20 de dezembro de 2010

MÍDIA, PODER E DOMINAÇÃO

O casamento da mídia com o poder, geralmente levam a dominação. Político sem mídia própria é como carro sem combustível, não sai do lugar. Com jornal, rádio e televisão é "Total-Flex".

O primeiro passo de um pretenso candidato a ribalta política é apropriar-se da mídia. Dois são o processo concessão ou aluguel.

No Maranhão concessionários ou aqueles que alugam, agem como "xerife", ditando pauta e programação.

Soube por via de comentário que o Superintendente Jurídico da SEDUC, havia "adquirido" um canal de televisão (SBT) em Chapadinha, cujo concessionário era Levi Pontes, filho do sarneysta Pontes de Aguiar.

Se correta a informação(leiam comentários no post, Educação:Começou a Feder Mais), que as ações de Eric Marinho tem o mesmo "modos operandi" de outros suspeitos.

De grupos sob a pretensa denominação liberal passam aos quadros da administração pública. Lá instalam seus tentáculos por outros órgãos do poder, de parecer em parecer começam a enriquecer. Sentem pela ousadia a necessidade das imunidades políticas.

O projeto político se casa com a "mídia burra", sendo portanto necessário a aquisição, que facilita a dominação. Ademais através da "mídia burra", fazem a blindagem para justificar suas ações nefastas.

Tanto em Chapadinha como nos outros Municípios do Maranhão,a "mídia burra" limita-se a propagar o que é do interesse dos poderosos ou questões da paróquia política.

Com o advento dos Blogs este casamento vai acabar. Nossa luta é fazer com que esta mensagem se propague pelos 217 municípios do Maranhão.

Não serão os Blogs os responsáveis pela falência das mídias tradicionais, muito pelo contrário, as novas práticas servirão como regras de adaptação, dentro da forma democrática. Aqueles que já agem dentro deste modelo só tem a ganhar.






10 comentários:

  1. Anônimo10:58

    Cesar como é que um funcionário público de uma Secretaria de Estado de Educação compra uma concessão do SBT em Chapadinha????
    Que absurdo, se isso for verdade.........a coisa é maior que voce imagina....Valha-me Deus e as pobres crianças padecendo por boa educação e esses aí desviando dinheiro, pois com salário e honorário de advogado não é.......

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11:08

    CESAR
    CLICA AÍ EM CIMA E VERÁS ....É DE ARREPIAR O QUE VOCÊ DENUNCIA NA EDUCAÇÃO E VOCÊ PARECE ACERTAR TODAS VEJA ISSO........

    http://www.blogdodecio.com.br/2010/11/19/acorda-olga-simao-faxina-na-seduc-esta-incompleta/#comments

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11:16

    CESAR,

    Você como advogado me diga se procede um parecer jurídico desfavorável numa contratação de uma empresa para prestar serviço público? A tal IMECAP onde esse ERIK é responsável sim, ele procurou tirar carta de seguro nesse post de DECIO SÁ, onde se diz contra....veja se pode uma coisa dessas??

    O link que achei na internet é esse abixo.....veja pois tem o tercoho publicado no diário oficial....IMPORTANTE

    http://www.blogdodecio.com.br/2010/07/18/o-que-e-isso-companheiros/

    (IMPORTANTÍSSIMO.....)

    ResponderExcluir
  4. Anônimo13:40

    Rapaz quando dá para comprar televisão a coisa foi de lascar livros, merenda, salário de professores,reforma de prédio, construção de escolas....é por isso que somo o penultimo lugar em alfabetização. Roeram tudo na Educação.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo13:43

    Rapaz lá no Décio pode tudo, sendo do governo e pagando tudo é possível. Aqui não precisa pagar nada, não aceito propina ou soldo de ninguém. Agora se for trabalho sério e honesto é diferente, mas minha opinião não tem preço.Um abraço e participe.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo14:06

    CESAR NOTÍCIA QUE SAIU EM CHAPADINHA - ANALISADA http://alexandre-pinheiro.blogspot.com/2010/12/ping-pong-com-os-blogueiros-de-eric.html

    Os blogueiros locais Eduardo Braga e Antenor Ferreira responderam às denúncias do jornalista César Bello contra Eric Marinho e consideraram exagerado o destaque que este blog vem dando ao caso.

    Ainda que ambos não tenham divulgado a íntegra do meu conteúdo, o que seria básico e democrático, e talvez esclarecesse melhor seus leitores, passo aqui a reproduzir o que eles escreveram, comentando, em negrito, após cada ponto relevante. O post vai ficar mais longo do que de costume, mas, neste caso, é o jeito.

    Começamos por Antenor:

    O advogado Erik Marinho, que também ocupa o cargo de superintendente jurídico da secretaria de Estado da Educação, vem sendo vítima de vários ataques por parte de um dos blogueiros governistas do município, nas últimas horas.

    As postagens em série estão sendo publicadas na página do blogueiro Alexandre Pinheiro, defensor máximo de Magno Bacelar e Danúbia Carneiro, e demonstram cunho depreciativo contra o advogado em questão. As informações veiculadas baseiam-se em suposições feitas na página do jornalista César Bello, de São Luís.

    Ainda bem que ele registra que as denúncias partem de César Bello que nada tem a ver com a política de Chapadinha.

    César Bello inclui o nome de Erik Marinho num suposto esquema de fraudes, as quais teriam resultado num considerável crescimento de seu patrimônio. No entanto, as informações são vagas e não há minimas provas para tais constatações.

    Bello afirma ter provas das montagens de processo e esquemas, disse que irá divulgar. Vamos aguardar.

    Em defesa Erik Marinho deixou claro que seus bens foram adquiridos de maneira totalmente lícita e bem antes de ser empossado como superintendente jurídico da secretaria de estado da educação, cargo por muitos almejado. O advogado destaca que ainda advocacia, frequentando diariamente seu escritório em São Luis.

    Nesse ponto bem aqui, vale reproduzir a seguinte passagem do blog do Bello, quando ele se coloca à disposição para atestar a compatibilidade do patrimônio de Eric: “pedi cópias dos contratos, ele negou, dizendo serem os documentos de ordem pessoal”. Eric poderia ter dito que os documentos não estavam consigo, e que depois os mostraria. Pode ser que ainda os mostre.

    O que chama nossa atenção é a forma que está sendo usada por Alexandre Pinheiro, numa tentativa de denegrir a imagem do advogado, haja vista que seu nome está sendo bastante aceito como possível candidato a líder do executivo nas eleições 2012.

    Mais uma vez tenho que repetir que apenas condensei e reproduzi o que afeta Eric das denúncias de César Bello. Pode ser – por exemplo – que algum jornalista de Brasília tenha tido motivação política em acusar os ex-governador Arruda, sem que isso interfira na verdade ou não da acusação. Ao leitor daqui ou de qualquer lugar interessa a verdade dos fatos. Além disso, se índice de aceitação fosse conseqüente lógico de qualquer ataque vocês já poderiam esquecer da prefeita Danúbia.

    Eric que há um bom tempo, muito antes de sequer ser citado como forte candidato para as próximas eleições municipais, desenvolve vários trabalhos sociais e de incentivo a educação, esporte, a exemplo o campeonato rural que entra em sua fase final, entre outras, motivos que levam a imprensa comprada a atacar seu nome, tendo em vista a ameaça ao sonhado retorno de Magno a prefeitura municipal.

    Estamos aguardando o posicionamento do advogado e posteriormente publicaremos uma nova nota.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo14:11

    CONTINUAÇÃO...........
    Passamos agora ao Eduardo Braga
    Na política é assim mesmo. Nem foram empossados os eleitos no último outubro e a campanha que só terminará daqui a dois anos já começou.

    Quem disso cuida disso usa. Seria o protesto contra a situação da Avenida Ataliba, a primeira carreata da oposição?
    O advogado Erik Marinho, tido como pré-candidato a prefeito de Chapadinha em desalinho com a atual administração, foi "acusado" pelo blogueiro Cesar Bello de possuir bens incompatíveis com os salários que recebe como superintendente jurídico da Secretaria de Educação do Maranhão.
    Não é de hoje que candidatos e pré-candidatos chamam atenção da imprensa mundo a fora. Bem lembrado que, diferente da repercussão dada por mim, que trato quase que exclusivamente da política local e fosse o citado do Cazaquistão não teria mesmo porque despertar interesse neste blog. Mais uma vez ressalte-se que Eric foi “acusado” por César Bello, que nada tem com Chapadinha.
    Ocorre que Erik, apesar de jovem, já tem uma trajetória da advocacia reconhecida em todo o estado sendo sócio de um dos principais escritórios do Maranhão e tendo atuado, inclusive, como advogado do grupo Sarney no processo de cassação do ex-governador Jackson Lago ao lado do também chapadinhense e igualmente competente Marcos Lobo.
    É evidente que um bom advogado – que não duvido seja o caso de Eric – pode perfeita, licita e rapidamente auferir patrimônio às custas de seu trabalho. Todavia como Marinho ocupa função pública e pretende ascender a cargo eletivo, não custa esclarecer melhor tamanha prosperidade. Além disso, caso não queira ceder a um algoz, ele pode processar o acusador como forma reparar a verdade de provar inocência.
    Sua presença na Seduc e a profusão de denúncias saídas dali não podem servir de pretexto para colocar Erik Marinho sob suspeita, pelo contrário. As supostas irregularidades ocorridas na pasta contaram como a resistência do advogado segundo relato até do "Apontador-geral de factóides do estado", Luís Cardoso. Escreveu Cardoso em 25 de novembro último:
    "Em parecer datado do 9 de junho, assinado por Ivson Brito Maniçola, supervisor de contratos e convênios da Seduc, e por Erik Marinho, superintendente de assuntos jurídicos, ficou alertado para o risco de antecipação de recursos para a implantação do projeto"
    A antecipação citada não consistia em fraude, irregularidade ou desvio, mas o parecer de Erik Marinho foi contrário exatamente para manter o máximo de lisura em todo o processo.
    Esse fato, no caso específico, se isenta Eric, compromete diretamente o ex-secretário petista Anselmo Raposo. Mas, voltando ao que nos toca mais de perto, acho antes relevante e espero com toda atenção respostas pontuais para a acusação de César Bello que envolveria a empresa Delta Construções a que “fatura mais não entrega os serviços, principalmente em Chapadinha local de interesse de Eric”. Quais serviços não foram entregues? A quem pertence essa empresa? Por que Eric não afasta categoricamente qualquer irregularidade entre ele e tal empresa?
    A verdade é que se Erik não fosse pré-candidato a prefeito o desespero de Cesar Bello por audiência seria tratada, no máximo, em notinhas de rodapé. O destaque se dá graças à oposição que ele vem alimentando contra Magno Bacelar e seu grupo e; o fato de ser um elemento estratégico para a construção de uma candidatura forte de 3ª via.
    É... Assim sendo, tanto o excessivo destaque dado ao caso por mim, quanto despojamento de deixar uma rentável banca de advogados para viver dos modestos proventos da sinecura estadual vem do altruísmo de Eric em livrar-nos do “Malgno” e transformar-se em prefeito de Chapadinha amém!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo15:15

    Rapaz a matéria é toda costurada por fios da lã dos "carneiros" do poder, quando curtidos viram "pelegos", para o dono do boi sentar em cima. Todas as matérias são elaboradas de acordo com comentários dando ao suposto denunciado o direito constitucional de defender-se. O fato de opinar nas contradições é exercício de interpretação, mas de forma lógica. Quando alguém ia larga um escritório que lhe dado lucro, para por altruísmo aventurar-se em cargo de Secretaria para trampolim político. O nome disso é corrupção mesmo. Um abraço e que Chapadinha se levante ante ao negror destes representantes,

    ResponderExcluir
  9. Anônimo14:38

    Cesar

    Observei que há outros anônimos postando sobre fatos de Chapadinha, e vi o comentario de ivanilson queixando-se disso noutro post (acho que Olga no Pt). Na verdade, há que se ter ponderação sobre isso (o ser anônimo), pois embora também tenha reservas contra o anonimato, creio ser necessario em algumas situaçoes. Se é para denunciar, apontar onde está o fio da meada dos desvios, quem denuncia tem que ser proteger pois os que tem o poder e almejam mais poder, quando incomodados, nao tem pudor em perseguir, denegrir, agredir e por aí vai. Quando as feridas sao expostas, seja por anonimo ou não, é importante que se tome conhecimento do que estava incoberto. Pois se está encoberto, em se tratando de coisa pública, bom caminho não é, com certeza.
    O Eric, até surgirem estas denuncias no teu blog, era o proprio santo salvador da chapada. Jovem, que se fez mediante sucesso como advogado, servidor exemplar e destacado do estado do Maranhão, patrocinador de festas, distribuidor de cinco mil calendarios com sua foto para o povo, disposto a livrar Chapadinha do atraso. Mas que nada. Antes de virem a tona as denuncias, infelizmente deu mostras de seu verdadeiro carater (ou falta) ao buscar se aliar com Isaias Fortes, Levi Pontes, Vagner Pessoa... triste, lamentavel. Então, vendo agora o que antes nao se via (pois encoberto), dá para enteder porque Eric sentia-se bem com escroques e lixos da politica de Chapadinha, MA, como os citados. Q sorte dessa cidade. E os que estao no poder nao sao nadinha diferentes. Magno e Danubia tem os meus predicados dos outros. E povo barnabé, assiste a tudo, sem reagir e fatalmente elegerá em 2012 uma nova Danubia, ou Isamara (que cruz) ou outros que ainda vão dar as caras. ACORDA CHAPADINHA.
    Agora, se após escrever isso, ainda pusesse meu nome, os blogueiros pagos com recursos públicos, e altemente "imparciais", teriam orgarmos em destroçar a mim (ou qualquer outro que pise nas feridas).
    Por isso, ainda permaneço anônimo.
    Chapadinha conta com tua ajuda, Cesar.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo20:09

    Anônimo, Chapadinha pode continuar contando com o Blog para repercutir as denúncias. Faremos isso durante o ano de 2011 e tantos quantos se fizerem necessários. Concordo que o anonimato em um Estado em que a perseguição conta com o sistema de controle social. Covardia é o que fazem todos que se utilizam dos recursos da educação para de forma ilícita ficarem ricos.Preservar o anonimato é necessário no momento, espera-se em que cada um possa dar sua contribuição com Identidade e CPF. Um abraço, participe. Estaremos na luta.Obrigado.

    ResponderExcluir

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...