20 de setembro de 2011

CAIU MAIS UM MITO DA COMPETÊNCIA: RICARDO MURAD NÃO CONVENCEU

Ricardo Murad durante anos cativou o "mito da competência". Hoje (20) durante a Sessão Especial na Assembleia Legislativa foi possível avaliar de forma real a estatura do "mito". Restou provado tratar-se apenas de mais uma invenção da família Sarney

O mito movimenta-se pelo rito na vida dos homens. Apesar do todo ritual preparado com pompa e circunstância, o "mito da competência" ostentado até então por, Ricardo Murad, espatifou-se no chão duro da realidade.

Coube ao Deputado Marcelo Tavares presentear-se na data do seu natalício,  retirando a máscara do "preparado". Não foram movimentos bruscos, Marcelo Tavares, usou apenas a verdade contida no Diário Oficial,um Relatório da ANAC e  Nota de Esclarecimento publicada no Jornal Pequeno.

No Diário Oficial, Marcelo Tavares, garimpou e encontrou em abundância dispensas de licitações, aditivos e superfaturamentos dos contratos da SES.

No relatório da ANAC  a utilização de helicópteros pagos pela SES, a serviço dos então candidatos Max Barros(estadual) e Gastão Vieira(federal).

Na Nota de Esclarecimento publicada no combativo Jornal Pequeno, a afirmação contraditória da inexistência de dispensa de licitação em qualquer contrato na SES.

Ricardo Murad negou todas as acusações com a frieza e artificialidade  dos psicopatas. Não apresentou argumentos convincentes ou fundamentos plausíveis. Sua retórica circular e pautada em conclusões hipoteticamente lógicas(silogismos falaciosos) não lhe ajudaram desta vez.

Marcelo martelou do início ao fim, destruindo toda as mentiras de Ricardo Murad. O bom esgrimista do passado estava perdido como um boneco "Touché". No embate ficou na testa de Ricardo o "M" de Marcelo.

No mais, além da falta de objetividade geral nas perguntas e respostas, a omissão de todos na questão da Saúde Mental, do gerenciamento sem resolutividade e do corporativismo na produção de empregos pela terceirização .

BULCÃO, GODÃO, BOCÃO, BABÃO, BOLÃO É TUDO A MESMA COISA

Recebo a informação de que o protagonista no entrevero ocorrido no CEPRAMA, quando da escolha do samba maranhense para o carnaval carioca era Godão e não Bulcão. Para mim José Pereira Godão, Luís Bulcão, Helena Bocão, Renato Babão, Euclides Bolão são todos "farinha do mesmo saco e cachaça da mesma pipa".

Esse é outro paradigma que tem de ser quebrado pelo atual governo. Por que o processo cultural tem de passar sempre por estas mãos sujas do cifrão($)? Por que só o Barrica pode representar nossa cultura? Quem ganha é a cultura ou grupos pelo "culto" permanente? O que o governo ganha erguendo barricadas culturais?

Por trás de Godão tem Bulcão, na frente de Helena Bocão vem Renato Babão e enchendo o saco de todos  Euclides Bolão. Não tem mais espaço para essa mentalidade provinciana, arraigada em goles de saber ou embriagada pelo poder.

Essa "inhaca" cultural repetitiva tem cheiro de naftalina. Vamos tirar o "pixé" do que é íntimo nos movimentos culturais com sabão andiroba. Passar minâncora  no sovaco da mesmice, que emperra a renovação nos quadros da cultura. 

Te liberta Roseana "em nome de Oxum  e de Ogum". 

O MARANHÃO NA ROTA DA EXPOSIÇÃO

Até os anos de 1960, muitos sociólogos enxergavam a cultura como um simples "reflexo da sociedade". Usando a terminologia própria, podemos dizer que eles percebiam a cultura como uma variável dependente. A televisão por exemplo, tornou-se um item doméstico de primeira necessidade, o conteúdo cultural da sua difusão dependeu de afluentes tecnológicos.

Embora o avanço na televisão ainda ocorra por processos tecnológicos, a cultura tornou-se uma variável independente. As pessoas não aceitam mais a cultura de forma passiva, isto é, não somos um recipiente vazio nos quais possam derramar crenças, símbolos e valores. Para cada informação dar-se-á uma comparação com base na formação.

O Maranhão por pouco mais de 1 Milhão aparecerá para o mundo no Carnaval de 2012. Samba e enredo da "Beija-Flor" de Nilópolis do Rio de Janeiro. Paralelo a prestigiosa exposição, a detratação ocorre pela falta de estradas. Recebemos nossos visitantes em tendas como nos desertos. Nosso porto apesar do calado, nada diz para o potencial turístico.

Durante o atual governo dois maranhenses foram escalonados Ministros do Turismo. O Presidente do Embratur outro maranhense foi escalado para divulgar o Brasil com a Copa do Mundo. Se nada for feito para melhorar a infraestrutura do atendimento no Maranhão, a exposição terá efeitos contrários aos pretendidos.

É preciso tirar o Maranhão dessa "Camisa de força", que impede o crescimento da "Industria do Turismo". Ministro e Presidente da Embratur não podem estar engessados, por opiniões preconceituosas ou aleivosias pautadas nos interesses comerciais do "trade". 

Façam investimentos no Maranhão, tragam recursos para o Maranhão, estimulem a entrada do capital nacional ou estrangeiro no Maranhão. Procedam dentro da lei como é costume de ambos. O Maranhão e o Mundo querem ver isto acontecer.

O Maranhão não pode continuar Cazaquistão. O Maranhão não pode ser terra falsa ou falsa paixão. O Maranhão fundado pelos franceses, invadidos pelos holandeses, colonizado pelos portugueses não pode continuar dominado pelo atraso.

Libertem-se em "nome de Jesus".

 

19 de setembro de 2011

SEGURANÇA PÚBLICA: AÇÃO RÁPIDA E EFICIENTE SUFOCA MOTIM

A ação rápida e eficiente do sistema de segurança sufocou o princípio de motim no Centro de Detenção Provisória(CDP) em Pedrinhas. São ações deste tipo que a população seja carcerária ou comunitária espera da Segurança Pública.

Estar de prontidão, dispor armas e equipamento, dinamismo do serviço de inteligência são elementos infalíveis no combate a criminalidade. No caso em tela pode-se observar o entrelaçamento de todos elementos acima dispostos.

A Tropa de Choque ainda está de prontidão em local estratégico próximo ao CDP. O Helicóptero EC-135 sobrevoa toda a área do Complexo Penitenciário, evitando a reprodução do movimento nos outros pavilhões. Como tem horas de autonomia e foco de luz abrangente, a vigília deve continuar por toda a noite.

É desse jeito que deveria funcionar sempre. A Segurança Pública a serviço do povo e não dos políticos. Todas as vezes que acertarem o Blog do Cesar Bello vai divulgar. Isso é dever de imprensa e de consciência.


FALTA COMIDA: EXPLODE MOTIM NA CENTRAL DE DETENÇÃO EM PEDRINHAS

Explodiu agora a pouco um motim no Centro de Detenção Provisória(CDP) em Pedrinhas. As informações preliminares são de que a falta e qualidade da comida teria motivado ao quebra-quebra. Várias celas já foram danificadas, não existe  confirmação de vítimas ou decapitações.

Volto em instantes com informações detalhadas.

MERDA NO CEPRAMA: ARRANCA RABOS NA ESCOLHA DO SAMBA PARA "BEIJA-FLOR"

Brigas e muitas discussões marcaram a escolha do samba-enredo maranhense para a Beija Flor de Nilópolis-RJ. Inventaram a "treta" o resultado não pode deixar de ser "mutreta". A divulgação estava prevista para as 19 horas, mas só ocorreu depois que as letras vencedoras passaram pelo crivo de Jorge Murad.

Passava de meia-noite e nada oficial. Produtores, animadores e o público das "artibancadas" cobravam transparência e pontualidade na divulgação dos resultados. Os compositores dos sambas concorrentes começaram a desconfiar da demora na oficialização do certame.

O Secretário de Cultura, Luís Bulcão incomodado pelas cobranças subiu ao palco e classificou a todos como "uns merdas", mandando em particular Joel Jacinto se fu.... Joel sentiu-se ofendido e voltou para reafirmar as cobranças.

"Mestre Buca" como sempre quis responder as críticas com "bogue". No exercício da conhecida intolerância,  Bulcão já teria agredido a tapas no seu gabinete um produtor cultural. A experiência com vaias é corriqueira,  não foi diferente em recente encontro com a classe dos artistas no Teatro Artur Azevedo.

Esse é o perfil do Secretário de Cultura do Estado do Maranhão. Essa é a "Tolerância Zero' de que falava Roseana Sarney.   


"FAZ ESCURO MAS EU CANTO": A LIGAÇÃO DO MINISTRO E A "INDÚSTRIADO TURISMO"

Recebi no domingo(18) as 15 horas o telefonema do Ministro do Turismo, Gastão Vieira. Na devolutiva não me alonguei com receio dos créditos e prejudicá-lo nos afazeres ministeriais. A humildade e simplicidade do Ministro são contagiantes e contagiosas. 

O que impressionou foi a urbanidade às críticas. Nas rápidas e informais palavras, Gastão, lembrou o nosso tempo de conhecimento recíproco. De certo como todo maranhense sensato desejo-lhe bom desempenho na tarefa como Ministro do Brasil.

Marcamos para conversar em São Luís assim que a agenda ministerial permitir. Quero nesta ocasião lembrar ao prestigiado Ministro do Turismo as falhas na vocação do Estado do Maranhão. A "Industria do Turismo" precisa deixar de ser sonho ou acalanto eleitoral.

Os preconceitos internos e externos serão superados com o labor. O reconhecimento vem com o tempo de espera, Ferreira Gular, em seus fragmentos ensina:

"A história humana não se desenrola apenas nos campos de batalha e nos gabinetes presidenciais. Ela se desenrola também nos quintais, entre plantas e galinhas, nas ruas de subúrbios,nas casas de jogos, nos prostíbulos, nos colégios, nas usinas, nos namoros de esquina."

Diz ainda o renomado poeta: " Disso eu quis fazer a minha poesia. Dessa matéria humilde e humilhada, dessa vida obscura e injustiçada, porque o canto não pode ser uma traição à vida, e só é justo cantar se o nosso canto arrasta consigo pessoas e as coisas que não tem voz".

"Faz escuro mais eu canto"( do poeta amazonense Tiago de Mello).



CÂMARA DE VEREADORES EM 2012 VIRA PRIMEIRO EMPREGO PARA APANIGAUDOS

Segundo informações preliminares é grande o número de familiares de políticos, com pretensões as cadeiras nas Câmaras de Vereadores. Para muitos parece com o Programa "Meu Primeiro Emprego". O vereador Severino Sales foi o pioneiro entre os playboys de São Luís. Deu certo e o "boyzinho" quer repetir em 2012.

Dinheiro, fama, cargos, bajulação e pouco trabalho fazem parte das idealizações de muitos destes jovens, que querem ingressar na vida política. Ser vereador é ter compromissos diários com a população do seu município. A turma do "Primeiro Emprego Político" quer saber é das diárias e verbas comissionárias.

A lista de candidatos a vereadores pelo "Primeiro Emprego Político" está sendo elaborada. Deve estar completa na totalidade após o prazo final das filiações. Se no seu município tiver algum "filhinho de papai" , de "mamãe" ou similar manda para o e-mail cesar.bello.slz@hotmail.com que nos publicamos.

"Quos que tander" é o mesmo que até quando?    
   

AS SETE NOTAS POLÍTICAS E SANITÁRIAS

De São Luís que tem 90% dos esgotos sem tratamento. A CAEMA tem duas estações (Jaracati e Bacanga), mas só consegue tratar 10% dos resíduos produzidos  na Capital. Imagine como não deve ser no interior do Maranhão. Acredito que quase 100% da população deva sofrer pela inconsequência e falta de atitude preventiva dos prefeitos.

A falta de investimentos mínimos em saneamento básico data de 2002. Embora existam projetos de esgotamento sanitário em andamento, até hoje o que chegou para a população foram as fanfarrices dos políticos. De R$ 189 milhões previstos para aplicação na capital nada foi investido. O retrocesso são de 400 anos.
 
MI
Me diz uma coisa, Ricardo Murad não anunciou no prestigiado jornal "O IMPARCIAL" milhões em investimentos. O "lero-lero" prometia desde a tubulação do Italuís a construção de novas instalações de esgotos. Além dos valiosíssimos hidrômetros do tempo de Aderson o resto caiu no Lago.

Faz de conta que tivéssemos apenas 50% de esgotamento sanitário. O resultado incidiria em benefícios no setor de Saúde Pública, com índices menores de doenças que resultam da falta de tratamento dos resíduos sólidos. 

Só na cabeça de Ricardo Murad que priorizar a construção de hospitais é o "maior e melhor investimento". A prevenção além demais barata produz resultados perenes no combate a doenças e endemias. Só que isso não aparece para o eleitorado e faz desaparecer muita coisa do bolso dos políticos.

Lá vem "de velho" o Moreira Lima com a historinha de que em dois anos, 50% dos esgotos de São Luís serão tratados. Quando é isso, a duplicação da BR 135 e a entrega das obras do "Aerioporto", tudo soa como "lá, lá, lá".

SI
Se tivessem responsabilidade muitas das doenças já banidas no resto do Brasil, não infestariam a população de São Luís. Para lavar a realidade alguns dados: a) a falta de saneamento básico é responsável pela internação de 65% das crianças menores de 10 anos de idade; b) 5% das mortes por diarreia em crianças com menos de 5 anos de idade esta relacionada ao problema; c) as doenças decorrentes matam mais gente do que a AIDS. "Si" isso não esclarece o que se há de fazer?
 
 

18 de setembro de 2011

PIOR NÃO FICA: CANINDÉ ASSUME A SMTT NESTA SEGUNDA(19)

O engenheiro Canindé Barros volta a condição de Secretário de Trânsito e Transportes de São Luís nesta segunda(19). A posse será pautada pela simplicidade com o objetivo de evitar maiores especulações.

Canindé mostra extrema mobilidade, tendo percorrido em três meses cargos em Paço do Lumiar, no Governo do Estado e agora na Prefeitura São Luís. É o que se pode chamar em administração pública de 3 em 1.

Como se observa o ex-quase-futuro Secretário de Transporte de São Luís, deixa sempre aberta a porta ao sair e não costuma ser o ultimo para apagar a luz. Esperto acredita como Rimbaud que "não se parte, retoma os caminhos".

As nomeações para os cargos de Diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos no Governo do Estado e Secretário de Transportes e Trânsito de São Luís, são pêndulos eleitorais para cativar o ex-Prefeito de São Luís, Tadeu Palácio, hoje com 6% nas pesquisas.

Venceu Castelo ao abrir espaços mais cobiçados por Tadeu Palácio. A reboque vem o tempo de televisão com a costura de dois pequenos partidos(PHS e PSL). Canindé chega para cumprir ordens e garantir a eleição da mulher Sônia Barros.

Do jeito que está, pior não fica. Agora é aguardar as entrevistas sempre iniciando com refrão: "Por determinação do Prefeito João Castelo......." 


 

POR UNANIMIDADE O TJS(TRIBUNAL DE JOSÉ SARNEY) CANONIZA SEU FILHO

Em João 14: 6 está escrito " ninguém vai ao Pai senão pelo Filho". Com base nestes ensinamentos bíblicos o Tribunal de José Sarney(TJS) emitiu uma Epístola(ordem,mensagem) para a canonização de seu filho Fernando Sarney.

Ficam doravante proibidas todas as provas contra Dom Fernando, em especial as obtidas por grampos, rolos ou bobes. A medida é para evitar comentários em relação aos cabelos de Fernando Sarney do tipo "nhem".

A decisão do TJS foi tomada após quase cinco anos em que "Fefé" foi atacado na sua integridade e privacidade. Cabeleireiros,manicures, pedicures ficaram indignados com a decisão reacionária e bajulatória do TJS.

Agora Fernando Sarney está livre dos grampos e "bobes". Ontem mesmo ele já foi visto fazendo escova "marroquina" no salão de Décio Delamare. A "lavagem" é com produtos e serviços profissionais. A linha escolhida pelo "Santo"  é da "Seda".

Como o São João está longe, torna-se necessário que na "formação da quadrilha" todos tenham o mesmo penteado. Se os grampos não serviram para Fernando Sarney, também não servirão aos outros integrantes. O pastor Silas que já rondou, rondou, rondou por ser careca é  um dos grandes beneficiados.

Para nós maranhenses não é novidade a decisão do TJS e as nomeaçõs de Ministros disso e daquilo. É como se estivéssemos ouvindo aquela propaganda de shampoo para cabelos: Ei, ei você se lembra da minha voz, continua a mesma, mas os cabelos quanta diferença.

Acabaram-se os grampos, o negócio é só escovas e na "chapinha". Nada como um bom informante, funcionando como telefone "moleque vai acolar".

WUEBA DESESPERADO COM A PERDA DO MANDATO PUBLICA MONTAGEM CONTRA DELMAR

A coisa tá é feia para o lado de Nova Olinda do Maranhão. O quase ex-deputado Hemetério Weba teria mandado publicar em um "Blog Barriga de Aluguel", montagens fotográficas de uma suposta putaria na "fazenda" do Prefeito Delmar. Para inicio de esclarecimentos, Delmar em contato telefônico informa não possuir nenhuma fazenda e desafia provarem o contrário.

De fato a foto mostra-se como montagem das mais grosseiras. A separação entre um foco e outro é evidente. A listra branca entre os personagens não deixa dúvidas do extremado amadorismo. Lamenta-se a apelação e o conteúdo apelativo.


Há cerca de 20 anos atrás o Prefeito João Castelo foi vítima de montagem semelhante. O Jornal Atos e Fatos dos jornalistas Udes Cruz e Luís Cardoso foi responsabilizado. 

Agora é o filho de Luís Cardoso que repete ao pai a soldo do quase cassado Hemetério Weba. Esse processo pedagógico familiar expressa a deterioração de princípios, que reproduzidos em meio de comunicação de massa é um péssimo exemplo.

O Prefeito Delmar Sobrinho disse ao titular do Blog que responderá ao desespero de Hemetério Weba e seus "Miquinhos Adestrados", com trabalho  e compromisso com o povo de Nova Olinda.

Ao que tudo indica Hemetério Weba quer tirar o foco da possível perda do mandato com  postagens e montagens pautadas na baixaria. Eita Maranhão, aguenta a fama de terra de muro baixo.

A separação grosseira(listra branca ao meio) é a prova incontestável da montagem amadora. O ângulo(de baixo para cima), aproveitando a passagem de Delmar ao fundo foi inteligente, mas com certeza ocasional. De qualquer forma a visão é boa.
 

17 de setembro de 2011

CORTINA DE FUMAÇA: AS INAUGRAÇÕES DE HOSPITAIS E UPAS E O EFEITO ESTUFA

Roseana Sarney durante a campanha em 2010 prometeu entregar 10 Hospitais e 72 Unidades de Pronto Atendimento até dezembro daquele ano. Logo que usurpou o governo de Jackson Lago, em 17 abril de 2009 a então senadora assumia o compromisso com parte destas obras.

Já se vão dois anos e meio entre a usurpação, reeleição e inaugurações. Entre a promessa e a intenção de realizar o percentual não chega aos 10%. Para melhorar o enxerto e siliconar as inaugurações, colocaram no pacote festivo:

A) Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados; B) Centro de Alta Complexidade do Hospital Tarquínio Lopes C) Centro de Diabetes e Hipertensão: D) 1a. Etapa do "Novo" Hospital Carlos Macieira.

Qual seria a razão das inaugurações em doses homeopáticas(aos poucos)? O custo mensal que conforme a própria governadora disse em Coroatá, é de quase 1 Milhão de Reais. 

Somando-se as promessas com o existente teríamos 130 nosocômios no Maranhão. O custo anual seria de 1 bilhão e trezentos mil reais, considerando-se o 13° salário e a majoração em torno de 10% no orçamento de cada unidade.

O governo do Estado do Maranhão não tem como bancar este custo. Mostrar a realidade seria levar a bancarrota Roseana Sarney e todo seu grupo.  

Obedecendo as orientações maquiavelistas de que "o bem se faz aos pouco, o mal de uma só vez", Roseana e seu bando usam do virtual para produzir uma cortina de fumaça.

Essas sãos as poucas ou únicas inaugurações durante o ano de 2011. Servem para produzir o "efeito estufa na saúde", mantendo a credibilidade dos Sarney aquecida até as próximas eleições em 2012. Quem for besta cai. Besta é o que não falta.


A DESEMBARGADORA RAIMUNDA BEZERRA E O BICHO DE PÉ

Ferdinand Saussure foi linguista e filósofo, suas teorias patrocinaram o desenvolvimento da linguística, cujos conceitos serviram de base para o estruturalismo. Significado e significante são realidades sociais que brotam como um conjunto formal destas relações.

Nada escapa desta equação, que somadas aos estudos da psicologia social, que de forma probabilística determinam, que o comportamento é resultante da história de vida e o meio ambiente. O uso excessivo da silepse(que,que,que) é para reportar-me a uma audiência ocorrida há nove anos passados.

Patrocino com orgulho causas do povo pobre do Maranhão. Entre estas a de um grupo(35), presos em novembro 2002, sob acusação de tráfico de drogas. O local das prisões foi o bairro de Santa Bárbara. Com estardalhaço a mídia sarno-sensacionalista informou o feito as vésperas das eleições.
 
A então juíza da 1a. Vara de Entorpecentes, Dra. Raimunda Bezerra marcou a audiência no Plenário do Júri Popular. Iniciou as 8 horas e terminou a 20 horas de uma sexta-feira. A meritíssima ouviu a todos com muita objetividade. Entre os acusados um era alcunhado por "pé-de-bicho". Na pressa Dra. Raimunda Bezerra inverteu e o chamou de "bicho-de-pé". O riso foi geral, inclusive o da hoje desembargadora epigrafada.

Para minha surpresa soube que a desembargadora Raimunda Bezerra teria "torcido o pé" . Razão motivadora do adiamento por mais uma vez do processo em que Glorismar Rosa Venâncio, alcunhada de "Bia" é acusada de Improbidades Administrativa. A palavra "torcido" pode ser significado e significante.

A metalinguística tem a função de descrever outras linguagens, tento por onomatopeia decifrar o ornejo como um preguiçoso bocejo. Diria o primeiro no suposto diálogo: "Por que você não veio ontem?  A resposta do segundo: Por que não "pude".



FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...