11 de maio de 2011

SERÁ QUE COM TANTA MISÉRIA NÃO ENCONTRAM NENHUMA PROVA PARA PRENDER SARNEY?

O IBGE divulgou mais um  índice que comprova a miséria do Maranhão. Qual o volume de recursos federais durante os últimos 45 anos, remetidos para o Maranhão? Se corrigidos em quanto aumentariam estes valores? Isoladas as administrações de Roseana Sarney qual seriam estas estimativas? Qual a relação da miséria do povo do Maranhão com o enriquecimento da família Sarney? Será que diante das estatísticas não se encontram provas para prender Sarney?

Enquanto isso na "Sala de Justiça" contentam-nos com prisões de Prefeitos. Vereadores e Secretários Municipais. Bom mesmo seria ver os verdadeiros responsáveis pela miséria do Maranhão presos, julgados e condenados. Quem sabe um dia, quando a Justiça não encontrar-se tolhida, tutelada e tolerada.

Pai e filha multiplicaram o que estava ruim e pioram o que é feio e lamentável.

Ao inferno com eles.



FALTA DE QUALIFICAÇÃO: SEGURANÇAS DE ROSEANA AGRIDEM PROFESSORA

Os seguranças de Roseana Sarney são exemplos da falta de qualificação. A constatação ocorreu nesta manhã(11) no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana . A contradição entre o que a Sarney fala e a realidade, ocorreu após mais um saco de promessas . Uma professora de educação física tentou protestar próximo a Roseana Sarney . A guarda pessoal de Roseana agiu de forma violenta, retirando a professora do local. 

No evento Roseana Sarney prometia a qualificação da mão de obra maranhense para 240 mil postos de trabalho. Mas os funcionários que fazem a segurança da governadora mostravam o contrário. Roseana Sarney não freqüenta locais públicos porque teme  protestos, principalmente da categoria dos professores.

A informação vazou no programa radiofônico "Qual é a Bronca". O locutor fez tudo para minimizar a informação, mas um professor com muita habilidade conseguiu denunciar. 

ENQUANTO ROSEANA SARNEY PROMETE O IBGE ESCLARECE

Roseana Sarney realizou nesta manhã(11), um mega-evento em 3 dimensões . O objetivo é divulgar mais um fantasioso programa de governo, supostamente voltado para qualificação mão de obra. Após quarenta e cinco anos de poder, a família Sarney finalmente entendeu que qualificar o trabalhador é função do governo.

Enquanto Roseana promete o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatíticas esclarece. O Maranhão proporcionalmnte é o Estado que concentra o maior número de miseráveis. Somam 1,7 (Um milhão e setecentos Mil ) os habitantes que vivem com renda inferior a R$ 70 Reais (Setenta Reais). Para avaliar melhor o quadro tenha-se em mente que a população do Maranhão é de 6,5 Milhões .

Fica difícil acreditar em qualquer inicitiva de Roseana  Sarney que envolva educação. A história das suas administrações foram marcadas pelo abandono e negociatas, como no caso do Telensino com a Rede Globo. O atual movimento grevista na educação briga justamente pela qualidade do ensino. Roseana Sarney responde com intolerância e intransigência. Quem pode acreditar neste governo? Os números não mentem e as posturas falam.

10 de maio de 2011

EDUCAÇÃO: PROFESSORES MOBILIZADOS PROTESTAM NA ASSEMBLÉIA

Os professores do Maranhão estão mobilizados e mantém o movimento grevista em todo o Estado. Hoje na Assembléia Legislativa restou provado folêgo para mais cem dias. A categoria protestou, cantou e promoveu a suspensão dos trabalhos. A força do movimento vem da união da categoria em torno dos pleitos pela qualidade do ensino. Destaque para o Estatuto do Magistério e Piso Salarial reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal .

Roseana Sarney  vem postergando a implantação do estatuto do Magistério, desde que apeou Jackson Lago do  poder. O reconhecimento do Piso Salarial é decorrência da decisão do STF, mas fica  prejudicado pela falta de previsão do orçamento em 2011. 

O governo de forma esperta diz que vai cumprir a decisão do STF quanto ao Piso Salarial. Ocorre que o  Superior Tribunal Federal não definiu a questão orçamentária nos Estados. Como no caso da Lei da Ficha Limpa foi reconhecido a constitucionalidade, no entanto a aplicação ficou indefinida pelo empate na decisão . Cabe aos governos decidirem pela implantação ao não do Piso Salarial. De onde se conclui que se existe intransigência ela vem do governo do Estado do Maranhão.

Se o governo da Sarney não correr o bicho vai pegar. Se ela ficar parado o ano letivo fica prejudicado. 

CASTELO QUERIA FAZER DEMAGOGIA COM O IMPOSTO PREDIAL E SE DEU MAL

João Castelo e José Sarney são animais políticos em extinção. Foi a força cronológica da ordem política que os colocou nesta situação. Do contrário por longo tempo ainda atrasariam o desenvolvimento do Maranhão. O modo de operar é o mesmo de trinta anos passados, com dissimulação e uso de terceiros para reparo dos erros.

Não foi diferente agora em 2011, quando da desastrada tentativa de fazer demagogia com o imposto predial. Castelo programou lançar o IPTU, com medidas que garantissem a melhoria da sua popularidade. Articulou isentar os contribuintes cujos valores não influenciam na arrecadação do município. Mas ao mesmo tempo "passou o sal" nos que de alguma forma aumentam o bolo da arrecadação municipal.

O "Robin Hood" tenta pela prática demagógica, com o uso do chapéu alheio juntar a fome com vontade de comer. Ocorre que alguns insatisfeitos resolveram vazar o conteúdo do PVC( Plano para Valorizar Castelo) . Isso foi o bastante para a turma da "Sarna" fazer o costumeiro rebuliço. Castelo saiu à francesa e só retornou quando a "Planta de Valores Genéricos" foi justificada.

Outros acham que tudo foi adequadamente preparado, com o fito de fritar Domingos Brito. Brito é o único remanescente entre os Secretários que é oriundo da cota dos doadores de campanha. A FRANERE está no DNA do ainda Secretário de Urbanismo do Município.   


9 de maio de 2011

POLÍTICA: OS MOVIMENTOS DAS PEÇAS SÃO DO JOGO DE XADREZ, MAS O BLEFE VEM DO BARALHO

A atividade política no Maranhão não tem nenhuma denotação científica. Quando usamos da capacidade  para interpretar os fatos nesta seara, a conotação que surge é sempre do jogo de interesses escusos.

Os movimentos parecem seguir a orientação do jogo de xadrez. Peões postam-se a frente, contudo a capacidade de locomoção é pequena. Os bispos ao contrário correm em diagonal, com espaços mais amplos. As torres dão  proteção ao rei e a rainha. Os cavalos pela capacidade de deslocamento percorrem os dois lados do tabuleiro político.

Rei e rainha são preservados durante o jogo. Quase sempre o objetivo é  que a rainha defina o "xeque mate". Tudo depende dos movimentos dos adversários. Se inteligentes e bem elaborados, indo além de único lance, merecem raciocínio na mesma intensidade  em proporção maior.

Na ação todos se igualam no blefe(mentira) comum no jogo de baralho. Exemplo é usar Roberto Costa como peão na Assembléia Legislativa e blefar com a sua candidatura à Prefeito de São Luís em 2012. Outros lances se entabulam como é o caso da candidatura do bispo Luís Fernando ao Governo em 2014. O blefe se repete, posto que Lobão da "torre" do Ministério das Minas e Energias é o candidato ao governo no Maranhão. 

O objetivo nos dois casos é preencher os espaços e não deixar o vácuo para a oposição. Luís Fernando Silva cacifa-se para o governo em 2014, mas mira a Prefeitura de São Luís em 2016. Lobão com posse de "chapeuzinho vermelho" no MME tem os olhos bem grande no governo do Maranhão em 2014.

Essas são as possíveis movimentações das peças da "Branca". Para não dar nó em neurônios, deixo para movimentar as "Negras" nos próximos lances. Lembrando que Roseana Sarney é exímia jogadora de baralho, entretanto costuma atrapalhar-se no jogo de xadrez.


MAIS TRÊS MORTES NA BR-135: NEGLIGÊNCIA DO GOVERNO SUPERA A IMPRUDÊNCIA DOS MOTORISTAS

Conversava nesta manhã de segunda-feira(9) com um motorista experiente na travessia da BR-135. São quase 50 anos no périplo entre São Luís e Pedreiras, sempre passando pelo "Campo de Perizes". Pelo relato ficou claro que a negligência dos governos, supera a imprudência dos motoristas. O número de veículos que cruzam a BR 135 cresceu de forma ameaçadora, mas os governos negligentes não perceberam a necessidade do alargamento nas vias da estrada .

Depois de centenas de vidas ceifadas foi anunciada ampliação da "Estrada da Morte". Ocorre que a propalada obra, como as dos hospitais e escolas, não saem da mídia para a realidade. Roseana Sarney anuncia durante todos os invernos a promoção de melhorias na BR-135. Ao final das chuvas desmancha-se como água no asfalto, todas as promessas de ampliações, reformas e manutenções nas estradas que cortam o Maranhão.

Com certeza a negligência dos governos Sarney supera a imprudência dos motoristas.
  

A SAÚDE PREVENTIVA É O MELHOR PROGRAMA À SER ADOTADO

Moradores do Bairro do Turu estão insatisfeitos com a Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado. O motivo é a proliferação de insetos que assemelham-se aos transmissores da "doença de chagas". Foram acionados os setores de Vigilância Sanitária dos órgãos competentes. Mas até agora Estado e Município não atenderam as solicitações . É bem provável que estejam esperando mais um surto , para agirem na tradicional forma repressiva.

Os comandos da Saúde do Estado e Município de São Luís, ainda não perceberam que o melhor programa é a prevenção. As comunidades tentam auxilar, contudo por negligência os governos de João Castelo e Roseana Sarney não executam ações preventivas.

Os resultados são os alarmantes índices de hansienise, tuberculose, esquistossomosse e "doença de chagas". O governo do Maranhão e a administração da Capital "Quatrocentona" deveriam eleger a prevenção como prioridade. 

Quanto pior estiver a saúde do povo, maiores são as somas de recursos à serem solicitados. É uma equação criminosa e burra, mas que trás dividendos para os detentores do poder.
       

8 de maio de 2011

DESCOBERTO AUTOR DO ATENTADO A MERDA NO TEATRO ARTHUR AZEVEDO

Uma "biba" enfurecida tem  mais veneno que dezenas de jararacas. Isto ficou provado na ultima sexta-feira(6) no Teatro Arthur Azevedo. A prestigiada e secular casa de espetáculos foi inaugurado em 1817,com nome de Teatro União. Contudo as disputas pelas pautas(datas de apresentações) tem provocado um "jihad", em que fezes são usadas como armas químicas. 

O segundo teatro mais antigo do Brasil foi construído baseado no teatro de platéia italiano, em formato de ferradura. A Casa tem o estilo neoclássico e capacidade para 750 espectadores, distribuídos em quatro andares. Com base nestas informações o "terrorista" elaborou seu plano sórdido. Do quarto andar foi "sapecado" um "pacote" contendo fezes que atingiu a platéia.

O ataque foi perpetrado quando do transcurso de uma peça de humor. O alvo era o produtor cultural Moraes Junior, que semanas antes produzirá outro espetáculo. Durante a apresentação precedente ao ato terrorista, a espevitada esposa de um lobo político fora lembrada de forma jocosa.      

O caso está sendo investigado pelo Blog, que baseado nas informações elaborou o retrato falado da "pintosa". Sabe-se de antemão que o autor do atentado pertence ao "Talibosta", com sede na Cambôa do Mato. Qualquer informação pode ser prestada em forma de comentários ou pelo telefone 098-88893120.



HOMENAGEM AS MÃES COM O LIVRO DE MÁXIMO GORKI: A MÃE

O dia das mães foi estabelecido pelo calendário mundial do consumo. Para fugir dos clichês indico a leitura de  "A Mãe" de Máximo Gorki. Trata-se de um clássico da literatura universal que versa sobre a Revolução de 1905.

O livro mostra o cotidiano do povo da Russia. A exploração da classe trabalhadora mistura-se a intimidação por um sistema opressor. Mãe e filho quase não tem tempo para a saudável troca de afetos. O filho volta-se as leituras marxistas e reuniões em células de combate ao poder. A mãe a princípio condena as atividades do filho. Mas diante da injusta prisão do rebento assume o seu lugar no grupo. 

O Maranhão é um Estado dominado por uma "monarquia". A submissão de milhares de mães pelo analfabetismo as mantém no cativeiro. A falta de formação e informação facilitam o domínio dos poderosos de plantão . Infelizmente as famílias do Maranhão não discutem sobre a política na forma original. Para piorar uma parcela vem cedendo as influências do tráfico de drogas e outros crimes. O exemplo vem dos que exercem os governos com desvios, tráfico de influência e a corrupção.

Não existem presos políticos no Maranhão, no entanto a política está presa a um modelo anacrônico. A intolerância e a perseguição são idênticas em tempo e lugares diferentes.

Toda mudança surge a partir da gestação de idéias. É pelo parto das idéia( maiêutica ) que acredito nas mudanças. As revoluções são as mães de todas as mães.      

7 de maio de 2011

MUDANÇA DE NOMES: RICARDO GALINHA E MANOEL MURAD

Após a compra dos "ovos de ouro" pela Secretaria de Saúde, Ricardo Murad foi aconselhado a adotar  outro sobrenome . A sugestão mais lúcida teria sido feita por Manoel Ribeiro que pretende disputar a Presidência da Assembléia Legislativa . Manoel sugeriu a Ricardo a mudança do apelido de família para a ordem dos galináceos. Ricardo na contrapartida indicou a Manoel que adote o Murad ao final do nome .

Assim teríamos Ricardo Galinha e Manoel Murad. Ricardo não parece animado com a troca, nem tão pouco Manoel. O primeiro em razão dos escândalos que cercam sua passagem pela SES. O segundo tem medo do fantasma que ejetou Ricardo da Presidência da Assembléia.


ROSEANA CHICLETEIRA

RICARDO MURAD NÃO PARA, VEM AÍ MAIS UMA DISPENSA DE LICITAÇÃO

Ricardo Murad foi etiquetado nas esferas da Controladoria Geral Da União ( CGU ) como "Dispensador Geral do Estado". As razões foram as dispensas de licitações na Secretaria de Saúde do Estado. O que  é para ser exceção virou a regra na SES . Hoje o caráter emergencial é a fórmula contra os bisbilhoteiros de plantão, em especial os Blogs independentes. Ricardo Murad faz "dispensa" da compra de ovos de galinhas a construções de Hospitais. 

Vem aí mais uma "dispensa" para a reforma e ampliação do Hospital Presidente Vargas no Bairro da Jordoa. A justificativa é para que o prédio ofereça condições físicas adequadas de funcionamento, como referência para doênças infecto-contagiosas. O caráter emergencial só pode ser alegado quando reclama solução imediata. Portanto as alegações da Secretaria de Saúde diferem frontalmente do artigo 24 da 8.666/93.  

A justificativa altruística  esconde interesses escusos. As iniciativas na área de Saúde estão mascaradas pelo caráter de emergência, para fugir aos rigores da lei de licitações. Murad fatura em tudo na SES, dos ovos de ouro ao escarro, nada escapa ao "carca mano".   

PARA CURTIR ANTES DO CHICLETE COM BANANA

URBANO SANTOS: ABNADAB LÉDA PODE DANÇAR

De Urbano Santos chegam informações da possibilidade do afastamento do prefeito Abnadab Léda. O comentarista "Boca Quente" assinala que o promotor da cidade estaria disposto a pedir o afastamento do alcaide

O Ministério Público teria feito a leitura do relatório da Controladoria Geral da União. As informações segundo fontes fazem frade de pedra ficar vermelho, tal o descalabro nas prestações de contas. Léda foi eleito para o exercício de um terceiro mandato em Urbano Santos. Ocorre que teve as contas de mandatos anteriores rejeitadas. A ação de impugnação de mandato corre no Tribunal Superior Eleitoral. O Ministério Público já se posicionou favorável  ao indeferimento do registro da candidatura de Abnadab Léda.

Enquanto não se faz Justiça, Abnadab intimida os "contrários". Quando é necessário provar força e poder ele é abnegado.  

SÃO LUIS ESTÁ SEM PREFEITO E A NEGLIGÊNCIA NO TRÂNSITO MATA MAIS UM CIDADÃO


São Luís está sem prefeito desde a posse de João Castelo em 2008. A incompetência do Secretariado Municipal assemelha-se ao Estadual de Roseana Sarney. Juntos Sarney e Castelo conseguem submeter a população de São Luís e do Maranhão, aos piores sofrimentos nas ultimas décadas. Sujo e mal lavada apresentam justificativas esfarrapadas para as péssimas administrações. O volume de recurso recebidos é recorde, mas até a natureza já foi responsabilizada pelos desvios de Castelo e Sarney.

A negligência dos Secretários de Obras e Transportes do Município de São Luís patrocinaram mais uma vítima fatal ontem(6), no Bairro do Turu. Vias de trânsito completamente esburacadas e sem sinalização. Semáforos funcionam em um dia e no outro não tem  qualquer função. Orientadores de trânsito em pequeno número não conseguem responder a demanda. Ônibus velhos sempre em atraso infernizando a vida dos usuários dos transportes coletivos. Para resumir é um CAOSTELO.

Portarias e privilégios para os apaniguados, sofrimentos e mortes para a população. João Castelo não tem mentalidade para administrar São Luís como metrópole. Constituiu o secretariado pagando dívidas de campanha. Reconstituí pelo critério político, com vista a reeleição em 2012. Cego, surdo e senil Castelo administra pelo retrovisor. Pensa o "ixperto" e "ixpiriente" que ainda estamos nos anos 70. O diabo é que ele como Sarney quer fazer da sua filha sucessora. A saída é protestar cantando "Vale Tudo" com o síndico Tim Maia.

   

6 de maio de 2011

REUNIÃO DOS FUNDAMENTALISTAS E TALIBÂS NO MARANHÃO



As cores brancas e assentos próximos ao chão marcaram o 2° encontro entre fundamentalistas e talibãs do governo Rozeana Binley. Na foto o segundo do governo "Em queda", Muhamed Silva, explica ao Presidente Arnaldafi e seguidores cabisbaixos em oração, as regras do "Alcordão" para emendas e sonetos.

Depois da inusitada convocação da Secretaria Olga Sarneydofi para a "Faixa de Gaza", nada poderá ser votado sem prévia combinação. Fundamentalistas e talibãs pretendem unirem-se ao "Ramás" nas votações dos projetos de interesse de Rozeana Binley.

O encontro foi acompanhado pelo chefe da Segurança Aluísio do Rebolá. Sem turbantes, barbeados, perfilados, dispostos aos sacrifícios o exército promete doravante conduta irrepreensível.

A celeuma toda surge sempre com  a ação dos Murad, por não aceitarem a condução dos fanáticos por Muhamed Silva . Perigo maior correm fundamentalistas, talibãs e todo o grupo, com o "Lobo" que das estepes do Planalto assiste a tudo calado.  

O guarda-costa do Lobo, o suplente de terrorista do verbo "Tatá Umhomem" aguarda a promissora aposentadoria como chefe da Casa Civil. "Umhomem" rumina vingança contra seus pares na Assembléia Legislativa.

O "Mulá" José Binley comanda o Senado e a todos, mas de olho na prescrição dos processos do filho "Fernando Fumei".


FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...