13 de agosto de 2011

O MARANHÃO E O PRINCÍPIO DA VONTADE DOS PODEROSOS

Roseana Sarey  fosse advogada "sem sombra de dúvidas" estaria rica. A "moça" não perde uma na Justiça do Maranhão ou do Brasil. É um fenômeno jurídico que supera  "Clóvis Bevillaqua", Pontes de Miranda ou Nelson Hungria. 

Os "conhecimentos" do octogenário Senador José Sarney são decisivos para o julgamento das lides. Na ausência do pai é comum a governadora ouvir o tio Ronald Sarney, o "Roninho". Ele é quem representa o irmão na Justiça do Maranhão.

"Roninho" além de "corretor de imóveis", "advogado bissexto" , ex-Conselheiro do extinto Tribunal de Contas do Município  é esposo da Desembargadora Nelma Celeste Sarney. Discreto percorre os labirintos do "Palácio Clovis Bevilaqua" sem que ninguém o veja. Dizem que "Roninho" é conhecedor da "rezas de São Cipriano", podendo transformar-se naquilo que desejar.

A decisão que concede liminar determinando que a Prefeitura de São Luís cancele o embargo contra a execução da Avenida Expressa é da lavra do setentenário Desembargador Raimundo Cutrim. Apesar dos cabelos meticuculosamente negros, o Des. Cutrim completa 70 anos nas próximas horas. Está portanto no caminho da compulsória.

Coincidências a parte, a Assembléia Legislativa do Maranhão deve votar nas próximas horas o Projeto de Lei que aumenta de 70 para 75 anos o limite para aposentadorias compulsórias. É só aguardar a votação favorável e ver-se-á o Des. Cutrim nos "diatmes da lei".

No Maranhão "a independência harmoniosa" entre os poderes promove a renovação dos princpios. Quando a legalidade passa a ser vontade dos poderosos prospera o arbítrio e o maranhense passa a chorar dentro de si mesmo. Assim falava "Fui Barbosa".

Peço desculpa aos leitores pela baixa produtividade. Estamos operando melhorias, mas como os recursos são parcos e não são "porcos", tudo é ben mais difícil. Nossos computadores passam por formatação com instalação de "anti vírus". Uma nova página estará em breve em funcionamento com espaços para entrevistas e programas de rádio e televisão.

Aguardem estamos trabalhando para oferecer o melhor, com independência real e harmonia perfeita.  


11 de agosto de 2011

ACENDEU A LUZ: CONSELHO DE ENFERMAGEM BUSCA MUDANÇAS

O Maranhão passa por um processo de fossilização de lideranças. A estrtrutura montada pela família Sarney atinge toda a malha institucional maranhense. Quase a totalidade das as instituições públicas ou privadas são dirigidas por fósseis ambulantes.

A procissão de espectros é comandada por José Sarney. De Brasília esse tiranossauro político comanda o Maranhão. Para ter-se uma idéia da forma feudal predominante,  até os empréstimos consignados em bancos estão sob o monopólio do clã Sarney  

Acendeu a luz no Conselho Regional de Enfermagem para as próximas eleições de 11 de setembro. Pela primeira vez  haverá disputa na instituição que congrega os enfermeiros. Tudo leva a crer na derrubada da "Torres Gêmeas", repesentadas pela atual presidente(Euzamir Silva Aroucha há 12 anos no cargo) e sua "pupila" Ana Emilia Ferreira Castelo Branco(Chapa 2).

Na oposição a professora CELIA MARIA SANTOS RESENDE(Chapa1), percorre o interior do Maranhão, mostrando a necessidade de alterância das lideranças nas instituições . Hoje(11) é a cidade de Imperatriz que sedirá as discussões da categoria.

É um bom exemplo que deveria se multiplicar em outros setores públicos ou privados. O domínio político no Maranhão tem forte influência nestas insituições. Judiciário, Legislativo, Indústria, Comércio, Associações de Profissionais Liberais são segmentos garroteados ao longo deste 50 anos pelos Sarneys. É por meio destas intituições que eles exercem o controle da população. 


10 de agosto de 2011

BLOGUEIRO DOIDO CRIA FALSA NOTÍCIA SOBRE CRIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS

O blogueiro Marcos D'eça no afã de agradar ao Presidente da Assembléia Legislativa publicou uma "barrigada". O jornalista de forma açodada interpretou de maneira errônea a votação do Pleno do Tribunal de Justiça do Maranhão como favorável a criação dos municípios.

A verdade é que dos 14 votos proferidos até o presente momento, 8 são contrários a criação dos novos municípios e 6 são favoráveis. Um novo pedido de vista foi formulado por três desembargadores, sendo portanto precipitada a notícia publicada no Blog do Marco Aurélio D'eça.

É preciso aguardar a manifestação da Justiça, evitando nominar votos favoráveis ou contrários. Para os jornalistas da Mirante o que deve prevaleçer é a "Lei do Sarney", que resume-se em três artigos a saber:

Primeiro- Todo Poder emana de Sarney e em nome dos seus três filhos será exercido.

Segundo- Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação.

Terceiro- Revoga-se tudo que estiver em contrário.

Diante dos interesses da família Sarney seus jornalistas não observam Constituições, Regimentos, Legislações Ordinárias, Códigos de Posturas ou tudo aquilo que for contrário aos interesses dos patrões. É um sentimento que se sobrepõe a tudo e a todos.

Não é simples assim, mas profundamente patético.

O MARANHÃO DAS FRAUDES E DOS FRAUDADORES

Fraudes, desvios de verbas públicas, tráfico de influência são práticas comuns no Maranhão. O exemplo vem dos Sarneys que detém o poder ao longo deste meio século. Governadores, Senadores, Prefeitos, Deputados, Vereadores usam dos frutos destas práticas ilícitas para elegerem-se em sucessivos mandatos.

A política no Maranhão tem como adjetivo a corrupção. A maioria dos políticos maranhense tem o rabo preso a família do senador José Sarney. Todos os indicados ou apadrinhados pela família do Senador José Sarney estão envolvidos em escândalos recentes ou passados.

Exemplo é o Ministro do Turismo Pedro Novais. No governo Collor esteve envolvido na "Mafia dos Anões do Orçamento". Agora antes que assumisse o Ministério do Turismo foi flagrado pagando Motel com as verbas da Câmara dos Deputados.

Novais deve ser demitido nas próximas horas. Ele não preenche os requesitos mínimos para compor a equipe da Presidente Dilma. No mesmo diapasão está o Diretor Presidente da Agência de Transportes Aquavários(ANTAC), Fernando Fialho Filho, outro apadrinhado de Sarney flagrado facilidando a privatização de portos para grandes empresas em Santa Catarina.

Como se depreende dos fatos e versões o Maranhão tem servido às fraudes e aos fraudadores. José Sarney serve-se dos frutos das fraudes para em seguida avaliar a necessidade de proteger os fraudadores. Pedro Novais e Fialho Filho devem ser acobertados pelo manto da "Madre Superiora". 

É PRECISO PENDURAR "O ÚLTIMO SARNEY NAS TRIPAS DO ÚLTIMO MURAD"

A "Via Expressa" é um demonstrativo cabal de como se faz planejamento de obras no Maranhão. Em primeiro plano, embora de forma subliminar os negócios da família Sarney. Após o "traçado" comercial para os Sarneys é que se pautam os principais ítens de interesse público.

Não interessa à família Sarney obedecer as formalidades legais. Isso não é costume dos "monarcas" do Maranhão. Eles nunca respeitaram leis, princípios, instituições ou poderes, principalmente quando seus interesses inconfessáveis estão em jogo.

No caso da "Via Expressa" o que justifica a pressa e as ilegalidades são situações comerciais futuras. Ao longo da "Via" contratos de concessões, permissões, vendas e comodatos possibilitarão o enriquecimento dos apadrinhados do clã Sarney.

Para tanto pavimentaram o porvir com a ajuda dos deputados estaduais com a votação de  Projeto de Lei, transformando a "Via Expressa", até então sob a fiscalização do Município de São Luís, em uma "Rodovia Estadual".

Ficam claros estes objetivos para aqueles com mais de dois neurônios. A mídia da família Sarney faz o massacre de sempre, tentando impor a idíeia de desenvolvimento como manto dos interesses dos patrões. O Maranhão só desenvolverá quando "o último Sarney for pendurado nas tripas do último Murad". 

9 de agosto de 2011

O MARANHÃO DAS MENTIRAS E DOS ABSURDOS

Maranhão é sinônimo de mentira segundo os dicionaristas brasileiros. De certo a defiinição cabe como luva diante dos ultimos acontecimentos. Não era sem motivação íntima e acertada que o padre Vieira perguntava nos Sermões: "O que se pode de fazer em uma terra em que o sal não salga e a terra não se deixa salgar"

Os interesses comercias da família Sarney impuseram aos deputados estaduais votarem Projeto de Lei, transformando a "Via Expressa" em Rodovia Estadual. Agora a mídia dos Sarneys quer a "fina força" criar um Código de Posturas próprio, usurpando as funções legislativas dos vereadores de São Luís.

 O juiz-vogal do Tribunal Regional Eleitoral(TRE), José Carlos Sousa e Silva, aquele da Fundação José Sarney anulou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e manteve na Presidência da Câmara de Paço do Lumiar, Alderico Campos envolvido até o "talo" em fraudes eleitorais, administrativas e legislativas .

Se estes fatos fossem narrados em outros locais do Brasil, dificilmente o narrador sairia do ambiente sem a fama de mentiroso. De volta ao padre: "No Maranhão até o tempo mente".

8 de agosto de 2011

CRISE LEVA EIKE BATISTA A CANCELAR INVESTIMENTOS NO MARANHÃO

A crise que varre os mercados financeiros mundiais baterá forte no Maranhão nos próximos meses. As ações do mega-investidor Eike Batista despencaram na Bolsa de Valores de São Paulo. Eike Batista tem  negócios no interior do Maranhão na área de prospecção de gás  e anuncia cortes em investimentos .

Infelizmente os negócios do mega-empresário no Maranhão  estão na planilha destes cortes. Sarney teria sido avisado das decisões de Eike Batista e furioso escrveu artigo "descatitando" a classe política americana. É só quem ele pode ofender pela distância e sua falta de importância no cenário políico-finnceiro mundial.

Roseana Sarney ainda abatida pela decisão da Petrobrás em adiar a inauguração da Refinaria Premium para 2020, recebeu o irmão "Zequinha Sarney" no Palácio do Leões na tarde desta segunda(8). "Zequinha" tem a missão, junto com os deputados federais aliados e o Senador João Alberto de fazerem o anúncio  dos cortes da EBX, da forma menos traumática para o governo de Roseana Sarney.

A governadora vetou a propagação do desaquecimento dos negócios das empresas de Eike Batista no Estado. Ficou acordado de que "vazariam" apenas as discussões sobre a conjuntura mundial e as repercussões no Estado do Maranhão.

Aí é fazer omelete sem quebrar ovos.

      

UM PACTO PELO DESENVOLVIMENTO DO MARANHÃO

O momento enseja iniciativa da sociedade cilvil no Maranhão. Ficou impossível conviver com os interesses políticos, privados, pessoais e comerciais sobrepondo-se aos da população do Estado. A cada dia o enriquecimento sem justificativa de poucos patrocina que a maioria viva na indigência.

Chegou o momento de iniciar a luta que tenha por base o desenvolvimento do Maranhão. É preciso que os partidos verdadeiramente envolvidos com as causas populares e os movimentos sociais se unam na promoção de um "Pacto Pelo Desenvolvimento do Maranhão". 

Não da mais para acreditar nos projetos faraônico dos Sarney, nem tão poucos nos compromissos de campanha dos que fazem oposição a família Sarney. É preciso iniciativa que começe pela discussão do papel de cada grupo para o desenvolvimento do nosso Estado.

Os alicerces das oligarquias estão carcomidos pelo tempo de desmandos. No entanto falta organização e iniciativa da sociedade civil para a mudança deste quadro. Aventureiros e falsos profetas tem se aproveitado deste quadro. Mas é chegada a hora de libertar o Maranhão do Faraó, bem como dos discurssos messiânicos dos falsos líderes.

Que nasça um "Pacto Pelo Desenvolvimento do Maranhão", como resultado da forças genuinamente progressistas e comprometidas com as causas sociais.


7 de agosto de 2011

AS SETE NOTAS POLÍTICAS


Do povo do Maranhão que tem na classe política o motivo do seu subdesenvolvimento. Para cada projeto de desenvolvimento de um, as forças política e o impedimento do outro. Sarney é contra Castelo, Castelo é contra Sarney.


É puro retrocesso essas escaramuças políticas entre os grupos Sarney e Castelo. Quem perde é o povo do Maranhão, que fica a cada dia mais pobre e sem assistência do poder público. No passado recente as oligarquias estavam unidas sob o argumento de que "Sarney era Castelo, Castelo era Sarney``.

MI

Me diz uma coisa para que transformaram uma via que corta os bairros de São Luís em Rodovia Estadual. Com toda a certeza existem milhões de interesses comerciais envolvidos. A princípio os maiores beneficiados são os Sarneys, com negócios no início, meio e fim da estranha MA. 


Faz de conta que cada grupo(Sarney ou Castelo) tem seu Código de Posturas, que podem ser aplicados de acordo com os interesses nos respectivos feudos. Essa história de criar uma Rodovia Estadual no meio dos bairros de São Luis parece coisa do ``faz de conta``.

``SOL``

``Acreditas no Sol porvir``? A pergunta é de James Joyce que tinha asco as monarquias. Agora imagine as oligarquias?

SI

Se estes grupos oligárquicos tivessem o mínimo de responsabilidade, o interesse público prevaleceria aos pessoais e privados.



MARANHÃO TERRA DO MURO BAIXO: O ATRASO TEM COMO CAUSA A POLITICAGEM

Passei o sábado(6), colhendo impressões sobre o universo político maranhense. Questionei aos "entrevistados" sobre o reflexo das disputas políticas no desenvolvimento do Estado. A resposta esmagadora foi no sentido de que a "politicagem" é a causa do subdesenvolvimento do Maranhão. 

O povo começa a despertar e ver-se como massa de manobra . O clima mostra-se propício a renovação. Os quadros políticos apresentam-se envelhecidos e viciados. A mentalidade dos grupos é baseada na manutenção dos espaços de poder.

O desenvolvimento do Estado e dos Municípios é obra de retórica. Em cada obra prometida uma intriga e interesses inconfessáveis. Afora estes aspecto a destruição dos adversários faz-se por impedimentos recíprocos.

O Maranhão cresce como rabo de cavalo na direção do "baixo".


FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...