14 de novembro de 2011

CONTRA A FOTO NÃO EXISTE ARGUMENTO: PASSA JÁ DAÍ LUPI

"Amigo, Amiga" com essa foto do "site" Grajaú de Fato morrem todas as dúvidas. A cara desse Ministro Carlos Luppi não treme. Tira esse osso daí Dona Dilma.

Lamentável a foto "post mortem" do governador Jackson Lago, acompanhando essa cafajestagem toda. Que o exemplo sirva aos vivos no PDT.

Eu nunca vou conseguir olhar Weverton Rocha sem assemelhá-lo a uma ratazana. O PSDB deve detonar "Junior do Mojó"  nesta semana. Duvido que o PDT faça o mesmo com  o operador Weverton Rocha.

A foto do fato. Contra a foto não existe argumento. Passa já daí Luppi.

ESOLINHA DO SARNEY:SENADO E ASSEMBLEIA "CAPACITAM" VEREADORES

A Assembleia Legislativa do Maranhão e o Senado Federal firmaram convênio. O objetivo é capacitar 1.995 vereadores de todos os municípios maranhenses.  Na realidade a conversa é bem outra e com cheiro de armação eleitoreira.

Tudo leva a crer na edificação de um trampolim eleitoral, com objetivo de  eleger Ivan Sarney deputado estadual. Ivan é irmão do Senador Sarney, ex-vereador por São Luís e atual diretor Institucional da AL.

Ivan Sarney não consegui reeleger-se vereador após presidir a Câmara de São Luís. Em uma administração conturbada foram dezenas de demissões dos contrários e centenas de nomeações dos apaniguados.

Com essa dupla(José e Ivan Sarney) a Escolinha do Professor Sarney vai precisar chamar Justus Veríssimo.

 

ROSEANA SARNEY: ANTES, DURANTE E DEPOIS

ANTES
Sarney vem perdendo força eleitoral gradativamente nos municípios do Maranhão. O problema foi detectado desde o fim do primeiro governo de Roseana(1998).

O diagnóstico advém da dificuldade de Roseana Sarney com a classe política. Irremediavelmente o problema se agrava a cada eleição de Roseana Sarney nas ultimas décadas.

DURANTE
Contam os "ossos" de Walter Rodrigues que no 1° Triunvirato (Roseana, Jorge Murad e José Sarney) entre os anos de 1994 à 1998, ela teria aplicado uns tabefes em João Alberto.

Segundo a "lenda", o Carcará, teria "se oferecido". Despudorado aceitou o rebenque calado. Até hoje o bico da ave não aponta mais na direção do governo.

Com a reeleição para o governo em 1998, Roseana Sarney, ignorou as análises apresentadas ao pai, José Sarney, por antigos líderes do gigante grupo político, seguindo na carreira solo.

Resolve então "oxigenar" o sarneismo e afasta no 2° Triunvirato, as antigas lideranças forjadas ao tempo de Sarney no governador do Maranhão. Mistura então mofo com o bolor da política local.

No período entre 1998 e 2002, criam-se as "Gerências" e o "Governo Itinerante". "Gerências" e "Itinerante" tinham o nítido objetivo de fomentar novas lideranças roseanistas.

Desta proveta política nasceram Luís Fernando Silva e Max Barros. Pelo número restrito as lideranças políticas nascidas ao tempo de Roseana Sarney cabem em duas moto-táxi.

Quase nada deu certo em 2002, até a candidatura à Presidência da República virou picolé. Depois da ação da PF na Lunnus, a mídia sulista acusa-a de "pensar que o Maranhão era lá".

Não é que eles tinham toda  razão, pois mesmo "picolé de presidenta", Roseana Sarney "endureceu" e elegeu-se a senadora mais votada no Maranhão.

Longe do poder em 2006, tenta eleger-se governadora pela terceira vez. Perde e constata os augúrios de 1998, faltou articulação com a classe política. Mais uma vez já era tarde.

Ingressa nos Tribunais ainda em 2009, contra a eleição de Jackson Lago e por um "erotizado" golpe judicial reassume o governo do Estado. Aboletada no poder adoece como de costume, sensibilizando o eleitorado para nova eleição.

DEPOIS

Em 2010 torra o resto do que a "Turma do Jackson" tinha torrado e reelege-se. Impossibilitada de concorrer ao governo em 2014 promete aposentar-se antecipadamente.

Tentará pela terceira vez substituir as lideranças dentro do grupo. Seminários substituem o "Itinerante". Roseana Sarney não esconde  o objetivo de cacifar Luís Fernando Silva para 2014.


Não parecem fáceis as pretensões de Roseana Sarney. Não há unidade  na cabeça da chapa para o governo do Estado. As reações começam a fazer água nas preparatórias municipais em 2012.

O gigantismo do grupo Sarney dificulta o controle nos grandes municípios. Ausente nos "rincões" pela falta de realizações, fica difícil manter a fidelidade na base "amor pelo grupo".

O sátiro João Alberto sofre em Bacabal. A falta de pulso leva a união Zé Vieira com Raimundo Lisboa. Taugi Lago e Zé Alberto simbolizam cultura política do ultrapassado

O pior deve estar acontecendo sem que muitos percebam.  Ambos(Zé Vieira e Raimundo Lisboa) sigilosamente preparam-se para aderir a campanha de Flávio Dino em 2014.

13 de novembro de 2011

AS SETE NOTAS POLÍTICAS


Do povo do Maranhão que tem que aguentar Polícia Militar matando por R$ 10 reais, desembargadora com o sugestivo nome de "Buna" concedendo Habeas Corpus ao assassino Elias Orlando Nunes Filho, a Polícia Civil deixando escapar "entre o$ dedo$" o vereador-homicida Junior do Mojó e o seu comparsa epigrafado, quatro governadores e um destino desgraçado, a governadora em mais uma das "trocentas" cirurgias. Da pena, mas esse é o melhor governo de Roseana Sarney. Qual foi o pior dos piores?

Essa história que Weverton Rocha divide lençóis com o Ministro "Crô" é coisa de "Ré". "Amigo, amiga"? Rapaz, nessa sacanagem toda reviraram os ossos do ex-governador Jackson Lago, que a está altura deve estar dizendo: "eu tenho a alma limpa". Em vida ele costumava dizer: "eu tenho as mãos limpa". Sarney não pega nem em dinheiro, para isso ele usa o cartão corporativo ou de crédito.

MI
"Mi" diz como é que uma pessoa com o "currículo" de Weverton Rocha, consegui tanta ascendência em partido como o PDT. Ou todos fecharam e fecham os olhos, ou olhos e mãos estiveram, estão e estarão sempre abertas.

Faz de conta que só agora veio a tona o passado de Weverton Rocha. Faz de conta que ninguém sabe que o "peça" é filho de Marileide Rocha que enganou até cegos. Faz de conta que os inquéritos desde os tempos da UMES não constavam que a ação do pedetista era de suma importância para a ORCRIM. Faz de conta que nos acreditamos nas justificativas da Lupi e nas afirmações do "bofe".

"Só" acredito que o PDT não sabia e nem participava das "trepeças" de Weverton Rocha se decidir pela sua expulsão do partido. Como ele não se enrolou "só" no Ministério, Governo, Partido ou na UMES duvido que a medida seja adotada. É desta forma que se reciclam lideranças? Quantos Wevertons Rochas podem surgir pelos exemplos de Paulos Marinhos.

Lá vem de velho a conversa de sempre: "eu não sabia de nada, foi o partido quem pagou, minhas mãos são limpas, minha vida é o livro aberto, tá vazando querose". Ninguém aguenta mais tanto cinismo. Chega de hipocrisia ou de pensar que todos são "pedebestas".  

SI
"Si" dona Dilma mostrar que não tem "osso duro de roer" para mordida de "Rottwaitembora", acaba essa folga do Ministro "Crô". "Si" cada vez que um sacana desse for pego "nas asa$ de um avião" ainda ameaçar que não tem medo é melhor transformar a Esplanada dos Ministérios em Bangu I, II,III,IV,V....
 

ATENÇÃO: AERONAVE DESPRESSURIZADA E VAZANDO QUEROSENE

As notícias sobre a classe política maranhense mostram a corrupção no centro, a direita e a esquerda do poder. Restam os idealistas que concentram-se nos partidos radicais e não permitem a aproximação dos viciados..

Existe a esperança de que Flávio Dino governe para o povo. Que o pragmatismo em andamento tenha como objetivo vencer as eleições . Não creio no endosso de um novo "Pacto das Elites" ou na ascensão ao poder da "Geração dos Doutores da Lei".

Sarney acabou como liderança política, mas levou para o sarcófago tudo que estava próximo. Existe uma procissão de espectros em torno do moribundo grupo Sarney. Das outras catacumbas saem os que dizem lhe fazer oposição.

Entre mortos e feridos ninguém se salvou. Para os que não participaram do voo, fica o aviso: aeronave despressurizada e vazando "querose".

12 de novembro de 2011

BLOG DO FRANCISCO ARAÚJO: SER ANTI-SARNEY NÃO ATESTA IDONEIDADE

Algumas carreiras políticas no Maranhão são mantidas graças ao manto sagrado do anti-saneísmo. Com isso, muitos são os que se sentem desobrigados de defender qualquer outra causa, de ter projeto ou princípios. O anti-sarneísmo é posto como recurso de uma autolegitimação e unção de imunidade. Esses seres "especiais" não precisariam fazer mais  nada. Já que tudo é explicado e justificado a partir desse ofício.

Poucos tiveram a coragem, até agora, de dizer que anti-sarneísmo não é suficiente para tornar alguém politicamente melhor que os Sarney. Além disso, ser anti-Sarney não é garantia de idoneidade moral e de competência. O que tem esse anti de próprio e particular? Esse anti tem sido não mais que um marketing pessoal. 

Em boa parte, o anti-sarneísmo é somente o outro lado do sarneísmo, não é a contestação de sua superação, mas sua perpetuação pelo avesso. Não chega nem à condição de alteridade e dele é organicamente dependente. Isto é, não passa de produto puro e completo do mandonismo sarneísta. Carrega a mesma cultura mandonista e reproduz todos os vícios do personalismo, patrimonialismo, nepotismo e clientelismo. 

Porém, tem um lado bem pior, bem mais obscuro: esse anti-sarneísmo de ofício vende a ilusão que é diferente e não aceita a existência do contraditório, na intolerância supera até a matriz (ou matrix). 

Como anti-sarneísta fica fácil para uns, espertos senhores, esconderem sua falta de competência, sua inoperância e ausência de projeto. O doce conforto do ataque sem serviços e proposições. Esses viciosos encapados de anti-sarneísta recorrem à mesma fórmula "romana" aperfeiçoada pelos Sarney: Circo e Circo, pão jamais! 

O que serão dessas pessoas quando o senador Sarney sair de cena? Será que vão armar em cima das assombrações? Vão sobreviver sob histórias de visagens? 

É bastante agudo e visível o estreitamento político do espaço político maranhense. Para iniciar a carreira “política” ou o indivíduo vai apresentar sua lealdade e fidelidade ao chefão ou corre para o manto do anti. Em ambos os casos, fica a desobrigação de qualquer outra qualificação. É a vida fácil! Isso é fazer política na sua  total potencialidade ou é aderir a mediocridade da servidão voluntária?

Isso não é tudo, o problema está ficando pior (isso fica para o próximo post) 

BABADOS E BARBOSAS: A HISTÓRIA E O PROGRESSO DA DIMENSÃO ENGENHARIA

No Maranhão as empresa no ramo de construção civil são pródigas na produção de "novos-ricos". A mina é o governo do Estado. A cada grupo político no poder, novos endinheirados. Eles fazem questão de mostrarem-se.

São os Barbosa da Dimensão Engenharia, Carlos Alberto Pernambucano da Construtora Norte Sul, Fernandão da Edconsil entre outros que lavam a burra a cada governo. Sarneys, Rochas e Lobos patrocinaram as "novas elites".

Recebo em comentários informações detalhadas sobre a evolução da Dimensão Engenharia. Como sempre a história de que chegaram "puxando a cachorrinha". Com os Barbosas da Dimensão Engenharia não foi diferente.

Funcionários da Badius Engenharia, do ex-Prefeito Fernando Fialho, enriqueceram como os patrões. O tráfico de influência foi a régua e a propina o compasso. Dai em diante foi só acertar os passos a cada governo.

Ricardo Murad tem atração por elementos como o mesmo número de "propinotóns". Os Barbosas logo foram reconhecidos como "isótopos". A festa neste governo tem bunda-lê-lê e distribuição de apê.

A "nigrinhagem" com o dinheiro do povo banca as farras dos filhos e netos da corrupção. O fim de todos é igual e na falência. Já assisti muito "novo-rico" ficar pobre de novo.

O termômetro são as colunas sociais, que pela frequência ou ausência expedem os atestados. "Pobre-rico" ou "rico-pobre". PH é conhecido como "O Estripador".  "Fina Estampa"  volta ao "Atacadão Itareque".