17 de junho de 2011

COMEÇA O ENTERRO DE SARNEY: FLÁVIO DINO FOI NOMEADO PRESIDENTE DA EMBRATUR

Concomitante as cerimônias fúnebres do deputado federal Luciano Moreira outra de natureza política se inicia na manhã desta sexta feira(17). Em Brasília foi publicado no Diário Oficial a nomeação de Flávio Dino para a Presidência da Empresa Brasileira de Turismo(EMBRATUR). O senador José Sarney moveu mundos e fundos para impedir o ato da Presidente da República Dilma Rousself.

O Senador Sarney a exemplo daquele que o iniciou na política impede há 45 anos o surgimento de novas liderança no Estado do Maranhão. O método sempre foi controlar no gargalo do Planalto cargos e a liberação de recursos. Tanto José Sarney como o falecido senador Vitorino Freire  usaram o Maranhão como mercadoria  no atacado. Os clientes em preferencial são os detentores do poder na Presidência. 

Sarney pelo seu mimetismo político ainda consegue manter-se no poder. Para tanto negocia apoio no Congresso Nacional  e peneira todas decisões relativas ao Estado do Maranhão em Brasilia.  Nada escapa a lupa de um grupo de assessores que garimpam qualquer iniciativa relativas ao feudo. O próprio Sarney já foi flagrado em investigações da Polícia Federal neste exercício.

A atual Presidente da República não enconde de ninguém seu encanto pela capacidade política do ex-deputado Flávio Dino. Flávio era o candidato de Dilma ao governo do Maranhão. Pela composição política da época Roseana foi digerida pela mandatária. Pai e filha não se adaptaram ao governo de Dilma pautado em resultados.

Começa o enterro político de José Sarney. Que se sigam os atos posteriores com a extrema unção breve.


MAUSOLÉU DE SARNEY NO CONVENTO DAS MERCES




16 de junho de 2011

DEPUTADO LUCIANO MOREIRA MAIS UMA VÍTIMA FATAL DAS ESTRADAS DO MARANHÃO

A morte como fatalidade provoca mais dores que a sua certeza. Ao se aventurar nas estradas do Maranhão ninguém tem a convicção de retornar vivo para o seio da família. Escuras transformam-se a cada curva na possibilidade do abraço da morte. Esburacadas em linha reta são quase  certeza dessa possibilidade .

O Deputado Luciano Moreira foi mais uma vítima fatal das estradas no Maranhão. Na noite desta quinta(16) ele tombou sem vida após um acidente no Município de Morros. O parlamentar voltava de Barreirinhas onde com certeza cumpria missão política.

Luciano Moreira era homem de fala e gestos mansos. Calmo por natureza e tolerante as críticas nunca o vi exaltado. Ele deixa a esposa, quatro filhas e netos. Que Deus o abençoe e o receba na sua infinita bondade.

 

TÁ LEGAL DESEMBARGADORES EU ACEITO OS ARGUMENTOS, MAS NÃO ME ALTEREM O SAMBA TANTO ASSIM

Na quarta-feira(15) o Tribunal de Justiça promoveu Sessão Plenária Administrativa. O objetivo era discutirem sobre a imagem do Judiciário do Maranhão face suas decisões. O indigesto retorno de Glorismar Rosa Venâncio à Prefeitura de Paço do Lumiar tomou a maior parte da pauta.

Na ultima semana espatifaram-se imagens com a queda da moldura de promissoras figuras. Promissórias futuras continuam subindo e descendo as  escadarias em animada alegoria. Decisões judiciais na véspera de repasses municipais sempre produziram metáforas.   

No sereno do choro os Desembargadores Paulo Velten e Nelma Celeste. O primeiro alega na livre apreciação da volta, o caráter dogmático das suas decisões. A segunda apela na forma celestial proteção diante das manifestações da população.

Entre o dogma e o manto fica o espanto ao não se considerar com o retorno de "Bia": a possibilidade de novas adulterações, fraudes, subtração de documentos, ocultação ou eliminação de provas e a ascendência da gestora sobre testemunhas.

Tá legal desembargadores eu aceito os argumentos, mas não me alterem o samba tanto assim. Afinal o processo trata de atos gravíssimos, entre eles a inquestionável falsificação da assinatura de um ex-servidor na prestação de contas, o desvio de mais de R$ 16 Milhões dos cofres municipais ,a constituição de uma quadrilha destinada a fraudar licitações e a promover montagens de procedimentos administrativos para dilapidar o patrimônio municipal. 


TE SEGURA MALANDRO PARA FAZER A CABEÇA TEM HORA : A LIBERAÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES PELA LEGALIZAÇÃO DA MACONHA

Várias são as histórias sobre a locução no Rádio do Maranhão. Algumas são anedotas outras entram na cota das grandes fofocas. Mas existem verdadeiras "pérolas" pronunciadas por locutores no comando dos programas. Na sua maioria a falta de informação junta-se a de formação, provocando o riso, a tristeza ou a desinformação.

A cerca de 30 minutos em um programa da "Capital" o locutor lia por sua "mal traçada língua" as manchetes dos jornais. Ao depara-se com a notícia que o Supremo Tribunal Federal havia por unanimidade se pronunciado pela liberação das manifestações da maconha, o "douto" começou a cantar "Viva a maconha, viva a Maconha".

O coitado não leu a informação completa, nem tão pouco tem a formação para entender o sentido da decisão. Mas a palavra "manifestações" explica tudo. Estão liberadas as passeatas ou situações congêneres, contudo o Supremo fez questão de enfatizar que o uso ainda é crime.

No inconsciente deste "maluco doido" havia uma tentativa de resgate de música de Raul Seixas(Viva a Sociedade Alternativa). Para não multiplicar a apologia que é crime, faço a reparação em nome de novas e velhas gerações.




15 de junho de 2011

SENADO APROVA 04 CONCESSÕES PARA RADIODIFUSÃO E TELEVISÃO NO MARANHÃO

O Senado da República aprovou nesta quarta(15) , 22 concessões para o serviços de radiodifusão em diversos estados brasileiros. O Maranhão foi agraciado com 04 concessões nas cidades de Alcântara, São Luís, Santa Inês e Belágua. Duvido que entre os felizardos não estejam  políticos, laranjas ou limas. 

Não foi divulgado os nomes dos concessionários do bem público. As concessões permitem o uso em proveito próprio desde que cumpram as obrigações impostas nos contratos. Aqui é que reside o problema das concessões no Brasil e em particular no Maranhão. Na mentalidade de alguns energúmenos não existem prazo nem limites. Agem como verdadeiros coronéis censurando ou "equalizando" as participações dos ouvintes.

O modelo é neo-feudalista onde o rei(Estado Nação) aloca suas propriedades para o baronato(empresários da mídia que em geral são políticos). José Sarney, Edson Lobão, Roberto Rocha,Vieira da Silva, Manoel Ribeiro e  Joaquim Haickel são os barões da mídia local . Todos são políticos ou exerceram mandatos parlamentares na Câmara Federal ou Assembleias Legislativas.


Renato Sousa do Programa Tribuna da Capital sintetizou o pensamento dos patrões do rádio maranhense. O "erudito" que jacta-se do "dom da palavra" lapidou  a seguinte frase: "O ouvinte tem o direito de ouvir". Juntando-se a postura dos barões com o comportamento dos coronéis "vão os dedos ficam os anéis". É morte certa.

Sarney em entrevista foi questionado quanto ao número de concessões que lhe foram outorgadas. Até hoje ele confere.


A BLINDAGEM DE BIA VAI CUSTAR CARO AOS COFRES DE PAÇO DO LUMIAR

O processo de blindagem da Prefeita de Paço do Lumiar vai custar caro aos cofres do município. Na volta ao cargo foi alinhavada a compra do silêncio em jornais,rádios, televisões e Blogs. A estratégia é tão violenta que os telefones das rádios em São Luís não atendem ligações, enquanto locutores das mais diversas matizes se desdobram em beatificar a esperta. Haja baba e babões..

Esse é o preço que pagamos pelas concessões públicas estarem nas mãos dos políticos ou similares. O Ministério das Comunicações poderia fiscalizar a acintosa manobra de proteção. O problema é que a indicação para responder pelo órgão no Estado obedece a critérios políticos. Os indicados cumprem o ritual da invisibilidade em gestos e ações.

Em outros Estados mais civilizados existe respeito aos critérios do comunicar. No Maranhão a liberdade de imprensa é uma mordaça com o hálito de Sarney. O que tem de "cheira bigode" blindando "Bia" neste momento é de dar nojo.

Os Blogs tem a função de penetrar, informar e detonar os setores de mercância da opinião. Continuaremos atirando contra os bandoleiros e as pistoleiras da administração pública. Estejam blindada$ ou não pelo escudo de uma mídia que se avilta a cada dia.

A liberdade de imprensa em futuro próximo se fará na internet. A aposentadoria da mídia jurássica deve ocorrer em conjunto com o sistema que os alimenta. A notícia no Maranhão ainda tem o bafo asqueroso dos Sarneys. 

14 de junho de 2011

ALGUMA COISA ACONTECE NO MEU CORAÇÃO: É QUE NARCISO ACHA FEIO O QUE NÃO É ESPELHO

ANTES

O suplente de senador Edson Lobão Filho reassumiu a cadeira no Senado da República. Nem mesmo as caríssimas cirurgias reparadoras conseguiram amenizar as marcas do acidente. A protuberância do nariz se mistura aos aspectos leporinos dos lábios. A perda ciliar no hemisfério inferior esquerdo tira-lhe o aspecto natural   do olhar. O narcisista cede ao "Atila"  e aceita a perda do perfil de "Deus Grego".

As declarações de Edinho Lobão parecem de um homem transformado pelo sofrimento. Não temos nenhum direito em tripudiar sobre sua dor. Louvo a superação dos aspectos estéticos, mas lamento que tudo tenha sido menor que o ânimo pelo mandato.

"Alguma coisa acontece no meu coração// É que Narciso acha feio o que não é espelho// E a mente apavora o que ainda não é mesmo velho."

DEPOIS

EM SÃO JOSÉ DE RIBAMAR : ÍNDIA DE BUMBA-MEU-BOI MERGULHA COMO EVA

Qual o nome da dancarina de bumba-meu-boi que mergulhou no em São José de Ribamar como Eva? Qual a "brincadeira" ou bumba-meu-boi que a "Bruta" participa?  Qual a autoridade que acompanhava a tudo extasiado?

13 de junho de 2011

DEPUTADO MACARRÃO: ENTRA DURO E SAI MOLE E PINGANDO

Em 2010 a Assembléia Legislativa renovou seus quadros, iniciando a 17a Legislatura  no Maranhão. São 84 anos de atividades com áureos períodos nas produções legiferantes e debates parlamentares. Para não ser anacrônico cito os debates entre Gervásio Santos(PMDB líder da oposição) e José Bento Nogueira Neves(PFL líder do governo), os discursos de  Celso Coutinho ou Alexandre Junior na legislatura de 1978 à 1982.

Quem assistiu não esqueceu como os esgrimistas tratavam o verbo,temas e teses. O raciocínio lépido e destruidor faziam a audiência delirar a cada réplica ou tréplica. "Sem sombra de dúvidas" foi uma das melhores legislaturas que a Casa de Manoel Bequimão vivenciou na sua história. Alguns como hoje entravam calados e saiam mudos.

A atual legislatura ainda não desceu do palanque das eleições de 2010. Marcelo Tavares começou objetivo e com discursos estruturados, mas a semelhança de Edvaldo Holanda perde-se na forma recorrente das críticas a administração de Roseana Sarney. Falta trabalhar outras estruturas carcomidas na esfera do governo e os organismos corrompidos na microesfera(entorno). Talvez a convivência com o centro do poder ainda não lhe permita visão mais abstraída.

"Fenômeno" recente Magno Nota de Dez impressiona pela coragem. É dos governista o mais corajoso e aguerrido na defesa da Sarney. Parte para o "Vale Tudo" , usando sempre a antítese do reinaldismo. A síntese lhe é favorável no momento pelo esvaziamento dos debates. Cresceu, mas falta estruturar sua participação no Plenário com dados e informações.

Muitos reclamam de dívidas de campanha. Quando "questionados" na entrada, quase todos deputados respondem _ "Tô duro". No final do mandato e lutando por outro _ "Tô mole, pingando um votinho aqui  outro ali" . 



DIA DOS NAMORADOS:EX-CAFETÃO TADEU PALÁCIO QUER VOLTAR A NAMORAR DE PORTA

O ex-prefeito Tadeu Palácio mandou correspondência para aliados na mídia amilhada. Na correspondência intempestiva lida nesta manhã(13) no Programa Bastidores de Ivison o "Lima" e José o "Machado", "Tá deu" pede São Luís em namoro. Logo ele com as contas rejeitadas e o patrimônio quadruplicado quer licute com a Ilha Rebelde. 

Como um entre um milhão dos seus habitantes sinto-me qualificado para rejeitar a proposta indecente. São Luís não aguenta mais essa raça de sacanas. De cara esticada e bunda cheia de silicone, Palácio  volta a cortejar São Luís. Logo ele que se comportou com um cafetão durante suas administrações.

Com 400 anos a cidade já tem maturidade suficiente para se comportar como dama. Quem gosta de apanhar é mulher de malandro.Tanto Palácio como Castelo devem de contentar-se com suas "Gardênias", ainda que murchas.

Então, "Tá deu". 

PAÇO DO LUMIAR: CENSURA NA RÁDIO CAPITAL MOSTRA A COMUNICAÇÃO A SERVIÇO DOS PODEROSOS

Durante a manhã desta segunda(13) o radialista Renato Souza vetou a participação de ouvintes no programa que ancora(Tribuna da Capital). Durante 3 horas não foi permitido aos ouvintes falarem sobre a administração do município de Paço do Lumiar ou ainda de suas expectativas em relação a demanda judicial que envolve aquela cidade.  

A atitude não é novidade partindo deste dinossauro do rádio no Maranhão, que age ao sabor dos interesses inconfessáveis. O triste é o vê-lo confundir concessão pública com empresa privada. Infelizmente é assim que ele vê o serviço público nas concessões de rádios e televisões. Nasceu para capacho e vai morrer pisado pela pequenez moral.

Os órgãos de fiscalização do serviço público devem autuar as empresas que procedem contrário a lei das concessões. As frases do locutor estupram os tímpanos quando atribuem propriedade privada ao serviço público ." A Rádio Capital é propriedade de Roberto Rocha, Rochinha, Marquinhos e Dona Cíntia". "Aqui não se fala mais neste caso de Bia Arôso". "Ora me compre um bode". Democracia na Rádio Capital é desta forma. 

Existem comentários que a nomeação do Desembargador Paulo Velten foi imposição de Roberto Rocha à Jackson Lago, como fatura política das eleições de 2006. Sentenças e silêncios impostos na Capital parecem colaborar neste sentido. Renato Souza cumpre de forma grosseira posturas e determinações. Roberto Rocha age sorrateiramente nos bastidores dos poderes.

A censura imposta na Rádio Capital mostra a comunicação à serviço dos poderosos. Do capital, pelo capital e para a Capital . 




12 de junho de 2011

A HIDRA DO LAGO PARANOÁ E O GÊNIO DA LAMPADA

Lézio Jr

A Hidra de Lerna é uma criação da mitologia grega, filha de dois monstro que habitavam o pântano junto ao lago de Lerna. A Hidra tinha o corpo de serpente e nove cabeças, cujo hálito venenoso matava a distância. A Hidra foi derrotada por Hércules que inicialmente tentou esmagar as cabeças. Para cada cabeça que esmagava surgiam duas. O jeito foi queimar com tição logo após o corte, cicatrizando desta forma a ferida.

Tudo indica que o monstro político brasileiro tem origens mitológicas. A diferença é que para cada tentativa de esmagar as duas cabeças da Hidra do Paranoá, quatro são decepadas pelo monstro no Planalto. Sem heróis e com a morte de Ulisses nossas esperanças ficam com Aécio, que na mitologia tem o significado de ave de rapina. 

O mais interessante é que Lula não tem um dedo "mindinho", já Sarney tem um "toquinho"(dactilia) a mais. Quando eles se cumprimentam encaixa e o gênio sai da lâmpada para atendê-los. Shazan!





CALA-TE BOCA: PRESSÃO DE "BIA" PROMOVE ATAQUES E ARREMATES

A dinâmica da comunicação não é semelhante a trajetória de uma flecha. Se a flecha não atingir o alvo perde o sentido. A notícia não precisa de um alvo definido para realizar seu objetivo. A estratégia consiste em girar as atenções de forma a entreter o público. Chama-se o artifício de "tirar o foco" sobre determinados fatos. Errar o alvo passa a ser de interesse da notícia.

A revista Isto É atravessou intempestivamente informação sobre assédio sexual no Judiciário do Maranhão. O alvo aparente é o Desembargador Jaime Ferreira de Araújo. As digitais estão nominadas na própria notícia veiculada no fim de semana. O objetivo é desviar as  atenções  sobre as supostas denúncias que "Bia Aroso" compromete-se fazer no CNJ nesta terca(13). No caso a melhor defesa foi o ataque na cúpula e o arremate na base.

Corre a "boca grande" a forma pela qual "Bia Arôso" mantém-se na Prefeitura de Paço do Lumiar. Todos que militam nos jornais, rádios, televisões,Blogs sabem quem de fato manipula a administração. Para o Conselho Nacional de Magistratura (CNJ) apurar os fatos, não basta relacionar deputados eleitos a desembargadoras com assento no Tribunal de Justiça no Maranhão.  

O mais importante é observar os fundamentos das ultimas decisões que envolvem o município. Fazer a escuta tendo como base as ações de improbidade administrativa propostas Ministério Público. E acima de tudo pugnar pela credibilidade do Projeto "Pauta Zero", que faz o resgate do Poder Judiciário no  Maranhão.







O QUE QUE A BAIANA TEM? SHEILA CUNHA PEDE A 3A REVISÃO E É APROVADA NO CONCURSO PARA JUÍZA

Após ouvir por quase uma centena de vezes os audios das conversas entre o Desembargador Jaime Ferreira de Araújo e da então advogada Sheila Silvia Cunha, não classifico o fato como assédio sexual. Tenho a impressão de um jogo de sedução somado a comportamentos sátiros e despudorados de ambos.

Diferentemente do que foi divulgado pela Revista Isto É, Sheila Silvia Cunha foi aprovada no concurso. O nome consta da relação divulgada em 4 de maio de 2011 nos meios de comunicação local. A "aprovação" se deu após a  terceira revisão das provas discursivas.

As duas primeiras revisões foram realizadas por toda a banca e mantida a reprovação. Na terceira revisão, quando,então a candidata logrou aprovação,  foi determinada a recorreção por apenas um membro da banca. O membro revisor "por acaso" foi o advogado Ítalo Azevedo ex- sócio do Desembargador Paulo Velten.

O que que a baiana tem? Vou procurar ou será um procurador?

   


11 de junho de 2011

DEGRAVAÇÃO DO DIÁLOGO ENTRE O DESEMBARGADOR JAIME FERREIRA E ADVOGADA SHEILA CUNHA

Não tem inocentes nessa história de assédio que envolve o Desembargador Jaime Ferreira de Araújo e a advogada Sheila Silva Cunha. Pela transcrição do diálogo percebe-se desde o início que ambos usam da sensualidade e abusam das ambiguidades. O desembargador fez uso de um estratagema amador para conseguir obter o celular da candidata, que cede facilmente escrevendo no livro do inquiridor.     

As insinuações são recíprocas. O tom da voz da advogada exala concupiscência. O desembargador mostra-se um predador ágil e operante. O uso do pronome "ele" pela "presa" é mais do que sugestivo. Risos e suspiros são indícios de uma falsa predisposição.

O momento de cumplicidade ocorre quando o juiz sugere que o marido da advogada viaje pela manhã. Questionada a "vítima", reponde que "ele" vai sim. Tudo não passou de um licute, cujas consequências são imprevisíveis para ambos. 

Agora uma frase é fundamental para arguir-se a contradição ou contrariedade. É quando a advogada ou ex-quase-futura juíza diz: "A gente já foi inquirida neste direito judiciário, o senhor vai me perguntar de novo, está me preocupando. Vamo, vamo...". Será que ela queria ditar as perguntas que deveriam ser feitas.

O diálogo do suposto assédio durou exatos 50 segundos. Se  fossem  69 segundos, não teria dúvida, que a culpa recairia sobre as duas cabeças errantes. Vejam a degravação e tirem suas conclusões.    

Jaime- Porque a senhora  não atendeu meu telefone?
Sheila- Ele chegou.
Jaime- Voces ficam até quando?
Sheila- Até amanhã?
Jaime- Voces vão embora amanhã?
Sheila- Ele né. Eu fico vou ver o resultado.
Jaime- O resultado sai amanhã de tarde.
Sheila- Reunião aqui ?
Jaime-Manda ele ir de manhã.
Jaime-Manda ele ir embora amanhã de manhã.
Sheila- Ah é!(Risos)
Jaime- Vai mesmo?
Sheila- Vai.
Jaime-Ai que bom.
Jaime- Então amanhã a tarde a gente se fala.
Jaime- Sheila Silva Cunha
Sheila- Sheila Silva Cunha.
Jaime- Vamos começar pelo Direito Judiciário.
Sheila- A gente já foi inquirida neste direito Judiciário. O senhor vai me perguntar de novo, está me preocupando. Vamo, vamo.
Jaime- Vou fazer uma bem fácil para você.

TIRANDO O FOCO DE VELTEN: CANDIDATA REPROVADA EM CONCURSO ACUSA DESEMBARGADOR DE ASSÉDIO SEXUAL

No Judiciário do Maranhão escândalos sempre foram abafados no mofo das togas. Alguns não resistiram  ao cheiro de naftalina com alecrim como o caso do Desembargador José Cândido Pontes de Visgueiro. Virou objeto de estudos na área criminal e dos historiadores.

Visgueiro deixou visgar-se pela paixão alucinante, tendo como objeto da tirânica obsessão sua empregada. Pela submissão no ofício o desembargador torna-a amante, mas não consegui fazer-se amado. Um dia, esfaqueou-a e matou-a, enterrando-a no jardim da sua casa, em um grande caixão. Descoberto o crime, exumado o corpo, o Desembargador foi preso, julgado e condenado a prisão perpétua. 

Recai agora sobre o Des. Jaime Ferreira a acusação de ter assediado sexualmente Sheila da Silva Cunha. A suposta vítima concorreu ao cargo de juíza no último concurso realizado pelo TJ. O licute teria ocorrido durante as provas orais.Nas gravações fica claro a troca de telefones, o que enseja a possibilidade de insinuações recíprocas. No diálogo o tom das vozes tem concupiscência implícita. Faltou só o tema francês  Je teme J' aime.

A candidata foi reprovada no concurso, pediu revisão para lograr nova reprovação. Inconformada SheilaCunha procurou a Des. Nelma que conhecedora do assunto encaminhou ao Conselho Nacional de Magistratura. O estranho de tudo é que a notícia foi publicada no mês de maio no Blog do Itevaldo, mas só agora merece destaque nacional.

Pela proporção dos casos narrados o Des. Jaime Ferreira não deve descer às galés. Como assuntos que envolvem a sexualidade geram maior interesse, a decisão do Des. Paulo Velten retornando "Bia Arôso" passa a segundo plano. A estratégia teria sido para evitar "Bia" abrir o bico no CNJ na terça(14), conforme ela havia prometido? Vamos esperar.

      

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...