia encarnou o personagen "Max" da novela Avenida Brasil. Sabóia a semelhança de Max mostrou os podres de Holandinha.

Holandinha como "Carminha" esconde muita maldade por detrás da carinha de anjo. Holandinha como Carminha é um artista em seus disfarces. Holandinha como Carminha tem um "gigolô" a espera das chaves dos cofres da Prefeitura.

Haroldo Sabóia "deu uma do" personagem Max, mostrando os podres de Holandinha. As articulações com Weverton Rocha levam a Carlos Lupi e a Carlinhos Cachoeira nas votações do aumento do salário e CPI na Câmara dos Deputados.

Holandinha como Carminha escutou tudo caladinho e não passou recibo de culpa. Holandinha como Carminha ainda vai ser desmascarado em outras articulações "nada republicanas". Aguardem os próximos capítulos da novela Avenida Eleição.

Como diz o ditado "você engana alguém por algum tempo, mas não engana todos o tempo todo". Holandinha como Carminha quer Tchun, Tchun, Tchá, Tchá, Tchá.


DEBATE NA MIRANTE NÃO DEIXOU DÚVIDAS : EDVALDO HOLANDA NÃO TEM CONDIÇÕES DE ADMINISTRAR SÃO LUÍS

Considerações Iniciais

O horário do debate(11 horas) tirou a grande massa da audiência. As regras facilitaram o engessamento, o direcionamento, a triangulação e a orquestração previstas em postagem anterior. O mediador Tônico Ferreira errou na condução nos três primeiros blocos , prejudicando ao candidato João Castelo.


Bloco I- Temas Previamente Escolhidos


Eliziane Gama ligou para o titular desta coluna eletrônica para negar que tivesse participado de ensaio com o objetivo de isolar Castelo, mas mostrou  justamente o denunciado.

Eliziane Gama não confrontou com João Castelo por sua livre iniciativa em nenhum momento. No último bloco por força das regras do debate, Eliziane Gama fez uma única pergunta à João Castelo. 

Da mesma forma procederam Tadeu e Edvaldo Junior, comprovando a orquestração adredemente ensaida na segunda-feira(01) na mansão de Roberto Rocha no bairro da Cohama.

No primeiro bloco, Eliziane perguntou para Tadeu, Palácio questionou Washington. Oliveira desviou para Castelo, que de "bate-pronto" direciounou a o confronto à Holanda Junior.

No giro Castelo foi o destaque, respondendo a Washington mostrou obras na reviatalização do centro histórico como e Cine Rox  e desconsertou Edvaldo Junior com o tema saneamento.

Obras como drenagens de canais mostraram as realizações da administração de João Castelo. Holandinha na réplica limitou-se a fazer duvidosas críticas quanto ao percentual da execução do orçamento.  

Edvaldo Junior buscou Haroldo Saboia, que finalizou com Eliziane Gama. Na réplica a Gama,Saboia falou de Weverton Rocha e dos devios no Ginásio Costa Rodrigues. Eliziane Gama proposidatamente desconversou, mostrando alinhamento prévio com Holandinha.

BLOCO II- Tema Livre.

Holandinha era o dono da bola, evitou Castelo e triangulou com Eliziane Gama com o tema Educação. Eliziane voltou a evitar Castelo, buscou Washington e requentou a discussão com o Centro Histórico.

Washington também fugiu de Castelo e fez tabelinha com Holanda Junior, usando novamente as questões do Centro Histórico. O tema parece que foi proposto pela Embratur.

Edvaldo Holanda também driblou Castelo, Holandinha partiu para "trocar figurinhas" com Haroldo. Sabóia acabou com a "pelada", desmontou Holanda Junior, denunciando  o apoio a Castelo em 2008 e apoiamento atual de Weverton Rocha.

Neste bloco ficou caracterizado o despreparo de Edvaldo Holanda Junior, que mesmo ensaiado não consegui esconder estar inabilitado para o cargo de prefeito.

Holandinha ensaiou tudo, mas não consegui esconder que tem entre os apoidaores/coordenadores de campanha o Ficha-Suja Weverton Rocha, que responde pelos desvios de recursos no Ginásio Costa Rodrigues. 

BLOCO III- TEMAS LIVRES.

Castelo invadiu a área do principal adversário, questionando a Edvaldo Holanda se eleito daria continuidade ao VLT. Holandinha em raro momento de lucidez admitiu que não era contra o projeto, que estudaria a sua exucução.

 Como a tema era de proposição do candidato, Edvaldo Holanda Junior consegui dar ênfase as sua fala, repentindo o refrão de que vai "olhar nos olhos" e parari parará.

Eliziane Gama que participou do ensaio na mansão de Roberto Rocha, consegui pelos anos do exercício de jornalismo passar a mensagem com objetividade, devendo subir nas pesquisas de boca de urna e talvez ultrapassar a Uówashington.

Tadeu Palácio foi o "princípe" dos debates, deixando os inquilinos do Palácio dos Leões arrependidos. Este é outro que deve abiscoitar votos dos indecisos.

Haroldo Sabóia estava tão tranquilo que conseguiu falar do seu principal defeito(a gagueira). Sabóia foi o único a usar da fina ironia com o tempero necessário para apimentar o debate.

Washinton Oliveira mostrou que quando o "cabra" tem o nome da distante Capital Administrativa dos Estados Unidos(Washington) e o apelido de Macaxeira, a campanha fica longe do povo e enterrada apenas na vontade do candidato.

Considerações Finais.

Castelo voltou ao destaque mostrando suas realizações, que nunca foi processado e sentenciado durante a vida pública e que não tem como apoiador ou coordenador de campanha políticos enrolados em processos judiciais.

Edvaldo Holanda Junior de forma melancólica repetiu as frases ensaiadas durante toda a campanha, atestando que é um candidato de proveta sem a menor condições de adminsitar São Luís.

Eliziane Gama mesmo negando peremptoriamente participação em ensaios para isolar o candidato João Castelo, fez seu papel com maestria e "vestida de vermelho" mandou recado para o segundo turno.

Tadeu Palácio esteve muito bem durante os debates. Mostrou que conhece a máquina administrativa de São Luís, não "espicaçou" nenhum candidato. Tadeu fechou os comitês de campanha, mas deixou as portas do Palácio aberta para todos no 2° turno.

Haroldo Sabóia esteve muito a vontade, não girou a metralhadora para todos, mas acertou de forma mortal Holandinha com as revelações sobre Weverton Rocha e o passado recente de apoio a João Castelo.


Washington Oliveira foi o pior entre os debatedores. A voz, a dicção, o raciocínio não ajudaram. A denúncia de Haroldo Sabóia sobre a "fome"com gastos em compras de gêneros alimentícios do governo e da vice-governança(700 milhões) enterraram a Macaxeira.

4 de outubro de 2012

RAIMUNDO FILHO ENTREGA CERTIFICADO A MARISQUEIROS E KIT'S DE PESCA EM PAÇO DO LUMIAR


“Estou feliz com este momento, além de ser a realização de um sonho, agora sim, nós teremos a possibilidade de colocarmos em prática o que aprendemos e aumentar a nossa renda”, falou Francisco das Chagas, 64 anos, morador do Mocajutuba. Ele que se aposentou há pouco tempo e viu no trabalho como marisqueiro, uma forma de ter uma renda e de continuar trabalhando de forma digna.

Seu Francisco, como é conhecido pelos amigos integra o grupo de Marisqueiros que foram capacitados numa parceria entre a Prefeitura de Paço do Lumiar, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE e que receberam seus certificados, na manhã desta quinta-feira, dia 04, no Auditório da Secretaria de Produção e Abastecimento. 

Estão entre os concludentes da capacitação marisqueiros das comunidades de Pau Deitado, Timbuba, Mocajituba, Pindoba, Mojó, além de universitários do Instituto de Ensino Superior Franciscano – IESF. 

Segundo Raimundo Filho, essa é uma oportunidade única para os moradores do município, que integram o ramo da pesca e da colheita de mariscos. “Fortalecer o trabalhador e a obtenção da sua renda é uma das minhas grandes inquietações, por mais que tenhamos pouco tempo para administrar o município, por isso, eu acho importantíssimo esse momento aqui hoje, pois demonstramos nossa seriedade em atender o trabalhador e ajudá-lo através das parcerias a aumentar a sua renda”, afirmou.  

“Assumimos com a tarefa árdua de administrar a Secretaria de Produção e Abastecimento e colocar para andar muitos projetos. Temos uma área rural muito forte em Paço do Lumiar e nosso maior interesse é que o trabalhador dessa área seja valorizado e haja investimentos que o auxiliem na produção sustentável e na obtenção de renda de forma digna”, frisou Ronald Abreu, Secretário de Produção e Abastecimento.

KIT FEIRA DO PEIXE
Na oportunidade também foram entregues à Associação Beneficente de Pescadores e Marisqueiros do Povoado de Pau Deitado e à União de Moradores de Pau Deitado 03 kit’s da Feira do Peixe.

Constam nos kits uma estrutura metálica desmontável, balcão para manuseio de pescados, recipientes com tampa para resíduos, balança eletrônica, caixa isotérmica para acondicionamento de peixe, bem como, avental, luvas e facas , filetagens e um tanque desmontável com capacidade para dois mil peixes vivos com puçá para coleta e soprador para manutenção da água.

Para Josué Pereira, presidente da Associação Beneficente de Pescadores e Marisqueiros, esta é a concretização de um sonho dos trabalhadores. “Estamos felizes por fazer parte desse momento e tenho certeza que estes kit’s melhoram ainda mais a vida do pescador”, ressaltou.

Raimundo Filho entregou os kit’s e ressaltou a importância da entrega deste material para os trabalhadores. “Estamos aqui buscando parcerias para melhorar ainda mais a vida da população e principalmente para ajudar os nossos munícipes a obterem renda de forma independente e de forma sustentável”, disse.

Também participaram da solenidade Isabela Castro, Coordenadora de Pesca da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento; Isabel Lopes, Presidente da União de Moradores de Pau Deitado; Fábio Jorge, representante da Secretaria Estadual de Pesca e Silvana Diniz, representante do SEBRAE-MA. 

 

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...