18 de setembro de 2011

PIOR NÃO FICA: CANINDÉ ASSUME A SMTT NESTA SEGUNDA(19)

O engenheiro Canindé Barros volta a condição de Secretário de Trânsito e Transportes de São Luís nesta segunda(19). A posse será pautada pela simplicidade com o objetivo de evitar maiores especulações.

Canindé mostra extrema mobilidade, tendo percorrido em três meses cargos em Paço do Lumiar, no Governo do Estado e agora na Prefeitura São Luís. É o que se pode chamar em administração pública de 3 em 1.

Como se observa o ex-quase-futuro Secretário de Transporte de São Luís, deixa sempre aberta a porta ao sair e não costuma ser o ultimo para apagar a luz. Esperto acredita como Rimbaud que "não se parte, retoma os caminhos".

As nomeações para os cargos de Diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos no Governo do Estado e Secretário de Transportes e Trânsito de São Luís, são pêndulos eleitorais para cativar o ex-Prefeito de São Luís, Tadeu Palácio, hoje com 6% nas pesquisas.

Venceu Castelo ao abrir espaços mais cobiçados por Tadeu Palácio. A reboque vem o tempo de televisão com a costura de dois pequenos partidos(PHS e PSL). Canindé chega para cumprir ordens e garantir a eleição da mulher Sônia Barros.

Do jeito que está, pior não fica. Agora é aguardar as entrevistas sempre iniciando com refrão: "Por determinação do Prefeito João Castelo......." 


 

POR UNANIMIDADE O TJS(TRIBUNAL DE JOSÉ SARNEY) CANONIZA SEU FILHO

Em João 14: 6 está escrito " ninguém vai ao Pai senão pelo Filho". Com base nestes ensinamentos bíblicos o Tribunal de José Sarney(TJS) emitiu uma Epístola(ordem,mensagem) para a canonização de seu filho Fernando Sarney.

Ficam doravante proibidas todas as provas contra Dom Fernando, em especial as obtidas por grampos, rolos ou bobes. A medida é para evitar comentários em relação aos cabelos de Fernando Sarney do tipo "nhem".

A decisão do TJS foi tomada após quase cinco anos em que "Fefé" foi atacado na sua integridade e privacidade. Cabeleireiros,manicures, pedicures ficaram indignados com a decisão reacionária e bajulatória do TJS.

Agora Fernando Sarney está livre dos grampos e "bobes". Ontem mesmo ele já foi visto fazendo escova "marroquina" no salão de Décio Delamare. A "lavagem" é com produtos e serviços profissionais. A linha escolhida pelo "Santo"  é da "Seda".

Como o São João está longe, torna-se necessário que na "formação da quadrilha" todos tenham o mesmo penteado. Se os grampos não serviram para Fernando Sarney, também não servirão aos outros integrantes. O pastor Silas que já rondou, rondou, rondou por ser careca é  um dos grandes beneficiados.

Para nós maranhenses não é novidade a decisão do TJS e as nomeaçõs de Ministros disso e daquilo. É como se estivéssemos ouvindo aquela propaganda de shampoo para cabelos: Ei, ei você se lembra da minha voz, continua a mesma, mas os cabelos quanta diferença.

Acabaram-se os grampos, o negócio é só escovas e na "chapinha". Nada como um bom informante, funcionando como telefone "moleque vai acolar".

WUEBA DESESPERADO COM A PERDA DO MANDATO PUBLICA MONTAGEM CONTRA DELMAR

A coisa tá é feia para o lado de Nova Olinda do Maranhão. O quase ex-deputado Hemetério Weba teria mandado publicar em um "Blog Barriga de Aluguel", montagens fotográficas de uma suposta putaria na "fazenda" do Prefeito Delmar. Para inicio de esclarecimentos, Delmar em contato telefônico informa não possuir nenhuma fazenda e desafia provarem o contrário.

De fato a foto mostra-se como montagem das mais grosseiras. A separação entre um foco e outro é evidente. A listra branca entre os personagens não deixa dúvidas do extremado amadorismo. Lamenta-se a apelação e o conteúdo apelativo.


Há cerca de 20 anos atrás o Prefeito João Castelo foi vítima de montagem semelhante. O Jornal Atos e Fatos dos jornalistas Udes Cruz e Luís Cardoso foi responsabilizado. 

Agora é o filho de Luís Cardoso que repete ao pai a soldo do quase cassado Hemetério Weba. Esse processo pedagógico familiar expressa a deterioração de princípios, que reproduzidos em meio de comunicação de massa é um péssimo exemplo.

O Prefeito Delmar Sobrinho disse ao titular do Blog que responderá ao desespero de Hemetério Weba e seus "Miquinhos Adestrados", com trabalho  e compromisso com o povo de Nova Olinda.

Ao que tudo indica Hemetério Weba quer tirar o foco da possível perda do mandato com  postagens e montagens pautadas na baixaria. Eita Maranhão, aguenta a fama de terra de muro baixo.

A separação grosseira(listra branca ao meio) é a prova incontestável da montagem amadora. O ângulo(de baixo para cima), aproveitando a passagem de Delmar ao fundo foi inteligente, mas com certeza ocasional. De qualquer forma a visão é boa.
 

17 de setembro de 2011

CORTINA DE FUMAÇA: AS INAUGRAÇÕES DE HOSPITAIS E UPAS E O EFEITO ESTUFA

Roseana Sarney durante a campanha em 2010 prometeu entregar 10 Hospitais e 72 Unidades de Pronto Atendimento até dezembro daquele ano. Logo que usurpou o governo de Jackson Lago, em 17 abril de 2009 a então senadora assumia o compromisso com parte destas obras.

Já se vão dois anos e meio entre a usurpação, reeleição e inaugurações. Entre a promessa e a intenção de realizar o percentual não chega aos 10%. Para melhorar o enxerto e siliconar as inaugurações, colocaram no pacote festivo:

A) Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados; B) Centro de Alta Complexidade do Hospital Tarquínio Lopes C) Centro de Diabetes e Hipertensão: D) 1a. Etapa do "Novo" Hospital Carlos Macieira.

Qual seria a razão das inaugurações em doses homeopáticas(aos poucos)? O custo mensal que conforme a própria governadora disse em Coroatá, é de quase 1 Milhão de Reais. 

Somando-se as promessas com o existente teríamos 130 nosocômios no Maranhão. O custo anual seria de 1 bilhão e trezentos mil reais, considerando-se o 13° salário e a majoração em torno de 10% no orçamento de cada unidade.

O governo do Estado do Maranhão não tem como bancar este custo. Mostrar a realidade seria levar a bancarrota Roseana Sarney e todo seu grupo.  

Obedecendo as orientações maquiavelistas de que "o bem se faz aos pouco, o mal de uma só vez", Roseana e seu bando usam do virtual para produzir uma cortina de fumaça.

Essas sãos as poucas ou únicas inaugurações durante o ano de 2011. Servem para produzir o "efeito estufa na saúde", mantendo a credibilidade dos Sarney aquecida até as próximas eleições em 2012. Quem for besta cai. Besta é o que não falta.


A DESEMBARGADORA RAIMUNDA BEZERRA E O BICHO DE PÉ

Ferdinand Saussure foi linguista e filósofo, suas teorias patrocinaram o desenvolvimento da linguística, cujos conceitos serviram de base para o estruturalismo. Significado e significante são realidades sociais que brotam como um conjunto formal destas relações.

Nada escapa desta equação, que somadas aos estudos da psicologia social, que de forma probabilística determinam, que o comportamento é resultante da história de vida e o meio ambiente. O uso excessivo da silepse(que,que,que) é para reportar-me a uma audiência ocorrida há nove anos passados.

Patrocino com orgulho causas do povo pobre do Maranhão. Entre estas a de um grupo(35), presos em novembro 2002, sob acusação de tráfico de drogas. O local das prisões foi o bairro de Santa Bárbara. Com estardalhaço a mídia sarno-sensacionalista informou o feito as vésperas das eleições.
 
A então juíza da 1a. Vara de Entorpecentes, Dra. Raimunda Bezerra marcou a audiência no Plenário do Júri Popular. Iniciou as 8 horas e terminou a 20 horas de uma sexta-feira. A meritíssima ouviu a todos com muita objetividade. Entre os acusados um era alcunhado por "pé-de-bicho". Na pressa Dra. Raimunda Bezerra inverteu e o chamou de "bicho-de-pé". O riso foi geral, inclusive o da hoje desembargadora epigrafada.

Para minha surpresa soube que a desembargadora Raimunda Bezerra teria "torcido o pé" . Razão motivadora do adiamento por mais uma vez do processo em que Glorismar Rosa Venâncio, alcunhada de "Bia" é acusada de Improbidades Administrativa. A palavra "torcido" pode ser significado e significante.

A metalinguística tem a função de descrever outras linguagens, tento por onomatopeia decifrar o ornejo como um preguiçoso bocejo. Diria o primeiro no suposto diálogo: "Por que você não veio ontem?  A resposta do segundo: Por que não "pude".



MINISTRO FANTOCHE: O DISCURSO DE GASTÃO TEM O HÁLITO E AS DIGITAIS DE SARNEY

O Ministro do Turismo Gastão Dias Vieira é um sério candidato a permanecer no cargo. Obediente segue a risca as orientações do velho morubixaba. O discurso de posse do fantoche tem o hálito de Sarney. Faltou só a voz anasalada e os repiques alternando baixo e alto na entonação.

As citações do Padre Vieira, a destinação social do Ministério e a repetida forma circular não deixam dúvidas das digitais do murumuxaua. Como toda marioneta Gastão precisou dos dedos ágeis e hábeis do seu manipulador. 

Na "luva" que se expressa em Gastão como todo, Sarney usou o indicador para sustentar na cabeça suas surradas teses do tempo da "Nova República. O polegar e o anelar movimentaram os braços, lembrando a mímica do tuxaua ainda que sem sincronia entre palavras e gestos. 

A ausência e o recolhimento na própria insignificância, carregada no batismo de "Pedro Novais", foi obra e graça do mesmo padrinho. A presença simpática de Dona Dilma e a rapidez da posse para evitar contratempos, são também de "padim padre Ciço-Sarney". 

Foi por isso que o Ministro do Turismo,o sarno-maranhense Gastão Vieira, cometeu ato falho logo no início do discurso ao pedir licença à Sarney para citar o Padre Vieira.

Faltou originalidade na fala e movimentos do Ministro Gastão. A impressão foi de um boneco manipulado com cara de ameba.

É por tudo isso que ele aposta permanecer no cargo até o fim do mandato da atual Presidente. Quem sabe continuar em caso da reeleição de Dilma ou da eleição de Lula, Aécio Neves, Eduardo Campos, José Serra, Marina, Ciro Gomes, um general ou do palhaço "Tiririca".

Do jeito que estava com Pedro Novais, "melhor não fica" com Gastão.

O SECRETÁRIO E OS DOIS DEDOS DO DR. CALIXTO

Um prestigiado Secretário de Estado do governo de Roseana Sarney submeteu-se recentemente a exames na prosta. Até a ultrassonografia tudo transcorreu sem anormalidades. Veio então o exame de "toque" que além de "invasivo" é constrangedor.

O Secretário maldosamente foi aconselhado a procurar o renomado proctologista Dr. Calixto. Famoso pelo comprimento e largura dos dedos. O médico  recomendou ao paciente posicionar-se em decúbito dorsal(de boi). Na primeira investida foi usado "maior de todos", para exploração de possíveis nódulos no "anel de couro".

Toca o telefone e o Dr. Calixto atende- é outro cliente que deseja saber o endereço do consultório. Como o "maior de todos" estava pesquisando a prosta, o médico gesticulava com o mesmo para um lado e para o outro, a cada rua que indicasse o consultório.

Terminada a ligação o Dr. Calixto retira concomitantemente o "maior de todos" do "sofrido". Para a surpresa do proctologista, o Secretário de Governo, requisita a utilização de "maior de todos" e o "anelar" em nova exploração no interior do "redondo". 

Atônito com o inusitado, Dr.Calixto questiona a razão dos dois dedos. O Secretário macio responde que como jornalista é regra "ouvir" sempre os dois . Tu tá é doido macedoso.

16 de setembro de 2011

CANALHICE DA CEMAR: RUA DO SOL SEM LUZ DESDE O INÍCIO DA NOITE

Toda sexta-feira ocorre queda de energia em parte da Rua do Sol, no Centro da Capital do Maranhão. A CEMAR por seus terceirizados compareceu ao logradouro 3 horas após as reclamações. O problema ainda não foi resolvido por falta de equipamentos dos contratados que estiveram no local. Pode?

A sobrecarga na rede é gerada pelas ligações extras requisitadas e procedidas pela própria CEMAR. Bares, restaurantes, casas de show e similares promovem as serestas, pagando pelos acrésimos do produto. Resultado:os moradores das poucas residências passam as noites de sexta-feira insone.

CEMAR, Bares e Simulares faturam , enquanto os consumidores residenciais são desrespeitados. Isso só ocorre em razão da família Sarney ter vendido a CEMAR para as multinacionais, cujo atendimento distanciado causa mais dissabores.

Ainda tem uns sacanas na mídia que querem justificar a canalhice. "CEMAR agora é mais 116". Este é o Maranhão de Sarney e seus Ministros. Edinho  diz que seu pai, o Ministro das Minas e Energias, o Senador Edson Lobão,  é candidato ao governo. Desse jeite "magro velho"?

Vai dar meia-noite e só quem agradece é a bandidagem que fica mais solta. De que adianta Ministro disso e daquilo?



O CENTRO DE HIPERTENSÃO E DIABETES E A VOZ DE MARCELO TAVARES

Acompanho sempre minha mãe nos exames de rotina ou quando se faz necessário ir a médicos e terapias. Hoje não foi diferente e graças a Deus está tudo bem. Ela aos 80 anos em muitas ocasiões tem lucidez e saúde maior que a minha. Dona Laura ou Lady Laura é devota do médico Fernando Neves.

Dona Laura  tomou conhecimento de que o Dr. Fernando Neves é o Diretor do Centro de Referência para Hipertensão e Diabetes recentemente inaugurado por Roseana Sarney, no Bairro de Fátima. Estive no final desta tarde(16) , no referido nosocômio a procura do prestigiado médico. 

Localizado entre o Hospital dos Guarás e o Centro de Atendimento do Corpo de Bombeiros, a princípio instala-se a confusão geográfica para quem procura a Referência em Diabetes e Hipertensão.

Adentrando-se ao prédio verifica-se o predomínio do "laranja com mamão", muitos atendentes, computadores, cadeiras e 12 consultórios médicos(endocrinologistas, oftalmologistas, neurologistas).

Senti a ausência da população e dos médicos, batia no meu "Enrolex" 17 horas, já não havia mais atendimento. Tive a impressão de estar escutando a voz aguda de Marcelo Tavares ecoando nas paredes do prédio vazio. 

"Elefantes Brancos" diria Tavares, eu como Marcelo gostaríamos de acreditar na propaganda da massa de Tomate da Cica: "Um Elefante incomoda muita gente, dois elefantes incomodam,incomodam muito menos. Três elefantes incomodam muita gente, quatro elefantes incomodam, incomodam, incomodam, incomodam muito menos.


SAÚDE : INAUGURAÇÕES E OMISSÕES

Hoje "nhá Rosé" vai para Coroatá inaugurar uma Unidade de Pronto Atendimento. O atraso no prazo de entrega das obras tem quase um ano. As inaugurações em doses homeopáticas permitem  verificar as omissões.

Entre as gravíssimas aponto o desinteresse pela Saúde Mental. Em especial aos programas voltados paras as dependências, que indiretamente originam muitos atendimentos nas Redes Públicas de Saúde.

A ação preventiva funcionaria como um dreno para amenizar o fluxo de atendimento. Urgência, Emergência e Centro Cirúrgico fazem diariamente atendimentos consequente do uso de álcool e outras drogas ilícitas. A falta de Unidades de Atendimento de Álcool e Drogas("UDAS") é uma omissão.

Em Goiania funciona com o custo de apenas R$ 25 mil e atende 30 pessoas. Capitaneada pelo Dr. Marcelo Caxeta a proposta de gerenciamento prioriza a resolutividade e rejeita o corporativismo criador do cabide de empregos.

Será que interessa aos oligarcas? 

15 de setembro de 2011

SECONAGEM: O GENRO, OS TELÕES MILIONÁRIOS E A GUARDA MACEDOSA

Não é que um "bicho macedo" me contou que o governo vai instalar uns telões nas Secretarias de Estado. O objetivo é tornar transparente as ações da Sarney . Ocorre que  "Junior", o genro lá do financeiro, está escondido por trás do superfaturamento dos "telões milionários".

Outra iniciativa do "sogrão macedoso" é uma tal guarda seconiana. O estranho é que a Casa Militar está bem pertinho. "Carlos Junior", o financeiro, com medo da repercussão fica "dentro" da firma. Eita governo bom para genro. "Jorgim" não é que tu fizestes escola.

Olha aí Roseana os macios estão "faturando" e ainda montam guarda para tomar de conta. Será que eles tem coragem de botar essa notícia nos telões milionários? Com o nome de Macedo o "fino" não faz nem zoada.


WUEBA ! : HEMETÉRIO SE FU...

Está complicadíssima a situação do Deputado Hemetério Weba.  "Blogô" é quem publica certidão de inteiro teor com sentença condenatória do pulso do MM Juiz Rodrigo Costa Nina. A decisão é de juiz de base(da comarca) também chamado "a quo", no entanto a certidão informa que não consta nos autos comprovante de preparo recursal.

É já que aparece um fax com pedido de preparo, recurso e tudo que se fizer fiel e necessário a manutenção do mandato. Vou procurar Hemetério para ouvir seus argumentos sobre o caso. Pela tranquilidade demonstrada ,"Metério", não deve estar preocupado com a sentença, nem com os anos de mandato à perder.

Dá ultima vez que conversei com Hemetério Weba, não vi um fio de cabelo branco na peruca do nobre parlamentar. Dizem que Hemetério "banha" na mesma piscina que mantém os cabelos negros de Raimundo Louro, Raimundo Cutrim, Edson Lobão e Cafeteira.

COMEÇOU O TIROTEIO: GASTÃO CEDEU AS FILHAS APARTAMENTO FUNCIONAL NO DF COMO SECRETÁRIO NO MARANHÃO

Começou o tiroteio contra o futuro Ministro do Turismo, o sarno-maranhense Gastão Vieira. O blog de Josias de Sousa inaugura os ataques na "Faixa de Casa". O "escorregão" aconteceu em 2009, quando o "impoluto" Gastão Vieira foi convidado pela "honesta" governadora Roseana Sarney, para a exercer o cargo de Secretário de Planejamento no "Maranhion" terra de "Vilheganon".

Gastão Vieira na época no quinto mandato de deputado federal tinha direito a apartamento funcional. Veio servir o governo da "Branca", desacompanhado das "duas anãs" que como filhas são levadas sempre a reboque.

Gastão não gastou com o aluguel de apartamento para as filhas Soneca e Atchim . Embora admiradoras do "Papai Smorf" , Soneca e Atchim tem mais de 20 anos e não assumiram a suplência no lugar do pai, como é costume no Maranhão.

Conforme ato oficial da Câmara dos Deputados "Só o deputado federal, no efetivo exercício do mandato, e o suplente,quando no exercício do mandato tem direito a ocupação do apartamento funcional". Prevê ainda que: "O deputado que deixar de exercer efetivamente o mandato, devolverá o imóvel ao 4° Secretário no prazo de 30 dias, sob pena de esbulho possessório.

Gastão não gastou um centavo com a "estadia funcional" das filhas que permaneceram no imóvel em Brasília, enquanto ele exercia o cargo de Secretário de Planejamento no Maranhão. Gastão não foi esbulhado, pelo contrário com a economia de Brasília e o Planejamento no Maranhão, ficou mais "bulhado".

O Blog de Neto Ferreira denuncia que Gastão "gastou" 400 mil reais de suas emendas parlamentares em Buriticupu, para a construção de um balneário. A "bufunfa" foi depositada em dezembro de 2008, na conta da prefeitura do Buriticupu pelo Ministério do Turismo.Humm!

A obra está inacabada e com rachaduras. Na época a empresa vencedora da licitação tinha o nome de "Mata", pertencente ao engenheiro João Carlos. Ligando o nome da empresa com as emendas provenientes do deputado Gastão, o gasto será pago mais uma vez pelo contribuinte.

Te segura Gastão, senão tu nem pegas o avião. E te apressa para sentar na poltrona, caso contrário nem paraquedas terás direito.

GASTÃO NO LUGAR DE NOVAIS É TROCAR SEIS POR MEIA DÚZIA

O Jornal O Globo noticia que o deputado federal Gastão Vieira aceitou o convite para o Ministério do Turismo. A informação foi confirmada as 23:45 de ontem(14) pela Ministra das Comunicações Helena Chagas.

Gastão Viera foi Secretário de Educação no Maranhão de 1995 à 1998. Em 2001 em conjunto com o Secretário de Planejamento Jorge Murad e Roseana Sarney implantaram o Projeto Telensino no Maranhão.  José Sarney e Roberto Marinho já haviam didaticamente decidido sobre os destino$ da educação no Maranhão.

O Globo, que agora avaliza Gastão no Ministério do Turismo foi beneficiado com R$ 90 milhões de reais. O Projeto foi o maior fiasco educacional do Maranhão. Durante 12 meses os alunos do ensino médio foram obrigados a seguir o plano e material didático da Fundação Roberto Marinho.

Sarney desta vez apadrinhou com as bençãos da Rede Globo. A mídia paulista deve silenciar diante do poder da "Vênus Platinada". Pelo menos até que puxe o nó-da -gravata, desatando a ponta o laço se desfaz. José Sarney pensa rápido e com capacidade premonitória para dez lances na frente dos adversários. Inegavelmente é um grande articulador, pena que a serviço do mal.

Se com o apelido de não vai, o maranhense Pedro fez o que fez, imagina esse outro da "panelinha" de Sarney com o nome de "gastão". Trevo-de-quatro-folhas, pé de coelho, ferradura que nada. O talismã mesmo é Sarney.

Quanto mais eu me benzo, mais aparece assombração. 

CASTELO "METEU O BICHO" NA VILA ESPERANÇA

Rapaz, a noite da ultima quarta(14) foi diferente na Rua Rocha Porto na Vila Esperança(Zona Rural). Castelo meteu asfalto de ponta à ponta. Meu pequeno Augusto pôde dormir sem que a poeira lhe incomodasse os brônquios, vitimados por uma pneumonia contraída aos sete meses de idade.

Os comunitários da Vila Esperança, residentes na Rocha Porto ficaram nas portas das casas, reverenciando o direito que lhes é assegurado pelo pagamento de taxas e impostos. 

Parece um favor quando é obrigação, mas deve ser reconhecido o planejamento e execução das obras. A pavimentação não ficou restrita as avenidas principais do perímetro urbano. A zona rural recebe os justos benefícios na mesma proporção das áreas centrais.

Cadeirantes, velhos, crianças são os principais beneficiados no acesso as ruas dos bairros. Bom seria que acompanhasse a sinalização e a confecção dos "quebra-molas", dentro do padrão determinado por lei.

A medida além de necessária, serve de maneira preventiva contra acidentes com vítimas fatais. Já que fez barba, faz o cabelo e apara o bigode. É só a comunidade aproveitar e solicitar ao DETRAN-MA. "Mete o bicho Castelo" .

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...