15 de outubro de 2011

DUPLICAÇÃO: COM DUAS DENÚNCIAS ACATADAS, BIA CONTINUA NO CARGO

O Maranhão tem decisões judiciais que fazem diariamente os ossos dos  finados Clóvis Beviláqua, Pontes de Miranda, Rui Barbosa e Nélson Hungria revirarem nos túmulos . A falta de coerência entre uma decisão e outra, excessivos pedidos de vistas, inexplicáveis alegações de suspeições sugerem "algo de podre na nossa Comarca".

O caso da Prefeita de Paço do Lumiar, Bia Venâncio, é o mais emblemático entre os que envolvem decisões sobre continuidade de mandatos eleitorais. Bia Venâncio responde com ré em 12 Ações de Improbidade Administrativa e teve duas denúncias  acatadas nas Câmaras do Tribunal de Justiça do Maranhão.

O "galo" cantou, o passarinho fez "piu-piu", a bezerra cozinhou, mas as togas celestiais não viram motivo para afastá-la do cargo. Aboletada na cadeira de Prefeita, Bia Venâncio paga mais de 30 jornalistas para manterem inoxidável sua blindagem junto a opinião pública . 

Como o ex-Prefeito de Urbano Santos, Abnadab Léda, Bia Venâncio pensa ser reconduzida ao cargo em 2012, comandando a Prefeitura de Paço do Lumiar. Para tanto filiou-se no PSB, fugindo do processo de perda do mandato por infidelidade partidária e financiou o afastamento do atual Vice-Prefeito Raimundo Filho.

O próximo passo é a escolha em 2012, de um vice-prefeito da confiança dos Sarneys. Bia Venâncio, Zequinha Sarney e "Nelmias Sarney" sabem que as  decisões judiciais seguirão o entendimento dos juízes do projeto "Pauta Zero" do CNJ.    

Espera-se no decorrer da penúltima semana do mês de outubro, a decisão do desembargador Marcelo Carvalho que solicitou "ressonância judicial" de Bia Venâncio. O magistrado quer por via de certidões e outros documentos, fazer levantamento real e pormenorizado de todas ações judiciais interposta contra a ainda Prefeita Bia Venâncio.

Vamos aguardar as próximas 24 horas. Do contrário, o caso não se decidirá antes recesso forense de fim de ano. É nesta engenharia de prazos, recursos, razões, contra razões, pedidos de vistas, alegações de suspeições que repousa a certeza de Bia Venâncio em comandar sua própria sucessão em 2012.

É Maranhão, terra do bigodão.

BRUTA DO MORRO DO "ZÉ BOMBOM" POSOU PARA O BLOG DO CESAR BELLO

CAEMA: CAIXA D'ÁGUA VAZIA PARA O POVO, MAS O COFRE CHEIO PARA OS DE SARNEY

A Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão(CAEMA) anuncia aumento de 87% nas contas de água. O deputado Roberto Costa, o Carcarazinho, apoia a inciativa. Em discurso na Assembleia Legislativa lembrou os tempos de "menino" com lata d'água na cabeça, no Lira, Belira e outros qua.

O moço revelou que gostava do "exercício" das Marias. Qualiragem a parte, Dona CAEMA, tem suas contradições. Para o povo as caixas de água estão quase vazias em eterno racionamento. Mas o cofres estão permanentemente aboletados paras os apaniguados do Senador José Sarney.

Itaquê Mendes Câmara transformou água em vinho. O ex-Diretor-Presidente ao deixar a CAEMA montou uma loja de queijos & vinhos. O colunista social Pergentino Holanda um eterno "mamador" divulgava a época a "arte de bem receber" dos Câmaras.

Ulisses Assad apadrinhado por Fernando Sarney foi mais longe do que seu antecessor. "Ula" transformou água em pó e a ele retornou. Neste período PH adquiriu uma mansão no bairro do Calhau apelidada de "República da Lua Azul".  Enquanto a Receita Federal dormia eles tomavam no c.

Nélson Almada Lima afilhado de Jorge Murd foi mais cometido do que os outros. Lima não se dispôs a laranja, mesmo assim responde a processos por contratações irregulares na CAEMA . Na administração de Nélson Almada Lima, PH, empregou a família de cabo(Glorinha Holanda) ao rabo(Nacor Holanda).

De plantão o engenheiro José Henrique Moreira- outro Lima. Indicado por Ricardo Murad, dele não se tem notícias de decantar água em vinhos ou pulverizar os reservatórios da CAEMA . Tudo é lavado por uma tal Ivana, que como uma periquita se segura com o pé(Educação) e come com o bico(CAEMA). Nessa o PH está neutro.

Como se observa em apertada síntese Dona CAEMA não serve aos pobres, mas embriaga os apadrinhados, afilhados, indicados da família Sarney. Do colunismo social ao radialismo marginal todos de mansões, carrões e milhões. Receita Federal neles.


14 de outubro de 2011

MARANHÃO DA FARTURA: FARTA ÁGUA, FARTA ESGOTOS, FARTA SANEAMENTO..........

O governo de Roseana Sarney anuncia aumento de quase 100% nas conta de água em São Luís. O deputado Roberto Costa(PMDB)- aquele que acha o valor do IPTU um absurdo, agora entende que a elevação do preço na prestação do serviço de abastecimento é normal.

O pífio argumento do deputado governista fundamenta-se no baixo valor da tarifa das contas de água. Roberto Costa diz que sem majorar a empresa não pode fazer investimentos no setor de abastecimento e  pagar regularmente as despesas com encargos e a manutenção do serviço

O aumento brutal dos valor das contas de água em 87%, não se justifica, usando o basilar princípio do orçamento em que a receita (tarifa) tem de ser superior as despesas(custeio e manutenção). Isto porque a qualidade da prestação do serviço da CAEMA é historicamente irregular e deficitária.

Sem investimentos e com as despesas de custeio e manutenção previsíveis, nada autoriza o aumento de 87% nas contas dos consumidores domésticos . Trata-se com certeza de mais uma estratégia  para "encher a caixa d'água eleitoral"  de Max Barros e promover a aposentadoria prematura de Ricardo Murad.

Essa é a única "caixa" que deve se manter "cheinha" mesmo depois das eleições de 2012. Ricardo o povo está de olho rapaz. Desse jeito  Max Barros não chega a 10% das intenções de votos. E quem acredita que Ricardo Murad está preocupado com isto?

A MÃO QUE AFAGA É A MESMA QUE DESEJA

A mão que aparece na foto abaixo é de um deputado estadual do Maranhão. O famoso estava assistindo um show de "forró", não se conteve e foi direto na suposta "caixa de joia". Para sua surpresa encontrou dois bagos e um cajado bem grande. Assustado "Vossa Excelência" gritou- égua macho me lasquei.

Os "paparazzi" acompanharam tudo, inclusive o toque na "manjuba" da "moça". Ganha R$ 100 Reais quem descobrir o nome de "Vossa Excelência". Comente, informe, denuncie ou ligue 098-88893129.



DEPOIS DO MORRO "ZÉ BOMBOM: ALUÍZIO MENDES NEM COMO "SONHO DE VALSA"

Localizado no bairro do Coroadinho, em São Luís, o "Morro do Zé Bombom"  é um marco na história da criminologia no Maranhão. A comunidade  vítima da falta de políticas públicas sofre as consequências do descaso do governo.  

O tráfico de drogas tornou-se a atividade mais lucrativa, impondo comportamentos  e ditando selvagens regras de convivência. Como animais famintos traficantes demarcam os espaços pelo uso da força de armas pesadas.

Crimes são cometidos a luz do dia sem que os autores incomodem-se com a identificação pessoal. A vingança é um prato que se come incendiando a casa dos desafetos. Fura-se os olhos de um jovem de 22 anos e cinicamente dizem: "Olhão" faltou luz.

Neste universo macabro vidas inocentes são condenadas desde a existência. Não existe perspectiva de vida e a esperança de dias melhores advém com o uso e tráfico de drogas. Este fascínio atrai famílias inteiras e espalha-se como as drogas no organismo social.

O governo estadual embora constitucionalmente  obrigado, nunca elaborou "Política Criminal" de prevenção e combate a criminalidade. Os Secretários de Segurança e Penitenciária foram escolhidos por critérios pessoais e políticos respectivamente.

A falta de visão de Aluízio Mendes espelha-se na inexperiência de Sérgio Tamer. Diante do quadro crescente da violência urbana o primeiro está mudo e o segundo surdo. A governadora assiste a tudo inerte entre vasos de porcelana no Palácio dos Leões.

Governadora, depois dos episódios do "Morro do Zé Bombom", Aluísio Mendes nem como "Sonho de Valsa". 


CONFIRMADO: DUPLICAÇÃO DA BR-135 VIRA TRAMPOLIM ELEITORAL DE MAX BARROS

Confirmada manobra para beneficiar a pré-candidatura de Max Barros a prefeitura de São Luís. No início da noite de quinta(13) começaram a "pipocar" nos blogs informações orquestradas pelo governo. Todas falseando a verdade davam conta que por pressão de Barros, o DNIT garantira para junho de 2012 a duplicação da BR-135.

A estratégia começou na quarta(12) com o anúncio da viagem de Max Barros ao Planalto Central. Uma grande equipe de mídia acompanhou o Secretário de Infraestrutura a Brasília. Hoje(14) rádios,televisões,  jornais e blogs devem incensar  Max Barros, atribuindo-lhe os "louros" da duplicação da Br-135.  

A maioria dos deputados maranhenses consideraram-se enganados. Durante a semana uma mobilização suprapartidária envolveu parlamentares da base aliada e da oposição, tendo como bandeira a questão da duplicação da BR-135.

O movimento que pretendia acampar no Ministério dos Transportes ficou esvaziado. Orientado, Max Barros, antecipou-se  a todos e reuniu-se com a cúpula do DNIT. Tudo foi adredemente preparado para alavancar a candidatura de Max Barros a prefeitura de São Luís estagnada em 6%.


13 de outubro de 2011

VIAGEM PROMOCIONAL DE MAX BARROS À BRASÍLIA PROVAÇA INSATISFAÇÕES NA AL

A tentativa de promoção do Secretário Max Barros na duplicação da BR-135 provocou um racha na base do governo. A estratégia atropelou os parlamentares governistas que hoje(13) realizaram duas reuniões em separado. De um lado os  incondicionais " maxistas " e do outro aqueles que não querem vincular a duplicação da BR-135 ao projeto eleitoral de Max Barros.

Os "maxista" são liderados pelo Presidente da Assembleia Arnaldo Melo, que não vê manobra alguma na presença antecipada do Secretário Max Barros em Brasília. Questionado pelo titular do blog se toda essa mobilização não tinha o objetivo de alavancar a candidatura de Max Barros, Arnaldo Melo, respondeu de forma lacônica que a Assembleia não trabalha com "factoides". Então tá cheiroso.

Os revoltosos sentem-se "enganados" para usar as palavras de Arnaldo Melo. Argumentam que o projeto eleitoral de Max Barros não pode sobrepor-se a envergadura da duplicação da BR-135 . As reuniões foram monitoradas pelos arapongas de Roseana Sarney na Assembleia Legislativa.

Max Barros viajou levando a tiracolo uma portentosa equipe de mídia. Além dos da Mirante fazem parte da bagagem do "maxista" o "imparcial" Raimundo Borges. Na "tietagem" o filhote Bruno Borges que recentemente filiou-se ao PMDB. "Borginho" é candidato a vereador em São Luís em 2012.

 

DUPLICAÇÃO DA BR-135: VIVA MAX, ELE É BARROS E A ELE VOLTARÁ

Começa a cheirar armação essa mobilização em torno da duplicação da BR-135. No princípio era a falta de verba para hoje tudo poder ser  resolvido pelo verbo. O edital de licitação para o início das obras foi lançado e relançado inexplicavelmente eivado de erros primários. Em seguida vem o cancelamento do processo licitatório sem qualquer explicação técnica.

Revolta geral,  principalmente na Ilha de São Luís a cidade mais prejudicada pelo atraso das obras. Todas as forças políticas são mobilizadas com promessas de marchas e acampamentos no Ministério dos Transportes.

Os quilom-135 juntam-se aos "Sem BR" e  fazem discursos inflamados na Assembleia Legislativa, Câmara Federal e Senado da República pela duplicação da importante via.

De repente, não mais que de repente o Ministério dos Transportes esclarece o motivo do cancelamento da licitação. Tratava-se de um problema de avaliação do projeto na parte técnica, envolvendo topografia, estudos geológicos, interferências no percurso e outras situações menos ordodoxas.

Do barro da Via Expressa surge o Secretário de Infraestrutura do Maranhão, Max Barros, com ares de "Sassá Mutema". Rádios, televisões, jornais e blogs "bufarinheiros" ou  "caridosos" anunciam a ida do Sr. Secretário para Brasília como prenúncio de solução.

Esse factoide foi engendrado no Planalto Central por "Zé Bandalha" e tem o apoio do Ministério dos Transporte. Na planice  do Maranhão a trama tem as digitais de Carcará e Carcarazinho. O objetivo é criar espaço político para o prefeitável Max Barros no cenário de Brasília com repercussão em São Luís. Como muitos tem verme na cabeça, o gosto ou cheiro do "Barros" parecerá filé de "Dino assaudo".

Vou tratar de tomar nesta quinta(13) secnidazol dose única do genérico. Serve para todo tipo de lombriga. Se não tiver nas farmácias do seu bairro compre pavermina, padrac ou "piula" bombom. Não recomendo comprar no "Morro do Zé Bombom" é morte certa. É bom repetir a dose na outra semana para evitar recaída.   

Como dito no início da postagem, no começo era a falta de verba, para depois o verbo de Max duplicar cem por trinta e cinco. Aqui do meu "pinico" continuo clamando que Max é Barros e ao barro ele voltará.


12 de outubro de 2011

MASTURBAÇÃO: MINISTÉRIO DIZ QUE FREIO NA BR-135 É DE ARRUMAÇÃO

O Ministério do Transporte esclarece que o freio na licitação das obras da BR-135 é de arrumação. O projeto de duplicação apresenta erros gravíssimos que poderiam comprometer a execução da obra, quiça levando-a a sua total paralisação.

Diante do impasse o Ministério chamou o projetista responsável para promover os ajustes necessários e finalmente licitar a esperada obra. O interessante é que o edital foi relançado em 28 de maio de 2011. Ou seja o mesmo edital foi elaborado duas vezes, contendo os mesmos erros. Errar é humano, mas duas vezes é DNIT

A deputada Cleide Coutinho em seu discurso na terça(11) alertava que anteriormente ocorrerá, a seu pedido, audiência pública com a cúpula do DNIT. Naquela oportunidade os representantes do órgão não fizeram qualquer menção as dificuldades técnicas, devido as condições geológicas do terreno e da maciça ocupação da faixa de domínio do traçado da rodovia por diversos tipos de interferência tais como cabeamento óptico e instalações elétricas.

Do lado da pista de quem vai existe 18 km de dormentes de uma ferrovia. Do lado da pista de quem vem, mais furada do que taba de pirulito a tubulação da Adutora Italuís. Presta atenção nessa história de vai e vem e vê se não dá em "saliência".

Ganha um pirulito "Transnordestino" quem souber o nome da ferrovia, dois pirulitos "Eletronorte" quem descobrir o nome da empresa estatal que se beneficia com o cabeamento óptico e linha de transmissão dentro do Campo de Perizes .  

Em parte é preciso reconhecer que é costume no Maranhão oferecer facilidades para depois cobrar dificuldade$. De outra parte é muito estranho somente agora  o DENIT enxergar as invasões na área de domínio, cabeamento óptico, instalações elétricas e os  lençóis freáticos descontínuos.

"Traduzindo uma parte na outra parte" é masturbação cujo fetiche maior são as verbas do Ministério dos Transportes. "Uma parte de mim almoça e janta a outra se espanta". O mal é que não dorme. Na terra de "Ferreira" o espeto é o da "Gular".


O PODER DAS CRIANÇAS E AS CRIANÇAS DO PODER

As homenagens a Nossa Senhora Aparecida juntam-se as prestadas as crianças. Sou devoto da minha mãe e faço tudo para o que resta da vida prolongue-se para meus filhos. Augusto com apenas dois anos é minha esperança desde o nome do local em que mora. A Vila Esperança é atualmente o meu laboratório existencial.

Cresci na Vila Bessa e isso influenciou inicialmente no meu modo de viver. Lev Vygostky advogado e pedagogo russo equacionava o comportamento, somando o meio à história de vida. "O saber que não vem da experiência não é realmente saber". Em psicologia tudo é provável, mas nada é definitivo.

O certo é que  meu pai não se duplicou pela minha existência. Desembargador, austero, metódico vivia de forma tão simples o cotidiano, que lavava e aspirava seu próprio carro. Radioamador por diletantismo detestava atender telefone. Quem o fazia dizia ser "da residência do desembargador Luís Bello". Quando eu atendia falava sem cerimônia  e com desejo " é da casa do desembargador Cesar Bello".

Havia naquela época uma contradição ao vê-lo dedicado ao automóvel e cultuado pela autoridade. Certa vez o pai do Desembargador José Joaquim Figueredo dos Anjos o procurou com seu indefectível terno preto. Trazia os processos e o protocolo de recebimento. Assumi as funções do meu pai promovendo um eterno sorriso dos falecidos.  

O desembargador José Joaquim Figueredo dos Anjos quebrou o sistema de casta do judiciário do Maranhão. Da Vila Bessa para a Rua do Sol muitas coisas e desejos mudaram na minha vida. A história e o meio influenciaram-me  não no sentido da repetição, mas da superação de tudo o que eu já li, vi ou ouvi.

Tornar  "hereditária" a existência pode prejudicar o coletivo. Mas tudo em psicologia é probabilístico. Veja-se os exemplos no Maranhão onde filhos(as) repetem aos pais. Como seria bom se escolhessem outros caminhos em que suas aptidões vicejassem  realmente.




   

11 de outubro de 2011

A DUPLICAÇÃO DA BR-135 VIROU MASTURBAÇÃO ELEITORAL

A duplicação da Br-135 já foi anunciada umas "trocentas" vezes. Todos os candidatos ao cargo de Presidente(a) da República prometem a realização da obra. Depois de eleitos ignoram a existência da única rodovia federal que permite o exclusivo acesso por via terrestre a Ilha de São Luís.

É um longo trecho que tem início antes da cidade de Rosário, estendendo-se até o aeroporto de São Luís. Entre macas e tendas, por terra uns já chegam mortos , outros por via aérea prometem não retornar nem mortos. 

O isolamento de  São Luís assemelha-a a intransponível "Macondo" do romance "Cem Anos de Solidão" de Gabriel Garcia Marques. Muitas histórias tristes de famílias  que perderam seus entes no "Funil da Morte do Maranhão".

Hoje um deputado-médico ao ouvir os recorrentes discursos dos colegas com frases do tipo: "agora é para valer", "a vez é essa", "vamos todos juntos empurrar na mesma direção"  lembrou-me da anedota do espermatozoide aleijado. 

Sem uma das pernas o coitado queria duplicar, gestar, produzir. Quando os canais seminais penianos indicaram excitação ele ficou em primeiro plano. Protegido pelo plasma seminal e impulsionado  pelas bases alcalinas foi lançado  na direção do suposto canal vaginal.

De repente já nas imediações da glande, o espermatozoide aleijado grita desesperadamente: para, para, para é só uma punheta. Já era tarde, combalido e aleijado o espermatozoide morre em contato com a atmosfera, entre dedos e suspiros.

Essa história de duplicação da BR-135 virou masturbação eleitoral. Não dá para levar a sério 4 senadores, 18 deputados federais, 42 deputados estaduais, 2 Ministros(Energia e Turismo), o Presidente do Senado, o Presidente da Embratur e nada além de mortes. Somos mais do que espermatozoides aleijados.



FREIO DE JEGUE NA CAMPANHA DE MAX BARROS: CAEMA AUMENTA TARIFA EM 86%

Funcionará como um "freio de jegue" na campanha de Max Barros o aumento de 86% da tarifa de água. A CAEMA alega falta de recursos para a manutenção do serviço, índice altíssimo de inadimplência dos órgão públicos e dos consumidores. A proposta apresenta-se intempestiva e não permite o escalonamento da majoração para  adaptação aos consumidores.

Ocorre que a má prestação do serviço tem raízes na própria fundação da empresa. O desrespeito aos usuários é fato  corriqueiro, criando o calendário "sui generis" dos dias de água. A interrupção contraria o disposto no Código de Defesa do Consumidor que determina que a natureza do serviço tem natureza contínua.   

Alguém está fazendo água na campanha de Max Barros.


FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...