8 de janeiro de 2011

EDUCAÇÃO: OS ALICERCES DA SINECURA

A Secretaria de Educação é o símbolo de tudo que não presta em administração pública. Fraudes, desvios, falcatruas, nepotismo, tráfico de influência servem de aprendizado aos novos funcionários e comissionados do órgão.

A família Sarney indicou quase todos os Secretários que estiveram no comando da Educação nos últimos 50 anos. Portanto Sarney e seu bando são os responsáveis pelos índices de analfabetismo e evasão escolar, que o Maranhão ostenta como o segundo pior do Brasil.

Não é possível acreditar que tendo como Secretária a diarista Olga Simão, tudo vá se resolver do dia para a noite. O discurso difere da prática, bastando confrontar o dito com o feito, o anunciado com o resultado.

Peguemos como exemplo a alvissareira convocação de 459 professores, que por méritos próprios e através de concurso foram chamados para assumir o que lhe é de direito. A atitude é correta e com atraso, posto que é a própria Secretária quem anuncia a necessidade de mais professores.

Confrontando-se o número de professores chamados (459) e o valor aproximado dos custos mensais pagos para todos os docentes, com os 68 cargos comissionados só no Gabinete da Secretaria, verifica-se que enquanto o custo aproximado dos professores fica em no máximo Quinhentos Mil Reais, o valor pago aos Cargos Comissionados com a inclusão das diárias e repasses supera Hum Milhão de Reais.

Esta disparidade pode ser comprovada até por estimativa, para tanto o Blog mostra a estrutura viciada dos cargos em comissão, com nomenclatura excessiva e a repetição de funções desnecessárias. Para quem anuncia a diminuição dos níveis de hierarquia na administração como novidade é só olhar o museu da Educação.

Observem como as funções se repetem apenas para justificar os cargos:
1-Secretário Adjunto de Gestão Institucional;2- Supervisor do Fundo Estadual de Educação: 3-Secretário Adjunto de Ensino; 4-Supervisor de Gestão Escolar; 5- Supervisor de Projetos Especiais; 6- Supervisor de Gastos de Pessoal Docente; 7- Supervisor de Bibliotecas Escolares; 8- Superintendente de Educação Básica; 9- Superintendente de Gestão Educacional; 10- Supervisor de Avaliação Escolar; 11- Supervisor de Tecnologias Educacionais; 12- Superintendente de Modalidades e Diversidades Educacionais; 13- Supervisor de Educação Especial; 14- Supervisor de Educação Indígena; 15- Supervisor de Educação de Jovens e Adultos; 16- Supervisor de Educação no Campos; 17- Secretário Adjunto de Planejamento e Orçamento; 18- Superintendente de Planejamento; 19- Supervisor de Planejamento; 20- Supervisor de Acompanhamento e Controle; 21 Superintendente de Estatísticas; 22- Supervisor de Planejamento Educacional; 23- Superintendente de Orçamento; 24- Supervisor de Acompanhamento de Convênios Federais; 25- Secretário Adjunto de Suporte ao Sistema Educacional; 26- Superintendente de Engenharia; 27 Supervisor de Gestão de Rede Física; 28- Supervisor de Projeto e Orçamento; 29- Superintende de Suporte a Educação; 30- Supervisor de Alimentação Escolar; 31- Supervisor de Transporte Escolar; 32 Supervisor de Gestão do Patrimônio Escolar; 33- Supervisor de Manutenção e Equipamento Escolar.

Notem que multiplicam-se os cargos comissionados sem necessidades. É uma orgia com o dinheiro que serviria para os fins reais da Educação.

Voltamos mostrando os alicerces da sinecura, instalada na SEDUC.


9 comentários:

  1. Anônimo12:09

    Cesar criei uma comunidade no orkut para os seus leitores.
    Blog CesarBello http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=110179308

    Cesar Bello agora no Twitter e orkut.

    Participem!!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12:16

    Beleza Flawinha vc, vai dar mais dinamismo ao blog, possibilitando o uso de todas as ferramentas possívies para a divulgação do Blog. Foi muito bom passar a tarde, trocando idéias com uma pessoa que tem postura ideológica e que pensa tão bem. Sua simplicidade e devoção as boas causas são surpreendentes diante de uma juventude alienada. Um abraço e obrigado por tudo que vc está fazendo.

    ResponderExcluir
  3. Isso é uma vergonha meu caro amigo, pois a necessidade REAL da SEDUC são mais de 12 MIL professores que faltam, mas este restante é tapado com seletivos escusos onde esses vencedores recebem metade do que ganham os concursados, somando as vantagens não ultrapassa o mísero valor de R$ 660,30...É esta a fortuna que ganha um professor de Ensino Médio, contratado...
    Quanto ao desempenho do da educação em nosso Estado, dispenso todos os comentários...
    P.S
    Recomendo ao amigo que crie uma conta no FaceBook a onda que se agiganta no momento, um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Thiago Pinheiro13:45

    Olá Cesar. Lembrando que esses professores que foram chamados não são nem 10% do número de excedentes e que o Estado não chama em vez de contratar. Essa nomeação só foi assinada agora desde junho do ano passado que esses professores foram convocados. A omissão do MP maranhense é latente, frente a contratação de professores. Em vez de fazer seletivo deveriam ter chamado os excedentes.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo14:05

    Tiago é um prazer ter seus comentários entre os do Blog. Agora a pergunta que fica no se tem necessidade qual a razão de não chamar todos os que estão dentro do prazo para o preenchimento das vagas? Um abraço e participe.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo15:10

    É porque estão gastando dinheiro dos professores com outras coisas, ou não?

    ResponderExcluir
  7. Anônimo19:49

    Anônimo, pode ter certeza que se gastassem os recursos da educação de forma correta os índices no Maranhão seriam outros. Um abraço e participe.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo23:19

    oi minha mãe é professora e criou um blog recentemente passe lá e de sua opinião: http://www.profselione.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Anônimo04:16

    Anônimo vou dar uma olhada e se ela permitir faço o link. Um abraço e participe.

    ResponderExcluir