30 de julho de 2012

ELEIÇÃO NO TJ: ASSIM VOTARAM OS DESEMBARGADORES NO ULTIMO ESCRUTÍNIO







NÃO TEM QUEM DESENTERRE A MACAXEIRA: AFONSO E HELENA REUNEM COM 12 PESSOAS

O deputado Afonso Manoel e Helena resolveram fazer uma reunião com as lideranças da Igreja Católica. Conferindo "no dedo", apenas doze pessoas compareceram ao evento na mansão do casal de candidatos.

Afonso Manoel revelou a uma fonte que tem sido difícil convencer as jovens lideranças a participarem da campanha de Washington Oliveira. "Ainda é muito difícil misturar a bíblia com as teses de Karl Marx".

Helena Duailibe em contato com a mesma fonte foi mais realista ao afirmar: "Castelo mobiliza porque tem resultados(obras) da sua administração em qualquer bairro. Daí a penetração fácil nas instituições".

Porque do uso do microfone para falar para 12 pessoas? Pelas fotos percebe-se que antes do churrasco de leitão ou leitoa contava-se 20 pessoas. Depois do rega-bofe apenas 12 dos convivas ficaram no ambiente .

Oh tristeza! Não tem quem desenterre a Macaxeira.  


 


COROADO:CASTELO NA RUA E COM O POVO; HOLANDINHA "NO CARRO" E LONGE DO POVO

Observem as imagens e constatem a diferença entre as campanhas. João Castelo de pé no chão e ao lado do povo. Holandinha "em riba" do carro e longe do povo. Porque das posturas tão diferentes?

Em visita ao Polo do Coroado e Coroadinho, João Castelo pode apertar a mão e olhar nos olhos dos moradores sem qualquer receio, pois tinha resultados(obras) da sua administração nos bairros.

 - Durante a administração tucana foram pavimentadas e asfaltadas 47 ruas e construídas obras de infraestrutura e saneamento básico como o Canal do Coroado e Canal do Rio das Bicas. 

Nos mesmos logradouros, Holandinha e Flávio ficaram em cima do carro, longe dos comunitários. Limitaram-se a cerimônia do "beija-mão". Isso é demagógico. Os bairros querem pelo menos planejamento.

Flávio justifica a postura pela recente viagem a Londres. Na Inglaterra é costume beijar a mão dos membros da realeza.  Como em época de eleição o povo vira rei, beijar a mão é arma de campanha. Que pena!

Castelo mantém diálogo como povo e aproveita para na conversa, receber novas reivindicações, críticas aos trabalhos realizados, bem como o reconhecimento pelos resultados positivos. Trabalhou vai colher.

Essa é a diferença. Não tem outra explicação que não seja o trabalho. "Do outro lado da biblia" os marqueteiros insistem na demagogia barata do "rei(Flávio) beijando as mãos dos súditos(o povo)".

29 de julho de 2012

TERRORISMO ELEITORAL : SARNEY APAVORADO QUER IMPEDIR A REELEIÇÃO DE JOÃO CASTELO

A família Sarney tomou conhecimento prévio das novas pesquisas da Escutec. João Castelo estaria com 13 pontos de diferença dos adversários mais próximos. Para aumentar o desespero dos "13", as estimativas de crescimento asseguram a vitória de Castelo logo no primeiro turno.

Flávio Dino sentiu a "pancada" e  marcou retorno imediato de Londres para o Maranhão. Alcançado no celular por Holandinha, Flávio informou que estava em Nova Iorque. Holandinha só ficou calmo quando soube que tratava-se do atrasado município de Nova Iorque, no Maranhão.

A reação da família Sarney foi a de sempre nas vésperas de eleições. Blogs oficiais ameaçam "cassar o registro ou eventual futuro mandato de João Castelo. Motivo: o candidato a Vice-Prefeito, Neto Evangelista passou em uma rua em que as máquinas da Prefeitura estavam realizando serviços.

Pela nova lei eleitoral da família Sarney, quem for "flagrado" próximo a uma obra perde a condição de candidato ou se eleito o mandato. Pela legislação brasileira(Lei 9.504/1997, artigo 77) "é proibido aos candidatos a cargos do Poder Executivo, participarem, nos três meses que precedem o pleito, de inaugurações de obras públicas".

Para Marcos Deça e quejandos o que vigora é o Código de Sarney, dispondo condutas em três artigos a saber: 1°- Todo poder emana de Sarney e em nome dos seus três filhos será exercido; 2°- Esta lei entra em vigor "ad perpetuam rei memorian"(para perpetua memória do feito); 3°- Revogam-se disposições, constituições, legislações ordinárias e extra ordinárias em contrário".


28 de julho de 2012

CASTELO DÁ O TOM : CAMPANHA PARA PREFEITO É O SOMATÓRIO DE COMPROMISSOS E RESULTADOS

Muitos aventureiros políticos imaginavam o eleitorado maranhense sucetível aos discursos messiânicos. Quebraram a cara e o bolso. As campanhas eleitorais não são mais tocadas na base do "com banana e bolo se engana os tolos", mesmo nos grotões do Maranhão.

O eleitor quer o compromisso do candidato com a cidade. Quando o compromisso junta-se a resultados a eleição está garantida pelo trabalho do gestor. Vários prefeitos fizeram o dever de casa, ainda que a mídia fizesse entender em contrário ao longo deste 4 anos.

Chegado o momento do encontro "olho no olho" e de "mãos em mãos", quem tem trabalho tem discurso, coragem e disposição para pedir o voto, mostrar ao eleitor as realizações na sua gestão ainda que escondidas pelo "monopólio da informação".

João Castelo a exemplo de vários prefeitos pode olhar no olho, apertar a mão e pedir o voto. Um elenco de obras começa a ser visualizado por muitos ludovicense. A campanha oportuniza o debate franco e democrático. Poucos perceberam as mudanças.

A maioria espera o horário eleitoral gratuito  para criar a novela "Avenida Maranhão". Acreditam que podem enganar o eleitorado como os grandes atores e atrizes. Felizmente a grande maioria dos eleitores de São Luís sabem fazer a diferença entre o real,o símbolico e o imaginário.

Os próximos 21 dias podem definir a corrida eleitoral em São Luís. Um ponto fundamental é fomentar uma agenda de debates em torno das obras realizadas por João Castelo. De igual importância é mostrar a obstrução patrocinadas por Roseana Sarney de importante obras para a Capital.

A tentativa de apropriação dos repasses dos convênios feitos ainda no governo Jackson Lago, as ações judiciais impedindo o prolongamento da Avenida Litorânea, os  obstáculos criados para dificultar a construção do Hospital Central de Urgência e Emergência são três exemplos de politicagem.

O eleitor deve chegar esclarecido ao palanque eletrônico em 21 de agosto.  Depois é só deixar bater que vira "fermento eleitoral". Marqueteiro que ficou esperando o horário nobre, vai ter muitas dificuldades em  concorrer com a "Avenida Brasil".

Quem será Tucão, quem será Carminha?


LUTO ELEITORAL:FLÁVIO DINO VIAJA PARA LONDRES E DEIXA HOLANDINHA ÓRFÃO DE CAMPANHA

Flávio Dino cumpre agenda de trabalho em Londres. O Presidente da Embratur sabe a importância de cada detalhe observado para sediar as Olimpíadas em 2016.

A pauta de trabalho cosmopolita não deixa espaço para as lamentações paroquiais de São Luís. Holandinha reclama da estrutura de campanha do prefeito Castelo.

O clima que já era de desânimo, tornou-se  sepulcral com a viagem de Flávio Dino. A previsão de retorno deve coincidir com o programa eleitoral gratuito no rádio e na televisão.

Castelo surfa nas ondas da popularidade. A campanha nas ruas faz o povo avaliar de forma livre. O contato da classe política  com as comunidades esclarece sa falsas informações.

A partir desta semana quem tem trabalho em São Luís vai anunciar. O direito de informação negado durante todo a administração acontecerá nos carros de som da campanha de João Castelo.

Como diz o ditado: "A justiça tarda, mas não falha". Durante as campanhas eleitorais o direito de informar pode ser exercido na sua plenitude. É justamente isso que projeta Castelo a vitória no primeiro turno.

O luto eleitoral de Holandinha mistura-se ao "olhar de ressaca" de Eliziane Gama. Ambos jóvens colhem os frutos da falta de visão política. Enganados por falsos profetas sentem-se como anjos caidos do céu.

A discussão entre o Conselheiro(TCE)  e o Juiz(TRE)  afeta a credibilidade da candidatura de Palácio. A campanha de Washington lembra  do homem que tinha um cachorro chamado "Nabunda". O cachorro morreu voce leva, deixa ou enterra? 

27 de julho de 2012

MUDA: MARANHÃO SINÔNIMO DE MENTIRA E DA MENTALIDADE POLÍTICA ATRASADA

É vergonhosa a concepção que o Brasil tem do Maranhão. Como se não bastasse o próprio significado que foi dado a palavra , o significante político-institucional é no sentido da mendacidade.

Talvez seja esta a razão do versejar do senador Sarney- "Maranhão Minha Terra Minha Paixão". O padre Vieira pelos idos de 1650 alertava que nas terras gonçalvinas "até o tempo mente".

Antônio Lobo fundador da Academia Maranhense de Letras preocupou-se em denunciar a política de "chefetes". Em raríssimo livro ele cobra em "História Política do Maranhão" a mudança de mentalidade.

"Benedito Leite Um Verdadeiro Republicano" é outra raridade. A obra de autoria de Jerônimo de Viveiros mostra que a mentalidade aferrada a permanência no poder dista de longa data.

Paulo Ramos governou o Maranhão de l936 à l945, em substituição a Aquiles Lisboa cassado pela Assembleia Legislativa do Estado. Fruto de golpe Ramos foi indicado por Getúlio Vargas. 

Vitorino Freire pega o bastão em 1946 para só deixar de influenciar definitivamente em 1971. Pernambucano conhecido como "bala na agulha" comandou de forma tacanha e humilhante os destinos do Maranhão.

José Sarney também de família de sangue pernambucano substituiu a Vitorino Freire. São 50 anos de mentiras e atrasos que somam-se a outros tantos conforme o pequeno apanhado epigrafado.

Flávio Dino é  promessa do rompimento dos grilhões da mentira e do atraso. O problema é que a promessa já se parece muito com a mentira. Em nome do pragmatismo a "praga" parece ter continuidade.

Seria a palavra Maranhão, a responsável por séculos de mentiras e subdesenvolvimento? Não creio na hipótese absurda em que o significado possa influenciar de forma determinante o significante.

Apesar da leitura compulsiva Sarney não praticou nem as lições do " Pequeno Príncipe" de Saint Exupery. 




26 de julho de 2012

ALTO ALEGRE : ATEMIR BOTELHO DISPARA E DEIXA ADVERSÁRIOS CONVERSANDO FOFOCA

Entre os dias 3, 4 e 5de junho do corrente ano foi realizada pesquisa eleitoral sob a responsabilidade do ITC na cidade de Alto Alegre do Pindaré. A atual administração foi classificada como boa, uma vez que a taxa de rejeição se situa na casa dos 25%.

O ITC com CNPJ de n° 07.443.368/0001-73 assegura a reeleição do atual gestor sem muita dificuldade. Feita a pergunta : Na sua opinião, como está a administração do Prefeito Atemir? Boa- 52,8; Regular- 20,6; Ruim: 15,5; Péssima: 10,7; NS/NQO: 0,4.

Na pesquisa estimulada  são estes os números para o cargo de Prefeito: Atemir-59,9; Fufuca-30,6; Otávio Rodrigues- 7,4; Nenhuma das Opções- 11,1; NS/NQO: 0,0. A "taca" come certo na Zona Rural com Atemir disparado com 64,3 e Fofoca com 26,1.

Otávio Rodrigues desistiu em favor de Atemir Botelho, entornando a pá de cal no grupo de "Fofoca". Para piorar a situação dos "Fofocas"(Pai e Filho) a população de Alto Alegre do Pindaré reprovou a utilização da morte do "Dominguinhos" como palanque eleitoral.

O Prefeito Atemir Botelho cumprindo a legislação não faz inaugurações, mas os trabalhos de pavimentação das estradas, construção de escolas e manutenção da área de saúde são fatos cotidianos que aumentam os índices eleitorais de Atemir Botelho em Alto Alegre do Pindaré.







PAÇO DO LUMIAR : AGENDA DA CANDIDATA NÚBIA DUTRA


PONTO DE ENCONTRO: Em frente a caixa d’água
AÇÃO 2: Bandeiraço do 12
HORÁRIO: 18h30
PONTO DE ENCONTRO: Posto de gasolina da Av. 14


COM SETOR DE FRANQUIA EM EXPANSÃO, ENTIDADE DO SEGMENTO REALIZA ENCONTRO NO MARANHÃO COM APOIO DO SEBRAE

  Evento em São Luís contou com a participação de franqueadores, franqueados e outros interessados no modelo de franquias Mercado que movime...