19 de junho de 2011

MARANHÃO: UMA FÁBRICA DE MISÉRIA E MISERÁVEIS

Os ultimos dados do IBGE transformam o Maranhão em uma fábrica de miseráveis. A cada pesquisa  aumentam os números desta vergonhosa realidade."A Fábrica" produz um morador na mais extrema pobreza, para cada quatro dos seus habitantes. No total de uma população de 6,5 milhão, 1,7 milhão vivem na mais completa indigência. Eles representam 25,7%  ou 1/3 dos maranhenses. É a assustadora metade da metade.

Essa população vive com renda de R$ 40,70(Quarenta Reais e Setenta Centavos). A luta é para sairem da condição de miseráveis e passarem à pobres. Para tanto é preciso aumentarem os ganhos em 31,00(Trinta e Um Reais). Este contingente ficou fora do Programa Bolsa Família.

Quando leio que a Secretaria de Turismo(SETUR-MA) assinou um Termo de Convênio com o Arraial da Lagoa no valor de R$ 872,000,00(Oitocentos e Setenta e Dois Mil Reais) para dez dias de "folguedos", penso que a unica solução seja amarrar cada Sarney nas tripas de um Murad.

Não sei até quando este povo poderá suportar, mas tenho a impressão de que ao se revoltar, nada será poupado. Quatro são os governos de Roseana Sarney. Nas suas administrações ocorreram aumentos vertiginosos da miséria e dos miseráveis.


Quem sabe um dia as "grades" os confortem em alinhados trajes? 


8 comentários:

  1. Marão18:28

    Um Estado miserável com políticos milionários desde de assistentes de vereadores aos gabinetes na Assembléia e Congresso Nacional. Ainda temos o apadrinhamento no Executivo, Legislativo e Judiciário do paupérrimo Maranhão. E, nós, eleitores temos partes nessa promoção de miséria no Estado. Enquanto, nós, não mudarmos o foco de se dá bem em prol do bem do Estado, a tendência é a miséria aumentar cada vez mais.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo18:41

    Marão olha esses dados se repetem há tempos sempre em progressão. A novidade é a publicidade e a repercussão por intermédio dos Blogs. Veja que os Blogs oficiais sequer fazem referência, mas não impedem a ação dos que querem passar a limpo o Estado e esse estado de pobreza. Os comentários possibilitam a multiplicação da informação. Dias virão que de informação passem a formação de consciências. Agradeço a sua participação como formador de opinião. Lamento que ainda sejamos poucos com coragem. Sei da vontade que Sarney e dos poderes que o cercam de me ver nas "grades" em alinhados trajes. Um abraço e participe sempre.

    ResponderExcluir
  3. Macabeu12:18

    "Amigo" César, apesar desta palavra na inicial, ser tão bonita, mas banalizada pela vil plebe de bajuladores deste governo miserável, A esperança é grande consoladora, eles não podem prender a todos, sem as criticas não tem sentido de ser, olha que o própio governo é um marasmo só.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo12:35

    não basta querermos e trabalharmos uma mudança quanto a continuada forma de se fazer politica partidária num estado que tem grande parte de sua população sobrevivendo na pobreza, pobreza absoluta, ou na miséria, se tivermos um tribunal de contas corrupto/eleitoreiro, membros do nosso tribunal de justiça envolvidos em maracutaias, parlamentares nas tres esferas do poder corruptos, corruptores, subservientes e amilhados a esse modelo de governo que perdura no maranhão. basta um ponto crucial a acontecer. mas quando ? a natureza é lenta e essa necessidade é reclamada com urgencia, meu caro cesar.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo21:53

    Macabeu como eu gosto de repetir "Che" em uma das mais belas frases da humanidade "Eles podem esmagar um cravo, mas não podem impedir a chegada da primavera". O cravo é por minha conta. Um grande abraço e sei da sua amizade por mim.

    ResponderExcluir
  6. Meu caro Cesar, o que mais indigna e revolta é porque não há justificativas para essa tragédia haitiana. A natureza favoreceu o Maranhão de todas as formas. A bacia hidrográfica, a fertilidade e abundancia de terras, uma gente boa pra caramba porém, tudo isso, sob o dominio de uma casta cruel, covarde, sádica. Uns são tão irônicos e perversos que chegam a fazer declarações de amor à terra que aviltam, usurpam, destroem, sufocam e humilham. Até quando?

    ResponderExcluir
  7. Anônimo16:34

    Pessoa a unica explicação é sem dúvida a corrupção, o despreparo e desvio no trata da coisa pública. A cada dia eles se chafurdam como porcos nas pocilgas em que se transformaram as secretárias de estado. A da Saúde é o maior exemplo com as dispensas de licitações e outras coisas do gênero.Umabraço e participe sempre.

    ResponderExcluir
  8. Cesar, o povo sozinho jamais se revoltou. Qualquer manifestação tem que ter necessariamente uma liderança e disso estamos carentes há muito. Nossa oposição gosta mesmo é de fuxico, intriga, fofoca em mesa de bar, bla-bla-bla em colunas de jornais. De objetivo, prático, nadica de nada, basta ver a dificudade que encontram pra tudo que diga respeito ao Maranhão.

    ResponderExcluir

WTM LATIN AMÉRICA 2024 : MARANHENSES MARCAM PRESENÇA EM UMA DAS MAIORES FEIRAS DE TURISMO DO PAÍS

  Sebrae e outras instituições somaram esforços para enviar comitiva que representou o Maranhão no evento Parceiros do turismo maranhense, o...