12 de janeiro de 2011

OLGA SIMÃO E O CHEIRO DE PEIDO NA EDUCAÇÃO

Quase todos os Secretários de Educação dos Estados tem o perfil adequado para promoverem transformações. Maranhão, Piauí, Rondônia, Roraima, Sergipe e Santa Catarina fogem ao quadro geral.

No Maranhão a Secretária de Educação acumula a função com de Secretaria particular da governadora do Estado.

Roseana Sarney não gosta de trabalhar, então sobra um "tempinho" para Olga Simão dar umas "bandas" na SEDUC.

Vejam a bagagem cultural dos Secretários dos outros Estados e sintam o cheiro de peido que vem da SEDUC no Maranhão.

Acre

Secretário: Daniel Queiroz de Sant’Ana
Formado em direito, tem mestrado em relações internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Antes de assumir da Secretaria da Educação era presidente da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour do Acre e também presidiu o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura.

Alagoas

Secretário: Rogério Auto Teófilo
É advogado formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), administrador de empresas pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac) e professor universitário. Exerceu o cargo de secretário de Educação e do Desporto do Estado de Alagoas e teve quatro mandatos como parlamentar: três de deputado estadual e um de deputado federal. É vice-prefeito licenciado de Arapiraca e Secretário de Educação desde maio de 2009.

Amapá

Secretária: Mirian Alves Corrêa (PSB)
É pedagoga e especialista em supervisão escolar pela Universidade Federal do Amapá (Unifap) e especialista em planejamento educacional. Também é bacharel em ciências contábeis e acadêmica de direito no Centro de Ensino Superior do Amapá (Ceap).

Amazonas

Secretário: Gedeão Timóteo Amorim
Professor titular do Departamento de Filosofia do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), foi secretário-executivo de Educação Adjunto do Interior, presidente do Conselho Estadual de Educação do Amazonas e Secretário de Estado de Educação do Amazonas de 2005 a 2010. É mestre em administração, com foco em políticas e gestão institucional pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Bahia

Secretário: Osvaldo Barreto Filho
É graduado em economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especializou-se em planejamento na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e concluiu mestrado em administração na UFBA. Foi assessor do reitor nessa universidade e diretor Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão. Assumiu a Secretaria de Educação em agosto de 2009.

Ceará

Secretária: Maria Izolda Cela de Arruda Coelho
Psicóloga formada pela Universidade Federal do Ceará (UFCE) e professora do curso de pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), assumiu a Secretaria de Educação do Ceará em 2007 e foi secretária municipal de Educação em Sobral, no mesmo estado.


Distrito Federal

Secretária: Regina Vinhaes Gracindo
Possui graduação em pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB), mestrado em Educação também na UnB e doutorado na área realizado na Universidade de São Paulo (USP). É integrante da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), secretária adjunta da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e professora associada da UnB.

Espírito Santo

Secretário: Klinger Marcos Barbosa Alves
Foi pró-reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), na área acadêmica e de extensão e participou do Conselho de Educação do estado. Possui graduação e mestrado em física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), é doutor em física pela Universidade de Manchester e pós-doutor pelo Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro.

Goiás

Secretário: Thiago Peixoto (PMDB)
É economista formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pós-graduado em gerenciamento de projetos pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Foi eleito deputado estadual em 2006. Dois anos depois, assumiu a Secretaria de Governo de Goiânia. Elegeu-se deputado federal em 2010.

Maranhão- Observem a diferença e vejam se ainda se pode acreditar em revolução. Hum tô sentindo um cheirinho de peido. O peido é um aviso que vem merda. Affé.

Secretária: Olga Maria Lenza Simão
É graduada em administração pública e tem pós-graduação em direito administrativo. Foi assessora da Presidência da República, assessora parlamentar da Câmara dos Deputados, secretária particular da governadora do Maranhão Roseana Sarney e ainda exerceu os postos de secretária de Estado Chefe da Casa Civil, de secretária de Estado Extraordinária, e de secretária de Estado Chefe do Gabinete no Maranhão. Faço aqui algumas observações em nome do Blog, sendo a primeira relativa a "turbinada" que imprimiram no perfil de Olga Simão, posto que ela não exerceu de forma plena as funções elencadas, simplemente acumulou por curto período por ordenada ação política, nada mais. Sua falta de qualificação fica tão clara quanto um dia de sol, basta fazer o comparativo. Esses exemplos envergonham ao Maranhão.

Mato Grosso

Secretária: Rosa Neide Sandes de Almeida (PT)
Formada em pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), é mestre em Educação e políticas públicas. Foi professora, assessora pedagógica, secretária municipal de Educação de Diamantino, professora do Centro de Formação e Atualização do Professor (Cefapro) e secretária adjunta de Políticas Educacionais. Desde março de 2010 é secretária de Educação do estado.

Mato Grosso do Sul

Secretária: Maria Nilene Badeca da Costa (PMDB)
É pedagoga com especialização em gestão educacional. Já foi professora, vice-diretora e coordenadora de Planejamento da Secretaria de Educação do estado. De 1995 a 1996, foi delegada do Ministério da Educação (MEC) em Mato Grosso do Sul. Foi secretária municipal de Educação de Campo Grande de 1997 a 2004 e assumiu a Secretaria de Educação do estado em 2007. É conselheira estadual de Educação.

Minas Gerais

Secretária: Ana Lúcia Gazzola
Formada em letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ana Lúcia tem mestrado e doutorado em literatura pela University of North Carolina at Chapel Hill, e pós-doutorado pela Duke University, as duas nos Estados Unidos. Foi diretora do Instituto Internacional de Educação Superior para a América Latina e o Caribe (Iesalc), ligado à Unesco, reitora da UFMG e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Antes de assumir a Educação já havia exercido o cargo de secretária de Estado de Desenvolvimento Social em Minas.

Pará

Secretário: Nilson Pinto (PSDB)
É graduado em geologia e mestre em geoquímica pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Fez douturado em geociências, pela Universidade de Erlangen-Nuremberg, na Alemanha. Professor da UFPA, foi reitor da instituição, secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado e secretário Especial de Promoção Social do Estado. Exerceu três mandatos como deputado federal e elegeu-se novamente para o parlamento em 2010.

Paraíba

Secretário: Fernando Abath Cananéa
Pedagogo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e mestre em Educação pela mesma universidade, desde 2008, exerce o cargo de diretor-geral da Estação Ciência, Cultura e Artes, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de João Pessoa.

Paraná

Secretário: Flávio Arns (PSDB)
Professor licenciado da Universidade Federal do Paraná (UFPR), é formado em direito pela mesma universidade e em letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), possui mestrado em letras pela UFPR e é PhD em linguística pela Universidade Northwestern dos Estados Unidos. Foi deputado federal e senadora da República. É o atual vice-governador do estado e acumulará a pasta da Educação.

Pernambuco

Secretário: Anderson Gomes
Concluiu a graduação e o mestrado em física na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui doutorado em física no Imperial College of Science, Technology and Medicine, da Universidade de Londres, e pós-doutorado na Brown University, nos Estados Unidos. Em abril de 2010 assumiu a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco.

Piauí

Secretário: Átila Lira (PSB)
Diplomou-se em economia e administração de empresas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e é pós-graduado em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Exerceu o mandato de deputado federal na última legislatura.

Rio de Janeiro

Secretário: Wilson Risolia
É economista com pós-graduação em engenharia econômica e didática para o Ensino Superior, MBA em finanças, mestrado em desenvolvimento econômico pelo Istituto di Studi Per Lo Sviluppo Econômico, em Nápoli, na Itália. Trabalhou no setor financeiro e antes de assumir a Secretaria de Estado de Educação, era diretor-presidente do RioPrevidência.

Rio Grande do Norte

Secretária: Betânia Leite Ramalho
É pedagogia e tecnóloga em estatística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especializou-se em estatística educacional no Chile, é mestre em Educação pela UFPB e doutora em Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha. É professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). Integra a comissão de especialistas do curso de pedagogia e normal superior do Ministério da Educação.

Rio Grande do Sul

Secretário: José Clóvis de Azevedo (PT)
Formado em história, tornou-se professor e atuou principalmente em escolas da periferia. Foi secretário-geral do Centro de Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers/Sindicato) e, em 1997, assumiu como titular Secretaria de Educação de Porto Alegre. Coordenou o grupo responsável por criar e estruturar a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), e foi seu primeiro reitor.

Rondônia

Secretário: Jorge Alberto Elarrat Canto
É mestre em administração pela Universidade Federal de Rondônia (Unir) e engenheiro eletrônico pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Também é pós-graduado em metodologia do ensino superior e é professor universitário há oito anos. Trabalhou por 20 anos em uma empresa de telefonia e durante cinco anos na área de planejamento do Ministério Público de Rondônia.


Roraima

Secretária: Antônia Vieira dos Santos
Site: fora do ar
Antônia, mais conhecida como Tunica, foi secretária de Educação durante cinco anos, no período de 1995 a 2000. Trabalhou como professora durante 18 anos e presidiu o Conselho Estadual de Cultura e Educação no estado. Também exerceu o posto de vice-reitora da Universidade Estadual de Roraima (Uerr).

Santa Catarina

Secretário: Marco Tebaldi (PSDB)
É engenheiro sanitarista e ambiental e, em 1992, foi eleito vereador em Joinville, cidade na qual também foi secretário municipal da Habitação e vice-prefeito. Assumiu a prefeitura em 2002 e foi reeleito prefeito em 2004. Em 2010 foi eleito deputado federal.

São Paulo

Secretário: Herman Jacobus Cornelis Voorwald
Foi reitor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e é professor titular da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG) da Unesp. Desde 1996, é membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Graduou-se em engenharia mecânica pela Unesp, fez mestrado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e concluiu o doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Sergipe

Secretário: Belivaldo Chagas (PSB)
É bacharel em direito pela Universidade Tiradentes de Aracaju (Unit). Foi eleito deputado estadual três vezes e, em janeiro de 2007, assumiu o cargo de vice-governador do estado.

Tocantins

Secretário: Danilo de Melo Souza (PT)
É graduado em pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), pós-graduado em administração da Educação e mestre em Educação, estado, políticas públicas e gestão da Educação, pela Universidade de Brasília (UnB). É professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), foi secretário municipal de Educação de Palmas e presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) na região Norte.


17 comentários:

  1. Anônimo14:29

    Que absurdo! Será que no Maranhão não tem gente qualificada?

    Como é que se coloca uma indivídua dessas na educação de Estado miserável e penúltimo lugar como o nosso.

    VERGONHA, POR ISSO QUE SOMOS O 26 NO RANKING.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo15:18

    Então, por sua lógica seria o seguinte:
    Secretário de Saúide: Um médico
    Secretário da Fazenda: um economista ou contador
    Secretário de Cultura: Um sociólogo
    Secretário de Educação: um educador.
    Bem, assim sendo, administrador não serve pra administrar né?
    Outro exemplo que não devemos esquecer, mas não quero fazer comparações só estou seguindo sua lógica.
    Presidente da República: um doutor
    O melhor presidente que o Brasil já teve nos últimos tempos: um torneiro-mecânico aposentado.
    Desculpa mas título não mensura ninguém pra determinado cargo.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo15:46

    A verdade é que o Estado está viciado e tem muita gente mamando. A mídia que deveria fazer as denúncia de irregularidade fica calada, porque faz parte do sistema.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo16:58

    A pergunta que não quer calar,quem fará a revolução educacional no governo Roseana? Sim por que o currículo da atual secretária pode até credenciá-la pra tudo, menos pra revulucionar alguma coisa na educação estadual. Ah! talvez sua acessoria resolva, entretanto, a maioria dos atuais acessores da secretária, conjuga com mais prazer o verbo SURRUPIAR do que o verbo REVOLUCIONAR.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo17:20

    Precisamos é de gente com vergonha na cara.

    SE É PARA REVOLUCIONAR SEGUE AÍ O PRIMEIRO PASSO:

    1- É OBRIGADO TODO FUNCIONÁRIO DA SEDUC COLOCAR FILHOS E NETOS PARA ESTUDAR EM ESCOLA PÚBLICA DO MARANHÃO.

    A SRA CARMEM AROSO, ERIC MARINHO E GRAÇA TAJRA, O TRIO MARAVILHA - PERGUNTO:

    VOCÊS TEM FILHOS, NETOS QUE ESTUDAM EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MARANHÃO?

    DÊEM OS NOMES E O NOME DOS COLÉGIOS, TÁ BOM?

    ResponderExcluir
  6. Anônimo17:23

    Sr César adorei o comentário. Sabe que é verdade?

    Vocês da Secretaria de Educação vendem um serviço que não usam. A Educação Pública!

    Ou algum de vocês que tratam da Educação maravilhosa do Maranhão tem algum filho que estuda em escola pública?

    DUVIDO! Ela só serve para pobre e olhe lá.....Seus Desumanos!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo17:27

    Anônimo o Maranhão tem gente qualificada e honesta que poderia mudar os rumos da educação no nosso Estado. Vou te dar um exemplo o Professor Ramiro Azevedom, fora outra série possuidores de experiência e cursos adequados. Um abraço e participe.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo17:29

    Anônimo não é que a habilitação seja o preponderante, mas no caso de Olga e Aluíso as experiências são simplesmente dométicas.Um abraço e participe.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo17:31

    Amônimo toda a estrutura institucionaal e burocrática é a mesma a 50 anos. São vícios de posturrass e vícios de rapinagem grossa. Um abrraço e participe.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo17:33

    Anônimo gostei da colocação, ao invés de falar em revplucionar a educalça o melhor seria surrupiar na educação. Vou fazer matéria com seu comentário.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo17:36

    ANônimo essa é uma grande verrdade eles falam dos projetos da educação nas escolas públicas, mas colocam os filhos nos melhores colégios sabe-se lá pagando com dinheirro obtido de forma nada republicana. Ou seja o esimulo a corrrrupção começa no berço. Um abraço e participe.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo17:37

    É isso mesmo eles vendem o que não usam, veja se as nettas e os netos de Roseana Sarney estão em escolas opublicas. Vai dar matéria teu comentário. Obrigado e participe.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo18:12

    Quem de vcs tem também um filho em escola pública aki?

    ResponderExcluir
  14. Anônimo18:27

    rAPAZ O MEU CAÇULA TRM 1 ANO E 0 MESE EU QUERO O MELHOR PARA ELE, MAS O GOVERNO NÃO PENSA ASSIM, DE FORMA QUE VOU BUSCAR O MELHORR PARA ELE. UM ABRAÇO ME APRTICIPE

    ResponderExcluir
  15. Thiago19:28

    Cesar esse é um bom retrato do melhor governo da vida da governadora. Como tratar a educação, saúde e segurança com tanto desdém e descaso. Tomara, queira Deus, que o povo tenha acordado desse marasmo e da grande mentira que é o Maranhão. Para o grande Estado que o Maranhçao é, só falta uma grande sociedade. E todo dia, de domingo a domingo, passo aqui.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo20:12

    Tiago ma verrdade este retrato se reflete em todos os setores, é o espelho do engano ao longo dos ultimos 50 anos só com Sarney. Se remontarmos Vitorino Freire a coisa piora. è preciso acordar deste sono letárgico meu queridoo. Faço minha as palavras do poeta Bandeira Tribbuzi Vejo noite para amanhecer//Amanhecert que vai serr dia//Dia para quanto ser. Tiago um abraço e obrigado pela participação.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo15:38

    bLOG DO http://luizeduardobraga.blogspot.com/
    13.1.11Acordo feito é acordo cumprido

    O blogueiro alinhado à governadora Roseana Sarney, Marco D'eça, publicou hoje um estranho texto afirmando que seu blogue "acredita na capacidade técnica, pessoal e administrativa da secretária (de Educação), Olga Simão. E apóia sua permanência na pasta".

    Pois se a moda é blogue se posicionar sobre assuntos que não são da sua alçada, este aqui apóia que a governadora cumpra o acordo feito antes da eleição e mantenha a prerrogativa do PT de indicar o secretário de Educação do governo estadual.

    O que está nas mãos da governadora não é apenas a decisão entre manter ou não o acordo previamente firmado, mas um desafio à sua já tão testada capacidade de harmonização da classe política do estado, a começar pelo partido do seu vice-governador, Washington Luiz.

    Roseana tem todas as condições para fazer um grande governo, mas não cumprir este acordo poderia representar o fim da calmaria. Comprar este desgaste com o PT, seria criar atrito com o governo federal e com a base do partido nos movimentos sociais e sindicais. Logo aqueles que foram imprescindíveis para evitar o segundo turno contra Flávio Dino.

    Este blogue confia que todos os acordos serão cumpridos.

    ResponderExcluir