28 de setembro de 2011

MARANHÃO NA CONTRAMÃO: A PEC DA BENGALA E NICE LOBÃO

Compulsando o livro "Conjuntura Nacional & Geopolítica do Brasil"(Livraria José Olímpio Editora, Coleção Documentos Brasileiros, página 6) de autoria do general Golbery do Couto e Silva, destaca-se o Maranhão no Brasil Colônia já como Estado em 1621. Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás eram Capitanias Hereditárias.

Muitos historiadores interpretam o apogeu do Maranhão somente na fase algodoeira. É um erro desprezar a gênese do  nosso desenvolvimento. Talvez a pesquisa explique as razões variadas do retrocesso, que se espalha por toda malha institucional e poderes constituídos.   

O Maranhão está na contramão, perdeu o bonde da história. O Estado virou motivo de chacota e escárnio entre os demais brasileiros e brasileiras. Tudo em razão da representação política que vive à praticar ignomínias e descalabros a luz dos holofotes.

O Projeto de Emenda Constitucional(PEC Da Bengala) que prorroga as aposentadorias de 70 para 75 anos, fere de morte a Constituição Federal. O endereço dos principais beneficiados são os Desembargadores do Tribunal de Justiça e os Ministros do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão.

O suplente de deputado estadual Carlos Alberto Milhomem, o Tatá, argumenta que causa da polêmica é a desinformação. De fato deputado Tatá, o que falta são informações de todas as ordens. Tivéssemos autoestima e reconhecimento da nossa história não o elegeríamos, nem tão pouco a deputada Nice Lobão.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário