3 de junho de 2011

PAÇO DO LUMIAR PODE ILUMINAR NOVOS CAMINHOS PARA O MARANHÃO.

Em 1762 o governador Joaquim de Melo e Póvoas elevou o povoado Anindiba à categoria de Vila, com o nome de Paço do Lumiar, em razão da semelhança com uma localidade de idêntica denominação existente em Portugal. No século XX  Paço do Lumiar foi distrito de São Luís, passando a distrito de São José de Ribamar.

Em 1959 Paço do Lumiar consegue sua emancipação, mas somente em 1961 elege o primeiro prefeito, o Sr. Pedro Ferreira da Cruz. A partir deste marco duas oligarquia até ontem(1) alternavam-se na Prefeitura do Município . Durante 50 anos de forma ininterrupta as famílias Caldas e a dos Arôsos dominaram a cena política.

Por conta deles até 2008 haviam  apenas 16.656 alunos matriculados no ensino fundamental e 3.896 no ensino médio. Por culpa deles existiam somente 652 professores do ensino fundamental e 183  do ensino médio. Essa é a prova média e fundamental de como as oligarquias prejudicam o desenvolvimento.

Raimundo Filho tem a possibilidade de quebrar grilhões que se repetem em todo o Estado. Para tanto é preciso inaugurar modelo político que não se acorrente a governos. Que tenha equipe técnica sem pretensões eleitoreiras. Que faça nascer um corpo político que separe o público do privado. Que se relacione com a imprensa distinguindo serviço da opinião. 

Será que o básico é tão difícil que não possa ser tentado? O Paço pode iluminar novos caminhos para o Maranhão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário