26 de junho de 2011

PAIS E FILHOS: SARNEY ESCONDE ATÉ HOJE O "ZÉ MEU FILHO"


O senador José Sarney foi José de Ribamar Ferreira de Araújo Costa. A legislação brasileira faculta a mudança pelo reconhecimento público. Os políticos usam a lei para facilitar a identificação com os eleitores. Não existe nada de absurdo ou amoral nas iniciativas desta ordem. 

Sarney escreve sobre o fato hoje(26) na sua coluna dominical e diverge da origem do nome dado ao seu pai . Sarney de Araújo Costa foi promotor de Justiça e chegou a Desembargador no Maranhão.  Sarney Costa era tão cheio de superstições e manias quanto o filho José de Ribamar.  

O desembargador tinha gestos recorrentes como benzer-se múltiplas vezes, independente de estar ou não em frente a igrejas. Talvez, agradecendo as santas que o amaram com a maior fidelidade. A prova deste amor foi o sentimento de afetividade gerado entre os irmãos.  

Meu pai o desembargador Luís Dactivo Billio Bello conviveu harmonicamente com o desembargador Sarney de Araújo Costa. Eles não tinham medos ao falarem dos filhos, nos ensinaram o respeito recíproco e o amor verdadeiro. Quando vejo a polêmica em torno de um filho de Fernando Henrique Cardoso, penso o quanto os homens públicos se acovardam.

Sarney no artigo confessa que o nome tem origem no almanaque "Bristol", o que difere da ignorância de pronúncia . De fato a chacota soa estranha, tomando o signo linguístico como imagem acústica. De "Sir Ney" para SarNey é forçar a barra.

Jose de Ribamar era mais conhecido como José de Sarney. Isso é costume até hoje na Baixada Ocidental do Maranhão.O que de fato imprimiu o nome político, foram os apelos do Desembargador para votar em Zé Meu Filho. Sobre isso o senador José Sarney não falou, quem sabe um dia ele queira falar.



   

Nenhum comentário:

Postar um comentário