4 de fevereiro de 2011

SÍNTESE DO MODELO POLÍTICO DO MARANHÃO

O modelo político no Maranhão é diferenciado no todo e nas partes. No todo o comando pertence de forma única e exclusiva à Sarney. Nas partes várias correntes se alteram no poder nos municípios maranhense, tornando as disputas apaixonadas.

A alternância não tem significado de mudança, pois as práticas de enriquecimento ilícito ocorrem independente de grupos no poder.

Em Barra do Corda não é diferente, no resultado da equação política a soma dos quadrados é igual a hipotenusa. Nos dois primeiros quadrantes Nezim e Avelar Sampaio, nos outros quadrantes Eliseu Freitas e Adão .

O povo só é chamado para contribuir na artimética dos votos.

SONETOS DE NENZIM SÃO MELHORES QUE AS EMENDAS DE NOVAIS

Se as investigações da PF em Barra do Corda tivessem o condão de rastrear detalhes da origem dos recursos públicos, a partir das emendas parlamentares, os sonetos da corrupção de Nenzim seriam melhores que as emendas do Ministro Pedro Novais.

Práticas nada republicanas envolvem parte das emendas, cabendo aos Prefeitos entre esses Nenzin enfrentar a ''barra'' e passar a "corda bamba''.

Depois da prisão dos Metralhas de Nenzin o Ministro Novais à Barra do Corda.

Como os sonetos são melhores que as emendas, socorro-me mais uma vez de Shahespeare, dando preferência ao de número 71. Oferecendo-o aos que fogem da lei, na busca insana de riquezas construídas com a fome do povo.

Antes o Soneto da Corrupção.

Não cabe ódio diante do arrependimento
nem amor ante a desfaçatez moral
Aquele que foge de si em razão dos erros
Busca o inferno como afim

Satanás seduz pelo prazer
A lei te chama pelo dever
Entre o ter e o dever
A opção é quem te faz ser

Ao lerem esta pretensão de soneto
Tanto dos Leões aos guetos
É aviso sem apreço

Ter pelo dever é ofício
Obter como crime é ruim
Tanto faz Sarney ou Nezin ( César Bello em 04 de fevereiro de 2011)

Fiquem agora neste final de tarde com o grande mestre Skakespeare.

Quando eu morrer não chores mais por mim
Do que hás de ouvir triste sino a dobrar
Dizendo ao mundo que eu fugi enfim
Do mundo vil pra com os vermes morar.

E nem relembres, se estes versos leres,
A mão que os escreveu, pois te amo tanto
Que prefiro ver de mim te esqueceres
Do que o lembrar-me te levar ao pranto.

Se leres estas linhas, eu proclamo,
Quando eu, talvez, ao pó tenha voltado,
Nem tentes relembrar como me chamo:

Que fique o amor, como a vida, acabado.
Para que o sábio, olhando a tua dor,
Do amor não ria, depois que eu me for.

MIRANTE SAI DO AR EM BARRA DO CORDA

Sarney além de ser chamado de "Dono do Mar", em uma referência ao romance que ele assina, agora parece também mandar no céu, posto que por força de um raio "estereofônico" a TV Mirante está fora do ar em Barra do Corda. Acredite quem for besta ou quem estiver com a corda no pescoço.

Aristides Milhomem é o Vice-Prefeito de Barra do Corda e irmão do ex-deputado estadual Tatá Milhomem. Para melhorar o filme Aristides Milhomem é sócio com os Sarney na Mirante em Barra do Corda.

Assim por força destas ligações interrompem o que incomoda, avançando no que é do interesse desta corja. A volta de Tatá Milhomem para Assembléia Legislativa faz parte deste emaranhado de acordos.

Todos nesse tonel de merda que envolve os políticos de Barra do Corda, estão sujos da ponta do pé ao último fio do cabelo. Tatá Milhoem e Rigo Teles são dois exemplos na Assembléia do que existe de pior na política do Maranhão. Ambos fedem mais do que gambá.

CRITÉRIOS MAFIOSO NA A ESCOLHA DOS SÓCIOS NOS MUNICÍPIOS.

Na maioria dos municípios o casal indiciado Teresa Murad e Fernando Sarney impõe os mesmos critérios sociedade na TV Mirante :

1- Ser aliado do grupo Sarney.

2- Exercer cargo ou forte influência na administração Municipal.

3- Fidelidade canina aos metralhas Fernando Sarney e Teresa Murad.

4- Não esquecer que os pagamentos devem ser efetuados religiosamente em dia.

Que tal o Ministro das Comunicações colocar a Mirante na mira da fiscalização?

3 de fevereiro de 2011

CARDOSO TEM RABO DE PALHA E CORRE DA FOGUEIRA DA SEDUC

Recebi durante a semana a denúncia de que um filho do Blogueiro Luís Cardoso seria Bolsista no Convênio SEDUC/FAPEMA. Procurei dentro das regras do bom jornalismo ouvir o Blogueiro Luís Cardoso, que confirmou a que seu filho fora bolsista, prestando serviço na Assessoria de Comunicação da SEDUC.

Na SEDUC o filho de Luís Cardoso é como caviar - ninguém viu, mas ouve falar -. HILTON FERREIRA NETO foi bolsista em 2010, com Nota de Empenho, Boleto Bancários, recebendo de forma idêntica aos outros beneficiados.

Detalhe o "gênio" não tem cadastro Lattes da CNPq, mas no Maranhão basta uma "Bolsa Política" para quem denuncia, meter a língua no próprio bolso.

Depois da "Bolsa Política" Luís Cardoso criou rabo de palha e passa longe quando o assunto é educação.

FAMÍLIA METRALHA: RUIM POR RUIM PRENDAM NEZIM

O Prefeito de Barra do Corda conhecido pela alcunha de "Nezim" era até a manhã desta quinta-feira (03.02.2011), um símbolo no interior do Maranhão da ostentação e poderio político. Arrimado nas relações com o Senador Sarney ele exerce mando e desmando em Barra do Corda há 50 anos, preparando seu filho o milionário Deputado - empresário Rigo Telles, para exercer por mais cem anos.

A riqueza da família de "Nezim" não se explica dentro da lei, ou pela via de aquisição progressiva e normal. As investigações ainda em segredo de Justiça podem revelar os caminhos tortuosos do enriquecimento. Informações preliminares causam estarrecimento em frade de pedra.

Helicóptero, Avião, Carros de Luxo, Jóias e Relógios são apenas pequenos mimos de um desvio que pode chegar a "bagatela" de R$ 50 Milhões, só nesta administração.

Como "Nezim" existem outros "Sarnezins" que construíram riquezas, tirando verbas da educação, saúde, habitação, saneamento e outros recursos públicos, fazendo do povo do Maranhão o mais miserável do Brasil.

Pai, mãe, filho, filha, genro e nora todos envolvidos na Organização Criminosa, como se fossem a Família Metralha célebres personagens de Wal Disney.

É importante a prisão de "Nezim", para que na próxima eleição gritem em praça pública "Ruim por ruim, prendam Nezin".

DÉCIO SÁ "INVADE" A PF

O Blogueiro Décio Sá esnoba o Deputado Hélio Soares, expondo erros gramaticais em nota enviada ao seu Blog, no entanto o jornalista erra de forma grosseira quando na redação do post "PF prende filho de Prefeito de Barra do Corda", acusa a Polícia Federal de invadir a casa do Prefeito na Trizidela.

Décio ou néscio, a Polícia Federal não invadiu a casa de ninguém, só cumpriu mandados judiciais de prisão. A tua redação é que invadiu competência, transformando-a em crime. É triste meu caro, mas a ansiedade atrapalha o bom raciocínio.

Raros são os textos na blogosfera que promovem reflexão além da informação.

Tudo pela "primeira mão", nada pela reflexão.

Fazer o quê?

A BARRA PESOU: NEZIM E FAMÍLIA NA CADEIA

A Polícia Federal em cumprimento a mandados de prisão, efetuou na manhã desta quinta-feira a prisão de vários familiares do Prefeito de Barra do Corda, conhecido pela alcunha de "Nenzim" que ainda se encontra foragido.

O Prefeito fugitivo é pai do Deputado Rigo Teles que já se encontra em Brasília, buscando ajuda de uma mão octogenária e bigoduda.

Será que "José Bandalha" entra nessa?

A relação de bens era tão grande que somente os principais foram apreendidos, entre estes Helicóptero, Avião e Carros importados.

Os valores movimentados pela ORCRIM chegam ao patamar de R$50 Milhões.

Vejam agora as fotos e detalhes no Blog do Gilberto Léda.

BLOGUEIROS QUEREM DAR

Uma intensa discussão envolveu os blogueiros que cobrem as atividades da Assembléia Legislativa, nesta manhã de quinta-feira (02.02.2011). Todos se diziam com milhares de acessos nos referidos Blogs.

Parecia discussão de milionários, tanto eram os números estipulados por cada um.

Eles repetem os discursos e as práticas pautadas no interesse das notícias, para as cobranças futuras.

Existe uma ansiedade latente em "dar em primeira mão". Coisas que nem Freud explica.

Seria publicidade enganosa para iludir os "clientes"?

Este texto foi produzido com a colaboração criativa de Caio Hostílio.

OPOSIÇÃO DE ''CHUPA-DEDOS" E O GOVERNO DOS ''CHUPA-CABRAS''

A oposição desorganizada, sem pauta, roteiro, calendário de trabalho ou plano de ação, está como criança pobre chupando os dedos, enquanto o governo dos ricos come o doce inteiro.

É hora de desperta deste sono letárgico, iniciando a profissionalização da ação com proselitismo fundado em instituições de estudo e ação, permitindo assim, manter acessa a chama das mudanças que o Maranhão necessita urgente.

A surrada tática da guerrilha eleitoral de atirar no governo durante as campanhas e esconder-se do povo durante quatro anos, funciona tanto quanto o discurso do "Fora Sarney".

Assim agiam Cafeteira e Carlos Guterres, bem com outros faz-de contas da oposição, que como passarinhos só apareciam para bicar os votos no período das "mangas eleitorais". Eles sempre se elegeram e relegaram o povo ao final de suas vidas.

As mesmas práticas ainda perduram hoje, com oposicionista deixando a neve do tempo lhes tingir as madeixas, sempre a espera do amadurecer das frutas no pomar eleitoral.

Enquanto isso o governo como "Chupa-Cabras", vai diminuindo o espaço de ação no campo oposicionista.

Assim caminha a oposição no Maranhão.

RENOVAÇÃO POLÍTICA: ROSEANA PARA ALÉM DO BEM E DO MAL

Virou pauta estimular durante a semana a eleição da mesa da Assembléia Legislativa. Roseana Sarney de forma exaustiva e estratégica explorou o tema.

Fingindo-se derrotada e traída, a governadora usa o momento e um grupo de Deputados Estados para furtar o espaço e discurso da oposição.

Roseana Sarney por orientação do pai coloca-se acima do bem e do mal. Tudo agora gira em torno do seu grupo, onde existiria um lado ético e o outro patético. O primeiro composto pelos técnicos do governo capitaneados pelo Chefe da Casa Civil Luís Fernando SiLva, o segundo pelos políticos traidores comandados pelo jovem Deputado Eduardo Braide.

A oposição embarca na onda, perdendo espaço e discurso.

Assim a renovação política do Maranhão começa na Casa Civil com Luís Fernando Silva, passa pela Assembléia com destaque para Eduardo Braide e desemboca na eleição da FAMEM do futuro e jovem prefeito Junior Marreca.

Roteiro, discursos, posturas e alianças previamente acertadas no Palácio dos Leões.

2 de fevereiro de 2011

GERANDO FOFOCA E TIRANDO DO FOCO

Roseana Sarney explora a exaustão a eleição de Arnaldo Melo. Finge-se de vítima de traição, para dar mais realidade a comédia encenada no dia 1° de fevereiro de dois "mille" e onze.

Agora organiza de forma secreta e urdida um grupo de novos e velhos Deputados, para preencher os espaços da oposição no parlamento. Os que somaram na farsa ainda tontos, não percebem que os discursos ensaiados lhes furtam o reduzido espaço na tribuna.

Blogueiros são orientados a superdimensionar declarações vazias, dando sempre ênfase as fofocas entre governista. Eduardo Braide, Hélio Soares, Edilásio Júnior e outros "expoentes", suprimem temas como Segurança Pública e Educação, motivos de vergonha para o Maranhão perante ao Brasil.

A Assembléia inaugura sua 17ª Legislatura, gerando fofoca e tirando do foco temas de real interesse para o Estado.

Chega de fofoca, parlamento é lugar de discussão de interesse coletivo.

SARNEY DEGUSTA RICARDO COMO BODE EXPIATÓRIO

Sarney e filha ainda saboreiam sorrindo a derrota de Ricardo Murad, usando como palito para retirar as sobras dos dentes a inocência de uns e a concupiscência de outros. Entre dentes e palitos a saliva do "chefe da cozinha", aproveita ainda o foco dado ao despencar de Ricardo, para retirar da evidência as questões de Segurança e Educação à lhe incomodarem a digestão.

A mídia sempre à média com receio da ausência do soldo, desdobra-se em atribuir a comédia da eleição na Assembléia vencidos e derrotados, quando na verdade os únicos derrotados somos nós do povo, que os elegemos para atuarem como protagonistas de mais uma farsa.

O pior é ver jornais de renomada fama repercutirem a comédia, sem falar de escribas tupiniquins com variadas versões "bajulatórias".

Enquanto render como notícia Ricardo é "bode expiatório", contando para isso como as mais estapafúrdia e hilárias versões atribuídas a derrota do Murad.

É trágico e farsa, comédia e drama.

Sarney à gargalhadas desopila o fígado, bebendo da inocência de uns e do servilismo de outros.

Ele tudo pode, inclusive usar o pasto para pastar.

1 de fevereiro de 2011

FRIGIDEIRA: DEPOIS DE FRITAR RICARDO O PRÓXIMO É MACAXEIRA

Ricardo Murad em tempos idos destratou Roseana Sarney de público, com aspectos da vida íntima e familiar. O tempo passou e como quem bate esquece e que apanha adoece, chegou o momento de expô-lo ao ridículo de forma pública.

Atraido pelo poder como todo ganancioso, o fanfarrão posou durante meses de eminência parda e senhor dos anéis. No momento certo Roseana Sarney saiu do Retrato de Governadora, agindo a distância pelo efeito dominó tirou as vestes de poderoso de Ricardo Murad, reduzindo-lhe a nitrato de pó de merda.

Agora livre da presença de laços familiares no poder, fator que poderiam lhe impedir a eleição de senadora, com indesejáveis na cadeira de governador, Roseana da mesma forma lenta, progressiva mais com determinação fatal vai fritar Macaxeira.

Duas são as formas de aceitar o mando dos Sarneys - pelo amor ou pela dor - Washington tem bastante tempo para decidir, providências já estão sendo tomadas neste sentido.

A diferença de Sarney para os outros é que ele pensa dez lances na frente dos tolos.

Quando o cara pensa que não, a macaxeira já está dentro.

ELEIÇÃO DE ARNALDO MELO GARANTE SENADO À ROSEANA SARNEY

Néscios, décios e todos derça cambada de estultos que pululam os Blogs, perdem-se com elocubrações fantasiosas à respeito da eleição para a Mesa da Assembléia. Uns são escalados de forma "inocente" para atribuir a vitória à oposição, outros de forma "apaixonada" ao Deputados como símbolos do Legislativo.

Nem uma coisa nem outra. Toda essa encenação é para tirar o verdadeiro foco da ação política, que visa com a "derrota" planejada de Ricardo Murad, retirar o impedimento de natureza jurídica à candidatura de Roseana ao Senado.

Roseana como todos os Sarneys apontados em crimes de lavagem de dinheiro, remessa ilegal de dólares, tráfico de influência, estelionato entre outros ilícitos, não dormem tranqüilos sem mandatos.

O circo eleitoral é de todos conhecido, mas a peça por ser antiga não alcança a todos principalmente os "imberbes" e neófitos.

Confinamento e o "dividir para reinar", não são novidades para os mais experimentados.

A novidade foi o saldo a mais, com o abismo político de Ricardo Murad.

EXISTE ALGO DE PODRE NO REINO DA DINAMARCA

Willian Shakespeare em Hamelet coloca a frase acima, como ironia à tudo em um Reino onde a traição é a principal moeda. O príncipe Hamelet na dúvida exclama: "Será maior nobreza da alma, sofrer as fundas e as flechas da riqueza ultrajante, ou pegar em armas contra um mar de infortúnios, opondo-lhes um fim?

A eleição da mesa da Assembléia é a transformação do drama Hamaletiano em comédia maranhense. Ser ou não ser contra à Sarney, eis a questão.

O falso clima de disputa, confinamento que lembra idêntico teatro na década de 80, Max Barros como terceira via e a memória do seu avô Eugênio Barros, motivando a greve em 1951. Tudo isso me leva a pensar que existe algo de podre na nossa Comarca.

A questão política do Maranhão é sempre paroquial.

Vamos aguardar os resultados.


31 de janeiro de 2011

ASSEMBLÉIA: RICARDO O CANDIDATO QUE VIROU PICOLÉ

A eleição para a Mesa da Assembléia Legislativa do Maranhão tem todos os ingredientes para chamar-se do "25 Sarneyzário". Ou toda essa frenética movimentação é uma grande farsa ou representa a autonomia do Legislativo.

A candidatura de Ricardo Murad para a Presidência virou picolé. Mas o estranho de tudo é sua postura de conformação. Nisto residem minhas desconfianças, pois quem conhece o "Javali" sabe de sua incapacidade para gesto tão altruísta.

Criaram um clima de disputa próprio nas democracias, o que nos dá a convicção da farsa, posto que patrocinado pelo governo de Roseana Sarney.

Sempre advoguei a tese de que o primeiro biênio(2011 à 2013), é um ritual de passagem para o segundo(2013 à 2015), que interessa à Roseana Sarney. Ainda mais com a aprovação da emenda, que permite a reeleição para a Presidência no Legislativo.

Roseana Sarney sem mandato é alvo fácil para Justiça.

Ricardo Murad fora da Presidência da Assembléia permite a candidatura de Roseana ao Senado, com o fácil remanejamento do vice-governador Washington Luís, para o Tribunal de contas do Estado. Isto leva a entender que as promessas de aposentadoria de Roseana, valem tanto quanto as do pai José Sarney para a Presidência do Senado .

Sacrificaram hoje Ricardo Murad, para imolar Manoel Ribeiro amanhã.

Quem será o "ungido"?

Confinados os Deputados repetem a história, alguns bem intencionados dormem com os inimigos, sem perceberem nada do que acontece.

BUEMBA, BUEMBA,BUEMBA: ARNALDO MELO ESTÁ A UM PASSO DA PRESIDÊNCIA

Chega ao blog a informação que o Deputado Arnaldo Melo teria aplicado o "golpe dos + de vinte" em Ricardo Murad, encontrando-se agora em local ermo, escondido onde acesso só ocorre por lancha ou Super-Helicóptero Ec-145, em companhia de um seleto grupo de mais de vinte Deputados.

Ricardo Murad que nos momentos de raiva é chamado de "Porco-Bravo", pode a qualquer momento abrir sua "caixa de ferramentas" para cima de Roseana Sarney, tida e havida como avalista da possível manobra sorrateira, que empurra Ricardo Murad para o abismo político.

Ricardo não guarda almoço para janta, se for necessário rouba o "Cavalo de São Jorge" e acaba com a reunião seja em que ilha estiver sendo realizada.

Eu quero é que o mar deles pegue fogo para nós comermos "peixe-frito".

ALUÍSIO MENDES É UM SECRETÁRIO "CALÇA CURTA"

Observando o perfil dos Secretários de Segurança dos Estados Brasileiro, percebe-se que a formação é adequada as exigências do cargo. Delegados da Polícia Federal, promotores, todos com especialização e comprovada experiência na área de Segurança Pública.

No Maranhão o Secretário de Segurança Pública é um "calça curta", sem formação acadêmica, sem experiência específica na área de Segurança Pública. Foi uma solução doméstica de Roseana Sarney, para impossibilitar a continuidade de Raimundo Cutrim, que usou e abusou da pasta como trampolim e outros "dindin".

Roseana Sarney tem dificuldade de encontrar um nome. O promotor Claudio Guimarães seria o nome adequado, mas a idéia foi descartada ante as regras que impedem sua disponibilidade, em razão de sua provação em concurso para promotoria posterior a Constituição de 1988. Outros promotores que exercem as funções como Secretários, tem aprovação anterior a nova Constituição Federal, o que lhes permite disponibilidade.

A situação chegou ao clímax com as reportagens do Programa Fantástico, evidenciando o descaso e descalabro nas prisões do Maranhão.

Enquanto o governo procura um Secretário de Segurança Pública com o perfil adequado, o Maranhão sofre com mais uma solução doméstica da família Sarney.

Estabeleçam as diferenças e entendam as razões da falência de um Sistema de Segurança, que serve à política dos "velhos coroneis" com Delegados "calça curta".


RONDÔNIA
Secretário: Marcelo Nascimento Bessa
Site: www.sesp.rr.gov.br

Maranhense de 35 anos, formado em direito. É Delegado da Polícia Federal, foi tenente da Policia Militar de Rondônia. Atuou como professor de faculdades de direito na Paraíba. Foi oficial do exército servindo em fortaleza/CE.

________________________________________________________

PIAUÍ
Secretário: Robert Rios Magalhães
Site: http://www.pc.pi.gov.br

É delegado de Polícia Federal desde 1984, deputado estadual do Piauí.Secretário de segurança pela segunda vez. Formado em Licenciatura Plena em História – UFPI/1980 e Bacharel em Direito pela UFPI/1983

________________________________________________________

RIO GRANDE DO NORTE
Secretário: Aldair da Rocha
Site: www.defesasocial.rn.gov.br

Foi oficial da Polícia Militar (PM) de São Paulo durante 19 anos. Ingressou na Polícia Federal em 1996, em São Paulo, como Delegado de Repressão e Entorpecentes. Ex-Superintendente da PF nos Estados do Amapá e Mato Grosso. Ex-coordenador do Grupo de Elite (Grupo de Operações Táticas) de Brasília. Superintendente da Polícia Federal do Ceará, nos últimos três anos. Assumiu a Secretaria de Segurança Pública em janeiro de 2011.

________________________________________________________

RIO DE JANEIRO
Secretário: José Mariano Beltrame
Site: http://www.seguranca.rj.gov.br

Formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em Administração de Empresas e Administração Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especializou-se em Inteligência Estratégica na Universidade Salgado de Oliveira e na Escola Superior de Guerra. Fez curso de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública e de Análise de Dados de Inteligência Policial, Sistema Guardião.Ingressou no Departamento de Polícia Federal no ano de 1981 como agente, principalmente, na área de repressão a entorpecentes. Exerceu funções no setor de inteligência, combatendo o crime organizado em vários Estados brasileiros. Ministrou aulas e palestras no Curso de Pós-graduação em Inteligência e Segurança Pública da Universidade Federal do Mato Grosso. Na Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro, como delegado de Polícia Federal, foi coordenador da Missão Suporte, chefe do Serviço de Inteligência e da Interpol.

_________________________________________________________

PARANÁ
SECRETARIO: Reinaldo de Almeida César
Site: http://www.seguranca.pr.gov.br/

É delegado de Polícia Federal, bacharel em Direito, pós-graduado em segurança Pública. Presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal. Foi chefe da divisão de cooperação internacional da PF e responsável pelo escritório central da Interpol no Brasil. Trabalhou no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Foi advogado e professor de Direito Penal na UFPR, chefe de Gabinete do Governador do Paraná e Secretário de Administração e Negócios Jurídicos da Prefeitura de Ponta Grossa. Tem 45 anos.

__________________________________________________________

MATO GROSSO DO SUL
Secretário: Wantuir Jacini
Site: http://www.sejusp.ms.gov.br/

Ingressou na carreira policial em 1976, como agente de Polícia Federal. Em 1977 formou-se em Direito pelas Faculdades Católicas de Mato Grosso, e em 1980, mediante novo concurso público, passou ao cargo de delegado de Polícia Federal.É pós-graduado em Curso Superior de Guerra Política, realizado no Colégio Fu Hsing Kang - República da China (1990), e em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Nacional de Brasília - UNB (2000). Participou de estudos sobre a constituição de Forças Tarefa, em Washington/DC; Conferência Internacional Unidos Contra as Drogas em Miami/USA (1977) e Conferência Internacional sobre Tráfico de Cocaína Madri/Espanha (1999). Proferiu palestras sobre Combate a Entorpecentes, Tráfico de Cocaína no Brasil, Crime Organizado, Crimes Fazendários, Lavagem de Dinheiro, Planejamento Operacional, Segurança de Dignitários, Terrorismo.

_________________________________________________________

MATO GROSSO
Secretário: Diógenes Curado Filho
Site: http://www.seguranca.mt.gov.br

Diógenes Gomes Curado Filho é natural de Andradina, São Paulo, mas foi criado em Uberaba, Minas Gerais. Está há mais de 24 anos em Cuiabá. É casado e tem três filhos. Histórico Profissional: É Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso; Possui o Curso de Aperfeiçoamento em Ciências Jurídicas pela Fundação Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso; Participou pela Academia Nacional de Polícia de Curso de Formação de Agente de Polícia Federal, em 1985, Curso Especial de Polícia em 1998 e Curso de Formação de Delegado de Polícia Federal em 2003; Possui o Curso de Promotor de Polícia Comunitária; Possui formação táticas anti-sequestro pela United States Police Instructor Team. Foi durante 10 anos Agente da Polícia Federal, como Delegado exerceu as seguintes funções: Chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecente, Chefe da Delegacia Regional de Combate ao Crime Organizado. Nomeado Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública em março de 2008.

_______________________________________________________

ACRE
Secretário: Ildor Graebner
Site: http://www.ac.gov.br/sejusp/

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Acre (Ufac), realizou pós-graduação em Direito Penal pela Universidade de São Paulo e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade de Brasília. Também fez MBA em Administração Global pela Universidade do Estado de Santa Catarina e Universidade Independente de Lisboa. Foi superintendente Regional da Polícia Federal no Acre e é membro fundador do Instituto de Integração Tecnológica do Poder Judiciário de Santa Catarina. Recentemente estava exercendo advocacia em Florianópolis.

_______________________________________________________

AMAZONAS
Secretário: Geraldo André Scarpellini Vieira
Site: http://www.ssp.am.gov.br/

Delegado da Polícia Federal (PF). Ele foi corregedor da Polícia Federal (PF) e delegado executivo da instituição, além de exercer outras funções de chefia na PF.


_____________________________________________

DISTRITO FEDERAL
Secretário: Daniel Lorenz de Azevedo
Site: http://www.ssp.df.gov.br/

Delegado da Polícia Federal especializado em combate ao narcotráfico atuava como adido da corporação em Bogotá, Colômbia. Foi superintendente da PF em Mato Grosso e coordenou a "Operação Sanguessuga", que desvendou a Máfia das Ambulâncias. Atuou, também, como Coordenador de Inteligência, da Diretoria de Inteligência Policial, Departamento de Polícia Federal.

_______________________________________________________

PERNANBUCO
Secretário: WILSON SALLES DAMÁZIO
Site: http://www.sds.pe.gov.br/

Formado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco. Está há 33 anos na PF. Começou como agente da Polícia Civil de Pernambuco, sendo concursado posteriormente a agente e delegado federal.Entre 2002 e 2004, assumiu a superintendência da PR em Pernambuco. Atualmente, ocupa a coordenadoria geral de Defesa Institucional do órgão, em Brasília. No seu currículo, Damázio realizou diversas operações de combate ao plantio e ao tráfico de maconha no Sertão, a Operação Bisturi (que desarticulou quadrilha internacional de tráfico de órgãos), resolução do caso de falsificação de leite em pó, e na prisão dos membros da Máfia do INSS.

_______________________________________________________

MARANHÃO TEM SECRETÁRIO 'CALÇA CURTA"

Secretário: Aluisio Guimarães Mendes Filho

Site: http://www.ma.gov.br/

Aluisio Formado em Direito, Agente de Polícia Federal nomeado em 1989, Assessor Especial da Presidência da República (1990 a 1996), Coordenador da Operação Impacto no Maranhão (1996); chefe de Gabinete da Presidência do STJ (1997) e Assessor Especial da Presidência da República (2004). Foi nomeado a Secretário-adjunto de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública (2009), em abril de 2009, e Secretário de Estado de Segurança Pública do Estado do Maranhão em abril de 2010.

Não é por nada não, mais o diploma como formado em Direito é do CEUMA?

Quais foram os impactos da "Operação Impacto"?

Essa informação de que Aluísio Mendes foi chefe de Gabinete do SJT é nova?

Quem Presidia o Superior Tribunal de Justiça em 1997?

Não era Vidigal? Vou perguntar ao Ministro se são verdadeiras estas informações?

Fica claro que Aluísio Mendes além de "calça curta" é produto engomado de Gabinete.

________________________________________________________


BAHIA
Secretário: Antonio Cesar Fernandes Nunes
Site: www.ssp.ba.gov.br

Há 31 anos na Polícia Federal. Foi superintendente regional da PF no Estado da Bahia, cargo que
______________________________________________________


PARÁ
Secretário: LUIZ FERNANDES ROCHA
Site: http://www.segup.pa.gov.br/

Delegado de Polícia Civil desde 1991, Luiz Fernandes é formado em Direito pela UFPA e doutorando em Ciências Jurídicas-Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino. Natural de Vitória da Conquista (BA), Luiz Fernandes exerceu o cargo de Delegado Geral da Polícia Civil no período de 2003 a 2006, no governo de Simão Jatene. Dentro da Polícia Civil, Fernandes foi diretor da Divisão de Investigações e Operações Especiais, de Polícia Operacional e da Delegacia de Furto de Veículos. Foi ainda superintendente da Regional do Salgado.

________________________________________________________

CEARÁ
Secretário: Francisco José Bezerra Rodrigues
Site: http://www.sspds.ce.gov.br/

Coronel da Polícia Militar do Ceará. Foi Secretário Chefe da Casa Militar do Governo do Estado do Ceará (2007/2010). Bacharel em Segurança Pública, pela Academia de Policia Militar do Ceará; Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, pela Academia de Polícia Militar de Brasília; Curso Superior de Polícia, pela Academia de Polícia Militar do Ceará. Possui vasta formação na área policial, com vários cursos realizados tanto no exterior quanto no Brasil, principalmente no trato de situações de alta complexidade.

Atuou em diversas situações como instrutor policial nas mais diversas áreas, principalmente na área de gerenciamento de crises e abordagem policial.

_______________________________________________________


SÃO PAULO
Secretário: Antônio Ferreira Pinto
Site: http://www.ssp.sp.gov.br/

Ocupa o cargo de secretário da pasta desde março do ano passado. Em 1964, ingressou no serviço público como policial militar, permanecendo na corporação por 11 anos. Em 1979, tornou-se Promotor de Justiça na área criminal, no Ministério Público. Foi assessor da Corregedoria-Geral do Ministério Público, entre 1989 e 1992.

Entre 1993 e 1995, exerceu o cargo de secretário-adjunto da Secretaria de Administração Penitenciária. Em 1998, foi promovido a Procurador de Justiça. No Ministério Público, foi eleito para compor o órgão especial do Colégio de Procuradores, no biênio 2002-2003; e o Conselho Superior do Ministério Público, entre 2004 e 2005. Foi secretário da Administração Penitenciária entre junho de 2006 e março de 2009.

________________________________________________________

SANTA CATARINA
Secretário: César Augusto Grubba
Site: http://www.ssp.sc.gov.br/

Promotor Ministério Público Estadual há 25 anos do Ministério Público Estadual. Foi coordena o Centro de Apoio Operacional Criminal, em Florianópolis. Também foi promotor por cinco anos em Joinville, entre o final dos anos 1990 e o início de 2000.

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...