9 de novembro de 2010

MARIA BONITA : TUDO FOI ARMAÇÃO.

O decrépito Secretário de Segurança Aluísio Mendes, convocou a imprensa na tarde da ultima terca-feira (09 de novembro de 2010), para insinuar que fatores externos, influenciaram na ultima rebelião em Pedrinhas.

Com o ar de néscio Aluísio Mendes disse estranhar o motim.Não haveria superlotação, o problema do abastecimento de água estava resolvido e os processos caminhavam regularmente na Vara de Execuções. Só um energúmeno para não entender, que sobram em qualquer prisão brasileira, motivos para rebeliões.

Sentindo-lhe faltar chão para continuar a frente da pasta, fez-se acompanhar de Desembargador, Juiz, Procuradora Geral, Secretário de Direitos Humanos, Comandante da Policia Militar, tornando o espetáculo mais hilárico.

Na realidade finalizada a rebelião Roseana e seu bando, orientaram Aluísio a divulgar o esfarrapado argumento, isentando a Governadora como principal responsável pelo episódio, diante da falta de Política Criminal definida no Estado do Maranhão.

Trata-se com certeza de uma cortina de fumaça, para desanuviar as pesadas críticas que Roseana vem sofrendo da mídia estadual e nacional, com reflexos negativos nas pretensões de José Sarney.

Com as estapafúrdias e descabidas declarações de Aluísio Mendes, instala-se uma divisão insuperável na Segurança Pública do Estado, com inevitáveis prejuízos para a população, já insegura diante do avanço da criminalidade.

A divisão é uma atitude incompreensível e imatura. Jogar a culpa em ex-Secretários, Delegados e Agentes como se por trás do horror vivido, tivesse interesse de grupos é inconcebível, ainda mais se partem do próprio Governo. Pelo inicio o futuro é de desacerto maior.

A maneira primária e a justificativa mirabolante, levam-nos a crer que Aluísio Mendes assumiu o sacrifício, na certeza de continuar no cargo.

A versão policial apresentada é conto de Dona Carrochinha. Pelas degolas ocorridas, prefiro compará-la as conversas de Lampião e Maria Bonita. Tudo foi armação.

.
MARANHÃO NA IDADE MÉDIA: NA FALTA DO ESTADO CHAMA DEUS.


Para o blog não resta mais nenhuma dúvida, vivemos em termos de Segurança Pública na Idade Média. Para chegar a essa conclusão absurda, alguns fatores tem concorrido ao longo dos anos, fortificando-se agora com a ultima rebelião em Pedrinhas. O saldo trágico de 18 mortes, três por decapitação nos remete ao medievo, onde o horror era espetáculo público

O Estado falhou no que lhe impõe a Constituição. A prevenção e repressão ao crime é dever do Estado, bem como a a responsabilidade sob os presos custodiados.

O sentido de trazer de volta o apenado ao convívio social, fica prejudicado diante dos fatos. Nada pode remediar a gravíssima omissão do Governo do Estado, ao longo de quase 50 anos sem Política Criminal definida.

A Penitenciaria de Pedrinhas era Agrícola, com a produção de gêneros alimentícios para o consumo próprio. Comida e vestuário eram originadas no local. Outros fatores de reinicialização social aconteciam de forma regular.

O sistema de vigilância era o velho panótico, com guaritas nos quadrantes e o olhar interno dos agentes e coordenadores de atividades.

O crime evolui de forma assustadora, gerando outra concepção na população carcerária. Os paradigmas de prevenção e repressão, a direita e à esquerda não acompanharam tal evolução.

No Maranhão onde as história dos horrores, com a população carcerária é pouco conhecida,fica impressão de um fato brutal, mas isolado do geral. Nada mais errôneo e descabido. A briga não é da facção da Baixada Maranhense contra a de São Luís. A intriga é de todos contra todos, nas mais diversas áreas de convivência social ou profissional. Em todos os setores o desejo aniquilarem-se em reciprocidade.

Esta situação foi estimulada ao longo dos anos, como fruto de um poder hegemônico que alimenta-se das brigas e intrigas, destas tirando proveito para manterem-se no poder.

Pedrinhas virou depósito do rebutalho humano, donde os poderosos ganham com a venda de alimentos, vestuários, vigilância e todos os itens que aquela vida de gado proporciona. É de Pedrinhas que recebem comissões, doações e financiamentos de campanhas eleitorais. Nada interessa aos governantes ou Secretários, a não ser o que de lucrativo Pedrinhas pode proporcionar.

Quantos ainda vão se eleger como heróis, quando nada verdade são bandidos travestidos de delegados ou Secretários, que usam dos cargos como trampolim eleitoral? Quanto ainda vai render financeiramente a Penitenciária de Pedrinhas aos aproveitadores de plantão?Quantos enfim terão que morrer como gladiadores romanos, onde ninguém sabe quem é lobo ou quem é homem?

O Governo Estadual como na Idade Média, sem resposta ou estrutura adequada, pede audiência a Deus, socorrendo-se de pastores evangélicos, ao invés de elaborar políticas adequadas ao setor da Segurança Pública no Estado do Maranhão.

Acabou essa rebelião outras virão. Isso é o melhor que Roseana pode fazer.

PEDRINHAS É O RETRATO DO MELHOR DE ROSEANA SARNEY.

A gestão na Segurança Pública tendo a Penitenciária de Pedrinhas como mostra, retrata o que vem de melhor em mais um governo de Roseana Sarney. Despreparo, incompetência, corrupção, tráfico de influência são alguns itens que patrocinaram a chacina na tarde de 9 de novembro de 2010.

As razões apresentadas são apenas a ponta do iceberg, que motivam uma série de crimes ocorridos no interior da Penitenciaria.

Mostram os efeitos como falta de estrutura, de celeridade processual e disputa entre as facções criminosas. As causas não são reveladas à opinião pública, posto que são cópias de um modelo de governo, que prioriza amizades em detrimento da competência. O virtual é o que aparece como justificativa ao interesse coletivo. O real é o que há de pior, em termos de administração pública.

Pedrinhas como o Maranhão são administrados por incompetentes, que estimulam os embates como meio de continuarem no poder, usando a velha tática de dividir para reinar.

Esse é um modelo que se reflete em todos os setores da vida pública, onde para garantir o espaço homem é lobo do próprio homem. A história mostra que o absolutismo monárquico usou e abusou desta fórmula, para legitimar a força de um grupo. Thomas Hobbes elenca no Leviatã, os argumentos desta legitimação.

Centenas de anos após a falência deste sistema, o Maranhão lhe faz cópias distribuindo-as por toda a malha institucional com reflexo na social. Para piorar instalou-se o retrocesso à Inquisição, com guilhotinas nas mãos de todos, ante a ausência de um Estado Moderno à prevenir delitos, com Políticas Públicas afeitas a cada área.

Cabeças são arremessadas como moeda de intimidação. O governo boquirrôto em nota oficial, remete o problema a convivência entre os presos.

Diante do espetáculo de selvageria que supera aos romanos e a Inquisição, sobra a postura de indiferença da Governadora Roseana Sarney, que a semelhança de Catarina de Sforza, lava as mãos com o sangue do povo.

O Maranhão com mais este governo Sarney, supera o que há de pior na história da humanidade.

8 de novembro de 2010

REBELIÃO EM PEDRINHAS E O MELHOR GOVERNO DA VIDA DE ROSEANA.


A falta de preparo e incompetência desta infeliz que governa o Estado, provoca a cada instante mais mortes no Maranhão. Pela equipe que lhe acompanha, mede-se o critério na escolha dos Secretários. O atual Secretário de Segurança o Agente de Polícia Aluísio Mendes ,foi alçado ao cargo pelo grau de intimidade com a família Sarney, não sabe nada de Segurança Pública, não tem a menor noção de como comandar e gerir essa importante pasta.

Agora a tarde explodiu uma rebelião no Sistema Penitenciário de Pedrinhas, contabilizando pelo menos três mortes, com requintes de perversidade. A governadora arrima-se mais uma vez, na falsa justificativa de um permanente estado de tensão entre as facções criminosas, para safar-se da responsabilidade que lhe impõe o artigo 12 da Constituição do Estado do Maranhão, na prevenção e repressão a criminalidade.

A meses o blog vem demonstrando a luz da razão, com argumentos irrefutáveis, a crise de competência que se instalou na cúpula da Segurança Pública do Estado do Maranhão. Ninguém se entende, todos mandam e o resultado é a explosão da violência, pela percepção que o crime tem do desencontro na Segurança do Estado.

A rebelião de Pedrinhas é o exemplo concreto, do que venho afirmando a meses. Nas ruas de São Luís, a população sente-se insegura e amedrontada, ante a força do crime e a desorganização do aparelho de segurança.

A governadora insensível diante de tudo, responde com uma nota reconhecendo "há um estado de tensão entre a facção dos presos". Da mesma forma que justifica 58 homicídios em 30 dias, como resultado da disputa no tráfico de drogas.

Se Roseana Sarney tivesse a noção de que cabe ao Estado, a responsabilidade pelos presos custodiados, não avalizaria essa resposta em forma de Nota. Da mesma forma que não endossaria, a informação oficial de que o aumento do número de homicídios, tem relação direta com o tráfico de drogas.

Falta o mínimo de entendimento, do que seja Política de Segurança para a Governadora, Secretários e Assessoria. Enquanto o tema forma tratado de forma isolado e por amadores, o crime continuará na frente.

Chega de amadorismo.
LOBÃO NA CORDA BAMBA.

Com a iminente aprovação de lei, que exclui do parlamento a figura do senador sem voto, esvai-se a pretensão de Edson Lobão participar de qualquer Ministério no governo da Presidente Dilma. A Presidente não fará qualquer gesto para impedir a aprovação do projeto, ao contrário reza pela aprovação, livrando-se desta forma de maiores explicações a Lobão e o PMDB, que pressionam pelo retorno do Senador Lobão, ao posto de Ministro das Minas e Energia.

Na atual estrutura sua volta ao Ministério das Minas e Energias, implicaria na ascensão do filho Edinho Lobão a condição de Senador, sem que ele tenha recebido um voto sequer. Edinho que é conhecido pela esperteza no campo dos negócio imobiliários, ficou rico após o governo do pai e hoje é o "capo" na famíglia.

Lobão é ligados de forma umbilical a Sarney, participando como escudeiro de todas jogadas do oligarca, sendo o único até o momento, a não romper no campo político. Trabalham de forma conjunta, distribuindo o espaço dos negócios, de forma a que um não prejudique o outro. Ambos tem televisões,rádios e jornais meios pelos quais conseguem manter a hegemonia política, no Estado do Maranhão.

Lobão no Ministério das Minas e Energias, é a garantia do controle de Sarney no setor elétrico, como vem sendo propalado pela grande mídia, o que não agrada nem um pouco a Presidente Dilma, conhecedora que é das investigações da Polícia Federal no Ministério das Minas e Energias, envolvendo tanto Sarney como Lobão. Dilma já definiu como condição básica a postulação de cargos, o passado sem qualquer indício de ilegalidade. Neste ítem Sarney e Lobão estão reprovados.

Sócios ocultos em várias empreitadas , esta é mais uma que tentam vencer, apesar da vigilância da opinião pública, contrária ao ato licencioso dos titulares no Senado serem substituídos por parentes.

Vigiados pela opinião pública durante esta semana,tendo na pauta a votação dos suplentes o calcanhar de Aquiles, Lobão e Sarney perderam espaço para lideranças mais novas dentro do PMDB, sem contar com a avidez das outras legendas na repartição dos Ministérios.

Aprovado o projeto contra o suplente sem voto, Lobão permitiria que José Reinaldo o terceiro mais votado assumisse sua vaga no Senado? Esta seria a disposição com a nova legislação em vigor?

Em caso contrário, a Presidente Dilma arriscaria entregar o Ministério das Minas e Energias a Lobão e Sarney? Dilma se submeteria logo no início de governo, a possibilidade de um vexame, com a presença física de Lobão e oculta de Sarney no Ministério das Minas e Energias?Dilma arcaria em um futuro próximo, com todas as maracutais passadas de Lobão e Sarney?

7 de novembro de 2010

O CRIME NO COMANDO.

A explosão da violência é uma realidade incontestável, sem que a governadora se manifeste através de medidas efetivas. A Secretaria de Segurança está sem comando e sem rumo. Aluísio Mendes é um remendo, uma invenção de José Sarney, que lhe deu o título de comandante no Grupo Tático Aéreo(GTA).

A teimosia, o capricho e o interesse da família Sarney em manter no cargo Aluísio, tem custado muito caro ao Maranhão. A incompetência e despreparo deste moço, vem patrocinando o avanço da criminalidade.

A estratégia de relacionar as mortes ao tráfico de drogas, passando a impressão para a população, de que as perdas são no campo da criminalidade, não surte mais efeitos, posto que não existe nada que sustente tal afirmação. Justificar por esta forma o crescimento da violência é maquiar a realidade, fugindo a responsabilidade que a Constituição Estadual impõe na prevenção e repressão do crime.

As estatísticas exibidas no período eleitoral, ganham agora o aspecto real nas manchetes atuais dos jornais, com a esperada exceção dos de propriedade de família Sarney, que na defesa do atual governo tentam passar a atmosfera de normalidade.

Para se ter idéia do absurdo e sua proporção, foram cinco homicídios neste domingo. E o pior nem os autores e a motivação foram esclarecidos. O coronel Jeferson no Comando Metropolitano não atende o telefone, segundo o jornal o Imparcial. O Sistema Mirante que no governo anterior se mantinha atento a cada morte,assalto,furto,roubo,estupro e outros crimes, hoje nada vê,nada fala, nada ouve. Jornalistas e radialista foram castrados, na divulgação do horror em que nos assombra.

Os criminosos por instinto assassino, tem como termômetro os desencontros na linha de atuação do Sistema de Segurança. Ao perceberem esta fragilidade, mesmo sem a noção detalhada dos fatos, passam a agir com mais ousadia.

Afora o despreparo na cabeça do Sistema de Segurança, com a inexplicável manutenção de Aluísio Mendes, as viaturas deixaram de circular com a intensidade que ocorria no período eleitoral, falta gasolina, peças para manutenção, alimentação, armas, fardamentos, recursos e tecnologia para o combate ao crime. Tudo desapareceu misteriosamente ou nunca existiu de fato.

Esse é o melhor governo da vida de Roseana Sarney. Agora quantas vidas ceifadas de forma prematuras e irresponsável no Maranhão, em conseqüência da notória incompetência, do despreparo que esta infeliz é portadora.

O Ministro Gilmar Mendes, vem inaugurar a Ouvidoria Geral da Justiça. O prédio alugado é de propriedade do marido da Governadora, o não menos enrolado Jorge Murad, que tem como sócio João Abreu, ex-chefe da Casa Civil de Roseana Sarney, uma espécie de Erenice Guerra de calças. Se a oposição tivesse atenta e mobilizada, faixas e cartazes denunciariam o pântano que o Sr. Ministro irá pisar. O pagamento imoral de alugueis de órgãos públicos, nas propriedades da família Sarney, sócios, simpatizantes, protetores e protegidos é mais uma afronta a Justiça.

Gilmar Mendes que já foi acusado de cangaceiro por Joaquim Barbosa, deverá após a inauguração deliciar-se com as iguarias da culinária maranhense na casa dos Sarney.

Esperar o que? De onde? Se o crime esta no comando.
LOCAÇÕES PERIGOSAS: JARARACA OU JARACATI.

Advogado por profissão e corretor de imóveis em ocasião, aprendi que um imóvel tem o seu valor pelas qualidades e fim a que se destina. A partir destes princípios busca-se ajustar a locação ao preço de mercado.

No caso da locação de imóvel para fins públicos, é regra que a localização atenda aos interesse da coletividade alvo, portanto o acesso a um maior número possível de pessoas deve ser levado em conta.

Infelizmente isso não vem ocorrendo no Maranhão, onde os prédios são distanciados da população e muitas vezes repetem serviços públicos, próximos uns aos outros de forma desnecessária.

O Shoping Jaracati seria segundo fontes, de propriedade de João Abreu e Jorge Murad esposo de Roseana Sarney. No local tem Agências dos Correios, Caixa Econômica, Viva Cidadão e agora a Ouvidoria do Tribunal de Justiça. Todas locações com fins públicos, mas que se repetem em aproximidade com outras na mesma área, mostrando a influência que os proprietários conseguem exercer nas administrações tanto a nível federal como estadual.

Para se ter uma idéia o Correios possui na área duas Agência, com distâncias menores a 2 quilômetros. A Caixa Econômica repete a mesma redundância, com Agência que dista do Jaracati menos de 1 quilômetro, donde se conclui que as locações atenderam a critérios pouco ortodoxos.

No caso da Shoping do Cidadão localizado dentro do Jaracati, parte do subsolo foi locado pelo Governo do Estado, em uma afronta ao princípio da moralidade pública, posto que um dos proprietários é colaborador do Governo e o outro é conjugue. Isto sem considerar o prejuízo no atendimento da demanda, que em potencial viria do Bairro da Cambôa. Certo portanto era que a locação acontecesse no Bairro da Liberdade.

A mesma coisa se diz em relação a Ouvidoria do Tribunal de Justiça, instalada sem ouvir a população. A justificativa da proximidade com o Fórum é inócua, diante do que o cidadão que não tem móvel, tem de percorrer de pés no chão com sol ou chuva na moleira. O Bairro da Liberdade novamente foi esquecido como adequado.

O Arquivo e Depósito Público do Judiciário, estão na mesma ordem localizados de forma injustificável no Parque Timbira, onde funcionava o depósito das Lojas Gabriela. Os documentos estão em um galpão com temperaturas que atingem graus altíssimos, podendo por a perdar todo os documentos a qualquer instante.

Não se sabe quem autoriza e quais os critérios destas locações. Dia destes foi publicado no Diário Oficial do Governo, a locação de imóvel da propriedade do Desembargador Antônio Fernando de Araújo Bayma, no valor de R$ 78 Mil Reais, para Secretaria de Saúde com localização na Rua do Egito, cujo cheiro de éter com traças exala ainda forte.

Sei que no caso do Jaracati o veneno da jararaca é tão forte, que até Ministro do Supremo Tribunal vai estar presente, em ato que já se repetiu em outra ocasião.






SOCIAIS DO KPETA.

Nas comemorações do quase centenário da Deputada Cintra Bengala, foi notado a distância mantida do Senador Cara-Metade. A festa foi realizada na caso dos Boatos, razão pela qual a notícia se espalhou como rastilho de pólvora.

Para se ter uma idéia da zanga da Deputada Bengala, o primeiro pedaço do bolo foi para o João Boato, que sorria como criança, lembrando dos tempos do café. O constrangimento do Senador Cara-Metade fica estampado nas fotos.

Por falar em fotos com personagens emoldurando uns aos outros, tem as das irmãs Boatos, de Paulona Gordinha e do marido Lobinho, das damas centenárias eternamente jovens da sociedade maranhense, das irmãs partinhas, do casal Jorge e Bete Bobagens. É um arquivo de fazer inveja a Matusalem. Agora não tem uma foto do Magro Velho do lado de Bengala.

Comenta-se a boca pequena, que apareceu um Chapeuzinho Vermelho na vida do lobo. O desenlace não acontece em razão do estrago que causaria na vida do Senador ex-quase Cara-Metade.

Chapeuzinho Vermelho que mora em São Paulo, disse ao repórter que não se incomoda, pois o que interessa é saber que as Minas e Energias do Magro Velho são dela. Para provar Chapeuzinho Vermelho disparou o celular para o lobo, alcançando-o em plena festa de aniversário da Deputada Bengala.

Magro Velho que já é só couro ficou mais fino ainda, saindo sorrateiramente do ambiente que já lhe era hostil, foi ter com Chapeuzinho Vermelho, que só o chamava de Tamanco.

Depois de longos 30 minutos com Chapeuzinho derretendo-se em elogios a performance sexual do Magro velho, o repórter quis saber a razão de chamar o Senador de Tamanco.Chapeuzinho prontamente explicou descendo a detalhes impublicáveis, mas como Tamanco e Xamató são feito de pedaços de couro e pau o repórter se deu por convencido.


6 de novembro de 2010

MINISTÉRIOS E BATISITÉRIOS DO DR.KPETA.

"Este blog é para todos, mas não pertence a ninguém".

De início informamos que a mudança da linguagem, atende ao formato de blog. Ademais a forma jornalística é feita de maneira inviolável pelo DR.PETA e seus repórteres. "De maneiras que" recomendo como de costume a leitura da coluna, que neste fim de semana vem com Mistérios de fazer defunto levantar. Não percam pois segundo fonte fidedigna tem petinhada de rachar o bico.

Durante esta semana a prestação de contas da Governadora de Retrato, foi motivo de várias matérias jornalísticas, que na sua maioria repercutiam a diferença milionária entre a eleita e os outros candidatos.

Impressiona a soma estratosférica de R$ 24 Milhões, mais ainda a origem da arrecadação e os gastos de campanha.

Os doadores são quase todos Construtores, Empreiteiros e Prestadores de Serviços com vínculo com o Governo, o que por si só já promove a certeza do franciscanismo eleitoral. Neste grupo do dando que se recebe Dimensão, Lastro, Canaã e Edconsil "operam" na insuspeita Secretaria de Saúde, outrora chefiada por Ricardo Murad e agora por José Márcio Leite.O batistério não necesita de maiores explicações.

O ministério da prestação ganhou repercussão maior, quando foi ventilado a participação dos filhos de Sérgio Macêdo. Um dando e outros recebendo. O que dava fazia na ordem de um Milhão, o que recebia embolsava cinco Milhões. O Macêdo ficou agitado e tratou de desmentir por duas vezes, no jornal da Pacotilha.

A emenda saiu pior que o soneto, posto que o ex-Secretário de Comunicação do Governo, ex-diretor da Mirante em Imperatriz e São Luís Sérgio Macêdo, apresentou como proprietário da empresa beneficiada, o também ex-diretor da Mirante Chafi Braide Junior, estabelecido em Imperatriz desde a inauguração da Mirante no Município.

O esclarecimento de Sergio Macedo, que acabava de chegar do Amapá, levado por Sarney para ajudar na campanha do candidato apoiado por Sarney e derrotado pelos Capiperibe, só serviu para chafurdar ainda mais as evidências.

Chafi e Macêdo são crias de Fernando Sarney desde sempre, tendo na organização função de operadores já de todos conhecidas. Prova da ligação em família é que Chafi Braide Junior é doador na campanha de José Sarney Filho. Para tirar as dúvidas é só verificar a prestação de contas de Sarney Filho.

As prestações de contas da governadora, se analisadas em conjunto com as proporcionais, são sambas para para branco,negro, amarelo, mestiço ficarem doido.

Gastão Vieira recebe financiamento do Colégio Dom Bosco no Maranhão e do Curso De Gênio em São Paulo, para quem fez e faz carreira como Executivo na Educação, basta esperar a "dinâmica" dos governos, para o sortudo mostrar por meritocracia, que os referidos doadores, são os "melhores na vida dos maranhenses".

Sarney Filho recebe do conhecido lobista Roberto Pascoal 50 pilas. Pascoal é figura carimbada nos corredores na Esplanada dos Ministérios. Com Dilma e Roseana alinhadas, Pascoalito como é chamado não fica de fora, mas nas próximas eleições não nega fogo. Zequinha que já foi Ministro sabe como se faz o caminho das Índias, melhor que o irmão processado. Um loby aqui outro ali e uma parada parar fazer xixi.

Sarney Filho ainda recebe do desconhecido Ivismar Loureiro Ribeiro, morador de Paço do Muniar, recanto da Prefeita Glorismar Aroso a Bia Venâncio, cuja Secretaria de Educação era comanda pela esposa de Jair Tanus Junior , chefe de Gabinete de Zequinha em Brasília e hoje respondendo pela Fundação de Saúde no Maranhão.

A mumunha é aparentemente bem feita, mas sob a lupa dos que conhecem a organização, salta aos olhos.

Para não alongar muitos os ministérios e batistérios, escalaram Edilásio Junior da facção dos genros para operar como doador de Cléber Verde e Sétimo Waquim, que de forma primária mostra o caxandá.


COLUNA DO KPETA.

"ESSE BLOG É PARA TODOS, MAS NÃO É DE NINGUÉM".

O demônio anda solto pelas ruas, avenidas, pontes e residências do Maranhão.Empregada matando patroa, filha matando mãe, acidentes em pontes mal conservadas, assaltos, furtos, roubos, estupro, uma verdadeira guerra urbana.

Enquanto isso a governadora de retrato joga baralho, na companhia dos financiadores de campanha .Este será com certeza o pior governo, na vida desta incompetente e despreparada.

No domingo das eleições Presidenciais, uma idosa foi assaltada dentro do Colégio Santa Teresa, local em que Roseana Sarney votava, não se sabendo até agora, de nenhuma ação Policial com resultados.

No caso da idosa morta em um luxuoso prédio no Renascença, irmã do proprietário do Restaurante Cabana do Sol, templo gastronômico dos endinheirados do Maranhão. A ação policial apresentou resultados contraditórios, em menos de 24 horas.

Bom seria que a Policia solucionasse também, o caso envolvendo uma menor doméstica, assassinada com um tiro na vagina, quando prestava serviços na residência de um político, no bairro do Apicum.

O suposto autor desafia a Justiça, vindo sempre ao Maranhão, receber prêmios das colunas sociais. O irmão do "The Best" freqüentemente da entrevistas no Sistema Mirante, tendo sido ex-Secretário de Roseana Sarney . Coisas do DEMônio.

Todo esse clima de violência é conseqüência da incompetência e despreparo de Roseana Sarney e da equipe que lhe cerca. Raimundo Cutrim e Aluísio Mendes são dois exemplos concretos da falência múltipla esperada.

Raimundo Cutrim tem irmãos envolvidos, em tráfico de drogas e animais silvestres, sem que no comando da Segurança Pública tivessem os dois facínoras sido presos, havendo a necessidade da ação da Policial Federal, para mandar os dois para o fundo da cadeia, de onde não deveriam sair por um bom tempo. Para aprenderem e servirem de exemplo, que o fato de ter irmão Secretário, não lhes isenta de serem presos, julgados e condenados a cumprirem pena.

Aluísio Mendes é Agente de Policia na Federal, chegando a condição de Segurança do ex-Presidente Sarney. Foi no atual Governo da Sarney, guindado a condição de Secretário de Segurança, como garantia e precaução à locomoção de Fernando Sarney, no Estado do Maranhão, também indiciado pela Policia Federal e processado por formação de quadrilha, remessa ilegal de dólares para o exterior, corrupção ativa entre outros ilícitos.

Aluísio Mendes que já havia feito o juramento de sangue, deu prova de subserviência e dedicação, quando delatou os próprios colegas federais, prejudicando operação de monitoramento desenvolvida em São Paulo, em que um emissário de Fernando Sarney se deslocava, portando uma misteriosa mala preta.

Esta atmosfera criminosa faz-nos lembrar Fiódor Dostoiévsk e o personagem Rasconikov, no célebre romance "Crime e Castigo. A idealização paranóica como fruto de desejos inconscientes.

Lembrar de Rasconikov é voltar há um tempo em Brasília, em que uma paixão devassadora entre um jovem russo e a filha de um senador, frutificava uma existência, sacrificada pela incompreensão humana.

Dostoiévsk sublimava pela escrita seu desejo parricida, outros na ausência deste talento sacrificam vidas alheias, não lhes permitindo acesso a Saúde, Educação, Habitação e Infra-Estrutura.

Vida e morte são faces da moeda existência. Todos temos por destino uma face e a outra a seguir. Alguns invertem o tempo do destino, transformando a vida em morte.


OBSERVAÇÃO: Não deixem de ler neste domingo a coluna do DR.PETA, no Jornal Pequeno que como sempre vem na forma jornalística e com muito humor, mostrando muito além dos bastidores. Não negamos a inspiração nestes que se constituem baluarte da imprensa independente.


A VOLTA DO MORTO VIVO.

José Sarney que por sabidos motivos, se fez de morto durante as eleições, reaparece com a conduta que diminui ainda mais, sua importância perante a história política brasileira. Derrotado no Amapá e rejeitado no Maranhão, Sarney sem espaço político, enforca-se definitivamente com a corda da cobrança de mais um imposto.

Na campanha eleitoral de 2010 o oligarca usou da rebuscada tática da enfermidade. A velha arritmia cardíaca foi ressuscitada. Tudo pela incerteza dos resultados para o pleito de Presidente, como pela certeza da rejeição do seu nome no Maranhão e no Amapá.

No Maranhão montado na máquina estadual, consegui por míseros percentuais safar-se da derrota que já se avizinha.

No Amapá levou taca dos Capiperibe, sendo escorraçado de lá. De grande valia foi a ação da Polícia Federal, que desmontou esquema de corrupção instalado naquele Estado, fato que mais dias menos dias ocorrerá no Maranhão.

Agora o morto-vivo reaparece das catacumbas do poder, pregando a volta de um entulho tributário( CPMF ), que se correlaciona com a intenção desta alma penada, objetivando diminuir o ganho do povo, enchendo os cofres do governo.

O espectro de Sarney zanzando nos corredores do Senado, assume a antipatia que a volta do imposto produz, pensando em dividendos na hora da repartição dos cargos e Ministérios. Aparece sempre o esbirro ex-Presidente como companheiro de primeira hora, quando sua conduta esquiva nas eleições prova o contrário.

Este é o retrato, a conduta, a postura deste ser que durante a vida pública, amealhou milhões de forma ilícita, como pode ser comprovado nas investigações em que toda sua família, filhos, netos, genros, noras, tios, primos estão envolvidos em atos que começam na sinecura e terminam em depósitos em contas no exterior.

Talvez este histórico de abusos sem punição, motive de forma inexplicável e descabida parte da população brasileira, contra a inércia e patrocínio dos nordestinos, nas eleições destes tipos que figuram infelizmente, como nossos representantes.

A volta deste morto-vivo motivado no sacrifício do povo brasileiro,envergonha ao Maranhão diante de mais uma atitude de capacho, a que se dispõe o indigno Sarney.

5 de novembro de 2010

LIGAÇÕES PERIGOSAS.

No Maranhão algumas situações que causam náuseas ao mundo, são relatadas com uma simplicidade, que produziria arrepios até nos espectros medievais extraídos das peças de William Shakespeare, mas fácil de adaptarem-se ao romance Ligações Perigosas de Chordelos de Lacclos, pelo caráter epistolar e a sedução como base .

Nas peças e romances o que se escreve é tido como ficção, mas todo o material elaborado tem origem na realidade. Assim é que em caráter público, sem pudor ou rubor a tonalizar faces, escrevem no jornal de propriedade da família Sarney sobre as eleições na Associação Comercial do Maranhão, Conselho Deliberativo do Sebrae e na Federação das Câmaras de Diretores Lojistas.

Na coluna de nome que coaduna com as pretensões "Estado Maior", perfilam nomes, grupos, datas e estratégias, que variam da "quebra de tradição" ao controle do Palácio dos Leões teria no maior número de votos, tendo sempre a palavra final sobre essas eleições.

Ao que é esdrúxulo e pérfido na matéria, somente o asco como reprimenda não bastaria. As próprias entidades pelo fator de influência na vida do Estado, deveriam buscar a democratização, posto que tem no comando, repetição idêntica ao poder de mando dos governos Sarney.

Tão carcomidos e repetidos nos seus alicerces dirigentes, tais entidades adotam o mesmo critério vitalício, hereditário e fisiológico dos políticos anacrônicos que comandam o Maranhão, não percebem o que há de novo promovendo o desenvolvimento. Trata-se das pequenas Empresas que são prioridades do Governo de Dilma, fato evidenciado no seu discurso inaugural.

Cegos, surdos e mudos continuam com o samba de uma ou duas notas, para cada entidade a comandar setores, repetindo Arteiro,Nogueiras, Albuquerques, Cavalcantes, Abreus, Cantanhedes, Azevedos e Gaspares.

Esse discurso enfadonho e repetitivo dos empresários, é um simulacro das práticas exercidas pelos governos nos últimos 50 Anos.

No Maranhão contrariando Lavosier nada se cria, nada se transforma, muito se perde. Tudo acontece não pela ordem natural, mas fruto das ligações em quem sedutor e seduzidos, se comprazem no trair aos interesses do coletivo em benefício próprio.

4 de novembro de 2010

COMO ENRIQUECER FAZENDO CAMPANHA ELEITORAL?

Com a divulgação das prestações de contas dos candidatos a governo do Estado, para ser mais preciso, direto e objetivo a da candidata Roseana Sarney, percebo que é possível ficar rico no simples fato de ser candidato.

As minhas conclusões se alicerçam em fatos, que divulgados se tornam públicos, sem que aja nenhum temor de escondê-los, portanto vamos tentar analisá-los de forma cartesiana, dos mais simples para os mais complexos.

Os doadores de campanha são pessoas físicas e jurídicas, que doaram de acordo com o patamar que a legislação dispõe, até ai tudo normal, pois quem o fez supõe-se não fazê-lo obrigado.

Ocorre que fica claro a falta de espontaneidade, quando quem doa tem dependência na relação, com aquele que recebe a doação, no caso Roseana Sarney. Ademais esta relação tem a natureza que não se esvai com o resultado da candidatura, posto que Construtoras, Empreiteiras, Agências de Publicidade e Propaganda continuam trabalhando com a eleita.

Doadores e a recebedora tem interesses espúrios recíprocos. Os primeiros de continuarem participando da realização de obras e serviços superfaturados, quando mínimos com dispensa de licitação ou ainda nos estados de emergências que a tudo facilita, como divulgados diariamente em alguns setores independentes da mídia local. Quem recebe assina de forma tácita o compromisso de mantê-los, ninguém sendo tolo de acreditar que Mamãe Noel faça isto pela Dimensão, Lastro ou por sentir-se em Canaã. O conluio entre o público e o privado tem um endereço certo: as verbas públicas, o dinheiro destinado as melhorias da condição de vida da coletividade.

Entre as doadoras surge de forma curiosa a Companhia de Distribuição Araguaia, empresa do Distrito Federal que atua na venda de alimentos. Ela ofertou R$ 1,5 Hum Milhão e Meio para a eleição de Roseana Sarney. É só aguarda a fatura de forma direta ou indireta, na venda da Merenda Escolar.

Para reavivar a memória dos mais velhos e entendimento dos mais novos a Merenda Escolar, rendeu uma CPI ao Governo do então Presidente José Sarney, sendo movido mundos e fundos pela não convocação de Jorge Murad.

O Presidente da FAE na época era o maranhense Paulo Miranda, mais conhecido como Paulo Juca Chaves, íntimo de Jorge Murad que era iminência parda como Secretário do Presidente José Sarney. Paulo Miranda humilde advogado maranhense, ficou rico do pão para o leite. A ostentação era tamanha que ao final da CPI, Paulo Miranda mudou-se para Nova Iorque, morando na 5a Avenida.Hoje sugado ele leciona direito tributário, em algumas das Faculdades de políticos do Maranhão. Ninguém sabe explicar como ficou pobre à pão e mágoa.

As amizades na área de alimentos não vem de agora, nem se esgotou com o passado, ela se entrelaçam na substituição de Paulo Miranda por Jose Gasparinho da Silva Neto, pai de Denise Gasparinho que esta a frente do PROCON, que não tem pulso, coragem e independência para enfrentar os grandes grupos no Estado, e em especial as Rêdes de Super e Hiper Mercados.

Esta rede de interesses tem uma extensão geográfica, nos governos, nas pessoas e remonta tempos que passaríamos a noite escrevendo, sem chegarmos a finalizá-la. Vamos aos poucos e de forma pertinente, tentando passar principalmente as gerações mais novas, para que entendendo as implicações possam chegar as conclusões.

Fácil de se concluir que com grandes doações e despesas maquiadas, os vencedores saem maiores do que entraram. Penso ao contrário de Lula, que acha que outros saíram menores. É que eu vivo no Maranhão.
CENA DE CORRUPÇÃO EXPLÍCITA.

Com a repercussão da excelente matéria do Jornal Imparcial, sobre a origem do financiamento das campanhas, em especial a da Governadora eleita Roseana Sarney, tem-se a impressão da ausência de pudor daqueles que de forma franciscana, doam milhares para receberem milhões.

A aberração chega ao extremo quando dois filhos do Secretário de Comunicação Sérgio Macêdo, que sabidamente é comandado pelo indiciado Fernando Sarney por formação de quadrilha e corrupção ativa, participam em extremos da arrecadação e financiamento da campanha da Sarney.

Um participa como sócio de construtora doando R$ 1.200.000,00 ( Hum Milhão e Duzentos Mil Reais ) e outro recebe como acionista de uma empresa de comunicação responsável pelos bandeiraços a bagatela de R$. 5.000.000.00 ( Cinco Milhões de Reais ), não há dúvidas quanto ao cheiro ácido de laranja nas duas pontas, bem como a caatinga que todo Maranhão conhece.

São cenas que em um país sério, levariam todos os envolvidos para a cadeia. No Maranhão eles desafiam a Justiça com a certeza da impunidade. A maneira escancarada mostra o destemor, como se estivessem a dizer que nada temem, tudo fazem.

A licitação dos 72 Hospitais do Projeto Viva Saúde, tinham como pré-requisito o financiamento da campanha, daí não acreditar nem na conclusão das obras neste ano, nem tão pouco na qualidade para sua duração.

Os donos das Empresas Dimensão, Lastro e Canaã responsáveis pelas obras são as maiores doadoras na campanha de Roseana Sarney, fora a Edconsil que mesmo antes já se beneficiava na Saúde. Os donos destas empresas desfilam nas ruas de São Luís com Ferrari, Mercedes e outros mimos, as custas do sofrimento do povo do Maranhão. Conheço alguns de perto e já tive oportunidade de freá-los com invasores de terras, sei da sanha assassina que os move e de onde vieram. São na maioria ex-sicários exilados de suas origens, que aqui se estabelecem como condotierris encontrando terreno fértil e adubo nas relações com a família Sarney.

A prestação de contas de Roseana Sarney, nada mais é do que cena de corrupção explícita.


FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHA JÁ.

Assim como a Lei da Ficha Limpa recebeu milhares de assinaturas, forçando aprovação do Projeto, o Maranhão diante da diferenças estratosféricas de arrecadação e financiamento para o governo do Estado, tem o dever de iniciar movimento pelo financiamento público de campanha já.

Os números mostram não só a diferença, entre altíssimas somas recebidas por Roseana Sarney, que comparadas as ínfimas recebidas pelos outros candidatos, atestam não só a influência determinante das doações na campanha, como também o interesse dos doadores, como beneficiários de obras e serviços desenvolvidos no atual governo.

Esse conluio imoral e criminoso forja na campanha, os destinos do Orçamento do Governo. Da mesma forma permite aos eleitos o enriquecimento sem causa, por via da corrupção que se dá com o superfaturamento de obras e serviços, com licitações fraudulentas em jogo de cartar marcadas.

Quando se trata de jogo e cartas marcadas Roseana Sarney e Jorge Murad são craques. Parceiros eternos nos jogos mortais do Poder, exercem pressão com maestria e bisturi no pulso firme. Empreiteiras, Construtores, Prestadores de Serviços, Representantes e todos aqueles que exerçam alguma atividade comercial com lucros regulares, são alvos da ação da dupla com mapeamento feito pelos vassalos, por área de atuação.

Os números e os nomes mostram de forma vergonhosa, que quem doa já recebeu e quer continuar mamando eternamente nas tetas do governo. A atitude aberta e comprometedora não tem limites ou melhor Dimensão. As Construtoras que fazem os 72 hospitais no Interior Estado, são as maiores doadoras, transformando a vida dos seus proprietoarios em uma Canaã, pelo Lastro doado e posteriormente devolvido . Os filhos do Secretário de Comunicação Sérgio Macêdo financiam aos milhares e recebem aos milhões na mesma campanha.O primeiro doa Hum milhão e Duzentos Mil, através de uma construtora e o segundo recebe por serviços hiperfatutados de bandeiraços, o valor Cinco Milhões como acionista da Canal Comunicações.

A Justiça Eleitoral será entregue a prestação de Contas, elaborada e assinada por contadores e advogados, que por sinal em gesto de gratidão são doadores em mínimo do máximo recebido, para posterior aprovação.

A forma acintosa e descarada não deixa dúvida quanto ao sentimento de impunidade. O ministério Público Eleitoral poderia vascular na prestação de contas o comprovado, para posterior ação, cabendo aos esmagados pelas milionárias cifras iniciarem ou participarem deste movimento proposto pelo blog.

Qualquer informação, participação ou orientação pode ser feita por comentários ou pelo telefone (0--, 98-888893120 ).

3 de novembro de 2010

CAVEIRÃO NA CASA CIVIL .

Dona Dilma teria confidenciado aos mais próximos, que pretende como chefe da Casa Civil alguém com o perfil mais técnico do que político. A indicada seria Maria da Graça Silva Foster, que ganhou o apelido de Caveirão na Petrobrás, em uma referência ao tanque do BOPE, tropa de Elite no Rio de janeiro.

Elas atuavam juntas no setor elétrico do Rio Grande do Sul, Graça Foster ocupa a diretoria de Gás e Energia na Estatal.

Foster tem o perfil de Dilma, construindo fama como gerente eficaz e durona. Fixa metas e cobra resultados. A ela caberia a função de cuidar dos principais programas de governo.

Pallocci é o nome do PT,mas deverá ser acomodado no Ministério da Relações Institucionais.

Para que teve a Casa Civil como pé de Guerra, melhor não arriscar outra vez.

DILMA EM CURUPU ?

A mídia nacional faz exercícios contorcionistas para localizar Dona Dilma. A Folha de São Paulo informa que ela esta em uma praia isolada no Nordeste. Será na ilha de Curupu? Pouco provável, mas como de José Sarney pode se esperar tudo, melhor não arriscar.

A ilha de Curupu corresponde há 80% do Município da Raposa. O isolamento é total, ninguém entra sem permissão do clã. É herança da família Macieira, que tem Dona Marly como esposa do velho patriarca.

O local seria adequado para escolha dos ministros, sem os incômodos da imprensa abelhuda. Ademais para desanuviar nada melhor que um carteado.

Já imaginaram o circo que a sarna ia armar.

A MESMA PRAÇA, O MESMO BANCO, AS MESMAS FLORES E O MESMO JARDIM.

A se confirmar Cutrim na Segurança, Ricardo na Saúde, Max Barros no Sinfra, Jorge Murad no Planejamento, João Abreu na Casa Civil, Maurício Macêdo na Indústria e Comércio, Anselmo Raposo na Educação, Chiquinho Escórcio, Afonso Ribeiro , Chico Gomes, Tatá Milhomem e outros penduricalhos, melhor seria não propalar a quatro ventos, mudanças estruturais prometidas. Tudo não passa de uma Ópera Bufa.

Na verdade com o quadro de assessores comprometidos com uma filosofia continuista, sem a postura republicana da Governadora para convocar para as decisões as oposições, movimentos sociais e instituições que penetram na malha social, nada de novo pode-se esperar do antigo governo.

Fazendo um histórico dos Governos anteriores tendo os Sarneismo como fachada, tudo se inicia nos anos 60, quando o então deputado federal José Sarney, aproveitando-se de uma cisão entre os grupos de Newton Bello e Vitorino Freire é projetado a condição de Governador pelas Oposições Coligadas.

Neiva Moreira em livro de testemunho descreve detalhes da escolha. Escolhido como "tertius" pelas Oposições que degladiavam-se tanto quanto no momento, Sarney elege-se a Governador pelas Oposições e governa com o apoio dos militares. Governador cerca-se de poetas, artistas, liberais, criando a imagem de governo das artes, da geração de poetas gerindo o Maranhão.

Nada de inovador no mundo político, apenas mais um resgate renascentista. Na História de Florença Maquiavel mostra a articulação de Cosimo de Médici neste sentido. Os Médici dominaram Florença durante 103 anos.

Os Sarneys em 2014 chegam a 50 anos no poder.O prazo de ausência física nos governos, é menor do que os Médici em Florença(Italia). Eles os Sarneys, são dignos de estudos na ótica maquiaveliana.

Roseana repete o "estilo do homem" nos Governos exercidos, dando a equipe nomes que variam de Sorboninha, Gerência, Transição e o Mineiro, que pelo conteúdo atual "das nossa reportagens bufas", cai no adágio de "muda-se as coleiras, mas os cães continuam os mesmos"

O eterno chanceler brasileiro Celso Amorim, ao esquivar-se da pergunta sobre a continuidade no Governo Dilma, atribui a frase "o estilo é o homem" a um ditador. Jacques Lacan no livro Escritos da Editora Jorge Zahar Editor, relaciona o adágio a Buffon e acontecimentos pífios, que se repetem sem muito sentido, onde o anfitrião nada fica a dever ao seu visitante.

No Maranhão anfitrião e visitantes do Poder, relacionam-se de forma bufa há quase 50 anos, de forma que a fantasia do início na década de 60, repete-se ainda hoje com o roteiro diferente.

O estilo é o próprio homem, mas como diria Voltaire "Nada ali provém do natural"

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...