14 de dezembro de 2010

SOBRE OS PROFESSORES CONCURSADOS QUE ATÉ AGORA NÃO FORAM CHAMADOS

Não acompanhei toda entrevista da Governadora, pois além de atrasado fui recepcionado com "chá de espera" até ser autorizado a adentrar o Gabinete Real.

Levava comigo a interrogação relativa aos professores, que embora aprovados em concurso não foram chamados. A insatisfação foi colocada no Blog pelo Thiago Silva, razão pela qual procurei Luís Fernando Silva, sendo informado pelo mesmo que estes seriam chamados dependendo apenas da necessidade.

A conversa foi rápida sem conclusão, a respeito dos critérios da possível convocação. De forma que para não gerar falsa expectativa, peço aos que se encontrem nesta situação, postem comentários para que tendo melhor esclarecimento, possa cobrar uma definição do caso.


10 comentários:

  1. Anônimo00:28

    Cesar, os indicadores da Educação falam que as melhores escolas desse País são as federais, melhores até que as particulares. Podemos dizer que esse fato decorre das transferências dos recursos sem mitos "atravessadores" e do compromisso de seus responsáveis no caso os diretores, além do critério de seleção e dos salários dos professores ( podemos dizer que os professores melhores remunerados são os federais, além do plano de carreira). Das 50 melhores escolas no Brasil 39 são federais. Será que a nossa Constituição é certa na divisão da Educação com aí está?? Município - infantil e fundamental; Estado - Fundamental e médio e Federal - médio e superior.

    Penso que esse modelo implantado na Educação do Brasil com vários " atravessadores" para que os recursos cheguem aos professores e alunos em forma de estrutura física, livros, bons salários não está sendo conveniente, sem falar quando o ente federativo não investe o percentual na Educação previsto em lei.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo00:49

    Cont...

    No caso, acredito que a federalização das escolas seria uma boa opção para a Educação do país e torna-las em tempo integral. A formação prioritária de um ser Humano são suas séries iniciais que hoje é de responsabilidade do município que em sua maioria não prioriza essa pasta. Logo, federalizar a educação base desse país. Iria torna-las mais eficientes.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo00:51

    Cont... No japão todas as escolas públicas são federalizadas. E a educação lá é um exemplo para o mundo. Por que não copias as coisas boas?

    ResponderExcluir
  4. Anônimo08:01

    E uma coisa que pouca gente fala, além da não chamada dos excedentes do último concurso público para professores do estado, é questão do porque se faz um concurso com tão poucas vagas, sendo que destas, a minoria são oferecidas às disciplinas como História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Entretanto, matérias a exemplo de Matemática, Português, Biologia, Química, Física me parecem que são prioridades no campo da educação pelas escolas e o próprio governo. Será que isso é uma restrição ao conhecimento? Mas lembro que no Seletivo, onde se pagam um salário inferior ao um concursado, e claro, por um tempo determinado (10 meses), os profissionais do ensino em sala de aula, são convocados as "pampas", ou seja, aí se inverte o quadro de professores na área que atuam. Os seletivados de História, Geografia, Filosofia e Sociologia são a maioria, pois a partir das ciências sociais, é que o aluno detém o poder de criticidade dos fatos, acontecimentos, da sociedade em si e da ação humana. Portanto, não é de interesse do Poder Público governamental, e principalmente quando se refere ao um grupo vingativo como o Clã Sarney, ter uma população consciente e intelectualizada. O que será de nós sem uma educação de qualidade?

    ResponderExcluir
  5. Anônimo09:21

    Quanto a Federalização das Escolas não tenha dúvida que é o melhor para o Brasil. Se as verbas que estao sendo malversadas na Educação fossem Federais, quase todos esses corruptos e corruptas já tinham conhecido as cadeias. A sorte deles é que a PF ainda não esta no caso. Um abraço é uma questão que merece ser amadurecida. Continue participando e na vigília. Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo09:23

    Quanto ao não chamamento dos concursados vou elaborar postagens, buscando elementos e as ações do Sindicato dos Professores. É inconcebível passar em concursos e ficam vendo a banda passar.

    ResponderExcluir
  7. Thiago Silva15:15

    Obrigado Cesar pela atenção dispensada ao nosso caso. Quero que tu reflitas comigo nosso destempero perante tudo isso que nos aflige. Primeiro, pense vc gasta quase 70 reais em inscrição, apostilas, cursinho e tempo que é tão precioso e se esvai em épocas de concurso. Depois, vc passa, perto das vagas que estão no edital, as quais são irrisórias diante do quadro educacional público em nosso Estado. Até aí tudo bem, se não passou dentro das vagas, temos que nos mobilizar e não deixar que o certame vença sem haver mais nomeações. MAS, o que acontece se o Estado, em vez de chamar os excedentes na sequencia de classificação, abre seletivo gratuito para a contratação temporária? em que os inscritos não serão avaliados com a densidade técnica e qualitativa que cada disciplina exige, e, por conseguinte, serão dadas as vagas, as NOSSAS, para pessoas que não pagaram 70 reais, não gastaram tempo, suor e lágrimas para obter êxito no certame que como sabemos hj em dia é dificílimo diante da concorrência e nível das provas. Com o decorrer do ano de 2010 vemos contratados para lecionar educação física lecionando matemática, geografia lecionando português, história lecionando física e por aí vai. Já nos manifestamos ao MP estadual na pessoa do Promotor da educação Paulo Avelar que até hoje não nos deu resposta. Também ao Deputado Edvaldo Holanda que leu nossa exposição que fora enviada ao Promotor Paulo Avelar. Fomos também à sede do Sinproessema e só conversamos com o presidente, mas este não deu resposta, afinal ainda não contribuímos com o sindicato. Enfim, nosso concurso vence em março de 2011 podendo ser prorrogado por mais um ano.

    Segue o link do pronunciamento do Deputado Edvaldo Holanda na Assembleia Legislativa:
    http://www.al.ma.gov.br/paginas/discursos.php?codigo1=5115&codigo2=108
    A medida provisória assinada pela Governadora é taxativa ao dispor que só poderá haver contratações temporárias se não houver candidatos aprovados e a espera de nomeação à época.
    “Art. 2º (...)
    VII - admissão de professores para o ensino fundamental, ensino especial, ensino médio e instrutores para oficinas pedagógicas e cursos de educação profissional, desde que não existam candidatos aprovados em concurso público e devidamente habilitados;

    MEDIDA PROVISÓRIA Nº 080, DE 07 DE DEZEMBRO DE 2010
    Acrescenta e altera dispositivos na Lei nº
    6.915, de 11 de abril de 1997, e dá outras
    providências.
    A GOVERNADORA DO ESTADO DO MARANHÃO, no uso da atribuição que lhe confere o § 1º do art. 42 da Constituição Estadual, adota a seguinte Medida Provisória, com força de Lei:

    Art. 1º O art. 1º, o inciso VII do art. 2º, o caput e o § 1º do art.
    3º da Lei nº 6.915, de 11 de abril de 1997, passam a vigorar com a
    seguinte redação:
    “Art. 1º Para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, os órgãos da administração direta, as autarquias e as fundações públicas poderão efetuar contratação de pessoal por tempo determinado, nas condições e prazos previstos nesta Lei.”

    “Art. 2º (...)
    VII - admissão de professores para o ensino fundamental, ensino especial, ensino médio e instrutores para oficinas pedagógicas e cursos de educação profissional, desde que não existam candidatos aprovados em concurso público e devidamente habilitados;

    Para que fazer concurso se estão querendo contratar??????????????????

    ResponderExcluir
  8. Anônimo18:19

    Interessante parece que é o conto do concurso. Além da excelente pergunta fica a outra Porque não chamam primeiramente os que já foram a provaos em concurso. Vou elabora postagem e tentar uma explicação mais convincente do LFS( Luis Fernando Silva) quanto aos concursados que não forem chamados nos acompanharemos. Muito obrigado e não vamos descansar até que todos os concursados sejam chamados. Vou procurar apoio no Sindicato da categoria. Um abraço e participe.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo22:27

    Por favor procure mesmo o sindicato e lembre a ele que a sua função não é apenas fazer greve pedindo aumento, mais lutar pela melhoria da educação. Por que não aproveitou o abraço na governadora e falou no ouvido dela chame os concursados da educação.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo23:35

    Vou procurar o sindicato, como esses abraços são raros eu me comprometo de procurar também o Luís Fernando Silva saber da definição sobre o assunto. Farei isto ainda esta semana. Se ele atender e explicar eu transmito a vcs, caso contrário tento com a Olga Simão. Se não conseguir definir com ninguém ficará a minha boa vontade. Um abraço participe e fique atento.

    ResponderExcluir

COM SETOR DE FRANQUIA EM EXPANSÃO, ENTIDADE DO SEGMENTO REALIZA ENCONTRO NO MARANHÃO COM APOIO DO SEBRAE

  Evento em São Luís contou com a participação de franqueadores, franqueados e outros interessados no modelo de franquias Mercado que movime...