23 de junho de 2011

PAULO COELHO ABDALAZIZ E O OUTRO LADO DO RIO SARNEY

ANTES


No Maranhão das famílias quatrocentonas procriava-se com base no pedigree. Para casar bem nada era melhor que participar do consórcio Sarney- Murad- Duallibe- Lago-Lobão-Castelo-Rocha-Tavares. Tudo como no medievo pela necessidade de manutenção do poder.

Os tempos mudaram  conforme a máxima "mutatis mutandis". Mudar o que deve ser mudado se tornou imperioso. As oligarquias rurais multiplicaram suas riquezas a partir da chegada as Prefeituras Municipais. Portanto um novo ciclo de alianças se fazia necessário. Ademais as oligarquias tradicionais(Sarney-Castelo-Rocha-Tavares) já não sabiam conviver no mesmo espaço político.

Foi fácil unir a gula aos sequiosos glutões do Maranhão. Difícil é juntar o povo que tem fome, com aqueles que estão com vontade de comer. A genealogia da política maranhense é tarefa que começa a ser executada em pesquisa. O entrelaçamento do rural com o urbano passa nas margens dos "Lago" com as do "Dono do "Mar". Entre a cidade de Viana de Abdalaziz Santos Neto e o Maranhão da família Sarney tem um "Gordin" ou  Fábio Godin.

Dessa "pororoca"(encontro das águas do "Lago" com as do  "Dono do Mar") tudo é muito poético, transcendental e holístico como na Outra Margem do Rio Sarney  de Paulo Coelho Abdalaziz:

"Nas margens do Rio Sarney eu sentei e chorei.

Conta lenda que tudo que cai nas águas deste rio - das folhas folhas de pagamentos às aves de rapina - se transformam em pedras no seu leito.

Ah! quem me dera pudesse arrancá-los das tetas dos governos e atirá-los na correnteza, e então não haveria mais desvios, corrupção, nem tráfico de influências, nem suas lembranças.

Às margens do Rio Sarney eu me sentei e chorei.

Em algum lugar este rio se junta com outro, depois com outro, até que distante dos meus olhos e do meu coração- todas as águas se misturam com as do "Dono do Mar ...anhão".


DEPOIS



Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOTA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO

Requerimento 146/ 2024,aprovado pela Casa e de autoria da deputada estadual Mical Damasceno, se refere à realizaçãode uma sessão Solene, que...