2 de maio de 2011

TERRORISMO: ROSEANA MENTE NO 1° DE MAIO E CASTELO ABANDONA A CIDADE

A morte do terrorista Bin Laden tira o foco de outras violências disseminadas pelo mundo. As assessorias  políticas não descansam nestes momentos. Será possível ouvir de Aluísio Mendes que Roseana Sarney emprestou o Super-Helicóptero EC-135, para o sucesso da ação contra o líder do "Al qaeda"? Do Presidente do Senado, José Sarney, a confissão de que o indicará a CIA o Senador João Alberto na companhia de Luís Moura, no comando da êxitosa operação no Islamabad ?      

Tudo é possível no Maranhão de Sarney. Primeiro de maio vira primeiro de abril. Dia da trabalhador se transforma em mentiras . Roseana abriu a velha caixa de promessas e encheu o Maranhão de Indústrias, Fábricas, Refinarias, Empresas. A Sarney prometeu fazer uma revolução no mercado de serviços e empregos. A partir do dia 10 de maio não ficará um maranhense desempregado. O Maranhão vai  transformar-se em Canaã e da terra vai jorrar petróleo e mel.

O 2° na organização que aterroriza o Maranhão é o Prefeito João Castelo. Calado conspira em articulação com os partidos políticos tempo de televisão, para uma nova reeleição. Do episódio não deve tirar proveito, posto que o abandono a que submeteu Capital do Estado é no seu conjunto um grande atentado a cidadania. Ruas sujas, esburacadas e sem iluminação pública, transporte coletivo da pior qualidade e em constante atraso, trânsito caótico sem intervenção inteligente ou planejamento, saúde sem ação preventiva à transformar hospitais em cemitérios. 

Tudo isso nos remete ao pior dos terrorismo que é o da ação ou omissão política. Mentiras, promessas e falsas expectativas matam muito mais que "Al qaeda" ou similares.  



1 de maio de 2011

SÃO JOÃO DO SOTER NÃO TEM A MERENDA ESCOLAR, MAS A PREFEITA ESTÁ COMPRANDO ATÉ CASA PEGANDO FOGO

Conheço bem o Programa da Merenda Escolar no Maranhão . Em 1987 trabalhei na Fundação Projeto Rondon no acompanhamento e supervisão das atividades do Programa Nacional de Alimentação Escolar. No ano seguinte fui nomeado Diretor da Fundação de Alimentação Escolar no Estado do Maranhão.

No cargo foi possível perceber o uso político do programa  e o enriquecimento de empresários aliados . No Maranhão somava-se as denúncias de desvios, o uso de depósitos para estoque de alimentos . O objetivo a surrada exploração eleitoreira da miséria humana, no Estado desde sempre subdesenvolvido. A primeira providência tomada foi transferir os estoques para dentro das escolas. A responsabilidade passou a direção das escolas e a execução as merendeiras. Posteriormente as compras foram regionalizadas, dando-se prioridade no cardápio aos itens regionais. Hoje as Prefeituras recebem os recursos para efetuarem diretamente as compras.

Se existe coisa inaceitável é criança com fome. Os agentes públicos flagrados em desvios no Programa de Alimentação Escolar deveriam ter penas semelhante as dos crimes hediondos. Infelizmente as denúncias de malversação atingem a grande maioria dos Municípios do Maranhão. O Presidente da FAMEM, Junior Marreca, informa que o repasse é de R$ 0,30 (Trinta Centavos) por aluno. As Prefeituras segundo o Presidente da Federação dos Prefeitos do Maranhão é que subvencionam o Programa de Alimentação nas Escolas.

De São João do Sóter no Maranhão chegam denúncias da falta de Merenda Escolar. A Escolinha Monica que funciona pela manhã na zona urbana é um exemplo da ausência dos alimentos.  As crianças reclamam que só recebem suco com bolacha. Na zona rural é bem pior pela falta de fiscalização do Poder Público.

A população insatisfeita conta com a atuação das vereadoras Iranir Brito e Ana Alencar. Ambas enfrentam com coragem e independência a fúria dos partidários da Prefeita Luiza Rocha . Contra a Prefeita e o maridão o ex-Prefeito Clodomir Rocha são postadas várias denúncias, tais como a compra de posto de gasolina, motel, fábrica de sabão, terrenos em torno do município, fazendas, caçambas, caminhão tanque, utilitários de luxo, apartamentos nas principais capitais do pais. Mudam os personagens, "operadores" e os Municípios, mas as denúncias de desvios e enriquecimento ilícito são as mesmas em todo Estado.

Fui intimado a ver de perto a miséria do povo de São João do Sóter e o enriquecimento dos Rocha.  Desde já considero-me intimado, esperando o contato formal dos interessados pelo telefone 098-88893120 . Informo que o deslocamento da equipe incluí fotógrafo, cinegrafista e motorista. As matérias passam nos próximos dias a contar com maiores recurso visuais e audiovisuais. Desde  sexta(29) passamos a Site da UOL HOST .  Em breve será possível acompanhar o Blog do Cesar Bello na versão Rádio. Aguardem que o bicho vai pegar.

Era para ser assim nas escolas, mas termina nas casas dos Prefeitos e Vereadores da base aliada.


30 de abril de 2011

GRIPE ROSEANA : O CIDADÃO SEMPRE AMANHECE PIOR

O maranhense  apesar de tudo e de todos não perde a criatividade. Recebi variadas receitas para o pronto restabelecimento da gripe que me nocauteou. Cloridato de ambroxol para a tosse e expectoração dos brônquios encharcados. Sorine Hipertônico na proporção de 3% como descongestionante nasal.  Fradermicina e ozonil injetáveis auxiliares à irritação da faringe e laringe. Targifor "C" no aumento das imunidades e finalmente evitar o Targifor "D" para não complicar na recuperação.

Apesar dos medicamentos, do resguardo a gripe só evolui, com o aumento do desconforto. Fui ao ambulatório do "Tonico" pai do Zeca Baleiro. Contei minhas dores e falta de amores. Tonico me escutou e prescreveu  resignação. Insisti na busca da cura, pedindo-lhe um tônico para o mal que me afugenta a verve. Tonico terminou a consulta com a cortante frase: "César essa gripe é como o governo de Roseana, tu sempre vais amanhecer pior".  

Depois da gripe Coreana, o pior com Roseana.


29 de abril de 2011

GRIPE E GREVE

Estou realizando poucas postagens neste dois dias em razão de uma terrível gripe. A virose é daquelas que ao se instalar incomoda o dia e as noites sem sono. Como entre as seqüelas estão o entupimento das vias nasais e a protuberância  de catarro no peito, lembrei-me de Graça Tajira Secretária Adjunta na Educação.

Graça Tajira se diz amiga do peito de Roseana Sarney, portanto acha-se intocável no cargo. Ela exerce funções na cúpula da Educação há 40 anos, sem mostrar desempenho técnico satisfatório. Prova maior são os constantes e reprováveis índices do do Maranhão, nas variadas pesquisas nacionais. Como Graça Tajira existem burocratas aos borbodões na Adminsitração do Estado. Viciados e ultrapassados emperram ainda mais o desempenho da máquina estatal. 

Ocorre que Roseana desde as denúncias que envolvem as "Irmãs Cajazeiras da Educação" (Graça Tajira, Carmem Aroso e Zélia Mendonça) mandou aviso prévio, alertando ao se recuperar de uma gripe, que do peito mesmo só "catarro". Segundo fontes bem informadas que comentam no Blog Cesar Bello, Roseana Sarney só espera o fim da greve para escarrá-las da SEDUC. 

Se Roseana Sarney passar a foice e o martelo na SEDUC, pouca coisa ficará de pé. É aguardar que depois da conversa com o Ministro Fernando Hadad vem Tsunami na Educação. Não vai ficar Adjunta sobre Adjunta . Eitió. 


  


HIERARQUIA, TEMOR, MEDO: ISSO ACONTECE ATÉ EM LONDRES

O casamento na Grã-Bretanha segue a receita do conto de fadas. Um príncipe junta-se a uma plebéia, modificando sua existência. Em torno a multidão acumula-se como massa de um espetáculo comercial. O objetivo secular é promover o culto aos poderosos. Realeza, nobreza e clero permitem deixar-se ver, em fórmula adotada desde a França de Luís LIV.

Vitor Hugo autor do célebre romance "Os Miseráveis" aborda de forma ingênua esse olhar. "Eles não entendem que o consumo suntário dos mais ricos é que lhes dá trabalho e emprego". Um tempo depois, porém, essa  maneira de entender murcha e a faísca do olhar dos pobres sobre o luxo dos ricos o modifica. Vitor Hugo foi o maior responsável pela difusão da preocupação com a miséria.

James Joyce professa sua fé política contrária as monarquias constitucionais ou não. Define os reis como saltimbancos e questiona se as monarquias eram desejáveis por direito divino? A principal obra "Ulisses" inspira-se na filosofia de Vico e segue vigorosamenete as quatro fases que o italiano atribuiu ao destino de toda sociedade: a teocracia, a aristocracia, a monarquia e a anarquia.

A realeza constituiu-se pela exploração da miséria humana. Hierarquia, temor, medo, sociabilidade e  etiqueta são velhas fórmulas que se repetem de Londres ao Maranhão.


   


28 de abril de 2011

SÓ A GREVE MUDA A VIDA

Roseana Sarney tenta de todas as formas desqualificar a greve dos professores no Estado. A cada investida do governo mais fortalecido fica o movimento nestes 60 dias de paralisação . Hoje a CSP-Conlutas, sindicatos, partidos políticos, movimento popular e estudantil emprestaram apóio ao SINPROESSEMA. Acampados em frente a SEDUC no Bairro do Monte Castelo, os professores recebem a solidariedade de todos que para lá se dirigiram em passeata . 

O ato trouxe as ruas de São Luís a atmosfera da rebeldia, que há muito não se respirava na cidade. Os protesto começaram na tradicional Praça Deodoro e prosseguiram até o acampamento. Nenhum dos poderosos de plantão foi poupado das críticas dos manifestantes. Dilma, Sarney, Roseana, Olga Simão e Castelo foram impiedosamente escarnecidos pelos presentes.

Roseana Sarney baixou a guarda, após pronunciar-se de maneira infeliz para blogs de aluguel. Abriu desde as ultimas 24 horas negociações por intermédio do Vice-Governador e da própria Secretária de Educação. Ficou acertado uma nova rodada de conversações nesta sexta-feira(29). Os grevistas mantém a resistência e não abdicam das reivindicações da categoria

Ao rever erros históricos cometidos contra os professores, o governo pode começar a corrigir sérias distorções do setor educacional.


NA FERRADURA: GOVERNO PERDIDO E SEM SENTIDO APELA NOVAMENTE PARA O VIRTUAL

A atual administração de Roseana Sarney está irremediavelmente perdida e sem sentido. O primeiro semestre de 2011 ficará marcado pelo descaso na saúde, fugas inexplicáveis de perigosos assassinos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, paralisação e perseguição na Educação, aumento do número de mortos nas estradas e acima de tudo pela crueldade do governo com o povo do Maranhão.

Roseana pressionada pela opinião pública socorre-se do cunhado, o presepeiro Ricardo Murad. A tiracolo Murad desfila com a farsante, em visita a obras que a Sarney sequer sabe o prazo de entrega. Promete ponte para o 4° centenário, transformar pobres em milionários. Novas estradas chegando, o petróleo jorrando é a mesma conversa de 45 anos atrás.  

No fundo ela caminha contra o vento, sem lenço e sem documento. Mas com muito poder quer mudar os rumos dos ventos, inverter papeis e documentos.

  

27 de abril de 2011

SARNEY ELEGE CARCARÁ QUE PEGA MATA E COME

Calígula cruel e tirano imperador romano elegeu seu cavalo de nome "Incitatus" senador de Roma. Guardadas as devidas proporções o Senado Brasileiro se assemelha ao período decadente da Instituição Romana. Com a sua maioria constituída por figuras envolvidas em escândalos políticos, o Senado atual lembra mais as antigas chefaturas de polícia.

Com três meses de atraso, o Senador Sarney anunciou o nome do fiel companheiro João Alberto como Corregedor da decadente Câmara Alta do Brasil. Cabe ao Corregedor investigar parlamentares por atos relacionados ao mandato.

Quando se trata de investigações o nome de João Alberto se relaciona a "Operação Tigre". Foi em junho de 1990, na cidade de Imperatriz que o Subsecretário de Segurança Luís Moura (condenado posteriormente por comandar o crime organizado) e o coronel José Rui Salomão(faleceu em conseqüência de enfarte) receberam de João Alberto uma espécie de "licença para matar". João Alberto acreditava que o crime só poderia ser derrotado, se combatido com o mesmo grau de violência que os criminosos ostentavam.

João Alberto estava errado ao querer aplicar a Lei do Talião e muitas vidas inocentes foram perdidas. Raro era o dia em que ao menos dois copos não aparecessem com sinais de execução em alguma parte da cidade. Daniel Sousa na época repórter policial do jornal "O Progresso" juntou um acervo com mais de 70 fotos de cadáveres _ só de pessoas mortas com características de execução da "Tigre".

Agora João Alberto é Corregedor do Senado Brasileiro.

Oh Tempos! Oh Mores!

Até quando Sarney vai abusar da paciência do povo brasileiro. (Quosque tandem abutere Sarneynina patientia nostra) .



  

GOVERNO CRUEL E INSENSÍVEL NÃO PAGA CASA DE REPOUSO DE IDOSOS

O gestão atual de Roseana Sarney  é a mais cruel e insensível na história administrativa do Maranhão. Nunca se viu tanta maldade com a população como agora. Faltam desde medicamentos às verbas para manutenção do  único Hospital para o tratamento do câncer no Estado. As reformas nos hospitais públicos não tiveram planejamento, deixando a população sem atendimento e a mercê da piedade divina.

Na área de Educação a governadora nega-se ao diálogo com a categoria em greve. Autoriza cortes nos salários dos professores de maneira indistinta, como forma de pressiona-los a retornarem humilhados as salas de aula. Mente quando diz que o Supremo Tribunal Federal considerou a greve ilegal, posto que a decisão é monocrática e ainda não foi submetida ao colegiado do órgão julgador.

No entanto passou dos limites ao deixar sem pagamento os funcionários do Solar do Outono. A casa de repouso dos idosos fica ao lado do Centro Social Urbano da Cohab. Há quatro meses nenhum servidor recebe um real, nem tem previsão de pagamento. Os funcionários estão tirando do próprio bolso para custearem as despesas com transporte.

Este é o governo mais cruel e insensível que o Maranhão já assistiu em sua história administrativa.


EDUCAÇÃO PREPARA NOVO ESCÂNDALO EM LICITAÇÃO DE VIGILÂNCIA ARMADA

Em curso na Superintendência de Administração da SEDUC processo de licitação em caráter emergencial. Desta feita a  empresa felizarda é a Atlântica de Luis Carlos Cantanhede Fernades. Luís Carlos Cantanhede Fernades é aquele que inventou a primeira mentira sobre a origem de R$ 1, 5 Milhão, encontrado nas dependências da Lunus de Jorge Murad. O pagamento da fatura pode ter demorado, mas ao que tudo indica  não vai falhar.

O contrato de vigilância armada é no valor de R$ 20 Milhões e envolve contingente de mais de mil vigilantes.  O objetivo é promover a segurança do ambiente escolar e resguardo do patrimônio publico nas escolas. 

A Superintendente de Administração da SEDUC é quem comanda as negociações segundo fontes. A poderosa  Sandra Maria.Ferreira apresenta-se como parente da governadora Roseana Sarney. Tem vida pregressa longa na adminsitração pública do Estado. Esteve a frente da Direção Administrativa e Financeira do DETRAN-MA, quando o dirigente do órgão era José Benedito Prazeres.

Benedito Prazeres se aposentou e preparou o filho, Fred Prazeres, para servir a família Sarney. Fred Prazeres é um dos sub-chefes da Casa Civil e mantém fidelidade canina a Fernando Sarney. Sandra Maria Ferreira por sua vez emplacou o filho Luciano Ferreira Filho na Assessoria Jurídica do Detran-MA. O jovem advogado destaca-se como piloto de Kart. 

Os empresários que estavam de "SENTINELA" será que vão ficar no "PACIFICO" a ver navios?

A briga promete e o Blog está está de olho, para ver se uma mão vai "lavar" a outra. Há quem diga  que duas mãos "lavam" uma cara. O certo mesmo é que o sabão da fábrica dos Murad "lava" o resto.

Êita revolução na educação!



GOVERNO DE MISÉRIA OU MISÉRIA DE GOVERNO?

Em comentário na postagem "EDUCAÇÃO: GOVERNO PRESSIONA COM O CORTE DOS SALÁRIOS DOS PROFESSORES EM GREVE", um professor faz desabafo que além de ser  testemunho de coragem é relato de dor e aflição.

Reclama o lente que Roseana está tirando o pão da boca dos seus filhos. Considera a causa dos professores revolucionária e marco contra a ditadura Sarney. Promete em reunião com a categoria recolher os contra-cheques para fazerem uma grande fogueira, como reação ao ato autoritário que lhes reduzem ainda mais os salários. Denuncia os diretores de escolas que recebem gratificações, em contrapartida aos cortes apontados nos Diários Escolares. Promete ainda resistência com o sangue e suor de uma classe que não se entrega.

O comentário é uma peça que espelha revolta profunda e disposição à luta na forma mais armada. Entre as principais causas está o comovente pedido do filho, que quer comida, mas o professor não pode lhe dar porque Roseana lhe usurpou o salário.

Não se brinca com a fome do povo, nem tão pouco pode-se fazer troça da miséria humana.

26 de abril de 2011

GOVERNO DE ROSEANA DEVE REPETIR O MARANHÃO ENTRE OS PIORES

O governo de Roseana Sarney patina entre o descaso e a incompetência. Durante o primeiro semestre de 2011, nada positivamente relevante poderá ser computado para o Estado. Greves, escândalos, denúncias, desvios foram constantes desde  os dias iniciais da atual gestão. Poucas são as esperanças até o final de mais um governo da Sarney, que saindo do virtual não resiste ao menor contato com a realidade.

O prenúncio veio com o anúncio do Secretariado, na sua maioria  sem habilitação. Entre os incapacitados, três se destacavam dado a escolha pelo critério da intimidade com Roseana Sarney. Olga Simão, Aluísio Mendes e Ricardo Murad respectivamente nas Secretarias de Educação, Segurança e Saúde.

Todos três já deram sobejas provas dos motivos que os mantém nos cargos. Mas Olga Simão representa o que há de vir de pior para o Maranhão.  O governo sem projetos ou iniciativas na Educação deve repetir o Estado, entre  os piores índices do Brasil em mais um ano de administração .
  




EDUCAÇÃO: GOVERNO PRESSIONA COM CORTE NOS SALÁRIOS DOS PROFESSORES EM GREVE

O governo Roseana Sarney apela com corte nos salários dos professores em greve há 50 dias . Os descontos como instrumento de intimidação, só reforça o ânimo da categoria de radicalizar o movimento . Depois das tentativas anteriores infrutíferas nada mais assusta os mestres. Tudo e todos já foram utilizados nas mais variadas formas sem sucesso. Agora querem puxar os professores para a sala de aula pelo bolso.

Fazer descontos de salários de grevistas é mais um novidade da República do Maranhão. O direito de greve é assegurado na Constituição Federal, só que no Maranhão dos Sarneys isso implica em corte de salários. A medida é ilegal e imbecil, posto que tira o estímulo do retorno a sala de aula. O precedente histórico é do não menos oligárquico João Castelo. 

O deputado César Pires subiu a tribuna  da Assembléia na segunda-feira(25), para fazer a defesa de um requerimento em que pede ao governo, o ressarcimento dos valores descontados dos grevistas na educação. Com mais de dois neurônios Pires percebe que a medida ilegal e autoritária, em nada contribui para a solução do problema .    

O governo aceita convocar Olga à explicações ensaiadas, mas corta os salários dos grevistas como forma de pressionar a categoria a retornar a sala de aula. Fica difícil desta maneira qualquer tipo de encaminhamento, objetivando o fim da greve na educação.  


FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...