23 de julho de 2011

O QUE REALMENTE ESSA VIA EXPRESSA?

Haroldo Tavares administrou São Luís entre 1970 e 1974. Idealizou o "Anel Viário" que ainda hoje escoa boa parte do trânsito de São Luís. Apesar da visão futurista em relação a trânsito e tráfego foi atacado impiedosamente pela mídia da família Sarney.  O senador Sarney apelidou o projeto de "Anel do Viado" e pelo efeito dominó(terceiros) disseminou o ultraje.

Haroldo Tavares deprimido exilou-se na sua residência na Beira-Mar. Após 41 anos a verdade veio a tona, mostrando que o "Anel Viário" era o melhor Projeto para São Luís. A outra "Via" preferida por José Sarney e capitaneda por Mauro  Fecury iniciava na Camboa, prologando-se pela Liberdade até a Avenida dos Franceses mostrou-se um paliativo.

Ocorre que Sarney tinha interesse financeiro na construção e pavimentação da "2a Via". O "tinhoso" já firmara compromisso com as "Pioneiras Sociais", no sentido de facilitar o acesso ao Hospital Sarah Kubitschek.

A história se repete com a família Sarney, pugnando pelos seus interesses comerciais em detrimento de São Luís. A "Via Expressa" inicia no Shoping Jacariti de propriedade de Jorge Murad /João Abreu, passa em frente ao Shoping São Luís que tem Sarney entre seus acionista e termina na frente ao Shoping da Ilha, onde os Sarneys/Murads  detém a maioria dos empreendimentos em nome de terceiros. São 7 Kilometros de Shoping à Shoping ou de intresses pessoais para interesse comerciais.

 Não precisa ser "expert" em urbanismo para observar o alcance dos Projetos em discussão. O "Corredor de Transporte Urbanos" tem no seu traçado a explicação técnica favorável, pois inicia na Avenida Ferreira Gullar, interligando o São Francisco, cruza a Carlos Cunha e segue até a Cohab, margeando o rio Anil, no total de 12 Kilometros. O objetivo colimado volta-se na essência para a população de São Luís.

É só comparar e lembrar da história. É preciso cuidado para que a farsa não se repita como tragédia. Agora o que é que Roseana quer dizer com "recursos assegurados"? Qual diferença dessa terminologia para aprovação? Só aqueles que não conhecem os Sarneys e nossa história, para acreditarem em boa vontade proveniente dessa raça.

O que a "Via Expressa" são interesses financeiros, com muita especulação imobiliária e destruição do meio ambiente e sítio arquelógico de São Luís. Tenho dito.  

EMPRESA QUE VAI CONSTRUIR A "VIA SARNEY" É DE "CHEGADO"

A Empresa Edconsil, uma das "vencedoras" da licitação para a contrução da "Via Que Expressa os Negócios da Família Sarney" é do "chegado" Fernandão. Ex-proprietário de motéis "Fernandão" caiu nas graças de Ricardo Murad pelo aluguel de helicópteros na campanha de 2010 . Pela ordem de faturamento cabe aos Murad o "gerenciamento" dos negócios da "Via Expressa'.

O sortudo vai construir em revesamento com a construtora Marquise 3 lotes nos 3 espaços da obra. A bufunfa e de R$ 100 Milhões, onde o Estado entra com 80 Milhões e o Governo Federal com 20 Milhões. Está tudo muito redondo e com cara de acerto. É o famoso "caxandá", aquele da musiquinha para "Kilanças"- "escravos de jó sé// jogavam caxandá// tira// bota// deixa ficaaar// Empreiteiro com empreiteiro fazem o racha//racha/chachá.

O lema deles é o dos "Três Mosqueteiros" , onde um come por todos e todos comem por um. Os superfaturamentos e aditivos são tão esperados quanto a péssima qualidade da obra. Prometida para setembro de 2012 , deve transformar-se em mote nos programas eleitorais governista nas eleições municipais. Já imaginou se Ricardo faz "que nem" os 72 hospitais, prometidos para dezembro de 2010.

Com a "Via Que Expressa os Negócios da Família Sarney", estes pestilentos vão "faturar" via Ricardo Murad. Depois disso, Roseana Sarney ainda terá o atrevimento de na televisão falar em melhorias e realização para São Luís.

Meu dedo anelar em riste e apoiado por dois os espera.



22 de julho de 2011

MACAXEIRA METE O "BICHO" EM SARNEY FILHO

O Vice-Governador sempre surpreende a família Sarney. Não é que o Wasghinton Luís emplacou "Mundico Teixeira" na Delegacia Regional da Agricultura. Trata-se de  um dos cargos federais mais cobiçados pelo volume de recursos em projetos no Maranhão.

Mundico Teixeira vai se alojar sabe aonde? Na sede do Incra. O "cumpanheiro" Munteiro diz que só vai tratar com o novo Delegado da Agricultura no Maranhão, na sede do PT e em sala sujeita a "varreduras". 

Por falar em duras, a disputa pelo cargo envolveu o deputado Sarney Filho. Derrotado por Macaxeira, "Zequinha" todo dolorido reclamou para o paipai. Sarney apenas recomendou ao filho que "durmisse" menos e articula-se de forma mais madura.    

A Macaxeira ainda vai causar muitas dores na Sarneyzada. É só aguardar que ele ainda mete mais "uns dois" no 2° escalão. Nessa "Zequinha" saiu "escalado" e escaldado. Brinca com Macaxeira que vocês vão entender porque ele é branco por dentro, marrom por fora e sai sangue.

OBRAS DA VIA SARNEY COMEÇAM NESTA SEXTA

Quase tudo no Maranhão leva o nome da família Sarney. Direta ou indiretamente os negócios no Maranhão giram em torno do clã Sarney. Empresários ou profissionais liberais buscam o endereço dos Sarney como via mais rápida na escalada ao $ucesso.

A Via Expressa que começa a implantação das obras hoje(22) bem que poderia chamar-se de "Via Sarney". Explica-se: a "portentosa" liga os negocios da família Sarney, que saindo das proximidades do Shopinhg São Luís/Jaracati em que os Sarneys são acionistas chega ao Shoping Sá Cavalcante, onde grande parte dos empreendimentos imobiliários são controlados pela "Sarna" através de "laranjas".

O Instituto do Patrimônio Histórico Nacional(IPHAN) manifestou-se contrário as agressões ao patrimônio arqueológico e auquitetônico no percurso da "Via Que Expressa Os Negócios De Sarney". Vamos ver se Sarney passa "por cima" da "Lima" e beneficia os "Laranjas". Mas pelo início das obras a "Via Expressa" vira "Sarneylandia". É só aguardar para conferir.

Tem jeito não, se correr Sarney atropela, se ficar parado ele mata.

Só a morte Severina. 


21 de julho de 2011

GRUPO SARNEY SEM CONSITÊNCIA PARA DISPUTA EM S. LUÍS

Blogs e jornais alinhados aos Sarneys esmeram-se na tarefa de plantar múltiplas candidaturas. De volta a surrada tática feudal de propagar a divisão nas províncias para hegemonia do reino. O condado de São Luís é cobiçado pelo rei "Dom Bigodon" há 27 anos. 

Durante a ditadura Sarney nomeou prefeito em São Luís: Fernando Fialho,Antônio Libério, Antônio Bayma, Roberto  Macieira e Mauro Fecury. Com a volta das eleições diretas nas Capitais em 1984, Sarney foi derrotado em todos os pleitos em São Luís, mas ele não se conforma de morrer sem vencer na "Ilha Rebelde".

Com a recente marca oficial carimbada pelo IBGE de 1 Milhão de habitantes, o interesse do grupo Sarney multiplicou-se no mesmo percentual. A província de São Luís passa de Capital a Metrópole. Fundo de Participação Municipal, Fundo para Educação e outros fundos sem mundo, foram regiamente acrescidos nos seus percentuais.

O grande problema dos oligarcas é o de não terem reciclado lideranças. As opções de Fernando Fialho e Max Barros representam retorno ao passado obscuro do Maranhão. O primeiro é filho do ex-Prefeito biônico Fernando Fialho nomeado sob a influência de José Sarney no início de 1970. O segundo é neto do ex-Governador Eugênio Barros(PSD) aliado do sicário Vitorino Freire, juntos governador e senador assaltaram o Maranhão nos anos de 1950.

Roberto Costa novo, bobo, tolo, sem consistência política ou experiência em eleições majoritárias é "canja de galinha". O padrinho político de Roberto Costa, o velho Senador João Alberto, conhecido como "Carcará" , já beirandos 80 anos e sem ajuda do fiel escudeiro Luís Moura- reintegrado como Delegado de Polícia, para logo em seguida ser aposentado seria "cozinhar o galo" em uma eleição tão próxima. O ex-prefeito Tadeu esta mais para cozinha do Palácio do que para uma candidatura à prefeito de São Luís.

Tem muitos blogueiros orientados pintado telas eleitorais com variadas nuances, mas falta quadros para os governistas. A candidatura de Flávio Dino à Prefeito de São Luís desmancharia sonhos do Palácio à Castelo. 


CASO LUÍS MOURA: A VOLTA QUE ROSEANA NÃO QUER EXPLICAR

O jornalista e blogueiro oficial da família Sarney, Décio Sá ufana-se de repercussão nacional. Deslumbrado o coitado se diz citado por Claudio Humberto, ex-Collor de Mello. O pobre diabo ligou seu nome de forma umbilical a família Sarney. O futuro lhe cobrará a subserviência, bem como o culto aos oligarcas. 

O inepto sempre distorce os fatos ao sabor dos interesses da família Sarney. Não foi diferente no caso do retorno de Luís Moura à Polícia do Maranhão. O incapaz insiste em passar a todos, que a decisão judicial do TJ-MA teria o condão de por fim ao Ato Demissionário.

O ignorante não tem conhecimentos para ir além das "tamancas". Tivesse o néscio dois neurônios a mais, questionaria a ausência dos recursos judiciais por parte do governo de Roseana Saraney. Qual a razão que impediu a impetração dos recursos nos Tribunais Superiores? É essa volta que a governadora ainda não soube explicar, nem Décio vai informar.

Quem vai pagar a conta dos "Moura" somos nós maranhenses. Enquanto o "Mouro" fatura com o brasão dos Sarneys.

20 de julho de 2011

ALÔ? ISO? É. FALA QUE EU TE ESCUTO

Escutas telefônicas clandestinas são prática repugnantes. Ocorrem em nacões "britânicamente" civilizadas ou em províncias "sarneymente" atrasadas.Quando autorizadas judicialmente são mecanismos eficazes no combate/controle ao "Crime Organizado" e a corrupção.

Dezenas de traficantes e centenas de políticos foram mandados para cadeia com o auxílio das escutas telefônicas. Presume-se que em conformidade com o que estabelece a Constituição Federal no artigo 5°, inciso XII. O Código Penal Brasileiro caduco desde 1940, não previu o crime de interceptação das comunicações. Foi preciso legislação específica(Lei 9.296 de 24 de julho de 1996) para tipificar o citado crime.

O sistema atual é filtrado nas concessionárias de serviço de telefonia pelo programa Vigia. Por meio deste sistema a operadora abastece com informações o programa Guardião, que armazena e avalia as gravações de ligações feitas ou recebidas pelo telefone suspeito.

É neste ponto que reside o perigo do arbítrio, vez que armazenar/avaliar fica a cargo de quem dispõe do Guardião. Assim "estimulada" uma conexão para o telefone suspeito, pode-se criar uma disma períodica de infinitos suspeitos.

Segundo fontes estariam na disma :

1° A "Trilogia dos Cutrins"(Presidentes e Deputado). Todos de cabelos negros como graúnas.
2° Um promotor que descobriu o Brasil.
3° Uma promotora que o nome lembra o "lítio" usado nas dependências.
4° Um Desembargado que "JÁ não dorme a MIL e uma noites".
ALÔ? 
Quem fala?     
É o  ISO. Fala que eu te escuto.

SARNEY, O DIABO E GIOVANI PAPINI O BIÓGRAFO DE CRISTO

Sarney durante o lançamento de sua biografia no Shoping São Luís(também de sua propriedade), de forma ufônica declarou- "Eu não tenho mais futuro, eu tenho é passado". A infeliz declaração fez lembar o fictício diálogo do biógrafo de Cristo com o demônio (O Diabo me disse).

Giovani Papini logo no início anota a contradição na eternidade de Lúcifer: "Ainda bastante jovem, mas com essa juventude que viveu demasiado e que é mais triste que a velhice". A longevidade incomoda quando o fardo advém das próprias ações, atitudes e posturas.

Sarney deixa escapar de forma inconsciente a inutilidade da sua trajetória política para o povo do Maranhão. No entanto, nós maranhenses sabemos da utilidade de sua existência para a oligarquia Sarney. Não é sem motivos que se diz que no Maranhão, José Sarney só não é dono de três "coisas" a saber:

1° O cuscuz "Ideal";
2° A fábrica de pipas de "Zezé Caveira" na Avenida das Cajazeiras;
3° A "boca de fumo" de "Peida Ralo" lá no João Paulo.

O resto é tudo dele




19 de julho de 2011

A ANTI-BIOGRAFIA DE SARNEY SERÁ LANÇADA EM DEZEMBRO

Não é para levar a sério o livro escrito pela jornalista Regina Echeverria. A "ilustre escritora" tem cara  de "cambalacheira". A proximidade prejudicou a isenção no relato da vida do biografado. A subserviência impediu a análise real da camaleônica trajetória de Sarney. Classifico o trabalho de maneira convexa(afastada) da realidade, sem atrevimento e inconsistente no perfil psicológico.

O deputdo federal Domingos Dutra(PT-MA) tem sido nas últimas décadas, o mais autêntico biografo de Sarney. O Blog vai recorrer a assessoria do parlamentar petista na busca de material anti-biográfico. De vereador por São Luís à deputado federal,  Dutra tem conteúdo vasto, coerente e verdadeiro sobre Sarney.

Outra fonte importante é o ex-governador José Reinaldo que tem a visão interna do submundo Sarney. Não sei se ele vai colaborar na anti-biografia. Ao rejeitar a recente tentativa de reaproximação do grupo Sarney, volta a crença na sua disposição de enfrentá-los sem tréguas.

Domingos Dutra e José Reinaldo bem entrevistados possibilitariam a produção de trabalhao côncavo(aproximado) da verdadeira imagem de Sarney . Não precisa ser biógrafo na estatura de Giovani Papinni, que de incrédulo passou a devoto fervoroso  de Cristo. Afinal a obra "O Diabo", deste espetacular escritor tem título mais adequado ao tipo em descrição.

"O diabo me disse"(Giogani Papinni) que pode transformar-se em "Madre Superiora"