30 de junho de 2011

QUANDO UMA EMENDA PODE SAIR MELHOR QUE O SONETO

JG de Araujo Jorge cita o maranhense Assis Garrido como autor de um dos mais belos sonetos brasileiro. "Vênus" é homenagem a paixão e a beleza da mulher. O poeta relaciona nudez à gaze, volúpia à fogo. O talento no jogo das palavras é brilhante, mas a escolha destas é que dá sentido ao soneto

Modificar a estrutura com emendas poderia estragar a sonoridade do poema: Deusa aos teus pés a flor da minha crença ponho//Mulher eu te amo, te adoro, te venero e te desejo// Para tua NUDEZ a GAZE dos meus sonhos// Para a tua VOLÚPIA o FOGO dos meus beijos.

O foco do quadro político está nas emendas parlamentares. Em Brasília Dilma não resistiu e prorrogou o decreto que impediria o pagamento das "perseguidas". No Maranhão Roseana Sarney determinou a liberação correlacionada as bases dos parlamentares. A iniciativa da governadora foi mais feliz, no entanto não impede o uso das emendas de forma ilícita.

Tanto no Planalto como na Planice as emendas perderam o objetivo para os quais firam criadas. Transformaram-se em fonte de renda dos políticos inescrupulosos. É muito difícil evitar a barganha ilegal, que tem a participação  de agenciadores e atravessadores. A ação de rapinagem não se resume aos políticos e agiotas.

O certo seria a vinculação no Orçamento Público com destinação prévia às obras de interesse da população. Desta forma teríamos a possibilidade de ver os recursos públicos garantindo as obras. A fiscalização dos órgãos e associações completaria o quadro, em que a emenda ficaria melhor que o soneto.






2 comentários:

  1. PALLOCCI09:42

    ESSE SONETO, SOA MELHOR NO SEU BLOG, VEJA BEM O QUE ACONTECEU ONTEM EM PAÇO DO LUMIAR:
    Hoje em pleno feriado (29.06.11), aqui na prefeitura de paço, castelo branco, thiago e cia, rasgou a lei de licitação, fazendo duas licitações fraudulentas para legalizar supostos serviços feitos no maiobão,vila sarney filho, sei lar, pela empresa dcol.alguem denunciou e por volta das 10hs um helicópero provavelmente com federais fez um vou sobre a prefeitura, como sou vizinho, assistir uma cena inuzitada, foi um corre corre danado. depois fui informado que o presidente da cpl fugiu pelas portas do fundo da prefeitura e castelo branco se trancou no banheiro do gabinete do tiago.é preciso a pf, o mp investigar o porque de licitação sendo realizada em pleno feriado, após a prfeita cassada ser mantida no cargo e o municipio está em calamidade.o povo nao aguenta mais tanto descaso, saúde não funciona, as ruas e estradas é so crateras, lixo a ceu aberto no iguaiba, timbuba. como seguir em frente com tanto desmando.cade as lideranças, cade a justiça sera mesmo cega.até quando continuarar esse caos em paço do lumiar!!!

    ResponderExcluir
  2. pastor alex11:12

    Cesar, como foi que a propria Rosegana conseguiu tanto apoio? simplismente atraves de liberação de emendas e convenios com as prefeituras.aqui em Brejo entrou uma polada para estradas vicinais, desviaram praticamente todo os recursos.

    ResponderExcluir