19 de dezembro de 2010

NO MARANHÃO ATÉ OS VESTIDOS SE REPETEM

Não gosto de citar o padre Vieira tão ao gosto de Sarney, ele até disso se apropriou. No entanto a melhor pergunta para o destino do Maranhão, fica por conta do pároco: "Mais o que se há de fazer em uma terra, que o sal não salga e a terra não se deixa salgar?

Nesta terra tudo se repete, até os vestidos das noites engalonadas nas festas de PH.

Roseana Sarney e Teresa Murad repetem vestidos, como reprodução do discurso institucional.

Raimundo Cutrim(TRE), Edmar Cutrim(TCE), Ricardo Murad(Assembléia), Jose Arteiro (Federação do Comércio), Haroldo Cavalcante Junior (Associação Comercial) Edson Baldes (Federação das Indústrias) Socorro Noronha (CDL), Alberto Fereirra (FMD) João Albeto Mota (SINDISCOM) Pererinha (Câmara de Vereadores)Augusto Tampinha (Flor do Samba) Bulcão (Turma do Quinto), Os Arôso em Paço do Lumiar.......... quem tiver roupa velha e repetida manda para o nosso "Brechó".

Isso tudo cheira a naftalina.




MAIS UM PARAIBANO NAS NOSSAS VIDAS

Como se já não bastasse Cafeteira na sua triste carreira, agora querem promover a "vereador" de São Luís o paraibano Rômulo Barbosa.

O jornalista com base em outras realidades(Paraíba e Pernambuco), teve a triste idéia de diminuir o espaço físico, para o fluxo de veículos nas pistas da Litorânea. Fez loby na mídia e conseguiu.

A iniciativa não se justifica em razão de área excedente na própria praia, em decorrência do movimentos das marés. A baixa-mar patrocina pela natureza, espaço físico suficiente excedente ao lazer.

Rômulo Barbosa não está movido de boa intenção. O que lhe motiva são os interesses dos clientes de comerciais da Mirante, entre estes Academias e promotores de eventos, com quais os Sarney faturam como parceiros na área de lazer.

Afora os interesses comerciais, tenho a impressão do pior. Rômulo Babão estaria preparando-se para candidatar-se a Vereador por São Luís.

O idealizador do projeto é José Sarney, que tem na Paraíba e Pernambuco laços familiares pelo lado materno. Da Paraíba também são egressos, Vitorino Brito de Freire e Epitácio Cafeteira.

Sarney não esconde de ninguém, querer toda as nossas representações políticas oriunda de outros Estados. Luciano Moreira, Chiquinho Escórcio e o acreano Mauro Fecury são bons exemplos. Marly Sarney definiu o sentimento do marido, como a síndrome de "José Reinaldo".

Não nutro sentimento de xenofobia em razão de raça, cor, sexo ou opção, mas tenho ojeriza aqueles que mesmo nascido no Maranhão, espoliam e encabrestam nosso povo, com o auxílio daqueles vindos de encomenda.

Rômulo Barbosa tem esse rótulo, Sarney trouxe-o da Paraíba. Agora o amadurece para repetir os feitos dos Vitorinos e Cafeteiras.

Jamais esquecerei o constrangimento que Marly Sarney impôs a Rômulo Barbosa, pelo simples fato de em eleição anterior, deixar que a Mirante fizesse alusão ao adversário fora do horário gratuito. Foi humilhante, lembras Rômulo.

É regra na domesticação dos Sarneys, tolerância zero a qualquer sentimento, que lembre caráter, personalidade e opinião própria.

Outro a sentir na pele o chicote dos Sarney foi Décio Sá, quando da primeira escala do representante da da Petrobrás ao Maranhão. O blogueiro em raros momentos de independência, questionou quanto a real possibilidade da implantação do projeto, sendo reprimido e censurado por Roseana Sarner na frente de todos os presentes.

Para os Sarney só servem os que "Descem" e os "Babões".

JACKSON LAGO, FAZ A DIFERENÇA NO MAR DE AMBIÇÕES

Poucos na história contemporânea do Maranhão, tem a altivez de espírito do Dr.Jackson Lago. Desde as escolhas dos históricos companheiros ele foi seletivo, cito como exemplo Neiva Moreira, testemunha da libertação e de anseios.

Tomei conhecimento logo pela manhã através da Coluna do Claudio Humberto, do seu estado de saúde, agravado por uma pneumonia. Espero em corrente de orações com milhares de maranhenses a sua recuperação.

Deus no infinito da sua bondade sabe o quanto ainda precisamos dele como guia-maior.

Aprendi a respeitá-lo pela sua grandeza moral e exemplo de atitudes.

Mesmo diante da tentativa de execrá-lo, teve serenidade de esperar que a justiça ainda que tardia, mantivesse-o na galeria dos limpos.

Interrompo neste Blog o tom da ironia, em respeito aquele, que mostrou a forma correta da resistência, me colocando em vigília espiritual pelo seu restabelecimento.

Jackson Lago faz a diferença no Mar de ambições, em que se confundem os políticos do Maranhão.

MASTIGOU O CHICLETE E EMPURROU A BANANA

Rapaz leitor blogueiro é terrive (esqueçam o"l" de Lourival) percebe tudo, vejam o que Jorge Pereira aprontou para cima de Jonh Cutrim, quando o blogueiro protestava contra os buracos feitos na avenida pela turma do Maria Folia, dando uma "puxada" no chefe "Jonh Embomeichon".

Comenta Pereira: "Caro Jonh,

Faça um serviço de utilidade pública e investigue a causa do ainda não pagamento do 13° da prefeitura de São Luís. Será que esta acontecendo algum problema? Somente voce que tem acesso na Prefeitura para saber a informação"

Jonh Cutrim em dias anteriores havia postado excelente matéria, relacionando o pagamento do 13° do Estado à exclusividade dos empréstimos em consignação ao Banco do Brasil.

"O risco que corre o pau, corre o machado", Machadinho e Macêdo também.

ROSEANA CHICLETEIRA 100%

18 de dezembro de 2010

GARIMPANDO OS COMENTÁRIOS

Valorizo sempre a participação em qualquer meio de comunicação. Minha escola será eternamente a de ouvinte e leitor. A partir destas experiências, fique atraido pelos meios de comunicação. Percebi que pela opinião se poderia interferir no processo social e auxiliar a justiça.

Sentei nos bancos do Curso de Comunicação da UFMA nos idos de1984, após a conclusão no Curso de Direito. A profissão adiou a vocação, não desistindo consegui formação em Radialismo, em razão do curso em menor período.

A minha postura incomoda muitos, levando-os a incorreta informação da falta de habilitação na área. Exemplo disto foi a discriminação feita pelo Secretário de Comunicação do Governo de Roseana Sarney, Sérgio Macêdo, provando como será o melhor governo da citada.

Certo é que estou sempre atento as participações, procurando democratizá-las mesmo que oriundas de outros Blogs.

Vejam o que apronta um comentarista sob o pseudônimo "revoltado", no Blog do Desce, quando Blogô a soldo babava o suposto malversador Fufuca Dantas, diante da decisão ainda monocrática de considerá-lo Ficha Limpa.

"Revoltado" percebe que a matéria tem preço, interpondo uma denúncia de assassinato na Vila Sarney, onde um desconhecido proprietário do veículo Astra de cor Prata e placa NND6013, comete o homicídio pelo simples fato de um ciclista encostar no seu carro. O comentarista levanta a suspeita do autor do delito ser militar ante a proteção recebida.

O comentarista questiona:Será que o dono deste carro é um policial militar?

São nessas intervenções que não permitem censura, que esta a riqueza dos Blogs. Pena que poucos tenham a coragem de transforma-las em matérias, preferindo o soldo dos poderosos de plantão.

MARIA ARAGÃO ESPAÇO LIVRE, GRATUITO E DEMOCRÁTICO

A praça Maria Aragão é do povo, como aquela que empresta o nome gostaria. Bom seria se todos governantes durante a passagem pelo poder, agissem na forma despretensiosa quanto ao lazer e cultura.

A Prefeitura de São Luís muito tem à fazer, inclusive resistir ao assédio do grupo dominante. Agora sob o aspecto de patrocinar o enriquecimento de grupos através da cultura e do lazer, nada se pode falar de João Castelo.

Nada se opõe a forma comercial, a não ser o monopólio de grupos ligados aos governantes.

A democracia na cultura e lazer devem ser preservados, para que haja a livre manifestação e conseqüente processo. As intromissões permanentes tem levado ao cerceamento, tendo como consequência a dependência, que impede as críticas tão ao gosto do irreverente povo do Maranhão.

Muito comum nos carnavais e no São João do Maranhão, sambas e toadas com letras cujas rimas se intercalam, com refrões Ana Ana//Viva Roseana, Jansen Jansen//Rogo que cansem, Lei Lei//Sarney é minha lei, Cheira cheira//Ela é nossa Guerreira, Mente Mente//Sarney o eterno Presidente.

A observação pode não fazer sentido, mas em São José de Ribamar nas missas do Padre Braulio, diante da presença da Sarney, por pouco o pároco ao invés de exclamar "Hosana nas alturas" teria dito "Roseana nas alturas"

Maranhão, minha terra, meu Afeganistão.

CORRUPÇÃO 100%: DO SABER AO LAZER

Posse de Tiririca, discurso do desembargador Raimundo Cutrim e agora show-renda do "Chiclete com Banana" como apoteose da alegria.

O evento acontece em frente ao Tribunal Regional Eleitoral, de alguns gabinetes é possível assistir o show sem incômodos.

Enquanto o vocalista Bel canta o famoso refrão "a fila andou//agora chora, muitos devem estar chorando de fome.

Este é o "melhor da vida de alguns e algumas", mas o pior para muitos.

O grupo que promove o evento segundo investigações, teria relações "incestuosas" com a família Sarney.

Como se pode ver do saber ao lazer , a tolerância a corrupção é de 100%.

BOLSA-EDUCAÇÃO: BLOGUEIROS, FILHOS, ESPOSAS, SOBRINHOS......

Na Secretaria de Educação do Estado do Maranhão a "revolução" já começou, posto que desde o ex-Secretário à atual foi criada uma bolsa-educação, cujo valor vai até R$5.000 ( Cinco Mil Reais ).

A forma de pagamento acontece segundo os comentários através de CPF. Todos estariam lotados no Gabine principal da Secretaria.

Blogueiros, filhos, esposas, sobrinhos são os "carentes" na lista. Se tiver acesso, prometo em nome do sigilo mandar para Zé Raimundo da TV Difusora.

"A sorte é sua, a hora é essa". Fiquem atentos.

O nível de tolerância à corrupção do Governo de Roseana Sarney é de 100%.

NATAL: DOMINAÇÃO E CORRUPÇÃO

No Maranhão o Natal tem as marcas da dominação e corrupção.Tem sido assim ao longo dos tempos. De Vitorino Brito de Freire à José de Ribamar Ferreira de Araújo Costa, conhecido pela alcunha de José Sarney, a cada dia pioram as condições de vida dos maranhenses.

Como sicários patrocinaram pela dominação a corrupção. Bandos se formam sempre chefiados pelos mais hábeis. Com o passar dos tempos por puro eufemismo, mudaram a nomenclatura atribuída aos criminosos para Organização Criminosa(ORCRIM).

O objetivo desde o velho Oeste é saquear. Agora não se usam mais armas de grosso calibre, nem os facínoras tem a grotesca aparência. Bem vestidos(as) com linguajar polido, não cospem a beira do balcão, agem na Educação.

Tirando a possibilidade de instrução, daqueles que pela falta desta serão considerados marginais, o crime torna-se perfeito. Crimes perfeitos não deixam suspeitos.

Não é o caso da Secretaria de Educação do Maranhão.

O maior presente para o Maranhão neste Natal, seria o indiciamento ou prisão, daqueles que porventura fique comprovado, participação nos supostos crimes praticados na SEDUC.

Vou colocar as meias na janela.

Pobre de esperança e rico na persistência, talvez me presenteiem com um par de algemas.


17 de dezembro de 2010

O TEMPO PASSA, O TEMPO VÔA, ELES SEMPRE NUMA BOA

Hoje senti saudades do radialismo independente praticado na Capital. Foi um momento muito importante, para novas posturas no rádio-jornalismo. Pratiquei os ensinamentos de uma imprensa livre e opinativa.

Fui retirado do ar pelas manobras sarno-tucanas. Juntos e nas alcovas do poder buscavam uma justificativa. Não tinham nenhuma que pudesse comprometer meu desempenho. Sem explicações o programa "Questão de Ordem" foi suspenso.

Até hoje não me pagaram 10 meses de salários, mas em contrapartida ao passar na frente da Rádio Capital, observei um portentoso prédio do HSBC, antigo Banco Bamerindus, cuja propaganda dizia: "O tempo passa, o tempo vôa, e a poupança Bamerindus continua numa Boa".

Sobre as famílias Sarney e Rocha penso o seguinte: "O tempo passa, o tempo vôa e eles sempre numa boa".

Para alguns o Maranhão é um Banco.



MUDANÇAS EM RIBAMAR OU DE RIBAMAR?

Blogs de aluguel anunciam mudanças em São José de Ribamar, mas parece que a reforma melhor seria definida como as de José de Ribamar Ferreira de Araújo Costa, conhecido pela alcunha de Sarney.

A reforma na Administração de São José de Ribamar é um espelho do que acontece no Maranhão inteiro. Mudam os nomes,continuando os clãs no exercício do poder.

A inovação espetacular acontece com a saída de Raimundo Rocha Leal Junior, filho do saudoso Deputado Estadual Raimundo Rocha Leal, entrando na pasta de Secretário de Governo Fredson Cutrim, ligado por laços de parentesco ao Desembargador José Fróes Sobrinho, que por sua vez é sobrinho do Desembargado Raimundo Freire Cutrim.

Falando em Raimundo Freire Cutrim, ele poderia ter ficado calado na solenidade de posse dos eleitos, posto que seu discurso é preciosíssimo na exaltação as proibições de caráter eleitoral. Lamentável.

Não podemos esquecer que o futuro Prefeito é filho de Edmar Cutrim, presidente do Tribunal de Contas do Estado,sobrinho de Raimundo Freire Cutrim Presidente do TRE.

Para mostrar mais inovações, "convocou" para a Secretaria de Planejamento Rodrigo Valente,que é sogro de João Abreu,que é sócio de Jorge Murad, que é casado com Roseana Sarney.

Pensaram que tinham terminado as relações incestuosas do Poder? Calma o futuro Secretário de Planejamento de Ribamar é sobrinho de Luís Fernando Silva, atual Prefeito e candidato ao Governo do Estado.

Queria deixar uma sugestão para Gil Cutrim. Gil que tal colocares na Procuradoria Geral de Ribamar Abrãao Lincon Sauaia?

EDUCAÇÃO: COMEÇOU A FEDER MAIS FORTE

Jamais imaginei qualquer dos envolvidos nos comentários sobre desvios na educação, confessando a autoria das denúncias, mesmo porque é direito constitucional não produzir provas contra si mesmo.

Para o silêncio e as negativas de autoria, aumentam as respostas em comentários, que agora atingem o paiol dos empresários, que "operam" na Secretaria de Educação. (Leiam os comentários de "Primeiras Impressões na Educação")

Eric Marinho nega qualquer envolvimento em montagem e remontagem de processos, tráfico de influência, diz ainda que todos os bens em comentários, são anteriores ao seu ingresso na SEDUC, adquiridos no ano de 2008, por financiamento.

Pedi cópias dos contratos, ele negou, dizendo serem os documentos de ordem pessoal. Diz que tudo o que tem está declarado junto a Receita Federal. Declarado devem até estar, agora o que queria com os contratos de financiamentos, era me certificar da forma de aquisição.

Após o relato de Eric Marinho disse-lhe que o ano de 2008, teria sido muito pródigo a lhe propiciar a aquisição de tantos bens a uma só vez. Eric Marinho respondeu que era sócio de Marcos Lôbo ex-Procurador Geral do Estado do Maranhão no governo Rosean Sarney, que inopinadamente pediu demissão do cargo e de Daniel Macêdo, filho de Sérgio Macêdo, Secretário de Comunicação de Roseana Sarney, com escritórios em São Luís, Imperatriz e Brasília. Como se observa a grade sempre envolve pessoas do relacionamento de Roseana Sarney. Será que nasce daí o sentimento de impunidade?

Apesar de assumir o cargo em 17 de abril de 2009, diz Eric Marinho que continua a receber "pro-labore" pelo escritório, freqüentando todas as manhãs. Neste momento lhe perguntei qual a razão de deixar um escritório estruturado, para receber três mil reais na SEDUC. Eric Marinho em voz baixa como que segreda algo muito íntimo, revela que estando ali poderia projetar-se politicamente, quer ser candidato a prefeito no Município de Chapadinha.

Ele provou do doce, agora não quer mais largar. Com quem será que ele aprendeu?

Das declarações se extrai muitas contradições, que juntando-se ao exame aprofundados dos processos, em especial aos remetidos a Procuradoria Geral do Estado, devem revelar detalhes mais aprofundados para elaboração de uma possível denúncia.

O caso com certeza é de Polícia. Vamos agora para o paiol das empresa, que participam das licitações. A fedentina poderá aumentar.

Que Deus me proteja.

No assunto, encontrei nos corredores da SEDUC Jorge Rayol, que fazia o Jornal A TARDE com o blogueiro Luís Cardoso. Foi só coincidências.



16 de dezembro de 2010

SUPERINTENDÊNCIA DE ENGENHARIA DA SEDUC

Cristiano Arruda Superintendente de Engenharia da SEDUC não é funcionário do quadro da Secretaria nem engenheiro, mas está no órgão desde a gestão do atual Deputado Estadual Cesar Pires, tendo se afastado nos três meses da gestão de Anselmo Raposo, para tratar de assuntos pessoais.

De início fica constatado que o continua o apadrinhamento. Cristiano Arruda e outros atravessam três administrações no órgão (Cesar Pires, Anselmo Raposo e Olga Simão) todos ligados a Roseana Sarney. Esse que é o modelo de tolerância zero?

O atual Superintendente de Engenharia acumula a função na fiscalização do órgão, por carência no quadro da Secretaria. O acúmulo leva a uma situação inusitada, posto que terminaria fiscalizando a si mesmo. O curioso é o afastamento na gestão de Anselmo Raposo e o retorno acumulando a Superintendência na gestão de Olga Simão.

A SEDUC não tem quadro de Engenheiros que conheçam os problemas das escolas, locais onde a necessidade de construção é urgente, escolas onde há riscos de desabamentos?

O que motiva estar a frente da Superintendência de Engenharia pessoa não habilitada, passando de administração em administração?

Cristiano Arruda nega qualquer parentesco com Carmem Arôso, desconhecendo existir no órgão funcionária com nome de Carol Arôso ou Alexandre.

No início ele disse não ter conhecimento das postagens e da denúncias feitas contra o mesmo. Tentei o acesso no computador não conseguindo, percebi que Cristiano não estava disposto a responder sobre as denúncias. Acordamos que ele tomaria conhecimento do assunto para responder na segunda-feira.

Fiz algumas perguntas de ordem administrativa, as respostas demonstram no mínimo incapacidade para o exercício da função.

Entre estas uma creio de preocupação geral, que refere-se as escolas cujas reformas são prioritárias, posto que na iminência de desabamento. Cristiano Arruda sempre desculpando-se do pouco tempo no cargo, a princípio não soube responder. Depois disse existir, mas ao ser solicitada a exposição negou-se a faze-la.

Agora falar em pouco tempo no cargo ou desconhecimento, estando no setor desde a administração de Cesar Pires é ser traido pelo inconsciente ou uma grande contradição?

Por fim perguntei-lhe quais os critérios, para o atendimento das demandas de reforma e construções de escolas, mais uma vez ele não respondeu. Insisti em uma última pergunta quanto a execução e medição de obras, outra sem resposta. Cristiano recebeu uma ligação e disse que teria que interromper a conversa, tendo que se deslocar até a Superintendência. Agora qual se estávamos dentro da que ele exerce?

Cristiano Arruda tem o direito constitucional de ficar calado até em juízo, imagine querer exercer o direito de resposta que estamos lhe ocasionando.

O caso acredito é realmente de polícia. Agora qual?


PRIMEIRAS IMPRESSÕES NA EDUCAÇÃO

Deixei agora a pouco o prédio da Secretaria de Educação. Percebi que escalaram dentro da hierarquia, os peixes menores para o primeiro contato. Tubarões, cachalotes, meros e baleias aguardaram escondidos o meu comportamento.

Não ocorreu tergiversação no meu posicionamente em relação aos fatos, nem agressão a direitos da minha parte. Ouvi nesta tarde os Sr. Cristiano Arruda e Erick Marinho.

Desde o início que acreditei que essas denúncias não eram ficção. Existem detalhes, vínculos e liames que pelas conversas iniciais se evidenciaram. Algumas declarações que me foram prestadas, não podem ser desmentidas até pelos vínculos profissionais. Outras são fruto daquela descarga oriundas do inconsciente, que não deixam dúvidas de quanta irresponsabilidade foi e é cometida na Educação do nosso Estado.

Parece se ter uma idéia inicial o Sr. Cristiano Arruda, nomeado para Superintendência de Engenharia na SEDUC não é Engenheiro. Ele se diz arquiteto sem comprovar a habilitação.Talvez baseado no exemplo da Secretária Adjunta Carmem Arôso, que é pedagoga, respondendo como Secretária Adjunta de Reforma e Construção de Escolas ou ainda da própria Secretária que não tem formação alguma na área de Educação e responde pela pasta.

A Secretaria esta acéfala e sem comando, formaram-se ilhas de poder dentro do órgão, onde cada Secretário Adjunto faz o que quer. No gabinete da Secretaria fui informado que ela só começa a atender em janeiro de 2011.

Governadora quando a senhora me disse para procurara a Olga Simão, que ela estaria no órgão até acreditei, mas vejo que ao ser Chefe de Gabinete, Secretaria Particular e Secretaria de Educação a Simão pula em tantos galhos, que termina virando "quebra galho".

Se Olguinha fica na Educação até depois do Carnaval a Educação do Maranhão vira cinzas.

Como sou cartesiano vou por partes, começando por Cristiano Arruda e depois Eric Marinho.

Vou dividir em dois Blocos para ficar didático e pedagógico. Tem declaração que é de fazer frade de pedra se assustar, pela naturalidade como foram prestadas.

Aguardem vou comer alguma coisa e volto à postar.

NO SERENO DA FILA DO 13°

Estive hoje pela manhã no Banco do Brasil acompanhando minha mãe que receberia seus proventos. Fique surpreso ao observar no sereno da fila do 13° pagos pelo Estado, vários presidentes de partidos pequenos, blogueiros e jornalistas com diploma.Todos eram só sorrisos.

Entre os apaniguados do "melhor governo da vida" estava um jornalista diplomado que pertence ao matutino do Beco da Pacotilha ( O Imparcial ). Observando dos "Bastidores" deu para perceber o "balde" que ele colocou perto do caixa. Desatento deixou cair o recibo do dia, ajuntei e para meu espanto o "Raimundo" só de 13° embolsou R$ 12 Mil Reais.

Ao levantar a vista percebi que o "diplomado" voltava, larguei o recibo no chão, tendo o mesmo recolhido ao bolso. Na saída da soleníssima figura, pude ver que até a maneira de andar do jornalista, tem na cintura um maneio para lá de "reboculoso".

Dizem nos "Bastidores" que o tal "Raimundo" é da Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça, chefiada por Helena Barbosa que vem ser esposa de Rômulo Barbosa da Mirante.

Como o diplomado é editor-chefe na Pacotilha, fique a me perguntar qual o horário de expediente do gajo ou da gazela?

"Isso são coisas de Laurinha".

O Maranhão só vai ser o "melhor" para os mesmos..


UM ESTRANHO NO NINHO

Hoje visitarei os esgotos da Secretaria de Educação. Faço o anúncio tendo em vista o processo de "detonação" em curso contra o Projeto de Cidadania nos Blogs.

"Balaios" e "Barricas" e até gente que gosta de chupar uma "canjica", não estão satisfestos com a forma simples, democrática e transparente de fazer Blogs. O fato de não estar vinculado a soldo ou orientação partidária é inovador e ameaçador, para os habitantes da "cubata" e "senzala" na imprensa maranhense.

O material disponibilizado ao Blog e ao público é nitroglicerina pura. O processo e procedimentos jamais foram visto no Maranhão. Os resultados são imprescindíveis para a credibilidade do Projeto Cidadania nos Blogs, resultando em punições ou não, já é um avanço na prática na imprensa do Maranhão.

A apuração é de interesse de todos, portanto acompanhem de forma atenta e façam a retroalimentação dos conteúdos por comentários.

Um abraço, obrigado pela crença no Projeto, que visa acima de tudo acabar com o comércio ultrajante na mídia e acima de tudo reavivar os princípios da moralidade pública.

15 de dezembro de 2010

GARIMPANDO OS COMENTÁRIOS

Existem comentários nos Blogs que são verdadeiras pérolas de sabedoria. Começarei a destaca-los para reflexão, mesmo que feitos em sabidos Blogs de Aluguel.

Francisco Teixeira é um destes comentaristas com frases curtas, mas de poder devastador.

Vejam o que ele aprontou no Blog do Desce.

Blogô publicou postagem açucarada e lamoriosa, sobre a despedida de Joaquim Haickel do Parlamento. A matéria recheada de passagens que atestam nepotismo, fisiologismos, clietelismo e patrimonialismo como posturas à serem seguidas. Graças a Deus Joaquim promete não mais candidatar-se.

Teixeira comenta: "Ele deve estar se perguntando o que fiz em prol do povo maranhense? Além de cheirar o fundilho de uma oligarquia, o que fiz? Será que valeu a pena?"

Blog é isso, não dá para esconder a verdade. A interação vai desconstruindo os alicerces do engôdo.

Essa é a razão dos "picaretas de diplomas", odiarem os blogueiros.

CONSTITUIÇÃO DO MARANHÃO

Artigo 1° Todo poder emana de Sarney e em nome dos seus três filhos será exercido;

Artigo 2° Esta lei entra em vigor na data da sua publicação;

Artigo 3° Revogam-se todas as disposições em contrário.

Palácio de Todos os Poderes em 1° de janeiro de 2010.

Leia-se e publique-se no Diário Oficial da Oligarquia.

O XADREZ DA POLÍTICA NO MARANHÃO

A reeleição de Edmar Cutrim no TCE, pode parecer apenas mais uma repetição na malha institucional. É bem mais do que isso, posto que o reeleito é pai de Gil Cutrim, que assume no lugar de Luís Fernando Silva em São José de Ribamar.

Luís Fernando Silva é desde já o candidato do grupo Sarney para as eleições de 2014. Sua gestação na proveta começou na coordenação geral das eleições de 2010, continuando agora no comando da da Casa Civil, cuja estrutura pela modificação engloba as questões de natureza política.

Edmar Cutrim na Presidência Tribunal de Contas do Estado, amplia a penetração de Luís Fernando Silva nas complicadas questões municipais.

No tabuleiro político do Maranhão, as peças se movem quase que despercebidas. É que tem poucos que mexem bem com as peças negras.

No comando da "Branca" o xeque-mate é estruturado lentamente. As torres começam a ser ocupadas. Os bispos andam em diagonal para proteção do escolhido. Os cavalos impedem a aproximação dos adversários, sempre dispostos ao sacrifício. A rainha ficará sempre ao lado do seu "eleito".

Alerto para os jogadores das peças negras, que o próximo movimento vai na direção do TRE.

Assim fica configurado na Assembléia Legislativa Ricardo por quatro anos. No tribunal de Contas Edmar Cutrim por mais dois anos, tendo a função de abrir espaço para Cesar de França Ferreira, atual corregedor e primo de Roseana Sarney. No Tribunal de Justiça poderá se encaminhar a eleição de Nelma Sarney . De formar que em 2012 com possibilidade de reeleição estes órgãos podem estar constituídos da seguinte forma:

Assembléia Legislativa: Ricardo Murad;

Tribunal de Contas : Cesar de França Ferreira;

Tribunal de Justiça: Nelma Sarney.

Lembro que os poderes são independentes e harmônicos entre si.




O MAPA DA MINA DA CORRUPÇÃO

Foi traçado um caminho para o início das nossas investigações na SEDUC, que seguiremos sem prejuízo de aprimorar as investigações. Como este trabalho esta sendo monitorado por um grande público, apresentaremos o plano de trabalho com relatórios dos resultados, possibilitando assim pela interação que aja alimentação de dados relativos as denúncias.

Ontem Roseana Sarney não fez nenhuma oposição ao trabalho, de forma que quando necessário poderemos solicitar a intervenção tanto a Segurança do Estado, da Polícia Federal e do Ministério Público.

Todas as denúncias serão encaminhadas aos três órgãos, por ser competência deles todo o procedimento que envolve desde as investigações até o oferecimento da denúncia.

Assim recebemos como sugestão o rastreamento dos processos elaborados, montados e remontados por Eric Marinho no jurídico da SEDUC. Eric recebe R$ 2Mil reais por mês mês, mas segundo as informações possui mansão no Olho D'Agua, 2 SW4 e um Audi, bens que se tornam incompatíveis com o salário que recebe.

Ainda dentro de sinais exteriores de riqueza encontram-se de pequenos funcionários como a Srta. ILKa, responsável sobre informações de andamento de processos, que já montou uma sorveteria até o Sr. Dilton que restruturou em alto padrão uma revenderoa da SKY na Cohama.

O processo de enriquecimento envolve também grandes personagens como o ex-Secretário Anselmo Raposo que adquiriu uma mansão de um amigo de marconaria no Bairro Eldorado.

As irmãs Cajazeiras da Educação Carmem Arôso, GraçaTajra e Zélia Mendonça, são auxiliadas na montagem de diárias fantasmas por Sâmia, Zefinha Bentivi e Glenda de Lurdes.

Ficando assim o mapa da mina:

1° Construtora Delta- Todos os processo desta empresa são fracionados para possibilitar a dispensa de licitação. Fatura mais não entrega os serviços, principalmente em Chapadinha local de interesse de Eric Marinho. Dizem que foi a Delta quem construiu a mansão de Eric no bairro do Olho D'agua e o presenteou com as SW4 e um Audio. Os carros ficam estacionados na garagem da mansão.

2° Pacif- Empresa de Segurança que fatura no esquema colocando na folha um número duplicado de funcionários, pagando no real apenas a metade. O que sobra é rateado.

3° MASV- Empresa de Segurança que faz esquema contratando mão de obra inexistente, por conta desta empresa existem dois guardas nas casas de Eric, Dilton e Ansemo Raposo.

4° DESK- Fornecedora de Carteira Estudantil do Rio de Janeiro, que teria dado uma bolada para continuar no esquema.

5° Fundação Sousândrade- Cobre sem participar do esquema as despesas de Carmem Arôso com uma descrição e ela distribui em outras. Na função é auxiliada pela sobrinhos, Cristiano Arruda, Alexandre e Carol Arôso. Diárias fictícias e notas frias fariam parte desta panacéia para pagamento.

6° Real Promoções- Bufet que emite nota de evento para cobrir as despesas de alimentação no esquema.

7° IMECAP- Instituto de Informática que patrocinou a queda de Anselmo Raposo. Trata-se de uma ONG que recebeu R$ 9 Milhões da SEDUC, sem lastro patrimonial para executar serviços sem nunca ter realizado. Neste possuem influência Graça Tajra, Eric Marinho, Zélia Mendonça , Zefinha e Glenda de Lurdes.

Pelas denúncias percebe-se que estas empresas e os supostos procedimentos irregulares, são apenas a ponta de um iceberg.

O que não deve acontecer nas outras repartições? Será que o Maranhão tem jeito?

É muito dinheiro saindo pelos dutos da corrupção, desaguando nos esgotos de patrimônios que não se explicam, nem resitem a menor das investigações.

Não é só na Educação não, a farra está generalizada.

Se a Receita Federal gritar pega ladrão.......


O MAPA DO ENRIQUECIMENTO NA EDUCAÇÃO

Dando seqüencia ao Projeto Cidadania nos Blogs, trago informação de um dos nossos repórteres sobre o mapa de enriquecimento na Secretaria de Educação. São empresas que participam do processo de corrupção. São funcionários de segundo escalão com padrão de vida acima dos salários recebidos.

Valores superfaturados, ausência de prestação dos serviços e da execução de obras. Carrões e Milhões produzindo orgia com o dinheiro público.

Veja a seguir o pequeno mapa da mina na Educação:

14 de dezembro de 2010

SOBRE OS PROFESSORES CONCURSADOS QUE ATÉ AGORA NÃO FORAM CHAMADOS

Não acompanhei toda entrevista da Governadora, pois além de atrasado fui recepcionado com "chá de espera" até ser autorizado a adentrar o Gabinete Real.

Levava comigo a interrogação relativa aos professores, que embora aprovados em concurso não foram chamados. A insatisfação foi colocada no Blog pelo Thiago Silva, razão pela qual procurei Luís Fernando Silva, sendo informado pelo mesmo que estes seriam chamados dependendo apenas da necessidade.

A conversa foi rápida sem conclusão, a respeito dos critérios da possível convocação. De forma que para não gerar falsa expectativa, peço aos que se encontrem nesta situação, postem comentários para que tendo melhor esclarecimento, possa cobrar uma definição do caso.


NOTA DE SOLIDARIEDADE

O Prefeito de Urbano Santos o enroladíssimo Abnadab Léda, esta ameaçando o responsável pelo Blog Urbano Santos On-line. As ameaças começaram depois que Iran Avelar publicou postagens, com as declarações do Prefeito contrariado com as eleições na Câmara Municipal.

O Prefeito Abdab Léda que já saiu no tapa até com evangélicos,disse ao telefone que o blogueiro estava "exagerando na dose", para depois decretar que tomará as medidas legais cabíveis.

Os blogs tem prestado um serviço de valor inestimável ao processo democrático. Isso incomoda aqueles que se acham os donos do povo. Portanto é muito importante que a solidariedade se reproduza em cadeia, para que desta forma entendam que a informação livre e responsável não pode ser tolhida.

ROSEANA E OS SÚDITOS

Estive na tarde de terça-feira na coletiva de Roseana Sarney. Como sempre um amontoado de perguntas esperadas. Quando tive oportunidade de perguntar, fiz sobre a luz da Constituição do Estado do Maranhão. Tratei sobre a elaboração de Plano de Políticas Criminais, não fui compreendido pela massa ignara, que entendia ser a proposta para estímulo ao crime. Perdoei-os pois eles não sabiam que "isso" existia.

Lembrei dos ensinamentos de Criminologia de Álvaro Mayrink da Costa sobre a Expressão Política e Estratégias de Política Criminal, mas o que adiantava todos estavam impressionados em ouvir falar do Helicóptero EC-145 o "Elefante Negro".

Ao final Roseana me reconheceu e até me sapecou um beijo no rosto, para o delírio dos fotógrafos que não perderam a oportunidade para registrar o momento.

O lado positivo viria depois mesmo que "não nos deixássemos a sós", relatei as denuncias por via do Blog na Educação, qual não foi a minha surpresa, quando ela pediu que procurasse a Olga na Educação.

Farei isto na busca das provas para denunciar os culpados. Sei como operador do direito da fragilidade de denúncias baseadas apenas em matérias jornalísticas. Portanto dentro desta proposta do "Blog Cidadão" vou até a Secretaria de Educação fazer o trabalho de investigação.

Acredito no trabalho sério, agora sou daqueles que querem resultados.

Falar, falar e não apresentar conteúdos e resultados, tem o mesmo significado de ficar parado.





NINGUÉM VAI AO PAI SENÃO PELA FILHA

Na bíblia dos poderosos muitos preceitos são invertidos. Lula por exemplo na votação que acabou a CPMF em 2007, teve o apóio de Sarney contra a extinção, através da filha a então Senadora Roseana Sarney .

Votaram em 2007 pela continuidade da CPMF filha e pai. Ambos derrotados serviram aos interesses de Lula e contra o povo brasileiro.

Agora José Sarney quer pagar a fatura da conquista de dois ministérios, ressuscitando a volta do imposto sobre operações bancárias. Roseana se faz de morta, diante da precipitação do pai em fim de carreira.


ROSEANA SARNEY E CATARINA II

Agora a tarde como Catarina II na antiga Russia de 1775, ela faz anúncio da divisão do estado em 22 regiões. A antiga Russia com toda a sua extensão foi dividida em 5o regiões. O Maranhão que não tem como estabelecer paralelo, mas por preguiça e mentalidade anacrônica de Roseana Sarney, repete o processo monárquico de administrar três séculos depois.

Enquanto isso escolas desabam com as chuvas, bem próximo a ilha de Curupu.


SERÁ QUE TEM GERÊNCIA DE CORRUPÇÃO?

Com tanto Secretário enrolado na Justiça, Roseana deve criar uma Gerência para Corruptos e seus Adjuntos, senão a onda de suicídio vai fazer lembrar a Alemanha de Goethe após o romance "Werther".

Estou esperando para ver se tem pelo menos um nome que vem de PALÁCIO.

Tolerância zero. Então Tá deu.


13 de dezembro de 2010

CORRUPÇÃO EM PAÇO DO LUMIAR PROVOCA SUICÍDIO

Ordenador de despesas em Paço do Lumiar o Sr. Sandoval recorreu ao suicídio. Sandoval assinava cheques com Bia Arôso, Prefeita do Município e esposa de Amadeu Arôso, ex-Prefeito da mesma cidade, tio de Gilberto Arôso, também ex-Prefeito do Paço.

Informações chegam ao Blog pelo projeto "Cidadão" informando supostas ligações do suicida com a Sra. Zélia Mendonça, ex-Secretaria de Educação em Paço do Lumiar em negócios turvos.

Zélia Mendonça é da "Escolinha do Paço" está no "Organograma da Corrupção" na Secretaria de Educação do Estado. Zélia Mendonça, Graça Tajra e Carmem Arôso são as irmãs "Cajazeiras" na SEDUC.

Desataram o nó da gravata dos "Colarinhos Brancos" no Paço do Lumiar, a extensão pode chegar a Secretaria de Educação do Estado, posto que Flávio Campos pai de Alderico Campos, vereador cassado que preside a Câmara do Paço do Lumiar, é segundo as informações quem coordena o esquema com os empreiteros na SEDUC, visando fazer caixa para as eleições de Prefeito em 2012 no Paço.

Flávio Campos é irmão de José Henrique Campos atual Secretário de Administração do Governo Roseana Sarney, casado com a irmã do Deputado Federal Cléber Verde.

"Tuto gente buena"! "Todos gente boa".

Agora é só cercar a moita, pois o que não falta é preá lá dentro.

Meus sinceros pêsames a família enlutada, que sirva de exemplo para que outros não se aventurem nas trilhas das facilidades e da corrupção.

O melhor caminho entre dois pontos (a vida e a morte) é a linha reta.

SARNEY QUER PAGAR FATURA PARA DILMA COM APROVAÇÃO DE IMPOSTO

O Senador José Sarney não se conteve e resolveu pagar a fatura à Presidente com a aprovação de um novo imposto`.

Com dois Ministérios sob sua batuta, Sarney quer agora aprovar uma nova CPMF.

O velho cacique restabelecido da arritmia pelas "capitanias ministerias", quer o sacrifício do povo brasileiro. Diz o coronel que é um imposto que tira menos dos pobres e mais dos ricos.

Ora meu caro "José Bandalha" o Sr. sabe que o número de pobres e infinitamente superior aos ricos. Não se faço de tolo. O que o Sr. quer é pagar sua dívida política com o governo Dilma.

Agora uma proposta: Que tal o confisco sobre depósitos ilegais no exterior?

ESCOLAS DESABANDO: COMEÇA O PIOR PARA O MARANHÃO.

Neste final de semana o Blog por iniciativa dos leitores, deu inicio ao projeto "Blog Cidadão".

A iniciativa é simples, gratuita, democrática e transparente, onde por via de comentários os fatos transformam-se em postagens.

Recebemos agora pouco a informação de que a Escola Domingos Viera Filho no Maiobão corre o risco de desabamento, tendo as aulas suspensas por tempo indeterminado.

No início desta manhã as estruturas do prédio produziram estalos, ocorrendo início de pânico. Os alunos foram retirados do prédio e após a chegada do Corpo de Bombeiros, foi constatado a possibilidade de desabamento.

O interessante é que o lamentável fato ocorrido na Escola do Maiobão, acontecesse paralelo as denuncias envolvendo a Secretaria Adjunta para Recuperação e Construção de Escolas e o Superintendente de Engenharia da SEDUC, Carmem Arôso e Cristiano Arruda respectivamente.

Ambos servem as três últimas administrações, sem que tenham tomado qualquer providência, embora a Escola Domingos Vieira Filho desde a administração de Cesar Pires tivesse nas planilhas de recuperação.

Este é exemplo onde a falta de habilitação pode provocar desastre.

Isso pode até ser o melhor para a vida de Roseana Sarney.

Agora cabe a pergunta: Quantos morrerão?


ROSEANA DE VOLTA AO PASSADO.

Roseana nada faz sem o auxílio da propaganda. Seus governos terminam como diria o"Cafifa" quando se desliga a televisão.

Tentou ao convocar o Secretariado criar a atmosfera do novo. Não conseguindo gerou expectativa pelo jogo de esconder e mostrar os "novos" Secretários. A tática também falhou, posto que até os blogueiros de aluguel nada anunciavam como novidade.

Sem mote para justificar conteúdo diferente, criou o factoide de um governo "técnico", voltou atrás dizendo-se política e como tal, essa era a estrutura de governo . Ninguém entendeu nada. Por fim apresenta como novidade a volta das Gerências de Governo.

As Gerências foram recriadas porque Roseana não gosta de receber Prefeitos, Deputados e lideranças. Acha a governadora pela experiência de quatro governos, que não acrescenta em nada o fato de ouvir a classe política. Pela ótica da Governadora de Retrato, a classe política deve dirigir-se primeiro aos gerentes, estes se reportam a sua Excelência para solução dos problemas apresentados.

Para que se tenha idéia da origem desta forma de Administrar, foi em 1775 quando Catarina II, dividiu a Rússia em 50 Províncias.

Que o Maranhão se assemelha na miséria à época dos Czares, ninguém tem dúvida.Agora adotar como modelo um sistema anacrônico do século XVIII, colocando como jóia da Reforma é carimbar o governo com o passado.

Faremos estudo após o anúncio do Secretariado, quantos possuem entraves na justiça por improbidade administrativa, citando os supostos crimes. Aguardem.




ROSEANA DE VOLTA AO PASSADO.

O ESQUEMA DA EDUCAÇÃO NO INTERIOR

Educação é para ser exemplo, em qualquer sentido que se use a palavra. No Maranhão é sinônimo de corrupção, desvios e malversação. As práticas já se espalharam por todo o Estado.

O núcleo central da Educação assemelha-se a esgoto em céu aberto. Nos municípios sem fiscalização a situação deve ser bem pior.

Na região de Presidente Dutra existe funcionários que colocam outras pessoas para trabalhar, pagam por isso ninharia, ficando com a fatia mais gorda. O assunto foi denunciado no Jornal Pequeno, deu no que falar, foi feita até uma sindicância e sustaram os pagamentos, mas depois todo voltou como antes no quartel dos fatos aberrantes.

O Secretário de Educação de Gonçalves Dias é um dos adeptos desta prática, que por lá é conhecida com a "volta dos que não foram". Francisco Carlos Custódio é o nome do custodiado pela Prefeitura, que recebe sem trabalhar como diretor de uma Escola de Ensino Médio em um povoado, colocando no seu lugar um representante. O marajá recebe mais de R$2 Mil reais desde 2006 sem nunca ter posto os pés no lugar.

A irmão do Prefeito Valmisólia Fernandes Dias é professora,mas não vai para escola por que tem que fazer as "divisões" na Prefeitura. Valmisólia é conhecida como Prefeitinha.

Diante de todo este absurdo bastou uma ligação para os Secretários de Roseana, para tudo ser dado como perfeito e acabado. Tratava-se de atitude de quem está fora do poder.

Quanta corrupção, desvios, malversação deve acontecer na Educação. Esta é a razão dos índices negativos, neste que é dos setores o prioritário.

Até quando ouviremos estes absurdos, com a chancela da impunidade?

Tolerância zero. Então tá.

Mais detalhes deste esquema no interior pode ser obtido acessando http://gdnoticias.wordpress.com.

ORGANOGRAMA DA CORRUPÇÃO

A Educação no Maranhão é caso de Polícia. A Organização Criminosa (ORCRIM) instalada na Secretaria tem hierarquia e organograma.

Participam segundo as fontes, pela iniciativa privada 10 empreiteiros sob a chefia de Flávio Campos, cujo respaldo político vem de dois segmentos : 1°- O apóio interno, foi candidato a vice-prefeito em Paço do Lumiar com Carmem Cassas Arôso, que na Secretaria é Adjunta para Reforma e Construção de Escolas; 2° O apóio externo, vindo do atual Secretário de Administração José Henrique Campos Filho, que é irmão de Flávio Campos e casado com a irmã do Deputado Cléber Verde. Ambos tiveram na iminência de perderem as funções, foram salvos por uma "mão invisível".

Pela Secretaria de Educação participam: 1° Carmem Cassas Aroso, Secretária Adjunta de Construção e Reforma de Escolas; 2° Cristiano Carneiro Arruda (sobrinho de Carmem Arôso) é Supervisor de Gestão de Rede Física, respondendo cumulativamente pela Superintendência de Engenharia; 3° Eric Marinho, Dr. Dilton, Ilka fazem parte do jurídico; Graça Tajra, Zélia Mendonça, Zefinha (Bentivi?) e Sâmia, estas na área de ensino.

O esquema com essa composição vem desde Cesar Pires, passando por Anselmo Raposo.A Portaria que autoriza que Critiano Carneiro Arruda acumule as funções de Supervisor e Superintendente é assinada por Olga Simão, atual Secretaria de Educação.

Roseana Sarney anuncia nesta terca-feira seu Secretariado, na Educação Olga Simão.

Com Aluísio Mendes na Segurança eles acham que a denúncia fica "travada".

Buemba.Buemba,Buemba!!

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...