25 de junho de 2011

MINISTRO DO TURISMO AFIRMA: AEROPORTO NOVAIS SER REBAIXADO

O Ministro do Turismo, o maranhense Pedro Novais afirma que o aeroporto de São Luís não será rebaixado e vai manter a classificação de internacional. Novais explicou que apenas os serviços de alfândega foram temporariamente suspensos.

Alfândega(hospedagem ou estalagem) ou aduana(registro ou escritório) derivam do árabe. São repartições governamentais de controle do movimento de entradas e saídas de mercadorias para o exterior ou dele proveniente, responsáveis pelas cobranças de tributos.

Desta forma não adianta voo direto de Milão com zero de tributos. Basta o Porto do Itaqui com 22 metros de calado, sem que o Estado seja aquinhoado em percentuais compensadores. No Maranhão se entra e sai como na casa de "Mãe Joana". Não se pode admitir em pleno século 21 sejamos explorados na forma colonialista. Tem governo ou nunca terá? Cadê a valentia para cima do Ministro Pedro Novais?

A polêmica envolveu o deputado estadual Cesar Pires, o Federal Gastão Vieira e o Secretário de Cidades Pedro Fernandes. O efeito dominó atingiu  Ricardo Murad, Max Barros, Roeseana Sarney e até Machado de Assis. Gastão alegou casmurrice e inveja direcionando-as à Cesar Pires, para depois apontá-las noutro sentido  . 

A narrativa Machadiana apresenta dificuldades para o analista pela diluição da intriga. Desse modo, a análise sempre é deficitária, pois o narrador não constrói fábula, não progride linearmente, mas volta-se aos problemas, numa prospecção vertical. 

Melhor polemizar para cima ou na vertical. Quem sai valorizado ? Chega de crescer como rabo de cavalo - para baixo.



  

2 comentários:

  1. Cesar Bello, o Pedro Suruba falou grosso mas não passa de arroubos "da juventude" do cargo. É humilhante aquela situação do aeroporto. Causa uma indignação incontida, aquelas barracas demonstram o improviso com que tratam a coisa pública no Maranhão. Belo cartão de visistas. Quanto às questões de geometria, amplitude e direção nos resta o círculo que é como caminhamos, o vazio por falta de visão de futuro e a vertical, direção escolhida hà mais de 40 anos. Até quando?

    ResponderExcluir
  2. Anônimo18:20

    Pessoa saguão com módulos de lona, serviços de che in em 500 metros quadrados e 189 lugares, o desembarque acontece no prédio onde funcionava a falida Vasp. Pedro Suruba ainda me sai com essa de suspensão de serviços alfandegários. Tudo no Maranhão é circular. Você sai de um ponto e contorna-o na sua plenitude e termina no mesmo lugar. é a síndrome da Rainha de Vermelho de Alice no País das Maravilhas. Ela corre tanto que tem a impressão de não sair do mesmo lugar. São 45 anos na espera de novas estradas chegando, o petróleo jorrando no Maranhão.

    ResponderExcluir