4 de outubro de 2012

RAIMUNDO FILHO ENTREGA CERTIFICADO A MARISQUEIROS E KIT'S DE PESCA EM PAÇO DO LUMIAR


“Estou feliz com este momento, além de ser a realização de um sonho, agora sim, nós teremos a possibilidade de colocarmos em prática o que aprendemos e aumentar a nossa renda”, falou Francisco das Chagas, 64 anos, morador do Mocajutuba. Ele que se aposentou há pouco tempo e viu no trabalho como marisqueiro, uma forma de ter uma renda e de continuar trabalhando de forma digna.

Seu Francisco, como é conhecido pelos amigos integra o grupo de Marisqueiros que foram capacitados numa parceria entre a Prefeitura de Paço do Lumiar, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE e que receberam seus certificados, na manhã desta quinta-feira, dia 04, no Auditório da Secretaria de Produção e Abastecimento. 

Estão entre os concludentes da capacitação marisqueiros das comunidades de Pau Deitado, Timbuba, Mocajituba, Pindoba, Mojó, além de universitários do Instituto de Ensino Superior Franciscano – IESF. 

Segundo Raimundo Filho, essa é uma oportunidade única para os moradores do município, que integram o ramo da pesca e da colheita de mariscos. “Fortalecer o trabalhador e a obtenção da sua renda é uma das minhas grandes inquietações, por mais que tenhamos pouco tempo para administrar o município, por isso, eu acho importantíssimo esse momento aqui hoje, pois demonstramos nossa seriedade em atender o trabalhador e ajudá-lo através das parcerias a aumentar a sua renda”, afirmou.  

“Assumimos com a tarefa árdua de administrar a Secretaria de Produção e Abastecimento e colocar para andar muitos projetos. Temos uma área rural muito forte em Paço do Lumiar e nosso maior interesse é que o trabalhador dessa área seja valorizado e haja investimentos que o auxiliem na produção sustentável e na obtenção de renda de forma digna”, frisou Ronald Abreu, Secretário de Produção e Abastecimento.

KIT FEIRA DO PEIXE
Na oportunidade também foram entregues à Associação Beneficente de Pescadores e Marisqueiros do Povoado de Pau Deitado e à União de Moradores de Pau Deitado 03 kit’s da Feira do Peixe.

Constam nos kits uma estrutura metálica desmontável, balcão para manuseio de pescados, recipientes com tampa para resíduos, balança eletrônica, caixa isotérmica para acondicionamento de peixe, bem como, avental, luvas e facas , filetagens e um tanque desmontável com capacidade para dois mil peixes vivos com puçá para coleta e soprador para manutenção da água.

Para Josué Pereira, presidente da Associação Beneficente de Pescadores e Marisqueiros, esta é a concretização de um sonho dos trabalhadores. “Estamos felizes por fazer parte desse momento e tenho certeza que estes kit’s melhoram ainda mais a vida do pescador”, ressaltou.

Raimundo Filho entregou os kit’s e ressaltou a importância da entrega deste material para os trabalhadores. “Estamos aqui buscando parcerias para melhorar ainda mais a vida da população e principalmente para ajudar os nossos munícipes a obterem renda de forma independente e de forma sustentável”, disse.

Também participaram da solenidade Isabela Castro, Coordenadora de Pesca da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento; Isabel Lopes, Presidente da União de Moradores de Pau Deitado; Fábio Jorge, representante da Secretaria Estadual de Pesca e Silvana Diniz, representante do SEBRAE-MA. 

 

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...