27 de junho de 2011

FIM DA MOLEZA: CORREGEDORIA DE JUSTIÇA E O CNJ ACABAM COM OS JUÍZES TQQ ( TERÇA, QUARTA E QUINTA )

A Corregedoria de Justiça do Maranhão tem desempenho além do imaginado. As correições em Cartórios foram o primeiro golpe nos "feudos" do judiciário maranhense. A ação foi tão profícua que ensejou provas para disciplinar alguns "deuses" e deixar temerosos os "semideuses".

A base é a ação integrada da Corregedoria de Justiça do Maranhão(CGJ) com o Conselho Nacional de Justiça(CNJ). O Desembargador Guerreiro Junior e a Ministra Eliana Calmom parecem afinados do clássico ao sertanejo.

Firmaram um Acordo de cooperação Técnica(43/2011) em 14 de junho de 2011, acabando com os famosos juízes TQQ - aqueles que só apareciam na Comarca na terça a tarde e deslocavam-se na manhã de quinta para a Capital. A moleza só igualava-se a empurrar bêbado em ladeira ou morder água.

Em obediência ao disposto no inciso VII do artigo 93 da Constituição Federal e no inciso V do artigo 35 da Lei Orgânica da Magistratura Nacional- LOMAN, bem como no artigo 49 do Código de Normas ficam os juízes(as) obrigados(as) a residirem  nas suas respectivas Comarcas.

O não cumprimento das disposições legais epigrafadas, caracterizará infração disciplinar, sujeita a imediata abertura de procedimento administrativo disciplinar. Os juízes(as) tem prazo máximo de 15 dias para encaminharem comprovante de residência relativo à Comarca onde exercem as suas atividades. Tem mais, os juízes(as) devem declinar às audiências realizadas nas segundas e sexta-feiras.




  


PARADA GAY: SAPATÃO DO MARANHÃO PERDEU A MELISSINHA NA AVENIDA PAULISTA

A 15a Parada Gay foi sucesso de público e paz. Vários maranhense participaram da festa pelo orgulho gay. Não há motivos para negarem a presença na Paulista. Também não cabem posturas sisudas na luta contra homofobia. 

Festa tem que ter alegria, risos e diversão. Não conheço nenhum gay burro. Se existiu já nasceu morto. Na sua maioria são portadores de inteligência superior a média. Respostas rápidas e desconcertantes são marcas deste maravilhoso público. Freud chamava de chiste a esse poderoso mecanismo de defesa.

O certo é que provocados reagem com fina ironia. Sempre os tratei com respeito e igualdade, portanto sinto-me tranquilo ao relatar com humor os fatos ocorridos na Avenida Paulista no domingo(26).  Entre estes a de uma maranhense adepta da causa, que que gritava desesperada "cadê a melissinha, cadê a melissinha". Questionada por um policial se o nome da desaparecida era Melissa, respondeu que não, o detalhe do nome é que a "perseguida" era bem novinha.

    

     

TE JOGA PINTOSA: PREFEITO DO MARANHÃO COMANDA TRIO ELÉTRICO E DOIS BLOGUEIROS SE "ROÇAM" NA PAULISTA

O detetive "Afroxô" esteve em São Paulo na festa gay na Avenida Paulista. "Afroxô" consegui logo de saída o flagrante de um blogueiro(alto e de camisa branca, ele está com um livro na mão direita) fungando no "cangote" do outro(baixinho de camisa listrada de azul e branco). Dois "bofes" do bairro do Miritiua estão do lado. O assessor de uma deputada estadual se disfarçou de freira. Depois vem o Prefeito em cima do Trio Elétrico, alguém grita "Afonso" e ele diz "Acunha". 

A garimpagem continua por toda a tarde. Aguardem mais e explosivas descobertas.


MARANHÃO E O CAZAQUISTÃO

O jornalista Leonardo Coutinho com base nas teses do historiador Wagner Cabral da Costa(UFMA) compara o Maranhão ao Cazaquistão. Tem toda razão o articulista da  revista Veja na analogia . São análogas as condições de vida entre as miseráveis repúblicas da antiga URSS e o Maranhão. 

Quem já se entregou ao prazer de ler "A Mãe" de Máximo Gorki consegue transportar-se sem dificuldades na empatia. No filme "Dr Jivago" de Boris Pasternak outro encontro nas denúncias e abusos. Toda a obra de Fiodor Dostoiévski é um epilético convite as semelhanças de meio e ambiente. Excetuando-se as temperaturas a identificação com a miséria é plena.

Leon Tolstoi dizia : "O mal não pode vencer o mal. Só o bem pode fazê-lo". José Sarney se apresentou como o bem para o Maranhão. Passados 46 anos de mando, Sarney,  piorou o que estava ruim e multiplicou o lamentável.

Os índices da reportagem precisam de atualização no que pertine a pobreza extrema. Não são 14% dos maranhenses que vivem com salário de R$ 39,00,  meu caro Leonardo Coutinho. São 25,7% ou 1/3, a assustadora metade da metade.  


 

MANDEM AS FOTOS QUE EU RELATO OS OS FATOS: TUMULTO EM VARGEM GRANDE

  A população de Vargem Grande ficou estarrecida com as cenas de violência protagonizadas pelo Prefeito Miguel Fernandez contra a liberdade de imprensa. Tudo foi motivado pelas denúncias de irregularidades no Instituto de Aposentadorias do Município e as viagens do   alcaide à Campos do Jordão em São Paulo, acompanhado de todo o seu secretariado.

As denúncias foram feitas pelo blogueiro Tales de Castro do Observatório Político de Vargem Grande. O Presidente do IMAP sob orientação de Miguel Fernandez tentou invadir os estúdios da TV Líder armado com uma escopeta, A polícia foi chamada para conter os ânimos e prender Jocielson Aguiar, mas ao encontrá-lo ele já não portava mais a arma de grosso calibre.

  

O Prefeito Miguel Fernandez esteve a frente de todos os atos, como atesta a foto acima, em que ele  o careca de  camisa listrada azul e verde aparece incentivando as agressões. O saldo da selvageria terminou com agressões recíprocas e a aparelhagem de link da TV Líder danificada a mando do violento e irresponsável Prefeito de Vargem Grande.

Vamos encaminhar o caso a Segurança Pública para que as investigações apurem as responsabilidades dos agentes envolvidos. A ação imediata dos órgãos de Segurança pode evitar que vidas sejam ceifadas de maneira prematura.

Repudiamos a tentativa de intimidação por parte do Prefeito Miguel Fernandez e do Presidente do Instituto de Aposentados Jocielson Aguiar de Vargem Grande. A atitude repete-se em outros municípios nos rincões do Maranhão de forma silenciosa. Estamos alertas e a disposição dos companheiros. Informem. denunciem e liguem 098-8889-3120.

Leiam as matérias do final de semana do Blog do Cesar Bello, que trazem o relato pormenorizado dos fatos.  

26 de junho de 2011

SETE NOTAS POLÍTICAS : DÓ, RÉ, MI, FÁ, SÓ, LÁ, SI


DÓ 
Da incompreensão dos aliados da governadora Roseana Sarney(Pedro Fernandes e Gastão Vieira) as críticas do deputado Cesar Pires ao rebaixamento de fato do Aeroporto "Hugo da Cunha Machado". Quem sofre são os usuário com a exposição e o desconforto. Parece mais uma rodoviária de interior. Dá dó.

O Projeto de Lei do suplente de Deputado Carlos Alberto Milhomem, o Tatá, aumentando de 70 para 75 anos a idade das aposentadorias compulsórias. O objetivo é beneficiar Yedo Flamaryon Lobão, primo do Ministro Edson Lobão. Bota ré trocesso.

MI
Me diz quem meteu na cabeça de João Castelo que a Procuradoria do Município de São Luís, conseguirá derrubar a decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão na questão relativa ao IPTU. Logo no Supremo Tribunal Federal. Me diz se ele não podia ficar sem esse desgaste.

Faz de conta que com o aniversário de 01 ano de funcionamento da UPA do Anjo da Guarda, o setor de Saúde vai deslanchar e todos hospitais(71) em construção ficarão prontos em um ano. Faz de conta que não é "71" de Ricardo, para facilitar a vida dos candidatos as prefeituras do grupo de Roseana Sarney.

Só é o jeito que o PPS em São Luís quer ver Eliziane Gama. Quanto mais ela avança nas pesquisas, mais isolada eles a desejam. Desse jeito ela termina cantando com Paulo Diniz: Só// somente só// Assim vou lhe chamar//Assim você vai ser.

Lá em Brasília não vai ter vaga em Hotel nesta quarta(29), com a posse de Flávio Dino na Embratur. Tem gente que já quer mudar o nome para francês. Márcio Jerry passaria à J'aci Borrou e Pedro Fernades à Pierre do C'u Puar. Tu ainda queres ir para lá?

SI
Se tudo der certo essa semana eu te pago.


      

VARGEM GRANDE VIRA VELHO OESTE: PREFEITO MANDA DESTRUIR LINK DA TV LÍDER

MIGUÉ NO MÉ.

O Prefeito de Vargem Grande Miguel Fernandez administra a cidade como um Xerife do Velho Oeste. Tudo é resolvido com a intimidação pelas armas. Hoje o blogueiro Tales Castro foi encurralado quando era entrevistado na TV Líder. Na pauta da programação da emissora as denúncias sobre irregularidades no Instituto de Previdência Municipal(IMAP) e a viagem de Miguel Fernandez para Campos do Jordão-SP com todo o secretariado.   

O Presidente do Instituto de Previdência do Município(IMAP) tentou invadir o estúdio da Líder armado com uma escopeta. A polícia foi chamada ao local e saiu em perseguição ao Presidente do IMAP, Jocielson Aguiar, que ao ser localizado já não portava mais a arma de grosso calibre. O Prefeito autorizou a destruição de aparelhos da emissora que faziam o link em uma churrascaria.

A denúncia precisa ser apurada de forma urgente, para que outros coronéis-Prefeitos não façam novas vítimas. Já assistimos esse filme em plena São Luís. O Serviço de Inteligência da Polícia Militar poderia trabalhar a questão dos grupos armados, partindo dos indício$ que envolvem os financiadores da pistolagem.

Quilombolas e blogueiros viraram alvos prediletos destes assassinos de aluguel. Vou levar Tales Castro até o Secretário de Segurança para formular a denúncia e pedir garantias de vida. Não se pode admitir este tipo de procedimento criminoso sem investigação, denúncia e  posterior condenação. Provas ao que parece não irão faltar.   


PAIS E FILHOS: SARNEY ESCONDE ATÉ HOJE O "ZÉ MEU FILHO"


O senador José Sarney foi José de Ribamar Ferreira de Araújo Costa. A legislação brasileira faculta a mudança pelo reconhecimento público. Os políticos usam a lei para facilitar a identificação com os eleitores. Não existe nada de absurdo ou amoral nas iniciativas desta ordem. 

Sarney escreve sobre o fato hoje(26) na sua coluna dominical e diverge da origem do nome dado ao seu pai . Sarney de Araújo Costa foi promotor de Justiça e chegou a Desembargador no Maranhão.  Sarney Costa era tão cheio de superstições e manias quanto o filho José de Ribamar.  

O desembargador tinha gestos recorrentes como benzer-se múltiplas vezes, independente de estar ou não em frente a igrejas. Talvez, agradecendo as santas que o amaram com a maior fidelidade. A prova deste amor foi o sentimento de afetividade gerado entre os irmãos.  

Meu pai o desembargador Luís Dactivo Billio Bello conviveu harmonicamente com o desembargador Sarney de Araújo Costa. Eles não tinham medos ao falarem dos filhos, nos ensinaram o respeito recíproco e o amor verdadeiro. Quando vejo a polêmica em torno de um filho de Fernando Henrique Cardoso, penso o quanto os homens públicos se acovardam.

Sarney no artigo confessa que o nome tem origem no almanaque "Bristol", o que difere da ignorância de pronúncia . De fato a chacota soa estranha, tomando o signo linguístico como imagem acústica. De "Sir Ney" para SarNey é forçar a barra.

Jose de Ribamar era mais conhecido como José de Sarney. Isso é costume até hoje na Baixada Ocidental do Maranhão.O que de fato imprimiu o nome político, foram os apelos do Desembargador para votar em Zé Meu Filho. Sobre isso o senador José Sarney não falou, quem sabe um dia ele queira falar.



   

VARGEM GRANDE: PREFEITO MIGUEL FERNANDEZ MANDA CERCAR TV LÍDER PARA DAR UMA TACA EM BLOGUEIRO

O blogueiro Tales Castro do Observatório Político de Vargem Grande denunciou o Instituto Municipal de Aposentadoria da localidade, em procedimentos irregulares nos benefícios dos associados. O Presidente do órgão previdenciário Jocielson Aguiar inconformado com as críticas tentou agredi-lo em via pública. 

O blogueiro procurou a Delegacia de Policia no Município de Vargem Grande e registrou Boletim de Ocorrência. Na manhã deste domingo(26), Tales Castro foi a TV Líder para ser entrevistado. Na pauta os procedimentos irregulares do Instituto Municipal de Aposentadorias (IMAP), viagens do Prefeito com comitiva de Secretários para Campos do Jordão-SP e a tentativa de agressão.

Na entrevista o blogueiro esmiuçava as denúncias contra o IMAP, quando chegou ao estúdio a informação de  cerco a emissora. A ordem teria partido do Prefeito Miguel Fernandez, a quem Jocielson Aguiar serve de forma canina.O alcaide também autorizou uma "taca" no blogueiro, por não lhe dá descanso nos desmandos.

Ainda não se tem notícias dos desdobramentos do cerco a emissora e da intimidação ao blogueiro. As informações são de Alexandre Pinheiro blogueiro do município de Chapadinha. Ficaremos alerta e solidários ao colega no cumprimento da sua função.

Os blogueiros não devem amedrontarem-se ao denunciarem desvios, desmandos, corrupção ou tráfico de influência. Somos catalizadores na democratização na mídia. Quando estivermos em todos os Municípios do Maranhão, a verdadeira revolução será uma realidade inevitável.






MARIA DA PENHA NELE: BLOGUEIRO ENCHE A MULHER DE BOGUE

O espetáculo de violência envolveu um blogueiro palaciano e sua "cara-metade". O local do vergonhoso episódio foi o arraial do Shopping São Luís. O motivo  seria "cachiblemas" ou seja cachaça, chifre e problemas. A "patroa" do agressor tem aparência calma e frágil , além de uma beleza inconteste.

As cenas agressivas aconteceram nesta quinta(23). Segundo comentários, o blogueiro antes mesmo de chegar no "arraiá" tinha entornado umas "manguaças" no Cabana do Sol. Ele "cismou" quando um jovem alto e musculoso passou e "roubou" um lânguido olhar da sua mulher.

O blogueiro percebeu a cumplicidade na troca de olhares, minutos depois o celular dela tocou no "Privado". Foi ela atender e o "couro começou a cantar".  Chorando a esposa saiu do local envergonhada com a selvageria do marido. 

O agressor foi contido pelos amigos que estavam na mesa. Até a presente data não há registro de Boletim de Ocorrência Policial, razão pela qual deixo de dar nome ao suposto "boi". Não se sabe o desenrolar dos acontecimentos no "ninho". Parece que o blogueiro palaciano é daqueles que se excitam, quando sentem o "perfume do outro".

"Invocado todo" o blogueiro repetia para os amigos - "A partir de hoje ela tem direito a dizer três coisas: xô galinha, vem cá menino e tô aqui meu marido". Mais e preciosos detalhes no Pêta deste domingo.








25 de junho de 2011

PARADA GAY: AVIÕES SAEM DE SÃO LUÍS LOTADOS COM DESTINO À SÃO PAULO

A Parada Gay vai debutar neste domingo e espera receber mais de três milhões de pessoas. A concentração será as 12 horas em frente ao Museu de Arte de São Paulo (MASP). A caminhada de tres quilômetros sai da Consolação até a Praça Rossevelt. O tema é Amai-vos uns aos outros: chega de homofobia.

Os voos de São Luís com destino à São Paulo saem lotados nos horários de pico. O evento movimenta a economia do País na "Esquina do Mundo". Uma grande comitiva do Maranhão vai estar presente na manifestação contra a homofobia.

Permaneço em São Luís e não descrimino os adeptos da causa.Tenham um proveitoso encontro como a poucos dias tiveram os evangélicos na "Marcha para Jesus". Proclamem suas  bandeiras como fizeram os que lutam pela descriminalização da maconha. 

Todas as manifestações são válidas, desde que não obriguem ninguém a segui-las.

Segura Ricardo Santos!

A 15ª edição da Parada do Orgulho Gay espera reunir 3 milhões no domingo, na avenida Paulista. Foto: Léo Pinheiro/Terra



MINISTRO DO TURISMO AFIRMA: AEROPORTO NOVAIS SER REBAIXADO

O Ministro do Turismo, o maranhense Pedro Novais afirma que o aeroporto de São Luís não será rebaixado e vai manter a classificação de internacional. Novais explicou que apenas os serviços de alfândega foram temporariamente suspensos.

Alfândega(hospedagem ou estalagem) ou aduana(registro ou escritório) derivam do árabe. São repartições governamentais de controle do movimento de entradas e saídas de mercadorias para o exterior ou dele proveniente, responsáveis pelas cobranças de tributos.

Desta forma não adianta voo direto de Milão com zero de tributos. Basta o Porto do Itaqui com 22 metros de calado, sem que o Estado seja aquinhoado em percentuais compensadores. No Maranhão se entra e sai como na casa de "Mãe Joana". Não se pode admitir em pleno século 21 sejamos explorados na forma colonialista. Tem governo ou nunca terá? Cadê a valentia para cima do Ministro Pedro Novais?

A polêmica envolveu o deputado estadual Cesar Pires, o Federal Gastão Vieira e o Secretário de Cidades Pedro Fernandes. O efeito dominó atingiu  Ricardo Murad, Max Barros, Roeseana Sarney e até Machado de Assis. Gastão alegou casmurrice e inveja direcionando-as à Cesar Pires, para depois apontá-las noutro sentido  . 

A narrativa Machadiana apresenta dificuldades para o analista pela diluição da intriga. Desse modo, a análise sempre é deficitária, pois o narrador não constrói fábula, não progride linearmente, mas volta-se aos problemas, numa prospecção vertical. 

Melhor polemizar para cima ou na vertical. Quem sai valorizado ? Chega de crescer como rabo de cavalo - para baixo.



  

UMA RELIGIÃO CHAMADA MAIOBA

O som das matracas repete o refrão Maioba é Maioba. "Afinadas a socos e tocadas a murros", estes instrumentos reproduzem o estalar de açoites. A identidade vem do passado escravo do povo maranhense. As "chagas" saem da bela  voz do cantador. Sofrimento e  desejo de liberdade estão entrelaçados em cada toada .

A coreografia é "dançada a coice", com vertiginosa cadência. Os pés esmagam com força o chão das injustiças. Os ombros das índias sacodem sincronizados as matracas em deboche ao que seja poder. Força e atrevimento juntam-se como forma de alegre protesto. Tudo é muito subliminar, passa despercebido. Fica melhor como religião, uma religião chamada Maioba, com "amos", "padrinhos","madrinhas", "boi", "santas" ou "hieródolas".  

Veja na postagem abaixo "MAIOBA É MAIOBA : A "BRUTA DA MAIOBA POSA PARA O BLOG DO CESAR BELLO", como o nosso povo é bonito de forma natural.

Aproveite e leia novela "Maria Arcângela" do jornalista maranhense  Erasmo Dias, presente no livro de Nauro Machado "Erasmo Dias e Noites". O enredo trata de uma paixão proibida entre um cantador de bumba-boi e uma "índia". Pode ser encontrado na livraria Vozes na Rua do Sol-Centro, próximo ao laboratório LIAC.

24 de junho de 2011

MAIOBA É MAIOBA: A BRUTA DA MAIOBA POUSOU PARA O BLOG DO CESAR BELLO

ARRAIAL DA ASSEMBLÉIA: DEPUTADO MARCOS PLAY MARCA PRESENÇA COM QUATRO LOURAÇAS BELZEBU

O deputado Marcos Caldas conhecido de "Zero a Hum" como "Play" faz a diferença. No arraial da Assembléia na noite de quarta(22) Play compareceu acompanhado de quatro "louraças belzebu". Clodomir como sempre em Paz com sua Graça. O deputado Neto é evangelista além do nome. Arnaldo Melo como Presidente da AL atende do sagrado ao profano .

Com todo respeito as Vossas Excelências, mas tem deputado que deveria ser chamado de daputada. A demonstração precisa de estudo e auxílio psicológico. Carência afetiva ou recalque de natureza física? Só Freud para explicar.

Tem figura nesta Assembléia do Maranhão que nem São Pedro, São João ou Santo Antônio dá jeito.  

O MARANHÃO BÍBLICO: NINGUÉM VAI AO PAI SENÃO PELO FILHO

O Maranhão tem seus preceitos que variam dos constitucionais aos bíblicos. Sobre os primeiros já falamos tanto que melhor seria resumi-lo em três artigos a saber : Art. 1°- Todo poder emana de Sarney e em nome dos seus três filhos será exercido; Art. 2°- Esta lei entra em vigor na data da sua publicação; Art. 3°- Revoga-se tudo que vier em contrário. 

Quanto aos preceito bíblicos diria que a diferença reside na extensão. Tudo se transmite de forma exclusiva pela via familiar. Mandatos de governo, prefeituras, Senadores, Deputados Federais, Estaduais, Vereadores, Presidentes de Associações Comercias, Federação das Industrias, Federação de Bairros e tudo que exija voto.

O percurso de chegar ao pai pelo filho é reciproco, atingindo a todos e a tudo. Nos meios de comunicação quase não tem exceção. Mirante, Difusora, Cidade, São Luís, Capital funcionam como capitanias hereditárias. O "fenômeno" chega até a locução com o multiplicar da alienação.

Dom José da Mota e Albuquerque o nosso "Leão Dengoso" tinha excessos na mímica, Dom Paulo Ponte foi exemplo de resignação perante a dor, Dom Bellisário bem que podia romper com tudo isso, tendo como base o capítulo 14, versículo 6° do Evangelho de João. Afinal o ensinamento postula agir conforme Cristo e a Rádio Educadora sempre esteve com os pobres.

  


23 de junho de 2011

CRUZ CREDO: COLUNISTA SOCIAL DA JUVENTUDE É FOTOGRAFADO COM TRAVESTI EM MOTEL

Um jovem colunista social participou da noite em que São Luís foi escolhida como samba-enredo pela Beija-Flor. Após as festividades na Escola de Samba de Nilopólis, o mancebo foi assistir um show em uma "travecaria". De lá "rumaram" para um sofisticado motel na Barra da Tijuca.

Tudo foi registrado por um blogueiro-intrigueiro, que não perde a chance de aumentar seus "arquivos". Eis o momento que o "traveco" ( de amarelo ) veste a "biba"( com sutiã preto ), antes da orgia.

Otonce isso não acontecia.  


"CORPUS CRISTH": GOVERNISTAS TROCAM ACUSAÇÕES NA MIRANTE, ENQUANTO A OPOSIÇÃO ACENDE AS VELAS

O deputado Cesar Pires domina como poucos a arte retórica na atual legislatura. Culto e experimentado na vida pública desperta a atenção quando usa a tribuna. Seus discursos e apartes são sempre bem fundamentados.

Não foi diferente no encerramento desta curta semana política. Na quarta(22) lamentou que as representações do Maranhão na Câmara dos Deputados, Senado e Ministérios ficassem inertes diante da perda do padrão internacional do aeroporto Hugo Machado.

Incompreendido, recebeu reprimendas do Secretário de Cidades Pedro Fernandes no Programa "Ponto Final". Fernandes acusa Cesar Pires de estar desafinado e o desafia a falar do "eterno problema da falta de água". Agindo assim o Secretário de Cidades "estocou" Ricardo Murad que não abre mão da CAEMA.

Dessa forma a oposição que além de diminuta é "escocesa", tende a perder mais espaços. Andam falando por aí que tem outro "Luciano" de "missa pronta". Será Luciano morrerá  para oposição? Vou falar com ele e volto ao assunto.

"CORPUS CRISTH" na política é dessa forma.



O CLONE: VALE A PENA VER DE NOVO

PAULO COELHO ABDALAZIZ E O OUTRO LADO DO RIO SARNEY

ANTES


No Maranhão das famílias quatrocentonas procriava-se com base no pedigree. Para casar bem nada era melhor que participar do consórcio Sarney- Murad- Duallibe- Lago-Lobão-Castelo-Rocha-Tavares. Tudo como no medievo pela necessidade de manutenção do poder.

Os tempos mudaram  conforme a máxima "mutatis mutandis". Mudar o que deve ser mudado se tornou imperioso. As oligarquias rurais multiplicaram suas riquezas a partir da chegada as Prefeituras Municipais. Portanto um novo ciclo de alianças se fazia necessário. Ademais as oligarquias tradicionais(Sarney-Castelo-Rocha-Tavares) já não sabiam conviver no mesmo espaço político.

Foi fácil unir a gula aos sequiosos glutões do Maranhão. Difícil é juntar o povo que tem fome, com aqueles que estão com vontade de comer. A genealogia da política maranhense é tarefa que começa a ser executada em pesquisa. O entrelaçamento do rural com o urbano passa nas margens dos "Lago" com as do "Dono do "Mar". Entre a cidade de Viana de Abdalaziz Santos Neto e o Maranhão da família Sarney tem um "Gordin" ou  Fábio Godin.

Dessa "pororoca"(encontro das águas do "Lago" com as do  "Dono do Mar") tudo é muito poético, transcendental e holístico como na Outra Margem do Rio Sarney  de Paulo Coelho Abdalaziz:

"Nas margens do Rio Sarney eu sentei e chorei.

Conta lenda que tudo que cai nas águas deste rio - das folhas folhas de pagamentos às aves de rapina - se transformam em pedras no seu leito.

Ah! quem me dera pudesse arrancá-los das tetas dos governos e atirá-los na correnteza, e então não haveria mais desvios, corrupção, nem tráfico de influências, nem suas lembranças.

Às margens do Rio Sarney eu me sentei e chorei.

Em algum lugar este rio se junta com outro, depois com outro, até que distante dos meus olhos e do meu coração- todas as águas se misturam com as do "Dono do Mar ...anhão".


DEPOIS



22 de junho de 2011

O FUTI: DEPUTADO DOMINGOS DUTRA "SEQUESTRA" TRÊS MINISTRAS E O PRESIDENTE DO INCRA

Roseana Sarney está definitivamente desprestigiada no governo de Dilma Rousself. Durante sua primeira estadia em Brasília(2011) foi noticiado com estardalhaço que dois ministros viriam ao Maranhão. No prazo de 15 dias os ministros da Justiça e Integração estariam em solo maranhense.  

O aumento do número de penitenciárias e obras de caráter preventivo às enchentes eram as pautas das esperadas visitas. Os ministros não compareceram até hoje, nem mandaram representantes. Se os recursos foram liberados não ocorreu a publicidade devida.

Para completar o quadro hoje(22), outras pinceladas foram dadas por três ministras(Direitos Humanos, Igualdade Racial, Desenvolvimento Agrário) e o Presidente do INCRA. Ao desembarcarem em São Luís para discussão da problemática dos quilombolas, preferiram primeiramente acompanhar o Deputado Domingos Dutra à sede do INCRA no Bairro do Anil, onde foram calorosamente recepcionados pelo povo dos quilombos.

Roseana no estilo "escreveu não leu, pau comeu" descatitou as ministras e o Presidente do INCRA. "Aqui tem governadora, tem comando, eu exijo respeito". As desculpas  das ministras foram que os assessores informaram os itinerários e horários de formas equivocadas. Podia notar-se um sorriso de canto de boca nas justificativas apresentadas. 

Para quem tem o pai tão influente, essa foi uma demonstração decadente.





O MARANHÃO É O RETRATO DA FOME COM A VONTADE DE COMER

A cada publicação de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE) o Maranhão desponta progressivamente de forma negativa. A amostragem revela que entre os 50 municípios mais pobres do Brasil, 32 estão no Maranhão. A menor renda foi registrada em Belágua(MA), com o valor de R$ 147,70.

Por outro lado os empreendimentos que se instalam no Maranhão, não tem apresentado saldos significativos no emprego da mão de obra local. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados(Caged), do Ministério do Trabalho, revelam que o Maranhão teve, no mês de maio, saldo de apenas 24 empregos. Sem qualificação, admissão e demissão ficam no mesmo patamar.

Foram os piores desempenhos entre as 24 unidades da Federação que obtiveram saldo positivo. Em termos de renda o crescimento de 49% não traduz qualquer mudança na economia. É um saldo acumulado sem que exista a distribuição de forma igualitária. Os resultados são a desigualdade e a exclusão social, tendo com conseqüências o aumento da criminalidade. 

Quando a miséria se soma a pobreza, juntamos fome com a vontade de comer. Esse é o retrato do Maranhão e sua gente.


21 de junho de 2011

ROSEANA APERTA ROBERTO COSTA : ELE QUER DÁ UMA DE PERIQUITO QUE SE SEGURA COM O PÉ E COME COM O BICO

Roseana Sarney cobrou na segunda(20) definição do Deputado-Vereador-Secretário da Juventude Roberto Costa(PMDB). Garoto criado entre a Vila Bessa, Lira, Belira, Codozinho e Madre Deus assimilou várias derrotas eleitorais. Quando consegui  a titularidade de um mandato parlamentar firmou-se no apoio ao governo. 

Roberto Costa se destaca como aliado de Roseana Sarney. Defende de forma objetiva e ataca de maneira destemida. É um dos melhores quadros governista. Diminui-se na estatura parlamentar quando torna circular, ofegante e repetitiva as críticas à administração do Prefeito João Castelo. 

Ocorre que o "Garoto Prodígio" vem cozinhando o "galo" na panela da Secretaria da Juventude há vários meses. A "conta gotas" consegui a nomeação dos 19 cargos da estrutura da SEJUV. Esperto mantém idêntica estrutura na Assembléia, onde dispõe de mais 19 cargos entre assessores e técnicos. Zero não mata zero e tapioca não morde o milho. São 38 cargos com o pé no Executivo e bico no Legislativo.

Roseana, "criada na casca do alho e no baralho" não passou recibo para o "Valete de Espada". Luís Fernando Silva "Ais de Ouro" fez chegar aos ouvidos de Roberto Costa sua semelhança com um "Periquito". Costa se aborreceu com a comparação, mas tudo foi superado.

Nesta segunda(20) Roberto Costa foi chamado aos Leões. Lá chegando encontrou Roseana com o olhar perdido entre as árvores. Desconfiado perguntou o que a preocupava naquele instante. Roseana calma e com o linguajar bem maranhense respondeu: "Rapaz, esse periquito. Ele se segura com o pé e come com o bico".




FALTAM LIDERANÇAS AUTÊNTICAS: PARA VEREADOR DE SÃO LUÍS VOTE NO CARIOCA

A pobreza de lideranças políticas no Maranhão é "franciscana". O que se vê nos ultimos anos  faz "frade de pedra" corar. São Luís sempre funcionou como uma espécie de "tambor" para outras regiões  do Estado. De maneira que todos os políticos com assento no Senado, Câmara Alta ou na Assembléia Legislativa são votados na Capital.

Vários vereadores da "Ilha Rebelde" são oriundos da Baixada Maranhense. Esses esforçados "baixadeiros" tem facilidade em constituírem sólidas amizades. Honestos conseguem rápida  ascensão social. Alguns dos  bairros de São Luís tem população constituída na sua maioria, por esses queridos irmãos. Temos orgulho de tê-los no nosso convívio. O linguajar tem no "ti" sonoridade vibrante e peculiar. É bom ouvi-los. 

Nas ultimas eleições a "poeira cósmica" trouxe candidatos de outros Estados para São Luís. Tem um tal de "Carioca" que já é suplente de vereador com 3 mil votos. Ele diz que em 2012 se elegerá vereador na Capital.. O partido escolhido foi o PRTB do João que não Câncio. Lá tem uma turma boa de voto que promete surpreender.

"Carioca" garante que duaxs coisaxs  não "vai"  faltar: a primeira são os xis ; a segunda os xis na forma de cifrão$. Excuta excuro me expera na exquina da excola a exquerda no excuro, não exquece o exqueiro. "Agora é nóixs".


Carioca ao lado de João Alberto com a camisa do Moto..