1 de julho de 2012

CHICO CARVALHO E ISAÍAS PEREIRINHA: DINOSSAUROS DA POLÍTICA LUDOVICENSE

O veto ao cargo de vereador de Wellington do Curso deixa a mostra os atavismos(característica ancestral que reaparece) dos dinissauros que pululam na classe política ludovicense.

A legislação em vigor exige que o candidato, para concorrer às eleições, esteja morando na circunscrição por, pelo menos, um ano antes do pleito e esteja com a filiação deferida pelo partido no mesmo prazo.

No Brasil, todo candidato a cargo eletivo deve, obrigatoriamente, estar filiado a um partido político, conforme norma constitucional em vigor. Tais regras permitem o jogo sujo perpetrado contra Wellington do Curso.

Alguns parlamentares, no entanto, criticam esse monopólio partidário e querem abrir a possibilidade para candidaturas independentes. Vetos ao candidatos com potencial eleitoral e intelectual não são novidades.

Paulo Paim (PT-RS) apresentou proposta (PEC 21/06) que altera a Constituição, visando permitir o registro de candidato sem vínculo partidário, desde que a candidatura tenha o apoio de 10% dos eleitores.

O Brasil ainda  faz parte da minoria que exige dos candidatos o vínculo partidário, ao lado, entre outros, da Argentina, Uruguai, Peru, México, Costa Rica, Guatemala, Israel, Suécia e África do Sul.

São Luís vai fazer 400 Anos, tendo entre seus vereadores exemplos dos citados dinossauros políticos. Chico Carvalho e Isaías Pereirinha são do tempo do voto "carretilha" ou dos votos em "branco".

A manobra consistia em trocar na fila de votação, a cédula eleitoral preechida com o nome de um candidato por dinheiro em espécie, ou manipular votos em branco em favor de determinado candidato. O voto eletrônico acabou esse estelionato eleitoral.

Chico Carvalho é filho do  falecido vereador José Marques Teixeira de Carvalho. Faz política através de interesses inconfessáveis. Com voto eletrônico chegou a  perder o mandato de vereador na presidência da Câmara de São Luís.

Impedir a candidatura de Weelington do Curso pela certeza da sua liderança é o cúmulo desfaçatez eleitoral. O povo de São Luís bem que poderia responder a Chico Carvalho, retornando-o ao sereno político no qual ele habitava recentemente.

Perguntado sobre o episódio Wellington do Curso respondeu: "Pisei em um Carvalho sem "v".  Weelington do Curso tu pisastes foi em um despacho. Recorre a Justiça Eleitoral, por enquanto curte Zeca Pagodinho.

DE QUEM SÃO ESTE PÉS? A POLÍTICA FAMOSA DEIXAVA A PISCINA DE UM MOTEL

CASTELO: "A ILHA É REBELDE E VAI DIZER NÃO OUTRA VEZ A FAMÍLIA SARNEY"

Durante a convenção que homologou a reeleição de João Castelo, ficou patenteado quem realmente encarna a oposição a família Sarney. Calejado pelas perseguições que somam 30 anos, tem autoridade suficiente para continuar na luta contra a "Sarna".

João Castelo mostrou as intervenções objetivas e duradouras da sua administração. Destaco entre outras asfalto, transporte escolar, incluindo livros e fardamentos. Não basta o dever de propiciar a cidadnia, é preciso educar para operacionalizar consciências livres.

"Castelo é osso duro de roer/Sarney outra taca tu vais morrer". O refrão dos convencionais lembrava 1984, quando Castelo derrotou Sarney presidente, Luís Rocha governador e Mauro Fecury prefeito. Foi a maior taca eleitoral nestes 400 Anos de São Luís.

O tempo passou, Sarney colocou o sorriso de "Mona Lisa" no governo. Luís Rocha que dizia: "Sarney é minha régua e compasso", copia-se na subserviência travestida de oposição do filho Roberto. Mauro Fecury de sócio oculto, repete o filho na infrutífera suplência no Senado.

Sarney tentará chegar ao segundo turno na disputa com João Castelo. Washington Oliveira é o candidato oficial, Tadeu Palácio a "sublegenda", Elisiane Gama a "andorinha", Holandinha a "pegadinha". Como disse Castelo: "A Ilha é rebelde,  vai dizer não a família Sarney outra vez".

Já tem um chorando!



  

MUDANÇA HOLANDÁ? COM WEVERTON ROCHA ?

30 de junho de 2012

AGIOTAGEM E SUA HISTÓRIA: MARANHÃO MINHA TERRA, CADÊ O MEU "CHEQÃO"?

A história da agiotagem nos últimos 50 anos patrocina a ascensão de vários membros nos "Três Poderes". Não foi Glaucio Miranda quem iniciou a prática da usura  no Maranhão. Antes dele muitos enriqueceram as custas da "merenda escolar" das crianças maranhenses.

Duas destas mais empedernidas famílias nutridas pelo anatocismo, tem filhos(as) no topo da pirâmide que estratificam o sistema de casta local. Glaucio Miranda quebrou o monopólio e paga caro pela ousadia. De vaixia(comerciante) foi promovido a brâmanes(sacerdote), voltando a pária.

Telmo Mendes Junior, irmão da desembargadora Nelma Celeste Sarney é citado no depoimento de Glaucio Miranda, para atestar se verdadeira a encomenda da morte de Glaucio por Junior Brasil.  Qual o grau de envolvimento de "Telminho" na ORCRIM para dispor destas informações?

O deputado estadual e ex-governador, Marcos Caldas, também é relacionado como sócio de "Junior Bolinha". Uma revenda de caros na Avenida dos Africanos teria os lucros divididos entre "Bolinha" e "Play". Um governador sócio de um bandido ou um bandido sócio de governador?

O deputado "Marcos Play" sentou dias antes da morte de Décio Sá, na mesma cadeira que senta hoje a governadora Roseana Sarney. Participou de inaugurações com toda a pompa de mandatário no Brejo. Na volta de Roseana Sarney ao governo acompanhou-a nas inaugurações de hospitais.

Como acreditar em um governo em que um bandido se diz sócio? "Junior Bolinha" em 2010 foi militante destacado nas campanhas de Roseana Sarney(governadora), João Alberto(senador), Edson Lobão(Senador).Não demora estão todos soltos, recebendo indenização por "danos morais".

Tem jeito não. É máfia mesmo. Em 9 de janeiro de 2012, com a postagem "NO MARANHÃO AGIOTA É COMO BOLACHA EM TODA A PARTE SE ACHA", o titular do blog desenhava o que está acontecendo. Façam uma volta ao passado e constatem a previsão e o ocorrido.

Com tanto vazamento na SEGUP seria interessante experimentar a equipe de Aluíso Mendes na "Adutora Italuís". É bom combinar o dia do vazamento, para não deixarem os consumidores com o telefone na boca. Maranhão minha terra, cade meu cheqão?
 


    

VIVA SÃO PEDRO: VAZAMENTO DE DEPOIMENTO NO FERIADO É MANOBRA

O "vazamento" do depoimento de Glaucio Miranda  durante o feriado de São Pedro é mais uma manobra originada na SEGUP. A cada "rombo" as investigações perdem o foco do crime e dos seus desdobramentos.

O objetivo é preservar Telmo Mendes Junior e o deputado Marcos Caldas, citados pelo agiota na suas declarações na SEIC. "Telminho" foi quem pediu para Décio Sá noticiar a morte de Junior Brasil. A postagem originou a morte de Décio.

Telmo Mendes Junior, "o Telminho" é filho do finado Telmo Mendes, "o Telmão". Telmão foi um dos precussores da agiotagem no Maranhão e tem como filha a desembargadora Nelma Celeste Sarney.

A desembargadora Nelma Celeste Sarney é casada com o ex- Presidente do Tribunal de Contas Ronald da Costa Sarney. Ronald Sarney, o "Roninho" é o irmão mais próximo do Presidente do Senado José Sarney, "o Sarneyzão".

"Tá tudo em casa". A promessa de Roseana de "cortar a própria carne" deve ser em razão da cirurgia plástica agendada com a equipe de Pitanguy, para depois das eleições municipais de 2012.

Sobrou mesmo foi para o deputado Raimundo Cutrim. O estardalhaço em torno do seu nome citado em depoimento de um assassino, foi tratado pela mídia oficial/oficiosa como verdade absoluta.

A escolha do feriado de São Pedro é estratégica. O blog escolhido é o oficioso de "Caridoso", cuja postagem sobre o depoimento não tem conteúdo opinativo.  Nada sobre "Telminho","Telmão", "Roninho" ou "Sarneyzão". Todos tratados de forma "celestial".

O jornal o Estado do Maranhão esconde a matéria no Caderno de Cidades, páginas 6. Nada sobre "Telminho" ou o ex-governador Marcos Caldas, "O Play".  O delegado Marcos Afonso tem o despautério de atribuir o vazamento aos advogados dos réus. Pela terceira vez "otoridade"?

Me compra um "cuador" delegado Marcos Afonso. Assim fica mais fácil só "cuar" Cutrim, ou melhor "acuar"(acoar) o deputado Raimundo Cutrim. Eu volto falando da relação entre estes insígnes personagens e sua respectivas "imbricações".


 

29 de junho de 2012

ROBERTO ROCHA: "OUTRA VEZ DE NOVO" DIVIDINDO PARA SARNEY REINAR

A Convenção do PSB transcorreu em clima de divisão. O pomo e pombo da discórdia é "outra vez de novo" Roberto Rocha. Por detrás da manobra divisionista o velho "Bandalha", puxando os cordões do "marionete Bob Esponja".

José Sarney faz política há 57 anos com base em três pilares : 1°- práticas nefastas (patrimonialismo, fisiologismo e clientelismo); 2°- artimanhas de ocasião (cooptação, traição e corrupção); 3°- manobras jurídicas "mais que perfeitas"(nomeações nas cortes com cobrança das faturas futuras no ato das sentenças).

Com base nesta construção conseguiu a presidência do diretório municpal para Roberto Rocha em São Luís. Sarney manobrou através "de cordões federais" para fazer da mãe do Presidente Nacional do PSB, Eduardo Campos, a primeira mulher Conselheira do Tribunal de Contas da União.

A deputada federal Ana Arraes em 21 de setembro de 2011, conseguia 222 votos na Câmara dos Deputados para eleger-se ministra do TCU. Em  30 de setembro de 2011, por uma infeliz coincidência Roberto Rocha começa a comandar o diretório municipal do PSB, em São Luís. 

Contra a cronologia dos fatos não existem argumentos. Foram apenas 9 dias para a cobrança da fatura."O mal não dorme". Sarney sabia da importância futura de Rocha no comando do diretório de São Luís.

A duplicata de Roberto Rocha foi paga na sexta(29), durante Convenção Municipal do PSB na Capital. Inexiste definição sobre a coligação majoritária do PSB em São Luís. A grande maioria do PSB quer coligar com Castelo(PSDB), enquanto Roberto Rocha e mais três membros do diretório querem Holandá(PTC).

A serviço de "Bandalha", "Bob Esponja" esbandalhou o PSB de São Luís, ao dificultar a coligação com o grupo do prefeito João Castelo(PSDB), perseguido por José Sarney durante os últimos 30 anos, sem trégua ou descanso eleitoral. Roberto usou de práticas, artimanhas e manobras jurídicas tal qual seu mestre.

Os convencionais na sua grande maioria queriam a decisão da coligação através do voto. Roberto Rocha sob orientação "via cordões estaduais'' manobrou para dificultar o cadastramento dos filiados no PSB da "Ilha Rebelde". A manobra jurídica "mais que perfeita" era para evitar o quorum durante a convenção.

Sem quorum a decisão da coligação  entre Castelo ou Edvaldo ficará a critério da comissão municpal. Roberto Rocha tem quatro dos sete votos dentro da comissão municipal. Roberto Rocha "se acha" um grande articulador, pautado nas práticas nefastas, artimanhas de ocasião e manobras jurídicas "mais que perfeitas".

Talvez ele durma, sonhe e acorde com a frase do pai- "Sarney é minha régua e meu compasso". Não dá para confiar nem no olhar de Roberto Rocha. Ele é "zarolho". Olha para dois lados no mesmo instante. Não tenho dúvidas que Roberto Rocha é Sarney.

 

BATEU O DESESPERO : LUPI TENTA ''EVANGELIZAR" IVALDO RODRIGUES

O Presidente do Diretório Nacional do PDT, Carlos Lupi, tentou durante toda a manhã "evangelizar" o vereador Ivaldo Rodrigues.  O "bispo" queria sentar Rodrigues como vive na chapa de Holandá.

Na tentativa, vários trechos bíblicos foram recitados em coro por Lupi e Weverton Rocha. Rodrigues escutou pacificamente hinos, salmos, parábolas, versículos, "tricíclos" e toda a sorte de messianismos.

Terminado o misto de evangelização com catequese, Ivaldo Rodrigues sacou de uma pequena bíblia e leu "João" 23- "O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna".

João Castelo que faz convenção neste sábado(30), deu bençãos recitando a uma só voz: "Ivado tu és digno da minha morada, não precisas dizer nenhuma palavra, pois ainda neste 7 de outubro estarás salvo".

Palavras da salvação.

No assunto: Roseana Sarney participou da missa do lançamento da candidatura de Gil Cutrim em São José de Ribamar. O padre empolgado com a presença da "Nhá Chica da Sarna" trocou parte a homilia cristã.

Ao invés de "Hossana nas Alturas" o padre inconscientemente falou "Roseana nas Alturas".


 


WASHINGTON É O 13(AZAR) A SORTE É TER FÁBIO CÂMARA COM CHEIRO DO POVO

O conceito de representação política, tanto em suas implicações teóricas como suas traduções práticas, é sem dúvida um dos elementos da história política moderna. No Maranhão o sentido do moderno ainda mistura-se ao medieval.

A história mostra as representações autênticas em conluio/luta com as castas sociais. Os partidos dominados pelas elites políticas precisam do elemento povo. Da mesma forma que "os do povo" precisam da engrenagem política. 

A convenção que homologou a candidatura do vice-governador a prefeito de São Luís é o exemplo talhado  desta simbiose. No patamar para a foto a rainha, duques, marques, condes, viscondes e barões(Roseana, Lobão, Lobinho, Dualibes e Murads).

Na platéia o negro Fábio Câmara que chegou no PMDB com "Auxiliar de Serviços Gerais". Câmara é candidato a vereador em São Luis com o recal de quatro mil votos. Observeio-o atentamente durante a pomposa convenção no "Espaço Patrimônio".

Nos olhos atentos aos discursos, a vontade de dizer o que o povo realmente quer dos políticos. Abordeio-o sutilmente na saída, indagando-lhe o que cobraria de Washington Luís eleito. Rapidamente e com a peculiar linguagem da "universidade da vida" respondeu:

"Eu não cobrarei, mas exigirei a Secretaria da Juventude "inclusiva", que priorize os anseios dos jovens dos numerosos bairros de São Luís. Na outra ponta a criação da Secretaria Portuária, para que a população exija maiores benefícios em razão das exportações".

O problema não está nos partidos, nem nas cores partidárias, mas nas ideologias compreendendo esta como execução de idéias. As idéias das maiorias devem ser as dominates. O papel da ideologia é revelar a exploração de forma concreta.


28 de junho de 2012

O CLIMA DE CONVENÇÕES: AINDA UMA VEZ A FESTA DEMOCRÁTICA EM GUIMARÃES

O clima apresenta-se instável. Ventos no quandrante lestes com rajadas ocasionais. Na Avenida Pedro II os termometros assinalam 29° e 2 décimos. Era assim que invariavelmente Bernardo Coelho de Almeida iniciava o Programa "A Difusora Opina".

A voz majestosa acompanhava o conteúdo da pauta na mesma proporção. Bernardo Almeida fora Adido Cultural do Brasil no Chile. Brindava aos ouvintes com opiniões sobre a cidade. Aristóteles dizia que a cidade é a comunidade política.

As atuais convenções dos partidárias representam compromissos e obrigações com as cidades. As cidades tem precedência sobre as famílias, sobre cada um de nós, pois o todo deve ter precedência sobre as partes. É lamentável que muitos esqueçam.

 Mary Gueirreiro em brilhante discurso na Convenção "Unidos Por Guimarães", que a aclamou como candidata a prefeita em Guimarães, traduziu em linguagem simples o entendimento histórico." É na cidade que o cidadão cresce, vive, mora, estuda, trabalha".

Os(as) candidatos(as) que ainda insistem em discursos messiânicos, deviam pedir cópias degravadas da fala simples e objetiva de Mary Guerreiro na convenção que a indicou como candidata a prefeita de Guimarés. Um discurso sem perfumarias acadêmicas e facil de assimilar.

Todo o conteúdo foi originado na cidade, pela cidade e para cidade. É a tradução moderna do conceito de democracia em que o governo vem do povo, pelo povo e para o povo.

Traduzir uma parte na outra parte é questão de arte(Ferreira Gullar).