2 de novembro de 2010

PAUTA DE DONA DILMA COM GOVERNADORES: SEGURANÇA E SAÚDE.

Dilma anunciou que fará inicialmente uma transição técnica, dando como exemplo a reunião que pretende com os governadores para tratar dos itens Saúde e Segurança. Com a iniciativa a eleita demonstra querer participação dos governadores, na elaboração das políticas de governo. Isso difere em muito de indicações para o governo. Na prática chama todos os governadores para tratar os temas Saúde e Segurança, de forma unificada, evitando a participações dos governos nas definições de cargos e ministérios.

A atitude de Dilma tem orientação com endereço certo. Queimar as etapas anteriormente percorridas pelo lulismo é pretensão do petismo. Lula demorou dois anos para deslanchar os programas sociais, que elevaram quase 30 milhões de brasileiro a classe média. Durante este período para aprovar proposta e orçamento, exercitou a sua reconhecida habilidade com a classe política. Lulinha que saia da campanha paz e amor, racionalizou a postura em confiança, cedendo onde possível e colhendo sempre o cento.

Dilma é uma esfinge política à ser decifrada, mas não necessita negociar no mesmo patamar de Lula. Ela é a representação de um grupo, não faz ainda vôo solo. Este fato lhe garante ser representada com maior facilidade. Tem 350 Deputados, 51 Senadores e 17 Governadores e o temido gênio de mulher mandona.

Chamar os Governadores a responsabilidade dos temas Saúde e Segurança, sinaliza para o tipo de postura que quer dos Executivos Estaduais, evitando o varejo e atacado nas negociações. O trato com os governadores inicialmente será temático, as negociações políticas ficarão a cargo da classe política.

Seria bom se fosse tão lógico, equacionado e previsível. Dona Dilma pensa com números os políticos com as palavras.

Os temas são mais que oportunos para o Maranhão.
"DIZ QUE CONVIDEI, MAS NÃO ACEITASTES".

Desconfio sempre da indicação prematura em cargos públicos. Multiplico o sentimento quando o postulante, figura apontado para várias pastas ou cargos. Edson Lobão é um destes casos na proveta de ministro, que pode fazer a escolha pela Presidência do Senado, que nem de longe se compara ao Ministério das Minas e Energias.

Sua indicação para as Minas e Energia seria muito boa para o Maranhão. Projetos que levariam de 7 a 10 anos, poderiam ser abreviados em tempo menor. Este é o aspecto positivo, não cabendo agora especulações da possível ação dos lobistas dentro do Ministério.

Ocorre que o petismo é quem irá impor as regras, não o lulismo. O naco deste poderoso Ministério, não será fácil aos políticos do Nordeste, que ficando para a região tem outros pretendentes e em situação privilegiada.

Eduardo Campos do PSB de Pernambuco, tem hoje essa capacidade de escolha atribuída a Lobão do PMDB. Quem analisa a composição pelo critério do loteamento, o faz com variados critérios. O fator vice-Presidente tem sido incensado pela Globo, da participação da excelente Cristiana Lobo às matérias jornalística. Entretanto a continuidade na administração de Dilma, ficará comprometida pelo contiuismo de nomes nos Ministérios.

Dilma poderia até querer Lobão, mas precisa mostrar ao Brasil e o Mundo, que o Ministério tem o seu dedo, não o que falta a Lula. Ademais as alianças do petismo não tem compromisso com as do lulismo. Neste momento o "busilis de question", o X da questão é como livrar o petismo das más companhias do lulismo, entre elas Sarney, Collor, Renan e remanescentes.

Certo é que esse extermínio não se dará em um golpe só, ou com uma saraivada de metralhadora aguerrida, mas a paciência com eles não chega as Olimpíadas de 2014.

Lobão é mais provável na Presidência do Senado, onde o PMDB tem o maior número de senadores. Interessa ao PMDB dividir com os petistas instalados no Planalto, a tutela política. O Senado representa o outro lado da gangorra.

Agora quem fica em cima, espera a vontade de quem esta em baixo. Terminada a brincadeira, o peso do Poder determina o lado mais forte do pêndulo.

Tudo poderá terminar na famosa frase: "Diz que convidei, mas não aceitastes".
DIA DOS FINADOS: 14 MORTES NO FIM DE SEMANA.

Talvez as primeiras palavras de Dilma Rousself, comprometendo-se com a liberdade de imprensa, tenha acendido a chama pela verdade em alguns meios de comunicação no Maranhão. Jornais e rádios passaram a espelhar a verdade sobre a violência. Foram 14 mortes no último fim de semana, comprovando o despreparo do guarda costas Aluísio Mendes, que na condição de Agente compõe os quadros da Segurança Nacional.

Erguê-lo a condição de Secretário de Segurança, em substituição ao não menos despreparado Raimundo Cutrim, foi simples gesto de precaução, à forças tidas como contrárias.

As urnas deram ao ex-Secretário Cutrim, a segunda maior votação para Deputado Estadual com mais de 70 mil votos. Anunciam a volta dele à Secretária de Segurança e com certeza o aumento da violência, dos apêndices do crime organizado e desorganizado.

Tanto Raimundo Cutrim como Aluísio Mendes a frente da Segurança Pública, representam retrocesso e imobilismo, face a dinâmica do crime e a falta de conhecimento abrangente de ambos, para o desempenho da função à frente da Segurança.

O "melhor governo da vida de Roseana", tende a ser o da explosão da criminalidade no Maranhão. Vários fatores infelizmente contribuem para o vaticínio das previsões. Afora os de ordem política, em que pesa o peso eleitoral, outros independente da vontade da Governadora devem se instalar.

A expectativa de projetos de desenvolvimento na área de Refinaria, deve atrair uma leva de problemas, que já se iniciaram com a especulação imobiliária, para mais tarde com o aumento dos bolsões de miséria no entorno do Eldorado prometido, acontecer a explosão da violência.

Elaborar Políticas Públicas na área de Segurança é dever do Estado, previsto no artigo 12 da Constituição Estadual. Reprimir e prevenir a criminalidade encontram-se no bojo do mesmo dispositivo.

Infelizmente o melhor para a Govenadora e família, é o pior para o Maranhão e seu povo.

Apenas os proprietários de funerárias e as administrações dos cemitérios, tiveram o incremento nas receitas.

1 de novembro de 2010

ENTERRO SIMBÓLICO DOS POLÍTICOS EM 2 NOVEMBRO DE 2010.

Comunicamos o sepultamento simbólico de uma penca de políticos, execrados pela opinião pública. Dos mais aos menos safados, de todas as colorações partidárias, ideologias e seu séquitos.

Cremados no forno das urnas nas ultimas eleições, bem como os mortos-vivos que insistem em permanecerem ativos. Nada deve escapar a ação inexorável do tempo. Todos vitimados pela própria ação contraria aos interesses coletivos, independente de idade, cor ou religião.

Inferno, Purgatório e Paraíso eis o simbolismo sagrado dos Sítios nos três mundos da Divina Comédia de Dante. Vós que entreis, deixai toda a esperança (Divina Comédia, Inferno III, 1-9) é a mensagem destinada aos que passam habitar o Sítio do Inferno e as forças do mal. Alexandre Masseron descreve com precisão o itinerário percorrido no Inferno por Dante e seu guia Virgílio.

Lá o eixo do gigantesco cone, de cabeça para baixo, o Inferno fica encerrado no hemisfério boreal da Terra, passa por Jerusalém. Cruzando a superfície da Terra, à imagem de um círculo, em certo ponto não identificado, designa em uma profundidade não especificada, a porta de entrada do Reino dos Mortos.

Aqui o eixão começa no Planalto Central em Brasília, e ao contrário da inversão na Divina Comédia, Sul-Sudeste anunciam os privilégios do Paraíso. Norte- Nordeste a morada de Lúcifer, mas por ironia do destino o cadáver-Presidente é do Sudeste, representado por JOSÉ SERRA.O caixão presidencial tem alças firmadas pelos guias: ROBERTO ROCHA, JACKSON LAGO, JOÃO CASTELO e com a desnecessária participação de JOSÉ REINALDO TAVARES, que seguem na mesma direção, embora sejam nordestinos do Maranhão. O doador do ataúde salva-se em memória do sobrenome Madeira, embora Sebastião o do Coroado tivesse inestimável prazer em recepcioná-lo no 1° círculo.

O inferno é dividido em "Alto Inferno" e "Baixo Inferno". O primeiro engloba um vestíbulo que o poeta situa como Limbo e cinco círculos. Há este de forma simbólica destinamos aos epigrafados como morada. Quem sabe de lá não consigam com vôo próprio voltar ao paraíso. No segundo na versão do poeta está a Cidade de Dite, a cidade de Lúcifer, o anjo caído, que possui quatro círculos. Este destinaremos da mesma maneira simbólica, aos que embora mortos teimam em viver: Sarney, filhos e filha, genros e neto e todos seguidores, incluindo-se Prefeitos e alas, Vereadores, lideranças, blogueiros que seguem no caminho da exploração do povo pobre do Maranhão .

E assim, o que parece separar os condenados no Alto e Baixo Inferno, do ponto de vista esotérico, na obra do poeta, é a atitude do comportamento do "Ego".

No nosso caso o que os separam em Baixo e Alto, são os interesses pessoais, sendo que em determinados momentos, sob os mais absurdos argumentos eles sobem e descem, transformando em uma as duas moradas, quando não confundem-se nos círculos do Poder.

Toda a configuração global que acabamos de descrever brevemente na obra do poeta é forrada de símbolos.

No caso concreto o desejo é apenas simbólico, mas as atitudes dos atores são forjadas no mais deprimente aspecto real. Os que morrem a cada dia, vitimados por balas, doêncas ou como condição de miséria, na sua maioria vivem como se no inferno estivessem. Qualquer morada diferente desta, já seria mais cômoda.

Que a vontade de Deus nos ilumine a vida.
A VOZ DO CEMITÉRIO.

Estive como de costume no cemitério do Gavião, na véspera do Dia dos Finados, me antecipando naquilo que posso na ausência da morte. A limpeza das catacumbas, sempre me remete aquilo que James Joyce chamou de epifania, que se traduz no momento mágico que se eterniza. A metáfora do relógio me transporta a Praça Pedro II, no repicar dos sinos e o vôo da andorinhas, em construção ainda indefinida.

A música de Belchior falando do tempo, se mistura as fotos dos túmulos imponentes de Luís Domingues, Benedito Leite e outros desconhecidos. Só o Gavião para possibilitar esse grau de estezia. Nos outros cemitérios os jazigos ficam submersos, propondo o fim dos escritos em homenagem aos mortos.

O poeta Jorge do Nascimento tem um livro intitulado, "Os Mortos Não Lêem os Epitáfios Das Manhãs", que no dia do seu lançamento em companhia do seu irmão José Maria e de Nauro Machado, me era incompreensível.

Todo esse burburinho mental é acompanhado das vozes no cemitério,posto que meu pensamento não se separa das palavras. Ali a maioria clama por Segurança, e comenta o roubo que foi vítima uma senhora septuagenária, resultando na fratura de um braço e escoriações no rosto, em pleno Colégio Santa Teresa, local em que vota a Governadora Roseana.

Ninguém consegue compreender o descaso do Governo, a ponto de nomear um guarda costas como Secretário de Segurança. Sem visão nem conhecimento do que se lhe impõe o artigo 12 da Constituição Estadual,o agente Aluísio Mendes serve apenas de escuta e precaução, a uma possível investida de outras forças. Esse é seu ofício, essa é sua principal função.

Enquanto isso o número de roubos, furtos, assaltos, homicídios aumenta dia à dia. O único investimento é calar a mídia afeita ao soldo, que maquia os dados e esconde a realidade.

Tivesse a pretensão de fazer o "melhor governo da sua vida", Roseana não deixaria esse despreparado, um dia sequer a frente de tão importante pasta. Quantos e quantas precisarão serem furtados, assaltados, estupradas, mortos para que a Governadora compreenda, que a Segurança é Pública e não deve estar a serviço apenas do seu irmão.

Se ela ainda esperar dezembro chegar, não será Papai Noel que durante os próximos sessenta dias visitará lares e comunidades, mas facínoras e sicários tão insensíveis quanto ela, furtando, roubando, assaltando e matando, enchendo os cemitérios de mortos prematuros.

A minha homenagem aos mortos que não lêem os epitáfios nas lápides.

FREIO DE ARRUMAÇÃO.

Em menos de 24 horas após as eleições Presidenciais, fica nítido pelo freio de arrumação, que sai de cena o lulismo e passa a vigorar o petismo. Nas primeiras aparições os Josés Eduardos ( Cardoso e Dutra ) e Palocci são a demonstração concretras da tendência. Lula estratégico deixa que o freio alcance seus objetivos, mesmo porque lhe isenta de prováveis erros futuros.

O tal freio atinge logo nas primeiras horas, algumas personalidades afeitas ao imediatismo das definições de cargos e ministérios. Dentre elas José Sarney, que embora tenha se restabelecido inopinadamente da enfermidade cardíaca, comparecendo na primeira manifestação de Dilma como Presidenta, não foi chamado ao Palácio da Alvorada para as comemorações em petit comité.

Como Sarney outros receberam a recomendação do freio, outros não menos avisados, como o Senador Inácio Arruda passaram pelo constrangimento de serem inicialmente barrados. Roseana foi alcançada pelo freio por telefone.Foi Lula com quem conversou no final da tarde, quem pisou nas pretensões da Governadora de ir a Brasília.

Embora Dilma tenha alcançado 79% dos votos válidos, foi precedido de instantes de vacilação por parte do grupo Sarney. A falta de mobilização,articulação e até declaração de voto em Dilma, chegou ao comando petista.

Embora o vice-governador se esforce para angariar a simpatia da Presidenta, ela não esconde o seu afeto e admiração pelo comunista Flávio Dino. Na dinâmica política fica comprovada a falta de lógica, pois o tal decantada teoria de contra-pesos, para equilíbrio das forças políticas no Estado, acontece com a chegada ao poder de Dilma e não de Serra, como analistas e políticos de oposição previam.

Boa tarde Presidenta.



CIRCO ELEITORAL: BRASIL ESCOLHE A PRIMEIRA MULHER DE BARBA.

O tamanho da arcada dentária é a unica característica, que autoriza o brasileiro a chamar Dilma de Presidenta. O discurso não é porco-chauvinista nem tão pouco machista. É a realidade e realidade não tem sexo. A Presidenta foi escolhida a dedo por Lula.Infeliz a escolha pelo dedo que falta, a mão esquerda do Presidente.

No item gestão pública o contrário, face ao passado de dedos demais no Mensalão. Buscar a imagem de tecnocrata para a Presidenta, é esconder e desanuviar a verdade, ainda recente da guerrilha da Casa Civil, com Erenice servindo de ponte aos interesses petistas.

O circo eleitoral esta armado, no picadeiro o palhaço é quem usa a barba. Da sala escura sai a mulher com cara pintada e trejeito mambembe. Tudo ao contrário no País dos contrastes. No carnaval pela veia existencial é esperada a máscara de dupla face.

A búlgara, a gorda, a boba cede lugar a importância do cargo. Ainda ontem no sereno dos cumprimentos, José Sarney não perdeu tempo para demonstrar a vitalidade que faltou ao seu grupo.

IRMÃ DULCE IRMÃ DILMA.

Com o acerto pontual na eleição Presidencial, os Institutos de Pesquisas saem credibilizados no âmbito interno do País. Luís Inácio da Silva ganha musculatura no cenário internacional, ao eleger uma burocrata que ainda é uma incógnita para os brasileiros e o mundo. Diante das certezas e incertezas resta a resignação e espera.

Enquanto certezas e incertezas nos atormentam, surge nas mídias dois processos de canonização. Dulce e Dilma passam a ser os nomes mais repetidos no alto da páginas da imprensa brasileira e mundial.

Irmã Dulce fez a opção pelos pobres aos 13 anos de idade, levando uma vida resoluta na intenção e aguerrida na ação. Saiu as ruas ainda adolescente, catando doentes e na maioria das vezes conseguindo ajudá-los. Foi expulsa com seus doentes dos arredores da Igreja do Bomfim, dos arcos do Mercado do Peixe, sob os argumentos de espantar os que de fora vinham, admirar a Bahia e seu paisagismo arquitetônico. Pediu ajuda em um Convento, lá consegui um galinheiro transformando-o em abrigo. Ao ser posteriormente questionada pela superiora, ante a falta das galinhas, respondeu ter alimentado aos pobres com as aves.

Dulce tinha metro e meio pesava 38 kilos, a explicação para tanta força física é metafísica. Seu maior milagre foi sem ajuda pública, ter feito a obra que visava aos pobres, sem interesse algum. No encontro com o Papa era como se ali tivesse a Trindade. Pai e Filha, Mãe e Filho que somados aos necessitados anunciavam Deus.

Dilma Rusself logo cedo fez opção pelas armas. Na guerrilha encontrou vazão para suas idéias e instintos. Presa gerou no cativeiro, exilando-se mais tarde no Governo de Porto Alegre, onde exerceu as funções burocráticas que lhe guindaram a Explanada dos Ministérios, a Casa Civil e finalmente a Presidência da República.

Hoje os jornais dos Estados Unidos, França, Espanha, Argentina entre outros lhe apresentam a comunidade internacional, como a primeira mulher a presidir o Brasil. Cristina Krischener da Argentina chega a dizer que sai da tristeza diante da morte do marido, para a alegria da eleição de Dilma, recepcionando-a no "Clube das Companheiras". Le monde, The Times, BBC, CNM apresentam-na como uma extensão de Lula. Por estratégia a assessoria de imprensa do governo evita o encontro da cria com o criador. Sabem os estrategista do Partido dos Trabalhadores , que diante do mito ela se esvai. Não pela forma física, mas pela conjuntural.

Enquanto Dulce é a encarnação do Milagre Divino, Dilma é fruto de um milagre com as bençãos do Mensalão de Dirceu, Lula, Pallocci e outros mais.

Agora só Deus.

31 de outubro de 2010

MINISTÉRIOS DO KPETA.
"Esse blog é para todos, mas não é de ninguém"

Antes de mais nada, não deixem de ler o venerado Mestre Pêta. O blog nas primeiras horas da madrugada comprou o JP , preservando a produção do decano. A inspiração reconhecidamente é dele. Neste domingo adianto que a coluna do Pêta, vem explicando porque o Estado entrou em "petição de miséria" . A volta do ex-super-de novo, tá tudo lá. Comprem e vejam como a ironia conscientiza.


Coincidência ou não é para ficar anastaziado. Eu não falei começou a política do Mamão. Vai para Minas e vem pro Maranhão. Condecoração para cá, Secretários de lá.

Será se Bob Rocha pega uma boca lá em Minas ? Se esperar de Serra vira pedra.

Qual o assessor de tucano, que é petista , morde na Educação (PT), Município(PSDB) e assessora José Arteiro na Federação? Esse é ligeiro se não cuidar, vai dar um rato de roer pé de mesa.

Qual o causídico que virou eletricista, por causa de chifre?

Qual o caridoso que promete cobertura das eleições, com filiais, sucursais e coisas e tais? Tem gosto de mordida. Fala D.Milú.

Qual o Deputado Estadual bem eleito, que não passa em frente a Loterias, nem com reza de beata? Só "Froxô" que conhece a fera, para resolver o caso.

Quem é o Deputado Beira-Mar? "José é meu pastor, ainda que fosse jubilado recurso não faltaria" Salmo 313,versículo A.

Qual o cadeirudo que trabalha em jornal, vizinho ao cheirinho da Jansem, que sábado visitou a feira da Dalcar na Maria Aragão? Funcionário, fornecedores, empresário estão chamando urubu de meu louro, mas para os de dentro não falta.

Qual o filho de prefeito pego com 327 mil e na juquira disse que era para pagar Barnabé? Agora no Município nenhum funcionário ouviu falar. A Zero Um lamenta.

Qual o blogueiro que ganhou o concurso de boquete na festa de Beira-Mar?

Porque Blogô espinafra tanto Hermes do Porto? Será se ele aprendeu com coronel R. Souza, que bate para depois comer o cuxá, jabá, munguzá e largar de falar. Isso já passou é crime chamado extorsão.

30 de outubro de 2010

COLUNA DO KPÊTA.
"Este blog é para todos, mais não é de ninguém" .

Para começar com as bençãos de Deus lembremos o tão citado salmo 37, versículo 5°" Entrega teu caminho ao SENHOR, confia nele, e ele tudo fará". Este salmo é de Davi nos versículos 1° e 2° está escrito"Não te indignes por causa dos maus feitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade. Porque cedo serão ceifados como ervas e murcharão como verduras".

Palavras da salvação. Demos graça ao Senhor nosso Deus, como nosso dever.

Tenhamos paciência é só questão de tempo. "No Brasil em se plantando tudo dá".Primeiro fica Verde depois apodrece, quando não engolido, digerido e excretado.

Do sagrado vamos ao profano. O fato foi a festa realizada na sexta-feira ultima, para celebrar a volta do Deputado Beira-Mar na casa de um blogueiro. Teve de tudo de Zero à Um, com direito a Lavanderia e Simpatizantes. As meninas segundo a fonte saíram bulhadas depois de bamburrar a noite inteira, só saindo pela manhã, quando a festa ficou familiar.

A paraense preferida de muito franco ficou com Beira-Mar, recebendo duas pilas. Com tanta inflação meu chefe que só anda Zero não vai conseguir dar Uma.

Teve concurso de boquete e sabem quem ganhou? Só depois nos ministérios e batistérios, só adianto que foi uma bloguete.

No assunto lá estavam juntinhos Blogô, Ovelha e Mônica, todos devidamente acompanhados dos mauricinhos paraguaios, lá do Cohatarc.

Blogueiro Faschion Otonce, Geraldona e Nunca Mais, ferravam como hienas Beira-Mar, Francamente, Chicleteiro, Professor Cauby Peyxoto, Deputada 45, Desembargador Trim para a desesperada festa dos Os bestas de 2010. Era um deus nos acutrim.

Ovelha desesperada e apaixonada berrava bééé llo, béé llo. Depois sozinha e deprimida porque sabe que não rola com meu chefe, foi escutar MPB a música Belos e Malditos. Xiiibá.

Repórter de Kpêta informa que na tarde sábado, estava em um Salão no Renascença quando entrou um senhor de cavanhaque, pedindo pelo amor de deus para o barbeiro, tirar tudo quanto era pelo da cara. Era Deputado Beira-Mar, o barbeiro preocupado em manter o cliente, tentava demovê-lo da idéia. O resultado só saberemos ns próximos dias.

Vamos mudar de assunto e falar da tal passeata de braços dados com Serra. Olha a coisa fluia bem, mas nas imediações do abrigo um poeta bêbado ao avistar a turba, logo identificou uma pedra no meio e se danou a gritar: "Tem um propineiro no meio do caminho, tem um propineiro no meio do caminho...."Rapaz foi um mal estar disgramado, só aliviando com a entrega da cartilha do PDT que ensina a corromper de A a Zis.

Esta é de lascar. Tem um causídico que agora quer ser eletricista, não quer mais nada com a advocacia. O gajo ainda não se recuperou, tudo porque a esposa, de papel passado e tudo lhe abandonou. Também não podia dar noutra coisa, a ex-mulher anteriormente flagrada com um eletricista na casa do casal, foi perdoada. Para sua surpresa ao entrar no quarto na semana seguinte ela encontra o doutor no colo do eletricista. Vingança das piores. Eu hein meu amigo....

Rapaz essa história das tantas contas pagas na loteria, tá tirando sono de graúdo. Tem Deputado eleito que fica de Costa quando escuta o assunto, outros dizem que esse problema Roberto vai Murad. Pode sobrar para de Retrato, daí escalaram Blogô que ainda raivoso com o resultado do concurso de boquete, quis botar chifre na cabeça de cavalo e dobradiça em asa de borboleta. É muito surrealismo querer atribuir a Aderson e Aziz a denúncia da Folha. Tá faltando imaginação.

Blogô não tá se achando, está se botando. Querer insinuar que a Folha morre de preocupação com sua atuação é demais. Folha, Hermes do Porto nem "tchum" prá ele.

Por falar em Hermes do Porto porque será que Blogô tem tanta raiva dele? Vamos deixar para os Ministérios e Batistérios amanhã?
O RISCO QUE CORREU ERASMO CORRE NAURO.

Conheço o poeta Nauro MACHADO por quem tenho singular apreço. Como diz Vinicius que pela produção tem moral no plural, "o apreço não tem preço". No Maranhão paga-se um preço pelo apreço, ainda mais quando pela verdade.

Nauro é um destes incompreendidos na forma poética, política e cultural. No do Anafilático Desespero da Esperança, compôs o mais espetacular dos seus poemas intitulado 50 Anos, onde demonstra sua amargura com a existência na terra Gonçalvina. Daí do pó fazer-se dó.

Nauro não é Masmorra Didática, ao acompanhá-lo em dezenas de Noites Ambulatórias, observei-o pelas Órbitas das Águas. Nele havia carinho, respeito e veneração por Erasmo Dias, jornalista combativo e combatido. Entre suas obras o resgate a este que foi injustiçado e enxovalhado pela coragem de dizer. ''Erasmo Dias e Noites" ou o Agônico dos Apicuns. Lá o magistral artigo em repúdio a Justiça, que diante dos acontecimentos recentes faz-se necessário conhecê-lo:

JUSTIÇA W.C.

"Depois da reunião em Palácio, a que não compareceu o desembargador-presidente, por ser cosido a ele, no cumprimento das ordens superiores, um pracinha da nossa guarnição federal, voltou a nossa corte a sua determinação de praticar o esbulho contra os votos do povo.

E assim é que, firmando pela manhã, decisão sobre a urna de uma seção que funcionou em propriedade de um candidato, anulando-a por conter maioria favorável, ao governador que o povo elegeu, já à tarde, diante de caso perfeitamente idêntico, resolvia de modo contrário, isto é, validando urnas de Colinas e do Brejo, cujo resultado era favorável ao Palácio.

Justiça de dois pesos e duas medidas, que confirma, iniludivelmente, a arguição de suspeição de um tribunal que, pela sua maioria, embora já reduzida, se afunda, definitivamente, no conceito público, degradando a função de julgar, aviltando a toga e desonrando, no cinismo dos desfibrados, séculos de tradição jurídica.

Justiça de lameiro e de pocilga, onde rebolam suínos de engorda, cevados na ração abundante que o Palácio distribui.

Justiça de prostíbulo e lupanar, onde sátiros despudorados saracoteiam, bêbados, na lascívia que a si mesmo lhes provoca a nudez moral a que se reduziram, para orgia do descaramento e do cinismo.

Justiça de feira e de mercado, onde bufarinheiros da venalidade vendem-se como escravos nas praças de Bagdad.

Justiça de cubata e de senzala, onde os negros se aprimoram na subserviência, requintam-se no servilismo e excedem-se na despersonilização.

Justiça de sentina e de cloaca, onde os azes da corrupção e da peita se comprazem no aspirar dos gases mefílicos, que lhes inebriam a depravada sensibilidade.

Justiça, enfim, de um Tribunal onde há juízes cujas iniciais indicam o verdadeiro sentido e legítima significação__W.C."

Justiça W.C!"


O livro traz artigos jornalísticos que retratam o Maranhão, no período que antecede ao mando de José Sarney. Lendo-o teremos oportunidade de ver a história repetindo-se , como farsa e tragédia.

Convite ao raciocínio "ERASMO DIAS E NOITES" é uma publicação do Sioge, esgotada mais possível de achado na livraria POEME-SE, localizada no Centro Histórico, não encontrando procure o blog através do telefone (98) 88893120, para formarmos grupo de estudo.


FESTA PARA BEIRA-MAR.

O Deputado Beira-Mar foi exaustivamente festejado na noite de ontem . A festa promovida na mini-mansão de um Blogueiro, varou a madrugada com direito as delícias de Zero à Um e outras tendências GLS. Segundo fonte fidedigna além de Beira-Mar baús, arquivos, containers, fichas sujas e memorandos se encontravam presentes, ansiosos para aprenderem o caminho da volta.

Beira-Mar é Presidente do Sindicato dos Fraudadores do Maranhão, prometeu a todos os lambuzados que os ajudará. Não ficou acertado nem uma espécie de comissão, mas a filiação no Sindicato é necessária, bastando o cadastro em uma das agências credenciadas no Estado. Organizado ele distribuiu a lista de lojas de empréstimos a aposentados e pensionistas que participam da entidade.Diz a fonte que são inúmeras, tendo uma em cada rua de São Luís, emolduradas sempre por uma Faculdade de Direito e Igrejas dos Reinos.

De bíblia na mão e citando versões de versículos Beira-Mar, foi aplaudido de pé quando interpretou as Escrituras dizendo: "CONHECERÁS JOSÉ, E O PODER DELE TE LIBERTARÁ''. Delírio maior aconteceu quando com lágrimas vertendo em protuberância lecionou,"o salário do recado é a sorte, mas o dom pago a José é eterno".

Tudo foi presenciado por blogueiros alinhados, desalinhados, emancipados, encampados e capados da livre expressão. Na festa ainda alguns remanescentes das caminhadas vespertinas com cartilhas ensinando a corromper de A à Zis.

Amanhã tem DR. KPÊTA SEUS MISTÉRIOS E BATISTÉRIOS. Qualquer sugestão, ministérios ou batistérios podem ser feitos ao telefone do blog 031-98-88893120 ou solicitando a presença dos nossos repórteres.


Fernandinho Beira-Mar acompanha audiência nesta segundaFernandinho Beira-Mar acompanha audiência nesta segundaFernandinho Beira-Mar acompanha audiência nesta segundaFernandinho Beira-Mar acompanha audiência nesta segunda

29 de outubro de 2010

RICARDO CHEGOU MAS NÃO METEU A FUÇA.

Começo a desconfiar das pesquisas que apontam a vitória folgada de Dilma, com base na lógica prática. Tomo como base da minha incerteza, as ausências dos Sarneys e lideranças expressivas como Lobão, João Alberto, nas manifestações sejam virtuais ou concretas. Não vejo sequer declarações de voto, apoio ou de otimismo pró-Dilma.

Ricardo Murad capataz eleitoral dos Sarneys retornou a São Luís, mas não meteu a fuça. Somando as ausências com o imobilismo, começo a crer por experiências passadas , que a vitória de Dilma não é tão certa. Na rua não tem um Sarney, um Lobão pedindo voto para a candidata de Lula.

Quem conhece o grupo dominante, sabe que duas são as formas de reação nestes casos . A primeira quando é certa a vitória, tiram o maior proveito da situação. A segunda quando incerta é a derrota reagem com a distância, o silêncio, o imobilismo para não comprometer ações futuras. Parece ao blog que é assim se comportam os Sarneys e adjacentes. Não tendo certeza da vitória e a incerteza da derrota ficam na expectativa, nada fazem que os comprometa fielmente. Aguardam o momento para definir o movimento.

Talvez agora Lula e Dilma os entendam. Lula que já foi chamado de sapo barbudo, deve se lembrar da fábula, em que o réptil é solicitado por um escorpião, para atravessá-lo até a outra margem do rio,evitando morte do pedinte por afogamento. O sapo resiste temeroso do veneno instantâneo e mortal do aracnídeo. Com poder persuasivo o venenoso granjeia a confiança do animal pulante, que acomodando-o nas costas inicia a jornada ao lado oposto do rio. Ao final da jornada o escorpião inocula o veneno nas costas do sapo, que morrendo pergunta a razão da atitude. O escorpião já em terra firme e longe da enchente, responde que agia sempre assim pela sua natureza.

Como Lula foi flagrado lendo Paulo Coelho, tendo como título o livro A Outra Margem Do Rio, o recado está assimilado.

Dilma deve estar pensando dos Sarneys " Quem tem com que me page, não me deve nada".
QUAL A DIFERENÇA ENTRE UM BARRICA E UM BALAIO?

Barricas e balaios são seres humanos que habitam no Maranhão, desempenhando funções e papéis dos mais variados. Fica dificil estabelecer diferença entre as espécies, que pela mutação transformam-se em contrários rapidamente.

Alguns critérios de semelhança saltam aos olhos nos ultimos dias. O mais evidente é o gozo que se contrapõe ao choro de povo . Fica claro que o gozo de que não nos fala Jacques Lacan, é o combustível da existência de ambos, restando ao povo as lágrimas à regar esperanças.

Balaios e barricas enternecem e escarnecem as paginas dos blogs, em desafios a verdade que os move. Cada barrica ou balaio ocasional sente-se portador de testamento divino, em tese contrária a canção goncalvina, da cobrança do choro em presença da morte.

Hoje sexta-feira na sede do PDT é dia de balaida, domingo no Palácio dos Leões é barricada.

Pegue o espelho e veja-se não pela teoria lacaniana, perceba-se pela identificação do momento. Caso não haja empatia pelas espécies em discussão, sinta-se feliz e livre. Aproveite estes que são os melhores sentimentos do homem e leia de Oscar Wilde "O Retrato de Dorian Grey", anotando que amadurecer é tarefa própria de cada ser.

28 de outubro de 2010

QUEM NASCE PARA OVELHA JAMAIS CHEGARÁ A PANGARÉ.

Leio no Blog de Marco D' Eça, análise sobre a conjuntura política e eleitoral do Maranhão. Decididamente os blogs que se dispõe a tarefa, tem o olhar míope quando não as viseiras os impedem de observar a dinâmica política, de forma isenta, imparcial com respeito ao passado e destemor ao futuro.

Prendem-se as ovelhas ao seu fraco balido, no que esta mais próximo 2012 e 2014, quando a visão deveria alongar-se, considerando-se o momento atual de definição das novas lideranças a direita e a esquerda. Forma-se a partir de agora o quadro político para o futuro.

Pastoreados pelo servilismo que lhes inebriam as idéias, não conseguem entender que os próprios membros do clã, já não suportam mais o peso do nome. Simplificam tudo em multiplicação ou divisão, adição ou subtração que sempre resulta em Sarney ou anti-Sarney.

Se tivessem a curiosidade de estudar a História Política Maranhense, debruçando-se sobre Antonio Lobo, Cesar Marques, Erasmo Dias entre outros, certamente observariam que no Maranhão como no mundo, a história se repete como farsa ou tragédia.

A quarentena de mando de Sarney é uma farsa, à história republicana de Benedito Leite, que morreu na França sem que ninguém lhe tomasse o bastão político.

Benedito Leite teve a ousadia de em mensagem a Assembléia em 1907, ir além da transparência, foi a verdade mostrando que a economia do estado conservava as mesmas condições e o regime de trabalho era o mesmo, ao longo de dez anos gerenciado por ele a frente de uma junta governativa, evidenciando os reais fatores que nos impedem crescer, serem oriundos da eterna dependência do poder central .

Há uma grande diferença na postura entre o primeiro e o segundo, como no tempo de mando que se duplica com o bastão em posse de Sarney.

Da farsa à tragédia só o destino para responder, cabendo a nós participarmos de forma honesta e não no cocho da subserviência, pois quem nasce para ovelha, jamais chegará sequer a pangaré.

JACKSON UM VERDADEIRO IMORTAL.

Com todo respeito que tenho pelo ilustre médico e político Jackson Kleper Lago, mas acho de uma infelicidade sem tamanho, o anúncio do seu aniversário no blog da "Monica", aquele do dentão lá no site do Jornal Pequeno, ao anunciar o aniversário do líder pedetista com detalhes, dando conta de ser no dia 1 de novembro, véspera de finados a data do natalício do epigrafado.

Seria satisfatório somente o anúncio, porque descer a detalhes. De forma subliminar se associa o aniversário a derrota eleitoral pela proximidade das datas, tirando ainda o pouco do oxigênio político que resta ao Dr. Jackson.

Que ele tenha muita saúde, viva muito além do sonho de ver os Maranhão livre dos barricas e dos balaios. Ambos barricas e balaios tiraram muito da felicidade deste jovem senhor, que certamente não sairá nunca da história política deste Estado.

Maldade disfarçada de bondade é o pior dos sentimentos. Deus me livre destes que manipulam ou são manipulados. Nas alcovas e casamatas das Rochas ouve-se falar em risinhos de canto de boca.

No assunto, o blog promoverá no dia 02 de novembro o enterro simbólico de várias personalidades políticas do Brasil e do Maranhão. Quem desejar colaborar poderá fazê-lo através do telefone(098-88893120 ), sua identidade será preservada ou ainda através de e.mails e comentários. Participe do 1° Enterro Comunitário dos Políticos do Maranhão e do Brasil.
A METROPOLITANA É DE MAX E NÃO DE RICARDO.

Fonte com trânsito na Casa Mal Assombrada corrige o blog, informando que a Super-Secretaria Metropolitana é feudo de Max Barros. Max Barros sumido da Assembléia, conta com o apoio irrestrito de Fernando Sarney e seria nome a ser colocado na proveta das eleições de Prefeito em São Luís.

Ricardo foi convencido da inviabilidade de qualquer pretensão eleitoral majoritária (Prefeito ou Governador)em razão do impedimento previsto na legislação eleitoral, posto que Ricardo é cunhado de Roseana Sarney, mas resiste a indicação de Max Barros que chegando a Prefeito de São Luís pode atrapalhar no futuro.

Max tem pedigree político, é neto do ex-governador Eugênio de Barros e filho do conselheiro aposentado Evandro Barros, cuja nomeação teve os mesmos critérios de Neuton de Barros Bello Filho. Todos forjados na sinecura tendo como origem a genética e os dons hereditários.

Convencido mas não vencido, Ricardo pesquisa no seu alforje nomes para a Secretaria, contudo segundo a fonte é quase certo o retorno de Ricardo à Assembléia.

O blog duvida, considerando o que sobra do aporte financeiro da Assembléia, fica em torno de 80 milhões durante o Ano, quantia irrisória para a frenética movimentação de Ricardo, que raciocina em constituir grupo sobre sua liderança,com Roseana dentro e fora do Palácio dos Leões.

Diante do garrote eleitoral o Javali pensa a médio prazo, quer influenciar decisivamente nas eleições de Prefeitos e Governadores, para com a cunhada fora do poder, conseguir chegar finalmente ao Governo com grupo, liderança e recursos constituídos por antecipação. Resta a saber se Roseana fica parada na moldura ou enfrentará o porco-bravo. Dizem os mais letrados em ciências paroquiais, que José Sarney espera o momento certo comer a saborosa carne de Javali.

Quem não acredita em vaca voando, venha agora ao Maranhão. Aqui tudo é especulação.
RICARDO GANHA SECRETARIA METROPOLITANA.

Ao reestruturar a Secretaria Metropolitana a Governadora de Retrato Roseana Sarney, atesta dois fatos notórios no seu futuro desgoverno. Primeiro a repetição da prioridade ao virtual, do fictício, do que fica no imaginário popular, pela ação dos factoides. Segundo a influência do Deputado Ricardo Murad que manda e desmanda na administração do Estado, estando Roseana ali apenas para a posse em retratos do cotidiano político.

Ricardo é o nome para a sua já conhecida Metropolitana, foi ele com seu poder de persuasão o responsável pela criação em governo anterior desta Gerência, que entre outros poderes engloba agora, a responsabilidade sobre obras na grande São Luís. No elenco das supostas realizações eleitoreiras estariam a Ponte do Quarto Centenário, Avenida Expressa e Avenida Metropolitana. No feixe de poderes da Metrô ficariam todas as obrigações do governo relativas à Refinaria de Bacabal.

Com tantos poderes somados ao controle da Secretaria de Saúde, da indicação do nome para a a Presidência da Assembléia, possivelmente Max Barros que no acordo cederia o controle daquilo que sobrar da Infra-Estrutura, Ricardo se credencia a disputar a Prefeitura de São Luís com terríveis possibilidades de vitória. Fato que se consumado pavimenta a estrada política do moço ao Governo do Estado. Estrategista o Javali tem conseguido impor-se como um trator, que arrasta a tudo e a todos, que ousam atrapalhar sua caminhada. Tem sido assim desde o retorno de Roseana, quando usurpou o governo do mal assessorado Jackson Lago.

Luís Fernado Silva pelo desempenho administrativo e político em São José de Ribamar, é o único a sombreá-lo ante ao poder, mas pelo impedimento imposto pela lei de desemcompatibilização, fica impossibilitado de concorrer ao cargo em São Luís. Diante deste quadro, foi o próprio Ricardo que cedeu-lhe a coordenação geral da última campanha de Roseana Sarney, alertando o profícuo administrador, que ao se desemcompatibilzar da Metropolitana para a disputa em São Luís, é Luís Fernando quem o sucederá na super-Secretaria, pois em 2012 Luis Fernando deixará a Prefeitura de Ribamar e Ricardo Murad provalvelmente disputará a Prefeitura de São Luís, com grande poder de fogo, diante das obras realizadas ou por se realizar na Capital.

Luís Fernando uma vez na Metropolitana ganharia visibilidade para a disputa ao Governo doEstado Estado. O senador José Sarney não quer correr o risco dos erros do passado, quando não reciclou lideranças de forma multifacetadas. A velha e felpuda raposa de longe monitora e empurra as pedras do jogo político.

A oposição diante destes movimentos frenéticos a pequeno, médio e longo prazo, não consegue se articular. A inércia não é por falta de valores, é uma questão que se inicia pela falta de base logística, premissa necessária a reaarticulação dos movimentos sociais e políticos, posto que o estrago foi grande nas últimas eleições principalmente em São Luís.

Dino e Madeira conduzem as oposições com amplas possibilidades de vitória, haja vista que estrago maior foi produzido pela presença dos Sarneys no poder. O grande nó para ser desatado é com os pequenos partidos, detentores da originalidade das lutas populares, cujo crescimento nas eleições próximas passadas foi execelente.

Recicla-se a direita com o apoio da estrutura de poder. Retrai-se a esquerda assustada com o resultado de 43% dos votos dados a Roseana na Capital. O susto é um facho do medo, o medo serve a conscientizar.

27 de outubro de 2010

CADÊ RICARDO, ROSEANA, LOBÃO, JOÃO ALBERTO E JOSÉ SARNEY?

Analistas políticos ainda não decifraram o enigma, da ausência dos Sarney e em particular Ricardo Murad, no 2° turno da campanha de Dilma no Maranhão. O comitê que funcionava na rotatória próximo a Polícia Militar foi fechado. Em Coroatá, Alto Alegre, Peritoró e outras áreas de atuação do Deputado, não tem um carro sequer com a propaganda de Dilma.

A princípio foi divulgado atrito entre Ricardo e petistas de proa, que não cederam o comando da campanha no 2° turno no Maranhão ao Governista. Outros interpretam como orientação de Sarney, que da mesma forma se mantém distante. A unica hipótese que não foi aceita é a justificativa de afastamento por motivo de doença. Ricardo nas eleições para o governo do Estado agiu como capataz eleitoral, articulando, mobilizando e mapeando os redutos com maior potencial de votos. Luís Fernando Silva só assumiu a coordenação quando tudo já estava definido.

Com a divulgação de todas as pesquisas, dando ampla maioria Dilma é quase certo o seu reaparecimento, bem como de Roseana Sarney. O mesmo movimento é esperado de José Sarney. Sarney Filho se cacifa junto a Marina Silva e o Partido Verde, com vistas ao Ministério do Meio Ambiente.

O vice-governador Wasghington Luís, não esconde seu aborrecimento com o descaso dos Sarneys, já tendo emitido sinais de inconformismo. Recebendo como amansa, a certeza do comando da Secretaria de Educação, filtro e ralo dos atuais recursos de mobilização.

Se ainda nem começou os Governos Roseana e Dilma, imagine a partir do resultado das eleições nestes 2°. A fome de cargos dos petistas fisiológicos é bem maior do que se imagina.

A ala governista treme ante a possibilidade de uma eventual ascensão do vice-governador. Esperar dinâmica diferente é querer juntar óleo com vinagre.

Esse será um governo de desconfianças recíprocas, desde já percebe-se que Washington não quer ser tratado como Macaxiera.
FIM DA NOVELA SUPREMO NEGA PROVIMENTO AO RECURSO.

Com a decisão do Plenário do Supremo Tribunal de negar provimento aos recursos extraordinários interpostos por Jader Barbalho, a aplicação da Lei da Ficha Limpa fica validada para a esta eleição, alcançando a todos os casos pendentes que mantenham relação com a aplicabilidade da Lei 135/2010.

No caso do Maranhão o Deputados Cleber Verde, que já teve semelhante decisão prolatada pelo TSE, tentará socorrer-se através de recurso para o próprio Tribunal Superior Eleitoral, considerando portaria do Ministro da Previdência, que readimite o ainda Deputado na autarquia no Maranhão, com pena de 45 dias.

Alguns blogueiros de forma prematura simplificaram o desfecho do caso. Com a decisão de hoje do TSF e a anteriormente deferida pelo impedimento do Deputado Federal Cleber Verde, bom é Davizinho preparar o terno de posse. Pena é pena não interessa o número de dias.

No caminho da guilhotina José Vieira. Depois é aguarda como fica a Coligação "Eu quero é Mais", se perde uma vaga pela diminuição do cômputo geral ou nada altera.

O pedetista Weverton Rocha manda o terno para a lavanderia. A dança das cadeiras continua.
GILMAR MENDES MINISTRA AULA SOBRE MÁ APLICAÇÃO LEI FICHA LIMPA.

O Ministro Gilmar Mendes está por terminar de proferir seu voto, para a aplicação da Lei 135/2010 ou Lei da Ficha Limpa. Fica claro seu posicionamento contra a aplicabilidade no caso de Jader Barbalho e para o futuro. Classifica a lei como casuística e possível instrumento de jurisdicionalização do processo político. Usando o termo tapetão o Ministro Gilmar mostra como a lei pode criar artificialismo, para prejudicar a adversários políticos, formando grupos de pressão dentro do Judiciário. Gilmar foi claro, transparente e objetivo apesar do longo voto, que o instrumento pode funcionar como desejo de punir em fatos anteriores a condição de candidato, repudiando a lei de forma veemente do ponto de vista constitucional, hermenêutico e político.Poucas vezes se viu e ouviu no Supremo Tribunal Federal, um voto tão elucidativo quanto as práticas políticas no Brasil.

SARNEY CONTINUA O MESMO TRAÍRA.

O deputado Ricardo Murad definitivamente não participará sequer das carreatas no 2°. Como ele a Governadora do Estado Roseana Sarney, vários outros parlamentares, prefeitos, lideranças comunitárias, fazem corpo mole neste momento de grande importância para Dilma e Lula. Ricardo sempre teve a função de mobilizar e articular nas eleições majoritárias, a sua ausência sobre o pretexto a princípio de tratamento de bursite, depois coluna e ao final cirurgia plástica no pescoço e abdome, não convencem a cúpula nacional do Partido dos Trabalhadores.

Mesmo que Ricardo Murad o capataz eleitoral da família Sarney, aportasse nos instantes finais na eleição do 2° turno, a luz amarela já acendeu e Lula prova um pouco da filosofia de Sarney, arredio a acompanhar Presidentes em final de mandato.

Durante o curso da história política do Brasil José Sarney abandonou todos a beira dos funerais do poder, foi assim com João Figurêdo que dele tinha profundas mágoas, atribuindo-lhe adjetivos, impropérios e vitupérios impublicáveis. Figueredo chegou a dizer que preferia a companhia dos cavalos.

A exceção de Tancredo cuja alça do caixão lhe levaria a Presidência da República, o abandono quando não a distância como agora, são suas características sob a mesma desculpa da enfermidade cardíaca, ou a esfarrapada justificativa de atender aos interesses da Nação, que sempre lhe cobra por ironia do destino, estar na companhia dos vencedores.

Collor recebeu paga pior pelo erro, de não cassá-lo junto com toda sua prole no propalado fim dos marajás. Nasce neste instante como musa do "impechemt", o embrião que germinando multiplicaria a corrupção e piora todos os índices negativos na Educação, Saúde, Saneamento e Infra-Estrutura, Desemprego, Mortalidade Infantil, enfim herda do pai a insensibilidade psicopatológica para com os destinos do Maranhão e sua gente. Não é "vibro cholerae" ou a gripe do porco, é a superbactéria Roseana Sarney, que tanto mal nos fez e há de fazer enquanto governar este Estado.

Itamar em caráter transitório não possibilitava a incerteza para a repetida postura. Lula recebia o desprezo de Sarney na época, não vendo no torneiro mecânico qualidades intectuais ou liderança que o conduzisse ao cargo de Presidente.

Fernando Henrique refém do jogo político do Congresso Nacional, que tinha na Presidência do Senado José Sarney, foi das suas vítimas a predileta, conseguindo colocar o apagado Deputado Federal Sarney Filho na ribalta do Ministério do Meio Ambiente. Ao final do Governo de FHC, pula como um asno jovem para o lado do sapo barbudo, o mesmo que há oito anos anteriores não reunião condições de se eleger.

Sapo e asno andam ainda de mãos dadas, mas nada impede que o asno vire escorpião como na fábula, e inocule nos instantes finais do poder seu veneno nas costas do sapo, como parte da sua natureza. É o que se depura das várias leituras e posturas de Sarney e aliados.

Agarrado nas barbas do poder ele agora vacila, ante a lustrosa careca de Serra que inopinadamente poder desfilar no poder. Sorrateiro finge-se de doente e espalha a síndrome de enfermidades fantasiosas entre aliados, como no caso do capataz Ricardo Murad.

A superbactéria Roseana Sarney flerta com Minas, na busca de técnicos para um Governo que no Maranhão promova "choque de gestão", que pelo andar das blindagens dos futuros Secretários, promoverá mais indigestão administrativa.

Zequinha Sarney o obscuro Deputado Jabota, faz a ponte com os verdes e na marola aspira voltar ao Meio Ambiente, posicionando-se como referência de Marina Silva no governo de Dilma.

Sarney continua o mesmo, mudando ao sabor das circunstâncias favoráveis. O pior é que ensinou para uma geração inteira, que este modelo de atuação é o correto, com argumentos do pragmatismo fundado em 1512 em Florença por Maquiavel e conhecidos no mundo inteiro a partir de 1532.

Naquela época e as circunstância da Itália, autorizavam o Secretário de Florença a pensar desta forma e até a usar a linguagem, posteriormente deturpada da obra. Agora quase 500 anos depois em circusntancias diferentes nada justifica esse modo de atuação, considerando-se a modificação da idéia principal.

A forma de fazer política é anacrônica, intempestiva, mas que infelizmente não é inepto face ao analfabetismo que impede a formação e informação apurada da própria cidadania. Dias virão que a obra do florentino, será melhor avaliada e os que dela usam no sentido deturpado, sofrerão o expurgo da história.

A utilidade da obra não se confunde com a deturpação das idéias.


AMADURECENDO O QUE DE VERDE FICOU PODRE OU "JUS FAVORATIUM".

Uma portaria do Ministério da Previdência Social, reintegrando o Deputado Federal Cléber Verde no quadro de funcionários da autarquia , poderá salvá-lo da iminente perda do mandato. Na portaria segundo fontes o ex-funcionário além de reingresso teve a como punição 15 dias de suspensão.

Tudo isso acontece em tempo recorde, antecedendo o posicionamento do Supremo Tribunal Federal em relação a Lei 135/2010 ( Lei da Ficha Suja ), previsto para hoje no julgamento de Jader Barbalho, produzindo efeito generalizado, ou seja para todos os casos pendentes.

Cléber Verde e José Vieira do Maranhão seriam em potencial, propensos a guilhotina do STF. Verde não quis cair de maduro, sabia da possibilidade de apodrecer. O indigitado deputado pertence a Coligação"Eu quero é Mais" dos Sarney, tem parentesco com a família de Raimundo Cordeiro ex-Presidente do BASA na época de Sarney Presidente, que por sua vez, teve como genro o Deputado Sarney Filho.

Com este vasto currículo recebeu dourada cobertura jurídica, retornando ao quadro de funcionários do Instituto de Previdência no Maranhão, com punição mansa que poderá livra-lo do patíbulo e da forca no STF . Esta luminosa manobra contudo pode sofrer revés, tanto pela ação do Ministério Publico Federal, como pela interpretação do seu caso, no âmbito das esferas de primeira instância do judiciário .

Somado a estas "atenuantes" existe a agravante do interesse partidário, posto que são 125 mil votos adicionados aos de José Vieira, quando diminuídos da Coligação poderiam alterar o número de parlamentares da base governista, catapultando o não menos indiciado Weverton Rocha a condição de titular.

Para essa possibilidade o grupo Sarney já tem estratégia pronta. Trata-se do sempre utilizado argumento da intimidade jurídica, da aproximação do judiciário. Usada recentemente desde Paulo Marinho, para convencer pela pressão os novos políticos, que ingressam na vida pública pelas vias tortuosas na conquista de votos ou de passado nebuloso. Weverton Rocha como todos os Rochas são presas fáceis.

Neste grupo figuram Paulo Marinho, de triste passagem pelo mesmo órgão de Cléber Verde, Remi Trinta na Saúde ambos fazendo até homem parir, entre outros que cederam para não serem rendidos. Entretanto nenhum destes espertalhões, outrora humildes profissionais liberais saiu da vida pública de mãos abanando, muito pelo contrário de tão cheias sequer tem coragem de acenar aos mais humildes, colocando as mulheres, filhos e sobrinhos para continuarem a sanha assassina. Eles sempre encontram proteção nos favores da lei.Trata-se do famoso Instituto do "jus favoratium" ou justiça de favores.

Se a questão é labiríntica no âmbito jurídico e ainda mais no político, nos labirintos do judiciário os enigmas se decifram pelas cifras da imaginação, no político pela aproximação. Aos nós pobres mortais é fazer como Chico Buarque diante do banda.

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...