28 de setembro de 2011

O CHEIRO FORTE DE FLÁVIO DINO NOS LEÕES FAZ ROSEANA TRABALHAR

Roseana realizou em seus três governos uma grande obra para o Maranhão- a desarticulação do grupo político Sarney. Mimada, imperativa, intolerante, materialista  e gananciosa não consegui em momento algum firmar-se como gestora, patrocinando  a defecção de valorosos quadros do sarneismo.

Em contrapartida os negócios administrados pelo marido Jorge Murad tiveram progresso espetacular. Remessa de dólares para contas no exterior e aumento desproporcional  do patrimônio pessoal receberam destaque na imprensa nacional e internacional.

Felizmente Roseana e Jorge despedem-se da condição de inquilinos do Palácio dos Leões. Mesmo faltando 3 anos para o "arruma as mala" a $audade já é grande. A solução foi botar o pé nas grossas paredes do Palácio dos Leões e ungir Luís Fernando a condição de candidato a governador em 2014.

O principal oponente da ideia é Edinho Lobão. Lobinho não esconde de "seu ninga", que o pai, Senador Edson Lobão é candidato ao governo em 2014, com ou sem apoio da família Sarney.  Roseana insiste em fazer os "Lobos" engolirem o "cordeiro" Luís Fernando Silva.

Para mostrar disposição e determinação em fazer Luís Fernando Silva governador de proveta, Roseana Sarney durante a manhã desta quarta-feira(29) deu entrevista na Rádio São Luís, minimizando os pífios percentuais do pupilo. Os argumentos evidenciam a falta de modéstia, mas essa é forma real da Sarney.

Incansável como ainda não se tinha visto, Roseana Sarney estará na quinta(30), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana para apresentar o Plano Plurianual (2012 à 2015). O PPA é fruto de proposta colhidas e apresentadas nos "Seminários Municipais" capitaneados por Luís Fernando Silva.

O perfume de Flávio Dino pôr "Amostragem de 65%" não sai do Palácio dos Leões e vem funcionando como "energético" para as pretensões de Roseana Sarney. Quem quiser fazer a governadora trabalhar é só dizer que está sentindo o cheiro de Flávio Dino por perto.


STRESS: ALUÍZIO MENDES NO CORREDOR DA MORTE

A presença de Ricardo Murad(Saúde), Aluísio Mendes(Segurança) e Olga Simão(Educação) obedece a questões domésticas do governo de Roseana Sarney. Como no início do 3° governo o refrão "Tolerância Zero" implicava em austeridade, ao "Triunvirato" caberia a função "Zero à Tolerância".

Olga Simão nunca passou de uma diarista  na Secretaria de Educação do Estado. Pela intimidade com Roseana Sarney outorgava poderes das "Irmãs Cajazeiras" , enquanto cuidava da "diárias" e dos fartos recursos. Cumprida a missão foi "aposentada" sob o compreensível argumento de cuidar da saúde.

Agora é a vez de Aluízio Mendes, que outrora teve a função de proteger Fernando Sarney, das preventivas, provisórias e temporárias.  Como o destino das provas colhidas contra Fernando Sarney foi  o "lixo", Aluízio Mendes perdeu as funções e utilidade doméstica.

Ricardo Murad que parecia o primeiro à ser defenestrado pelo clã, espera no "Corredor Saúde é Vida" a sua hora. Cada Secretário ao cair, repete aos que ficam a frase de Marat a Robespierre- "Tu vais me seguir"


MARANHÃO NA CONTRAMÃO: A PEC DA BENGALA E NICE LOBÃO

Compulsando o livro "Conjuntura Nacional & Geopolítica do Brasil"(Livraria José Olímpio Editora, Coleção Documentos Brasileiros, página 6) de autoria do general Golbery do Couto e Silva, destaca-se o Maranhão no Brasil Colônia já como Estado em 1621. Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás eram Capitanias Hereditárias.

Muitos historiadores interpretam o apogeu do Maranhão somente na fase algodoeira. É um erro desprezar a gênese do  nosso desenvolvimento. Talvez a pesquisa explique as razões variadas do retrocesso, que se espalha por toda malha institucional e poderes constituídos.   

O Maranhão está na contramão, perdeu o bonde da história. O Estado virou motivo de chacota e escárnio entre os demais brasileiros e brasileiras. Tudo em razão da representação política que vive à praticar ignomínias e descalabros a luz dos holofotes.

O Projeto de Emenda Constitucional(PEC Da Bengala) que prorroga as aposentadorias de 70 para 75 anos, fere de morte a Constituição Federal. O endereço dos principais beneficiados são os Desembargadores do Tribunal de Justiça e os Ministros do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão.

O suplente de deputado estadual Carlos Alberto Milhomem, o Tatá, argumenta que causa da polêmica é a desinformação. De fato deputado Tatá, o que falta são informações de todas as ordens. Tivéssemos autoestima e reconhecimento da nossa história não o elegeríamos, nem tão pouco a deputada Nice Lobão.  

27 de setembro de 2011

MAGNO SE RETRATA, MAS CARLINHOS AMORIM ADVERTE-O A NÃO VOLTAR PECAR

O Deputado Magno Bacelar tem se notabilizado na defesa de forma intransigente do Governo e do município de Chapadinha. Todos excessos tendem a serem castigados, repudiados e modificados. Contudo Magno Bacelar teve a virtude de reconhecê-los de forma pública compungido de sinceridade.

O fato de fazer referência ao município de Imperatriz de forma deselegante, motivou a réplica do deputado estadual Carlinhos Amorim. O equilibrado líder do PDT não reagiu de imediato as declarações de Magno Bacelar em respeito ao Regimento da Assembleia.

Magno falava pela liderança do governo e a oposição já esgotará todo o seu tempo. Ontem (26) Carlinhos Amorim mesmo tendo conhecimento da retração de Magno Bacelar, ocupou a tribuna para de forma urbana e civilizada contestar o parlamentar governista.

Carlinhos confessou que foi inquietante ouvir Magno se dirigir a Imperatriz daquela forma em sessão especial. "Refuto essas palavras como fiz com o repórter Roberto Cabrini, do SBT que, durante reportagem. declarou que Imperatriz é a capital da pistolagem".

De acordo com Carlos Amorim, a cidade de Imperatriz encontra-se hoje em uma situação privilegiada,por ser a segunda maior cidade do Maranhão, ter o maior número de habitantes e eleitores e que, ao longo dos anos, muito contribuiu para o crescimento do Estado.

Em conversa com o titular do Blog, Carlinhos Amorim disse que Imperatriz tem um povo ordeiro e acolhedor , sem aversão aqueles que a procuram seja a lazer ou a trabalho. O parlamentar destacou ainda as potencialidades econômicas do município como celeiro de empregos.

O debate retirou o Plenário da monotonia que enclausura os debates entre questões de governo e oposição. Retirando-se os excessos verbais de Magno Bacelar outras questões regionais poderiam enriquecer as temática da Assembleia Legislativa.

Carlinhos Amorim com o olhar desculpou Magno, sob o alertar de que o mesmo não volte a pecar. 

 

CASA CIVI II: JOÃO ALBERTO ESVAZIA AS FUNÇÕES DE LUIS FERNANDO SILVA

O "Tufão Pesquisa Amostragem" precipitou a nomeação do Senador João Alberto no governo de Roseana Sarney. João Alberto foi nomeado ontem(26) para a Secretaria de Projetos Especias com as funções de acompanhar, avaliar e cobrar resultados no governo ou fora dele.

José Sarney foi quem escalou João Alberto para o posto de 1°Ministro no governo da filha. O gesto denota aceno para classe política do Maranhão, sempre desprestigiada nos governos(I,II,II) de Roseana Sarney/Jorge Murad. 

João Alberto vem com "gosto de sangue na boca". Vai  fazer política "até dormindo", e ele sabe em que pese a idade. Com isso as funções de Luís Fernando Silva ficam "desmilinguidas". A "Casa Civil Política" passa a ter como endereço o "Palácio do Carcará".

Luís Fernando Silva doravante administrará a "Casa Civil Administrativa" cujas tarefas ficarão subordinadas as ações da "Casa Civil Política". Fernando Silva tivesse permanecido como Prefeito de Ribamar teria futuro político mais longo. Esse é o problema que advém de estar muito próximo da família Sarney.

Luís Fernando Silva morreu como um bebê na proveta. É mais uma vítima na galeria da ingratidão dos Sarney. Que seu exemplo sirva aos incauto e neófitos na política do Maranhão, ou até os experimentados que se arriscam na intimidade com esses vampiros.


26 de setembro de 2011

IGOR LAGO COMANDARÁ A OPOSIÇÃO NO FUTURO

Um novo desenho começa a esboçar-se no território "geopolítico" do Maranhão. Os próximos dez anos produzirão uma mudança radical nas esferas de poder. Flávio Dino deverá assumir o governo do Maranhão, tendo como opositor o médico Igor Lago que repetirá a trajetória do pai Jackson Lago.

O blog do Cesar Bello pela sua natureza analítica e independência arrisca-se na "premonição". Pode até parecer exercício de teratologia(do grego teratos= monstro+logos=estudo), mas é "geopolítica" com base-se nas relações de poder-política -estratégia.  

O pensamento de Rodolf  Kjellén criador do termo "Geopolítica"(início do séc. XX) fundou-se na obra Geografia Política de Friedrich Ratzel de 1897. Para eles o estado agia como um organismo territorial que mobiliza a sociedade para um objetivo comum.

Hoje outras abordagens costumam ser tratadas como temas relacionados a geopolítica. É desta forma que o estudo da estratégia, da manipulação e ação política que tomam por base os territórios serve a presente elucubração.

Flávio Dino e Igor Lago já demarcaram seus territórios. O primeiro avançou e busca constituir quadros para chegar ao governo e nele manter-se. O segundo apesar do grupo historicamente constituído, tem problemas pela degeneração patrocinada no exercício do governo.

Flávio Dino não tem telhado de vidro, mas jogou pedras no de Igor Lago.  O fato foi praticado no primeiro turno nas eleições de 2010 pelo "Departamento de Maldades" de Dino, ao disseminarem a falsa informação da inelegibilidade de Jackson Lago para as eleições de governador. 

O fato não foi propositadamente digerido por Igor Lago. A partir desse episódio o herdeiro de Jackson Lago justificou a demarcação do seu território para futura ação política. Esses serão os comandantes dos polos de poder nos próximos dez anos. Quem ainda viver verá e quem teimar sucumbirá.

FLÁVIO DINO É O HERDEIRO DO VOTO POPULAR NO MARANHÃO

As últimas pesquisas do Instituto Amostragem dissipam todas as dúvidas quanto as eleições de 2014. Flávio Dino é o herdeiro maior do voto popular no Maranhão. Sua trajetória acadêmica, profissional e política o elevaram a esse patamar tão cobiçado.

Três anos o separam das eleições para o governo do Estado. Com certeza lhe será exigida experiência na administração pública. A Presidência da Embratur deve proporcionar a Flávio Dino visibilidade com a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

Mas existe uma pedra no meio do caminho em 2012. No meio do caminho existem várias pedras. É bom não esquecer deste acontecimento na vidas das retinas ainda não experimentadas.

Nunca esqueçam que no meio do caminho tem essa pedra(São Luís). Tem várias pedras no meio do caminho que se encontram nas eleições municipais em todo Maranhão.

O adversário é experiente, experimentado e sagaz. Sarney espera com paciência e peçonha para inocular o veneno que lhe é peculiar. A "grande serpente" está alojada na Lagoa da Jansen, dentro do Sistema Mirante de Comunicação. 

A contra informação produzida diariamente pelos filhotes da "grande serpente" deve ser motivo de atenção. Os dados estatísticos das últimas pesquisas não possibilitam a contradita do Sistema Mirante.

O grupo Sarney está "zonzo" pelos números que dão a Flávio Dino larga vantagem, mas não está nocauteado para aceitá-lo passivamente.   

Atenção, educação, humildade, caldo de galinha e muito trabalho.


25 de setembro de 2011

AS SETE NOTAS POLÍTICAS E ESTATÍSTICAS


De Luís Fernando Silva que no confronto direto com Flávio Dino(64%) amargou pífios 15,15% por cento das intenções de voto. A "taca" fez "Lulu" pensar em parir na inauguração da Maternidade de São José de Ribamar. Tadinho de "Lulu", ainda tá cedo meu preto. Contudo te conforma com 15.15%, pois tem tudo haver com debutantes.

As pesquisas mostram um Lobão recém saído de uma eleição vitoriosa para o Senado(32,73%), agora com 25,46% das intenções de votos para o governo . O retrocesso vem desde a história política ligada a ditadura, que somados ao ambiente familiar sarneista, só lhe permite vitórias em eleições majoritárias com concorrentes da mesma esfera de poder (José Reinaldo e Roberto Rocha). Para 69,31% do eleitorado maranhense, Lobão é puro retrocesso ao representar o continuísmo dos Sarneys.

MI
Mi diz então se a justificativa do recal eleitoral de 2010 vale para Flávio Dino(856,397 dos votos válidos) por que não valeria para Lobão com 32,73%? Se quantificar o percentual de votos teremos quase o mesmo número. Portanto o risco que corre Flávio Dino, também corre Lobão. A diferença e que no embate direto Flávio Dino vai para 62,62 contra pífios 25,46% de Lobão.

Faz de conta que Roseana Sarney chamou os "domesticados" para a entrevista de sexta(23) nos Leões só para falar de progresso no Maranhão. Faz de conta que esse lero-lero de "bombar", "deslanchar" não é para cobrir os efeitos dos números da pesquisa. Faz de conta que a pesquisa da Amostragem não mudou os planos de aposentadoria política de "Nha" Rose.

Só chamando o Padre Bráulio, aquele que Sarney mandou ordenar-se "Papa" na Itália, para fazer a multiplicação dos votos de Luís Fernando Silva. Do contrário ele termina tomando suco daquele pé de maracalho que tem em São José de Ribamar.

Lá vem "de velho", Roseana Sarney com o conversé de aumento do PIB, Refinaria, Marcenaria, Gusa, Ferro-Gusa, Ouro, Prata, Empregos, Oportunidades. Essas manchetes(Imparcial e Estado do Maranhão) entre vasos de porcelanas é só para encobrir a "murrada", que ela tomou do povo com as últimas pesquisas.

SI
"Si" para completar o drama o TSE arrochar o "buriti", apeando Roseana Sarney do governo antes das eleições de 2012, ou o Vice-Governador Washington Luís  meter a "macaxeira" em 2014, adeus Corina.

 

ROSEANA ESPANTADA COM AS PESQUISAS MUDA PLANOS DE APOSENTADORIA

Roseana Sarney chamou na sexta-feira(23) os jornalistas "domesticados" ao Palácio do Leões. O objetivo da entrevista era neutralizar os efeitos dos números das últimas pesquisas, realizadas entre 16 e 19 de setembro pelo Instituto Amostragem para o governo do Estado em 2014.

Flávio Dino dispara com mais de 60% no confronto ao Palácio do Leões contra os sarneistas Edson Lobão e Luís Fernando Silva. Os números são desconsertantes mesmo quando o embate envolve Roseana Sarney. Neste caso Dino ficaria 58,85% contra 26,31%  da Sarney, que sabidamente não pode concorrer ao governo.

A governadora diante da "taca" que lhe impõe os números (Flávio Dino 61.62% contra 25,46% de Lobão ou Flávio Dino 64% contra 15,15% de Luís Fernando) foi obrigada na entrevista a reconhecer o adversário como "fortíssimo". Ela tenta aliviar o impacto dos números, apresentando outras opções como o Ministro Gastão Vieira.

Assustada com o indicativo de que para 76,85 do eleitorado, Flávio Dino representa a mudança e renovação e 69,31% avaliam que Edson Lobão é continuísmo, Roseana Sarney quando questionada sobre aposentadoria diz apenas que "pretende" não mais candidatar-se ao Senado da República em 2014.

Como o fim do inverno no Maranhão em 2011 ocorreu só em setembro: "É pau é pedra é o fim do caminho".

QUANTO MAIS ROSEANA MENTE, MAIS FLÁVIO DINO SOBE NAS PESQUISAS

Quanto mais Roseana Sarney mente, mais Flávio Dino sobe nas pesquisas. Esta relação pode ser observada de forma direta nas últimas pesquisas dos Institutos Escutec e Amostragem- para maiores e melhores informações veja o Jornal Pequeno deste domingo(25). O fato só comprova o processo de conscientização do povo do Maranhão, que não acredita mais nas promessas dos Sarneys.

São Luís é o "tambor" que faz ecoar este sentimento de insatisfação por todo o Estado. A Ilha Rebelde em 2010, apenas puniu falsos oposicionistas pelas condutas criminosas no centro do governo. O fiasco da possível candidatura de Aderson Lago à vereador em 2012, poderá comprovar  mais tarde o que está dito agora 

Roseana Sarney sabe que a ascensão de Flávio Dino ao governo do Maranhão é fato irreversível. As tentativas de desonrar o adversário mostraram-se tão inócuas quanto as de cooptar. Flávio  passa a comandar os destinos do Maranhão tendo São Luís como amostragem.

Enquanto Roseana Sarney dá entrevistas(Imparcial e Estado do Maranhão) entre vasos de porcelanas, anunciando um progresso virtual e inexistente, o povo responde nas pesquisas dando à Flávio Dino 57,9%, das intenções de votos. Não tem jeito que dê jeito, Flávio Dino tá eleito prá governo ou prá Prefeito. 

Como diz o povo: "É Frávio". Para evitar contratempos ele tem Dona Dilma como madrinha.





24 de setembro de 2011

DEUTERONÔMIO 24:17 : NÃO TOMARÁS EM PENHOR O VESTIDO DA VIÚVA

Em Deuteronômio 24:17 as regra de domínio preservam as viúvas da exposição, mesmo que provenientes das dívidas. Não é admissível o escarnio originado de débitos quando se tratam de viúvas.   Suas vestes tem de ser preservadas sobre qualquer custo. Como cruz em respeito a existência de outro.

Quando vejo o Maranhão exposto pela Rede Globo como uma viúva sem vestes e repudiada, reajo na forma da postagem. Usar da linguagem ambígua com título de mini-série "Viúvas do Maranhão" é permitir escárnio antecipado.

O governo do Estado ainda patrocina a premeditada zombaria sem qualquer reação. A postura tupiniquim do aplauso subserviente não tem explicação. Talvez seja a fatura pelo apoio da Rede Globo a permanência do Ministro do Turismo Gastão Vieira. O diabo é quem duvida.

AS VIÚVAS DO MARANHÃO E A REDE GLOBO DE PRODUÇÃO

O governo de Roseana Sarney pelo Secretário de Comunicação, Sérgio Macedo, aquele que nomeou o genro, Carlos Filho, como diretor financeiro da SECOM, anuncia que o Maranhão servirá de cenário para mais uma produção da Rede Globo de Televisão.

A série "As Brasileiras" terá o episódio "As Viúvas do Maranhão" filmado no Estado. O governo pagará todas as despesas provenientes das gravações em solo maranhense. A Secretaria de Turismo e de Comunicação forneceram  "kit" com informações sobre nossas "belezas".

Patricia Pilar e Marcelo Anthony serão os protagonistas da série. Com essa dupla e o "produto beleza do Maranhão" não precisa nem "pilar". Marcelo Anthony já conhece a de "Pernambuco". Ciceroneado por Fernando Sarney   e bando deverá provar  a do Maranhão.

Agora não parece sacanagem o título do episódio " As Viúvas do Maranhão"? Seria o prenúncio da morte de Sarney? Quem seriam as viúvas com a morte do tuxaua José Sarney?

Façamos a relação por famílias para evitar personalismos. Vamos lá: Murads, Duallibes, Gastões, Lobões, Lédas, Abreus, Xerebreus, Cantanhedes, Nenzins, Nagens, Frotas, Quinderés, Prazeres,  Libérios e Liberados, Pergentinos Holandá ou não, Roubados, Bill Furtados, Aluísios,  Olgas,  Barros, Bacelares Barbosas com Dimen$ão ou não,  Bandeiras sem pau ou com,  Bulcões, Godões,  Babões,  Bobões, Balões, Bicões  . . . . .

Aceitamos sugestões por comentário ou para o e-mail cesar.bello.slz@hotmail.com   

LIMPEZA NO FUTEBOL: COMO O MOTO VIROU MOTEL


Dia destes o blogueiro-mauricinho postou matéria sobre a festa de 20 anos do Moto Clube. Sem qualquer memória da história do futebol maranhense, o chalaça do governo de Roseana Sarney misturou  "Zero Um" com "Um a Zero".

Acostumado entre casas noturnas e noitadas soturnas, o playboy da blogosfera erotizou o combalido futebol do Maranhão.

Se o clima já era de esculhambação o "avantajado", tratou de prostituir o que restava do ambiente desportivo.

Não se pode negar a beleza desta moça que serviu de atrativo na festa do Moto Clube de tantas tradições. Contudo, foi apelativo a exposição da modelo Baby Rossi.  Talvez o titular do blog esteja errado nas suas considerações.      

As ultimas decisões judiciais confirmam a degeneração do futebol maranhense, associada ao patrimonialismo onde se mistura o público com o privado. A coisa vem de longe, de tempos e memoriais descritivos que transferiram os terrenos do Moto no Bairro do Turu, para o Presidente do Clube na época dono de motel.

A história se repete como Moto ou como Sampaio. Aguenta Maranhão é sujeira prá todo lado.



FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...