15 de junho de 2012

BUEMBA, BUEMBA : GLAUCIO MIRANDA DIZ QUE ERA COBRADOR MARCOS CALDAS

Gláucio Miranda é apontado como um dos supostos mandantes no homicídio de Décio Sá. Gláucio depôs na quarta(15) . Como era esperado negou a participação no crime, atribuindo agenciamento, pagamento única e exclusivamente a Junior Bolinha.

Gláucio Miranda admitiu que empresta dinheiro a juros, o que carateriza crime de usura, anatocismo ou agiotagem. As estruturas da Central de Investigações Criminais teriam tremido com as afirmações de parceria(cobrador) com o deputado Marcos Caldas.

É muito comum nestes momentos especulações. É até possível que os acusados(Gláucio, Miranda e Junior Bolinha), tentem vincular pessoas ainda que em outra atividade considerada ilícita. O deputado Marcos Caldas seria como outros endinheirados dono de factoring.

Factoring é uma atividade que consiste na prestação de serviço, os mais variados e abrangentes, de apoio às pequenas e média empresas, conjugada com a compra de direitos creditórios originadas de vendas mercantis, portanto não tem nada parecido com agiotagem.

As atividades de uma factoring são de fomento(desenvolvimento), não se confundem com instituição financeira nem a elas se assimilam. Prefeituras não são pequenas ou média empresas, são em contrário instituições públicas. Esta definição distingue factoring de agiotagem. 

Continua o sigilo nos desdobramentos das investigações do caso Décio Sá, no entanto confiamos nas informações da fonte. As supostas declarações de Gláucio Miranda, de que agia como cobrador de Marcos Caldas podem ter sido prestadas informalmente.

Caso o deputado Marcos Caldas queira usar o constitucional direito de resposta, o blog disponibiliza de forma integralmente gratuita o espaço que sua Excelência achar necessário. Publicamos a informação sem qualquer interesse de denegrir sua imagem como homem público.

PINHEIRO : CHEQUES PROVAM QUE FILUCA PAGAVA A MÃE E O IRMÃO COM DINHEIRO DA PREFEITURA

Além da agiotagem que grassa há anos no Maranhão inteiro, as improbidades e imoralidades são práticas frequentes nas administrações de grande parte dos municípios maranhense. A prática é tão antiga quanto a usura e a corrupção.

Em Pinheiro, terra em que nasceu José Sarney, Filadelfo Mendes Filho, o "Filuca" quando chefiava a Prefeitura pagou no mesmo dia(28 de dezembro de 2001) a mãe (M. Mendes ) e o irmão(Gráfica Mendes), com cheques da Prefeitura de Pinheiro.

Maria Mendes(mãe) é agraciada no fim do ano com R$. 74.397,43(Livraria Mendes), Sílvio Mendes(irmão) com R$. 23.526, 20(Gráfica Mendes).  Agora não dá para entender compra de livros e impressões em fim de ano, com as escolas municipais fechadas.

Assinam a farra dos cheques do "final de Ano Gordo",  Filadelfo Mendes Filho, o "Filuca e a esposa, a "Princesa" Iná Luiza Guterres Mendes. Filuca ainda quer voltar a sentar na cadeira de prefeito em Pinheiro. A volta das farras dos cheques para família é certa.

Mãe, irmãos, filhos, genros, noras, sobrinhos, primos e até os periquitos(aqueles que se seguram com o pé e comem com o bico) de Filuca, esperam ansiosamente por sinecuras, pagamento de serviços e produtos que nunca existiram, mas regiamente pagos.

 

"CORTANDO A CARNE": AS INVESTIGAÇÕES SOBRE AGIOTAGEM PODEM ENVOLVER O "EX-GOVERNADOR" MARCOS CALDAS

Roseana Sarney na "coletiva" de 7 minutos disse que a ordem é cortar "a própria carne". Poucos entenderam as palavras e a fisionomia tensa da Sarney. Ela já sabia que as investigações no caso Decio Sá alcançara aos Três Poderes.

Momentos antes da entrevista Roseana Sarney teria tomado conhecimento que na cadeira do governo, sentara a poucos dias coberto de pompas um dos supostos envolvidos com a prática da agiotagem, o deputado estadual Marcos Caldas.

Caldas que interpela o titular deste blog judicialmente, já defendeu-se anteriormente das mesmas denúncias sobre agiotagem, inclusive na modalidade de cheques assinados em branco. Nestas investigações com a participação da PF estaria novamente em evidência.

O inquérito do caso Decio Sá corre em sigilo absoluto, de forma que as informações ventiladas podem estar relacionadas a uma factoring que seria de propriedade do Vice-Presidente da Assembleia, "ex-governador" do Estado do Maranhão e deputado estadual Marcos Caldas.

Com a palavra sua Excelência, "o cheque". Xeque mas não me mate. Da minha parte vou "checar" a informação da "alta fonte". Desde já fica o espaço para sua Excelência, o deputado Marcos Caldas, usar e abusar gratuitamente.


CPI DA AGIOTAGEM NA AL-MA? TROPA "DO CHEQUE" NÃO QUER NEM "OUVIR FALAR"

Existe um tímido movimento pela volta da criação da CPI da Agiotagem na Assembleia Legislativa do Maranhão. O jornalista e blogueiro Décio Sá era em vida um dos maiores incentivadores. Várias postagens neste sentido incomodavam alguns parlamentares.

A criação da CPI da Agiotagem poderá ganhar corpo com a adesão dos governistas. Ocorre que a "Tropa do Cheque", mesmo com a prisão de Glaucio Miranda e o pai José Alencar Miranda ainda é muito forte na Assembleia Legislativa do Maranhão.

Outros agiotas menos notórios e com "altas patentes" devem continuar financiando campanhas de prefeitos à governadores. A "usura" tem o mesmo modo de operar do mundo do tráfico. Os chefões não aparecem, somente os agenciadores e intermediários.

A bancada da oposição não quer a SEGUP municie politicamente o governo com dados da investigação que envolve políticos e agiotas. Roseana Sarney de posse das provas materiais comprovando práticas ilícitas dos gestores, poderia fazer indevido uso político.

Alguns cheques e procedimentos já estariam na Polícia Federal. Caso a PF avoque o comando das investigações, justificado pelas verbais federais envolvidas na maioria das transações, tem "cheque voador" que sai de Paço do Lumiar e aterrissa em Brasília.

O momento é oportuno para que reiniciem as discussões sobre a CPI da Agiotagem. A grande maioria dos cheques que estavam nos cofres de José Alencar Miranda e Glaucio Miranda é de Prefeitos do Maranhão e do tipo "moça". Todos pediam "não mete agora".

Se as investigações ficarem a critério exclusivo da SEGUP poderá ocorrer o indevido uso político. Todos sabem da comprovada dependência de Aluísio Mendes a família Sarney. Não é pela parcial elucidação do caso Décio que vamos ficar cegos às evidências históricas.

14 de junho de 2012

ADRIANO SARNEY ERROU O CAMINHO PARA CHEGAR AO PAÇO DO LUMIAR

O playboy internacional José Adriano Sarney errou trajeto para chegar a  Paço do Lumiar. Adriano Sarney foi parar no "Galeto de Barba Azul" próximo a UPA do Parque Vitória. Agora imagina um candidato a prefeito que não sabe o caminho da cidade onde vai ser votado.

O "Sarneyzinho" foi rebocado por um dos "Caridozinhos" até Paço do Lumiar, onde aconteceria uma reunião com os babões e filhos de babões. "Caridozinho" estava com câmara digital e não perdia um movimento do "Sarneyzinho". Puxar saco no Maranhão é "dom genético"

Uma fonte que estava próximo ao "sangue azul" ouviu o "Sarney" falar maravilhas da "Riviera Francesa". José Adriano Sarney queixava-se à "Caridozinho" da falta de monitoramento por computador nas estradas de Paço do Lumiar.

"Barba Azul", percebendo a viagem do neto-primogênito de Sarney, começou a gritar- "Torre, torre, chamando". O "Sarneyzinho" ficou olhando para o céu a procura do "avião". "Caridozinho" mais esperto alertou- Sarney esse cara tá tirando sarro"

José Adriano Sarney foi lançado candidato via internet, naquele momento ele curtia as praias da Riviera Francesas "avec". Imagina administrar Paço do Lumiar por computador. Rômulo Augusto Trovão foi prefeito de Coroatá tirando o curso de Direito em São Paulo.

É a renovação política. Aguenta Paulo Marinho Junior, Ricardinho Archer, Jorginho Murad, Alberto Filho e uma renca destes bem nutridos e aquinhodos políticos do Maranhão. Esses não precisam pedir dinheiro emprestado para Glaucio. 

PRISÃO DO AGIOTA GLAÚCIO DEIXA "MEIO-MUNDO" E UM PEDAÇO DA LUA SEM SONO

A prisão do agiota Glaucio Alencar tirou o sono de "meio-mundo" e um pedaço da lua . Prefeitos, Secretários, Deputados, Juízes, Desembargadores, Conselheiros, Ministros, Advogados teriam dançado no "parangolé"  do agiota.

No início das investigações uma linha de acusação pendia para cima de um empresário. Procurei-o para colher informações. Seguro da sua inocência disse-me:"César, nós também temos cachoeira. Você não me viu".

O resultado parcial das investigações comprova a "profecia" do injustiçado. Com as pressões para que "resto do trabalho" apareça, começam vir a tona histórias que comprovadas balançarão as estruturas dos Três Poderes.

Glaucio Alencar seria a seu tempo, o maior "financiador" de escritórios de advogacia especializados em casos de desvios de verbas pública públicas. A extensão percorerria os labirintos do TJ-MA, desembocando nas Cortes do País.

Glaucio Alencar salvaria o "naufragando" administrativamente, dando-lhes uma "boa" banca de advogados para escaparem da perda dos mandatos. Os causídicos teriamm "conhecimento" e "trânsito". Era só apitar e o sinal abria de novo.

Comprovado que os pagamentos milionários dos escritórios patrocinadores "das causa municipais", seriam bancados por Glaucio Alencar, fica aberta mais outra linha de investigação sobre as atividades ilícitas da Organização Criminosa.

Eu volto dando nome aos bois neste período de "Barricas", "Pirilampos" e "Maiobas". Eh boi rapaziada!


 

AGIOTAGEM ELEITORAL: ROSEANA SARNEY VAI USAR OS CHEQUES DE GLAUCIO COMO CAPITAL POLÍTICO EM 2012?

A "nova fase" das investigações do caso Décio Sá é agiotagem eleitoral. O governo está de posse de vários cheques em branco de prefeituras que mantinham relação comercial com os supostos mandantes

Roseana Sarney cobrará juros eleitorais extorsivos dos prefeitos envolvidos nas tenebrosas transações? Tem prefeito que não dorme desde o dia em que foi noticiado a prisão do  agiota Glaúcio.

As investigações deveriam ser capitaneadas pela Polícia Federal, haja vista que a maioria das transações tem a merenda escolar como fachada. A verba utilizada mal versada tem origem nos cofres da União.

As pressões são fortes para que Roseana Sarney repasse as investigações para a Polícia Federal. Os péssimos conselheiros do governo insistem na manutenção das investigações pela SEGUP.

A "canalha" está de olho no capital eleitoral que os cofres da investigação podem render em 2012. Tem prefeito "agoniado" que assina cheque em branco, vermelho, lilás ou nas cores do arco-íris da Secretaria de Saúde.


 

E AGORA? CEL. JEFERSON INFORMA QUE A ARMA DO CAP. FÁBIO FOI ENCAMINHADA A SEGUP

O Comandante da Polícia Militar do Maranhão, Coronel Jeferson, colocou toda a elucidação do caso Décio Sá em "xeque-mate". Explico: o Coronel Jeferson encaminhou ontem a arma do Capitão Fábio para ser periciada pela Polícia Civil.

A serena e fundamentada decisão poderá inocentar o Capital Fábio, já alcunhado de "Capita" pelos delegados da Operação Detonando. Basta que a perícia constate não existirem vestígios de disparos na data do crime de Décio Sá.

A medida põe por terra as declarações apresentadas pela SEGUP, de que o suposta assassino teria jogado a arma na baia de São Marcos "aos tubarões" e guardado o pente como "relicário" do crime. São duas as armas do Capitão Fábio? O "Capita" teria comprado outra arma e a emprestado ao matador?

Se somente uma, a balística vai revelar que desta saíram ou não as balas que mataram Décio Sá. Isto é possível em razão das marcas específicas deixadas no projétil pela arma que "detonou" os disparos. Tais marcas são denominadas "estrias laterais finas", que diferencia-se de arma para arma.

Valerá o princípio criminalístico de que não existem duas coisas idênticas, mas parecidas. Uma coisa só é idêntica a si mesma. "Dois revólveres da mesma marca, do mesmo calibre, fabricados no mesmo dia,  com igual número de raias(dextrogiras ou sinistrogiras), deixam estrias finas diferenciadas na lateral do projetil expelido".

A versão "Indiana Jhones" e a balística devem ser pontos fundamentais, a serem exaustivamente explorados pela defesa dos supostos mandantes. Portanto ainda é cedo para euforia política que a "elucidação total" trouxe a cúpula da SEGUP e a governadora Roseana Sarney. 



13 de junho de 2012

ME ENGANA QUE EU GOSTO: DELEGADO DIZ VALDÊMIO MORREU DE ORGULHOSO

Durante a entrevista coletiva na sede da SEGUP muitas "perguntas me arruma um contrato Secretário" ou "mantém meu emprego Aluísio".  Eram pérolas de louvação a um trabalho mal concluído, mas do agrado político-profissional entre os presentes.

O finado Décio Sá e o seu irmão Técio Sá é que não estão convencidos com versão "Indiana Jones" apresentada pela SEGUP. Jonathan de Sousa Silva teria andado a pé e descalço, das dunas da Litorânea até a Curva do Noventa.

Era madrugada erma e fria, as viaturas circulavam por toda São Luís. Nenhum policial percebeu este andarilho, que portando arma do crime fazia o longínquo trajeto. Depois sem camisa tomou um taxi. Será que aparece este taxista que fez a dita corrida?

A pé senhores leitores, esta foi a forma que fugiu o matador de Décio Sá. O Secretário de Segurança, Aluísio Mendes, dizia ser um crime "meticulosamente preparado de difícil solução". De repente o matador cai na cadeia e é transformado no matador de Décio Sá.

O Secretário de Segurança, Aluísio Mendes, e todo seu "staf" não gostaram da pergunta do titular deste blog. Eu queria saber a razão de não ter sido dada a devida proteção a Valdêmio José Silva, morto na segunda(11)ou se estava "programada" mais esta morte.

Aluísio Mendes empavonado com as "louvaminhas" que surgiam a cada pergunta não quis responder. O delegado Marcos Afonso confundiu a data da prisão de Jonathan de Sousa Silva com a data da morte de Valdêmio José Silva.

Fique sem resposta, pois a pergunta não estava programada. Depois dos abraços e cumprimentos um delegado que investiga o caso "me confessou": "Cesar, Valdêmio morreu de orgulhoso, nós oferecemos a proteção e ele recusou".

Quem terminou aceitando a delação premiada foi Jonathan José da Silva. Matador de aluguel destemido, Jonathan agora está com medo de morrer. Dizem que ele tem 50 mortes nas costas, com a de Décio Sá vai para 51. Pirasununga na cabeça!

Tá legal eu aceito o argumento, mas não me alterem o samba tanto assim. 51 é o número das mortes, pega um quilo de limão e a cachaça Jânio Arlei que eu boto para tocar Paulinho da Viola.


ENTREVISTA DO CASO DÉCIO SÁ : A MONTANHA PARIU UM RATO

A coletiva do Secretário de Segurança, Aluísio Mendes, não acrescentou nada a total elucidação do caso Décio Sá. Nada além de novas declarações fantasiosas como a pregrinação do suposto assassino das dunas da Litorânea à Curva do Noventa.  

Sem tremer a cara Aluísio Mendes relata que o suposto assassino teria se deslocado "a pé" das dunas à Curva do Noventa, sem camisa e portando uma pistola ponto 40 , de lá Jonathan de Sousa Silva teria pego um táxi até sua casa.

Como no conto de "Mil e uma Noite" Jonathan de Sousa e Silva, no dia seguinte pegou outro táxi até o terminal da Ponta da Madeira e embarcou em um ferryboat com destino a cidade de Pinheiro. Durante a viagem jogou a arma do crime "para os tubarões".

O interessante é que o suposto assassino teria ficado com o pente da arma "como lembrança do crime". Depois de tudo, Jonathan de Sousa Silva, perambulou tranquilamente todos estes dias em São Luís, até ser preso por tráfico de drogas.

Dentro da cadeia  Jonathan de Sousa Silva  arrependeu-se  de todos os seus pecados. Como hipnotizado em uma regressão mental confessou todos os seus crimes, inclusive da morte de Décio Sá. Essas são as informações "em detalhes" prometidos pela SEGUP.

Agora vem a pergunta que não quer calar: "Quem matou Valdêmio José Silva em uma mesma segunda-feira(11) e  no mesmo horário (23 horas) que morreu Décio Sá? Quem vai clamar pelo esclarecimento da morte de Valdêmio José Silva?

Prometeram esclarecimentos pormenorizados na coletiva. A montanha de informações pariu  um rato. O "caso Décio Sá" foi dado por esclarecido. Essa é a verdade, se é assim que lhes convém. No meu entendimento essa foi a forma política para elucidar o caso.

O foco agora são as Prefeituras, principalmente as que não rezam na cartilha do governo de Roseana Sarney. Décio Sá vai virar discurso político em 2012. Os  aplausos são tão programados, quanto o retrato falado ou a prisão por tráfico de drogas transformar-se na elucidação do caso.

Que a terra nos seja leve.


FUNK DO DÉCIO: TEM FABINHO, BOCHECHA, MAS NÃO MOSTRA OS CHEFÕES

Quem quiser acreditar nesta "historinha redonda" com "Junior Bolinha", "Glaucio" e  "Bochecha" que vá escutar funk.  Tem muito mais mistérios na morte do Décio Sá do que o vã jornalismo da Mirante quer apresentar.

A governadora em uma "coletiva" de 7 minutos não respondeu a nenhuma pergunta. Apenas jactou-se da seriedade do governo, fundamentando-se em uma versão fantasiosa sobre a execução e morte do blogueiro e jornalista Décio Sá.

A tarefa de convencer aos formadores de opinião é de Aluísio Mendes as 15 horas na SEGUP. Não será fácil explicar a falta de monitoramento nas movimentações de Valdêmio José Silva, assassinado alguns dias após a prisão do executor.

Se existiu o cruzamento de informações entre a delação de Valdêmio José Silva, qual a razão de não lhe terem dado as garantias as testemunhas sujeitas ao procedimento? Sua morte estava programada?

Valdêmio José Silva sabia que além dos empresários Glaucio e Junior Bolinha, tinham os financiadores da execução do blogueiro e jornalista? Qual a extensão das investigações no caso Décio Sá?

Está tudo muito combinado desde o sigilo ao retrato falado. Tem Glaucio, tem Juninho, tem Bochecha. Será que eles pensam que alguém com mais de dois neurônios acredita pura e simplismente nesta versão?
  
Com a palavra Boris Casoy.


CASO DÉCIO SÁ: A ESTRANHA VERSÃO DE GLAUCIO, BOLINHA, BOLÃO E BOCHECA

Desconfio da versão pura e simples dada a elucidação do ao caso de Décio Sá. Há vários dias circulava a versão oficial da SEGUP, envolvendo os empresários Glaúcio e Junior Bolinha. A polícia precisava então de provas ou argumentos judiciais para prender os envolvidos.

A morte de Valdêmio José Silva teria sido de certa forma "patrocinada" pelo Sistema de Segurança. Através do "relaxamento do monitoramento, a SEGUP obteve os elementos necessários a elucidação do crime de Décio Sá e pode consequentemente pedir a prisão dos envolvidos.

Os elementos apresentados tem consistência, mas não me conveceram ainda de que a elucidação esconda os verdadeiros autores consorciados. Vamos ouvir o Secretário de Segurança, Aluísio Mendes durante a entrevista para saber a extensão dos envolvidos.

Ainda sinto o calor de abafado nas conclusões da SEGUP. Acho estranho a versão pura e simples de Glaúcio, Bolinha, Balão e Bochecha. A elucidação pode esconder a verdadeira versão.


CASO DÉCIO SÁ: RETRADO FALADO JÁ DEVE TER VIRADO FINADO

A Polícia Civil do Maranhão começa admitir a possibilidade da execução do assassino de Décio Sá. A senha foi a morte do pistoleiro Valdêmio José Silva na segunda feira(11) as 23 horas, nas mesmas circunstâncias.

A falta de monitoramento diuturno nas movimentações de Valdêmio José Silva, coloca a cúpula da SEGUP em cumplicidade neste crime. Blogueiros do próprio "sistema" acusam o governo de Roseana Sarney de abafar o caso.

Soa como "barulho de morte planejada", a confirmação de que os tiros foram disparados de uma janela entreaberta onde dormia Valdêmio Silva com a esposa. Foram cinco tiros mortais na vítima, nenhum atingiu sequer de raspão a  companheira de alcova.

Por balística poder-se-á analisar a improvável possibilidade, dos cinco tiros a distância não terem atingido a esposa de Valdêmio José Silva. Como ela conseguiu escapar ilesa deste assassinato, sem que os tiros fossem a "queima-roupa"(de perto)?

Será que foi preservada a cena do crime? O exame cadavérico atesta que os disparos foram feitos a distância? A esposa de Valdêmio José Silva foi interrogada? A balística foi solicitada? Tudo inclina-se no sentido de que o governo abafou o caso. Porque?

"O retrato falado do caso Décio Sá virou finado". Foram as palavras de um experiente delegado de Polícia .

Olha aí o melhor retrato falado para a morte de Décio Sá.


12 de junho de 2012

ACUSAÇÃO DE CUMPLICIDADE NO CASO DÉCIO SÁ DESACREDITA O GOVERNO

O blogueiro Marcos Deça acusou a cúpula da SEGUP de cumplicidade na morte de Valdêmio José Silva. Valdêmio Silva estava preso desde abril como suspeito de participação no assassinato de Décio Sá.  

Marcos Deça informa o testemunho do Secretário de Segurança, Aluísio Mendes, dando conta da confissão de Valdêmio José Silva como participante de um crime em Teresina. Deça questionou a liberdade sem vigília  de uma peça-chave no processo de Décio Sá.

O blogueiro levanta suspeição sobre todo o Sistema de Segurança no caso da morte de Valdêmio José Silva. Marcos Deça estabelece correlação entre a morte do pistoleiro Valdêmio Silva e o assassinato de Décio Sá, sugerindo o interesse do governo em abafar o caso.

Fontes da SEGUP não estabelecem relação prioritária entre os crimes epigrafados. Uma linha de investigação aponta a queima de arquivo ao tráfico de cocaína. Durante o período que Valdêmio Silva ficou preso, ele teria "falado pelos cotovelos" sobre o tráfico de drogas no Bairro do Turu.

O governo do Estado do Maranhão até o momento não emitiu Nota de Esclarecimento sobre a morte de Valdêmio José Silva. Não se tem notícia de qualquer resposta da SEGUP direcionada ao blogueiro governista. Diz o ditado "quem cala consente".


CASO DECIO SÁ: BLOGUEIRO DA MIRANTE ACUSA A POLÍCIA DE CUMPLICIDADE

Aluísio perdeu as condições de ficar no comando da Segup…

Valdêmio: assassinado a tiros

A governadora Roseana Sarney (PMDB) tem obrigação de mudar toda a cúpula da Secretaria de Segurança Pública.A execução do criminoso Valdênio José Silva – preso em abril como suspeito de participação no assassinato do jornalista Décio Sá – estava anunciada em letras garrafais.

E se a polícia não evitou, figura como cúmplice dos criminosos – de uma forma ou de outra.Aluísio Mendes e sua equipe falharam mais uma vez, como falharam também na investigação do caso Décio.

Veldêmio foi preso sob suspeita de dar fuga ao pistoleiro que assassinou o jornalista.Dias depois, em uma conversa com o titular deste blog, testemunhada por diretores e jornalistas do Sistema Mirante – o secretário afirmou ter o pistoleiro confessado participação em um crime recente, em Teresina.

A polícia também sabia que o bandido já tinha sido preso em Alagoas, por chefiar quadrilha de roubo de cargas e era conhecido na Vila Pirâmide como agenciador de pistoleiros.Mesmo assim, o pôs em liberdade há 15 dias.

O próprio sistema de Segurança Pública acaba figurando como suspeito neste caso.Se a polícia sabia do risco de queima de arquivo, por que o pôs em liberdade? E se o pôs, porque não monitorou a ponto de, pelo menos, saber que ele corria o risco de ser executado?

A incapacidade da Segup em dar respostas ao caso Décio – e agora com a queima-de-arquivo de peça importante no processo -  deixa Aluísio Mendes sem condições de continuar na Segup.A menos que já tenha elucidado o crime de Décio e esteja proibido de revelar o mandante.

Mas, neste caso, a responsabilidade é do próprio governo…

Com informações do Blog de Marcos Deça.

CHEGA DE CANGA: É DO POVO QUE VEM A FORÇA DAS MUDANÇAS HISTÓRICAS

Um povo espoliado cria mecanismos para fugir do sofrimento. Foi a revolta diante da escravidão que levou Moisés a fugir do Egito e cair nas mãos de Deus. Quais os paralelos que podem ser destacados entre Moisés e  Jesus Cristo.

Ambos preservados em uma infância profícua; ambos alimentram multidões; ambos suportaram murmurações; ambos foram desacreditados no próprio lar; ambos falaram como oráculos; ambos apareceram após a morte; ambos tiveram 70 ajudantes.

Moisés foi educado sob o sistema da cultura e tradições egípicias, mas mantinha a identificação com seu povo(hebreus). Ele percebe que é aquele o momento de ajuda-los nas suas dificuldades e aflições. Moisés se apresenta sem saber como ajudar o povo.

Cristo, Moisés ou Marx interpretaram de forma sublime estas aflições, mas a força motriz das mudanças históricas originou-se no povo. Ao contrário do que muitos messiânicos ou cientistas políticos pensam, o problema não vem da "ignorância" do povo.

Diálogo entre José Firmino do Jaracati e o cientista político gaúcho Juliano Corbellini:

Juliano Corbellini : O que o senhor acha da mudança?

Firmino do Jaracati : Se o senhor pagar "Ze Tição", ele pega minha geladeira lá na Liberdade.

Como transformar essa inteligência que se disfarça em ignorância política ? Essa com certeza é uma das chaves para a mudança do Maranhão. Afora a insofismável necessidade da educação é preciso interpretar a sabedoria popular dos maranhenses.

Chega de canga.

PISTOLAGEM: EXECUTADO SUPOSTO ENVOLVIDO NO CASO DÉCIO SÁ

Assassinado suposto envolvido em morte de Décio Sá

Valdênio José de Silva foi executado a tiros de pistola .40, em sua casa, na Vila Talita.
Imirante.com
12/06/2012 08h55 - Atualizado em 12/06/2012

Foto: Reprodução
SÃO LUÍS - Valdênio José da Silva, 38 anos, preso dois dias após o assassinato do jornalista Décio Sá, ocorrido em 23 de abril, em um bar da Avenida Litorânea, sob suspeita de participação no crime, foi assassinado a tiros ontem à noite, localizada na rua Projetada, casa 400, no Residencial Talita, no município de Raposa, onde morava. Valdênio foi executado a tiros de pistola .40, mesma arma utilizada para matar Décio. 

A investigação da morte do jornalista corre sob sigilo e o assassinato de um dos supostos envolvidos deverá reacender a polêmica sobre o caso, que segue sem solução.

Prisão temporária
Suspeito inicialmente de ser uma das pessoas que deram fuga ao assassino do jornalista, Valdênio foi preso em 25 de abril em companhia de Fábio Roberto Cavalcante Lima, o Fabinho, apontado como cúmplice no crime. Ao ser capturado, portava um revólver calibre 38. No dia seguinte, a juíza Alice de Sousa Rocha, titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri, decretou a prisão temporária da dupla.

Valdênio, que tinha uma ficha criminal extensa, inclusive uma prisão em 2009 por chefiar uma quadrilha especializada em roubo de cargas, em Alagoas, estava solto há cerca de 15 dias. A morte, até agora misteriosa, com certeza causará forte repercussão. É provável que ao longo do dia a Secretaria de Segurança Pública (SSP) emita uma declaração pública sobre o episódio.

Queima de Arquivo ?
Em conversa com o repórter Domingos Ribeiro, da rádio Mirante AM, o delegado Marcos Afonso Júnior, coordenador da comissão que investiga a morte do jornalista e blogueiro Décio Sá, afirmou que não foram encontrados elementos que ligassem Valdênio diretamente ao assassinato de Décio. Por isso, ele foi solto pela Justiça. 

Segundo Domingos Ribeiro, durante o período em que foi investigado, Valdênio revelou a existência de tráfico de drogas nas regiões das vilas Talita e Pirâmide, além do envolvimento dele em vários crimes. A morte de Valdênio pode estar ligada a queima de arquivo.

Com informações do Blog de Daniel Matos.

O QUE FAZER ? DE LÊNIN À FLÁVIO DINO A TESE DO CENTRALISMO MESSIÂNICO

Em 1902, entendendo a importância teórica e prática do "partido comunista", Lênin, escreve "O Que Fazer?". Um partido de quadros limitados e hierarquicamente organizado era adequado diante das condições de ilegalidade impostas pelo czarismo.

Em 1917, Lênin manisfesta-se favorável ao amplo partido de massa baseado no centralismo democrático. Os ventos permitiam a exposição dos seus membros, regidos pela eletividade, responsabilidade e possibilidade de afastamento das lideranças.

Foi em torno da natureza dos partidos que surgiu a discordância entre bolcheviques e mencheviques(1903). Trotski e Rosa Luxemburgo aprofundaram a crítica feitas a Lênin pelo excessivo centralismo proposto por este. Da discussão surge a "consciência política de classe".

Gramsci testamentou aos partidos a transformação política. O partido consegue liderar tornando-se parte da classe, ligando-se a todos os setores. Gramsci é o "príncipe moderno". " Partido político é a primeira célula em que reúnem os germes da vontade coletiva". 

São Luís está bem longe da Moscou de 1917, mas alguns aspectos do "centralismo democrático" nos aproximam. O que fazer? De Lênin a Flávio Dino a novidade é o aspecto messiânico.

Foram três semanas, prevalecendo a tese de um "consórcio no campo democrático". A discussão não produziu nada de interessante. Depois de "ferrados", os partidos(PTC, PSB, PPS) foram soltos. "Gado ferrado solto no pasto". O que fazer?


11 de junho de 2012

HOLANDA JUNIOR E ROBERTO ROCHA NÃO ENTREGAM OS CARGOS NA PREFEITURA

Durante a entrevista concedida nesta manhã(11) Holanda Junior foi questionado a respeito de 300 cargos do PTC na Prefeitura de São Luís. Junior não negou as sinecuras, responsabilizando os integrantes dos cargos pela permanência de livre arbítrio.

Até o mais inocente dos militantes políticos sabe que as indicações são das cúpulas partidárias. O comportamento de político periquito é "pratica ultrapassada". Mas Edvaldo Junior como o pai "segura com o pé e come com o bico".

O mais nervoso diante das perguntas era ex-deputado Roberto Rocha que emprega na Prefeitura de São Luís o rebento Roberto Rocha Junior, o sobrinho Luís Rocha Neto, o tesoureiro do PSB Hilton Pinheiro e Antônio Diniz Neto. 

Não é uma graça ouvir os discursos de mudança de Edvaldo Holanda Junior e Roberto Rocha. Por "trás dos panos" filhos, sobrinho, netos e afilhados recebendo da Prefeitura de São Luís. Vou publicar os contracheques dos "anjinhos".

Agora imagina Holanda Junior com a caneta de prefeito. São Luís ia virar a República dos "Junios" . Aguardem a relação completa do PTC e PSB. É muita cara de pau falar em mudança com todos os parentes mamando na viúva.

FALÊNCIA MULTIPLA DO CONSÓRCIO BOMBRIL RETIRA ROSEANA DA BERLINDA

A falência múltipla do "Consorcio Bombril" provocou choque hipovolêmico em todos os partidos de sua base.  Holanda Jr(PTC) recorre-se a presença física de Flávio Dino. Sem Dino nos palanques, passeatas e carreatas o "cristão-novo" morre no 1° turno.

Tadeu Palácio(PP) deixou o "Bombril" de forma polida. Demonstrou na coletiva de hoje(11) muita serenidade e confiança nas "quantitativas", que o colocam a frente de Holanda Jr em 11 pesquisas. Tadeu Palácio garante a presença no 2° turno.

Diz o ditado que abacaxi só presta aos pares. Roberto Rocha(PSB) não larga a batina de Holanda Jr. Eliziane Gama não desgruda da lapela de Tadeu Palácio. Esse casa-separa-casa retirou Roseana Sarney da "berlinda" imposta pelos ludovicenses.

A Sarney sabe da influência da máquina do governo estadual nas eleições municipais. Roseana Sarney contribuiu decisivamente na vitória de Jackson Lago logo no 1° turno, na eleição para prefeito em 2002. Basta agora calibrar a participação nas sublegendas.

Roseana Sarney deverá paulatinamente incrementar a candidatura de Washington Oliveira. O crescimento de Oliveira incide prioritariamente no eleitorado petista de Dino(Edvaldo Junior). Caso o "perdido" consume-se acima de 10% é suficiente para eliminar Holanda Jr no 1° turno.

Tadeu Palácio e João Castelo no 2° turno, implicaria na derrota de Dino na "proveta" ou 1° turno. Isso interessa a família Sarney. Tadeu Palácio para chegar ao 2° turno, terá ainda no 1° turno a ajuda subliminar de Roseana Sarney.

"De maneiras que", como dizia o saudoso Jackson Lago, o "Consórcio Bombril" tirou Roseana Sarney do sono letárgico em relação a São Luís. Agora soma o "recal" de Roseana como "recal" de Tadeu Palácio. Essa conversa de "consórcio ou coalizão" foi uma ré em São Luís.

Taí a bigoduda de volta. Isso é para aprenderem a fazer política como adultos. Flávio Dino foi envolvido nesta tese do "Consórcio" ainda obnubilado pelo luto. Pelo semblante a cada dia mais amadurecido, dificilmente embarcará em outra. Ou a presença física nos palanques de Holanda Jr é outra roubada?


   


CONSÓRCIO BOMBRIL DESPEDAÇADO VIRA BOLHA DE SABÃO: DINO E A CONTRADIÇÃO

O "Consórcio Bombril" composto pelos partidos(PC do B, PP, PPS e PSC) está irremediavelmente despedaçado. "Ariado" por quatro mãos em panelas diferentes perdeu a utilidade entre mil anunciadas.

Como diz o ditado "panela que muitos mexem ou sai insosso ou fica salgado". Imagina quando o objetivo é o de ariar(limpar bem agarradinho). Não deu outra coisa a não ser em nada a proposta dos aloprados.

De início condenamos a estratégia por servir aos interesses da oligarquia Sarney. A teima em manter como sublegendas Edvaldo Junior(o n°1) e Tadeu Palácio(o n°2) aproxima-os dos interesses da família Sarney.

Tão logo foi feito o anúncio do esfarinhamento dos "Bombril", Washington Macaxeira( o n°3) declarava no  "O Estado do Maranhão" de forma sintomática: "é preciso definir os companheiros para trabalharmos associados".

Flávio  sai "chamuscado" pelo amadorismo da tese acadêmica intempestiva. Dino ao patrocinar as sublegendas Edvaldo Junior(1), Tadeu Palácio(2) força um segundo turno com o apoio da máquina do governo Sarney.

Entre as contradições a de rasgar a carta escrita com lágrimas de sangue. Flávio de forma textual afirmava a impossibilidade justificada de participar de corpo presente das eleições em São Luís.Parece que mudou.   

O consórcio virou bolha de sabão, mas ficam as sublegendas dos sarno-dinistas a saber e por ordem de interesse: Edvaldo Holanda Junior o número 1,Tadeu Palácio o n° 2 e Washington Oliveira como regra três.

O povo de São Luís é soberano, vai responder com a rebeldia própria dos ludovicenses em 2012. Tudo indica 2014 como a farsa de 1965. É preciso repensar as estratégias e não deixar colocarem palavras nas bocas.


 

10 de junho de 2012

BOMBRIL FALIU: NOVAS TÁTICAS ELEITORAIS OU VELHAS PRÁTICAS ELEITOREIRAS?

PARTIDOS POLÍTICOS: ORIGEM E A IMPORTÂNCIA DOS CLÃS
Os partidos políticos descendem  das facções que dividiam as repúblicas antigas. Desde a Itália de Maquiavel existe a importância dos clãs que se agrupavam em torno de um condottiere(mercenário que controlava uma milícia).

ASSEMBLEIAS HEREDITÁRIAS E COOPTADAS: DA ITÁLIA A SÃO LUÍS
Até 1850, somente os Estados Unidos conhecia partidos políticos no sentido moderno. Em 1950, estes funcionavam na maior parte das nações, mas nunca nos livramos das assembleias hereditárias ou cooptadas da Itália à São Luís do Maranhão.

SUBLEGENDAS NA DITADURA MILITAR
Durante a ditadura militar no Brasil foi criado o instituto da sublegenda. A estratégia tinha o objetivo de permitir a Arena abrigar a extinta UDN e o PSD. Este procedimento inspirado na "ley de lemas"(Uruguai) dava maioria aos governos militares.

ARENAS SE JUNTAVAM PARA DERROTAR O MDB
Arena-1 e a Arena-2 juntavam-se e derrotavam o MDB mesmo que tivesse mais votos individualmente. O grande problema político das legendas continua, haja vista a impossibilidade das candidaturas avulsas no Brasil.

COALIZÃO OU COLIGAÇÃO UM ERRO HISTÓRICO
Uma coligação ou coalizão como quer Márcio Jerry é um pacto entre dois ou mais partidos, normalmente com idéias afins para governar um país(Brasil), um estado(Maranhão) ou uma prefeitura(S.Luís). Existe essa afinidade entre PC do B e PSC?

RAZÕES DO CONSÓRCIO SEM SÓCIOS?
Não ocorre este pacto na federação, nos estados e nos municípios. Pela simples justificativa de que as instituições funcionam normalmente. Qual seria então a razão do pacto proposto pela direção municipal do PC do B?

PACTO PLEBISCITÁRIO(CONTRA OU A FAVOR DE SARNEY) TEM GARANTIDO AS VITÓRIAS NA ILHA
O pacto a ser proposto é o plebiscitário(contra ou a favor de Sarney), que tem garantido em todas eleições livres vitórias às oposições em São Luís. João Castelo enquadra-se neste perfil  há trinta anos. Trabalhar em contrário é dar azo as pretensões da oligarquia.  

NOVAS PRÁTICA COM PRESSÃO DOS DIRETÓRIOS NACIONAIS?
Ademais fica difícil entender como novas práticas eleitorais, a pressão sobre os partidos políticos em São Luís a partir da interferência dos diretórios nacionais, intervenções estas tão combatidas nas prévias de governador em 2010.

CONVENÇÕES UNIFICADAS TOLHEM AS ESCOLHAS PARTIDÁRIAS LIVRES
Por fim a pressão sobre os partidos para "convergencia" de convenções únicas. Fica claro o objetivo de "garrotear" as liberdades de escolhas partidárias. O PP de Tadeu Palácio, ao adiar a convenção marcada para este domingo(10) cedeu as novas táticas eleitorais?

VELHAS PRÁTICAS ELEITOREIRAS: O FUTURO VAI REPETIR O PASSADO?
Ou seriam as velhas práticas eleitoreiras? Clãs, condottieres, facções, assembleias hereditárias ou cooptadas, legendas, sublegendas, coligações, convenções, pressões. intervenções. Não vamos deixar o futuro repetir o passado.

DO VERDE AO PODRE: CAMPANHA DE MACAXEIRA CAMINHA PARA A LIXEIRA

Pelo andar da carroça que move a campanha de Washington Oliveira o caminho é o da lixeira. Roseana Sarney para adiar o envolvimento, criou tal qual Dino o "Consorcio Macaxeira" para a escolha do vice de Oliveira.

Tem de tudo para chegar ao nada. Entre os "Verdes" disputam o "outro"(Washington Rio Branco), o "do lado" da desembargadora(deputado Edilázio) "o por trás" dos negócios hoteleiros de Zequinha(Nan Sousa).

Ninguém com voto no PMDB quer se queimar na frigideira com Macaxeira. Deu para o deputado "Afonso Manoel Agrolusa", que usará a candidatura de vice para tentar eleger à vereadora a atual vice-prefeita, Helena Duailibe.

Do PTB vem o prestigiado radialista, Roberto Fernandes, cujos votos andam em moto-taxi alugado pelo radialista Geraldo Castro. Conceição Andrade, Bulcão, Bobão, Babão são apenas para encher a linguiça na "Macaxeirada".  

Como pode-se analisar pela falta de agregamento na escolha do vice, a campanha de Washington Oliveira à Prefeitura de São Luís,  não é levada a sério dentro do Palácio dos Leões. A "Leoa" quer outro "Palácio" para chamar de seu.

O Blog do Cesar Bello doa em criatividade a camisa para a campanha de Washington Oliveira. Compareça até o dia de 30 de junho na "Macaxeirada" vestido com a "Camisa Fedeu". Volto mais tarde com "Bombril: Novas Táticas ou Velhas Práticas?"



9 de junho de 2012

AMADORISMO: CONSÓRCIO FICA SEM SÓCIOS E BUSCA UMA SAÍDA HONROSA

O "Consórcio Bombril" não deve divulgar o nome do ungido antes do dia 10(domingo). Na data o PP de Tadeu Palácio realizaria sua convenção para a escolha do candidato a prefeito de São Luís.

A estratégia comunista de cozinhar o galo parece tática amadora. Tadeu Palácio "em percebendo" a fervura no "siliconado", tratou de "trabalhar " Eliziane Gama como vice do sonho de todos, exceto para "Holandinha". 

Palácio sequer comunicou a governadora quando deixou o cargo na oligarquia. "Imagina a Flávio Dino que ainda é um projeto em amadurecimento", segundo fonte que desfruta da lapela do glamorouso Tadeu.

Rocha, Eliziane e Palácio devem deixar o "Jaguarema Comunista" antes da queda. Sem sócios, acossados pela denúncia de "propaganda eleitoral enganosa", a saida honrosa é juntarem-se a todos na tarefa de impedir 400 Anos de atraso.

TÁ DEU: ROCHA JOGA TOALHA, ELIZIANE SEM FOLEGO E JR PENDURADO NA TOGA

Conversei as 14 horas com  Márcio Jerry , coordenador do que chama "coalizão partidária". Jerry reclama da postura de alguns blogs. Assemelha-os as antigas "rádios-peão" que patrocinadas espalhavam a mentira ao modo de Goebbels.

Repetir a mentira de forma pluralizada produz a verdade, principalmente em uma terra onde o próprio nome é o significado. De maneira que não se pode retirar o sentido da observação de Jerry. É necessário diferenciar blog de "bogue" ou chute.

Criaram uma "sala espelho" com as imagens saindo do côncavo para o convexo. Os quatro mosqueteiros-candidatos teriam acesso de forma subliminar as entrevistas com diversos eleitores de um "manipulável" universo eleitoral. 

Tais entrevistas lembram o processo de identificação de acusados criminalmente, não fosse a possibilidade de converterem-se as imagens ao imaginário lacaniano(Jaques Lacan). Na visão lacaniana a "dialética social" divide-se entre o eu ideal e o eu na ficção.  

A esta altura os espelhos eleitorais deixam o ficcional/ideal e refletem: Roberto Rocha "jogando a toalha", Eliziane Gama sem folego, Edvaldo Holanda Junior tentando em desespero agarrar-se a toga de Flávio Dino e um enfurecido Palácio a dizer "não deu".  

Flávio Dino inteligentemente foi para os Matões. É esse o caminho, pois no urbano o andar da carroça arruma as melancias. Quem é "Verde" por fora fica vermelho por dentro e o vice versa de forma diferente?

Vamos acabar com Sarney em qualquer versão no 1° turno. Olha "Sassá" tirando onda de concavo e querendo o lugar do convexo no Congresso Nacional. Imagina a família Sarney na Prefeitura de São Luís. É "sal" com 400 Anos de atraso.




 

A MATEMÁTICA ELEITORAL DE SARNEY: DIVIDE EM 2012 PARA MULTIPLICAR EM 2014

Conforme previsto desenha-se nova divisão no mosaico político maranhense. Desde a cisão do PT na escolha prévia das eleições de governador em 2010, o desenho ganha molde de bigode com pontas em forma de "S".

Colhidos os frutos políticos da repartição petista em 2010, a oligarquia quer multiplicá-los nas eleições de prefeito em 2012. Tudo em vista somar para as eleições de governo em 2014. Até aqui a matemática eleitoral vem dando certo.

Pode-se chegar a divisão repartindo o todo, colando uns aos outros ou transformando dividendos em divisor. A última estratégia permite a repetição pela inversão multiplicadora(qualquer número multiplicado por 1 dá ele mesmo).

Sarney multiplica todos por Sarney. O resultado sempre dá Sarney. Sarney é Sarney. Se Sarney não fosse Sarney, Sarney não seria Sarney. Washington é Sarney, Tadeu é Sarney, Edvaldo Junior é Sarney, Roberto Rocha sempre foi Sarney.

Quem ainda tiver dúvida que leia os jornais e blogs da oligarquia. A insistência para que Flávio Dino cole a imagem a Edvaldo Holanda Jr teria qual objetivo? Dividir a oposição nas eleição municipal(2012) para multiplicar na de governador(2014).

Será que dividindo Sarney por Dino em 2012, o resultado multiplica Sarney em 2014? Há cinquenta anos a matemática de José Sarney sempre repete o mesmo número Sarney. O tempo ensina, mas não recupera as perdas.

"Tudo em volta está deserto// Tudo certo como dois e dois são cinco//Tudo vai mal// Tudo é igual// A mesma porta sem trinco// O mesmo teto// A mesma lua a furar nosso zinco".

 

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...