19 de setembro de 2011

AS SETE NOTAS POLÍTICAS E SANITÁRIAS

De São Luís que tem 90% dos esgotos sem tratamento. A CAEMA tem duas estações (Jaracati e Bacanga), mas só consegue tratar 10% dos resíduos produzidos  na Capital. Imagine como não deve ser no interior do Maranhão. Acredito que quase 100% da população deva sofrer pela inconsequência e falta de atitude preventiva dos prefeitos.

A falta de investimentos mínimos em saneamento básico data de 2002. Embora existam projetos de esgotamento sanitário em andamento, até hoje o que chegou para a população foram as fanfarrices dos políticos. De R$ 189 milhões previstos para aplicação na capital nada foi investido. O retrocesso são de 400 anos.
 
MI
Me diz uma coisa, Ricardo Murad não anunciou no prestigiado jornal "O IMPARCIAL" milhões em investimentos. O "lero-lero" prometia desde a tubulação do Italuís a construção de novas instalações de esgotos. Além dos valiosíssimos hidrômetros do tempo de Aderson o resto caiu no Lago.

Faz de conta que tivéssemos apenas 50% de esgotamento sanitário. O resultado incidiria em benefícios no setor de Saúde Pública, com índices menores de doenças que resultam da falta de tratamento dos resíduos sólidos. 

Só na cabeça de Ricardo Murad que priorizar a construção de hospitais é o "maior e melhor investimento". A prevenção além demais barata produz resultados perenes no combate a doenças e endemias. Só que isso não aparece para o eleitorado e faz desaparecer muita coisa do bolso dos políticos.

Lá vem "de velho" o Moreira Lima com a historinha de que em dois anos, 50% dos esgotos de São Luís serão tratados. Quando é isso, a duplicação da BR 135 e a entrega das obras do "Aerioporto", tudo soa como "lá, lá, lá".

SI
Se tivessem responsabilidade muitas das doenças já banidas no resto do Brasil, não infestariam a população de São Luís. Para lavar a realidade alguns dados: a) a falta de saneamento básico é responsável pela internação de 65% das crianças menores de 10 anos de idade; b) 5% das mortes por diarreia em crianças com menos de 5 anos de idade esta relacionada ao problema; c) as doenças decorrentes matam mais gente do que a AIDS. "Si" isso não esclarece o que se há de fazer?
 
 

2 comentários:

  1. Para mim a solução, principalmente nos interiores do estado, seria a implantação de Mini estações, cujo valores tem um custo baixo (R$ de 1.500,00 a 2.000,00, cada uma).

    Mas o município de São Luís Maranhão não dispõe regulamentações e disciplinamentos sobre critérios e procedimentos destinados à execução e realizações de atividade onde requer previamente Licenciamento Ambiental, sem prejuízo às demais leis? de maneira que os empreendimentos e atividades de impacto ambiental, mesmo aqueles de pequeno potencial poluidor, no Município não causem prejuízos no meio ambiente local?

    Por conta disso, uma sociedade que se desenvolve de forma sustentável opera suas vias pensando na proteção do(s):

    -Aterros sobre Espelho d’água;
    -Atividades Agropecuárias e Agrossilvopastoris;
    - Canalização, Retificação e Construção de Diques em Cursos d’água;
    – Cemitérios; Dragagens; Drenagens;
    - Estações Rádio Base do Serviço Móvel Celular; - Estações de Tratamento e Redes de Esgotamento Sanitário;
    - Estações de Tratamento, Captações e Redes de Distribuição de Água para Consumo Humano e Irrigação;
    - Estocagem de Resíduos Industriais e Urbanos;- Extração Mineral;
    -Incineração de Resíduos; Indústria de Transformação;
    -Parcelamento do Solo para fins de Assentamento Rural;
    - Ponto de Entrega de Gás – City Gate;
    - Postos de Serviço de Abastecimento de Veículos e Embarcações e Base de Estocagem de Combustíveis;
    - Prestação de Serviços de Natureza Industrial em Estabelecimentos de Terceiros;
    - Subestação de Energia Elétrica;
    - Terminais;Transporte de Resíduos e Produtos Químicos;
    - Tratamento de Resíduos;
    - Unidades de Tratamento de Esgoto e Redes de Esgotamento Sanitário;
    - Urbanização.

    Para maiores informações consulte.
    http://www.petropolis.rj.gov.br/pp/modules/xt_conteudo/print.php?id=481

    ResponderExcluir
  2. PALLOCCI07:44

    GRANDE CESAR BELLO, TENHO GOSTADO DO QUE TEM ESCRITO. ENTRETANTO, TANTO NA SAUDE QUANTO NA INFRA-ESTRUTURA, AS COISAS POR AQUI PELO PÇO DO LUMIAR NÃO ANDAM BEM, OU MELHOR, NÃO DO MESMO JEITO, ISTO É, PIOR, SEM FALAR NA CAEMA.
    NA SAUDE: ACONTECEM CASOS DE DOENÇAS QUE JA FORAM ERRADICADAS DE TODO O MUNDO, COMO É O CASO DO CALAZAR, QUE AINDA CONTINUA A MORRER MUITA GENTE AQUI EM PEDRINHAS E ADJACENCIAS, EM PORTO DE MOCAJUTUBA; NA INFRA-ESTRUTURA: BASTA TIRAR OS OLHOS DA TELEVISÃO E OS OUVIDOS DAS RADIOS, ASSIM COMO TAMBÉM, FICAR CEGO PARA IMPRENSA ESCRITA(ALGUMAS É CLARO); QUANDO DA CAEMA: DISPENSAM-SE COMENTARIOS, TAMBEM, VAI DE MUITO MAL A PIOR, É SOMENTE RODAR EM QUALQUER RUA DO MAIOBÃO E SEGUIR O RASTRO, OU MELHOR O CHEIRO.
    SERÁ QUE ISSO UM DIA VAI MUDAR, OU MELHOR O QUE MUDOU MESMO FOI A DATA DO JULGAMENTO DOS PROCESSOS DA BIA AROSO.
    OBRIGADO POR MAIS ESSA OPORTUNIDADE.

    ResponderExcluir