9 de maio de 2012

BOMBA: DIREITOS HUMANOS DA CÂMARA VEM INVESTIGAR O CASO DECIO SÁ

 
Assassinato de jornalista Décio de Sá será investigado por membros da
Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal em diligência no Maranhão

“É muito estranho que, logo após o sepultamento, cessaram as notícias sobre esse crime. Nós não vamos deixar que caia no esquecimento”, afirmou o presidente do grupo Domingos Dutra.


Três representantes da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados realizarão quinta-feira (10/5/12) diligência em São Luís, Maranhão, com objetivo de obter mais informações sobre o assassinato do jornalista Décio de Sá e buscar ajudar na elucidação do caso.

Sá foi morto a tiros em 23 de abril passado em um bar da capital maranhense. Os autores e o motivo do crime ainda são desconhecidos. Os parlamentares federais terão encontros com vereadores da cidade, integrantes da comissão de direitos humanos local, autoridades da área de segurança, do Ministério Público e do Poder Judiciário.

Compõe o grupo que fará a diligência, o presidente da CDHM, dep. Domingos Dutra (PT-MA), a primeira vice-presidente da comissão Erika Kokay (PT-DF) e Severino Ninho (PSB-PE).

Eles pretendem verificar algumas denúncias que receberam quanto a supostas falhas na investigação, assim como eventuais erros propositais na captura das pessoas que estão relacionadas direta ou indiretamente com o homicídio.

“É muito estranho que, logo após o sepultamento, cessaram as notícias sobre esse crime. Nós não vamos deixar que caia no esquecimento”, afirmou o presidente do grupo Domingos Dutra.

Os deputados oferecerão uma coletiva à imprensa sexta-feira (11/5/12), às 8.45 da manhã, na sede da Ordem dos Advogados (OAB) em São Luís (rua Dr. Pedro Emmanoel de Oliveira, 1 – Calhau - Telefone: (98) 2107-5403).

Maiores informações com o assessor de Imprensa da Comissão, que acompanhará a diligência em São Luís, Manuel Martínez: (61) 8212 8462.

O QUE: diligência de deputados federais para averiguar assassinato de jornalista no Maranhão;
AÇÃO: coletiva à Imprensa, sexta-feira, (11/5/12) e reuniões com entidades e autoridades, na quinta e um dia depois;
ONDE:  sede da Ordem dos Advogados (OAB) em São Luís (rua Dr. Pedro Emmanoel de Oliveira, 1 – Calhau - Telefone: (98) 2107-5403);
HORA: 8.45 da manhã (tolerância de atraso para o início, 15 minutos);
QUEM: Membros da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados;
CONTATO: Assessor de Imprensa da Comissão, Manuel Martínez (61 – 8212 8462).


A QUEM INTERESSOU A DISCUSSÃO ENTRE HEMETÉRIO WEBA E RAIMUNDO CUTRIM?

"De repente, não mais que de repente", os deputados Hemetério Weba e Raimundo Cutrim iniciaram uma troca de farpas no Plenário da Assembleia Legislativa. Ambos revezaram-se na tribuna expondo suas razões. A quem interessava a discussão entre os parlamentares epigrafados?

A discussão estimulada tinha como cerne, os motivos que levaram Hemetério Weba a prisão durante a CPI do Crime Organizado em 1999. O "pomo da discórdia" uma postagem a soldo no Blog de "Caridoso". Qual o motivo de confrontar dois deputados da base governista?

"Caridoso" a soldo postou como motivo da prisão tráfico de drogas. "Na época o parlamentar foi denunciado por tráfico internacional de drogas, pois seus acusadores informaram à polícia que o avião de Weba transportava cocaína de Mato Grosso para o Maranhão, em um fundo falso da aeronave."

Hemetério Weba foi a tribuna da AL, munido de certidões negativas e desmentiu o blogueiro "Caridoso". Weba provou por meio de documentos que os motivos da sua prisão durante a CPI do Crime Organizado nunca estiveram relacionados com tráfico de drogas .

O motivo da prisão de Hemetério Weba durante a CPI do Crime Organizado foi o de falso testemunho. Weba havia declarado durante uma audiência ao Senador Magno Malta, que denunciará ao então Secretário Raimundo Cutrim, Messias Vital Brito por roubo de cargas.

Magno Malta consultou no mesmo instante ao então Secretário de Segurança Raimundo Cutrim. Cutrim negou que Hemetério Weba tivesse feito a denúncia contra Messias Vital Brito. Magno Malta que já deu sobejas provas que adora a ribalta, prendeu e algemou Weba.

Raimundo Cutrim ainda teria autorizado aos delegados Nordmam Ribeiro e Paulo Márcio, procederam rigorosa investigação tendo como foco as atividades do deputado Hemetério Weba. Nada foi provado contra o acusado, sendo todas as supostas acusações arquivadas.

Mas qual a razão de tanta "chuva no molhado".  Qual o motivo da postagem de "Caridoso" a soldo, distorcendo os reais motivos da prisão de Weba? É simples, o governo sabia por discurso antecipado que Hemetério Weba votaria pela aprovação da CPI da Pistolagem.

Na esteira do discurso de Weba que comprometia-se em assinar a CPI da Pistolagem, existia a certeza da assinatura de Raimundo Cutrim. O governo promoveu o confronto pela postagem a soldo, para mostrar a ambos e aos demais a sua "força jurisdicional".

Roseana Sarney consegui o seu objetivo. Raimundo Cutrim não assinou a CPI da Pistolagem. Hemetério Weba assinou a CPI da Pistolagem no momento autorizado e os demais "tiraram o cavalo do sereno".

Teatro perfeito com direito a cortina de fumaça. A CPI caiu no fosso e o crime de Décio Sá deixou a vitrine dos noticiários locais, que alimentavam o nacional que por sua vez retroalimentavam o internacional.


LISTA SANTA DE PAÇO DO LUMIAR E OS CONTRACHEQUES MILIONÁRIOS

Paço do Lumiar se tornou uma verdadeira mina de ouro para os mercenários da comunicação, jornalistas que deveriam pelos menos honrar o que representam, hoje se comportam da maneira que o dinheiro manda.

Radialista Renato Sousa
A lista, publicada em documento oficial da prefeitura de Paço do Lumiar, apresenta o nome de 40 pessoas, entre jornalistas, dirigentes de TV, radialistas, blogueiros e operadores de rádio, que recebem mensalmente entre R$ 622,00 e R$ 5.000,00 para blindar a prefeita corrupta e divulgar relesses de nada feito em prol dos Luminenses.

Há relatos até de NOMEAÇÕES de alguns jornalistas do Vinhais e do Miritiua.

Veja agora uma pequena parte da lista de CONTROLE DA IMPRENSA da Prefeitura de Paço do Lumiar que envolve o Radialista Renato Sousa e seu filho.

Com informações do blog da União dos Estudantes de Paço do Lumiar. Leiam que é nitroglicerina pura. Tem Renatão, Renatinho, Dona Renata, Renatinha e até a "Ratinha" que fura o olho e o bolso do besta.

8 de maio de 2012

CARIDOSOS CRIAM CLIMA DE INTRIGA NO TJ DE OLHO NO CARGO DE DÉCIO NO TCE

"Caridoso" e  os "Caridosinhos" estão de olho no cargo de Chefe da Assessoria de Comunicação que Décio Sá exercia no Tribunal de Contas do Estado(TCE).  Quem conhece a "trupe" sabe do que eles são capazes de inventar para atingirem os alvos.

Quem não se lembra da foto montagem do Jornal Atos& Fatos em 1986, para denegrir a imagem de João Castelo. "Caridoso" foi o autor intelectual da fraude grotesca que expunha duas jovens no colo do então candidato a governador.

Para garantirem a Chefia da Assessoria de Comunicação no TCE, orquestraram uma "teoria conspiratória" dentro do Tribunal de Justiça. De um lado o atual Presidente, Guerreiro Junior, do outro o desembargador  Raimundo Cutrim. No meio da jogada o Presidente do TCE, Edmar Cutrim.

A insinuação maldosa é que o Presidente do TJ, Guerreiro Junior, teria entregue para imprensa "um material em que o desembargador Raimundo Cutrim aparece investigado pelo CNJ, por conta de um processo do Banco Volkswagem ".

Agora qual o interesse do Presidente do TJ, Guerreiro Junior, em desmoralizar um desembargador em processo de aposentadoria? A matéria veiculada nos blogs com o nome do desembargador Raimundo Cutrim, teve pauta no CNJ e para acessá-la basta ter computador.

Em que aspecto o Presidente do TJ, Guerreiro Junior, teria proveito com o suposto "vazamento" da informação envolvendo o desembargador Raimundo Cutrim? Como estabelecer nexo entre as publicações e interesses de Guerreiro Junior?

Certo mesmo é que "Pablito Caridoso", aquele que recentemente embriagado participando de "racha", derrubou da traseira de um veículo duas jovens, quer agradar o "tio" Presidente do TCE, Edmar Cutrim, irmão do desembargador aposentando Raimundo Cutrim.

Como no Tribunal de Justiça a informação não é comércio e a conduta não possibilita extorsão, os "Caridosos" tentam por meio de publicações destituídas de fundamento, gerar a intriga para conseguirem colocar na Chefia da Assessoria de Comunicação do TCE um conhecido aliado deles.

Abre olho Edmar. Desembargador Cutrim não vá atrás da caridade destes monstros. Eles trocaram rapidamente as postagens de lamentações pela morte de Décio Sá, por fotos libidinosas dos peitos caídos de uma tal Carolina Dickmam.  

ESTRANHO: POLÍCIA DECRETA SIGILO E A ASSEMBLEIA REJEITA CPI DA PISTOLAGEM

Tem algo de podre "na nossa Comarca". A morte de Décio Sá passou da comoção ao silêncio sepulcral. A Polícia Civil decretou o sigilo absoluto nas investigações. A Assembleia Legislativa tende a rejeitar o pedido de CPI.

Os blogueiros amigos e confidentes trocaram as lamuriosas postagens, pelas libidinosas fotos de Carolina Dickmam de peitos caídos. Ninguém questiona a imposição do silêncio decretado pelo poderes legalmente constituídos.

A "boca pequena" muitos afirmam que a polícia tem os nomes de executor e mandantes. Falta apenas saber detalhes para requerer a prisão preventiva dos envolvidos. A velha tática: "é só cercar a toca que o preá está dentro".

A verdade é que a polícia perdeu o foco objetivo das investigações. Ficou tateando no escuro das especulações variadas. Não colheu provas no momento oportuno, para finalmente garimpar pistas como satisfação a opinião pública.

Será preciso criar a CPI da Pistolagem em Brasília, para realizarem-se as audiências no Maranhão?


ARNALDO MELO DE NOVO DE CÓCORAS: "ASSEMBLEIA NÃO É CASA DE POLÍCIA"

O Presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, mostra o quanto é despreparado para o exercício do cargo. Melo em mais uma das suas "pérolas" disse ser contra a CPI da Pistolagem, pois a AL não era "casa de polícia".

Melo não leu o Regimento Interno da AL. Do contrário saberia que  ao constituir Comissão Parlamentar de Inquérito para apuração de determinado fato, por prazo determinados, a AL tem poderes de investigação próprios das autoridades judiciais.

Desconhece o fundibulário do medo que as Comissões Parlamentares de Inquérito valer-se-ão, subsidiariamente, das normas contidas no Código Penal. Tudo isso está disposto no Regimento Interno da AL nos artigos 34, 35, 36 e seus parágrafos.

Não é falta de assessoria é mania de acocorar-se diante dos pedidos do governo. Arnaldo Melo não perde uma oportunidade chamar atenção de Roseana Sarney. Melo pensa que de tanto ficar de cócoras, Roseana , aceite sua recondução a Presidência da AL.

Arnado Melo é useiro e vezeiro em quebrar as prerrogativas da Assembleia Legislativa, para o agrado da família Sarney. Vai sonhando Arnaldo, vai sonhando. Roseana apontar Arnaldo? Duvideodó.


  

FARO, FAROFA OU FAROESTE? CUTRIM ASSINA A CPI OU VAI "LOUREAR"?

O discurso do deputado Raimundo Cutrim nesta terça(8) não deve ater-se as questões paroquias com Hemetério Weba. Cutrim vem fazendo pesadas críticas ao comando da SEGUSP. Sua assinatura define ou não a instalação da CPI da Pistolagem

Espera-se mais do as explicações sobre prisão de Hemetério Weba durante seu comando na Segurança do Estado. Requer-se do parlamentar Raimundo Cutrim ir além da apaixonada defesa do irmão conhecido por "Louro Bill". 

A assinatura de Raimundo Cutrim é "tida e havida" como certa para a instalação da CPI da Pistolagem. Não faz sentido após o ano inteiro de críticas ao comando da SEGUSP, que no instante crucial o parlamentar assine atestado do medo.

A querela com Hemetério Weba é patrocinada pelo governo e divulgada Sistema Mirante. O objetivo é "domesticar" Raimundo Cutrim e evitar sua assinatura na CPI da Pistolagem. Cutrim está entre a cruz e a espada.

Hemetério Weba assumiu de forma coerente o compromisso de assinar a CPI da Pistolagem. Justificou que é aliado do governo, mas não existe a possibilidade de deixar de assinar a CPI. É questão de vida ou morte política.

Raimundo Cutrim vai apenas "Lourear" ou vai mesmo "Amarelar"? Vamos aguardar se o discurso tem o compromisso da assinatura na CPI da Pistolagem ou é apenas mais uma defesa apaixonada do irmão "Louro Bill".  

Tem muito mais coisa em jogo do que as picuinhas eleitorais entre Hemetério Weba e Raimundo Cutrim. O governo ameaça Cutrim com sua "força jurisdicional". O recado já foi dado: "Calça de veludo ou bunda do lado de fora?"

Faro, farofa ou faroeste?
 


7 de maio de 2012

RAPIDINHAS DO CESAR BELLO

ARNALDO MELO X JORNAL ESTADO DO MARANHÃO

O que está acontecendo para o Jornal "O Estado do Maranhão" espinafrar a Assembleia Legislativa? Arnaldo Melo deve alguma coisa ao jornal de propriedade da família Sarney? Será que o processo de fritura já começou?

A Coluna Estado Maior reproduz levantamentos da Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo "realimentado" matérias sobre salários, números de assessores e gastos com gasolina em 8 carros oficias.

As críticas estendem-se as matéria legislativas. Segundo o "EMA" até o dia 29 de março os deputados maranhenses aprovaram apenas sete projetos de lei. Arnaldo Melo deve apanhar até desistir da reeleição.

BRINGEL DETONOU A SEDUC E VAI TRANSFORMAR A SEPLAN EM "FARINHEIRA"

Os quatro governos de Roseana Sarney foram permeados de "mitos da competência". No primeiro Pedro Braga e Celso Veras eram os pilares de uma tal "Sorboninha". Do segundo em diante tudo resumiu-se a Jorge Murad.

Alguns auxiliares conseguem a proeza de secretariar a agenda particular da governadora, chefiar a Casa Civil, Secretariar na Educação, Ciência e Tecnologia e Cultura. Olga Lenza Simão é o nome da "fenômeno".

Depois de "Olguinha" tem o "globetrotter" Bernardo Bringel. "Bernardão" deixou 40% da rede escolar estadual paralisada, consequentemente com a merenda escolar "garroteada" apenas como previsão para orçamento.

A Provinha Brasil, Prova Brasil e o ENEM estão batendo nas portas das escolas fechadas. Talvez para "Bernardão" melhor do que ENEM é fazer NENÉM. Essas "trepeças" vem de longe para acumularem cargos sem resultados .

Bernardão acumula Educação e Planejamento. Olga Simão é como Clóvis Bornay, está em todas.

CPI DA PISTOLAGEM : FALTA APENAS UMA ASSINATURA. DE QUEM SERÁ?   

Chico Gomes e André Fufuca retiraram as assinaturas do requerimento CPI da Pistolagem. Cleide Coutinho e Hemetério Weba supriram as duas baixas. Falta apenas uma assinatura para a constituição da CPI. De quem será?

 O Regimento Interno no artigo 34, diz que "a requerimento de um terço dos seus membros a AL constituirá CPI para apurar determinado fato, por prazo certo, com poderes de investigação próprios das autoridades judiciais".

O nome só será conhecido depois do requerimento apresentado a Mesa. A estratégia é para evitar a rejeição de ofício pelo Presidente da Assembleia Legislativa. Arnaldo Melo anda ameaçando não acolher o requerimento com as 14 assinaturas.

O artigo 130 parágrafo 2°, dispõe que tratando-se de requerimento não poderão ser retiradas ou acrescentadas assinaturas depois de sua apresentação à Mesa. Desta forma o Presidente, Arnaldo Melo, não poderá evitar a constituição da CPI da Pistolagem.

Arnaldo Melo parece que "gostia" de apanhar da "sarna". O jornal do clã Sarney "baixa-lhe a ripa" e ele ainda quer atrapalhar a instalação da CPI da Pistolagem . Isso é para reforçar a confiança da "Branca" nele. Não adianta.

WEBA: SOU ALIADO DO GOVERNO, MAS SE PROCURADO ASSINO A CPI DA PISTOLAGEM

Conversei agora pouco com o deputado estadual Hemetério Weba. Indaguei-lhe se mantinha o compromisso de assinar a CPI da Pistolagem, conforme discurso proferido da tribuna da Assembleia Legislativa.

"Eu sou um homem de palavra. Sou aliado do governo, mas se procurado assino a CPI da Pistolagem. É por convicção de que nada tenho a esconder do meu passado, presente. O futuro a deus pertence".

Weba diz que na CPI do Crime Organizado em 1999, foi preso injustamente por armação dos seus adversários políticos. "Nada do que foi orquestrado foi provado. As denúncias foram arquivadas pela própria CPI do Crime Organizado".

"Vou assinar a CPI da Pistolagem para mostrar que não temo investigação de qualquer ordem. Estou a disposição de CPI, Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Federal, Tribunal de Contas, Controladoria Geral".

"Espero que o governo compreenda, pois do contrário como aceitar um aliado que injustiçado diante dos seus eleitores no passado, perde a oportunidade para mostrar a verdade no presente. Assino no momento em que for procurado".

Hemetério Weba mostra como deve agir um parlamentar diante da  injustiça. A sua postura independente é fruto da sua convicção de inocência das acusações forjadas. O exemplo deveria servir para muitos.

Quem não deve não teme. Hemetério Weba prova ao reiterar que assina a CPI da Pistolagem. E os outros?



 

REQUERIMENTO DA CPI DA PISTOLAGEM NÃO DEVE SER VOTADO NESTA SEGUNDA

O requerimento que pede a instalação da CPI da Pistolagem tem a garantia de 14 assinaturas necessárias ao encaminhamento da proposição. Contudo não deve ser votado nesta segunda-feira(7), no Plenário da Assembleia Legislativa. 

O autor da proposição, Bira do Pindaré,  encontra-se em viagem fora do estado. O Regimento Interno da AL prevê o adiamento nestes casos. A perspectiva de que a governadora libere sua base para votar favorável a CPI da Pistolagem.

Em reunião no Curupu, chefiada por José Sarney, foi feita avaliação dos estragos que a rejeição da CPI da Pistolagem podem causar ao grupo Sarney. Sarney teme continuar associando seu nome a pistolagem no Maranhão.    

A decisão final vem por Brasília como é costume no Maranhão. Caciques, tuxauas, murumuxauas e  morubixabas devem acertar os pontos para que o funcionamento da CPI da Pistolagem,  não receba conotação político-partidária.

Independente de acertos ou desacertos, o deputado Bira do Pindaré, tem agenda quinta(10) e sexta(11) em Vila Nova dos Martírios e Buriticupu. Conflitos Agrários e Pistolagem serão discutidos em Audiências Públicas.




6 de maio de 2012

BIRA JUSTIFICA NECESSIDADE DA CPI SOBRE A PISTOLAGEM AO IMPARCIAL

O Jornal O Imparcial abriu espaço para o deputado Bira do Pindaré justificar a necessidade de instalação da CPI da Pistolagem. A iniciativa corrige a postura preconcebida do articulista da Coluna Bastidores,  Raimundo Borges.

Borges entende que  a "Casa do Povo"(AL) não é o local ideal para as investigações sobre pistolagem , a ordem pública poderia ser posta em risco com o politização do tema. Melhor seria deixar "serenar as emoções".

Bira diz que a CPI vai além do interesse de oposição e governo."A proposta é de investigação de crimes de encomenda que ameaçam toda sociedade". A prova é que no domingo(6) mais uma vítima tombou com assinatura da pistolagem.

Clodoaldo Guimarães da Silva, morreu vítima de disparos em plena luz do dia, na Avenida São Luís Rei de França. Dois homens em uma moto o executaram, para em seguida fugirem com o auxílio de comparsas. Ninguém tem mais segurança ao transitar.

Crimes de encomenda mudaram o perfil de executores e mandantes. O "fenômeno" é antigo e recrudesce com o enfraquecimento do Sistema de Segurança Pública. O Maranhão encontra-se neste infeliz momento, precisando de respostas imediatas.

A CPI da Pistolagem tem a possibilidade de elucidar crimes de encomenda ocorridos, bem como apressar o encaminhamento de propostas para fortalecer a Segurança  Pública. Portanto a proposta tem sentido contrário as críticas infundadas.

As 14 assinaturas para proposição estão garantidas. A aprovação em Plenário precisa de 22 votos. Sem o auxílio da base governista não é possível o funcionamento. Aprovada funcionará com auxílio do MP e do Poder Judiciário. O Presidente do TJ, Guerreiro Junior colocou-se a disposição.

CPI da Pistolagem Já.  


ALUÍSIO MENDES: NA "ROTA" DA DEMISSÃO SUBINDO O "MORRO" DA CONSAGRAÇÃO?

Após 14 dias da morte do blogueiro Décio Sá, o Secretário de Segurança, Aluísio Mendes anuncia pericia na rota de fuga dos assassinos. As "batidas" serão realizadas em dias e horários não divulgados ao longo da semana.

Mendes e os mentecaptos que lhe dão ouvido e voz pensam o que? Que os assassinos por curiosidade criminal própria voltem ao local do crime? Aluísio, isso ainda acontece em filmes produzidos pelo cinema turco.

A palavra flagrante deriva do latim flagrans, flagrantis, verbo flagrare(queimar), que significa ardente, abrasador. O flagrante é a certeza visual do crime. Mesmo considerando o estado de perseguição essa possibilidade é nula.

O que quer Aluísio Mendes com a reconstituição da rota do crime? Quais dos personagens que figuram nas linhas de investigações, mora(am) em prédios próximo ao morro usado na fuga? Qual a posição geográfica dos seus últimos interlocutores?

Aluísio Mendes está na rota da demissão ou subindo o morro consagração? Ou sou um néscio ou adeus a solução para o crime de Décio. Reconstituir rota do crime sem executores ou mandantes é o máximo da operacionalidade da SEGUSP.