16 de maio de 2012

DEMOCRACIA E TRANSPARÊNCIA: TRIBUNAL ESCOLHE DESEMBARGADORES

O Tribunal de Justiça do Maranhão reuniu-se em Sessão Plenária nesta quarta(16) para escolha de dois novos desembargadores. Os critérios foram tabulados por antiguidade e merecimento. Foi uma disputa limpa, sem influências externas.

Na presidência dos trabalhos o desembargador Guerreiro Junior, com a sua habitual serenidade. A escolha foi tranquila, transparente e democrática. Sagraram-se vencedores os juízes Vicente de Paula Gomes de Castro(antiguidade) e Kleber Costa Carvalho(merecimento).

Os votos proferidos na forma nominal foram computados pelo Sistema PROMERITUS. A exigência  é da Resolução 106 do CNJ. Não fica espaço para questionamentos na forma teratológica mais imaginativa de uma mente brilhante.

A vaga por antiguidade estava destinada ao juiz Vicente de Paula Gomes de Castro, da Auditoria Militar. A disputa ateve-se ao critério por merecimento, onde por unanimidade o juiz, Kleber Costa Carvalho, foi escolhido pelos desembargadores presentes.

Durante 30 anos acompanho a vida das instituições no Maranhão. Digo com absoluta certeza que foi a disputa mais altruísta que pode presenciar. Uma festa democrática, um exemplo de posturas que teve como timoneiro o desembargador Guerreiro Junior.

O desembargador, Guerreiro Junior, repete na Presidência do Tribunal de Justiça o desempenho alcançado na Corregedoria-Geral do TJ.  Os invejosos pensam vê-lo "pisando em ovos sob o fio de uma navalha". É perda de tempo.

Publicaremos nas próximas postagens a trajetória dos dois novos desembargadores, o escrutínio com os votos individualizados de cada desembargador destinados aos juízes, que em número de 12 concorreram as duas vagas de desembargador.

       

A PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA E O PODER DOS GENROS NO MARANHÃO

Nos idos de 1984, li com extrema curiosidade "Anatomia do Poder" de Jonh Kenneth Galbraith(Editora Pioneira). A obra do começo do século mantém-se atualíssima, principalmente ao mostrar a ilusão de poder dos políticos e jornalistas.

Galbraith preleciona na introdução(página 3), os instrumentos pelos quais o poder é exercido e as fontes  do direito para esse exercício. Ensina ainda o lente que "alguns usos do poder dependem de estar ele oculto, de não ser evidente a submissão dos que capitulam a ele".

A nova Procuradora Geral de Justiça, Regina Lúcia Almeida Rocha, durante ao ato da sua nomeação teria mostrado a força do poder oculto no Maranhão. Segundo os blogs dos "Caridosos", Regina Lúcia, teria dito em alto e bom som:  "Eu devo minha nomeação a Gustavo Amorim".

Não se pode afirmar como verdadeiras as declarações, ou se foram plantadas pelos "Caridosos" para colher no "vinhedo" do atual genro de Roseana Sarney.  Soam estapafúrdios os agradecimentos da recém nomeada Procuradora Geral de Justiça.

Mário Carvalho em matéria assinada no jornal O Estado do Maranhão de hoje(16), informa que Regina Lúcia "agradece a indicação e a minha alegria maior foi fazer parte desta lista tríplice, por ter sido uma enorme batalha, pois lutamos contra a administração superior".

Pelo sim e pelo não, Jonh Cutrim em seu Blog com postagem na terça(15),"Carlos Filho limita poderes dos adjuntos indicados por Roberto Costa", mostra a força do ex-genro Carlos Filho na Secretaria de Juventude.

A grande contribuição de John Kennet Galbraith foi ensinar a compreender o exercício do poder pelas formas menos visíveis e mais insidiosas, como também abandonarmos a miríade de um poder da imprensa sem base compensatória. Esta submissão e indubitavelmente real.


15 de maio de 2012

SARNEY FILHO SEGURA ? BIA AROSO TEM PAGAR MULTA MILIONÁRIA(1.750.000,00)

A Prefeita de Paço do Lumiar, Bia Aroso, está mais enrolada do que papel higiênico. A infeliz não cumpre nenhuma decisão judicial. A bonita diz que é "deus no céu e Sarney Filho no Paço".

Em maio de 2011, juízes do Projeto Pauta Zero determinaram as exonerações de uma "renca" de comissionados e nomeados em Paço do Lumiar, durante a administração da indigitada. 

Parentes e "chegados" fazem parte de uma imensa lista que mama nos cofres de Paço do Lumiar. Apesar da determinação judicial, Bia Aroso, mantém os familiares e outros "come dorme" em prejuízo ao erário da municipalidade.

A decisão passa de 350 dias, sem que a Prefeita, Bia Aroso, a cumpra. Como a multa foi fixada em R$ 5 mil reais/dia, totaliza a importância de R$ 1.750.000,00 (Hum milhão e setecentos e cinquenta mil reais).

Bia Aroso vai ser interrogada dia 18 de maio(sexta-feira), as 15 horas, na Sala de Sessões destinadas as Câmaras Criminais Isoladas do TJ. Neste processo a Prefeita, Bia Aroso, reponde por atos de ofício contra disposição legal e prevaricação.

É processo para mais de metro. A "postura suicida" deixa claro o sentimento de impunidade . Por outro lado a falta de gestão e a irresponsabilidade com o dinheiro público, são demonstrativos de aposentadoria na carreira política.

O AMADURECIMENTO DOS CONTEÚDOS OPINATIVOS NOS BLOGS DO ESTADO-MA

A morte do blogueiro Décio Sá promoveu a inversão do medo. Todos temiam os conteúdos explosivos(bomba) dos blogs. Agora são os blogueiros que temem qualquer zoada de explosivos a 10 km.

Os conteúdos ficaram mais diversificados, escreve-se sobre fotos de artistas nuas, cache milionários de músicos, festas e "regabofes". Isso mistura-se as cópias de variados portais, jornais eletrônicos e televisões.

Ninguém quer mais arriscar-se a "dar em primeira mão" a possibilidade de uma "Operação". As denúncias contra desvios, fraudes, estelionatos praticados por poderosos sumiram dos blogs maranhenses.

O opinativo é fraco pelo desconhecimento do processo de dominação. Muitos dos blogueiros não vivenciaram os últimos trinta anos da história do Maranhão. Malgrado esforço poucos percebem as sutilezas do jogo do poder.

Velhas e novas raposas usam a soldo os espaços dos blogs para atingir os adversários. Da mesma forma que "jornalistas e radialistas" que migraram da mídia extorsiva, continuam na ilícita prática na blogosfera.

 A tendência é que o medo promova a consciência. É preciso entender blogs como instrumentos democráticos de conscientização. Precisamos banir as práticas extorsivas sobre o risco de perder novas vidas.  

Não admito a utilização dos blogs como forma de locupletamento ilícito. Vejo-os como espaço livre de pensamento. A cobrança pelos serviços de divulgação de conteúdos é prática legal, portanto normalíssima.

Será que é tão difícil separar o serviço da opinião? Creio que não. O difícil é querer fazer na forma certa. Particularmente tenho consciência de que devo amadurecer. Tenho absoluta certeza de faço a distinção do certo e do errado.

"PMDB NÃO TEM DONO": SARNEY ATÉ QUANDO TU VAIS ABUSAR DA NOSSA PACIÊNCIA?

José de Ribamar Ferreira de Araújo Costa mudou o longo nome para José Sarney. O que era "nome" virou "sobrenome". O pai chamava-se Sarney de Araújo Costa. Promotor de Justiça, depois desembargador pedia votos para "Zé Meu Filho".

"Zé Meu Filho" candidatou-se pela primeira vez a deputado federal. "Zé Meu Filho" não se elegeu, assumindo a vaga de suplente pela morte de um dos eleitos na sua coligação. Da mesma forma chegou a Presidência da República do Brasil.

"Zé Meu Filho" sempre foi supersticioso como todo provinciano inseguro. A sorte política adveio com a morte de terceiros. Daí a atração pelos ritos e velórios. Sempre compungido nos seus discursos circulares prega a liturgia dos cargos.

São cinquenta anos entre fardões, medalhas, mandatos e mudanças interessadas no poder. "Zé Meu Filho" filiou-se e militou no seguintes partidos: UDN, ARENA, PDS, PFL e PMDB. O último ele tomou de assalto com a morte de Tancredo Neves.

"Zé Meu Filho" virou "José de Sarney" e depois simplesmente Sarney. Ontem em mais um momento de retórica deslavada, "José Bandalha", disse que o PMDB não tem dono. Até quando Sarney tu vais abusar de nossa paciência?

É preciso distinguir "heróis dos fantasmas"(Pink Floyd).


ENTIDADES INGRESSAM COM AÇÃO JUDICIAL PARA REAVER O HOSPITAL CARLOS MACIEIRA


Sindicatos e associações de servidores públicos estaduais ingressam, hoje (dia 11), com uma Ação Civil Pública (ACP) cobrando o atendimento do Hospital Carlos Macieira (antigo Hospital do Ipem) ao funcionalismo estadual. A ação será ajuizada no

Fórum de Desembargador Sarney (Calhau) às 11 horas e faz parte da campanha “O Hospital Carlos Macieira é nosso!”, lançada no dia 19 de janeiro. Durante mais de três meses, milhares de assinaturas foram coletadas para embasar a ACP.


Atualmente, os servidores são atendidos em unidade hospitalar localizada na Estrada da Mata, município de São José de Ribamar. Já o Carlos Macieira fica entre o Renascença II e Calhau. Essa mudança desagradou ao funcionalismo, que alega dificuldades no aceso ao hospital. “Ele está em área muito mal servida de transporte público, insegura e de difícil acesso, mesmo para quem mora em comunidades vizinhas”, avalia Júlio Guterres, diretor de Comunicação do Sinproesemma e presidente da CTB-MA.


O Hospital Carlos Macieira existe pela contribuição mensal, há décadas, de mais de 100 mil servidores que tem desconto compulsório em seus contracheques. Com isso formou-se um FUNBEM (Fundo de Benefícios dos Servidores Públicos do Estado do Maranhão) para assegurar atendimento especial equivalente a um plano de saúde.



ENTIDADES QUE PARTICIPAM DA CAMPANHA


Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB)

Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST)

Federação dos Servidores Públicos do Estado do Maranhão (FESEP)

Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA)

Sindicato dos Policiais Civis do Maranhão (SINPOL)

Sindicato dos Servidores da Justiça do Maranhão (SINDJUS-MA)

Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Maranhão (SINDSPEM)

Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Estado do Maranhão (SINTAG-MA)

Associação dos Agentes e Inspetores Penitenciários do Estado do Maranhão (AAGIPEM)

Associação dos Militares do Corpo de Bombeiros do Maranhão (ASMB)

Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar de Imperatriz e Açailândia (ARCSPMIA)

Associação dos Policiais Militares de Timon (ASPOM)

Associação dos Servidores Públicos Militares do Maranhão (ASSEPMMA)

Sindicato dos Servidores de Estado da Saúde do Maranhão (SINDSESMA)

Sindicato dos Motoristas Oficiais do Estado do Maranhão (SIMOEMA)

Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do Maranhão (SINCIDEMA)

14 de maio de 2012

NO CENTRO DE HIPERTENSÃO E DIABETES(CEMESH) A SAÚDE FUNCIONA

Estive hoje(14) com a minha mãe no Centro de Medicina Especializado em Diabetes e Hipertensão. A unidade está localizada no Bairro de Fátima- antigo Hospital Riod. Em pesquisa certifique-me da data de inauguração com data de 14 de setembro de 2011.

Posso atestar pelo atendimento a minha genitora que esta unidade funciona. Tem ainda o suporte médico nas áreas de cardiologia, endocrinologia, nefrologia, gastroenterologia, oftalmologia, odontologia, nutrição, pneumologia, reumatologia, dermatologia, ortopedia, ultrassonografia e clínica médica.

Sou um dos maiores críticos do governo de Roseana Sarney, mas não posso ser injusto e deixar de reconhecer a eficiência do trabalho dos profissionais do CEMESH. Ambiente climatizado, atendimento e encaminhamento por sistema de senhas. Profissionais educados  que se dirigem aos usuários por senhor e senhora.

Durante o período da consulta em que minha mãe foi submetida, observei o diretor geral do Centro de Referência em Diabetes e Hipertensão, Dr. Fernando Neves, orientando os funcionários da farmácia, atendimento e equipes médicas. Quando tem comando e seriedade os resultados são inegáveis.

Parabéns.


O PPS E A CANDIDATURA DE ELIZIANE GAMA MOSTRAM A REALIDADE POLÍTICA

O lançamento da candidatura de Eliziane Gama a Prefeitura de São Luís mostra bem a realidade política na Capital. Quem tem cacife eleitoral dentro dos partidos que formam o "consórcio Bombril", de mil e uma utilidades, apoia João Castelo.

No PPS quem tem voto em São Luís são os deputados, Othelino Neto, Simplício Araújo, os vereadores Vieira Lima, Batista Matos, lideranças comunitárias e a militância. Todos apoiam João Castelo em oposição ao grupo Sarney.

Não é diferente no PDT. Afora a poderosa militância, Ivaldo Rodrigues, Júlio França, Clodomir Paz são comprovadamente bem votados em São Luís. Os "irmãos metralhas", Weverton Rocha(171), Renato Dionísio(172) e Jerry Abrantes(173) não tem expressão eleitoral na Capital..

O PSB teve maciça votação em São Luís com o deputado federal Maurício Almeida. Bem votado, Almeida, preside o partido na Capital e não faz segredo de que vai de Castelo em 2012, para derrotar novamente Sarney na Ilha Rebelde.   

O problema de João Castelo é o palanque eletrônico. O imbróglio pode ser resolvido pela antecipação como em 1984. Basta que instale-se o processo de conscientização diário. Depois é só deixar bater que vira bolo.



13 de maio de 2012

"CARIDOSO" TEME A CONCORRÊNCIA LIMPA E REPETE O DISCURSO DOS SARNEYS

O blogueiro "Caridoso" sabe que o Blog do Cesar Bello tem futuro pautado na independência. Condenamos os métodos de extorsão que lhe caracterizam a vida inteira. Caridoso passa a lição aos "Caridosinhos". Um bate, outro acaricia e o um terceiro recebe.

Com orientação da família Sarney, Caridoso repete neste domingo(13) uma série de mentiras propagadas pela oligarquia há anos. É a descaracterização pelo discurso do louco de que nos fala Michel Foucault. Não vou perder tempo questionando se ele sabe quem é Foucault.

O discurso de "Caridoso" é igual ao dos Sarneys. O que será que eles fumaram para falarem de forma tão parecida? Será que "Caridoso" está querendo criar um clima para despistar "casinha". Como ele ligou para Décio Sá antes da sua morte vou ficar atento.

"Caridoso" está desesperado, já fez de tudo para "travar" o Blog do Cesar Bello. Com medo da concorrência limpa, independente tenta tal qual a família Sarney desacreditar-me. Não tenho culpa se os leitores aumentam a cada dia.

Quem está tergiversando, servindo a família Sarney? "Caridoso" essa que tu e Zequinha fumaram é da boa, pois eu nasci em 17 de agosto de 1959, como eu poderia servir a ditadura "maluco doido"? E a turma do "Edinho" no João Paulo? Quem és tu para querer manchar meu nome.

"Caridoso" não resiste a 5 minutos de investigações como diria Hemetério Weba. Vamos aguarda o desenrolar dos acontecimentos. Tem muitas surpresas nos bastidores da blogosfera. "Não se engana todos o tempo todo".

DIA DAS MÃES NO SACOLÉ: COM BANANA E BOLO SARNEY ENGANA O POVO HÁ 50 ANOS

Hoje(13) foi dia das mães, data que o comércio explora com maestria. Os políticos usam e abusam do assistencialismo barato. Na Madre Deus a dupla Batmam(João Alberto) e Robin(Roberto Costa) distribuíram de cestas básicas a geladeira.

Presente o Vice-Governador Washington Luís Oliveira, o Macaxeira. Oliveira entregou os fogões e alertou que na hora de cozinhar a macaxeira é bom lembrar do seu nome. Chocolate do PT sempre ao lado de Washington.

Roberto Costa foi quem entregou as máquinas de lavar. O deputado está se especializando no assunto, quem sabe não monte uma lavanderia. Academias, farmácias, restaurantes na "República da Madre Deus" podem ser vistos em nome de terceiros.

Os micro-ondas foram da responsabilidade de João Alberto. Com a idade avançada, Alberto, esquenta para os outros comerem. A dentadura é novinha, toda na porcelana. Alberto passou uma semana em Brasília fazendo prova.  

Sarney & Cia não fazem política de outra forma. Eles pensam que com banana, fogão, máquina de lavar, micro-ondas e bolo se engana o povo. No fundo não tem nada de homenagem as mães, é política com base no assistencialismo.

É no Maranhão inteiro.




PORRADADA DE BACANA:CHUTARAM A REGADA DE MARQUINHOS NO BANANA

O "pau cantou na casa de noca" no show do chiclete com banana. O "arranca rabo" envolveu o empresário Marquinhos Regadas e uns saradões, que dentro do "Tapete Vermelho" desrespeitaram,Tatiana Lobão, esposa de Regadas. 

Marquinhos foi reclamar da "graça", acabou levando chute na regada, tapa na cara e "pescussão" no corpo inteiro. Quem tem juízo não vai, não leva esposa para esses eventos sem a mínima segurança. Imagina pagar R$ 500 reais para apanhar uma sova.

Nestes locais sofisticados tem muita "mulher compensado". Mulher compensado é aquela que quando tira a roupa cai tudo.  Tem uma que de tanto "puxar" na plástica a bunda já está na altura do ombro. Vai beijar o pescoço dela.

Tinha um blogueiro com uma "compensado" a tiracolo. O cara estava nas núveas, desfilando com o novo corte e  pintura no cabelo.  O penteado foi batizado pela "compensado" como "corte motel". São duas entradas na frente e a banheira(careca) atrás.

Lugar de blogueiro velho é em casa, fugindo da morte.

HOMENAGEM DE MARCIO JARDIM PARA TODAS AS MÃES DO MARANHÃO



GOVERNO DO MARANHÃO É COMO CORAÇÃO DE MÃE PARA SARNEY

Há cinquenta anos a família Sarney deita e rola no Maranhão. É a terceira geração que locupleta-se em negócios escusos usando o estado como escudo. São inúmeros os escândalos tendo estes crápulas como protagonistas.

O Maranhão é como coração de mãe para Sarney, sempre cabe mais um. São dezenas de irmãos, tios, sobrinho, primos, cunhados em cargos públicos. A sinecura é a mais explícita que o Brasil já viu desde o Império

Com o casamento entre as famílias Sarney Murad(Roseana com Jorge e Fernando com Teresa) a sinecura somou-se aos desvios, fraudes, falcatruas e toda espécie de estelionato. A sorte deles é ter a Justiça como avó.

Realizado um censo para auferir a renda dos Sarney/Murad, só em cargos e salários o valor arrecadado daria para construir mensalmente várias escolas e postos de saúde. Isto sem falar nas somas milionárias provenientes de dispensa de licitação e outras fraudes.

Bom mesmo seria os eleitores comportarem-se como aquelas avós e mães atentas as mentiras, ao logro e as fraudes. Na hora do voto a resposta correta é a da velhinha da propaganda da Sadia: " Nem a pau Juvenal".

12 de maio de 2012

PINHEIRO TEM QUE DECIDIR SE QUER CONTINAR LIVRE DO CAFETÃO


O bilhete acima é mais um daqueles absurdos que teimam em acontecer no Maranhão. O fato ocorreu no Município de Pinheiro na administração de Filadelfo Dededeco Mendes Filho, o Filuca. O público confundia-se com o privado.

Era assim que a coisa pública era tratada em Pinheiro quando Filuca estava na Prefeitura. A então Secretária de Saúde e Esporte, Iná Mendes, esposa do Prefeito Filuca comunica ao Secretário de Fazenda, Pedro Almeida, que "retirou em material  atendido por Orlete(Gerente da Feira) o valor de R$ 1.009,45 referente aos seguintes eventos:

1- Jantar e Almoço em comemoração ao aniversário da cidade;

2- Almoço com vereadores e família no "Dia do Vereador";

3- Jantar com Secretário e Esportistas;

4- Feijoada da Igreja;

5- Passeio com Idosos.

A confusão entre o publico/privado era tão grande, que. Iná Mendes, esposa do prefeito, Filuca Mendes, podia retirar na feira o que bem entendesse. O Secretário de Fazenda,Pedro Almeida, pagava no escuro. A prestação de contas devia ser em folha de bananeira.

Não existem especificações do que foi "retirado em material", a quantidade e os preços. Tenho em mãos até pedido de "galinha morta". Para onde foi levado o "material retirado". Por material entenda-se gêneros alimentícios.

Tem ainda os pedidos do deputado Vitor Mendes dirigidos a Orlete, que incluem fardos de feijão, farinha e arroz. Tudo pago pelo município de Pinheiro e revertido em votos para o futuro deputado. É desse jeito que  administravam o município.

Pinheiro tem de decidir se quer continuar livre ou  enchendo o "bucho" da família de Filuca. Depois que o cabra enche a cara, forra a tripa as custas da Prefeitura, bate a "rebordosa" e o sono é certo. Quer mais moleza Filuca? Vai morder água ou empurrar bêbado em ladeira.

ALMOÇO ELEITORAL NA CAPITAL: O AMANTE, A CRENTE, O PASTOR E O ARROZ

Constam no fabulário político maranhense situações que vão além do pitoresco. Entre os abusados que resolveram escrever, Bendito Buzar,  conta em Politicagem. Politicalha & Politiquice "causos" do passado remoto.

No presente poucos fazem da prosa jornalística espaço de crônicas. Os textos ganharam o sentido dos "Paraísos Artificiais". Muitas informações copiadas para preencher a falta de criatividade. Control+C ou Control+V e está resolvida a postagem.

Atrevo-me a narrar a inócua experiência de quatro candidatos à Prefeitura de São Luís. "Já Deu Palácio", "Junior Pastor", "Roberto Arroz" e "Lili da Grana" enroscados numa composição política em que " um quer comer o outro".

"Já Deu Palácio" há algum tempo atrás declarou-se o namorado de São Luís. Siliconado das pálpebras ao fiofó, "Já Deu", pensa que administrar a cidade  é como trocar de esposa. Basta os acerto$ que o choro da "largada" vira sorriso.

"Já Deu" passou então a cortejar a irmanzinha "Lili da Grana". Ele quer  apoio como candidato a prefeito de São Luís. Da mesma forma "Junior Pastor" e "Roberto Arroz". O último sem utilidade serve só para acompanhar.

A briga fica mesmo entre "Já Deu" e Junior Pastor. "Lili da Grana" não tem nada de boba, acostumada a desdobrar recebeu R$ 500 mil de "Rose Patriguiça"( mistura de patricinha com preguiça) e depois do "perdido" se diz oposicionista.

O padrinho comunista "Roberto Ferreiro" estimula a candidatura própria, dizendo-lhe ao pé do ouvido: "Lili sem tesão não tem solução" . Com o suporte afrodisíaco do conselho, "Lili da Grana", assumiu a candidatura a prefeita de São Luis.

"Já Deu", "Junior Pastor", "Roberto Arroz" e "Lili da Grana" marcaram um almoço "a luz de papo". Papo vai, papo vem para saber quem era o(a) escolhido(a) entre os quatro. Terminadas as conversas entre os convivas, eles e ela estavam mais distantes  do consenso.

Já Deu escuta os fantasmas de uma pesquisa que repetem as palavras do pai : "Já Deu filho meu, aproveita passa Palácio nome teu". Junior Pastor responde as tentativas de cooptação com o jargão bíblico "ninguém vai ao pai senão pelo filho".

Lili da Grana sabe que nesta disputa para prefeitura de São Luís, ela está mais próxima de Roberto Arroz. Ambos servem para acompanhar o principal. Pratos opíparos ou não este não é "manjar dos deuses" para os eleitores de São Luís.


11 de maio de 2012

NEIVA MOREIRA: IGOR LAGO EMITE NOTA DE PESAR

SOLIDARIEDADE
Em nome da família Lago, dos amigos e companheiros do Comitê de Resistência Democrática Jackson Lago - Partido Democrático Trabalhista, expressamos o nosso pesar e a nossa solidariedade à família, amigos e companheiros do grande maranhense, brasileiro, latino-americano e terceiro-mundista José Guimarães Neiva Moreira, pelo seu falecimento nesta madrugada.
Deixou-nos o seu exemplo de vida voltado à luta por um Maranhão, Brasil, América Latina e todo o “terceiro mundo” mais igual, livre e fraterno.
Que continuemos a trilhar o seu caminho no qual a Política é para ser exercida com dignidade, ética e senso de justiça, sempre em busca da Democracia e seu aperfeiçoamento.
Clay Lago e Igor Lago
Membros do Comitê de Resistência Democrática Jackson Lago – Partido Democrático Trabalhista.
São Luis, 10 de maio de 2012.

DOMINGOS DUTRA: SEM FLÁVIO DINO A OPOSIÇÃO FICA ÓRFÃ E FRAGMAENTADA


*Dois eitos, II
*Domingos Dutra
0 companheiro Flávio Dino sente a dor mais doida que um ser humano pode sentir: a  morte de um filho, adolescente, assassinado pela ganância do lucro fácil; trucidado pela mercantilização da medicina; asfixiado pela negligência com a vida; eliminado pela omissão do poder pública na fiscalização da indústria da morte em plena atividade nos hospitais privados.

Estive no velório, enterro e na missa de mês de Marcelo Dino. Vi o dor de Flávio Dino. Não há receita ou conselho para superação desta dor silenciosa que corrói a alma, que machuca a consciência, fazendo transbordar saudades que torturam a alma. 

Cada ser humano reage de uma forma. Alguns, como eu, diante de momentos difíceis, para superar a dor, se embrenham no trabalho intenso, enfrentando fervorosamente os inimigos dos humildes, envolvendo-se no convívio dos companheiros de batalhas.  

Sem querer aconselhar, se eu fosse Flávio transformaria o sorriso de Marcelo Dino em armadura na defesa das crianças maranhenses, que morrem a míngua, vitimas da oligarquia mais antiga e perversa do Brasil. Se eu fosse Flávio  transformaria a juventude de Marcelo Dino, ceifada prematuramente para lutar pelos adolescentes maranhenses que cedo  se separam de suas familiais, partindo em busca do ganha pão e acabam como trabalhadores escravos nos canaviais de São Paulo; nos feijoais de Minas Gerais ou nas fazendas dos confins do Norte. Se eu fosse Flávio transformaria este luto em luta sem trégua em defesa dos  quilombolas, índios, lavradores, pescadores, extrativistas, vazanteiros que ainda moram em casa de taipa; vivem na luz da lamparina; pescam com jequi e carregam a produção em costa de jegue, eternos condenados desta oligarquia. Se eu fosse Flávio Dino juntaria os botafoguenses, vascaínos, tricolores e flamenguistas em uma grande e única torcida pela libertação do Maranhão. Assim, com certeza, lá do céu, junto aos anjos, Marcelo Dino estará orando por nós!

Em janeiro deste ano, escrevi um texto denominado Dois Eitos em que defendi a candidatura de Flávio Dino a prefeito de São Luís, usando a filosofia matuta pregada por meu Pai, Domingos Rosa, que me ensinava durante as capinas de roça lá em Saco das Almas,  que diante de um eito de mato bom e de outro de mato ruim, dever-se-ia capinar primeiro o eito de mato bom, pois se começássemos pelo eito ruim, quando este terminasse, o eito bom teria ficado pior. No meu pouco saber, a eleição de São Luís é o eito bom para Flávio Dino e para todos nós que sonhamos com um Maranhão livre do Futi. Tive a impressão que esta tese ganhava terreno quando se abateu sobre Flávio e sua família a terrível tragédia.

Agora, embora para registro, ratifico a minha opinião. A eleição de Flávio Dino em 2012 é condição para a vitória no pleito de 2014. Se Flávio Dino desistir de ser candidato a Prefeito as eleições de 2014 começam a ser pedidas agora em 2012, pois a sua ausência fragmentará a oposição em São Luís nas candidaturas de Eliziane (PPS), Tadeu (PP); Roberto(PSB) e Edivaldo Junior (PTC), embora o discurso ainda seja de unidade. Nesta dispersão, ainda que remotamente, não pode ser descartada as possibilidade de macaxeira, que apesar de inexistir como sujeito eleitoral, surpreender com a força de Dilma, o carisma de Lula, o poder econômico e o uso da máquina pública, prática que o sarneismo usa há quase meio século. E se este acidente ocorrer como ficarão os partidos que apoiam Dilma como o PCdoB, PP, PDT, PSB, PTC em um eventual segundo turno entre Macaxeira e Castelo? Por outro lado, se macaxeira se perder na capoeira, no segundo turno a candidatura de oposição, terá dificuldades de aglutinar as demais, a exemplo do que ocorreu em pleitos passados.

A desarrumação dos partidos de oposição em São Luís contaminará o processo eleitoral nos demais municípios do estado, anulando o esforço feito até aqui de unidade que possa levar a oposição a vencer em Santa Inês, Balsas, Timon,  Paço do Lumiar. Barreirinhas, Lago da Pedra, Pedreiras e manter as administrações em Caxias, Santa Rita, Açailândia, Lagoa Grande, Itinga, Pinheiro, Porto Franco, Matões, Lago Verde, São Domingos, Morros e até mesmo em Imperatriz, pois é difícil vencer em 2014 sem a participação do PSDB.

Defendo a candidatura de Flávio Dino e um vice com estatura política e experiência administrativa que transmita segurança e confiança capazes de convencerem a população a liberar Flávio a ser o nosso Governador em 2014.

Na minha modesta opinião, Flávio Dino, além de ser o nosso candidato a Prefeito para vencer, deve liderar e antecipar o processo de discussão do pleito de 2014, com atores políticos como Roberto Rocha, José Reinaldo; Vidigal, Prefeito Hilton, Deoclides Macedo, Prefeito Ildemar, Madeira, Domingos Dutra, Pastor Porto, Eliziane, Edivaldo Junior e Wadi Maranhão que podem compor a chapa majoritária.
Se Flávio Dino desistir de ser o Prefeito de São Luís e havendo o desastre da desunião dos partidos de oposição, além da malandragem e dissimulações, o chefe da oligarquia é empaltado com o diabo parece  ter a simpatia de Deus, pois a morte de Jackson e a de Marcelo Dino deixaram a oposição órfã.

*tarefa de mato a ser capinado
*advogado e Deputado Federal

Domingos Dutra, advogado e deputado federal

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...