20 de junho de 2011

O MODELO POLÍTICO FALIDO E AS NOVAS LIDERANÇAS NO MARANHÃO

A falta de alternativa na Secretaria da Juventude do Estado traduz a falência de um modelo político anacrônico. Ao longo de 45 anos "lideranças" foram forjadas em práticas ultrapassadas. Com a presença de Roseana Sarney a frente de quatro governos retrocedemos ao colonial. Vigoram fortes: fisiologismo,  patrimonialismo e o clientelismo.

O fisiologismo é a relação política em que ações e decisões são baseada na troca de favores. A prática estritamente associada a corrupção está presente em todas as esferas administrativas da gestão Sarney. As dispensas de licitações na Secretária de Saúde são marcas indeléveis deste modelo.

O patrimonialismo se carateriza pela ausência de limite entre o público e o privado. As empresas da família Sarney ou dos notórios apadrinhados são sempre as beneficiadas com verbas públicas. Fornecedores, prestadores de serviços, construtores, empresários equacionam custos/benefício pautados nesta regra.  

O clientelismo é um sub-sistema de relação política, em que uma pessoa recebe proteção em troca de apoio político. Roseana Sarney exige como moeda a submissão dos cooptados, submetendo-os a acordos para manterem-se na vida pública. As Prefeituras dos Municípios são evidentes exemplos do "franciscanismo" político que impera no Maranhão. Não é sem razão que Bia Venâncio os mistura com os santos em Paço do Lumiar. 

Roberto Costa, Ruy Pires, Sousa Neto são dignos representantes deste modelo político. Roberto Costa segundo um blogueiro governista já "abocanhou" os 19 cargos da SEJUV. Diz o escriba que "Bob Costa" "entrou duro no jogo" contra as pretensões de Luis Fernando Silva. É o atestado do que escrevo sobre este governo.  

Eu vejo o futuro repetir o passado//Vejo um museu de grandes novidades// Roseana a tua piscina está cheia de ratos// Tuas idéias não correspondem aos fatos.  

6 comentários:

  1. Macabeu10:57

    Esta foi boa, principalmento o refrão do poeta Cazuza, mas também vc não deixa nada pra gente acrescentar!!!.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11:05

    Macabeu são os próprios blogueiros do governo que validam a nossa explanação pelo exemplo prático dos 19 cargos na Secretaria de Juventude.Não tem como esconderem o modelo colonial de gestão. Olha "raquearam" a foto da postagem abaixo. Arapongas, investigadores tecem em torno do blog suas teias. Estou atento as próximas iniciativas tanto no Blog como na vida profissional. Pau nele Macabeu se tu não alisa muito menos eu.

    ResponderExcluir
  3. Pastor Alex12:10

    o que me deixa revoltado e triste é que grande parcela da população acha essas malditas praticas normais. baseadas numa epistemologia relativista, e numa ética imanente, utilitária, funcional, pragmática.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo12:40

    certa feita precisou o poder central do brasil contratar os serviços de um temido corsario para restabelecer a ordem politico-administrativa no maranhão, custando a esse pirata grande soma em dinheiro além do titulo de marquêz do maranhão. quem dera isto de novo fosse permitido por obra e graça da presidente dilma.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo14:07

    Caro amigo Cesar olhe esse blog e veja a situação que Abnadab cherifão deixou Urbano Santos, seu blog é um dos mais queridos da nossa cidade, abraço!!!!http://www.urbanosantos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Anônimo23:47

    John Cutrim


    Em vez de ser resolvida – como determinou o Ministério Público Estadual –, a situação de desassistência dos idosos abrigados no asilo Solar do Outono (Cohab/Anil) tende a piorar. É que a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), cujo titular é Francisco Gomes, estabeleceu uma situação de confronto com os funcionários que assistiam voluntariamente os idosos: mandou a superintendente de Ações de Proteção Social Especial da secretaria, Priscimar Araújo, proibir a entrada de todos os voluntários que atuavam no asilo.

    A medida gerou, hoje pela manhã, à porta do Solar do Outono, revolta, tumulto, tristeza e cenas de causar indignação a quem se importa com os idosos. Emocionada, a técnica em enfermagem Keila Ferreira, de 30 anos, que trabalha no local há sete, tentava acalmar Maria dos Santos Farias, de 90 anos, que mora no Solar há 11 anos.



    Maria chorava sem parar e pedia para que Keila – que como outros 22 voluntários trabalhavam no local há seis meses sem receber salários – não fosse embora.

    No dia 8 de junho, este blog foi o primeiro a denunciar que os idosos do Asilo Solar do Outono a partir daquela noite podiam ficar sem atendimento. Os funcionários da empresa responsável pela administração do local (Humanus Instituto Inter Americano de Desenvolvimento Social) estavam na iminência de parar suas atividades.

    Informamos ainda que desde janeiro o governo do Estado, por meio da secretaria de Desenvolvimento Social, comandada pelo secretário Chico Gomes, não repassa recursos referente ao pagamento dos salários funcionários. Por conta do atraso, cerca de 30 deles já haviam deixado o posto no início do ano.

    Uma audiência na Assembleia Legislativa foi realizada para discutir uma solução para o problema, sob a coordenação da deputada Eliziane Gama onde não se chegou há uma definição quanto ao pagamento dos vencimentos atrasados.

    Devido ao impasse, o atendimento dos 28 idosos do asilo que necessitam constantemente de acompanhamento profissional ficou comprometido, o que resultaria numa série de riscos a vida dos anciãos.

    Logo após denunciarmos que os idosos do Asilo Solar do Outono estavam sem atendimento em função do descaso do governo, o vereador Chico Viana (PSDB) iniciou uma campanha em favor do asilo com a doação de alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal.

    Inspeção



    Na última quinta-feira (16), também após denúncias do blog, a Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso realizou uma inspeção no Solar do Outono. O objetivo foi verificar as condições de atendimento dispensada aos abrigados. A Vigilância Sanitária Estadual também vistoriou as instalações do espaço.

    Dos 88 funcionários iniciais, houve redução do quadro funcional para apenas 20. Estes permanecem porque são servidores estaduais e são os únicos trabalhadores regulares. Parte dos funcionários terceirizados permaneceu trabalhando com a promessa de ter o contrato renovado, apesar de não receberem dinheiro há mais de seis meses.

    Medidas



    O Ministério Público do Maranhão emitiu Recomendação, na última segunda-feira (13), solicitando ao secretário de Desenvolvimento Social, Francisco Gomes, a relotação, no prazo máximo de cinco dias, de servidores públicos estaduais para trabalhar no Solar do Outono.

    De acordo com o promotor de Justiça Paulo Roberto Barbosa Ramos, a negligência aos idosos é clara. “O Estado demonstra que é incapaz de dar assistência digna aos 28 idosos e o Ministério Público agirá com rigor”. O MPMA vai aguardar o laudo da Vigilância Sanitária Estadual para ajuizar Ação Civil Pública. “O Ministério Público ajuizará ação para que a Justiça obrigue a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social a fornecer atendimento adequado aos idosos”.

    Durante a inspeção, foi constatado ainda que os medicamentos usados pelos idosos são comprados com o dinheiro deles. “Esses remédios devem ser fornecidos pelo Estado. Essa situação ilegal também será questionada judicialmente”, informou Paulo Roberto Barbosa Ramos.

    ResponderExcluir

SEBRAE : PROJETO MARANHENSE CONCORRE NA ETAPA NACIONAL DO PRÊMIO EDUCADOR TRANSFORMADOR

  Correalização do Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare, premiação vai ter campeões anunciados nesta quarta-feira (24), durante event...