2 de dezembro de 2010

NO REINO DA MISÉRIA ELES AINDA FAZEM FESTA

A miséria é uma realidade antiga. A novidade é ela se tornar tema, gerar escândalo. Luís LVI estava consciente da miséria que grassava na França, mas nada o impedia de prodigar luxo a si mesmo e aos seus próximos.

No Maranhão do século XXI não é diferente. Pesquisa por Amostragem de Domicílios informa 69% dos maranhenses a beira da fome. Roseana Sarney como Luís LVI sabe destes dados, mas patrocina festas luxuosas de Pergentino Holanda para seu deleite e dos apaniguados.

Vitor Hugo em "Os Miseráveis" aborda o tema por um ângulo preciso, o da mudança do olhar. Vitor Hugo por volta de 1840 freqüentava os poderosos, mas ainda ingênuo no tocante a pobreza. E exemplo disso é que o incomode um novo olhar dos pobres sobre os ricos_ do lado de fora de uma cerca_ olham com rancor para o luxo que ostentam nas roupas, nos comes e bebes dos privilegiados. Comenta Hugo " Eles não entendem que o consumo suntuário dos ricos que lhes dá renda e emprego".

Pergentino Holanda conhecido nababo da família Sarney, tendo as festa que realiza citadas em investigações como ponto de encontro de "colarinhos brancos", promove no dia 7 de dezembro "Festa de Gala" no Hotel Pestana, noite de vestidos longos e ternos escuros para comemorar mais um ano de "atividades" do dito. Roseana Sarney, madrinha do evento deve ter os mesmos argumento de Vitor Hugo.

No reino da miséria o Maranhão disputa sede com Uganda ou Somália. Roseana Sarney sabe que a miséria existe, mas como declarou em debate eleitoral, nada pode fazer ou lhe foge a visão de como fazer. Flávio Dino é de opinião contrária, dizendo sermos um Estado rico o que nos empobrece é a malversação .

Certo é que Pergetino Holanda, Teresa Martins e Cintia Klamt apuram os detalhes para transformar o Pestana em Versalhes. A nossa realidade vem como qualquer outra da ficção, a diferença é retroagirmos sempre no tempo e costumes.


6 comentários:

  1. Macabeu12:31

    Meu caro,
    O irracional, usa a fome como arma,os discípulos de Hitles, estão em evidências, eles sabem, mas não vêem, são amorfos.
    Da mansão de Bruce Waine, ele pergunta: A proposíto, não seria Luis XVI. devido a repetição...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12:53

    Meu caro Macabeu,os poderosos no Maranhão usam a fome como arma e moeda, tudo vêem e de tudo sabe pelo olhar panótico instalando na malha social. Aqui na mansão Mal Assombrada é farsa e repetição juntas, de forma que o 18 transforma-se em 36, haja tempo, haja brumário. Um abraço e participe.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo22:43

    Juro que tenho vontade de saber quanto Pergera e sua fiel escudeira CK ganham por cada "festinha" dessa. E o Pergera da galera jovem , será que ja ta entrando na cota de arrecadação !?

    ResponderExcluir
  4. Anônimo23:07

    Otonce eu também quero saber, mas com a madrinha a coisa deve ser boa. Por isso escrevem sobre a doce vida, viagens. Eita Maranhão para aguentar tranco,são quase 50 anos de vida fácil. A coisa é tão boa que tem sucessores "em cena" e mirim.Otonce e NM. Um abraço e participe sempre.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo16:22

    Rapaz Otonce ja deve ter arrecadado uma grana boa, não só com a madrinha , mas com todo akela turma que aparece por lá, já reparou o número de jabás que ele faz nos mais variados pots !? De graça que não é.
    Parabéns pela boa reflexão

    ResponderExcluir
  6. Anônimo20:01

    É a escola que foi criada dentro dos blogs, essa forma de atuação está em tudo quanto é mídia. Jabá virou salário e ter opinião independente coisa de doido. Para piorar eles acham tudo isso normal.Um abraço e participe sempre.

    ResponderExcluir

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...