3 de dezembro de 2010

ENQUANTO SEU LOBO NÃO VEM: A TORTURA

Ao negociarem no varejo lotes na Esplanada dos Ministérios, Sarney e Temer passam à alvos no PMDB. O partido como todo sente-se traido, mas é difícil reverter o já estabelecido. Diante do irreversível rejeitam futuras negociações, sob o comando do "Máscara" e do "Coringa". Agora o lema é "um por todos e todos por mais um". Anúncio de Ministérios para o PMDB só em bloco, não aceitam fatiado.

Dilma sabe do desgaste da recondução de Lobão para Minas e Energia. O retorno implica em contiuismo e macula a idoneidade do futuro governo. A vantagem é pagamento com preço de varejo, para produto no atacado. O desconto da promoção enfraquece Temer e Sarney no ninho.

A presidenta livra-se no início do governo, da pressão do vice no calcanhar e do oligarca no Congresso. A presença turbinada de José Eduardo Dutra no Senado é a próxima dose do soro antiofídico. Afinal para curar-se das mordidas das cobras, Dilma retira o antídoto do próprio veneno das peçonhentas.

Enquanto seu Lobo não vem o melhor é passear na floresta. Está pronto seu Lobo? Estou sim senhora.

Por enquanto é tortura, mesmo que seja de amor.

Hoje que a noite esta calma// E que minha alma esperava por ti.
Aparecestes afinal//Torturando este ser que ti adora.
Volta meu amor// fica comigo só mais uma noite.
Quero viver junto a ti//Volta meu amor fica comigo.
Não me despreze//A noite é nossa.
E meu amor// Pertence a ti.
Hoje eu quero paz//quero ternura em nossas vidas
Quero viver por toda a vida// pensando em ti.

Brega, mas poesia lírica da melhor qualidade.

Segura Lobo veio. A mulher de barba vai chamar.
Ganha um prêmio quem encontrar Dona Dilma no vídeo abaixo.





2 de dezembro de 2010

DILMA : GOVERNO PARA MAIS DE 500 PICARETAS

Dilma anuncia amanhã Edson Lobão para Minas e Energia. Com o gesto aceita a "camisa- de-força" de Sarney. Transforma-se em "Dama de Lata", perdendo a oportunidade de desmontar os esquemas no setor elétrico. Este governo pela sua composição é para mais de 500 picaretas.

Sarney recuperou-se de mais um dos "mil enfartes". Rápido como raposa faminta correu para perto do galinheiro. Agora serelepe como adolescentes exibe sorriso das minas energia. Consegui mais uma vez impor a sua vontade. Agora é vê-los enriquecerem sem serem incomodados.

Lobão, Lobinho e a vovozinha Nice fazem sentinela para o aviso. Este com certeza não é um País sério.

Com esta nomeação morrem todas as minhas esperanças em um governo honesto.

O que temos na Presidência é uma fantoche.

NO REINO DA MISÉRIA ELES AINDA FAZEM FESTA

A miséria é uma realidade antiga. A novidade é ela se tornar tema, gerar escândalo. Luís LVI estava consciente da miséria que grassava na França, mas nada o impedia de prodigar luxo a si mesmo e aos seus próximos.

No Maranhão do século XXI não é diferente. Pesquisa por Amostragem de Domicílios informa 69% dos maranhenses a beira da fome. Roseana Sarney como Luís LVI sabe destes dados, mas patrocina festas luxuosas de Pergentino Holanda para seu deleite e dos apaniguados.

Vitor Hugo em "Os Miseráveis" aborda o tema por um ângulo preciso, o da mudança do olhar. Vitor Hugo por volta de 1840 freqüentava os poderosos, mas ainda ingênuo no tocante a pobreza. E exemplo disso é que o incomode um novo olhar dos pobres sobre os ricos_ do lado de fora de uma cerca_ olham com rancor para o luxo que ostentam nas roupas, nos comes e bebes dos privilegiados. Comenta Hugo " Eles não entendem que o consumo suntuário dos ricos que lhes dá renda e emprego".

Pergentino Holanda conhecido nababo da família Sarney, tendo as festa que realiza citadas em investigações como ponto de encontro de "colarinhos brancos", promove no dia 7 de dezembro "Festa de Gala" no Hotel Pestana, noite de vestidos longos e ternos escuros para comemorar mais um ano de "atividades" do dito. Roseana Sarney, madrinha do evento deve ter os mesmos argumento de Vitor Hugo.

No reino da miséria o Maranhão disputa sede com Uganda ou Somália. Roseana Sarney sabe que a miséria existe, mas como declarou em debate eleitoral, nada pode fazer ou lhe foge a visão de como fazer. Flávio Dino é de opinião contrária, dizendo sermos um Estado rico o que nos empobrece é a malversação .

Certo é que Pergetino Holanda, Teresa Martins e Cintia Klamt apuram os detalhes para transformar o Pestana em Versalhes. A nossa realidade vem como qualquer outra da ficção, a diferença é retroagirmos sempre no tempo e costumes.


1 de dezembro de 2010

NOSSA!!! QUE BICHA É ESSA???

Tem gazela na blogosfera opinando como donzela. Bate no cravo da liberdade e na ferradura da censura. Talvez atrás de coisa mais dura. Ele está no seu papel, fazendo o discurso do grupo da mídia a que pertence "O Estado do Mentirão".

Primo de "Pergera" tem nas digitais a arte da bajulação. É mais um que vem se somar as nulidades.

Triste Maranhão que ver prosperar essa gente.

Perguntar a verdade não é preconceito. Mas é normal vinda desse tipo que abunda no "Estadão".

Apenas mais uma desvairada, querendo espaço na mídia quarentona dos Sarney.

Só uma coisa questiono nos fatos narrados por derça _ seja lá quem for que goste de dar em primeira mão, boca ou bunda.

Lé dá?




30 de novembro de 2010

LULA: FREUD EXPLICA

Fica comprovado que exercício do poder adoece. Quanto maior o tempo de mando, maior a insanidade. Por sanidade deve-se entender, a capacidade de adaptar-se a novas situações sem perder o controle.

Lula e Sarney são exemplos desta patologia, que acomete muitos políticos brasileiros e brasileiras, companheiros e companheiras.

Exercendo sucessivos mandatos, sem limites ou contestação. Aureolados e mimados não se dão conta, a doença se instala de forma progressiva e fatal.

A intolerância logo se manifesta nos afetados pela "Síndrome do Poder". Mecanismos de defesa vão se construindo, destruindo a saúde da mente. O uso da terceira pessoa ao falar de si é característico. A transferência dos erros à terceiros é regra da governabilide. Mania de perseguição debitadas aos inimigos, justiça e imprensa são manifestações permanentes. Quadros paranóicos de grandeza são camuflados pelas falsa modéstia.

Os bajuladores identificam-se com a demência, circulando como mariposas em volta da luz. Os salamaleques, louvaminhas ajudam na certeza de estarem sempre certos, "enquadrando" os contestadores.

Lula nas relações com a imprensa, demonstra amor e ódio. Condena a censura aos blogs, exercendo-a contra um repórter, que lhe questiona pagamento de fatura à oligarquia Sarney.

Esse comportamento, retrata bem o quadro clínico acima descrito. E como todo insano ao ser confrontado, ver nos outros a doença, sugerindo tratamento.

O fim de mandato provoca em Lula o sentimento de perda. Sua reação é o inconsciente a lhe cobrar ajustes, para o retorno a condição de normalidade. Isso se extrai do conteúdo guardado(latente) nas suas declarações.

Esta é a razão de Sarney aferrar-se ao poder. Tem medo de virar Napoleão de Senado.

E depois eu é que sou doido.

PARA-CHOQUE POLÍTICO:DE SARNEY MANTENHA A DISTÂNCIA

O menor caminho entre dois pontos é uma linha reta. O enunciado matemático serve-se à política. Quando vejo tergiversação não tenho dúvidas. Trata-se de mais uma cooptação.

Político que se preza não pauta-se pela fala de um Sarney. Roseana diz querer fazer governo de coalização, sem cooptação. Na prática é tudo engôdo, chamando para perto fica mais fácil exterminar.

Age bem Flávio Dino ao dizer a pauta do diálogo (promessas e malversações). Reage mal o governo ao rejeitar o tema. Escalaram Ricardo Murad na resposta, para diminuir a importância política de Dino, que de forma inteligente não passa recibo de volta à Murad.

"Vejo" Sarney como se "lendo" parachoque de caminhão: Mantenha à distância.

Tem uns que se arriscam na banguela, indo ao encontro dela. Escuta o que te falo pastor, não vai atrás da conversa de blogueiro da ORCRIM. A estrada de volta é só perdição, ainda mais com essa Rocha no teu caminho.

29 de novembro de 2010

O ELEFANTE NEGRO

A compra deste helicóptero no valor de R$ 15 Milhões, explica mais não justifica a permanência de Aluísio Mendes na Segurança. O valor teve acréscimos na ordem de 110%, entre a proposta ao governo usurpado e a compra pela usurpadora . O primeiro não teve a coragem de licitar, a segunda abocanhou sem medo e com costas largas.

A chancela do governo federal é mais um adendo a extravagância. A compra é no consórcio alemão-francês Eurocopter. Seria o mesmo da compra bilionária envolvendo o governo brasileiro e governo francês? A compra do governo maranhense entra como aperitivo ao menu principal dos caças franceses?

Entre Lula e Sarkosi "relampiou" mas não choveu, mas entre Lula e a Sarneisi é céu de brigadeiro. Nesta terça-feira (30.11.2010) eles trocam gentilezas em terras maranhense, não é muita coincidência? Existe com certeza muito mais mistérios nessa compra, do que a nossa vã especulação possa imaginar.

Certo que é um elefante negro para o Maranhão. Aplicando de forma correta a metades destes milhões, teríamos mais resultados na Segurança Pública do Maranhão. Com certeza é mais um negócio lucrativo, do que interesse do Estado.

O momento é oportuno, como tudo é oportunismo para os Sarney. Agora meu caro néscio, a nossa realidade felizmente ainda não tem nada com o seriado do Rio de Janeiro.

Imaginem a despesa com a manutenção do elefante negro. De saída as despesas com frete, piloto francês, combustível, aprimoramento da equipe do Estado. Os gastos na compra e manutenção seriam agora prioritários? Os resultados serão tão compensadores à justificar a despesa absurda? Com certeza não. Eis aí a explicação para Aluizinho. Bença Pai.

28 de novembro de 2010

''O MELHOR PARA CULTURA" :BUCÃO, BABÃO, GODÃO E BOBÃO

Velhas novidades serão anunciadas na Cultura. Com o rapoio de PH, Bucão, Babão, Godão e Babão devem continuar na cultura. São da Casa Grande, portanto como Olguinha e Aluizinho tem vaga garantida na ''nova'' equipe de governo.

Pergera(mistura de PH com "fera") publicou domingo passado ''notinha'', dando conta de que mestre Buca fizera rega-bofe, para celebrar nova idade e continuidade na Cultura. Conta para o projeto de permanência com o carimbo de Jorge, que já prometeu que vai lhe Murad. Com essa blindagem Bucão enfrenta até tanque da Marinha.

Não era hora e a vez de Bolão? Afinal sem mandato e imortal da Academia a justificativa é melhor.

Bolão destinou R$2,5 Milhões para a cultura. Pôxa gordo, nessa nem eu sou contra.

O MARANHÃO DOS FUNERAIS

Vivemos no Maranhão um clima de enterro. O padre à rezar missas fúnebres, passa a impressão de ter saído do sarcófago. Bigodes e cabelos tingidos, gestos estudados com a sotaina de quatro botões. A filha viúva da nossa miséria promete o "melhor de sua vida". Ninguém acredita na ressurreição, mas eles insistem.

Dos 29 secretários-coroinhas quase todos são da mesma sacristia. No sermão a metáfora do sal da terra, fica o insosso das práticas repetidas. A liturgia se repete com o infatigável ritornelo "Roseana nas altura". Usurpadora que vem em nome deste senhor.

A hóstia servida aos que dizem amém, é cozida no trigo da subserviência.

Anjo maldito, senhor da vontade, "tende piedade desta longa miséria".

Que as flores desse enterro não sejam do mal.

"O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna"

MINISTÉRIOS E BATISTÉRIOS

1° MINISTÉRIO
Qual a coisinha, pequenininha saída da cozinha para chefiar uma importante Secretaria de Estado?

1° BATISTÉRIO
Esta coisinha, comezinha saída da cozinha se chama Olguinha. Ela como Secretária de Educação não sabe a diferença entre didático e pedagógico.Pode?

2° MINISTÉRIO.
Qual o almofadinha saído da cozinha para encher a "pança" que hoje chefia a Segurança?

2° BATISTÉRIO
Este almofadinha também saído da cozinha se chama Aluizinho.Ele é aquele intermeia as ligações entre Sarney e o filho Fernando Sarney. Bença Pai. Pode?

3° MINISTÉRIO
Qual o blogueiro financiado pelo Crime Organizado?

3° BATISTÉRIO
O blogueiro é o caridoso, que recebe caridade$ de "Seu Zé". Para relembrar os velhos tempos só falta a Cruz.

27 de novembro de 2010

CASA GRANDE E SENZALA

Coluna do Kpêta: Notícias da Cozinha.

"Esse blog é para todos, mas não é de ninguém".

A reforma e anúncio do Secretariado de Roseana Sarney, remete-nos a leitura de Casa Grande e Senzala de Gilberto Freyre. A prevalência do doméstico contrapondo-se a competência foi a regra. Justificando-se pela interinidade dois serviçais da Casa Grande, comandam duas das mais importantes pastas. Não possuem a mínima habilitação que os tornem capacitados a gerir Segurança e Educação.

José Lins do Rêgo ao comentar a obra de Gilberto Freire, exorta-nos a um dos seus livro, o Livro do Nordeste. Nesta obra que busco para a leitura, talvez encontre explicação para este gesto tão desabrido da governadora do Maranhão.

Diz José Lins do Rêgo, que a História do Brasil viveu até agora, de exploração e maus tratos. Rocha Pombo tratou-a como um marido estéril. Porto Seguro como esposa infiel, cometendo adultérios.

O que dizer do Maranhão onde maus tratos são "fatores externos" e exploração é vocação. Infidelidade com o povo é regra, independente do sexo, cor ou religião de quem está no poder.

É preciso como nos diz o intelectual epigrafado, "um espírito superior que venha a insuflar a vida e o movimento na massa uniforme". Estivemos bem perto nas últimas eleições, mas infelizmente voltamos a escravidão.

Nabuco lutou contra o jugo e fez tese vencedora. Castro Alves das Espumas Flutuantes ao Navios Negreiros eternizou o brado. Gonçalves Dias foi vítima por ser mestiço.

No Maranhão a luta contra Casa Grande se instala em pleno século XXI. Seria esta parte a mais triste dos trópicos?

Nem Claude Lévis-Strauss para responder.

E fui nascer não por acaso, logo no Maranhão!


ELES VOLTARAM: BANG BANG À MARANHENSE

Em instantes na coluna "Marginais do Kpêta", crônica sobre a volta de José Gerado, Luís, Moura, Ilce Gabina, Roseana Sarney e bando. Voce acha que eles merecem ficar ou se merecem?

Pode opinar no anonimato, que o blog engloba na crônica. Vamos interagir na criação. Conto com as opiniões, mas por enquanto curtam o melhor do bang bang à italiana. Entrem no clima.

Pedrinhas contribuiu ao retorno à cena política de José Gerardo. A atmosfera sanguinolenta era propícia. O cheiro de sangue, a rigidez cadavérica excitam os sicários. Com a volta de Gerardo, fala-se de Luís Moura e Ilce Gabina na Segurança. Depois de Olguinha na Educação, ninguém duvida de mais nada.

Blogs houveram a denunciar a "fuga dos colarinhos brancos",pela presença inusitada de José Gerardo no condomínio "Tchau Tchau". Outros mais caridosos retribuíram o anúncio nos ônibus, com rasgados elogios.

Entre o preconceito e o financiamento, fico com a independência.

Gerardo ao abandonar a bíblia pela ostentação, sinaliza para um mandato parlamentar. Depois só o demônio para informar.

No Maranhão a impunidade é tão forte, que mesmo depois da pena, a alma continua pequena.

Poderes, instituições e a malha social estão apodrecidos pelo mandonismo. O resto é só ficção

ZIULKOSKI PARTICIPA DO CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO NO MARANHÃO

  Com o objetivo de reunir todos os gestores municipais do Estado, o segundo Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense, promovido pela ...