27 de setembro de 2010

ELES JOGARAM A TOALHA, MAS O PERIGO ESTÁ NO SORRISO DO MONA LISA.

Saiu agora a pouco no blog do Derça, o panorama das eleições, de autoria de Jorge Aragão. Esse rapaz sempre me pareceu muito lúcido. É um potencial em desperdício no Sistema Mirante.

Jorge Aragão mostra no pagode eleitoral Roseana com 46%, Jackson e Flávio cada um com 21%. Portanto é uma matéria transparente em que o Sistema Mirante admite o segundão.

Toalha na lona é bom respeitar o adversário. Tinhoso com sorriso de Mona Lisa o velho tuchaúa, anda se esgueirarando junto aos gabinetes na Corte. Todo cuidado é pouco, o homem é um bagre no escorregar das mãos, a caneta canta. Aí Inês é morta.

É preciso atenção na pauta do currul (STF e TSE),plantão na porta dos gabinetes é pouco. Só chip na orelha do bruto, para ver toda a movimentação do mala.

Não dá para baixar a guarda. Enquanto o debate não vem as atenções não podem perder o foco.

O homem do bigode preto, está com aquele sorrisso de Mona Lisa.
POUSANDO DE ÍCARO.

Nunca antes na história dos blogues, lembro-me de alguma postagem no espaço do Décio Sá, contraria a Roberto Rocha. Lembro-me sim quando trabalhava na Rádio Capital, dos pedidos para poupar o blogueiro nas suas cafajestadas.Pedidos negados como todos os outros.

Guardo alguns comunicados por escrito da direção da Rádio, inclusive em relação a uma candidata. Agora não é oportuno, pelo momento eleitoral. Querendo ou não esse esponja é da Coligação. Trago-os bem guardado, para em futuro próximo esclarecer os motivos, que levaram Roberto Rocha a tirar o Programa "Questão de Ordem"do ar.

Agora vejo a criatividade do blogueiro, que desce a casamata da oligarquia, a serviço de Roberto Rocha. A riqueza de detalhes dos fatos distorcidos, me levam a crer na participação pessoal, de esponjas na elaboração do post.

Essas e outras evidências vislumbram a possibilidade de que Roberto Rocha, ser um "quinta coluna" a serviço da oligarquia.

Pela convivência profissional com os Sarneys e os Rocha, vejo pouca diferença no "modus operandi". Afirmo que é o pior que temos na política do Maranhão. Apesar de ter trabalhado para estes pestilentos grupos políticos, não me corrompi nem deixei que eles o fizessem. Denunciei-os e continuarei , são cachaça da mesma pipa e farinha do mesmo saco.

Mesmo que Roberto Rocha finja que não percebemos, que a sua função é desagregar a favor da oligarquia, isso fica claro a cada movimento "senatorial" seu. Neste momento o grau de comprometimento é tão forte, que por onde ele passa deixa no ar a caatinga dos Sarney.

Agora o pior é ver este farsante, pousando de Ícaro, de democrata em ambiente oposicionista. Não sabe o tolo o destino de Ícaro, que pela vaidade e ânsia de poder cai. Dédalos mais experiente sobrevive.

Sai em nome de Jesus, este ambiente não te pertence. Eu te ordeno saí Satanás.

.


EI MEU AMIGO CHARLES.

Rapaz escrever é até fácil, difícil é praticar o escrito. São centenas de artigos interpretando a vontade popular, anseios e devaneios. Quem os escreve deveria ter o cuidado de praticar, senão fica como falso exercício de retórica.

Determinado causídico recentemente foi defensor de uma médica, flagrada por suposto crime eleitoral. O advogado está no exercício do ofício, os orifícios estão mais embaixo, posto que os indícios não deixam dúvidas quanto a prática criminosa.

Negar os vínculos familiares da indiciada com candidatos, é buscar abrigo na Constituição, que estabelece que ninguém é obrigado a produzir provas contra si.


Agora não deixa de ser um MAU EXEMPLO, tentar publica mente inverter as provas evidentes, de prática abominável .

Essa catilinária em que se misturam profetas políticos,falsos moralistas e "barrigas de aluguel", é para Antônio Olinto,na Introdução da Trilogia da Crucificação Encarnada, Henry Miller, Editora Lpm, Décima Edição, " um tipo de moralidade que pode passar por imoral. Quando os elementos formais de um passado continuam a ser mantidos apenas em sua parte morta, faz-se mister que alguma coisa, ou alguém se levante contra a caiação de sepulcros".

Até quando insistiremos em caiar sepulcros.

EI meu amigo Charles.

.


TATI "QUEBRA BARRACO" É POUCO PERTO DE "ROSE QUEBRA CINZEIRO"

Olha dizem que o barraco foi feio la para o lado de Grajaú. Já conhecida pelas cerimônias de "quebra pratos" . Rose na ausência de louças fez-se valer de cinzeiro, e quase o "chupador de picolé" do Prefeito Mercial Arruda sai avariado. Tudo motivado pela ausência de público por onde anda a mimada. Assim no segundo turno quem é que vai querer Rose por perto? Só crazy, como diz o "desce".

26 de setembro de 2010

NATAL FORA DE ÉPOCA: SEJA FLÁVIO OU SEJA JACKSON O VELHINHO SEMPRE VEM.

Seguidores deste blog informam que Flávio Dino, tem demonstrado na reta final da campanha, algumas atitudes que importam em equilíbrio, maturidade e coragem.

Flávio mostra equilíbrio quando em comício, pede para votar nele ou em Jackson Lago. Tal atitude ao contrário do que tentam plantar na Rádio Peão, faz ver que o adversário é só a Sarney. O resto é fofoca de blogueiro pago para difundir boatos. Vem mais é só aguardar.

Maturidade em não aceitar as provocações desses canalhas, que regiamente pagos tentam lhe desestabilizar emocionalmente, com futricas elaboradas na casamata da oligarquia e difundidas no sistema formal e informal de comunicação.

Coragem quando denuncia de forma clara, transparente e destemida. É assim que o povo quer Flávio, com equilíbrio, maturidade e coragem. Pena que só na reta final, a postura tenha adquirido consistência e o discurso ficado direto.

Jackson já calejado em refregas eleitorais, mostra que seu desempenho neste momento, não depende de juristas, mas exclusivamente do povo. Não morde a corda das intrigas e nem atiça ódios infundados. Sabe que todos precisamos na hora certa, estarmos em uma só trincheira.

Com as virtudes de ambos e paz daqueles, que voluntariamente tenham boa vontade, construiremos a ponte para o segundo turno.

Tudo o que rola na Rádio Blog Peão, é fruto do desespero. Eles sabe que no segundão ninguém segura. Seja Flávio, seja Jackson o velhinho sempre vem.

.

CONFISCO OU CONFISSÃO?

Vejo como confissão a preocupação daquele blogueiro, que desce todos os dias a casamata da oligarquia. A insatisfação decorre de ação ajuizada pelo candidato Flávio Dino, no sentido de impedir saques superiores a 20 mil reais, bem como a informação de saques superiores a 10 mil reais, na semana que antecede a eleição.

A ação tem justificação em decorrência do dia da votação, sendo real a utilização em pleitos anteriores, de dinheiro na compra de votos. Só um tolo acha que no Maranhão, não pode ocorrer compra de votos.

A matéria visa com certeza indispor o candidato, com as pessoas que porventura pudessem ter algum prejuízo. Não vejo em um Estado com economia e comércio incipiente, a possibilidade de em 7 dias, ser alguém onerado por diminuição da circulação de moeda, no patamar de 10 a 20 mil reais.

Prejuízo maior acarretaria a todo o Maranhão, a compra de votos. Sabemos porem que a medida já vem tarde, posto que o grupo Sarney e outros, de antemão providencias podem ter tomado. Afinal não é de hoje que eles participam de eleições.

Ademais meu caro desce, eles possuem a radiografia, de quem pode fazer dinheiro em espécie, no mar, na terra e no ar. Tu sim é neófito ou te fazes. Vejo-te como inocente inútil.

Para quem como blogueiro está adquirindo mini-mansão, cobrindo lance de empresários estabilizados e coletando preços em lojas finas de decoração, a preocupação se explica. Agora era importante para as autoridades da Receita Federal, observarem se os supostos sinais exteriores de riqueza se justificam. Quem o paga, a justificativa, forma e origem dos recursos, sob pena de repetir-se a República da "Lua Azul", em que vive o colunista Pergentino Holanda.

Chega de ralos por onde o dinheiro do povo e jogado fora. Da compra de votos ao jabá de jornalista que alugam espaço e opiniões, tudo deve ser investigado, fiscalizado e auditado.

Com a certeza da ação do Ministério Público, Polícia e Receita Federal.

25 de setembro de 2010

FALA SANTA INÊS.

Temos seguidores em diversas regiões do Estado, acho saudável e passarei a divulgá-los.

De Santa Inês Roberto Cipriani (Blog Comentando Os Fatos), posta que muitos Prefeitos do Sul do Maranhão querem tratar os eleitores com banana e bolo, achando que assim enganam tolos. Com conceitos ultrapassados e pautando-se na mentira, fazem alianças que simbolizam a trairagem.

A coisa é tão descarada que tem deles, que na Capital faz oposição, mas no interior se desmancha em elogios, para Prefeitos e candidatas a deputada estadual da situação.

No caso de Santa Inês, apareceu no meio desta semana um quase ex-deputado federal, pedindo voto para Vianey Bringel, dizendo que Roberto o "xará" Bringel é um grande Prefeito.

Meu caro Cipriani, ele já deixou pista, desde as Convenções Partidárias. A escolha como Senador para a disputa, que a princípio parecia suicídio político, logo se revelou conchavo. O objetivo agora está mais do que claro.

Esse Bob, se não tivesse nascido Rocha, Sarney o inventava.

Manda Cipriani que comento e publico. Agora segura a onda que eles vão dizer que isso é pragmatismo e parari parará.
A REVOLTA DO POVO.

O blog do jornalista Jonh Cutrim repercute interessante matéria, sobre como transcorre as eleições no interior, no caso em Pinheiro, terra do Senador Sarney.

Com cenas de agressões físicas e verbais, pode-se observar o ímpeto da Sra. Marisa Mendes. A indigitada é irmã do atual Secretário de Cidades do Governo da candidata Roseana Sarney, Filuca Mendes, ex-Prefeito de Pinheiro.

Filuca é filho de Dedeco Mendes, também ex-Prefeito de Pinheiro e ex-deputado Estadual. O clã tem ainda na política o Deputado Vitor Mendes, futuro candidato a prefeito em Pinheiro.

O detalhe maior é que eles são primos do Senador Sarney. Como o Deco Soares, Fábio Tito as esposas e irmãs fazem de tudo para manterem maridos, irmão, cunhados com mandatos políticos.

A confusão aconteceu na última eleição, devendo se repetir com mais força nesta de 2010. De um lado o povo querendo a alternância no poder, do outro a família, parentes e aderentes apegados as maravilhas dos cargos e funções, fazendo de tudo para não largar o osso.

Discussões, flagrantes de troca de voto por consulta, são apenas pequenos ingredientes deste caldeirão que ferve em todo Estado.

No dia 03 de outubro o povo decidirá se continuamos com Maneco, Dedeco, Filuca, Vituca, Tefutuca, Fufuca , Pururuca,Furrupa ou não. Do jeito que esta pior não fica.
PRIMEIRO EMPREGO E PRIMEIRA MISSÃO.

Segundo fontes situadas na Secretaria de Educação, o arrastão "171" que sai da João Lisboa e caminha pela rua Grande, foi reforçado pelos jovens do Primeiro Emprego. A primeira missão é fazer o contra-ponto ao forte Movimento #Fora Roseana#, criado na internet e já é uma febre por onde passa.

Na realidade não é de hoje, que o sentimento de revolta pela permanência dos Sarney, a frente do comando político do Estado, tem a frente os jovens. A diferença hoje é que eles é quem comandam, e definem as estratégias de ação. O que torna o movimento livre de cores partidárias.

O "Fogo de Monturo" aquele que existe,mas fica escondido embaixo das cinzas, aumenta sua intensidade e se alastra por todo Maranhão.

A revolta é o sentimento, em qualquer lugar que se fale de política. O nome Sarney é um palavrão, cuja definição sempre vai no sentido negativo. É tão verdade que a própria filha e candidata evita .

Pacto pela Juventude, arrastão "171", são maneiras de disfarçar o que todos sabem, mas por receio alguns talvez não digam. O Maranhão não suporta mais a família Sarney e seu bando.

Do primeiro emprego a primeira missão, fica a impressão de uso como massa de manobra. A dificuldade de trabalhar com os jovens é a falta de ideologia. Ideologia a partir do simples conceito de por idéias em ação. Idéias e ideais coletivos não as já conhecidos, que refletem no imenso patrimônio da família e seus apaniguados.

No momento em que estes jovens forem libertos, pelo conhecimento a verdade os revoltará. Aí então esses que deles usam e abusam pagarão dobrado pelos erros.

Quem viveu já sabe.
MUITO CRAZY (MUITO LOUCO).

O blogueiro puxa-saco posta que o atual Secretário de Planejamento Fabio Godim, cantou para a Procuradora Geral Fátima Travassos, a música crazy(louco). Muito mais "crazy" é saber que o irmão de Fábio Godim, é o assessor chefe de Bob Rocha na Câmara Federal.

Juntando com a filiação por debaixo dos panos de Fufuquinha, filho de Fufuca Ficha Suja Sarney (Francisco Dantas), no PSDB com o empenho de Roberto Rocha.

Adicionando a intempestiva candidatura de Bob ao Senado, a pedido do pai da da onça e seu bando,com objetivo de prejudicar José Reinaldo.

Não tenho dúvida em postar que a diferença entre Bob Rocha e o Deputado Jabota (Zequinha Sarney) é de meia televisão. No mais são iguais, senão vejamos : filhos de ex-governadores, possuidores de currais eleitorais que lhes facilitam as eleições para a Câmara, concessionários de canais de rádio e televisão. A diferença é que Bob só tem meia na Cidade, mais inteira na Capital. Garanto que se tirar um pior não fica.

24 de setembro de 2010

A TURMA DA ONÇA, O AMIGO DA ONÇA E A PRÓPRIA ONÇA.

No penúltimo programa(24.09.2010) da Sarney, a contradição se fez marca. Ao mesmo tempo que repudiava as baixarias, as praticava sem a menor pudor. Na presença de Lula dizia-se constrangida, diante das injúrias, mas através da simpática intérprete, alegava contra Flávio Dino atos de corrupção futura.

A suposta baixaria cometida por Flávio, foi acredito, lembrar-se do caso Lunos, e das notas de R$ 50.00( cinqüenta reais) as onças encontradas no escritório do seu sócio e conjugue Jorge Murad. Essa é a turma da onça, o amigo da onça e a própria onça.

Contra Flávio por projeção do inconsciente, gera na proveta das eleições, atos de corrupção que irão se realizar no futuro. Como nada tem que macule Dino. Cria em delírio próprio dos desesperados, a série "O Corruptor do Futuro". Tá amarrado e Jesus não quer.

O programa deixa claro a presença de arapongas, nos comícios e eventos que o comunista participa. São gravações amadoras, retirando o contexto verdadeiro das declarações de Dino. Eles são craques nisso. Além do mais tem o sistema na mão.

Vejam que a coisa mais sórdida que se pode imaginar, é o desvirtuamento da verdade. Todo o final de campanha o Departamento de maldades é acionado. Agora são os arapongas com gravadores, câmaras e sabe-se lá o que mais, para flagrar algo que desestabilize o adversário.

A pergunta é : Qual a razão do medo, em uma disputa com Flávio Dino? O que motivaria o grupo Sarney nos instantes finais a centrar fogo em Flávio? Seriam pesquisas para consumo interno, dando conta do progresso além do esperado dos adversários?

Do mesmo modo não será surpresa, se ao final da ceia de engôdos, resolverem servir o pão da mentira e o vinho das maldades, na tentativa de vitimar Jackson Lago.

Finda a campanha no rádio e televisão, eles tem o domínio dos meios de comunicação. De forma que, restando cinco dias para as eleições, podem repercutir mentiras de forma intensa e subliminar, ao ponto de parecerem verdades. Isto é prática usual em todas as eleições. Que o sangue de Jesus os repreenda.
QUANDO AS URNAS COMEÇAREM A JULGAR.

A renúncia do Governador Joaquim Roriz, não generaliza comportamentos e procedimentos. Nada há de semelhante entre os casos. O mérito à ser decidido é distinto.

A julgar pelas opiniões emitidas pelos Ministros, na sessão de ontem, a candidatura de Jackson Lago quando submetida ao Plenário do STF, poderá ser aprovada sem riscos.

Ficou claro ontem que o debate em relação da Lei da Ficha Limpa, não gira em torno da inconstitucionalidade e sim da sua aplicabilidade, principalmente no que tange ao artigo 3º da referida Lei.

Não existe Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN ), mas impugnações à candidaturas, cada qual motivada em particular.

O fundamento dos pedidos se faz com base na nova lei (135/2010), com naturezas diversas. Cada impugnação tem razões e contra-razões.

No caso de Jackson o pedido de impugnação, perde a consistência, quando o próprio TSE e a maioria dos Ministros do STF, se posicionam no sentido de entender que sanção não é pena.

Ora se no seu caso lhe foi imposta uma sanção de três anos, ele já cumpriu, nada mais deve a Justiça em qualquer instâncias. Ninguém pode ser duplamente sancionado ou penalizado pelo mesmo motivo.É isso que determina a legislação, até no campo tributário.

Se a impugnação de Jackson pudesse ser pena, e não é assim que pensam a maioria no TSE e STF, ela não retroagiria para prejudicá-lo.

Certo é que existem ministros, que dimensionam o sentido ético-jurídico da aplicação da norma, em detrimento da formalidade. Outros assim não entendem.

No caso de Jackson o que lhe isenta de uma nova sanção, é o cumprimento da outrora imposta.

Mas nos próximos dias o juiz é o povo, os tribunais serão as urnas. Lá cada cidadão dará seu veredito com o voto.

Depois é depois. Vamos ficar com milhões de juízes, que assistem a tudo e a todos argumentos calados. O dia deles falarem é 3 de outubro, quando as urnas começarem a julgar.


CANDIDATURA DE JACKSON GARANTIDA.

Para quem assistiu toda a sessão de julgamento do candidato Joaquim Roriz, não há dúvida. A tese do advogado Daniel Leite está rigorosamente certa.

Explica-se, o advogado vem defendendo a tese, da errônea interpretação do artigo 16 da Constituição e não a constitucionalidade da Lei 135/2010 .

O referido artigo em apertada síntese , submete a Lei 135/10 (Ficha Limpa ) a seu crivo, não podendo as normas serem aplicadas nas eleições de 2010,muito menos o artigo 3, que tenta de maneira fascista dar efeito retroativo a Lei.


Para os mais atentos os argumentos de Daniel Leite, ganham mais consistência quando se remete a aplicação da lei no tempo e espaço.

Ponto central das discussões na tarde, noite e madrugada no Plenário, a opinião da maioria dos ministros ratificam as do causídico, que desde o início alertara para o fato de que Jackson , já havia cumprido a sanção de três anos, que aquela época era a estabelecida.

Insistia Daniel Leite que o candidato Jackson não podia ser punido duas vezes. Pelas discussões e opiniões no Plenário do STF, o Dr. Daniel Leite previa o desfecho final favorável a Jackson. Ele estava e está certo.

O julgamento dos recursos extraordinário de Roriz foi suspenso, só devendo retornar a pauta na próxima semana.

Deslancha a candidatura de Jackson Lago.

Voltamos mais tarde comentando todos os lances do julgamento.
O JULGAMENTO ESTA SUSPENSO.
A DISCUSSÃO.

Discutem agora os Ministros,os procedimentos regimentais para a decisão, É briga de pedra, garrafa não se mete.
EMPATOU AGORA A DISCUSSÃO É QUANTO A DECISÃO. VAI PEGAR FOGO.VOLTAMOS COM MAIS DETALHES.

23 de setembro de 2010

AGORA É PELUSO.

Entrou pesado o Presidente STF. Disse que um Tribunal que se verga, ao peso da opinião pública. nem o povo nele pode acreditar. Vai dar empate. É só aguardar. Ele ontem argumentou em relação ao tempo do verbo: " aqueles que tenham sido condenados" modificado para "aqueles que forem condenados".

Disse Cesar Peluso que deveria a lei retornar a Câmara, para que a questão ficasse incontroversa em relação ao tempo dos verbos. Carlos Brito em aparte espirituoso, disse que este era um "salto triplo carpado". Parece que o Ministro Brito caiu de costa e quebrou o nariz.

Peluso já se posiciona contra a Lei da Ficha Limpa. No caso mais provável de empate, existe a terceira possibilidade do voto de qualidade ou minerva do Presidente decidir. o recurso extraordinário. As duas outras já falamos abaixo.Vamos aguardar.
PLACAR APERTADO 5X3 FAVORÁVEL A APLICAÇÃO DO FICHA LIMPA. VAI PARA 5X4.

NÃO DEU OUTRA. 5X4. AGORA É PELUSO. SEGURA AÍ JACKSON.

Vota agora 22:42o Ministro Celso de Melo.Seus argumentos em torno da preservação das causas pétreas da Constituição sinalizam o voto contra a Lei Ficha Limpa. Vai para 5x4. Voltamos com detalhes. O voto de Cesar Peluso é esperado contrário a Ficha Limpa. Em caso de empate existem duas hipóteses. A primeira validar a lei pela "presunção de constitucionalidade". Segunda a de esperarem a nomeação do 11° Ministro; Em qualquer caso é o plenário quem decide.
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL E O INTRAGÁVEL JURISDIQUÊS.VII

São 22:05 e continua a votação no Supremo tribunal Federal agora com o Ministro Marco Aurélio de Melo. Também sinaliza pela inconstitucionalidade da lei.Voltamos com informações mais detalhadas.Marco Aurélio é aula. Não tenho dúvida o Ministro vota contra a Ficha Limpa.
O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL E O INTRAGÁVEL JURIDIQUÊS VI.

Compreensível a extensão da justificativa do voto, mas cansativa e enfadonha. Torna a assistência modorrenta. Creio que muita coisa pode ser dispensada. Como todo discurso tem que haver início, meio e fim. O argumento é com base em premissas: primeira, segunda e conclusão. Isso se chama de silogismo. A linguagem em direito se faz em depoimentos através de silepse. Quando alguém é questionado, sua resposta sempre é precedida de um que. Visa assim não repetir do que alguém foi questionado. Exemplo: Perguntada a Dra. Silvana Teixeira se conhece o Sr. Luciano Moreira, respondeu; Que não conhece, nunca viu e tem raiva de quem conhece.

Nos votos dos colegiados jurídicos há uma certa regra ( introdução ou preliminares, desenvolvimento ou Relatório e o Voto ), agora é preciso enxugar, tirar a gordura. Será que para boa técnica não seria viável o uso do instrumento da silepse, para evitar repetições.
APARTES.

O Ministro Carlos Brito em aparte ao Ministro Gilmar, lembra que a Constituição de 1988 já falava em vida pregressa, como condição à candidaturas. Celso de Melo até então calado, acerta na mosca ao lembrar que no período da ditadura, tais prerrogativas também eram exigidas. Vejo da mesma forma que o Ministro Melo , na legislação 135/10, insegurança jurídica. São os apartes que mostram o verdadeiro brilho, nas mentes claras.
O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL E O INTRAGÁVEL JURISDIQUÊS. V

O Ministro Gilmar Mendes entra firme, com linguagem clara e objetiva. De inicio alerta que aquilo que esta acontecendo com o vizinho, pode acontecer com eles. Entendo o vizinho o Poder Legislativo. Se o Legislativo atropela a Constituição o Judiciário também poderá fazê-lo.É lúcido e pertinente o raciocínio do Ministro Gilmar Mendes. Ele já sinalizou para a inconstitucionalidade da Lei 135/10. Penso que ficará 4x2. Vamos aguardar o voto de Gilmar .
O SUPREMO FEDERAL E O INTRAGÁVEL JURISDIQUÊS IV.

O Ministro Lewandosvki poderia nos ter poupado, de tão longa cantilena. Isso reforça a nossa tese, de uma linguagem clara, objetiva, sem arcaísmo e rebuscamento. É possível uma terminologia acessível a todos. O que impede tornar petições, decisões e sentenças de fácil leitura e o pedantismo de alguns. O ministro votou pela constitucionalidade, estabelecendo placar de 4x1 contra as candidaturas impugnadas.
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL E O INTRAGÁVEL JURISDIQÊS. III

O Ministro Lewendoski prolixo como o próprio nome, faz um dispensável histórico em relação a questão. Radicaliza na perfumaria, chegando a definição de candidato em latim como aqueles que vestem branco. Martela a questão de não ser incoerente, deixando alguma pista da sua tendência para a constitucionalidade da lei 135/10. Arrima-se em doutrinadores para afirmar, que o princípio da irretroatividade da lei só teria aplicação no direito penal. O voto de Lewendoski se encaminha para o 4x1 contra as candidaturas em discussão. A corda começa a apertar. Vamos aguardar.
O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL E O INTRAGÁVEL JURISDIQUÊS. II

O Ministro Joaquim Barbosa inicia sua fala de forma objetiva, sinalizando em priorizar o direito coletivo em detrimento dos individuais, acrescentando ainda que são poucos sobre os quais terão conseqüência. Analisando a questão temporal, formula raciocínio que todos inclusive os partidos tinham conhecimento da lei 135/10. Concordo com o pensamento do Ministro,acrescentando que os partidos e Coligações deveriam ter tomado providências para evitar o prejuízo que ora ocorre. Caminha o Ministro para admitir a constitucionalidade e dar improvimento ao recurso. Penso que daqui alguns minutos a votação passará a 3x1, contrários a possibilidade de nesta eleição a candidatura Ficha Suja.

Confirmado o placar 3x1, contra a possibilidade de candidaturas.
O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL E O INTRAGÁVEL JURISDIQUÊS.

As transmissões das Sessões Plenárias do STF, expõe ao País a dificuldade do Poder Judiciário em se comunicar e fazer-se entendidos .

Acompanho via Skay a votação no Plenário do STF, sobre a votação relativa a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa. O Ministro Tofoli argumenta no sentido de improvimento aos recursos.Traduzindo ele acha que a Lei da Ficha Limpa é constitucional. Resumo da ópera a tendência do voto do Ministro Tofoli é pela impossibilidade de Roriz e outros serem candidatos nestas eleições. Caminha para o segundo voto contra Jackson por extensão.

O raciocínio do Ministro Tofoli me enganou, ele deu provimento em parte ao recurso. Admitiu a possibilidade das candidaturas, usando como argumento a preservação do artigo 16 da Constituição. Este artigo dispõe que não se pode modificar as regras de uma eleição, no mesmo ano da sua aprovação e sanção.Portanto está empate.

Com a palavra a Ministra Carmem Lúcia. Argumenta pelo sentido ético da norma, atentando para farta jurisprudência e doutrina, no sentido da preservação dos valores éticos na aplicação das normas. Traduzindo posiciona-se pela constitucionalidade da lei 135/10. Resumo com seu voto na tendência da constitucionalidade desempata (2X1) não permitindo as candidaturas Fichas Sujas. Está firme e fundamentada a Ministra. Foi mais compreensível.

Suspenso os trabalhos por 20 minutos.

22 de setembro de 2010

A GRANDE FAMÍLIA.

Acessando o blog do companheiro Itevaldo, percebo a extensão do flagrante de crime eleitoral, da médica Silvana Teixeira.

A médica indiciada chegou ao local do crime, acompanhada da filha do candidato Luciano Moreira, Lara Soares que é cunhada da médica flagrada. Ambas casadas com os primos do senador José Sarney, respectivamente Deco Soares e Fábio Tito Soares.

Os indícios de crime eleitoral são evidentes. Os vínculos familiares se entrelaçam, mostrando que a ação fora arquitetada em outro local.

A médica já há alguns dias praticava o ilícito eleitoral, fazia a consulta em troca do voto, beneficiando entre outros o candidato a Deputado Federal Luciano Moreira.

A propósito este candidato é a prova, de que para ser bem sucedido na política do Maranhão, o cidadão precisa de duas coisas a saber: ou ser da família Sarney ou juntar-se a ela por laços sanguíneos.

Não tem diferença nenhuma da máfia siciliana ou napolitana. O pacto de sangue garante a prosperidade. Só pra voces terem uma idéia, Fabio Tito esposo de Lara Soares era ao tempo Luciano Moreira Secretário, ordenador de despesas na Secretaria de Administração.

Este cidadão exerceu o cargo de Secretário de Administração no Maranhão por 20 anos. Na sua administração o FEPA ( Fundo dos Aposentadosdo Estado do Maranhão ) que tinha um grande ativo financeiro, foi extinto sem uma explicação lógica.

O que cresceu sim foi o patrimônio da mulher e filhas, com lojas e franquias caras, localizadas nas principais avenidas e shopings do Maranhão.

Ele veio do Ceará, puxando a cachorrinha. Agora candidato a deputado federal, membro da "famiglia" prepara o terno para posse e nós para a morte.

Que a terra nos seja leve.
VOTAÇÃO DA LEI FICHA LIMPA NO STF E O "SALTO TRIPLO CARPADO"

Seja qual for o resultado, fica patenteado que a votação de hoje, não implica em generalização. Cada caso será examinada em seus detalhes, sob a luz da Constituição. É por isso que os casos são julgados no Supremo Tribunal Federal.

A pergunta é se a Lei Complementar 135/2010, vai de encontro a Constituição, ferindo o princípio da irretroatividade do direito? Aclarando ao leigos. O questionar girar em torno, da possibilidade de alguém ser punido, no presente por fato consumado no passado, quando este fato não era considerado como ilícito.

Assisto a sessão e tentarei enxugar a terminologia forense, que é pesada, cheia de arcaísmo e muitas das vezes incompreensível até para os da área.

O relator já se manifestou favorável a aplicação da Lei da Ficha Limpa nestas eleições.Está parecendo reunião do PT, estão discutindo tempo de verbo, O clima é de divergência extrema,mas salutar e civilizada.Os ministros não conseguem encaminhar a votação, até sobre "salto triplo carpado" já falaram. Daqui a pouco eles chamam Daiane dos Santos para emitir parecer.

Ministro Tofoli pede vistas e esta encerrada a sessão. Agora só amanhã acontecerá a votação.
PRISÃO PEDAGÓGICA.

A prisão da médica Silvana Teixeira teve efeito pedagógico. O Ministério Público e a Polícia Federal fizeram a classe abastada e política compreender, que todos são iguais perante a lei.

Silvana Teixeira agora "alcunhada" de Dra. do Voto, é casada com o ex-Vereador Deco Soares, filho do cunhado do Senador Sarney o Tabelião Tito Soares.

Consta ainda na árvore genealógica da prendada doutora , a nobre descendência por parte do pai como filha do ex-Deputado Estadual Theoplistes Teixeira, sobrinha do ex-Deputado Federal Themístocles Teixeira, neta de Desembargador e prima de juiz. A linhagem materna vem da ex-Procuradora aposentada Maria Teixeira.

Moça educada nos primeiros anos no Colégios Santa Teresa, onde se destacou como jogadora de Basquete, em seguida sob a orientação do técnico Paulo Tinoco o Paulão, matricula-se no Colégio dos Irmão Maristas.

De beleza angelical , corpo esculpido com esmero, era como dizem "tudo de bom". Inteligente passa no Vestibular, forma-se em Medicina na Universidade Federal.

Agora a Federal é outra, como o diploma tem outro significado.

Procuro entender como alguém educada entre freiras e padres, com valores morais, humanos e cristãs troca votos por consulta, traindo o juramento na diplomação.

Silvana Teixeira é da minha geração, foi musa e objeto de desejo.

Agora exposta pelas próprias fraturas morais, recebe o escárnio da opinião pública.

Neste instante não deixo de tê-la como querida," são pensamentos idos e vividos// pensamentos de vida formulados// que eu tenho nos olhos malferidos//E HORA mortos nos deixa separados//Da terra que nos viu passar unidos//Trago-te Flores, restos arrancados//"

Inverto a ordem do o poema Carolina de Machado de Assis, para acenar à Silvana, que Medicina como outras profissões liberais, para alguns ainda é sacerdócio. Qualquer ser humano é passível de erros, a sublimação destes, conduz ao acerto e a paz própria.

Para muitos no campo da saúde, o comportamento é equacionado em duas variantes: estória de vida e meio ambiente. Na bíblia a máxima"Me diga com quem andas, que eu te direi quem és".



ESCUTEC SERVE A SOPA: COLHER PARA ROSEANA, GARFO PARA JACKSON, OSSO PARA DINO.

As pesquisas da Escutec confirmam nossa previsão. O Instituto cozinhou a sopa dos números, por uma semana, dando a colher para Roseana, o garfo para Jackson e o osso para Dino.

Invertendo as posições na reta final do 1° turno( Jackson com 24,2% , Dino com 20,9% ), referenda os argumentos do IBOPE: Dino em ascensão de 15,7% para 20,9% e a queda de Jackson de 25,7% para 24,2%. Jogaram o tutano para ver a briga.

O Instituto não esconde a queda da candidata Roseana Sarney. Começou 50,4%, caiu para 49,6%, continuou em queda livre para 48,7%, despencando para 47,4%. Se avaliado de forma isenta, o movimento descendente de Roseana é significativo. Tendo a máquina administrativa nas mãos e uma excelente equipe de marketing, a culpa só pode ser debitada, ao desgaste histórico do grupo a que pertence.

A hipotética vitória de Roseana, no 1° turno, só ocorreria se descartados os votos nulos, em branco e eleitores indecisos. Aí seria contar com a sopa antes dela sair da cozinha.

A maioria dos indecisos se decide no dia da eleição, eles são 4,6%. Nulos e em branco são exercício de futurologia. Quem pode prever vontade e erros na hora de votar?Nem mãe Diná. Talvez o Joaquim Haickel, mais aí são outros quibes.

Nem com a margem de erro a seu favor(2%), Roseana conseguiria a vitória no primeiro turno, pois sairia de 47% para 49%.

É preciso temperança. Flávio e Jackson, voces são o sal da nossa terra.

É bom lembrar o padre Vieira: " O que se há de fazer em uma terra, em que o sal não salga e a terra não se deixa salgar?"

21 de setembro de 2010

NO AR.

Literalmente no ar. Esta é a condição do Secretário de Segurança Aluísio Mendes, ou Aluizinho. Mendes após criar o Grupo Tático Aéreo no Maranhão, passou chamado de "comandante" pelo Presidente do Senado José Sarney.

Egresso dos quadros da Polícia Federal, o agente Aluizio Mendes trabalha como ajudante de ordens de Sarney, desde a Presidência. O dito cujo é aquele, que intermeia ligação entre Fernando Sarney e José Sarney, na crise do Senado. A ligação é a da famosa frase "Bença Pai".

Os agentes Aluísio e Picolo são da irrestrita confiança de Sarney, seriam por assim dizer seus olhos e ouvidos. Olhos para ver além e ouvidos para ouvir aquém. Obedientes, discretos e disciplinados formam o que há de mais confiável em torno de José Sarney.

Aluísio já meteu os pés pelas mãos e a língua pelos ouvidos, desta feita quando Fernando Sarney, socorreu-se da sua influência e consegui identificar em São Paulo, agentes da Polícia Federal no encalço de Marco Antônio Bógea, o "lambisgueta". Saiu do episódio como "cagueta" . Foi recompensado mais tarde, com o cargo de Secretário de Segurança no Maranhão.

Aluísio para Sarney é bom na terra,mar e no ar, já tendo inclusive criado e treinado os grupos táticos aéreos do Maranhão e Amapá. Para mostrar que a distância não impede o transito, tráfego ou coisa similar, a empresa PMR Manutenção e Taxi Aéreo S.A, do Rio Grande do Sul que aluga helicópteros pela bagatela de R$.300.000.00 (trezentos mil mensais) para o Amapá é a mesma que aluga as geringonças no Maranhão. Será que o valor é o mesmo? O diabo é quem duvida.

Mendes para completar a merda,seria do círculo do Secretário de Segurança do Amapá, Aldo Ferreira preso na Operação Mãos Limpas daquele Estado, suspeito de participar da ORCRIM que lá operava. Aldo Fereira é ainda aposentado da Polícia Federal. Isso são coincidência, indícios ou provas da extensão da ORCRIM?

Olha quando o arrastão " Da 15 ", acontecer eu não quero estar por perto, senão a "chiquita" me leva de "pulseira" para a "juquira". Talvez até antes pelo atrevimento.






COM O BONÉ DO JUDICIARÓ.

Aumenta a cada hora o arrocho, em um Prefeito da região dos Cocais. Primeiro foi a exploração da visita de um quase Governador. Agora é a insinuação via blog e colunas políticas, de que autoridade de um quase Poder, pode travar ou não travar a inclusão do Prefeito, em uma Ópera.

A orquestração de tão evidente não pode ser chamada de prima. Só no Maranhão a pretensão de usando o boné alheio, amedrontar terceiro.

Os cabras não respeitam a nossa inteligência. Acham que podem publicamente enviar ameaças, sem que lhe façamos reprimendas.

Usam e abusam de prerrogativas que não são suas. Todos estamos atentos, inclusive os que podem coibir tais atitudes.

Nítida, translúcida a intenção para aqueles, que conseguem ver além da notícia .Os meios de comunicação não devem servir-se a este papel, sob pena de serem interpelados judicialmente.

Notícias com mensagens dúbias, recheadas de alevosias não são capazes de influenciar, aqueles que da lei fazem o descortinou para o ambiente democrático.

Respeitem os Poderes e as instituições, pois não se permite que no chinfrim de seus delírios,insinuem-se a tal ponto.

Não se aceita ameaças, mesmo veladas. Transformem o desespero em algo sadio. Aprendam a sublimar instintos malévolos, em algo positivo.

Analisem, pensem, formulem estratégias isso sim é do jogo político. Agora orquestração em tom de ameaça, não vai passar despercebida.



TUITANDO NO BLOG.

POR TRÁS DA TOGA.

Anunciada adredemente licença da Governadora Roseana Sarney, com ascensão do Presidente do Tribunal de Justiça Jamil Gedeon, até agora não aconteceu.

Ainda que na proveta como Governador, provocou "frisson" na classe política, a passagem do Desembargador Jamil Gedeon pelo Município de Caxias, para reunião com juízes do polo Leste do Maranhão.

Será que a Governadora só queria turbinar, a visita do Desembargador à Caxias?

FALA QUE EU TE ESCUTO.

Estranha, estranhíssima a justificativa da Escutec, para o atraso na divulgação das pesquisas. Disse o diretor Fernado Junior, que cozinhou a sopa dos números por vários dias, em decorrência de ter aumentado a amostragem dos entrevistados.

Em fogo brando, retirados os ossos, a "perseguida" deve ser anunciada nesta quarta.

A margem de erro estranhamente cai para dois pontos. A explicação é de que o universo pesquisado, em dois mil entrevistados diminuí a margem de erro. Será? Não faz é aumentar?

JOÃO ALBERTO O IMORTAL.

No programa eleitoral João Albeeeerto soltou a pérola : " São Luís foi colonizada pelos francês", tem mais do letrado. Diz o douto que vai para Brasília conseguir recursos, para aplicar onde tem de ser aplicado.

Dizem que o profícuo político, em comício "na Bacabal" , em apertada síntese, resumiu a cidade na seguinte forma: "'Povo de Bacabal. Bacabal é Bacabal. Porque se Bacabal não fosse Bacabal, Bacabal não seria Bacabal.

É com essa peroração, que ele quer nos representar no Senado.

"Incitatus", o cavalo de Nero ainda faz história.



FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...