12 de setembro de 2011

O MARANHÃO DE SARNEY: SEM RENDA, SEM INVESTIMENTO E SEM EDUCAÇÃO

Durante os últimos 46 anos a família Sarney comandou o Maranhão. O modelo político baseado no clientelismo, fisiologismo, patrimonialismo levou o estado a bancarrota. Impera a fraude, os desvios e o tráfico de influência.  Qualquer Secretário de Estado ou genro pode ficar rico da noite para o dia, salvo honrosas exceções.

Os dados negativos ostentados a cada ano progridem diametralmente opostos aos valores dos empréstimos contraídos pelos governos. Uma amostragem feita entre l972 data do primeiro empréstimo autorizado pelo Senado e 1988 com Sarney na Presidência, o Maranhão devia U$756,8(Setecentos e cinquenta e seis milhões e 8 mil dólares). Hoje o valor da dívida pública é de R$ 5.261.187.302,23 bilhões de Reais.

O contraditório é que quanto maior o endividamento do Estado menores são os investimentos, o desenvolvimento e progresso. O Maranhão teve em 2011 a maior queda em investimentos do País(45,4%), apesar de alegar superavit orçamentário (crescimento de receitas e controle de despesas).

O IBGE diz que o Maranhão é o Estado mais pobre do Brasil, com 6,7 da população- um contingente de 438 mil na extrema pobreza. Em Marajá do Sena cidade que eu amo pelo sofrimento do seu povo, três em cada dez moradores vivem em família sem renda própria. A cidade de 8 mil moradores tem a segunda pior renda por pessoa do País.

E a então propalada "revolução na educação" resultou na terceira pior média do Exame Nacional do Ensino Médio em 2011. Também primeiro botaram "Raposa" para tomar conta do "Galinheiro. Depois colocaram uma "analfa"  pela intimidade com Roseana Sarney. Agora o Bernardo Bringel está com a batata quente na mão.

Este é o Maranhão de Sarney sem renda, sem investimentos e sem educação. UPA cavalinho, UPAS minhas bestas.






3 comentários:

  1. Anônimo23:34

    ...Este é o Maranhão de Sarney sem renda, sem investimentos e sem educação... e sem vergonha.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo14:24

    disse a mais pura verdade César, parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo17:54

    FALAR EM RÉ VC PODERIA FAZER UM TEXTO SOBRE VEREADORES DA CAMARA DE SAO LUIS QUE ESTAO DISPUTANDO QUEM LEVA A MAIOR QUANTIDADE DE BOFES PARA O PLENÁRIO . TODOS MODELOS VESTIDOS DE PALETÓ E EXIBIDOS COMO TROFÉU SENTADOS ATRAS DO EDIL . É MUITA QUALHIRAGEM

    ResponderExcluir